Plano anual de atividades 2013/2014

21
1 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014 ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PATRIMÔNIO E ARQUIVO HISTÓRICO

description

Atualmente, dois projetos aprovados pelo Funcultura estão em fase de elaboração, o "Guia Histórico e Cultural de Logradouros de Guarulhos" e "Guarulhos 1880 – 2012: Os Significados da Emancipação".

Transcript of Plano anual de atividades 2013/2014

Page 1: Plano anual de atividades 2013/2014

1

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PATRIMÔNIO E ARQUIVO HISTÓRICO

Page 2: Plano anual de atividades 2013/2014

2

APRESENTAÇÃO

A AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e do Arquivo Histórico surgiu em 2009. Inicialmente seria uma ONG para proteger e trabalhar em prol do Arquivo Histórico de Guarulhos, mas já nas primeiras discussões organizacionais, foi verificado que a área de atuação deveria ser maior, pois muitos patrimônios municipais estavam esquecidos.

Nesse sentido, direcionamos atualmente nossa ação para a chamada região do Alto Tietê que envolve 11 municípios. A AAPAH tem como missão realizar ações de preservação do Patrimônio Cultural, através de projetos de turismo cultural; de conservação e restauro; de pesquisas e divulgação; e de educação patrimonial. Da fundação à legalização se passaram dois anos, atualmente a AAPAH está inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e também no cadastro municipal de ONGs ativas. Assim, estamos prontos para receber parcerias de empresários que desejam contribuir com o desenvolvimento educacional, literário, artístico e turístico do Município de Guarulhos.

Os membros da Associação Amigos do Patrimônio e do Arquivo Histórico estão ligados diretamente a projetos como o Lê Guarulhos (movimento de escritores independentes), aos livros: “Guarulhos Espaço de Muitos Povos”, “Guarulhos Tem História – Questões sobre História Natural, Social e Cultural”, “Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – De Casa Grande a Centro de História das Culturas Negras” “CECAP Guarulhos – Histórias, Identidades e Memórias”, “Destino... Guarulhos – A História Completa do Trem da Cantareira”; documentário “Memorial Guarulhos” entre outros.

OBJETIVO GERAL

A Associação Amigos do Patrimônio e do Arquivo Histórico tem como objetivo

geral realizar ações de preservação do Patrimônio Cultural, através de projetos de turismo cultural; de conservação e restauro; de pesquisas e divulgação; e de educação patrimonial.

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES

Neste momento, estamos executando os seguintes projetos, nos respectivos

núcleos técnicos:

� Núcleo de Patrimônio Histórico e Arquivo:

Page 3: Plano anual de atividades 2013/2014

3

“Guarulhos 1880 – 2012: Os significados da emancipação” Publicação de um livro organizado em artigos que tratará do processo de

emancipação e o seu significado na especificidade histórica de Guarulhos, bem como suas contradições. Dessa forma, será abordado como a cidade foi gradativamente se estruturando no campo social, político e econômico nos anos que se seguiram após sua autonomia administrativa até os dias de hoje. Os artigos discutirão temas como: a emancipação política da cidade, o IV centenário; A imprensa na cidade; o processo de industrialização, a construção do Aeroporto, a história dos sindicatos e o papel da educação.

“Guia Histórico Cultural de Logradouros de Guarulhos” O Guia histórico cultural de logradouros de Guarulhos consiste na criação de

um site aberto e dinâmico para armazenar informações históricas sobre os logradouros públicos da cidade (nomes de ruas, praças, avenidas) com o objetivo de preservar e divulgar esse aspecto importante da história do município e disponibilizar esse instrumento, de forma aberta, à comunidade. O site será administrado pela entidade com o objetivo de manter, gerenciar e compilar novas informações, além de contar com ações individuais para a sua permanente alimentação. O dispositivo virtual poderá ser fonte para pesquisas históricas com enfoque na cidade e também base para organização e nomeação de novos logradouros. O site constituiria em um importante objeto pedagógico em escolas, oficinas, faculdades e cursinhos populares.

� Núcleo de Turismo Cultural

“Redescobrindo minha cidade” Proporcionar passeios histórico-culturais gratuitos à comunidade e aos demais

interessados pelos bens patrimoniais materiais e imateriais de Guarulhos, desenvolvendo em grupo uma experiência qualitativa e educativa de “redescoberta” para com a cidade e os seus múltiplos espaços. Para isso, não queremos apenas viabilizar um único roteiro, mas sim promover rotas diversificadas, regionalizadas e dinâmicas, elucidando o território espacial da cidade por diferentes perspectivas.

