planejando 20014

download planejando 20014

of 44

Transcript of planejando 20014

  • 8/12/2019 planejando 20014

    1/44Copyright 2013 IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br - Janeiro 20131

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

  • 8/12/2019 planejando 20014

    2/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    APRESENTAO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE C OACHINGEXCELNCIA EM C OACHING

    O IBC - Instituto Brasileiro deCoaching foi idealizado pelo seu Presidente, o Master Coach SeniorJos Roberto Marques. E hoje realidade em funo da vontade de uma formao no Brasil que utiliza umametodologia que realmente leva em conta o Ser Humano em todas suas dimenses. Uma formao quepropicia no somente capacitao tcnica, mas tambm: Transformao, Evoluo e Humanidade .

    O Instituto Brasileiro de Coaching o resultado da experincia comprovada em desenvolver pessoas.Possumos um slidobackground e know-how em diversos campos do desenvolvimento humano. Soma - se isso

    tudo vontade de agregar um padro de qualidade no Coaching nacional. OIBC - Instituto Brasileiro deCoaching foi criado para ser referncia em excelncia no desenvolvimentohumano, fornecendo as seguintes solues:

    l Formao, especializao e treinamento em Coaching ;l Desenvolvimento de Lderes Extraordinrios;l Aplicao deCoaching em Pessoas e Empresas;l Projetos de Consultoria em Treinamento e Desenvolvimento Humano.

    Coaching para o Instituto Brasileiro de Coaching mais que um processo, uma metodologia ou uma ferramenta.

    Coaching uma losoa de vida. Coaching arte e cincia capaz de transformar o mundo atravs das pessoas.

    Nossa MISSO despertar nos Seres Humanos seu potencial innito. Desenvolver seus recursosemocionais, suas habilidades e capacidades comportamentais atravs do Coaching de maneira que estespossam obter resultados extraordinrios na vida pessoal e prossional.

    Temos como VISO ser a maior Referncia Mundial Coaching at 2017 . Proporcionar e agir paraconstruo de um mundo melhor. Um mundo onde todos queiram pertencer. Um mundo onde as pessoasso humanizadas e autoconscientes. Responsveis por suas atitudes, comportamentos e resultados.

    NossosVALORES so:

    s Humanidade s Lealdade

    s Viso sistmicas Evoluo Continua

    s Resultados extraordinrio

  • 8/12/2019 planejando 20014

    3/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    O IBC RECONHECIDO POR INSTITUIES E RGOS INTERNACIONAIS

    GCC - GLOBALCoaching COMMUNITYGlobal Coaching Community uma rede internacional de Coaches, fonte de refrencia para aqueles que buscam umCoach prossional, uma entidade mundial para Coaches executivos, pessoais e de negcios. A GCC uma organizaodemocrtica, sem ns lucrativos de membros individuiais constituda por Coaches prossionais do mundo todo.

    ECA - EUROPEANCoaching ASSOCIATIONA Associao Europia deCoaching foi fundada em 1994 com o intuito de desenvolver altos padres de qualidade no campo

    do Coaching criando um clima de conabilidade entre o mercado consumidor deCoaching e Coaches. um rgo mundialque busca estabelecer alto nvel na prtica do Coaching .

    ICI INTERNATIONAL ASSOCIATION OFCOACHING INSTITUTESA Associao Internacional de Institutos deCoaching uma organizao americana que rene grandes escolas, institutos ecentros de Coaching do mundo todo.

    METAFORUM INTERNACIONALO frum para metacomunicao criado por Bernd Isert h 20 anos um dos maiores eventos mundiais para desenvolvimentode pessoas e formao de prossionais. O METAFORUM possui ampla credibilidade internacional e os maiores trainers domundo transmitem seus ensinamentos nesse evento que acontece nos quatro cantos do globo.

    BCI - BEHAVIORALCOACHING INSTITUTEO Instituto Brasileiro deCoaching licenciado pelo BCI BehavioralCoaching Institute. Os fundadores do BCI, Perry Zeuse Dra. Suzanne Skiffington, so internacionalmente reconhecidos como as principais autoridades e educadores emPsicologia com base prossional e pessoal em Coaching . O BCI tem mais de 2500 Master Coaches graduados em mais de50 pases. Muitos graduados so agora lderes mundiais e esto atuando com muito sucesso como Coach. A Metodologiadesenvolvida pelo BCI est presente nas maiores corporaes mundiais como: Toyota, Sony, Citibank, Avon, Motorola, Nextel,Pzer, Mercedez, NASA, Bank of New York, Ernest & Young, Price Wather House, Banco de Singapura, Fora Area Americana,Walt Disney World entre outros.O Behavioral Coaching Institute foi considerado por 3 anos consecutivos pela SurveyICAA como a nmero 1 em treinamento de Business and Organization Coaching Training.

    ICC INTERNATIONALCOACHING COUNCILO International Coaching Council (ICC) o nico rgo internacionalmente reconhecido de formao em Coach e tambmcomo local de trabalhos globais de grupos da indstria deCoaching .A misso elevar a qualidade da prosso de Business and Executive Coach , desenvolvendo o maior nvel deformao de treinadores prossionais e padres de prtica. Membros ICC compartilham uma crena comum de que aeducao de treinamento para o trabalho deve ser baseada na indstria e focado para as necessidades do cliente-usurio.Membros ICC destacam-se no mercado de treinamento geral atravs do fornecimento de uma qualidade inigualvel de

    prticas prossionais deCoaching nas vrias reas comerciais.IAC INTERNATIONAL ASSOCIATION OFCOACHINGO IAC uma organizao independente, de certicao mundial. Sua misso expandir o caminho para o domniode Coaching , inspirando a evoluo em curso e aplicando normas de orientao universal. Com rigoroso processo decerticao, avalia a demonstrao de domnios especcos que so a marca registrada dos treinadores mais ecazes edistintos. Tambm estabelece altos padres para os comportamentos de treinadores: tica prossional e empresarial. Oobjetivo desta certicao proporcionar aos clientes de Coaches, uma medida vlida da garantia de que recebero umprocesso de qualidade.

    PRME e Global Compact da ONUO IBC integra um seleto quadro de empresas que apiam e participam da PRME (Principles for Responsible ManagementEducation), um programa da ONU que busca assegurar o desenvolvimento aos princpios para a educao responsvelde executivos, o IBC agora recebe o reconhecimento da entidade de maior credibilidade internacional e passa adotar os

    princpios do Pacto Global da ONU. Esse Pacto uma iniciativa poltica estratgica para as empresas que se comprometem aalinhar suas operaes e estratgias com dez princpios universalmente aceitos nas reas de direitos humanos, que servemcomo motor da globalizao.

  • 8/12/2019 planejando 20014

    4/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    JOS ROBERTO MARQUES MASTER COACH TRAINER SENIOR PRESIDENTE DO IBC

    Certied Master Coach Senior pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) EUA/Singapura/Tailndia. Treinado pessoalmente por Perry Zeus e Dr. Shayne Tracy.Certied Master Coach pela Graduate School of Master Coaches (EUA/UK/Austrlia),ICI - International Association of Coaching -Institutes (EUA),ECA - EuropeanCoaching Association (Alemanha/Suia), GCC Global Coaching Community (Alemanha).Psicoterapeuta, Master e Advanced Trainer em Programao Neurolingustica (PNL).Bacharel em losoa e teologia.Dr. Honoris Causa em Filosoa Crist.Presidente deHonra e Membro da Equipe Internacional de Trainers doMetaforum Internacional -Akademie Fr Kompetenzentwicklung (Alemanha/ Dinamarca).Criador da metodologia Professional & Self Coaching - PSC. Especialista emHipnose Ericksoniana pela AmericanSociety of Clinical Hypnosis e Global Institute for Trauma Resolution . Formaoavanada em Treinamento Comportamental, Emotologia, Acupuntura, Respirao eRebirthing. Administrador e Gestor de Empresas e Pessoas h 26 anos. Possui mais de 10anos de experincia em atendimentos individuais de Coaching e na aplicao doCoaching em mais de 100 empresas e organizaes, entre elas: Correios, Banco do Brasil, Sebrae,Bayer, Polcia Militar, Saneago, Leroy Merlin, GVT, Unimed, Receita Federal, Gazin, GrupoCencosud, Petrobrs, Inmetro e diversos outros. Fundador e diretor do Instituto Equilibrium.

