PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie...

85
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira Cerqueira Elaboração dos Mapas: Simone Freitas Dias Elaboração dos Mapas: Simone Freitas Dias Brasília, 16 de outubro de 2006 Brasília, 16 de outubro de 2006

Transcript of PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie...

Page 1: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

PLANO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA DESENVOLVIMENTO DA

REDE REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA SEDIMENTOMÉTRICA DA

ANAANAElaboração do Texto: Walszon Terllizzie Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie

Araújo LopesAraújo LopesRevisão do Texto: Márcia Regina Silva Revisão do Texto: Márcia Regina Silva

CerqueiraCerqueiraElaboração dos Mapas: Simone Freitas DiasElaboração dos Mapas: Simone Freitas Dias

Brasília, 16 de outubro de 2006Brasília, 16 de outubro de 2006

Page 2: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

2

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Neste documento apresenta-se a relação Neste documento apresenta-se a relação das estações sedimentométricas sob das estações sedimentométricas sob responsabilidade da Agência Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas, as quais serão operadas no ano de Águas, as quais serão operadas no ano de 2007.2007.

A relação inclui as estações existentes e se A relação inclui as estações existentes e se propõem novas estações propõem novas estações sedimentométricas, com o objetivo sedimentométricas, com o objetivo melhorar o monitoramento do fluxo de melhorar o monitoramento do fluxo de sedimentos no Brasil.sedimentos no Brasil.

Page 3: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

3

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

As estações sedimentométricas serão As estações sedimentométricas serão apresentadas por Bacias Hidrográficas, apresentadas por Bacias Hidrográficas, segundo a divisão adotada pelo antigo DNAEE segundo a divisão adotada pelo antigo DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica).Elétrica).

A maioria dos postos definidos fará parte da A maioria dos postos definidos fará parte da rede básica, sendo assim, outros postos podem rede básica, sendo assim, outros postos podem ser instalados durante o ano de 2007 para ser instalados durante o ano de 2007 para atender a estudos específicos em determinadas atender a estudos específicos em determinadas regiões, cujas estações farão parte da rede regiões, cujas estações farão parte da rede secundária .secundária .

Page 4: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

4

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Rede básica ou primária é uma rede formada por Rede básica ou primária é uma rede formada por um número mínimo de postos hidrométricos, cuja um número mínimo de postos hidrométricos, cuja operação fornece dados que subsidiam estudos operação fornece dados que subsidiam estudos de longo prazo na área de recursos hídricos.de longo prazo na área de recursos hídricos.

Rede secundária é aquele que se destina a Rede secundária é aquele que se destina a finalidades específicas e está limitada a uma finalidades específicas e está limitada a uma determinada área de drenagem, cujas determinada área de drenagem, cujas informações irão subsidiar estudos específicos de informações irão subsidiar estudos específicos de curto ou médio prazo, como por exemplo, curto ou médio prazo, como por exemplo, estudos de assoreamento de um reservatório ou estudos de assoreamento de um reservatório ou de dimensionamento da altura de uma barragem.de dimensionamento da altura de uma barragem.

Page 5: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

5

CRITÉRIOS ADOTADOSCRITÉRIOS ADOTADOS

Existência de estação fluviométrica em Existência de estação fluviométrica em operação com medição de descarga líquida;operação com medição de descarga líquida;

Postos próximos à foz de cada rio importante Postos próximos à foz de cada rio importante que escoe diretamente para o oceano, que escoe diretamente para o oceano, principalmente os que possuem um valor principalmente os que possuem um valor relativamente alto quando comparados aos relativamente alto quando comparados aos demais rios da mesma bacia hidrográfica;demais rios da mesma bacia hidrográfica;

Postos em rios com maior produção de Postos em rios com maior produção de sedimentos para uma determinada bacia, de sedimentos para uma determinada bacia, de acordo com estudos apresentados na acordo com estudos apresentados na literatura;literatura;