PROJETOS PROAC

Optamos em apresentar os projetos por meio de um Plano Anual de Atividades da entidade. Nesse sentido, desenvolvemos três propostas a serem utilizadas com o recurso ProAC:

1. Observatório do Patrimônio Material e Imaterial do Alto Tietê em São Paulo; 2. Redescobrindo minha cidade;

Page 4: Plano anual de atividades 2013/2014

4

3. Feira Cultural AAPAH/Praça IV Centenário. A seguir, detalharemos as propostas de trabalho que serão desenvolvidas

durante o ano (2013/2014) a partir do apoio do ProAC-ICMS. Orçamento total dos projetos: R$ 194.736,57

SUB-PROJETO "Observatório de Patrimônio Cultural do Alto Tietê" 61.466,59

SUB-PROJETO "Redescobrindo minha cidade" 55.438,20

SUB-PROJETO "Feira Cultural do IV Centenário" 77.831,78

Total Geral PROAC 194.736,57

I - SUBPROJETO:

“OBSERVATÓRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ALTO TIETÊ - SÃO PAULO” Segmento Cultural: Patrimônio Cultural

RESUMO

Criação de um inédito Observatório de estudo, análise e pesquisa na área de preservação e promoção do Patrimônio Histórico na região que compreende as Nascentes do Tietê (Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano). Funcionando na internet e sendo administrada por uma equipe técnica da associação, pretende-se o fortalecimento do Observatório vinculando-a grupos de pesquisas em universidades da região, tais como Unifesp, UnG e Universidade Mogi das Cruzes e a redes da sociedade civil que atuam na área ambiental e cultural.

JUSTIFICATIVA

A região do Alto Tietê em São Paulo é a área que compreende a bacia do Rio

Tietê, incluindo afluentes e as nascentes desse importante rio. Nessa bacia, encontram-se dez cidades com influência direta do rio: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa

Page 5: Plano anual de atividades 2013/2014

5

Isabel e Suzano, totalizando 1.511.078 habitantes. Soma-se a essa região a cidade de Guarulhos, maior do que as demais cidades e que possui o importante rio Baquirivu como afluente do rio Tietê, que nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar a Capital. A população somada nas onze cidades é de três milhões de pessoas.

Historicamente, algumas dessas cidades surgiram de processos muitos específicos, que não cabe detalhar aqui, mas, genericamente: o crescimento da malha ferroviária de São Paulo, ocupação de imigrantes, chegada de migrantes, etc. Cidades com histórias centenárias. Outras, surgidas de processos mais recentes.

No geral, essa região sofreu (e sofre) uma importante transformação. Com a ocupação urbana, houve maior pressão sobre o rio e suas margens, decorrendo diversos impactos sociais como enchentes, ocupação de várzeas e poluição do rio. Nos últimos dois anos, as chuvas na região de São Paulo causaram uma série de consequências para população local.

Decorrendo dessas causas, a região passou a receber uma série de investimentos públicos e privados, valendo citar: o pólo petroquímico de Suzano, o Parque Linear do Tietê e o Rodoanel, projetos que prometem uma série de impactos na região. Ao mesmo tempo em que tais projetos balizam para transformações importantes nessa região, percebe-se um intenso desequilíbrio financeiro e econômico entre as cidades do Alto Tietê.

Para superar essa dificuldade, foi criado em 29 de abril de 2010 um convênio assinado pelas 11 cidades do Alto Tietê, com o objetivo de desenvolver projetos de cooperação com a ajuda de recursos do governo estadual e federal, além de estimular a integração entre esses municípios.

Na chegada de tais investimentos, no arco de mudanças tão profundas, como essas cidades se organizam para preservar o seu patrimônio cultural? Ou como elas estão preparadas para proteger e valorizar sua história local? Compreendendo que além da importância da história local (oralidade, registros,...), o conjunto de políticas responsáveis pela preservação desses bens é também muito importante, pois garante para as gerações vindouras o acesso e o conhecimento da memória de sua cidade, bairro, etc. E, patrimônio entendido aqui, no seu sentido mais amplo, que é o conjunto de registros, reminiscências, edifícios, costumes, enfim bens materiais e imateriais que pela sua importância histórica, necessitam de um conjunto de políticas para a sua preservação.

O Patrimônio cultural é uma fonte finita de aproximação com o passado, pois está exposto a destruição, aos desgastes. Bens materiais que foram reconhecidos pelo poder público como representativos de valores culturais, se compõem em um dos vetores constituintes da memória social, cuja importância, entre outras, é fazer crescer nossa consciência de passado como parte integrante do presente.

Page 6: Plano anual de atividades 2013/2014

6

O Observatório pretende destacar aspectos de relevância para a continuidade das redes de sociabilidades locais, de grande potencial para o exercício das atuais atribuições do poder municipal relativa à proteção de bens culturais.