    MASTERS COACH TRAINERS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE C OACHING

    DR. SHAYNY TRACY - Ph.D -MASTER COACH TRAINERMembro snior da equipe da Faculdade BCI (BehavioralCoaching Institute) nos EstadosUnidos. Dr. Tracy possuigraduao e mestrado em Educao pela Universidade deToronto e pela Brock University (Canad) e um doutorado pela Columbia Pacic

    University (Califrnia). Ele tambm umAnalista Comportamental Certicado . Temmais de 25 anos de experincia na rea de recursos humanos como treinador, gerente,empreendedor, construtor, consultor, Coach e Coach Trainer. Pioneiro no desenvolvimentode computadores baseado em informaes de recursos humanos e gesto de sistemasde informao. Na ltima dcada ele tem prestado consultoria para as empresas emreestruturao, reorganizao, avaliao de executivos, gerenciamento de desempenhoe Coaching . O foco do Dr. Tracy nos ltimos anos treinar prossionais deCoaching parater um signicativo impacto pessoal/prossional positivo sobre o ponto de equilbrio,crescimento corporativo e rentabilidade de seus clientes.

  • 8/12/2019 planejando 20014

    5/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    IBC RECEBE IMPORTANTES PREMIAES NACIONAIS Conana, Excelncia, Credibilidade e Empreendedorismo: combinao de sucesso, que s poderiaser fruto do trabalho da melhor e maior escola de Coaching do Brasil: oInstituto Brasileiro de Coaching . OIBC termina 2011 de forma incrvel. Nosso balano altamente positivo. Somamos resultadosextraordinrios, grandes realizaes e o reconhecimento nacional e internacional atravs de importantespremiaes no segmento de Recursos Humanos e Empreendedorismo.

    Prmio Fornecedores de Conana 2011 e 2012:Prmio Fornecedores de Conana um estudo que avalia o grau de conabilidade eindicao de clientes em relao s empresas fornecedoras de produtos e servios, para area de gesto de pessoas. A premiao foi realizada pela Editora Segmento, em So Paulo.A pesquisa indicou o IBC como um dos destaques do Prmio Fornecedores de Conana noano de 2011 e agora em 2012.

    18 Prmio Top Empresarial Internacional - SP 2011 e 2012:O Prmio acontece h 18 anos e promovido pela associao dos Empresrios da RegioSul e Mercosul, entidade associativa com 61 anos de atividades, em reconhecimento sempresas, instituies educacionais, rgos governamentais e prossionais liberais dedestaque nacional. O objetivo homenagear, valorizar e incentivar as melhores empresas eempresrios dos diversos setores econmicos do mercado nacional e internaional (Mercosul)que efetivamente estejam desenvolvendo tecnologias, servios e gerando empregos emprol do engrandecimento do pas.

    Trofu Empreendedores de Sucesso Internacional 2011 e 2012:A homenagem com entrega do trofu Empreendedores de Sucesso Internacional tem comoobjetivo trazer ao conhecimento do pblico, empresas, seja no segmento industrial, comercialou de servios, ou prossionais liberais, que com talento e capacidade de empreendedor,contribuem com o crescimento e desenvolvimento do pas.

    Top Qualidade do Brasil - 40 Edio Especial Melhores do Ano (2011 e 2012):O Prmio Top Qualidade Brasil objetiva reconhecer, diferenciar, homenagear e divulgara iniciativa privada comprometida quanto qualidade em suas aes e servios focados nodesenvolvimento sustentvel com responsabilidade social. Os destaques de cada setor soindicados pelas principais entidades de classe (Associoaes, Federaes, Sindicatos Patronais,Centros Empresariais e Entidades Referncia), que constituem o CNHM - Conselho Nacional deHonrarias e Mritos.

    Top Of Quality 2011:O prmio Top of Quality 2011 institudo anualmente pela O.P.B. - Ordem dosParlamentares do Brasil. O prmio tem por objetivo reconhecer e homenagear as empresasque se destacaram nacionalmente em sua rea de atuao por oferecerem produtos e

    servios de alta qualidade a seus clientes. A seleo dos homenageados obtida atravsde uma criteriosa anlise e pesquisas realizadas com clientes, rgos de classe, indicadoressociais e formadores de opinio. A premiao foi realizada no dia 19 de dezembro de 2011em So Paulo.

    Gran Prmio Garoa de Ouro 2011:Prmio conferido pela Ordem Herldica dos Parlamentares e Comendadores do Brasil, LigaNordestina, Rede Orkutv e Associao dos Prossionais de Impressa de So Paulo - APISP, emreconhecimento a garra e capacidade empreendedora de empresas e pessoas que muitocontribuem para o progresso do Brasil. A premiao foi realizada no dia 19 de dezembro emSo Paulo.

    O IBC tambm foi aprovado no United Nation Global Compact, uma iniciativa da ONU (Organizao dasNaes Unidas). Agora oIBC integra um seleto grupo de empresas que apoiam e participam da PRME (Principlesfor Responsible Management Education), um programa da ONU que busca assegurar o desenvolvimento aosprincpios para a educao responsvel de executivos. OIBC agora tem o reconhecimento da entidade de maiorcredibilidade internacional e passa adotar os princpios do Pacto Global da ONU. O Pacto Global da ONU umainiciativa poltica estratgica para as empresas que se comprometem a alinhar suas operaes e estratgias comdez princpios universalmente aceitos nas reas de direitos humanos, que servem como motor da globalizao.

  • 8/12/2019 planejando 20014

    6/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Plano de Ao"Voc nunca sabe que resultados viro da sua ao.

    Mas se voc no zer nada, no existiro resultados." Mahatma Gandhi

  • 8/12/2019 planejando 20014

    7/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    MEU PLANO DE AONome:Data:

    1 - Como vou criar um Ambiente Seguro?

    2 - Mudana de Padro

    Enquanto coach, qual o padro que vou manter ou desenvolver (escolha trs opes):

    ( ) Criar ambiente de cocriao.

    ( ) Estimular a autogesto e oempowerment .

    ( ) Ter o direito de errar.

    ( ) Dar patrocnio positivo.

    ( ) Valorizar o aprendizado e a evoluo contnua.

    ( ) Aceitar todos os estilos e valoriz-los.( ) Fazer perguntas poderosas.

    ( ) Ouvir na essncia e sentir as palavras.

    ( ) Dar exemplo de trabalho com equilbrio.

    ( ) Ser apoiador, colaborador e estimulador.

    3 -O meu objetivo :

    4 - O que vou fazer para ating-lo?

  • 8/12/2019 planejando 20014

    8/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    5 - Autoavaliao das Habilidades deCoachingAs Habilidades deCoaching que tenho e que preciso ter na minha funo (Veja a escala abaixo)

    6 - Habilidades que planejo desenvolver

    Tarefas para acelerar o desenvolvimento dessas habilidades:

    Habilidades - Denio de nvel:

    0 = Sem nenhuma habilidade1 = Conhecimento Limitado2 = Conhecimento terico, conhecimento geral somente.3 = Exercita desde que com apoio, tem aplicado o conhecimento.4 = Tem exercitado sem ajuda, tem conhecimento em profundidade. Liderae ajuda outros a exercitar essa habilidade5 = um especialista, d apoio aos outros. solicitado realizarCoaching e aensinar. Tem profundo conhecimento e competente no desenvolvimento

    desta habilidade.