Page 6: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

6

CRITÉRIOS ADOTADOSCRITÉRIOS ADOTADOS

Existência de usinas hidrelétricas no rio em análise, Existência de usinas hidrelétricas no rio em análise, seja na fase de inventário, viabilidade, projeto seja na fase de inventário, viabilidade, projeto básico, construção ou operação, cujas localizações e básico, construção ou operação, cujas localizações e demais informações pertinentes foram obtidas demais informações pertinentes foram obtidas através do Sistema de Informações do Potencial através do Sistema de Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro (SIPOT) da Eletrobrás;Hidrelétrico Brasileiro (SIPOT) da Eletrobrás;

O potencial de produção de sedimentos de cada O potencial de produção de sedimentos de cada área, conforme o Mapa de Potencial de Produção de área, conforme o Mapa de Potencial de Produção de Sedimentos elaborado pela ANEEL (Agência Sedimentos elaborado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apresentado em Nacional de Energia Elétrica), apresentado em Campagnoli et al. (2004), constante na Figura 1.Campagnoli et al. (2004), constante na Figura 1.

Page 7: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

7

CRITÉRIOS ADOTADOSCRITÉRIOS ADOTADOS

Atlas de Energia Elétrica do Brasil – ANEEL Atlas de Energia Elétrica do Brasil – ANEEL (2005), onde são apresentadas informações (2005), onde são apresentadas informações sobre o Potencial Hidrelétrico Brasileiro, sobre o Potencial Hidrelétrico Brasileiro, Capacidade Instalada, Centrais Hidrelétricas Capacidade Instalada, Centrais Hidrelétricas em Operação no País e Futuros Projetos em Operação no País e Futuros Projetos Hidrelétricos no Brasil, inclusive com a Hidrelétricos no Brasil, inclusive com a localização dos empreendimentos hidrelétricos localização dos empreendimentos hidrelétricos em operação e previstos para serem instalados em operação e previstos para serem instalados no Brasil.no Brasil.

Recomendação da OMM (Organização Recomendação da OMM (Organização Meteorológica Mundial) para a densidade Meteorológica Mundial) para a densidade mínima de postos sedimentométricos.mínima de postos sedimentométricos.

Page 8: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

8

RECOMENDAÇÃO DA RECOMENDAÇÃO DA OMMOMM

Unidade fisiográfica Área (km2) por posto Região costeira 18.300

Região montanhosa 6.700 Interior plana 12.500

Ondulada 12.500 Pequenas ilhas 2.000 Polar ou árida 200.000

Densidade mínima recomendada pela OMM para o estabelecimento da rede de postos sedimentométricos.

Page 9: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

9

MAPA DE POTENCIAL DE MAPA DE POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PRODUÇÃO DE SEDIMENTOSSEDIMENTOS

Mapa de Potencial de Produção de Sedimentos do Brasil (Campagnoli et al, 2004).

Page 10: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

10

USINAS HIDRELÉTRICAS USINAS HIDRELÉTRICAS EM OPERAÇÃO (09/2003)EM OPERAÇÃO (09/2003)

Usinas Hidrelétricas (UHEs) em operação no País – Situação em setembro de 2003 (ANEEL, 2005).

Page 11: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

11

USINAS HIDRELÉTRICAS USINAS HIDRELÉTRICAS EM OPERAÇÃO (09/2003)EM OPERAÇÃO (09/2003)

Futuros empreendimentos hidrelétricos – Situação em setembro de 2003 (ANEEL, 2005).

