Piscanáliseducação

41
PSICANÁLISEDUCAÇÃO Prof.: Msc. Wagner da Matta Pereira

description

contribuições da teoria psicanálitica para a educação em todo o seu processo de formação do indivíduo.

Transcript of Piscanáliseducação

Page 1: Piscanáliseducação

PSICANÁLISEDUCAÇÃO

Prof.: Msc. Wagner da Matta Pereira

Page 2: Piscanáliseducação

EMENTA

Serão abordados os principais aspectos da Teoria Psicanalítica e sua articulação com a Pedagogia no que concerne às diversas demandas inerentes ao ambiente de ensino-aprendizagem, com o intuito de encontrar novas formas de realização do fazer pedagógico no contexto sócio-histórico atual.

Page 3: Piscanáliseducação

AVALIAÇÃO

As avaliações serão feitas em grupos e/ou individuais no decorrer das aulas, através de leitura, discussões e análise de textos. Dessa forma, as notas auferidas aos alunos serão baseadas no desempenho das atividades propostas, comprometimento e freqüências.

Page 4: Piscanáliseducação

Sigmung Freud (1856-1939)

Nasceu a 6 de maio de 1856, em Freiberg, hoje Tchecoslováquia;Família; De 1885-86, Charcot, Paris. CharcotAdota a hipnose como técnicaTerapêutica; “Anna O”. 1895 surge a obra “Estudos sobre a histeria”.

A descoberta da sexualidade na infância e o impacto social.

Page 5: Piscanáliseducação

Psicanálise e Educação

A troca de ambiente;

As fases de

desenvolvimento;

Estrutura interior (pulsão,

ego, superego);

Conflito infantil,

“Faça isso!”

Anna Freud 1895- 1982

Page 6: Piscanáliseducação

É possível separar razão e emoção.

Quando entro na sala de aula os problemas ficam do lado de fora.

Page 7: Piscanáliseducação

Para refletirNa sala de aula,

1.Sou um professor que ....2.Gosto de ... /não gosto quando ...3.Me sinto bem quando...4.Meus colegas acham que eu ...5.Acho importante ...6.Preciso ....7.fico ...quando ...8.Meus alunos pensam que eu...9.Dizem que ...10.Não gostam quando...

Page 8: Piscanáliseducação

“Todos os alunos devem prestar atenção em mim durante as aulas.”

“Professora, sua aula é melhor do que a do outro professor .”

“Sua aula foi massa!”

NARCISISMO

Page 9: Piscanáliseducação

“Minha aula não foi boa hoje, poderia ter sido melhor. “Por que não pesquisei melhor aquele assunto?

SUPEREGO

Page 10: Piscanáliseducação

“A culpa é dele que não estuda.”/ Você não explicou direito, por isso me dei mal na prova.”

PROJEÇÃO

Page 11: Piscanáliseducação

“Acho esse professor um chato.” “Esse aluno me aborrece.”

TRANSFERÊNCIA

Page 12: Piscanáliseducação

FREUD E A EDUCAÇÃO

1912 – Recomendações aos médicos que exercem a

Psicanálise

1914 – Algumas reflexões sobre a psicologia escolar

1925 – Prefácio à juventude desorientada de

Aichorn

1933 – Explicações, aplicações e orientações em

Novas conferencias introdutórias à Psicanálise

1937 – Análise terminável e interminável (psicanalisar,

educar, governar)

Page 13: Piscanáliseducação

Psicanálise: o que é?

Método de psicoterapia proveniente do processo catártico, baseado na investigação do inconsciente com o auxílio da associação livre, atos falhos, relato de sonhos e da relação transferencial entre analisando e analista.

Page 14: Piscanáliseducação

Uma das mais importantes descobertas de Freud é a de que há uma sexualidade infantil: o psiquismo humano forma-se a partir dos conflitos que, desde o nascimento, confrontam os instintos sexuais (a Líbido) e a realidade. Em termos psicanalíticos, somos o resultado da história da nossa infância.

Page 15: Piscanáliseducação

A infância nos persegue ao longo de nossa vida, uma vez que é nesse período que a nossa personalidade se desenvolve. Durante a infância o inconsciente vai dividir-se e dar origem às outras instâncias da Psique. Por isso passamos por períodos de crise, de ruptura e de reconfiguração das nossas estruturas psíquicas.