    Habilidades de Coaching Nvel atual Nvel necessrio

    Ouvir na Essncia

    Perguntas Poderosas

    Emissor

    Patrocnio Positivo

    Ouvir na Essncia

    Perguntas Poderosas

    Emissor

    Patrocnio Positivo

  • 8/12/2019 planejando 20014

    9/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    7 - Estratgias paraCoaching com os pers comportamentais:

    Estilo 1:

    Estilo 2:

    Estilo 3:

    Estilo 4:

    8 - Meu objetivo ...

    Objetivo Prazo

  • 8/12/2019 planejando 20014

    10/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    9 - Minha rotina para viverCoaching nas prximas quatro semanas:

    10 - Evidncias do sucesso do meu Plano de Ao:

    11 - Como vou compartilhar meu Plano de Ao com minha equipe?

  • 8/12/2019 planejando 20014

    11/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ORIENTAO PARA RESULTADOSPLANO DE AO 5W 2H EXPANDIDO

    Construa um planejamento baseado no roteiro abaixo

    OBJETIVO PRINCIPAL:1.What (O que ser feito). 2.Who (Quem far); 3.When (Quando ser feito); 4.Where (Onde ser feito);

    5. Why (Por que ser feito); 6.How (Como ser feito); 7.How Much (Quanto custar)8. Limiting Elements (Recursos limitantes); 9. Resources (Recursos necessrios).

    O Q U E

    Q U E M

    Q U A N D O

    O N D E

    P O R Q U E

    C O M O

    Q U A N T O

    C U S T A R

    E L E M E N T O S

    L I M I T A N T E S

    R E C U R S O S

    N E C E S S

    R I O S

    Descreva todas asaes para alcanaro objetivo principal

    Dena umresponsvel (vocmesmo, ou outrapessoa que possa

    lhe ajudar)

    Estabelea uma datalimite para cada ao

    estabelecida

    Dena onde as aessero / devero ser

    realizadas

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao lhe trar

    Detalhe a maneiracomo cada ao

    deve ser executada

    Dena os custosde cada ao, para

    vericar a suaviabilidade

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimen-to da

    tarefa

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

  • 8/12/2019 planejando 20014

    12/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    PLANO DE AO 5W 2HO que precisa ser feito, efetivamente e na prtica, para alcanar seu estado desejado?a Quais aes especcas voc ir realizar para ir em direo as suas metas e sonhos, ou seja, seu estado desejado?a Anal, qual o seu estado desejado?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quem ser o responsvel maior para conquistar?a Quais pessoas incluindo voc, que iro ajudar na conquista dessa metas?a Voc realmente pode contar com mais algum para dividir esta responsabilidade? Quem?___________________________________________________________________________

    ______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    At quando voc pretende atingir a sua meta?a Estabelea uma data limite para alcanar o que voc deseja, por exemplo, at o dia 31/12/2013 eu terei feito umaviagem ao exterior com a minha familia. Perceba que o prazo mximo nesse caso o ltimo dia de 2013.a Faa um plano de ao para cada passo necessrio para concretizar seu objetivo._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Onde suas aes sero realizadas?a Escolha quais reas de sua vida ou em quais locais especcos voc ir atuar em direo ao seu estado desejado. Porexemplo: Meu sonho tem uma ligao direta com a minha vida pessoal, mas tambm envolve meu lado prossional,em consequncia dos recursos nanceiros que eu necessito. Nesse caso minha aes acontecero dentro do meuambiente de trabalho bem como no ambiente da minha casa._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________

    ___________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Por que esse resultado importante para mim?a Por que pretendo viajar com minha familia para o exterior?a Quais sentimentos esto envolvidos nessa conquista?a Por que isso to importante para mim?a Vale a pena abrir mo de alguma coisa?a Do que especcamente eu posso abrir mo na minha vida e do que eu no vou abrir mo?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    13/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Como vou conquistar o que eu quero, dentro do tempo estabelecido?a Detalhe a maneira como cada ao deve ser executada.a Faa uma relao de ganhos e perdas em cada ao.a Reita sobre e realidade do atingimento dessas aes dentro desse tempo. Numa escala de 0 a 10, o quanto vocacredita no detalhamento que voc fez de cada ao para te levar at o dia 31 de dezembro de 2013 na viagem parao exterior com sua famlia?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quanto custar esse resultado?a Dena os custos de cada ao, para vericar a sua viabilidade.a J parou para pensar sobre outros tipos de custos? Como, por exemplo ser o menor tempo que vai passar com suafamlia para poder ter um tempo maior posteriormente com ela?a Quanto custar de dedicao e foco para voc conseguir atingir esse resultado?a Voc ja fez a conta dos clculos nanceiros, dinheiro mesmo?J fez uma projeo e um planejamento nesse sentido?a Quanto precisar poupar nesse tempo para tornar esse projeto vivel?a Como voc vai fazer isso? Como ser ms a ms at chegar dezembro de 2013?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quais so oselementos limitantes , dicultadores e bloqueadores de sua melhor performance ?a Descreva sinceramente tudo o que pode dicultar o cumprimento das suas tarefas durante esse perodo:a Alguma crena limitante pode te atrapalhar, qual crena?a Voc tem facilidade de poupar, economizar, guardar uma parte de seu rendimento periodicamente? Como voc vai fazerpara superar isso?a Voc sente algum tipo de bloqueador interno ou externo que pode impedir de conquistar esta viagem?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quais recursos necessrios para alcanar o estado desejado?a Descreva quais os recursos (materiais ou emocionais) necessrios para cada ao.a Qual o seu maior recurso interno que voc vai utilizar nesse perodo?a Voc j utilizou esse recurso com resultados extraordinrios em algummomento da sua vida? Qual momento? Que recurso esse?a Voc possui recursos nanceiros sucientes para iniciar esse proposta?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    14/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Plano de Ao 5W 2H Expandido

    O QUE precisa ser feito efetivamente e na prtica para alcanar seu estado desejado?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    QUEM ser o responsvel maior pela conquista?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    At QUANDO voc pretende atingir a sua meta?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ONDE suas aes sero realizadas?_____________________________________________________________________________________

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    POR QUE esse resultado importante para mim?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    COMO vou conquistar o que eu quero, dentro do tempo estabelecido?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    QUANTO CUSTAR esse resultado?_____________________________________________________________________________________

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    15/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Quais so osELEMENTOS LIMITANTES, dicultadores e bloqueadores de sua melhor performance ?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quais osRECURSOS NECESSRIOSpara alcanar o estado desejado?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    O que fazer agora? Coaching ao e RESULTADO! Colocar em prtica ento todo aprendizado adotar oCoaching comolosoa de Vida! A seguir apresentamos um roteiro de prtica doLeader Coach . Mos obra!

    Projeto de Vida IO Projeto EU SOU S/A.

    EU QUERO ME TORNAR S/A.EU ACREDITO S/A.

    Para aprofundarmos e aprendermos a fazer o Projeto de Nossa Vida, antes de tudo devemos entender,

    compreender, aprofundar e apostar na maior marca que existe: EU SOU S/A. Para que essa marca se tornar maisforte necessrio entender tambm as submarcas EU QUERO ME TORNAR S/A e EU ACREDITO S/A.Ou seja, nosso maior patrimnio, marca ou empresa somos ns mesmos. Nos tempos recentes a

    expresso VOC S/A, que neste momento alcunhamos de EU SOU S/A, anunciou a chegada de um prossionaldesprendido, meio nmade, que muda de empresa em razo de novos projetos e desaos.

