Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

32
PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PROCESSO TRT P-00094/2010 RESOLUÇÃO Nº 212/2011 APROVA o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho da 8ª Região. O EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA OITAVA REGIÃO, em sessão ordinária hoje realizada, sob a Presidência da Excelentíssima Senhora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, Vice-Presidente; presentes os Excelentíssimos Senhores Francisco Sérgio Silva Rocha, Corregedor Regional; Luiz Albano Mendonça de Lima, José Edílsimo Eliziário Bentes, Odete de Almeida Alves, Pastora do Socorro Teixeira Leal, Herbert Tadeu Pereira de Matos, Alda Maria de Pinho Couto, Graziela Leite Colares, Mário Leite Soares, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, Luis José de Jesus Ribeiro, Walter Roberto Paro e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, Desembargadores Federais do Trabalho; e a Excelentíssima Senhora Procuradora Regional do Trabalho, Doutora Ana Maria Gomes Rodrigues; CONSIDERANDO ser obrigação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região cumprir as Resoluções aprovadas no Tribunal Pleno; CONSIDERANDO o que consta da Resolução nº 99/2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário; CONSIDERANDO o que consta da Resolução nº 69/2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho; CONSIDERANDO o que consta da Resolução TRT8 nº 407/2007, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico Institucional da Justiça do Trabalho da 8ª Região; CONSIDERANDO os resultados da Oficina de Elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pela Secretaria Especial de Tecnologia da Informação do

description

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação aprovado pela Resolução nº 212/2011.

Transcript of Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

Page 1: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

PROCESSO TRT P-00094/2010 RESOLUÇÃO Nº 212/2011

APROVA o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho da 8ª Região.

O EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA OITAVA REGIÃO, em sessão ordinária hoje realizada, sob a Presidência da Excelentíssima Senhora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, Vice-Presidente; presentes os Excelentíssimos Senhores Francisco Sérgio Silva Rocha, Corregedor Regional; Luiz Albano Mendonça de Lima, José Edílsimo Eliziário Bentes, Odete de Almeida Alves, Pastora do Socorro Teixeira Leal, Herbert Tadeu Pereira de Matos, Alda Maria de Pinho Couto, Graziela Leite Colares, Mário Leite Soares, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, Luis José de Jesus Ribeiro, Walter Roberto Paro e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, Desembargadores Federais do Trabalho; e a Excelentíssima Senhora Procuradora Regional do Trabalho, Doutora Ana Maria Gomes Rodrigues;

CONSIDERANDO ser obrigação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região cumprir as Resoluções aprovadas no Tribunal Pleno;

CONSIDERANDO o que consta da Resolução nº 99/2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário;

CONSIDERANDO o que consta da Resolução nº 69/2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho;

CONSIDERANDO o que consta da Resolução TRT8 nº 407/2007, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico Institucional da Justiça do Trabalho da 8ª Região;

CONSIDERANDO os resultados da Oficina de Elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pela Secretaria Especial de Tecnologia da Informação do

Page 2: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no período de Fevereiro a Julho de 2010.

CONSIDERANDO o que consta no Processo TRT P-00094/2010;

CONSIDERANDO a deliberação do egrégio Tribunal Pleno em sessão ordinária do dia 4 de agosto de 2011;

RESOLVE, unanimemente, APROVAR o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho da 8ª Região, na forma do anexo a esta Resolução, cuja atualização, quando couber, deverá ser realizada pela Secretaria Especial de Tecnologia da Informação.

Belém, 4 de agosto de 2011.

SUZY ELIZABETH CAVALCANTE KOURYDesembargadora Vice-Presidente, no exercício da Presidência

FONTE: Divulgada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no dia 9 de agosto de 2011 (terça-feira) e considerada publicada no dia 10 de agosto de 2011 (quarta-feira).

Page 3: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 212/2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

2011-2013

Belém (PA)

Page 4: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

4

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

IDENTIDADE DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOMISSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

Prover e garantir soluções eficientes de Tecnologia da Informação e Comunicação, que contribuam para o cumprimento da missão institucional da Justiça do Trabalho da 8ª região.

Descrição da Missão:Pauta-se em buscar soluções que auxiliem na integração e

interação das secretarias deste tribunal de forma a otimizar os procedimentos internos, além de garantir que estas soluções sejam eficientes ao longo do sua fase de operação.

VISÃO DE FUTURO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:Ser reconhecida pela excelência dos serviços e produtos de

Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco na satisfação dos usuários.

