PINTO, Ana Lídia. História da arte ocidental e portuguesa, das origens ao fial do século XX....

2
PINTO, Ana Lídia. História da arte ocidental e portuguesa, das origens ao fial do século XX. Porto Editora. Porto. 2001. A arte barroca e o rococó se desenvolveram na Europa Ocidental entre os séculos XVII e XVIII, período denominado pelos historiadores de Antigo Regime. Antigo Regime: regime de vida do século XVI ao XVIII, de descobertas marítimas até as revoluções liberais. Coincide: Politicamente - período de centralização política que culminou no final do século XVII a instauração do Absolutismo. Consistiu no reforço dos poderes autocráticos dos soberanos e na instauração de aparelhos de Estados mais complexos e centralizados. Consolidou-se a associaçãoo arte/poder; Socialmente - A Igreja e as monarquias absolutistas apoiaram-se mutuamente na grande maioria dos países, onde possuíam estruturas fechadas e dominadoras, defendendo a obediência à ordem estabelecida e ambas velaram com meios semelhantes (Inquisição, polícias políticas) para que nada pertubasse a ordem. Controlaram a ordem social e todas suas mudanças como também a criação ciêntífica, literária, artística através de severas leis. Tais produções continuaram críticas e livres mas acabaram sendo submetidas à censura. Já que quem promovia e consumia era o poder do Estado político-religioso a arte passou a utilizar os sentidos que favoreciam seu objetivo de atingir todas as camadas da sociedade, alcançada através da apelação aos sentimentos e emoções, efeitos de surpresa e deslumbramento e exaltação da imaginação. Utilizaram técnicas do classicismo renascentista mas em uma organização nova de sintaxe, mais dinâmica, dramática, tecnicista, artificiosa com grande sentido cênico, assim o poder político- religioso pode representar seu mundo imaginários através da arte produzida pelos seus artistas. A dispersão e grande variação do barroco não se baseou apenas em tais fatores pois também atingiu similarmente nos países protestantes que não presenciaram a Contra-Reforma e nem monarquias absolutistas com suas estruturas sociais.

Transcript of PINTO, Ana Lídia. História da arte ocidental e portuguesa, das origens ao fial do século XX....

PINTO, Ana Ldia. Histria da arte ocidental e portuguesa, das origens ao fial do sculo XX. Porto Editora. Porto. 2001.

A arte barroca e o rococ se desenvolveram na Europa Ocidental entre os sculos XVII e XVIII, perodo denominado pelos historiadores de Antigo Regime. Antigo Regime: regime de vida do sculo XVI ao XVIII, de descobertas martimas at as revolues liberais. Coincide: Politicamente - perodo de centralizao poltica que culminou no final do sculo XVII a instaurao do Absolutismo. Consistiu no reforo dos poderes autocrticos dos soberanos e na instaurao de aparelhos de Estados mais complexos e centralizados. Consolidou-se a associaoo arte/poder; Socialmente - A Igreja e as monarquias absolutistas apoiaram-se mutuamente na grande maioria dos pases, onde possuam estruturas fechadas e dominadoras, defendendo a obedincia ordem estabelecida e ambas velaram com meios semelhantes (Inquisio, polcias polticas) para que nada pertubasse a ordem. Controlaram a ordem social e todas suas mudanas como tambm a criao cintfica, literria, artstica atravs de severas leis. Tais produes continuaram crticas e livres mas acabaram sendo submetidas censura. J que quem promovia e consumia era o poder do Estado poltico-religioso a arte passou a utilizar os sentidos que favoreciam seu objetivo de atingir todas as camadas da sociedade, alcanada atravs da apelao aos sentimentos e emoes, efeitos de surpresa e deslumbramento e exaltao da imaginao. Utilizaram tcnicas do classicismo renascentista mas em uma organizao nova de sintaxe, mais dinmica, dramtica, tecnicista, artificiosa com grande sentido cnico, assim o poder poltico-religioso pode representar seu mundo imaginrios atravs da arte produzida pelos seus artistas. A disperso e grande variao do barroco no se baseou apenas em tais fatores pois tambm atingiu similarmente nos pases protestantes que no presenciaram a Contra-Reforma e nem monarquias absolutistas com suas estruturas sociais. A disperso foi favorecida pelo maior contato comercial, diplomtico e cultural.

Economicamente - Capitalismo comercial;

A poca do Renascimento foi marcado pelo otimismo, humanismo e racionalismo graas ao seu perodo de expanso demogrfica, geogrfica e econmica [e de alteraes estruturais e culturais.]

A poca do Barroco apresenta-se mais lenta e estvel, justificado pelas superestruturas polticasreligiosas que governaram os Estados durante os sculos, mesmo tendo atravessado crises, como as reformas Protestantes ao longo de todo o sculo XVI e a resposta da Igreja Catlica com o Conclio de Trento (1545-1563) movimento que dominou todas pases catlicos no sculo XVII, onde procuraram reestabelecer sua imagem de uma Igreja forte e gloriosa, naturalmente representada pela arte e atravs da disciplina e centralizao dos organismos da igreja sob a autoridade unificadora papal do Vaticano, assim o barroco teve como bero e centro difusor a Roma papal da Contra-Reforma.

(demogrficas, econmicas e polticas) e por um sentido de decadncia que comeou no maneirismo.