DESCRIÇÃO

Projeto será realizado da seguinte forma:

� 1ª ETAPA (Execução em quatro meses): Realização de um diagnóstico da situação de bens tombados pelo poder

público na região do Alto Tietê, a partir do levantamento de legislações de preservação, a identificação de bens tombados e em quais níveis;

Encontro com pesquisadores de Patrimônio Histórico da Região Alto Tietê com o objetivo de identificar outras entidades ou grupos que atuam na região;

Construção de um Banco de Dados com as informações.

� 2º ETAPA (Execução em quatro meses): Construção de um site na internet, denominado de Observatório do Patrimônio

Cultural – Alto Tietê; Alimentação do Banco de Dados e sua sistematização no site; Pesquisa de campo a partir do diagnóstico, identificando in loco a situação dos

bens tombados (estado da arte), as atividades de preservação ou de educação patrimonial executada nos município e a identificação de potenciais bens que ainda não foram tombados;

Criação de verbetes para constar no site.

� 3ª ETAPA (Execução em quatro meses): Lançamento do site e a sua divulgação nos 11 municípios da região; Produção de uma Revista Eletrônica Anual para divulgação dos trabalhos.

OBJETIVO

O Observatório tem como objetivo produzir e disseminar informação e conhecimento, a partir da análise das experiências na área de preservação e promoção do patrimônio histórico da região, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico, através da produção, estudo e difusão dessa informação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Page 7: Plano anual de atividades 2013/2014

7

� Desenvolvimento de Redes Regionais de Proteção ao Patrimônio Histórico; � Mapear situações dos bens materiais e imateriais tombados na região; � Compilar as políticas de preservação do patrimônio material e imaterial e

proteção adotadas nas diferentes cidades da região do alto Tietê, analisando os principais traços da política que contribuem para a preservação da memória social dessa região;

� Documentar e relacionar no arco espacial dessa região, as principais experiências de educação patrimonial, possibilitando uma interface entre elas e motivando outras.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Público-alvo: Professores, pesquisadores, estudantes, sociedade civil organizada, comunidade em geral. Produtos: Elaboração de mapas culturais.

FORMAS DE DIVULGAÇÃO � Portal; � Revista Eletrônica; � Seminários gerais; � Convênio com universidades locais.

EQUIPE

Inicialmente a equipe será formada por um coordenador técnico, dois

pesquisadores e dois estagiários de forma permanente. Pretendemos vincular a equipe a grupos de pesquisa ou pesquisadores associados ao objeto de trabalho do Observatório conforma demanda.

LOCAL DE REALIZAÇÂO

Cidades do Alto Tietê.

RESPONSÁVEL TÉCNICO: Tiago Cavalcante Guerra

Page 8: Plano anual de atividades 2013/2014

8

II - SUBPROJETO:

“REDESCOBRINDO MINHA CIDADE” Segmento Cultural: Patrimônio Cultural DATA INÍCIO E DATA FIM: Agosto/2013 à Julho/2014

RESUMO

O Projeto “Redescobrindo minha cidade“ é uma iniciativa da proponente Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico – AAPAH que pretende se responsabilizar por planejar, executar e viabilizar passeios culturais para grupos em que o principal requisito seja o interesse em “redescobrir“ o Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural e Paisagístico do município de Guarulhos de um novo ponto de vista. Os passeios serão oferecidos gratuitamente para grupos fechados (máximo 20 pessoas) e ocorrerá bimestralmente nas manhãs de sábado. Nossa proposta é oferecer uma estrutura que possibilite o máximo de conforto e o bom aproveitamento desses partícipes durante todo o trajeto percorrido, para isso, serão disponibilizados guias, monitores, transporte, alimentação e disponibilizaremos um kit para cada integrante, contendo uma camiseta de divulgação do projeto, bloco de anotação, caneta e folheto informativo sobre o circuito a ser realizado. A proponente firma o compromisso de estruturar trajetos que primem pela qualidade turística, educativa e cultural dos passeios, a ideia não será fazer roteiros repetitivos, mas dar dinâmica às atividades com a promoção de circuitos regionalizados, mostrando distintas perspectivas.

A AAPAH possui um corpo de associados com um histórico de longa militância e capacitação nas áreas de Turismo, História, Arquitetura e Jornalismo, de modo a garantir um adequado planejamento que propicie sempre uma instigante experiência “de contato“ com os variados elementos materiais e imateriais de uma cidade que exala diversidades, múltiplas identidades, culturas, histórias e curiosidades.

DESCRIÇÃO

O Projeto será realizado da seguinte forma:

Page 9: Plano anual de atividades 2013/2014

9

� Os passeios serão bimestrais, sendo um mês destinado apenas ao planejamento, ou seja, realização de pesquisas, visitas prévias para levantamentos, coletas de dados e possíveis agendamentos (dependendo do circuito) com movimentos artísticos, folclóricos, gastronômicos, sociais e ambientais da cidade. Delimitar os pontos de paradas, selecionando os locais de pausa para alimentação, utilização de sanitários e outras necessidades.

