Planificação mês março 2013

2
Creche Sala PLANIFICAÇÃO DO MÊS DE MARÇO A. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PLANIFICAÇÃO B. CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS A QUE SE DESTINA A PLANIFICAÇÃO N.º DE CRIANÇAS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS (INDIVIDUAIS E DE GRUPO) RESULTADOS DESEJÁVEIS (INDIVIDUAIS E DE GRUPO) OBSERVAÇÕES 18 crianças Comportamentos sociáveis entre si Maior autonomia São competências que a maioria do grupo já adquiriu. Compreensão de ordens simples Socialização com outros adultos Linguagem simples e intelegível Aquisição de vocabulário C. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA N.º DE ELEMENTOS IDENTIFICAÇÃO FUNÇÃO OBSERVAÇÕES 2 Educadora de Infância Ajudante de apoio Ajudante de Acão Educativa D. DEFINIÇÃO DA PLANIFICAÇÃO 1. DEFINIÇÃO DOS OBJECTIVOS OPERACIONAIS OBJECTIVOS OPERACIONAIS INDICADORES DE AVALIAÇÃO Desenvolver hábitos de higiene Pedir para ir à casa-de-banho, ajudar a lavar as mãos e a cara Aquisição de regras Participar na arrumação e limpeza da sala, obedecer a ordens simples Adquirir vocabulário adequado à idade Participar nos momentos de roda e grupo, estabelecer diálogo com os pares e adultos Estabelecer entre os pares comunicação, cooperação e respeito Saber partilhar com os outros, expressar-se em momentos de conflito e respeitar o próximo Identificar a estação do ano Reconhecer algumas características da estação Iniciar a exploração das cores Reconhecer e identificar as principais partes do corpo Vivenciar tradições alusivas às épocas festivas Participar nas preparações para o Dia do Pai, para a Páscoa. 2. CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS E MÉTODOS 1 Ainda pensamos ser necessário manter alguns dos objectivos do período anterior, uma vez que ainda não estão totalmente desenvolvidos em todo o grupo. Pretendemos, então, que as crianças continuem a reconhecer as alterações da estação do ano e as consigam identificar. Iniciamos também a abordagem ao Dia do Pai, à Páscoa, ensinando canções e contextualizando as mesmas. Este mês será dedicado às cores. Manter a rotina diária; Usar os momentos de higiene para desenvolver a autonomia da criança e os seus hábitos; Usar os momentos de grupo para estimular o diálogo das crianças; Incentivar o grupo a ser organizado; Intervir em momentos de conflito, fomentando o respeito e a cooperação; Identificar as características da estação do ano: A Primavera, bem como da festividade da Páscoa, do Dia do Pai; Brincar com as cores.

Transcript of Planificação mês março 2013

Page 1: Planificação mês março 2013

Creche Sala

PLANIFICAÇÃO DO MÊS DE MARÇO

A. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PLANIFICAÇÃO

B. CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS A QUE SE DESTINA A PLANIFICAÇÃON.º DE

CRIANÇASPRINCIPAIS COMPETÊNCIAS (INDIVIDUAIS E DE GRUPO)

RESULTADOS DESEJÁVEIS (INDIVIDUAIS E DE GRUPO)

OBSERVAÇÕES

18 criançasComportamentos sociáveis entre si Maior autonomia São competências que a maioria do

grupo já adquiriu.Compreensão de ordens simples Socialização com outros adultosLinguagem simples e intelegível Aquisição de vocabulário

C. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPAN.º DE

ELEMENTOSIDENTIFICAÇÃO FUNÇÃO OBSERVAÇÕES

2

Educadora de Infância Ajudante de apoio

Ajudante de Acão Educativa

D. DEFINIÇÃO DA PLANIFICAÇÃO1. DEFINIÇÃO DOS OBJECTIVOS OPERACIONAIS

OBJECTIVOS OPERACIONAIS INDICADORES DE AVALIAÇÃODesenvolver hábitos de higiene Pedir para ir à casa-de-banho, ajudar a lavar as mãos e a caraAquisição de regras Participar na arrumação e limpeza da sala, obedecer a ordens simplesAdquirir vocabulário adequado à idade Participar nos momentos de roda e grupo, estabelecer diálogo com os pares e adultosEstabelecer entre os pares comunicação, cooperação e respeito Saber partilhar com os outros, expressar-se em momentos de conflito e respeitar o próximoIdentificar a estação do ano Reconhecer algumas características da estaçãoIniciar a exploração das cores Reconhecer e identificar as principais partes do corpoVivenciar tradições alusivas às épocas festivas Participar nas preparações para o Dia do Pai, para a Páscoa.

2. CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS E MÉTODOS

1

Ainda pensamos ser necessário manter alguns dos objectivos do período anterior, uma vez que ainda não estão totalmente desenvolvidos em todo o grupo.

Pretendemos, então, que as crianças continuem a reconhecer as alterações da estação do ano e as consigam identificar. Iniciamos também a abordagem ao Dia do Pai, à Páscoa, ensinando canções e contextualizando as mesmas. Este mês será dedicado às cores.

Manter a rotina diária; Usar os momentos de higiene para desenvolver a autonomia da criança e os seus hábitos; Usar os momentos de grupo para estimular o diálogo das crianças; Incentivar o grupo a ser organizado; Intervir em momentos de conflito, fomentando o respeito e a cooperação; Identificar as características da estação do ano: A Primavera, bem como da festividade da Páscoa, do Dia do Pai; Brincar com as cores.

Page 2: Planificação mês março 2013

Creche Sala

3. PLANO DE ACTIVIDADES SÓCIO-PEDAGÓGICASÁREAS A

TRABALHARACTIVIDADES A

REALIZARRECURSOS NECESSÁRIOS ENVOLVIMENTO

METAS A ALCANÇAR ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃOHUMANOS MATERIAIS LOGISTICOS FAMÍLIAS PARCEIROS

Conhecimento do Mundo

- Visualização de imagens alusivas à primavera; X X X - -

Aquisição de noções sobre a estação em si, como elementos característicos

Observação directaRegisto fotográfico

Registo de ocorrências significativas

- As cores no dia a dia X X - X - Aprendizagem da noção de cor

Formação Pessoal e Social

- Lavar as mãos e a cara e pe-dir para ir à casa-de-banho; X - - - - Maior autonomia nos momentos de higiene

- Manter a rotina diária; X - - - -Identificar o “passo” seguinte da rotina,

sentindo-se mais autónomo e seguro- Adquirir regras através dos momentos de diálogo e brincadeira;

X - - - - Saber partilhar, solucionar pequenos conflitos através do diálogo e respeitar o outro- Brincadeiras de roda, em

pequeno e grande grupo; X X - - -

Expressão e Comunicação da Linguagem

- Conversas de roda e/ou manta; X - - - -

Aumento do vocabulário Referir características da estação

Saber ouvir e respeitar o outro, bem como dialogar entre si

Musical - Canções de Primavera;- Canções da Páscoa; X X - - - Interpretar canções com sons e mimica

Dramática- Mimar canções;- Representação e animação de histórias

X X - - -Interpretar com mímica, adquirindo um maior

conhecimento do seu corpoRelembrar factos importantes das histórias

através da animação das históriasMotora - Dançar; X X - - -

Plástica

- Pintura- experiências com as cores- Desenho livre- Recorte e colagens

X X - - - Desenvolvimento da motricidade fina.

Data: 04 de Março 2013 Responsáveis pelos grupos de crianças:

2