    Na teoria, parece perfeito. Anal, quem no gostaria de pautar sua trajetria no trabalho por seus desejospessoais? Na prtica, porm, as coisas so um pouco mais complicadas, porque exigem que voc assuma devez as rdeas de sua carreira. Como bom saber que nossa vida pessoal e prossional caminham ou deveriamcaminhar to prximas, porque se complementam e se conectam na essncia de quem realmente somos ougostaramos de ser.

    Acontece que no possvel cuidar da carreira sem se preocupar com sua vida como um todo. Isso

    bvio, mas justamente nesse ponto que muita gente se atrapalha. As pessoas costumam pensar trabalho e vidapessoal como se fossem duas coisas distintas, quando, na verdade, no so.

    Em outras palavras, mais que um projeto de liderana prossional, voc precisa de um projeto de vida.Exatamente como ocorre no trabalho, sua vida um projeto, pois comea, termina e nica. Ela consiste numasrie de fases inter-relacionadas, possui limitaes de custo e de tempo e tem na qualidade um parmetroaltamente desejvel.

    E, como os projetos corporativos, seu projeto nico, no se repete. Quer motivo melhor para planejartudo com o maior cuidado? Pense em sua vida como um projeto integrado, que envolve trabalho e famlia, suasatividades e vontades, o que voc j fez e o que ainda deseja realizar.

    Seu projeto pessoal precisa de metodologia, reviso constante e exibilidade para incorporar os ajustesque se tornam necessrios com o tempo. Conhea a seguir, 8 poderosos passos para realizao de um excelenteprojeto de vida:

    PASSO I

  • 8/12/2019 planejando 20014

    16/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    No seu projeto de vida, o recurso humano vital voc mesmo. Saber quem voc marca o ponto departida. Claro que isso no uma tarefa fcil, mas algumas perguntas poderosas num autofeedback podem nosajudar nessa reexo:

    Como voc gosta de ser chamado?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Qual a frase que exemplica a essncia de quem voc ?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    No mesmo sentido, qual a frase que o identica no mundo?A.___________________________________________________________________________________B.___________________________________________________________________________________

    As pessoas, quando te conhecem, o que voc acredita que elas pensam e sentem sobre seus comportamentos e oseu estilo de liderana? Qual a impresso principal que as pessoas que te conhecem e convivem h muito tempocom voc, tm sobre a sua liderana?A.___________________________________________________________________________________B.___________________________________________________________________________________

    Quais so seus valores bsicos?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quais so seus pontos fortes?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    O que preciso reconhecer que necessrio melhorar?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quais as oportunidades que poderei aproveitar na minha vida pessoal e prossional? O que se apresenta notempo presente em minha histria que posso utilizar como alavancagem em direo s minhas metas e objetivos?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    17/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    O que ameaa meus planos? Quais so os maiores dicultadores e bloqueadores que me impedem de viver amelhor pessoa que existe dentro de mim? Quais minhas sombras mais relevantes?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Quanto de meu tempo vivo focado no passado, remoendo ou analisando fatos que j ocorreram? O que meimpede de transformar em aprendizado algum tipo de dor, trauma e diculdades passadas?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Qual o tamanho do meu amor prprio e da minha capacidade de perdoar a mim mesmo e ao outro?

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Existe alguma ferida mortal em minha vida que ainda precisa ser curada?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Da mesma maneira, quanto de meu tempo eu dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando eplanejando? O que posso dizer sobre minha percepo de realidade em meus sonhos, metas e objetivos?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    E quanto ao presente? Como vivo o tempo presente, com foco e determinao, e como utilizo a ressignicaodo passado e a projeo e planejamento para o futuro? Tenho um projeto de vida denido? Para o prximo ano,cinco anos, dez anos, 20 anos? Est escrito ou apenas na imaginao? (De qualquer forma estamos fazendo issonesse momento...)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Existe mais alguma coisa que ainda te incomoda, que neste momento voc sente que um ponto a desenvolver?Algum fato ou pessoa especca em sua vida, ainda te persegue ou incomoda? Tem certeza que no existe umaferida ou incmodo aberto?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    18/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Gratido - O que voc pode agradecer, em pelo menos 10 itens, sobre as coisas MARAVILHOSAS que aconteceram emsua vida? O que verdadeiramente foi ou importante para voc que sempre se lembrar de nunca esquecer em sua vida?1____________________________________________________________________________________________2___________________________________________________________________________________________3____________________________________________________________________________________________4____________________________________________________________________________________________5____________________________________________________________________________________________6____________________________________________________________________________________________7____________________________________________________________________________________________8____________________________________________________________________________________________9____________________________________________________________________________________________10___________________________________________________________________________________________

    Reconhecimento - Como voc mede sua energia e fora de positividade no Universo? Sente-se reconhecido osuciente pelas suas aes e afazeres? Tem alguma coisa ou percepo que vem agora em seu corao no tpicoRECONHECIMENTO?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Qual o grande aprendizado que voc teve ao responder todas essas indagaes? Ao fazer este autofeedback, oque mais te tocou na essncia? Tudo bem com voc neste momento? bom falar sobre sua histria? Que grandedica quer deixar para si mesmo neste momento? Lembre-se, voc tem uma grande oportunidade, NESSE EXATOMOMENTO, de dizer tudo o que voc sempre quis dizer para voc mesmo e talvez no tenha tido oportunidadede fazer... TALVEZ o grande momento seja AQUI e AGORA!!_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    PASSO II - Coloque sua misso no papel

    Alm de saber quem voc , conhecer o porqu de sua vida outro ponto fundamental na construo deseu projeto. Se a visualizao de seu sonho pessoal cristalina, otimista e motivadora, ela facilmente se traduzirnuma misso pessoal que o lanar em direo s suas metas.

    Por outro lado, se a imagem nebulosa e vaga, provvel que sua misso pessoal que confusa, bloque-ando assim o caminho para voc conseguir o que deseja. Apresentamos um exemplo simples e positivo de missopessoal leia e inspire-se para fazer a sua.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    19/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Minha misso viver em paz e gerar prosperidade espiritual e material para mim, meus lhos, minha famlia,meus colegas de trabalho e as pessoas ao meu redor, por meio do bom exemplo, do comportamento amoroso ecentrado e da busca de excelncia prossional e pessoal. Convidamos voc agora a esboar e fazer uma sntesede sua misso de vida...

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    PASSO III. O Mundo e o Poder dos RelacionamentosConecte-se fazendo parcerias

    No se iluda achando que ser possvel cumprir sozinho sua misso pessoal. Exatamente como acontecenas empresas, voc tambm precisa de quem o apoie e compartilhe seus ideais na linguagem corporativa, oque se chama de stakeholders .

    Na vida, os principais so osstakeholders campees pais, parentes, chefes e parceiros, pessoas que nosinuenciam muito. O segundo tipo de parceiro o stakeholder participante. Ao longo da vida, voc far parte deinmeras equipes, formadas pelos amigos de infncia, pelos pares de uma associao, entidade ou escola ou porcolegas de trabalho. Finalmente, vm osstakeholders terceiros, aqueles que so contratados para apoiar sua causa. O corretorde imveis, que vai ajud-lo a realizar o sonho de compra da casa prpria, um deles. O consultor, lder e mentorso bons exemplos de stakeholders terceiros. Seu sucesso depende da qualidade de suas interaes com os stakeholders (o outro). Para gerenciar plena-mente esses contatos, liste todas as pessoas que o inuenciam hoje e que podero faz-lo no futuro. Ao lado dosnomes, relacione aes concretas para aproveitar melhor estes contatos. Lembre-se de colocar datas para realizaras aes e de fazer uma reviso peridica do plano de gerenciamento dos stakeholders . Convidamos voc a fazer um grco das pessoas do seu convvio, que sua Lista de Relacionamentos(stakeholders campees e terceiros):

    NomeI - FAMLIA Habilidade Oportunidade Tipo de Alavancagem

  • 8/12/2019 planejando 20014

    20/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    II AMIGOS, CONHECIDOS, VIZINHOS

    III RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS E EMPRESARIAIS

    PASSO IV. Desenvolva seu FOCO PARA O FUTURO.Crie uma Viso para sua vida. Construa seu LEGADO!