Descrição da Visão de Futuro:Esta declaração delimita os alvos estabelecidos pela

Secretaria Especial de Tecnologia da Informação em busca de um alto grau de prestação de seus serviços e produtos visando sobre tudo a satisfação dos usuários destas tecnologias.

ATRIBUTOS DE VALOR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:• Ética: agir com honestidade e integridade em todas as suas ações e relações.

• Eficiência: alcançar os melhores resultados possíveis empregando recursos da forma mais otimizada.

• Cooperação: atuar colaborativamente, de forma a atingir os objetivos comuns.

• Comprometimento: assumir compromisso e responsabilidade pelas tarefas e resultados esperados.

• Responsabilidade Socioambiental: gerar benefícios para a sociedade, respeitando a natureza, o ser humano e os anseios da sociedade.

• Inovação: prezar pela busca de soluções e serviços que introduzam novas idéias e conceitos, contribuindo para o ganho de produtividade e qualidade dos serviços.

Page 5: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

5

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

• Qualidade: prezar pela excelência dos serviços prestados; executá-los em conformidade com as especificações definidas, adequados ao uso, de forma a atender ou exceder as expectativas dos clientes.

• Transparência: praticar os atos com visibilidade plena no desempenho das atribuições.

• Proatividade: capacidade de se antecipar aos acontecimentos visando soluções que beneficiam a organização.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:Fornecer soluções de TIC para otimização dos processos de negócio das áreas judiciais e administrativas: Fornecer soluções de TIC para otimizar os processos de negócios definidos como prioritários no planejamento estratégico do tribunal.

Prover soluções que contribuam para o equilíbrio socioambiental: Desenvolver soluções que reduzam o desperdício e contribuam para a preservação do meio ambiente.

Gerir efetivamente os recursos orçamentário de TIC: Otimizar da melhor forma possível todos os investimentos planejados para TIC.

Garantir a excelência no atendimento: Atender a cada usuário de forma objetiva e de acordo com suas necessidades com o foco na celeridade.

Consolidar canais efetivos de comunicação: Promover uma melhor divulgação das serviços realizadas pela SETI e receber o feedback dos usuários em relação aos serviços.

Adotar as melhores práticas em Governança de TI: Implementar processos, metodologias e ferramentas baseadas nas melhores prática previstas para a Governança de TI.

Adotar as melhores práticas em gerenciamento de processos e serviços: Mapear, desenhar e gerenciar os processos existentes e serviços fornecidos pela SETI.

Promover segurança da informação e continuidade do negócio: Garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações pertencentes à Justiça do trabalho.

Desenvolver competências técnicas e gerenciais para o atendimento da estratégia de TIC: Fornecer capacitação para os servidores adquirirem competências técnicas e gerenciais para o atendimento das demandas da estratégia de TIC.

Adequar a estrutura de pessoal e organizacional à estratégia de TIC: Atingir um quantitativo de Servidores necessários e um ambiente adequado para a execução da estratégia de TIC.

Page 6: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

6

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Promover a cooperação e integração com outros órgãos para compartilhamento de soluções de TIC: Promover uma troca de experiência com outros órgão assim como cocriação em projetos de TIC.

Garantir a infraestrutura de TIC que suporte o negócio: Garantir recursos materiais e tecnológicos que mantenham a infraestrutura, os sistemas e os serviços de TIC atualizados e que atendam da melhor forma o negócio.

METAS E INICIATIVAS ESTRATÉGICASPara o alcance dos objetivos estratégicos da Tecnologia da

Informação Institucional, foi estipulado um conjunto de metas, que representam os resultados a serem alcançados para atingir os objetivos estratégicos da tecnologia da informação institucional. As metas são quantificadas por meio de indicadores de desempenho, que descrevem o que será medido.

Page 7: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

7

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Para o alcance das metas e, por conseguinte, dos objetivos da tecnologia da informação, a Secretaria Especial de Tecnologia da Informação do Tribunal propôs um conjunto de iniciativas estratégicas, que são programas, projetos e ações de curto, médio e longo prazos.

CONTRIBUIÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Fornecer soluções de TIC para otimização dos processos de negócio das áreas

judiciais e administrativas.