� Será formada uma equipe gestora permanente com pelo menos um profissional

da área de Turismo, História, Arquitetura e Jornalismo, a eles serão incumbida à responsabilidade de pesquisar, planejar, divulgar e promover os passeios culturais. Pretende-se estabelecer parcerias com alunos dos cursos superiores de Guarulhos (de áreas correlatas) em regime voluntário para auxiliarem como monitores, ajudando a coordenar, dar suporte e orientação aos grupos. Nota: A parceria não pode reduzir o trabalho da equipe gestora durante o circuito, o aprimoramento do nosso trabalho será mediante a análise das boas e más experiências e da critica dos que participaram. Estimular o engajamento dos estudantes universitários seria mais uma tentativa de ação comunitária, de estabelecer um intercâmbio prático entre aluno, cidade e o grupo (que tende a ser heterogêneo).

� A divulgação dos passeios será coordenada pela equipe gestora permanente

que deve conduzir e articular os trabalhos que exigem auxílios de empresas do ramo gráfico, por exemplo, confecção de banners e material dos kits (folhetos, impressões em materiais como camisetas, caneta e bloco de notas – criar um logo do Projeto), elaborar textos e chamadas que constarão nos folhetos, site, banners, jornais e redes sociais.

� Guarulhos é considerada uma cidade de grande dimensão, possui uma área de

319,19 km², faz fronteira com os municípios de São Paulo, Mairiporã, Nazaré Paulista, Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, portanto, os passeios tende a seguir circuitos regionalizados (Centro Histórico, Centro Expandido, Norte, Sul, Leste e Oeste). Consideramos essa uma boa maneira de visualizar o processo plural das transformações espaciais, bem como estimular o sentimento de empatia no contato com as múltiplas identidades que configuram a cidade.

� A cidade possui áreas ambientais que representam 30% do seu território,

remanescentes da Mata Atlântica, rica em biodiversidade e sob a tutela das Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais que visam à proteção e conservação da fauna, da flora, dos solos da região, contribuindo para a qualidade climática e promovendo belas paisagens e lazer. O Projeto

Page 10: Plano anual de atividades 2013/2014

10

“Redescobrindo minha cidade” deve explorar esse circuito, respeitando as políticas de segurança, conservação e proteção implementada para essas áreas.1

� O tempo de percurso será de três horas em média, previsto o início às 9 horas

(haverá tolerância máxima de 10 minutos), pausa de 30 minutos para alimentação e término às 12 horas. A proponente disponibilizará transporte, exceto para o circuito Centro Histórico, o ponto de partida e chegada será na Praça Teresa Cristina – Centro de Guarulhos, em frente à Igreja Matriz.

� É indispensável que o interessado em participar tenha mais de 12 anos de

idade e recomenda-se que no dia do passeio os inscritos venham calçando tênis e roupa confortável. Na chegada, o participante será recebido pelo guia, membros da equipe técnica e monitores no local de encontro (Praça Teresa Cristina – Centro, em frente à Igreja Matriz), antes do embarque receberão individualmente um kit, conforme supracitado.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar passeios histórico-culturais gratuitos à comunidade e aos demais

interessados pelos bens patrimoniais materiais e imateriais de Guarulhos, desenvolvendo em grupo uma experiência qualitativa e educativa de “redescoberta” para com a cidade e os seus múltiplos espaços. Para isso, não queremos apenas viabilizar um único roteiro, mas sim promover rotas diversificadas, regionalizadas e dinâmicas, elucidando o território espacial da cidade por diferentes perspectivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

� Oferecer passeios com infraestrutura que possibilite a despreocupação, o conforto e o bom aproveitamento turístico para os grupos;

� Promover circuitos e roteiros diversificados que permitam captar a cidade em seu caráter totalitário, sendo percebida por diferentes ângulos;

� Efetivar uma equipe gestora de profissionais técnicos para desenvolver pesquisas aprofundadas com base nos princípios da legislação e educação patrimonial, aprimorando a prática da cidadania em comunidade;

� Buscar uma política de aperfeiçoamento contínuo do trabalho realizado, analisando o perfil dos participantes, suas críticas, sugestões, seus comentários em meios virtuais e toda fonte que possa ser informativa;

1 Unidades de Conservação em Guarulhos, vide mapa da Prefeitura Municipal. Disponível em URL:

http://ucguarulhos.wordpress.com/about/.

Page 11: Plano anual de atividades 2013/2014

11

� Buscar parcerias voluntárias com alunos das instituições de ensino superior de Guarulhos com o objetivo de enriquecer a atividade, estimulando ações comunitárias e estabelecendo relações de cognição e sensibilidade para com a cidade;

� Enriquecer a experiência educacional cidadã e de pertencimento de todos os envolvidos: os grupos inscritos, os associados da proponente e os estudantes parceiros com Guarulhos, fazendo-os contemplar a riqueza histórica, cultural, social e ambiental dos espaços plurais da cidade.