    Agora que voc j sabe quem voc , tem um inventrio de poderes e pontos de melhoria, qual suamisso e quem pode ajud-lo a cumpri-la? hora de estabelecer que metas voc pretende atingir em determinadoperodo de tempo.

    Essa sua viso de futuro, que pode ser escrita em uma frase ou, no mximo, em um pargrafo. Trata-sede um projeto de longo prazo que merece pelo menos quatro abordagens diferentes.

    1. Inicie com a viso de curto prazo fazendo projees para daqui a um, dois e trs anos.2. A viso de mdio prazo ou dos prximos dez anos assegura continuidade e ajuda a visualizar o caminho a serpercorrido mais adiante.3.A perspectiva de longo prazo, que vai at a aposentadoria, fornece a viso global de realizaes a serem alcanadas.4.Por m, pense nos anos dourados ou na melhor idade. Anal, voc tambm precisa viver bem essa etapa de sua vida.

    Nenhum desses planos, no entanto, denitivo. As circunstncias da vida mudam. Logo, necessrio fazeruma reviso anual das quatro vises. O que voc precisa fazer para atingir os objetivos que deniu? Desmembre suavida em grandes blocos, como famlia, sade e lazer (qualidade de vida), educao e desenvolvimento prossional,carreira e nanas pessoais. Outra diviso corpo, mente, esprito e corao. Cada um dos blocos deve ser subdivididoem itens menores at um nvel de detalhamento suciente para desenvolver um plano de ao.

    Tcnica Rpida para Estruturar sua Viso de Vida

    Em menos de 15 minutos, voc pode escrever sua viso de vida. O documento deve responder onde vocquer chegar em determinado perodo. Use um cronmetro ou despertador para se manter no horrio estipulado(a presso do tempo faz parte do processo). Procure um lugar tranquilo onde no ser interrompido:

  • 8/12/2019 planejando 20014

    21/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Reita sobre sua misso (1 minuto): o que voc quer fazer na vida e como isso afetar sua viso? Caso ainda notenha escrito sua misso, escreva-a agora, em 2 minutos, sem se preocupar em aperfeioar o texto.

    Viso de seis meses (2 minutos): pense livremente e anote telegracamente o que gostaria de alcanar nesse

    perodo. No m, em 1 minuto adicional, faa uma reviso das anotaes para no haver dvidas no futuro.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Viso de dois anos (2 minutos): faa o mesmo exerccio para dois anos. Assinale a data final do perodo.Anote seus pensamentos, sem censur-los, sobre o que gostaria de realizar nesses dois anos. Por ltimo,revise as anotaes.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Viso de sete anos (2 minutos): faa o mesmo exerccio de antes pensando em tudo o que gostaria de realizarat o nal de sete anos. Depois, revise as anotaes.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Revise todas as anotaes nos 2 minutos nais. Guarde-as num lugar seguro. Aps trs semanas, faa uma revisogeral. Finalize a redao e passe a usar esses planos como pano de fundo para o projeto de sua vida.

    PASSO V. Gerencie o tempo

    Algumas pessoas lidam naturalmente com o fator tempo. Outras, no. Um bom jeito de melhorar autilizao desse recurso escasso a matriz do tempo. Ela ajuda a diferenciar os assuntos importantes dos urgentes.Importantes so aqueles projetos que tm inuncia direta sobre os resultados que voc quer atingir. Os urgentesse caracterizam por premncia temporal, mas no tm necessariamente importncia. As crises acontecem quandoum assunto , ao mesmo tempo, importante e urgente. No trabalho, seria o equivalente a atrasar uma entrega paraseu principal cliente. Existem, porm, situaes que exigem planejamento e controle: so importantes, mas no carregama bandeira vermelha da urgncia, caso do desenvolvimento pessoal e prossional. Outros assuntos no soimportantes, mas so urgentes. Telefonemas e e-mails so alguns. Por m, h as que desperdiam tempo e no sonem importantes nem urgentes: a mania de perfeio uma delas. Em geral, camos presos s crises, enquanto o planejamento sugado pelas trivialidades e desperdcios.Isso acaba produzindo mais crises. A soluo para quebrar esse ciclo se concentrar nos assuntos importantes, oque tender a atenuar os efeitos dos estranguladores do tempo. Primeiro, planeje o seu tempo e, depois, o trabalho. Organize seu dia em blocos e estabelea prioridades. Imagine outra forma de lidar com assuntos de menorimportncia: delegue, reorganize, elimine ou simplesmente deixe para fazer depois. Enm, no adianta tentarfazer o tempo se expandir, porque isso no vai acontecer. O melhor aprender a gerenci-lo. Entenda mais comofunciona as esferas do tempo que temos de gerenciar e em seguida faa o teste para analisar se voc est utilizando

    de forma adequada ou no o seu tempo.

  • 8/12/2019 planejando 20014

    22/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Trade do TempoAdaptado de Christian Barbosa

    A Trade do Tempo um modelo atualizado de classicao que mostra, grca e percentualmente, a forma

    como voc utiliza suas horas. O tempo no matricial e est extremamente relacionado com o nmero 3: so trs osponteiros do relgio, so trs os perodos temporais (passado, presente e futuro - manh, tarde e noite), so trs oselementos do tomo, o 3 o nmero de maior preciso de datas e horas dos bancos de dados de computadores e abase da Trindade crist. O tempo ento uma trade composta de atividades importantes, urgentes e circunstanciais.

    Esfera do Importante

    Refere-se a todas as atividades que voc faz e so relevantes em sua vida - aquelas que trazem resultadode curto, mdio ou longo prazo. a esfera da estrada certa, na qual voc conduz seu carro e sabe que na linha dechegada estar realizada.

    Repare que as coisas importantes tm prazos de execuo, nunca so urgentes. A consulta ao cardiologis-ta para um check-up , por exemplo, uma tarefa importante que deve ser feita em determinado perodo e marcadacom antecedncia. Anal de contas voc conhece algum cardiologista que marca consultas para o mesmo dia? Sevoc, porm, sofrer um infarto, a consulta ao cardiologista j no ser mais importante, pois passou a ser urgente.Nesse caso, uma tarefa importante pode tornar-se urgente se no for cumprida no tempo previsto.

    Esfera da Urgncia

    Abrange todas as atividades para as quais o tempo est curto ou se esgotou. So as exigncias que chegam emcima da hora, no podem ser previstas e geralmente causam presso e estresse (relatrios inesperados, esquecimentos,problemas de sade, reunies emergenciais ou clientes que apresentam problemas, so alguns exemplos).

    Como estamos muito acostumados com as urgncias da vida, acabamos por adiar o que importante e so realizamos quando se torna urgente e extremamente necessrio. Quando voc vai ao dentista? Quando leva ocarro para consertar? Quando faz aquele planejamento importante? Infelizmente, a negligncia diante das coisasimportantes conduz nossa rotina a um frequente regime de urgncia.