META 01Informatizar 8 processos de negócios.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 20131 3 4

INDICADOR: Quantidade de processos de negócios a informatizar. Mensura o número de processos que serão informatizados até 2013.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PLANO DE INFORMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS MAPEADOS PELA ADMINISTRAÇÃO

EmentaDesenvolver e implementar um plano de informatização de processos baseado no mapeamento que será realizado pela Administração.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

ELABORAR UM ESTUDO DE INTEGRAÇÃO E INTEROPERABILIDADE DOS SISTEMAS CORPORATIVOS

EmentaVisa elaborar um plano que analise a real necessidade de integração e interoperabilidade entre os sistemas existentes em nosso tribunal.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

Page 8: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

8

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

IMPLANTAR O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICOEmenta

O Processo Judicial Eletrônico é um sistema que está sendo desenvolvido em colaboração com diversos tribunais no Brasil. Esse projeto propicia a implantação e por conseguinte a integração do TRT 8ª Região com os demais tribunais país.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

IMPLANTAR A LIQUIDAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCESSOSEmenta

Sistema que tem por finalidade proporcionar a troca de arquivos eletrônicos, durante o expediente, entre as varas deste tribunal e a Caixa Econômica Federal, facilitando a liquidação dos débitos nos processos de forma segura, transparente e ágil.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

ESTUDO PARA UNIFICAÇÃO DAS BASES DE DADOSEmenta

Elaborar um estudo para discutir a possibilidade de unificação das bases de dados existentes atualmente convertendo-as para os principais sistemas gerenciadores de banco de dados de nosso tribunal.

Responsável Gerência de Banco de dados e Gerência de Desenvolvimento.

AMPLIAÇÃO DO PROJETO DE SUSTENTAÇÃO ORAL À DISTÂNCIAEmenta

Projeto que tem por objetivo ampliar a participação de advogados que estejam fora da sede deste tribunal às sessões plenárias garantindo que os mesmo possam fazer suas sustentações à distância.

Responsável Gerência de Redes e Gerência de Desenvolvimento.

Page 9: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

9

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

IMPLANTAÇÃO DE NOVO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE SESSÕES DE JULGAMENTO

EmentaSistema que tem por objetivo melhorar a automação dos procedimentos nas sessões de julgamento facilitando o acompanhamento das votos.

Responsável Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE MAGISTRADOSEmenta

Sistema que visa informatizar a avaliação dos magistrados e torná-lo acessível através da intranet institucional.

Responsável Gerência de Banco de Dados e Gerência de Desenvolvimento.

AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ENSINO A DISTÂNCIAEmenta

Projeto que tem por finalidade a reestruturação tecnológica do serviço de ensino à distância propiciando maior qualidade e disponibilidade do mesmo.

Responsável Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

CRIAR INSTRUMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHOEmenta

Projeto que visa fomentar o teletrabalho no TRT da 8ª Região permitindo que servidores possam realizar suas atividades funcionais a partir de casa.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Desenvolvimento

IMPLANTAÇÃO DO E-GESTÃOEmenta

Sistema pertencente à Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho que visa unificar informações judiciais e administrativas dos diversos tribunais do trabalho com vistas a melhor gerir a atividade correicional e administrativa da Justiça do Trabalho.

Responsável Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Banco de Dados.

Page 10: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

10

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

META 02Obter 80% de satisfação dos usuários.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado70,00% 80,00%

INDICADOR: Índice de satisfação do usuário com os processos informatizados: Mede o grau de satisfação dos usuários com os processos internos que já foram informatizados.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AOS PROCESSOS

INFORMATIZADOSEmenta

Informação que será levantada a partir da pesquisa de clima organizacional periodicamente realizada em nosso tribunal.

Responsável Assessoria de Comunicação Social.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas; Plano de atualização do parque tecnológico.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Prover soluções que contribuam para o equilíbrio socioambiental.

META 03Emitir 100% das notificações e ofícios de forma virtual.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado90,00% 100,00%

INDICADOR: Índice de emissão de notificações e ofícios virtuais: Mede o percentual de notificações e ofícios que foram emitidos eletronicamente

Page 11: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

11

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

durante o ano.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

IMPLANTAÇÃO DO CORREIO HÍBRIDO PARA NOTIFICAÇÕES E OFÍCIOS

EmentaSistema que permite a troca de notificações e ofícios de forma eletrônica com oficialidade semelhante a dos Correios.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Comunicação; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Gerir efetivamente os recursos orçamentário de TIC.

