Plano de Aula Gislene Marino Pentatonica

3
Objetivos Treinar o movimento rítmico e melódico. Cantar o nome das notas da escala pentatônica. Desenvolver a criatividade e a improvisação musical através da escala pentatônica. Público alvo Crianças com conhecimento musical da 5º serie do ensino fundamental um, do Colégio Master. Conteúdo musical Canto em grupo. Solfejo pentatônico. Ritmo. Improvisação. Fundamentação teórica De acordo com as pesquisas de Kodály, as crianças não conseguem ouvir nem reproduzir os semitons , por isso utiliza do Dó móvel nas atividades de solfejo , chamadas solfejo relativo , onde o dó pode ser colocado em qualquer lugar da escala musical, e dando início a uma escala de cinco tons ascendentes, portanto a escala pentatônica é considerada a ideal para aprender o Dó móvel, pois nele não há a presença de semitons. Material Cinco figuras redondas que servirão de apoio para a improvisação do ritmo e do solfejo pentatônico.

description

plano

Transcript of Plano de Aula Gislene Marino Pentatonica

Objetivos

Treinar o movimento rtmico e meldico. Cantar o nome das notas da escala pentatnica. Desenvolver a criatividade e a improvisao musical atravs da escala pentatnica.

Pblico alvo

Crianas com conhecimento musical da 5 serie do ensino fundamental um, do Colgio Master.

Contedo musical

Canto em grupo. Solfejo pentatnico. Ritmo. Improvisao. Fundamentao terica

De acordo com as pesquisas de Kodly, as crianas no conseguem ouvir nem reproduzir ossemitons, por isso utiliza doD mvelnas atividades desolfejo, chamadassolfejo relativo, onde o d pode ser colocado em qualquer lugar da escala musical, e dando incio a uma escala de cincotons ascendentes, portanto a escalapentatnica considerada a ideal para aprender o D mvel, pois nele no h a presena de semitons.

Material

Cinco figuras redondas que serviro de apoio para a improvisao do ritmo e do solfejo pentatnico.

Desenvolvimento

O professor deve treinar a escala pentatnica maior e menor para iniciar a atividade. Usar a nota D como pedal na escala maior e a nota L para escala menor. O professor escolhe um aluno para participar da aula pulando sobre as figuras redondas. O restante da turma participar da aula solfejando. O professor deve explicar de forma clara e objetiva que o movimento de pulo ser observado e acompanhando com o ritmo e o movimento por cima das figuras ser representado pelo solfejo, assim se realizara o trabalho de improvisao no solfejo meldico e rtmico. O professor fara uma demonstrao da atividade. Colocar as figuras no cho correspondente escala pentatnica.Exemplos de colocao das figuras:Pentatnica Maior;

D R Mi Sol LNota pedal

Pentatnica Menor;

Sol L D R Mi Nota pedal

Avaliao Verifica- se atravs da observao se os alunos assimilaram a escala pentatnica atravs da atividade.