    Esfera Circunstancial

    Por sua vez, cobre as atividades desnecessrias ou excessivas. So os gastos inteis de tempo e as tarefasfeitas por comodidade ou por ser socialmente apropriadas. a esfera da estrada que no leva a lugar nenhum,que no traz nenhum resultado, mas apenas frustraes (uso exagerado da internet, certas festas, reunies sempropsito, e-mails que veiculam brincadeiras, horas incontveis perdidas diante da TV e conversas fteis, sobons exemplos). Um ponto importante e diferente da Trade do Tempo em relao a outros conceitos o fato de que as esferasno se misturam. Logo, no existe nada que seja importante e urgente ao mesmo tempo. Se for importante, temprazo, no gera estresse nem exige ateno imediata. A tarefa urgente pode ter sido importante um dia, mas apartir do momento em que foi adiada, deslocou-se automaticamente para a esfera da emergncia.

    Talvez essa armao cause espanto s pessoas habituadas a outros modelos de administrao do tempo.A maioria deles fala da existncia de atividades simultaneamente importantes e urgentes. Muitas pessoas gastamtempo demais em certas tarefas por acreditar que, por serem importantes e tambm urgentes, proporcionambons resultados.

    Na verdade, trata-se de estresse disfarado de importncia, de um engano, pois no h meios de uma ta-refa ser importante e urgente ao mesmo tempo! Alm disso, a prpria denio de urgente e importante mostra--se incompatvel, por isso algo nunca poderia ser importante e urgente ao mesmo tempo. Quando voc separa oimportante do urgente em sua vida, em seu tempo e em sua equipe, ca muito mais fcil entender (e resolver) osproblemas e a forma como voc utiliza seu tempo.

  • 8/12/2019 planejando 20014

    23/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Apresentamos, a seguir, um questionrio resumido, no qual voc poder vericar a esfera da trade quetem sido predominante em sua vida. Esse questionrio est dividido em trs grupos de trs questes (A, B e C), squais devem ser atribudos certos valores conforme a seguinte escala:

    Teste - Trade do Tempo1. Nunca - 2. Raramente - 3. s vezes - 4. Quase sempre - 5. Sempre

    PERGUNTACostumo ir a eventos, festas ou cursos, mesmo sem ter muita vontade, para agradar meuchefe meus amigos ou famlia.

    No consigo realizar tudo que me propus fazer no dia e preciso fazer hora extra e levartrabalho para casa

    Quando recebo um novo e-mail , costumo dar uma olhada para checar o contedo.

    Costumo visitar com regularidade pessoad relevantes em minha vida, como amigosparentes, lhos.

    comum aparecerem problemas inesperados no meu dia a dia.

    Assumo compromissos com outras pessoas ou aceito novas posies na empresa, mesmoque no goste muito da nova atividade, se for para aumentar meus rendimentos ou obteruma promoo.

    Tenho um tempo denido para dedicar a mim mesmo e nele, posso fazer o que quiser.

    Costumo deixar para fazer relatrios, imposto de renda, compras de Natal, estudar paraprovas e outras tarefas perto do prazo de entrega.

    Nos dias de descanso, costumo passar boa parte do dia assistindo televiso, jogando ouacessando a internet.

    Fao um planejamento por escrito de tudo que preciso fazer durante minha semana.

    Posso armar que estou conseguindo realizar tudo que gostaria em minha vida e que otempo esta passando na realidade correta.

    Costumo participar de reunies sem saber direito o contedo, o porqu devo participar oua que resultado aquele encontro pode levar.

    Consigo melhores resultados e me sinto mais produtivo quando estou sob presso ou como prazo curto.

    Quando quero alguma coisa, deno esse objetivo por escrito, estabeleo prazos em minhaagenda, monitoro os resultados obtidos e os comparo com os esperados.

    Leio muitos e-mails desnecessrios, com piadas, correntes propagandas, apresentaes,produtos e etc.

    Estive atrasado com minhas tarefas ou reunies nas ltimas semanas.

    Fao esporte com regularidade, me alimento da forma adequada e tenho o lazer quegostaria. comum reduzir meu horrio de almoo ou at mesmo comer enquanto trabalho paraconcluir um projeto ou tarefa.

    PONTUAO

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 51 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 51 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1 2 3 4 5

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    89

    10

    11

    12

    13

    14

    15

    16

    17

    18

  • 8/12/2019 planejando 20014

    24/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    TOTAL GERAL (soma de A, B e C): _________________________

    CONJUNTO A Pergunta Valor

    13691215

    _______

    CONJUNTO B Pergunta V

    47

    10111417

    Total B =_______

    CONJUNTO C Pergunta Valor

    258131618

    Total C =_______

    Muito bem! Para nalizar, vamos descobrir a porcentagem de seu tempo em cada tarefa da trade. Vejaas instrues a seguir, fazendo as contas com sua calculadora, e anote a porcentagem de cada esfera no campocorrespondente da trade:

    Esfera da importncia: Total B x 100 Total geral

    Esfera da urgncia: Total A x 100 Total geral

    Esfera da circunstncia: Total C x 100 Total geral

    IMPORTANTE

    CIRCUNSTANCIAL URGENTE

  • 8/12/2019 planejando 20014

    25/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    PASSO VI. Administre suas nanas

    Relacione os aspectos nanceiros de sua vida em perodos de cinco anos so as metas macro. Depois,separe tudo em oramentos detalhados anuais, as metas especcas. Esse trabalho inclui planejamento, estimativa,

    oramento e controle:

    Determine que recursos (monetrio, humano, material, intelectual) sero necessrios para cada conjunto deatividades de sua vida.

    Estime os custos de cada grupo de atividades e estabelea um plano para administrar os gastos. Faa o oramento levando em conta seu plano de vida e as eventualidades que possam aparecer. Portanto,

    aconselhvel orar para cima uma porcentagem contingencial de 10% a 20%. Controle os custos rastreando os gastos e comparando-os s previses de seu oramento. O segredo fazer

    mensalmente a previso do uxo de caixa para os prximos trs meses e segui-la risca. Se hdcit entre oque voc pretende gastar no futuro e o que ganha agora, necessrio gerar receita adicional. A, as alternativaspodem ser abrir um negcio, ter um segundo emprego ou fazer investimentos, por exemplo.

    Obs.: Vamos apresentar a seguir, mais uma nova perspectiva de Planejamento de Vida e talvez facilite para voctodas as colocaes acima. Tudo bem se voc tem expertise nessa rea e ento j pode fazer o planejamento desuas nanas neste momento ou talvez que curioso para conhecer o material que vem a seguir.

    PASSO VII. Conte com os riscos Na vida particular, assim como nos projetos corporativos, os riscos existem e precisam ser gerenciados.Para isso, adote o modelo usado nas grandes empresas e comece identicando os riscos e tentando prever deonde eles podem vir. H riscos relacionados sade, questes nanceiras, catstrofes de fora maior, entreoutros. Tenha em mente os riscos que podem afetar voc e desenvolva respostas adequadas a eles.

    Adquirir um bom plano de sade e aplices de seguro, alm de ter uma poupana um bom jeito de lidarcom essas ameaas. S no se esquea de reavaliar suas estratgias de tempos em tempos. Anal, como diz oditado: O seguro morreu de velho.

    PASSO VIII. Junte todas as peas Os fundamentos para gerenciar seu projeto de vida voc j viu. Agora, preciso fazer com que todas asreas sejam gerenciadas ao mesmo tempo. Um deslize em uma delas suciente para iniciar um efeito dominnas outras. Tanto nos projetos corporativos como na vida, existe uma conexo ntima entre todas as reas.

