Plano Curricular

6
PLANO DE COESÃO PARA O EFECTIVO DO SME

description

Plano de coesão

Transcript of Plano Curricular

Page 1: Plano Curricular

PLANO DE COESÃO PARA O EFECTIVO DO SME

Luanda-Angola-2015

1- PERSPECTIVAS DO CURSO

Page 2: Plano Curricular

É sabido que o Serviço de Migração e Estrangeiros faz parte dos órgãos de defesa e segurança da República de Angola, pelo que o seu efectivo esta sujeito a um regime castrense. Com vista a elevar o grau de disciplina, rigor e prontidão do seu efectivo, apresentamos o presente plano de coesão com as seguintes perspectivas:

1. Uniformização dos procedimentos relativos ao novo modelo de Ordem Unida;

2. Instrução individual e colectiva dos militares por forma a capacitá-los para o novo processo de Ordem Unida;

3. Criação de hábitos de ordem, pontualidade e uniformidade na execução dos movimentos; preparação e o permanente aprontamento das tropas nas pequenas e grandes unidades, para a execução correcta e digna do cerimonial militar, para além da sua função disciplinadora e da manutenção bem como sentimento de coesão e disciplina.

4. Capacitar o efectivo a defender-se contra agressões, com ou sem armas, e atacar a mãos livres, ou com arma branca, o seu oponente, desenvolvendo, assim, seu poder de combatividade, aperfeiçoando suas habilidades naturais e aumentando a rapidez de seus reflexos.

5. Desenvolver, manter ou recuperar a aptidão física necessária para o desempenho de sua função, contribuir para a manutenção da saúde do efectivo, assegurar o adequado condicionamento físico necessário ao cumprimento da missão e estimular a prática desportiva em geral.

2- MALHA CURRICULAR

Page 3: Plano Curricular

A seguir, temos a organização curricular do Curso com as disciplinas e respectivas cargas horárias: 1º Curso de Coesão para o pessoal do SME, a realizar-se no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais (CDEI), com duração de 45 dias úteis. As aulas terão início as 08h:00 e terminam as 13h:00, perfazendo um total de 213 horas lectivas. Para tal, contamos com a selecção de 50 efectivos do SME (incluindo o efectivo afecto aos órgãos provinciais), com vista a implementação dos novos procedimentos de execução de Ordem Unida e preparação de instrutores a nível provincial. N.º DISCIPLINA TEMPOS POR

SEMANATOTAL

DE AULAS

CARGA HORÁRIA

1 PREPARAÇÃO FÍSICA 5 70 Aulas 52 HORAS2 ORDEM ÚNIDA 10 100

Aulas75 HORAS

3 DEFESA PESSOAL 6 60 Aulas 45 HORAS4 ARMAMENTO E TIRO POLICIAL 4 28 Aulas 21 HORAS5 CONTINÈNCIAS E HONRAS

MILITARES2 20 Aulas 15 HORAS

TOTAL

213 HORAS

3- QUADRO DOCENTE

Com relação ao regime de trabalho, os docentes lotados no Corpo de Instrução do SME, possuem dedicação integral ao ensino além de atividades administrativas relativas a outras funções operacionais em suas unidades. A seguir temos a distribuição do quadro docente por disciplinas a leccionar.

N.º CARGA HORÁRIA DISCIPLINA PROFESSOR1 5 HORAS/SEMANA PREPRAÇÃO FÍSICA Sub-Insp CLAUDIO FERNANDES;