META 04Aumentar para 95% o valor executado nas iniciativas

estratégicas sobre o valor disponibilizado para tal.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado90,00% 95,00%

INDICADOR: Índice de aderência do orçamento executado com o planejado. Compara o orçamento despendido com a execução da estratégia com o orçamente planejado preliminarmente.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DE TICEmenta

Elaborar anualmente o planejamento orçamentário com o objetivo de suprir financeiramente os projetos de TIC.

Page 12: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

12

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Responsável Diretor da Secretaria.

BANCO DE PROJETOSEmenta

Tem por objetivo organizar os projetos que serão executados durando a vigência do PETIC e assegurar recursos orçamentários para os mesmos.

Responsável Diretor da Secretaria.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano de Contingência para realocação de investimentos.META 05

Executar 100% do orçamento disponibilizado.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado100,00% 100,00%

INDICADOR: Índice de execução do orçamento disponível: Índice que visa avaliar o percentual de aplicação do orçamento disponibilizado anualmente.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA REALOCAÇÃO DE INVESTIMENTOS

EmentaElaboração de um plano para realocar investimentos que não foram executados devido projetos cancelados ou em caso de projetos de maior prioridade.

Responsável Diretor da Secretaria.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos;

Page 13: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

13

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

ORIENTAÇÃO PARA O USUÁRIO

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Garantir a excelência no atendimento.

META 06Atender 90% dos acordos de nível operacional.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado60,00% 90,00%

INDICADOR: Tempo de atendimento às solicitações dos usuários: Mede o tempo compreendido entre a abertura de solicitação de atendimento do usuário e a conclusão desse atendimento.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO DA SETIEmenta

Plano que tem por finalidade reestruturar a logística de atendimento empreendido por esta secretaria com vista de melhor atender aos usuários.

Responsável Diretor da Secretaria e Supervisão de Atendimento.

IMPLANTAÇÃO DO SERVICE DESKEmenta

Projeto para estabelecer um ponto único de contato com o usuário para notificação de problemas, com o foco em restabelecer os serviços o mais rápido possível.

Responsável Diretor da Secretaria.

MELHORIA DO SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO E REAVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE DEMANDAS

EmentaAção que visa reestruturar o sistema de ordem de serviço a fim de otimizar a distribuição de demandas entre os servidores da SETI.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de Atendimento, Gerência de Desenvolvimento e

Page 14: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

14

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Gerência de Redes.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Plano de atualização do parque tecnológico.CESSOSMETA 07

Aumentar para 90% o índice de satisfação.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado80,00% 90,00%

INDICADOR: Índice de satisfação dos usuários com o atendimento: Mede a satisfação dos usuários de TI em relação ao atendimento prestado por essa secretaria.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AO ATENDIMENTO

EmentaPesquisa que visa avaliar o grau de satisfação dos usuários com o atendimento demandado pela SETI.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de Atendimento, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

PLANO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DOS USUÁRIOS DE TICEmenta

Plano que tem por objetivo levantar as reais necessidades educacionais dos usuários quanto à tecnologia e promover mini cursos e workshops para os mesmos.

Responsável Supervisão de Atendimento, Gerência de

Page 15: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

15

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Desenvolvimento e Gerência de Redes.

ELABORAÇÃO DE CARTILHA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA USUÁRIOS

EmentaEste projeto tem como foco a elaboração e disseminação de uma cartilha com as principais orientações de segurança que os usuários precisam conhecer e aplicar.

Responsável Supervisão de Atendimento, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas; Plano de atualização do parque tecnológico; Gestão da agenda de eventos de ações da SETI; Aprovação da Política de Segurança da Informação; Implantação da Política de Segurança da Informação.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Consolidar canais efetivos de comunicação.

META 08Promover 5 eventos anuais.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado5 5

INDICADOR: Promoção de eventos de divulgação de ações da SETI: Quantifica os eventos que serão realizados pela Secretaria Especial de Tecnologia da Informação a cada ano.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

GESTÃO DA AGENDA DE EVENTOS DE AÇÕES DA SETIProvê um acompanhamento dos eventos que

Page 16: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

16

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Ementa serão realizados pela SETI para divulgar as ações executadas por esta secretaria.

Responsável Diretor da Secretaria.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano de educação tecnológica dos usuários de TIC;META 09

Auxiliar a instituição a realizar por meio eletrônico 90% da comunicações oficiais.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado70,00% 90,00%

INDICADOR: Índice de comunicação eletrônica: Esse índice mede o percentual de comunicações que serão realizadas por meio eletrônico.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

IMPLANTAÇÃO DO MALOTE DIGITAL NAS UNIDADES DO TRT DA 8ªREGIÃO

EmentaProjeto que permitirá o envio de documentos por meio eletrônico entre as varas e a sede assegurando a oficialidade desse envio.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas; Plano de atualização do parque tecnológico.