    Comece juntando as partes do Projeto EU SOU S/A num nico documento. Siga os planos traados, usandoferramentas de apoio como agendas, agendas eletrnicas, iPhone ou notebooks para conseguir se organizarmelhor. E, j que as mudanas so inevitveis, permita-se fazer planos que tenham exibilidade suciente paraserem alterados.

    Como todo projeto, sua vida comea, termina e nica. E, como todo projeto, tem limitaes de tempoe de recursos. A viso de mdio prazo assegura continuidade e ajuda a visualizar o caminho a ser percorrido. Noadianta tentar fazer o tempo se expandir, porque isso no vai acontecer, o melhor aprender a administr-lo. Porm, no se esquea de que nenhum projeto de vida vale a pena se no tiver qualidade. Em outras palavras: SERFELIZ ESSENCIAL. Voc tem obrigao de ser feliz mais e mais...

  • 8/12/2019 planejando 20014

    26/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Trabalho Vida PessoalO que quero:

    (Escreva aqui a sua misso no trabalho)Objetivo:

    (Escreva aqui por que voc pretende alcanar tal objetivo)

    O que quero:

    (Escreva aqui a sua misso de vida)Objetivo:

    (Escreva aqui por que voc pretende alcanar tal objetivo)

    Como conquistar: (escreva aqui de maneira geral,como atingir sua misso)

    Como conquistar: (escreva aqui de maneira geral,como atingir sua misso)

    Com meu chefe Com minhaequipe

    Com outraspessoas

    que podeminuenciar minha

    carreira

    Famlia AutoDesenvolvimento

    ProjetosPessoais

    Coloque nas clulasabaixo os projetosespeccos para

    esta coluna

    Coloque nas clulasabaixo os projetosespeccos para

    esta coluna

    Coloque nas clulasabaixo os projetosespeccos para

    esta coluna

    Coloque nas clulasabaixo os projetosespeccas para

    esta coluna

    Coloque nas clulasabaixo os projetosespeccos para

    esta coluna

    Coloque nas clulasabaixo os projetos

    especcos paraesta coluna

    OBS.:Voc pode adicionar quantas colunas achar necessrio. Basta usar a ferramenta Tabela noWord . Tambmpode usar o mesmo formato para projetos de cinco ou mais anos.

    Convidamos voc a aprender passo a passo, a fazer o projeto da sua vida. Quais so suas prioridades? Onde voc estar e como ser em cinco anos? O que voc gosta de fazer? Como seu ambiente familiar e prossional? Quais seus melhores comportamentos e pontos de melhoria? Quais suas melhores capacidades, habilidades e estratgias? O que te motiva ir alm, onde voc se pauta em suas crenas e valores? Verdadeiramente qual o MELHOR EU que existe dentro de voc? Quem mais est com voc no Universo? Tem habilidade para aglutinar e inuenciar pessoas positivamente? Como sua espiritualidade? Est construindo seu legado? Vive pautado no pensamento sistmico?

  • 8/12/2019 planejando 20014

    27/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Projeto de vida II

    Construindo o Projeto de Vida pautado em nove grandes reas e vises da vida.

    2.1. Metfora da casa Quando algum pretende construir uma casa, um prossional contratado para planejar tudo queser necessrio fazer antes de comearem as obras. Este prossional ir tambm montar um projeto baseadonos desejos de seu cliente. A partir disto, ele ter uma noo de quanto material ser necessrio e quantostrabalhadores sero contratados para construir a obra, em determinado perodo de tempo.

    Assim, quando a obra for iniciada, os trabalhadores tero um plano, um projeto para seguir. Caso nohouvesse esse planejamento prvio, provavelmente os trabalhadores no saberiam como prosseguir, pois nosaberiam o que a pessoa que encomendou a casa quer, muito menos haveriam os recursos necessrios para aconstruo da casa. Esta, provavelmente, nunca seria construda ou se fosse, com certeza no iria satisfazer osdesejos do cliente. Na vida, ocorre algo similar. Possumos muitas metas e planos que desejamos realizar. Temos a opode escolher o nosso destino e o nosso caminho. Queremos algo, entretanto, inmeras vezes escolhemos rotasque nos afastam de nosso objetivo maior ou camos confusos em relao a qual caminho tomar, justamentepor no ter planejado antes o que realmente queremos. Um Projeto de Vida um plano colocado em papel, para que possamos visualizar melhor os caminhosque devemos seguir para alcanar nossos objetivos. Para isso, necessitamos saber claramente quais so nossosobjetivos e metas e, precisamos ter em mente tambm quais so os nossos valores, pois so eles que direcionaronossas vidas.

    Se nossas metas no estiverem em congruncia com nossos valores mais profundos, dicilmente estaremossatisfeitos com nossas vidas. Mesmo alcanando as metas, se elas no estiverem em harmonia com o que realmentenosso corao pede, sentiremos um vazio interior que poder nos deixar confusos e sem direo.

    Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente signica para voc e conhecer seus valores defundamental importncia no planejamento do seu projeto de Vida. Os valores tambm esto livres para seremmodicados, pois a medida que evolumos, nossos valores tambm evoluem. Nada esttico.

    2.2. Na prtica...Um Projeto de Vida pode ser dividido em nove grandes grupos, aspectos e vises:

    Aspecto e Viso Fsica Aspecto e Viso Espiritual. Aspecto e Viso Intelectual Aspecto e Viso Familiar Aspecto e Viso Social Aspecto e Viso Financeira Aspecto e Viso Profssional Aspecto e Viso Ecolgica Aspecto, Pensamento e Viso Sistmica

    Compartilharemos mais uma maneira bsica, simples e efetiva de trabalhar nove grandes reas de nossavida, mas sinta-se vontade para seguir sua prpria intuio e fazer algo personalizado, anal de contas, oProjeto da SUA VIDA. Um Projeto de Vida pode ser feito utilizando um caderno ou um chrio, ou simplesmente os espaosabaixo desse material. Se for a outro lugar, comece colocando seu nome e divida igualmente o caderno, agendaou chrio em nove partes que sero os nove aspectos e grandes reas de sua vida. Em cada um desses aspectos voc colocar as metas correspondentes. Siga o seu corao e primeiramentecoloque em cada rea uma meta, objetivo ou sonho que voc realmente deseja alcanar. Vamos utilizar apoderosa ferramenta 5W2H .

  • 8/12/2019 planejando 20014

    28/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Medite tranquilizando-se e entre em contato com seu Ser mais profundo para descobrir o que voc re-almente quer. A partir deste ponto, utilize a razo para questionar o que ser necessrio fazer para alcanar talmeta. Cada resposta ser uma nova meta para alcanar o seu sonho. Determine uma data para que cada meta sejacumprida e escreva tudo em seu Projeto de Vida. Voc pode tanto colocar todas as metas uma embaixo da outra,

    ou colocar cada meta em uma folha de papel separada, assim poder ir destacando cada folha conforme alcanaseus objetivos. As nove vises e aspectos esto inter-relacionados, ou seja, para a conquista de uma meta em uma rea,talvez seja necessrio colocar outra meta em outra rea. Passamos agora a denir e planejar cada uma dessasreas do seu Projeto de Vida:

    Dicas Extras:- Escreva cada meta no presente, ou seja, como se j estivesse acontecendo. Ex: Tenho uma sade perfeita.- Escreva cada meta afirmativamente, ou seja, escreva aquilo que voc quer e no aquilo que voc no quer.Ex: Eu sou magra.- Comemore cada meta alcanada dando um presente a si mesmo.- Trate com muito carinho seu Projeto de Vida e leia-o, sempre que possvel, em voz alta e mentalmente,visualizando cada meta, como se ela j tivesse acontecido.