Sub-Insp MAURO DANIEL, Sub-Insp MASSOGUI JOAQUIM e Sub-Insp

EDSON DE ABRIL

N.º CARGA HORÁRIA DISCIPLINA PROFESSOR2 10 HORAS/ SEMANA ORDEM ÚNIDA Sub-Insp. MAURO DANIEL, Sub-

Insp EDSON DE ABRIL e 3 Subchefe JOSÉ CULEMBO,

N.º CARGA HORÁRIA DISCIPLINA PROFESSOR3 6 HORAS/ SEMANA DEFESA PESSOAL Sub-Insp. CLAUDIO FERNANDES e

Sub-Insp MASSOGUI JOAQUIM

N.º CARGA HORÁRIA DISCIPLINA PROFESSOR4 4 HORAS/ SEMANA ARMAMENTO E TIRO POLICIAL Insp. Chefe ADÃO

FERREIRA e Sub-Insp. MAURO DANIEL

Page 4: Plano Curricular

N.º CARGA HORÁRIA DISCIPLINA PROFESSOR5 2 HORAS/SEMANA CONTINÈNCIAS E HONRAS MILITARES Insp. Chefe ADÃO

FERREIRA e 3º Subchefe PEDRO

CULEMBO

4- PLANO DE NECESSIDADE

Para a realização do curso solicitamos os seguintes meios:

1- Um gabinete para o corpo de Instrutores;2- Uma viatura para apoio;3- 50 (sessenta) Pares de farda de instrução;4- 50 (sessenta) Pares de botas;5- 60 (sessenta) camisolas interiores;6- 25 (quinze) Espingardas do tipo AKM de coronha alongada, para os

movimentos de ordem unida do militar armado;7- 15 (quinze) Espadas;8- Pistolas de calibre 9 mm (Jéricho e metralhadora Mini-Uzi), para as

aulas de armamento e tiro policial;9- Refeição diária para o pessoal afecto aos órgãos provinciais.

5- EMENTÁRIO E BIBLIOGRÁFIAS

1- Preparação física Ementa: importância da preparação física, aptidão física, alongamentos, flexibilidade, actividade aeróbica, actividades lúdicas, resistência muscular localizada, recuperação e manutenção da condição física e teste de aptidão física.

Bibliografia: BRASIL. Ministério do Exército. Educação física militar. 1. ed. Rio de Janeiro: EGGCF, 1962. 250 p. (Manual de Campanha Instrução individual);Manual de Campanha e Treinamento Físico Militar- 3ª Edição-2003

2- Ordem Unida Ementa: Conceitos, objectivos e nomenclaturas. Métodos e processos de instrução individual sem arma, instrução individual com arma, bem como instrução colectiva com e sem arma. Voz de comando, movimentos a pé firme e deslocamentos. Escolta bandeira e guardas fúnebres.

Bibliografia: Manual de Nomas Execução e Procedimentos de Ordem Unida, 2ª Edição;Manual de Execução de Cerimónias militares-2014;

Page 5: Plano Curricular

Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas Angolanas.

3- Defesa Pessoal Ementa: introdução a defesa pessoal, retiradas, golpes contundentes (com braços e pernas), defesas contra golpes de braços, chute e joelhadas. Educativos de quedas, rolamentos, técnicas de arremesso, técnicas de imobilizações, pontos de pressão, defesa contra armas brancas.

Bibliografia: Manual de Lutas para Militares;Manual de defesa pessoal comentado.

4- Armamento e Tiro Policial Ementa: Conhecimentos teóricos, para o desenvolvimento das actividades práticas de tiro policial. Contacto com as armas em uso no SME. Procedimentos de segurança adoptados no serviço policial e nas instruções de tiro.

Bibliografia: Manual de armamento e tiro para curso básico de polícia, Flávio Conceição e Eugénio Santana;Manual de tiro policial de combate, Fábio Maria;Apostila de Armamento e tiro, Guita Barboza.

5- Continências e Honras Militares Ementa: Aplicação do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas Angolanas, ao estatuto do SME.

Bibliografia: Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas Angolanas;Manual de Execução de Cerimónias militares-2014.

Feito em Luanda, aos 23 de Setembro de 2015.

O CHEFE DO CORPO DE INSTRUTORES

ADÃO DOMINGOS A. FERREIRA“Inspector de Migração Chefe”