Page 16: Piscanáliseducação

Estamos sujeitos a traumas e a conflitos intra-psíquicos que ficam guardados no inconsciente e estabelecem a forma como nos relacionamos conosco e com os outros. Devido a isso, nossos atos e comportamentos estão submetidos a uma fonte motivacional inconsciente.

Page 17: Piscanáliseducação

Os conflitos marcam a nossa personalidade e tornam-nos únicos. Por isso a Psicanálise baseia-se nas mensagens que o inconsciente envia à consciência, através de sonhos, atos falhados, fobias e neuroses.

Page 18: Piscanáliseducação

O Inconsciente não esquece nada, todos os incidentes da história de vida do indivíduo ficam aí retidos e guardam a mesma força e vivacidade do momento em que foram vividos. O Inconsciente é atemporal.

Os processos que estão na origem das neuroses, são idênticos aos que servem de fundamento à vida psíquica saudável, pelo que é possível usá-los para conduzir os pacientes à solução dos seus conflitos psíquicos.

Page 19: Piscanáliseducação

A estrutura da Psique, 1ª tópica

Consciente

Pré-consciente

Inconsciente

Page 20: Piscanáliseducação

O Consciente - A dimensão racional da Psique, a realidade exterior , conteúdos mentais não recalcados ao nível do inconsciente.

O Inconsciente - a mais vasta e importante instância da Psique Lugar da interpretação do sentido de todos os nossos comportamentos e, em geral, da nossa vida psíquica.

Pré-consciente, lugar dos conteúdos do Inconsciente acedam à consciência, mas “travestidos”, “disfarçados”, por forma a evitar distúrbios ao nível do Consciente. Assim, os conteúdos de origem libidinal, ligados ao instinto sexual, podem aceder à consciência sob uma forma simbólica, não geradora de tensão.

Page 21: Piscanáliseducação

A estrutura da Psique, 2ª tópica

Ego – razão, realidade (instância central da personalidade, o si - próprio, nossa identidade, autopercepção, o que pensamos ou

sentimos sobre nos mesmos). Id - constituído pelos impulsos instintivos, processo primário. Atemporal, satisfação imediata, desejo (satisfação parcial/total).

Superego - é a Consciência Moral, corresponde à internalização das proibições, é estrutura necessária ao desenvolvimento da sociedade.

Page 22: Piscanáliseducação

Contribuições de Freud para a Educação

Inconsciente - algo que escapa ao controle consciente

Transferência - relação professor-aluno

Sublimação - redirecionamento das pulsões sexuais

Page 23: Piscanáliseducação

O inconsciente

Sujeitos do desconhecimento, algo sempre escapa ao controle do consciente;

A educação à serviço do recalque civilização;

Cabe aos educadores tentar atingir o ponto de equilíbrio nas questões educacionais.

Page 24: Piscanáliseducação

A escola - grande castradora dos desejos infantis, dando continuidade às leis paternas (a castração).

Sua função é a de redirecionar, não inibir, as pulsões aniquiladoras e desgovernadas que fazem parte do próprio desenvolvimento humano, mas que necessitam de limites e orientação na sociedade civilizada

O inconsciente

Page 25: Piscanáliseducação

A psicanálise tem freqüentes oportunidades de observar o papel desempenhado pela severidade inoportuna e sem discernimento da educação na produção de neuroses, ou o preço, em perda de eficiência e capacidade de prazer, que tem de ser pago pela normalidade na qual o educador insiste (FREUD, 1913).

Page 26: Piscanáliseducação

A Françoise Dolto adverte sobre a responsabilidade da escola e seu papel patogênico ou profilático quanto ao trato com o aluno. Critica programas e horários obsessivos, as atividades esvaziadas de finalidades e a absurda necessidade de se padronizar os alunos, não respeitando o tempo, direitos e desejos da criança. Todo o esforço para reprimir a criança possui o intuito único de satisfazer a necessidade do adulto.

O inconsciente

Page 27: Piscanáliseducação

A atitude de padronizar o aluno estaria perpetuando a política da exclusão promovida pela sociedade. Uma política que fala dos menos capacitados, menos inteligentes, dislexos, hiperativos, feios, pobres, crianças-problemas etc.