EXCELÊNCIA OPERACIONAL

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Adotar as melhores práticas em Governança de TI.

META 10Implantar processos ITILv3 e Cobit.

Page 17: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

17

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado2 2

INDICADOR: Quantidade de processos implantados: Quantifica o número de processos que serão implantados a cada ano baseados nos principais modelos de governança em TI.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

LEVANTAMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS PROCESSOS ITIL E COBIT PRIORITÁRIOS PARA A SETI

EmentaEsse projeto inicia com um levantamento das reais necessidades dessa secretaria com relação a processos de governança de TI com posterior analise e execução da implantação desses processos com vistas a gerenciar da melhor forma a secretaria.

Responsável Diretor da Secretaria.

IMPLANTAR UM ESCRITÓRIO DE PROJETOSEmenta

Destina-se a formalizar uma unidade que ficará responsável por apoiar os gerentes de projetos e gerenciar todos os projetos sob sua responsabilidade.

Responsável Diretor da Secretaria.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas; Plano de atualização do parque tecnológico; Implantação do Service Desk.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Adotar as melhores práticas em gerenciamento de processos e serviços.

Page 18: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

18

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

META 11Atingir 30% dos processos críticos desenhados.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado10,00% 30,00%

INDICADOR: Índice de processos de TIC desenhados: Mede o percentual de processos críticos de TIC que serão desenhados segundo o modelo de Gerenciamento de Processos de Negócio.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

MAPEAMENTO E DESENHO DOS PROCESSOS INTERNOS DE TI, IDENTIFICANDO OS PROCESSOS CRÍTICOS

EmentaAnálise inicial que se propõe ao levantamento de todos os processos internos de TI e determinação daqueles que são críticos. Tem como foco o desenho dos processos identificados como críticos dentro da meta estipulada.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de Atendimento, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

REVISÃO E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS DA TI DESENHADOS

EmentaEssa ação visa otimizar aqueles processo que foram desenhados e que se constatou a necessidade de reformulação dos procedimentos operacionais a fim de torná-lo mais ágil.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de

Page 19: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

19

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Atendimento, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

AQUISIÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROCESSOS DO NEGÓCIO

EmentaAção que tem por objetivo avaliar quais as ferramentas de processos de negócio que melhor atenderiam a necessidade dessa secretaria.

Responsável Diretor da Secretaria.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Promover segurança da informação e continuidade do negócio.

META 12Implantar 80% dos controles de segurança da Política de

Segurança da Informação.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado60,00% 80,00%

INDICADOR: Índice de controles de segurança implantados: Indicador que mede a quantidade de controles de segurança que foram efetivamente implantados a partir da Política de Segurança da Informação.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

APROVAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOEmenta

Ação que visa submeter a Política de Segurança da Informação à apreciação do

Page 20: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

20

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Tribunal Pleno.Responsável Tribunal Pleno.

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOEmenta

Esse iniciativa tem por base avaliar as necessidades ainda não contempladas e aplicar os controles de segurança baseados nas principais normas de segurança.

Responsável Diretor da Secretaria.

IMPLANTAÇÃO DO COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

EmentaCriação do comitê que terá por responsabilidade avaliar todas as medidas de segurança que constarão na política, além de apreciar todas as alterações posteriores.

Responsável Presidência do Tribunal.

PLANO DE CONTINUIDADE E DISPONIBILIDADE DOS SERVIÇOS DE TIC

EmentaElaboração do plano que tem por finalidade traçar os mecanismos que garantirão, em caso de desastres, a continuidade dos serviços essenciais assim como sua disponibilidade.

Responsável Diretor da Secretaria.

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERÊNCIA DE REDESEmenta

Sistema que tem por finalidade o monitoramento da rede de comunicação e o levantamento de diagnósticos com vistas a antecipar possíveis problemas.

Responsável Gerência de Redes.

IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE INTERNET REDUNDANTEEmenta

Projeto que tem por finalidade manter a resiliência de serviços através da ampliação da quantidade de links de comunicação.

Responsável Gerência de Redes.

ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE BACKUPEmenta

Política que visa formalizar e normatizar os procedimentos de backup e recovery dessa secretaria.

Page 21: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

21

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Responsável Gerência de Banco de Dados e Gerência de Redes.

