Plano de Aula Kirla

3
 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS TUCURUÍ LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA Disciplina: Educação para as relações étnico-raciais Série: 2º ano do Ensino Médio Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Carga Horária: 2h/aula Data: 20/06/2011 Professores: Ana Keila Alencar Elaine Veiga de Souza Juliana Cristina Schneider Mônica Noronha Vanessa Lopes Farias Vandilsa dos Reis Baia PLANO DE AULA TEMA: Vivendo as diferenças: a pluralidade cultural em sala de aula OBJETIVO:  Observar diferenças culturais; Observar diferenç as de tipo físico, diferenças de linguagem entre as pessoas; Observar como a sociedade cria estereótipos para as diferentes pessoas; Entender o que vem a ser grupos minoritários a partir das estereotipias das diferenças e dos preconceitos . CONTEÚDO: Cultura; Diferenças culturais; Regionalismos; Grupos minoritários. JUSTIFICATIVA: De acordo com a lei todas as crianças e jovens da Educação Básica de zero ao Ensino dio, devem estar matr iculados na rede regular de ensi no, se m exceção. Entre os objetivos está o de ensinar os conteúdos curriculares de uma forma que permita também aos portadores de necessidades educativas especiais aprenderem e para alcançá-lo é preciso respeitar o ritmo e os limites de cada aluno.

Transcript of Plano de Aula Kirla

Page 1: Plano de Aula Kirla

5/9/2018 Plano de Aula Kirla - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/plano-de-aula-kirla 1/3

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS TUCURUÍLICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

Disciplina: Educação para as relações étnico-raciaisSérie: 2º ano do Ensino MédioEscola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáCarga Horária: 2h/aulaData: 20/06/2011

Professores:

• Ana Keila Alencar 

• Elaine Veiga de Souza

• Juliana Cristina Schneider 

• Mônica Noronha

• Vanessa Lopes Farias

• Vandilsa dos Reis Baia

PLANO DE AULA

TEMA: Vivendo as diferenças: a pluralidade cultural em sala de aula

OBJETIVO: 

• Observar diferenças culturais;

• Observar diferenças de tipo físico, diferenças de linguagem entre as pessoas;

• Observar como a sociedade cria estereótipos para as diferentes pessoas;

• Entender o que vem a ser grupos minoritários a partir das estereotipias dasdiferenças e dos preconceitos.

CONTEÚDO:• Cultura;

• Diferenças culturais;

• Regionalismos;

• Grupos minoritários.

JUSTIFICATIVA:

De acordo com a lei todas as crianças e jovens da Educação Básica de zeroao Ensino Médio, devem estar matriculados na rede regular de ensino, sem

exceção. Entre os objetivos está o de ensinar os conteúdos curriculares de umaforma que permita também aos portadores de necessidades educativas especiaisaprenderem e para alcançá-lo é preciso respeitar o ritmo e os limites de cada aluno.

Page 2: Plano de Aula Kirla

5/9/2018 Plano de Aula Kirla - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/plano-de-aula-kirla 2/3

A inclusão é um fator que tem despertado muita polêmica entre oseducadores que se dividem ao posicionar-se a favor ou contra. Uma outra questãoque também merece atenção é a heterogeneidade na sala de aula. Váriosprofessores se queixam da dificuldade em lecionar com tantas diferenças

individuais, no interior da sala de aula.O propósito desta aula surgiu coma finalidade de perceber que alunos de um

grupo-classe sempre apresentam diferentes atitudes e limitações: formas peculiaresde aprender, preferências por determinadas situações de aprendizagem, utilizammateriais escolares com diferentes rendimentos, aprendem mais facilmente se oprofessor dirige-se a eles de uma ou de outra maneira.

Com relação a esses fatos, torna-se imprescindível levar em conta osaspectos e requisitos diversos, de naturezas diferentes, que vêm constituindo ouniverso da instituição escolar e a realidade cultural do seu contexto.

MÉTODOLOGIA: 

1. A aula será inicia com a abordagem da concepção dos alunos á respeitodas relações étnicos raciais deixando com que os mesmos exponham suas idéias árespeito do assunto.

2. Será repassado os conceitos teóricos bibliográficos relevantes sobre omesmo. Haverá então a divisão da sala em dois grupos onde os mesmo irãoobservar as seguintes características um do outro:

diferenças físicas

diferenças de linguagens

diferenças de atitudes e formas de ser.

Após isso os grupos irão apresentar seu relatório. O professor então iráverificar nas observações feitas os estereótipo, diferenças e grupos minoritáriosdetectados na sala e deixar com que os alunos que foram foco das observaçõesargumentem sobre si mesmo e convençam o outro grupo sobre sua forma de ser.

O professor então irá ressaltar a importância da conscientização sobre asrelações étnico- raciais e do respeito pelo o que o outro tem de diferente.

AVALIAÇÃO:A avaliação será qualitativa. Será analisado o envolvimento com os alunos e

seus progressos ao longo das atividades e também se as atividades desenvolverama observação, pelo aluno, das diferenças e dos preconceitos que surgem a partir destas. Será acompanhado, portanto, o processo de construção de um senso críticodeste aluno e avaliado como se deu tal processo. O professor avaliará os alunos emrelação à dedicação, à produção do material, do envolvimento, da absorção dosconteúdos, através das práticas. Pelas colocações no debate percebe-se o quanto oaluno se envolveu e compreendeu o conteúdo.

Recursos: Notebook, projetor digital, quadro branco, marcador para quadro brancoe papel A4 para anotação das observações.

Page 3: Plano de Aula Kirla

5/9/2018 Plano de Aula Kirla - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/plano-de-aula-kirla 3/3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA:

Artigo: Ambivalência das atitudes preconceituosas frente aos grupos sociaisminoritários brasileiros. Acessado em 18/06/2011 às 14h e disponível em:

http://psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0257&area=d9&subarea=

Artigo: As atitudes frente aos grupos minoritários: um estudo em termos de formassutis do preconceito. Acessado em 18/06/2011 às 15h30 e disponível em:http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=457525&indexSearch=ID

Livro: Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. JúlioGroppa Aquino, Ed. Summus, 1998.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=326

Apostila Diversidade da Educação: Reflexões e Experiência. Profª KirlaAnderson.2003.