Plano de Aula

4

Click here to load reader

Transcript of Plano de Aula

Page 1: Plano de Aula

Planejamento de Aulas em Educação Física

As Aulas de Educação Física

1. Conceitualmente: 1.1. Faça da sua profissão uma forma de se auto-realizar. Dê o melhor de si. Amor é a palavra-chave 1.2. Proporcione um ambiente harmonioso e propício para o aprendizado. Estimule a manutenção e prática dos exercícios físicos regulares, na dosagem adequada, para a saúde do ser humano. 1.3. Tenha a convicção de que sua missão profissional é promover o desenvolvimento bio-psico-fisiológico e social do aluno 1.4. Seja um pesquisador no seu campo profissional. Atualize-se constantemente, recicle seus conhecimentos e procure ver as coisas corriqueiras sob outra ótica. Isto evitará a rotina e a acomodação 1.5. Trabalhe com os olhos no amanhã, para que o que faz no presente, crie um futuro melhor para seus alunos Esteja sempre aberto a novos aprendizados. Possua uma ampla concepção de mundo para além da especificada da sua profissão 2. Pedagogicamente: 2.1. Não improvise, planeje! Vá sempre preparado em todas suas aulas, lembrando que ela é parte importante de uma "construção" maior. A aula deve ser sempre uma novidade para o aluno, não para o professor 2.2. Em aula, não se omita e saiba sempre ser crítico. Há momentos para calar e momentos essenciais para expressar-se e educar seus alunos 2.3. Seja coerente com as normas estabelecidas e com o que você mesmo prega. Não perca de vista que você é um modelo sob vários aspectos. 2.4. Veja cada aula como uma oportunidade de ajudar seus alunos a crescer e desenvolver-se como pessoa e como cidadão. 3. Didaticamente: 3.1. Seja consistente: assiduidade, organização e disciplina no horário 3.2. Seja eficaz: uma imagem vale por mil palavras. Ou seja, sempre que possível utilize imagens e demonstrações (suas ou de alunos mais habilidosos, globais ou parciais, etc.). Fotos, slides e outras formas, quando possível, também valem. Se você não estiver demonstrando, zele para que todos estejam atentos durante a demonstração 3.3. Seja responsável: tenha muito cuidado com o que diz e o que faz. Muitos alunos se espelham no professor. A palavra dita tem muito poder e pode transformar a vida de um indivíduo, fazendo -o tornar-se um derrotado ou uma pessoa realizada. 3.4. Seja inclusivo: crie objetivos distintos para os grupos e subgrupos com os quais trabalha, de acordo com suas características. Cada grupo deve trabalhar as suas dificuldades específicas e ser avaliado pelo empenho e pelas conquistas que fez 3.5. Seja respeitoso: respeite sempre, em palavras e atos, seus alunos, assim como exija que eles o respeitem e respeitem-se entre si.

"Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é, e respeito pelo que poderá ser."

Piaget

Baseado em trabalho realizado pelos acadêmicos de Tênis de Campo no Curso de Educação Física das

Faculdades Integradas Católicas de Palmas, com auxílio de alguns professores e a

coordenação do professor Aluísio Menin Mendes MAI/2004

O R I E N T A Ç Õ E S P A R A E L A B O R A Ç Ã O D O

P L A N O D E A U L A Toda e qualquer aula de Educação Física, Treino Esportivo ou mesmo Aula de Iniciação Esportiva, só terá sentido se estiver relacionada com um planejamento maior, no qual se estabeleceu os objetivos a serem atingidos ao longo do ano ou da temporada esportiva em questão.

Page 2: Plano de Aula

Por isso todo planejamento deve ser feito do MACRO para o MICRO. Isso significa que quando se trata de atletas em preparação para competições esportivas, o planejamento deve ser feito da TEMPORADA para a UNIDADE DE TREINO e quando se trata de alunos praticando EDUCAÇÃO FÍSICA, o planejamento deve ser feito do ANO LETIVO para a AULA. Esquematicamente: ATLETAS: Temporada > Macrociclo > Unidade de Treino ALUNOS: Ano Letivo > Tri ou bimestre > Aula Inicie, portanto, definindo seus objetivos mais amplos e de mais longo prazo. Estes objetivos na maioria dos casos já estão pré-definidos ou pela própria escola (no caso da rede privada) ou pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (no caso da rede pública). Liste-os e organize-os numa planilha que lhe possibilite distribuí-los ao longo do prazo de tempo que você dispõe, como no exemplo abaixo:

PLANEJAMENTO ANUAL

Escola: _______________________________________________________ Ano: _______

Planejamento para a _______série do ____Grau, período: _______ Professor: ________

OBJETIVOS

1º. BIMESTRE

2º. BIMESTRE

3º. BIMETRE

4º. BIMETRE

Desenvolvimento da resistência aeróbia

X X X X

Coordenação motora e do

equilíbrio

X X X

Cooperação, liderança e participação

X

Iniciação ao Handebol X

Iniciação ao Voleibol X

Noções de higiene e de

cidadania

X X X X

Preparação e participação na Festa de Fim de Ano

X

Valorização das atividades físicas

X X X X

Etc.

Procure sempre não esquecer nenhum objetivo importante e busque uma distribuição equilibrada e exeqüível. Lembre-se também que este planejamento pode e deve ser alterado durante o transcorrer do trabalho, sempre que condições não previstas acontecerem ou sempre que a capacidade de assimilação de conteúdos dos alunos o exigirem. Feito isso, os objetivos de cada etapa (no caso os bimestres) já surgem naturalmente definidos no espaço de cada bimestre. Em outras quatro planilhas (uma para cada bimestre), discrimine-os em detalhes e defina as maneiras mais eficazes de como você pretende atingi -los. Nesta etapa, pequenas alterações ainda podem ser feitas, dependendo das circunstâncias específicas de cada trabalho.

PLANO BIMESTRAL

Escola: ______________________________________ Ano: _______Bimestre: _____

Planejamento para a ______série do ____Grau, período: ________Professor: _______

Page 3: Plano de Aula

OBJETIVOS DO BIMESTRE

REESCREVA OS OBJETIVOS QUE, PELO SEU PLANO ANUAL, ACABARAM ALOCADOS NESTE BIMESTRE LETIVO.

Eles representam aonde chegar com o seu grupo de alunos neste

período de dois meses.

CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS

PRINCIPAIS DO BIMESTRE

ESTABELEÇA PARA CADA OBJETIVO OS TIPOS DE ATIVIDADE

COM OS QUAIS VOCÊ PRETENDE TRABALHAR.

Relacione até com exemplos as

atividades que serão implementadas.

Somente então, planeje suas aulas respeitando e sendo coerente com o que está previsto para cada etapa anterior.

Plano de Aula Público Alvo: caracterização do grupo com o qual se vai trabalhar: número de alunos, sua idade média, série escolar, etc. Objetivos: aquilo que se pretende conseguir com esta aula. Pode ser um objetivo mais operacionalizado e mensurável (que todos os alunos consigam acertar pelo menos dois de cinco tentativas...) ou mais subjetivo (melhorar o domínio dos alunos sobre esta habilidade) Espaço e implementos disponíveis: área livre, coberta ou aberta, tipo de piso, implementos esportivos disponíveis, etc. Auxiliares: se disporá de monitores e/ou auxiliares ou não

PLANO DE AULA

Escola: _______________________________ Ano: ______Bimestre: _____ Aula: ____

Planejamento para a _____série do ____Grau, período: ______Professor: _________

Tempo

Conteúdo

Características

Materiais

Page 4: Plano de Aula

10 minutos

Aquecimento

ou

Atividade Vivificante

Atividades físicas de baixa complexidade e

intensidade moderada, que envolvam todo o grupo simultaneamente e que proporcionem mobilização dos grandes grupos musculares

e a ativação dos sistemas circulatório (aumento da F.C.) e respiratório

(aumento da freqüência respiratória).

variados

35 minutos

Parte Principal

Atividades físicas mais complexas e que

guardam forte correlação com os objetivos da aula em si.

Devem ser atividades que, no médio e longo prazo, proporcionem um ganho sensível nas

capacidades físicas dos alunos ou no seu grau de domínio de habilidades pré-definidas

como alvo do trabalho.

Pode ser subdividida em duas partes com

duração variáveis: exercícios (ou parte analítica) e jogo (ou parte sintética).

Nos exercícios serão trabalhadas

separadamente e de forma mais focada, as habilidades que serão utilizadas de forma

dinâmica e global na parte do jogo.

variados

5 MINUTOS

Volta à Calma

Feedback das atividades realizadas

no trabalho.

normalmente

nenhum

Observações: anote dados sobre cuidados a serem tomados com os alunos menos habilidosos, alternativas para dias de chuva em caso de espaço aberto, cuidados e procedimentos especiais para com os materiais envolvidos em aula.