CERTIFICAÇÃO ELETRÔNICA DE EQUIPAMENTOSEmenta

Projeto que tem por base adquirir e instalar certificados digitais nos servidores web a fim de prover confiabilidade, autenticidade e não repúdio na comunicação.

Responsável Gerência de Redes.

GERIR CONTRATO DE SLA COM FORNECEDORESEmenta

Ação que garante acompanhar os acordos de níveis de serviços estabelecidos com os fornecedores para prover a disponibilidade contratada.

Responsável Gerência de Redes, Supervisão de Atendimento, Gerência de Banco de Dados e Gerência de Desenvolvimento.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Elaboração da proposta para ampliação do quadro de pessoal de TI do Tribunal; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Melhoria do sistema de ordem de serviço e reavaliação da distribuição de demandas; Plano de atualização do parque tecnológico.META 13

Garantir 95% de disponibilidade dos sistemas essenciais para o público interno.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado80,00% 95,00%

INDICADOR: Índice de disponibilidade de sistemas para o público interno: Mede o percentual de disponibilidade dos sistemas essenciais para o tribunal voltados para o público interno.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes

iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento

Page 22: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

22

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Plano de atualização do parque tecnológico; Aprovação da Política de Segurança da Informação; Implantação da Política de Segurança da Informação; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Implantação de Sistema de Gerência de Redes; Implantação de infraestrutura de internet redundante; Gerir contrato de SLA com fornecedores.META 14

Garantir 90% de disponibilidade dos sistemas essenciais para o público externo.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado80,00% 90,00%

INDICADOR: Índice de disponibilidade de sistemas para o público externo: Mede o percentual de disponibilidade dos sistemas essenciais para o tribunal voltados para o público externo.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Plano de atualização do parque tecnológico; Aprovação da Política de Segurança da Informação; Implantação da Política de Segurança da Informação; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Implantação de Sistema de Gerência de Redes; Implantação de infraestrutura de internet redundante; Gerir contrato de SLA com fornecedores.

META 15Garantir 98,5% de disponibilidade do link para o público

interno.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado98,00% 98,50%

INDICADOR: Índice de disponibilidade de Link para o público interno: Mede o percentual de disponibilidade dos links de comunicação desse tribunal voltados para o público interno.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

Page 23: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

23

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Plano de atualização do parque tecnológico; Aprovação da Política de Segurança da Informação; Implantação da Política de Segurança da Informação; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Implantação de Sistema de Gerência de Redes; Implantação de infraestrutura de internet redundante; Gerir contrato de SLA com fornecedores.

META 16Garantir 99,00% de disponibilidade do link para o público

externo.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado98,80% 99,00%

INDICADOR: Índice de disponibilidade de Link para o público externo: Mede o percentual de disponibilidade dos links de comunicação desse tribunal voltados para o público externo.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes

iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Plano de atualização do parque tecnológico; Aprovação da Política de Segurança da Informação; Implantação da Política de Segurança da Informação; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Implantação de Sistema de Gerência de Redes; Implantação de infraestrutura de internet redundante; Gerir contrato de SLA com fornecedores.

ORIENTAÇÃO FUTURA

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Desenvolver competências técnicas e gerenciais para o atendimento da estratégia de TIC.

META 17

Page 24: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

24

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Executar 100% do PAC anualmente.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 201390,00% 100,00% 100,00%

INDICADOR: Índice de execução do PAC (Plano Anual de Capacitação): Índice que mede o percentual de execução do plano anual de capacitação da Secretaria Especial de Tecnologia da Informação.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA PARA SETI

EmentaDocumento que elenca as competência gerenciais e operacionais que precisam ser desenvolvidas pelos servidores da Secretaria Especial de Tecnologia da Informação.

Responsável Secretaria de Recursos Humanos.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Plano Anual de Capacitação.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Adequar a estrutura de pessoal e organizacional à estratégia de TIC.

META 18Alcançar 5,00% de servidores da equipe de TIC em relação

aos usuários de TIC.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 20131,96% 3,50% 5,00%

Page 25: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

25

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

INDICADOR: Número de servidores da equipe de TIC: Quantifica o percentual de servidores de TI em relação aos usuários dos serviços de TI.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL DE TI DO TRIBUNAL

EmentaProposta que visa adequar o quadro de pessoal de TI às exigências da resolução 90/2009 do CNJ garantindo assim servidores para a execução do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Responsável Presidência, Diretoria Geral, Assessoria de Planejamento e Gestão e Diretor da Secretaria de Informática.