    Aspecto e Viso Fsica: est relacionado com o seu corpo fsico. O nosso corpo o meio pelo qual pode-mos manifestar toda a nossa essncia. O que voc anda fazendo para manter seu corpo saudvel? Qualseu objetivo principal neste quadrante?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Bons exemplos talvez sejam: Eu vou alcanar saudavelmente o peso de 70 kg at o dia ___/___/___. Eutenho uma alimentao balanceada e saudvel todos os dias, a partir de hoje. Eu pratico caminhada pelo menos30 minutos por dia, a partir de hoje. Eu fao um check-up mdico uma vez por ano. Vamos ento nos concentrarem at 7 metas principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um responsvel(voc mesmo ou outra

    pessoa que possate ajudar)QUANDO

    Estabelea uma datalimite para cada

    ao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cadaao te trar

  • 8/12/2019 planejando 20014

    29/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTARDena os custosde cada ao para

    vericar a viabilidade

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo o quepode dicultar o

    cumprimento da tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para cada

    ao

    Aspecto e Viso Espiritual: est relacionado com o seu autodesenvolvimento como Ser. O que voc andafazendo para manter sua paz de esprito, seu amor por voc e pela vida? O que est fazendo para entrar cadavez mais em contato com o seu corao? Qual seu objetivo principal neste quadrante?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

  • 8/12/2019 planejando 20014

    30/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    Aspecto e Viso Intelectual: est relacionado ao seu aprendizado. Quantos livros voc tem lido? Tem feito algumcurso ultimamente relacionado a qualquer rea de sua vida? Tem ido ao teatro, concertos, cinema? O quanto temestudado ultimamente? Qual seu objetivo principal neste quadrante?

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...O QUE

    Descreva todas asaes para alcanar o

    objetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTARDena os custosde cada ao para

    vericar a viabilidade

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais os

    recursos (materiaisou emocionais)necessrios para

    cada ao

  • 8/12/2019 planejando 20014

    31/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    QUANTO CUSTARDena os custos

    de cada ao paravericar a viabilidade

    ELEMENTOSLIMITANTESDescreva tudo o

    que pode dicultaro cumprimento da

    tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

    Aspecto e Viso Familiar:est relacionado aos relacionamentos familiares. Como voc tem tratado os familiaresprximos a voc? O que o est impedindo de ter um relacionamento mais amoroso e harmonioso com todos osseus familiares? Qual seu objetivo principal neste quadrante?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cada

    ao estabelecidaONDE

    Dena onde as aessero/devero ser

    realizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deve

    ser executadaQUANTO CUSTAR

    Dena os custosde cada ao para

    vericar a viabilidade

  • 8/12/2019 planejando 20014

    32/44

  • 8/12/2019 planejando 20014

    33/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

    Aspecto e Viso Financeira: est relacionado com suas nanas. Voc tem planejado como vai poupar dinheiropara o futuro? Onde tem investido o seu dinheiro? Tem uma planilha de gastos e lucros? Qual seu objetivo principalneste quadrante?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTARDena os custos

    de cada ao paravericar a viabilidade

  • 8/12/2019 planejando 20014

    34/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefaRECURSOS

    NECESSRIOSDescreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

    Aspecto e Viso Prossional: est relacionado sua carreira. Voc est na prosso que deseja? Voc sabe qualo seu objetivo e o que voc realmente quer? Pretende mudar de prosso? Pretende crescer na prosso queest/ Qual a motivao (motivo para ao) que o faz estar nesta prosso? Qual seu objetivo principal neste

    quadrante?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aessero/devero ser

    realizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTARDena os custos

    de cada ao paravericar a viabilidade

  • 8/12/2019 planejando 20014

    35/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

    Aspecto e Viso Ecolgica: est relacionado com a natureza e o planeta Terra. O que voc tem feito para viver emharmonia com a natureza e com o Universo? Tem algum programa de coleta seletiva de lixo? Como est o consumode gua em sua residncia? Tem desperdiado gua? O que voc tem feito para cuidar do meio ambiente? Qual seu

    objetivo principal neste quadrante?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTAR

    Dena os custosde cada ao paravericar a viabilidade

  • 8/12/2019 planejando 20014

    36/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefa

    RECURSOSNECESSRIOS

    Descreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

    Aspecto e Viso Sistmica: tem relao com os movimentos universais e a congruncia de aes. Quem vive opensamento sistmico tem conscincia que o todo e parte do todo ao mesmo tempo. Tem clareza de que suasaes tm efeito direto com o ambiente e com o Universo. Qual seu objetivo principal neste quadrante?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vamos ento nos concentrar em at 7 passos principais nesta rea ou o nmero que for suciente para voc...

    O QUEDescreva todas as

    aes para alcanar oobjetivo principal

    QUEMDena um

    responsvel (vocmesmo ou outrapessoa que possa

    te ajudar)

    QUANDOEstabelea uma data

    limite para cadaao estabelecida

    ONDEDena onde as aes

    sero/devero serrealizadasPOR QUE

    Descreva quais osbenefcios que cada

    ao te trar

    COMODetalhe a maneira

    como cada ao deveser executada

    QUANTO CUSTARDena os custos

    de cada ao paravericar a viabilidade

  • 8/12/2019 planejando 20014

    37/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    ELEMENTOSLIMITANTES

    Descreva tudo oque pode dicultaro cumprimento da

    tarefaRECURSOS

    NECESSRIOSDescreva quais osrecursos (materiais

    ou emocionais)necessrios para

    cada ao

  • 8/12/2019 planejando 20014

    38/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    FEEDBACK 360 PROJETIVO RPP1. Como voc acredita que as pessoas que tm o mesmo poder aquisitivo que o seu, aproximadamentea mesma formao cultural e prossional, e ainda classe social similar, alm de se assemelhar comoutros padres pessoais, ou seja, as pessoasbem parecidas com seu estilo de vida pensam sobre voc?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    2. Qual o impacto que voc tem sobre essas pessoas parecidas com voc?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ____________________ ________________________________________________________________3. Como voc acredita que seus colegas de trabalho/pares do mesmo nvel hierrquico o veem?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    4. Como voc acredita que as pessoas que tm menor poder aquisitivo que o seu, uma formaocultural e prossional inferior, e ainda classe social abaixo da sua, veem voc?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    5. Como voc acredita que seus subordinados ou colaboradores o veem?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    6. Como voc acredita que as pessoas que tm um poder aquisitivo maior que o seu, maior formaocultural/acadmica ou prossional, e ainda classe social superior, veem voc? Qual o impacto que voctem sobre essas pessoas que metaforicamente esto num nvel superior ao seu por algum motivo?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    7. Como voc acredita que seu superior (colaborador imediato), diretor, scio, grande cliente te v?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    8. Como voc acredita que as pessoas muito prximas de voc, do seu convvio ou de seu relacionamento

    te veem? Como seu marido, esposa, noivo(a), namorado(a), amante, melhor amigo(a) te v?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

  • 8/12/2019 planejando 20014

    39/44

    Planejando 2014, com Jos Roberto Marques

    Copyright IBC - Todos os direitos reservados - www.ibccoaching.com.br

    9. Como voc acredita que seus lhos te veem? Ou alguma pessoa no lugar de seu lho(s) Filhos poranidade? Caso voc no tenha lhos, como voc acredita que seus sobrinhos te veem? Ou, se notem sobrinhos, como voc acredita que as crianas do seu prdio, ou do seu quarteiro, ou que vocencontra eventualmente te veem?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    10. O que famlia para voc? Quando voc fala em famlia de quais pessoas voc se lembra? Voc podecompartilhar trs pessoas (nomes especcos) da sua famlia? Como voc acredita que essas pessoas teveem? Obs. Pode perguntar a percepo de cada uma das trs pessoas.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

    11. Como voc acredita que seus amigos te veem?__________________________________________________________________________________