O inconsciente

Page 28: Piscanáliseducação

Transferência

A transferência designa o processo utilizado pelos desejos inconscientes para repetir nossas experiências infantis na relação adulta.

A relação professor-aluno: a aquisição do conhecimento depende da relação do aluno com seus professores e colegas, representantes de pais e irmãos.

Page 29: Piscanáliseducação

Os professores ainda são revestidos de muita importância pelos alunos e são figuras de poder por serem os sucessores dos pais. Por isso herdarão, muitas das vezes, sentimentos de amor, orgulho, ciúme, paixão, ódio e outros.

Transferência

Page 30: Piscanáliseducação

Sublimação

Mecanismo que consiste numa atividade social e moralmente inaceitável por outra, moral e socialmente aceitável.

Page 31: Piscanáliseducação

As obras de arte, as ciências, a religião, a Filosofia, as invenções, as instituições sociais e políticas são sublimações, modos de substituição do desejo sexual de seus autores.Sublimação

Page 32: Piscanáliseducação

A criança pequena que gosta de se ocupar com os próprios excrementos não tem que renunciar totalmente a este prazer a fim de escapar à condenação dos educadores. Pode procurar um prazer substituto, por exemplo, deixar de brincar com a urina e com as fezes, fazendo como substituição o brincar com areia e água e, segundo as oportunidades que se lhe deparam, faz construções num caixote de areia, escava canteiros no jardim, constrói canais, ou como fazem as meninas pequenas, aprende a lavar a roupa das suas bonecas. A alegria com o sujar persiste ainda (...) no pintar com tintas e lápis de cor. Em cada uma destas atividades (...) sente a criança parte do prazer gozado primitivamente (FREUD, A. 1973, p.39).

Sublimação

Page 33: Piscanáliseducação

Aprender requer a transformação e o redirecionamento de energias.

Sublimação

Page 34: Piscanáliseducação

A sublimação possibilita a entrada da criança e do adolescente no mundo do adulto, através da firmação de compromisso com o estatuto da civilização, através da internalização e aceitação dos códigos morais e éticos, e principalmente da educação escolar.

Page 35: Piscanáliseducação

E a psicanálise pode também demonstrar que preciosas contribuições para a formação do caráter são realizadas por esses instintos associais e perversos na criança, se não forem submetidos à repressão, e sim desviados de seus objetivos originais para outros mais valiosos, através do processo conhecido como sublimação (FREUD,1913).

Sublimação

Page 36: Piscanáliseducação

Cabe ao professor oportunizar a canalização da pulsão em sublimação. Para que isso aconteça, é necessário que o educador use estratégias variadas.

Brincadeiras, atividades esportivas, musica, dança, atividades de leitura (contos em geral), escrita, passeios, vídeos, feira de ciências e tantas outras atividades e recursos que possam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais criativo para aluno e professor.

Sublimação

Page 37: Piscanáliseducação

O mal estar na educação

As novas subjetividades

Sociedade individualista - a falta

A lei do desejo –PRAZER x

REALIDADE

O desamparo – perda de referências

Page 38: Piscanáliseducação

O mal estar na educação

O professor deve ficar atento e reconhecer os seus conflitos, a sua incongruência e até mesmos os seus gestos, pois ensinamos mesmo aquilo que não queremos. Antes de conhecer o aluno é preciso que o professor conheça a si mesmo e esteja atento à sua prática, seus pensamentos e desejos.

Page 39: Piscanáliseducação

É necessário inovar, ao invés de repetir; arriscar ao invés de ficar no lugar de conforto, da repetição.

Implicar-se!Lembrar-se: é preciso lidar com a diferença, com a falta, com os limites, com a própria castração.

Page 40: Piscanáliseducação

“Educar na sociedade contemporânea não mais é mais o que foi no passado, pois não se sabe mais o que é educar, ...

...a educação, hoje, implica criação e não apenas repetição.”

Mrech

Page 41: Piscanáliseducação

Para finalizar

Elabore um texto no qual estejam relacionados os aspectos discutidos nessa disciplina (transferência, inconsciente, sublimação), articulando com uma situação vivenciada em sala de aula.