JUSTIFICATIVA

Guarulhos é considerada uma das cidades mais antigas e importantes do país, estando oficialmente hoje com 452 anos de história. O seu passado riquíssimo se entrelaça em vários pontos com o histórico do Brasil colonial (aldeamentos jesuíticos, exploração aurífera e do trabalho escravo, espaço de rotas tropeiras que ligava São Paulo aos pontos mais importantes daquele momento), imperial (imigrações, produção de hortaliças e tijolos para abastecer São Paulo) e republicano (produção industrial, urbanização, migrações e crescimento demográfico). Do breve resgate é importante destacar que esse processo histórico transformou tanto a cidade como o Brasil em espaços plurais e de grande contraste social, econômico e cultural, nesse sentido, é contemporânea a concepção de referenciar a sociedade pelos seus aspectos identitários, ou seja, a valorização da cultura popular, o reconhecimento da importância histórica dos lugares mais oprimidos e afastados do eixo central, bem como de sua população, geralmente densa, que merece sentir-se sujeito ativo de todo esse processo. Ideários cada vez mais considerados pelas políticas públicas e interesses privados.

Incentivar a efetiva cidadania em um âmbito social multifacetado e capacitar o sujeito para valorizar, preservar e apropriar-se sua cultura, deve ser tarefa da educação patrimonial, que conforme definem os pesquisadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN “É um instrumento de ‘alfabetização cultural’ que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Esse processo leva o reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e cultural”.

Guarulhos seria uma ótima cidade laboratório para começar esse exercício contínuo de “redescoberta”, ao transformar seus patrimônios materiais e imateriais em vestígios para se entender os processos de formação a longa data, e mais, perceber as ações dos poderes públicos e suas alianças sociais, a mentalidade vigente e a força ativa da população mais exclusa da prática de cidadania. Dar início a atividades como essa numa cidade em que as identidades estão dispersas e pouco

Page 12: Plano anual de atividades 2013/2014

12

aprofundadas, significa estimular a compreensão, a crítica, a fim de contribuir na construção de um elo de sentimentos, afinal, é impossível amar sem conhecer.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Público-alvo: Professores, estudantes, sociedade civil organizada, comunidade em geral. Equipe gestora permanente:

� Turismologo: cuidar da adequação qualitativa dos passeios, estabelecer políticas de melhorias contínuas, ajudar na elaboração dos roteiros, proporcionando tanto sensibilidade aos valores culturais como atratividade turística, apoiar o contato com bens imateriais da cidade, treinar monitores.

� Historiador: guiar o grupo nos passeios, realizar pesquisa histórica e possíveis levantamentos prévios da memória oral, folclórica, cultural, gastronômica, auxiliar na criação de diretrizes para o exercício da educação patrimonial (ideais preservacionistas e identitários), treinar monitores.

� Arquiteto: guiar o grupo nos passeios, realizar pesquisa arquitetônica e possíveis levantamentos prévios dos estilos arquitetônicos, materiais utilizados, datações, características geográficas ou urbanas, auxiliar na criação de diretrizes para o exercício da educação patrimonial (ideais preservacionistas e identitários), treinar monitores.

� Jornalista: ajudar a divulgar os passeios, monitorar os cadastros, o fórum no site e nas redes sociais, repassar as informações para todos da equipe, coordenar os trabalhos a serem desenvolvidos por empresas do ramo gráfico.

� Monitores: equipe rotativa responsável pela organização e suporte aos grupos, são eles que vão receber os integrantes, entregar os kits, controlar os horários de pausa e dar todo tipo de assistência.

� Grupos de interesse: a participação tende a ser aberta para todos, porém é indispensável que o participante tenha no mínimo 12 anos e que o menor de idade esteja acompanhado dos pais ou responsáveis.

FORMAS DE DIVULGAÇÃO

� Site próprio: elaboração de um site profissional que constará informações sobre Projeto, dados e contatos da equipe técnica, dos guias e monitores, proposta educacional, roteiros e circuitos, data e horário dos passeios, normas e procedimentos das atividades. O site será um importante canal de comunicação e dados, apenas pelo site poderão ser feitas as inscrições (máximo 20 pessoas por trajeto), antes de efetivar a inscrição o interessado

Page 13: Plano anual de atividades 2013/2014

13

responderá algumas perguntas com o objetivo de traçarmos um perfil geral deles. Por fim, no site deve conter um fórum público que auxiliará na avaliação crítica do trabalho realizado.

� Banners: ajudar a divulgar o Projeto em Guarulhos, distribuir em locais que possivelmente circulem um maior número de interessados ou locais que haja grande movimentação de pessoas, por exemplo, instituições do ensino superior, shoppings, bibliotecas públicas, centros culturais e arquivo público.

