PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com...

22
PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Transcript of PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com...

Page 1: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Page 2: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos dela.

Page 3: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Nele são estabelecidos as responsabilidades, os recursos humanos, financeiros, materiais e o cronograma de trabalhoo processo de planejamento operacional compreende as seguintes etapas:

Page 4: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.
Page 5: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Na tabela abaixo demonstramos o resumo de planejamento anual da MicroDrive Inc., fabricante de disk drives para microcomputadores.

Meses AçãoAbril – Maio O depto de planejamento analisa a economia em geral e os fatores do setor. O

depto de marketing prepara a previsão de vendas para cada grupo de produtos.

Junho – Julho O depto de engenharia prepara as estimativas de custo para novas instalações de fabricação e programas de modernização da fábrica.

Agosto–Setembro Os analistas financeiros avaliam os investimentos de capital propostos, os planos operacionais divisionais e as fontes e usos dos fundos propostos.

Outubro–Novembro

O planejamento de cinco anos é finalizado pelo depto de planejamento, revisado pelos executivo divisionais e colocado em formato “semifinal”.

Dezembro O planejamento para cinco anos é aprovado pelo comitê executivo e, então é submetido ao Conselho de Administração para aprovação final.

Page 6: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Propósito da empresa Objetivos da empresa Estratégias da empresa Planos e políticas da linha de produto Marketing Fabricação Finanças

Resumo para o planejamento operacional para cinco anos

Page 7: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Previsão financeira Plano Contábil Plano de controle Administrativo e pessoal Pesquisa e desenvolvimento Novos produtos

Page 8: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custos

Page 9: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Definição de Custo

Recursos usados para fornecer um Recursos usados para fornecer um serviço ou produto.serviço ou produto.

Page 10: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Conceito de Custo

Custo Primário= MD+MODCusto Primário= MD+MOD

Custo de transformação=MOD+CIFCusto de transformação=MOD+CIF

CUSTO TOTAL = CV+CFCUSTO TOTAL = CV+CF

Page 11: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Definição Custo DiretoExemplo: MD, todo o material que é incorporado no produto ou utilizado como embalagem.MOD, Todo salário devido ao operário, cujo tempo possa ser identificado na unidade produzida.

Page 12: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custo Indireto

Todos os custos relacionados com a fabricação que não podem ser identificados na unidade produzida.

Page 13: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custos Fixos são os custos que, embora tenham

um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzida. Ex.: O pagamento de aluguel.

Page 14: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custos variáveis

são aqueles que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção.

Ex. Custo da matéria prima, energia elétrica.

Page 15: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Métodos de Custeio É a forma como as empresas

agregam ao preço de venda seus custos de fabricação.

Page 16: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custeio por absorçãoApropria ao produto todos os custos

incorridos no período.Principais características:1-Engloba os custos totais: fixos, variáveis,

diretos e indiretos.2-É o critério legal exigido no Brasil.

Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão(análise) de custo, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos.

Page 17: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

EXEMPLOEXEMPLO

Page 18: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custeio variávelConsiste em apropriar aos produtos

somente os custos variáveis.Por este método obtém-se a margem

de contribuição de cada produto, isso possibilita aos gestores utilizá-la como ferramenta auxiliar no processo decisório.

Page 19: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Exemplos de ações:- Identificar os produtos que

contribuem mais para a lucratividade da empresa.

- Determinar os produtos que podem ter suas vendas incentivadas ou reduzidas.

- Definir, em uma negociação com o cliente, o limite de desconto permitido.

Page 20: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Custeio ABCÉ um sistema baseado nas atividades,

procura identificar por meio de rastreamento o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

Atribui primeiro os custos às atividades e posteriormente atribui os custos das atividades aos produtos.

Page 21: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Vantagens

O custeio ABC possibilita:-Melhorar as decisões de compra,

estimando e definindo preço, pois baseia-se no custo do produto que reflita o processo de produção.

- Facilita a eliminação de desperdícios, além de demonstrar quais as atividades que não agregam valor.

Page 22: PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O planejamento deve fornecer um guia de implementação detalhado, com base na estratégia da empresa, de forma a alcançar os objetivos.

Desvantagens

- Gastos elevados para implantação

- Alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados.

- Leva em consideração muitos dados.