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DA SETIEmenta

Plano que tem por finalidade reestruturar organizacionalmente a Secretaria Especial de Tecnologia da Informação para prover da melhor forma os serviços demandados.

Responsável Presidência, Diretoria Geral e Diretor da Secretaria de Informática.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos.

META 19Atingir 100% de adequação organizacional.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado70,00% 100,00%

Page 26: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

26

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

INDICADOR: Índice de adequação organizacional à gestão por competência: Índice que mede o percentual de adequação dos pessoal de TI com as competência mapeadas para a Secretaria Especial de Tecnologia da Informação.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes

iniciativas terão impacto nesta meta: Elaboração do Documento de Gestão por Competência para SETI; Plano Anual de Capacitação; Plano de reestruturação organizacional da SETI; Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos.

META 20Implantar 2 melhorias no ambiente de trabalho.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado1 1

INDICADOR: Implantação de itens da lista de melhorias do ambiente de trabalho: Quantifica o número de itens de melhoria do ambiente de trabalho que serão implantados nessa secretaria.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

ELABORAÇÃO DA LISTA DE MELHORIAS DO AMBIENTE DE TRABALHO

EmentaElaboração e implantação de itens de melhoria com vistas a proporcionar uma ambiente de trabalho mais salutar e propício à criatividade.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de Atendimento, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

Page 27: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

27

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Promover a cooperação e integração com outros órgãos para compartilhamento de soluções de TIC.

META 21Realizar 10 projetos em parceria até 2013.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 20134 3 3

INDICADOR: Número de projetos com parceria: Mede a quantidade de projetos de Tecnologia da Informação feitos em parceria com outros órgãos.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOSEmenta

Projeto que permite a troca de informações entre o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e órgãos conveniados.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

INTEGRAÇÃO DA BASE DE DADOS DE JURISPRUDÊNCIA DO TRT DA 8ª REGIÃO COM A REDE DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA E

JURÍDICA DO SENADO FEDERALEmenta

Projeto que permitirá que a base de dados do TRT 8ª Região se integre à rede de informação do Legislativo Federal permitindo assim consulta unificada pela ferramenta LeXML.

Responsável Gerência de Desenvolvimento.

IMPLANTAÇÃO DE REDE SEM FIO EM TODOS OS ÓRGÃO DO TRT DA 8ª REGIÃO EM PARCERIA COM A OAB

EmentaProjeto que permitirá aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil acessarem a

Page 28: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

28

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

internet, pela rede wireless, para consulta à sites de órgãos governamentais.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Redes.

FIRMAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O TRT DA 1ª REGIÃO (JURISCALC)

EmentaProjeto que visa auxiliar o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região na implantação da ferramenta de cálculo trabalhista pertencente ao TRT 8ª Região.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Desenvolvimento.

FIRMAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O TRT DA 4ª REGIÃO (JURISCALC / E-JUS)

EmentaProjeto que visa auxiliar o TRT da 4ª Região na implantação da ferramenta de cálculo trabalhista (JURISCALC) e também auxiliar o TRT 8ª Região na implantação do sistema de automação de sessões de julgamento (E-JUS).

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Desenvolvimento.

PROSPECÇÃO DE FUTUROS PROJETOS ATÉ 2013Ementa

Ação que tem por base avaliar futuros projetos de parceria que podem ser firmado até 2013.

Responsável Diretor da Secretaria, Gerência de Banco de Dados, Gerência de Desenvolvimento e Gerência de Redes.

FIRMAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

Page 29: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

29

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

EmentaO Projeto visa a troca de informações de processos trabalhistas entre o TRT da 8ª Região e a AGU dos quais a União é parte.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Desenvolvimento.

FIRMAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

EmentaO Projeto visa a troca de informações de processos trabalhistas entre o TRT da 8ª Região e o MPT dos quais este possui competência de atuação.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Desenvolvimento.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes iniciativas terão impacto nesta meta: Implantar o Processo Judicial Eletrônico; Implantar a Liquidação Eletrônica de Processos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

Garantir a infraestrutura de TIC que suporte o negócio.

META 22Alcançar 85% de cumprimento dos requisitos de nivelamento.

ANO-BASE TRAJETÓRIA DA META META2011 2012 2013Não

mensurado75,00% 85,00%

INDICADOR: Percentual de cumprimento dos requisitos de infraestrutura definidos na resolução 90/2009 do CNJ – Nivelamento de TI: Mede o percentual de investimentos em tecnologia da informação que a SETI precisa cumprir para atender a resolução do CNJ.