� Jornais: anunciar a atividade em pelo menos um jornal local de grande circulação na cidade.

� Redes Sociais: criar perfis nos sites de relacionamento para divulgar o Projeto e os passeios, seria outro importante meio de comunicação e crítica.

LOCAL DE REALIZAÇÂO

Município de Guarulhos2 RESPONSÁVEL TÉCNICO: Ellen Santana

NOTAS

1. Unidades de Conservação em Guarulhos:

2. Cidade de Guarulhos

2 Bairros de Guarulhos. Disponível em URL http://guarulhos.org/bairros.php

Page 14: Plano anual de atividades 2013/2014

14

Dada à expansão urbana e demográfica da cidade, notadamente a partir de 1960, ao visualizarmos o “Mapa dos Bairros de Guarulhos“, percebe-se que o atual centro geográfico do município se encontra no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Mesmo assim, as referências geográficas são adotadas a partir do Marco Zero, situado na Praça Teresa Cristina, região do Centro Histórico, mas por questões de identidades locais, a divisão regional em seis (Centro Histórico, Centro Expandido, Norte, Sul, Leste e Oeste) foi elaborada a partir do centro geográfico do município (aeroporto).

III - SUB-PROJETO:

Page 15: Plano anual de atividades 2013/2014

15

“FEIRA CULTURAL: AAPAH/PRAÇA IV CENTENÁRIO“

Segmento Cultural: Patrimônio Cultural DATA DE INICIO E DATA FIM: 08/12/2013 e 08/12/2014

RESUMO

O Projeto “Feira Cultural AAPAH/Praça IV Centenário“ é uma iniciativa da proponente Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico – AAPAH que pretende se responsabilizar por planejar, executar e viabilizar uma feira cultural que destaque a cultura local através da divulgação da multiplicidade, riqueza, bem como ideais de preservação dos bens materiais e imateriais do município de Guarulhos.

A feira cultural acontecerá em dois dias (sábado e domingo), todavia, o projeto começa com a pré-produção abrangendo um período de doze meses de antecedência, assim, o evento preparará toda infraestrutura para o conforto do público que usufruirá dos pratos gastronômicos, das apresentações artísticas e das exposições sobre o patrimônio histórico.

Com viés turístico, o evento busca criar no município uma identificação com a cultura local, além de ser uma alternativa de lazer e cultura para os visitantes e para a população guarulhense. Os estandes comercializarão pratos regionais, produtos culturais e haverá apresentações artísticas.

Os lucros com os produtos comercializados beneficiarão seus produtores, e 15% do faturamento bruto será destinado a AAPAH, que utilizará esses fundos para preservação e divulgação dos projetos culturais, bem como a manutenção dos bens históricos.

A proponente se propõe a organizar esquemas de segurança, com responsabilidade ambiental e sanitária e dispõe-se a estruturar equipamentos básicos para o conforto do público e aos colaboradores do evento.

A AAPAH possui um corpo de associados com um histórico de longa militância e capacitação nas áreas de Turismo, História, Arquitetura e Jornalismo, de modo a garantir um adequado planejamento que propicie sempre uma instigante experiência “de contato“ com os variados elementos materiais e imateriais de uma cidade que exala diversidades, múltiplas identidades, culturas, histórias e curiosidades.

DESCRIÇÃO

Page 16: Plano anual de atividades 2013/2014

16

A feira cultural denominada AAPAH/Praça IV Centenário será um evento de

dois dias com atrações gastronômicas, artísticas e institucionais sobre a preservação e educação dos bens culturais do município de Guarulhos. A feira será dividida em três setores: gastronomia, cultura e patrimônio histórico. A data prevista é 06/12/2014 e 07/12/2014, na semana de aniversário de Guarulhos, com horário previsto das 10h ás 20h. Cronograma da organização do evento:

� Para o sucesso da feira é previsto uma pré-produção com doze meses de antecedência. A AAPAH participa dos conselhos municipais de Cultura, Patrimônio e Turismo de Guarulhos, o que facilita a obtenção dos alvarás necessários ao funcionamento do evento junto aos órgãos responsáveis locais.

� [Até os últimos quatro meses] começaremos as articulações e estudos sobre a área determinada para abrigar a feira cultural, além de reuniões com os fornecedores, artistas e todos envolvidos.

� [Nos últimos três meses] iniciaremos a divulgação com folders para distribuição nas agências de turismo e hotéis, divulgação por meio de assessoria imprensa.

� [Nos últimos dois meses] começaremos as reuniões com as autoridades para organização de infraestrutura de segurança, transporte, iluminação e trânsito.

� [No ultimo mês] fecharemos definitivamente a programação das apresentações e horários. Nessa etapa a divulgação deve ser reforçada em chamadas de rádio e anúncio no jornal.

� [Faltando duas semanas] os grupos de trabalho afinam a organização para a operação e recebimento do público nos dias do evento.

� [Última semana] começaremos a montagem da estrutura física da feira. Setores temáticos da feira:

O setor do festival gastronômico vai abranger cerca de oito estandes com pratos locais identificados com um período histórico de Guarulhos, etnia habitante do local ou receita tradicional de um restaurante típico ou quituteiro. Haverá uma votação do público com vistas à escolha do prato que se identifica com o povo guarulhense. Além de serem oferecidas as inúmeras cachaças produzidas tradicionalmente no município.

O setor de cultura será dividido em cerca de quatro estandes e um palco central. Os estandes serão espaços para vendas de artigos culturais dos artistas locais como livros, CDs, DVDs, artesanato e espaço para saraus. O palco centralizado terá

Page 17: Plano anual de atividades 2013/2014

17

destaque em todo território da praça para que todos os setores sejam contemplados com as atrações artísticas. Os artistas serão escolhidos pela organizadora do evento conforme identificação com a cultura local.

O setor de patrimônio histórico contemplará cerca de três estandes e serão divididos em: espaço institucional para divulgação de ações em defesa do patrimônio material e imaterial de Guarulhos e da região do Alto Tietê; estande que colherá depoimentos de moradores, denominado Espaço da Memória. O material colhido servirá para fonte de história oral, exposição de fotos, artigos e vídeos.

O evento também contará com as condições necessárias para acessibilidade de pessoas com deficiência, camarim para as atrações artísticas, banheiro químico, fraldário, segurança, bombeiros, entre outros.

OBJETIVOS

Proporcionar um encontro entre artistas, pesquisadores e público. Divulgar a questão de preservação dos patrimônios culturais de Guarulhos. Abrir espaço para a identificação, valorização das múltiplas identidades do município, bem como fazê-las sentir-se representadas em suas manifestações artísticas e culturais. Essa valorização da cultura, história, patrimônio, identidade local será apresentada aos turistas dessa cidade que é a porta de entrada do Estado de São Paulo e do Brasil, pois como é de conhecimento de todos, está instalado em seu território o maior Aeroporto Internacional da América Latina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

� O evento pretende identificar as diferentes representações étnicas, sociais e

culturais contidas em município com um território de 319,19 km2 e uma população de 1.221.979 habitantes, que está localizado ao lado da capital, mas com especificidades características da formação urbana, habitacional e imigratória provindas em 452 anos da história do município de Guarulhos.

� A marca da Feira Cultural AAPAH/Praça IV Centenário é fortalecer a identidade local com a preservação e divulgação da cultura popular, escritores, artesãos, gastronomia local e valorização do patrimônio material e imaterial.

JUSTIFICATIVA

O projeto AAPAH/Praça IV Centenário se faz importante em prol da divulgação da cultura local que por muitas vezes não tem espaço nos grandes eventos públicos.

Page 18: Plano anual de atividades 2013/2014

18

O evento busca a aproximação do público com as atrações locais, visto que nas metrópoles, o contato foi rompido pela forte atuação dos meios de comunicação de massa. Divulgar essas atrações locais busca diminuir a distância e aumentar o interesse do público pela a cultura popular.

Os 1.221.979 habitantes e os turistas (vindo principalmente para compromisso de negócios), na maioria das vezes não têm acesso a informações características do município de Guarulhos, não identifica uma peculiaridade para distinguir uma diferença entre o povo e os costumes guarulhenses da cultura paulistana.

O local foi escolhido pela aglomeração dos hotéis ao redor e pela fácil localização, cortado por vias importantes de Guarulhos, como a Av. Tiradentes, o anel vário e a rodovia Presidente Dutra e pelas várias opções de linhas de transporte coletivo.

Como resultado, esperamos que com a continuidade desse evento inédito, o público conheça, se identifique e valorize os patrimônios, visando à preservação dos prédios, dos monumentos, da memória, da disseminação da cultura e da responsabilidade com os bens públicos e o meio ambiente. Para o turista fica a opção de lazer, de consumo e contato com cultura típica do município de Guarulhos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Público-alvo: turistas hospedados dos vários hotéis da cidade (lotação média de 60% dos leitos), população local e das cidades vizinhas. Não haverá cobrança de ingresso. Apoio estrutural: Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária e Agentes de Trânsito.

FORMAS DE DIVULGAÇÂO

� Assessoria de imprensa; � Confecção de folhetos para distribuição para as agências de turismo; � Folders, banner de divulgação; � Anúncios em jornais; � Chamadas em rádio.

� Mapa Aéreo da Praça IV Centenário

Page 19: Plano anual de atividades 2013/2014

19

Link disponível em: http://maps.google.com.br/maps?hl=ptBR&q=Pra%C3%A7a %20IV%20Centen%C3%A1rio%20guarulhos&biw=1366&bih=622&ie=UTF-8&sa=N& tab=il Local prospectivo da realização do evento: Praça IV Centenário – Guarulhos. RESPONSÁVEL TÉCNICO: Elmi El Hage Omar.

PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS

Page 20: Plano anual de atividades 2013/2014

20

DESCRIÇÃOUNID. DE

MEDIDA

QUANTID

ADEVALOR TOTAL RECURSO

Pré-Produção

* Realizar diagnóstico da situação de bens tombados pelo poder público. horas 320 25,00 8.000,00 PROAC/ICMS

* Encontro com pesquisadores de Patrimônio Histórico da Região Alto Tietê dia 1 300,00 300,00 PROAC/ICMS

* Criação de Banco de Dados com informações horas 80 40,00 3.200,00 PROAC/ICMS

Execução -

* Construção de sítio horas 80 43,75 3.500,00 PROAC/ICMS

* Abastecimento de Banco de Dados horas 480 15,00 7.200,00 PROAC/ICMS

* Pesquisa de campo horas 480 20,00 9.600,00 PROAC/ICMS

* Criação de Verbetes horas 480 25,00 12.000,00 PROAC/ICMS

* Coordenação de Pesquisa Meses 12 1.200,00 14.400,00 PROAC/ICMS

* Revista Eletrônica Anual (Estado da arte, artigos) dia 1

Divulgação

* Lançamento de Sítio dia 1 1.000,00 1.000,00 PROAC/ICMS

* Manutenção de Sitio meses 12 25,92 311,04 PROAC/ICMS

Impostos/Taxas

* Custos sobre mão de obra/Impostos 1.955,55 1.955,55 PROAC/ICMS

TOTAL (Proac ICMS) 61.466,59

OBSERVATÓRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ALTO TIETÊ - SÃO PAULO

DESCRIÇÃO UNID. DE MEDIDAQUANTID

ADEVALOR TOTAL RECURSO

Pré-Produção

Equipe gestora MENSAL 12 3.800,00 45.600,00 Proac/ICMS

Execução

Alimentação DIÁRIA 6 280,00 1.680,00 Proac/ICMS

Kit para passeio (Camisa, Água) SERVIÇO !! 3.958,20 3.958,20 Proac/ICMS

Monitores DIÁRIA 6 150,00 900,00 Proac/ICMS

Divulgação

Divulgação (Impressos, banners, etc) SERVIÇO 1.500,00 1.500,00 Proac/ICMS

Serviço Fotográfico para Evento, incluindo fotógrafo SERVIÇO 2.500,00 Proac/ICMS

Produção de Release para impensa local SERVIÇO 173,00 Proac/ICMS

Impostos/Taxas

* Custos sobre mão de obra 1.800,00 Proac/ICMS

TOTAL 55.438,20

REDESCOBRINDO MINHA CIDADE

Page 21: Plano anual de atividades 2013/2014

21

DESCRIÇÃOUNID. DE

MEDIDAQUANTIDADE VALOR TOTAL RECURSO

Pré-Produção

Comitê Gestor (Coordenador, Operadores e Assessoria de imprensa) MESES 4 10.000,00 40.000,00 Proac/ICMS

Execução

Comitê de Execução DIA 2 1.000,00 2.000,00 Proac/ICMS

Equipe de Infraestrutura (Limpeza e Segurança) DIA 8 100,00 8.000,00 Proac/ICMS

Equipe Artística APRESENTAÇÃO 16 800,00 12.800,00 Proac/ICMS

Locação de Ambulância DIÁRIA 2 706,75 1.413,50 Proac/ICMS

Gerador de Energia DIÁRIA 2 1.014,64 2.029,28 Proac/ICMS

Banheiro Químico DIÁRIA 2 146,50 293,00 Proac/ICMS

Aluguel de Tenda (10) DIÁRIA 2 250,00 5.000,00 Proac/ICMS

Divulgação

Serviço Fotográfico para Evento, incluindo fotógrafo SERVIÇO 2.500,00 2.500,00 Proac/ICMS

Produção de Release para impensa local SERVIÇO 2 173,00 346,00 Proac/ICMS

Divulgação (Impressos, banners, etc) SERVIÇO 1.500,00 1.500,00 Proac/ICMS

Impostos/Taxas

Licença para espetáculo de Rua SERVIÇO 150,00 150,00 Proac/ICMS

Custo sobre mão de obra 1.800,00 1.800,00 Proac/ICMS

TOTAL 77.831,78

FEIRA CULTURAL: AAPAH/PRAÇA IV CENTENÁRIO

Contato: [email protected]

Conselho Diretor 2013/2014

Elmi El Hage Omar – Diretor Geral Danilo Duarte Ramalho – Diretor Adjunto

Tiago Guerra – Diretor Financeiro Bruno Leite de Carvalho – Diretor Administrativo