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS:

PLANO DE ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO

Page 30: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

30

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

EmentaPlano que visa atualizar toda a infraestrutura de tecnologia da informação da SETI obedecendo os requisitos de nivelamento da Resolução 90/2009 do CNJ.

Responsável Diretor da Secretaria, Supervisão de Atendimento e Gerência de Redes.

IMPLANTAR SISTEMA DE INVENTÁRIO DO PARQUE COMPUTACIONAL DO TRIBUNAL

EmentaSistema que tem por objetivo inventariar os equipamentos interligados em rede provento uma base de informação atualizada sobre o parque computacional.

Responsável Gerência de Redes.

IMPLANTAÇÃO DO SITE BACKUPEmenta

Projeto que visa disponibilizar uma área que contenha a infraestrutura tecnológica mínima que entrará em operação caso ocorra algum problema físico na sala de operações atual da SETI.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Redes.

INSTALAR CABEAMENTO ESTRUTURADO NOS ÓRGÃOS DO TRIBUNAL

EmentaEste projeto tem por objetivo analisar o cabeamento dos órgãos do tribunal e propor substituição nos casos necessários.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Redes.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA VOZ SOBRE IPEmenta

Projeto de implantação de um sistema de Voz sobre IP (VOIP) com o objetivo de reduzir os custos com ligações telefônicas no TRT da 8ª Região.

Responsável Diretor da Secretaria e Gerência de Redes.

Devido à correlação entre os indicadores, as seguintes

Page 31: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

31

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

iniciativas terão impacto nesta meta: Planejamento Orçamentário de TIC; Banco de Projetos; Implantação de Sistema de Gerência de Redes; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Elaboração da Política de Backup; Plano de Continuidade e Disponibilidade dos Serviços de TIC; Implantação de infraestrutura de internet redundante.

Participantes da Reunião de Elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia

da Informação e ComunicaçãoFevereiro a Julho de 2011

NOME CARGOJosé Maria Quadros de Alencar Desembargador do TRT8Rodopiano Rocha da Silva Neto Assessor de Planejamento e GestãoMarco Aurélio F. Rêgo Diretor da SETIMauro W. Cavalcante Diretor do Serviço de InformáticaAnderson Baia Maia Analista JudiciárioAndré Dantas Vieira Analista JudiciárioBruno Lins Alves Analista JudiciárioBruno Mattos S. de Sousa Melo Analista JudiciárioCarlos Ronald Pereira Técnico JudiciárioDiego Antônio N. M. Valdez Analista JudiciárioEstillac Lins Maciel B. Filho Analista JudiciárioFernando José Barros Ferreira Técnico JudiciárioFernando Marques Secco Analista JudiciárioFrancisco Sebastião S. da Silva Técnico JudiciárioGeraldo S. Barros Técnico JudiciárioHaydn F. Pinto Técnico JudiciárioHelineyde Costa de Souza Analista JudiciárioHerbet Pereira da Silva Analista JudiciárioJorge Galvão da Costa Técnico JudiciárioJosé Alonso Sacramento Técnico JudiciárioJosé Roberto C. Lima Técnico JudiciárioKelly Azevedo Borges Leal Analista JudiciárioLuis Rosal Elices Filho Técnico JudiciárioLuiz Carlos Damascena Analista JudiciárioMônica Moraes R. Guimarães Analista JudiciárioNewton Monteiro Filho Técnico JudiciárioNilson R. da S. Junior Técnico JudiciárioRonny Paterson Cruz da Silva Analista JudiciárioVictor Amarante de Barros Técnico JudiciárioZilá Martins Pereira Técnico JudiciárioMaria Cristina da Paz Gemaque Analista JudiciáriaLúcia Regina Pinheiro Veiga Diretora da Vara de Santa Izabel

Page 32: Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

32

PODER JUDICIÁRIOTRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

Continuação da Resolução nº 212/2011

Jolea Maria Rebelo Leite Diretora da 2ª Vara de AnanindeuaNarlicelma Sobral Santos Ramos Secretária do PlenoEnaemayra Duque Machado Fontoura Diretora Adjunta da Diretoria Geral

FONTE: Divulgada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no dia 9 de agosto de 2011 (terça-feira) e considerada publicada no dia 10 de agosto de 2011 (quarta-feira).