Page 12: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

12

CRITÉRIOS QUE CRITÉRIOS QUE PODERIAM TER SIDO PODERIAM TER SIDO

ADOTADOSADOTADOS Freqüência de operação dos postos: atualmente está Freqüência de operação dos postos: atualmente está

sendo realizada trimestralmente, ou seja, quatro vezes sendo realizada trimestralmente, ou seja, quatro vezes ao ano, mas em algumas regiões deveria ser realizada ao ano, mas em algumas regiões deveria ser realizada concentrada no período chuvoso, onde há maior concentrada no período chuvoso, onde há maior produção de sedimentos. Por exemplo: três vezes no produção de sedimentos. Por exemplo: três vezes no período chuvoso e uma vez no período de estiagem;período chuvoso e uma vez no período de estiagem;

Metodologia em relação ao modo de amostragem a ser Metodologia em relação ao modo de amostragem a ser executado;executado;

Tipos adequados e inadequados de equipamentos Tipos adequados e inadequados de equipamentos utilizados nas medições. Cada operadora deve possuir utilizados nas medições. Cada operadora deve possuir os equipamentos necessários para realização das os equipamentos necessários para realização das medições de acordo com as características das medições de acordo com as características das estações sedimentométricas e dos rios onde as mesmas estações sedimentométricas e dos rios onde as mesmas estão instaladas;estão instaladas;

Page 13: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

13

CRITÉRIOS QUE CRITÉRIOS QUE PODERIAM TER SIDO PODERIAM TER SIDO

ADOTADOSADOTADOS Metodologia de processamento das amostras em Metodologia de processamento das amostras em

laboratório. As entidades operadoras devem laboratório. As entidades operadoras devem possuir laboratórios com equipe especializada para possuir laboratórios com equipe especializada para realização das análises laboratoriais necessárias realização das análises laboratoriais necessárias (determinação da concentração de sedimentos em (determinação da concentração de sedimentos em suspensão ou da determinação da granulometria suspensão ou da determinação da granulometria dos sedimentos em suspensão ou do fundo);dos sedimentos em suspensão ou do fundo);

Possibilidade da seleção de algumas estações onde Possibilidade da seleção de algumas estações onde serão realizadas amostragens de sedimentos do serão realizadas amostragens de sedimentos do leito e onde será efetuada análise granulométrica leito e onde será efetuada análise granulométrica dos sedimentos em suspensão;dos sedimentos em suspensão;

Page 14: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

14

CRITÉRIOS QUE CRITÉRIOS QUE PODERIAM TER SIDO PODERIAM TER SIDO

ADOTADOSADOTADOS Outros Mapas de Produção Potencial de Outros Mapas de Produção Potencial de

Sedimentos, os quais consideram a geologia, Sedimentos, os quais consideram a geologia, tipo de solo, topografia, vegetação, uso do tipo de solo, topografia, vegetação, uso do solo, hidrografia, pluviometria, etc.solo, hidrografia, pluviometria, etc.

Page 15: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

15

ESTAÇÕES ESTAÇÕES SEDIMENTOMÉTRICAS A SEDIMENTOMÉTRICAS A

SEREM OPERADAS A PARTIR SEREM OPERADAS A PARTIR DE 2007DE 2007 As estações sedimentométricas serão apresentadas por As estações sedimentométricas serão apresentadas por

Bacias Hidrográficas, segundo a divisão adotada pelo Bacias Hidrográficas, segundo a divisão adotada pelo antigo DNAEE (Departamento Nacional de Águas e antigo DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica).Energia Elétrica).

Na realidade, na divisão hidrográfica nacional adotada Na realidade, na divisão hidrográfica nacional adotada pelo antigo DNAEE, somente as delimitações das pelo antigo DNAEE, somente as delimitações das Bacias Hidrográficas do Tocantins e do São Francisco Bacias Hidrográficas do Tocantins e do São Francisco atendem a definição correta de bacia hidrográfica, a atendem a definição correta de bacia hidrográfica, a qual é uma área definida topograficamente, drenada qual é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda vazão efluente, resultado da cursos d’água, tal que toda vazão efluente, resultado da captação natural da água precipitada nesta área, seja captação natural da água precipitada nesta área, seja descarregada através de um único ponto de saída, descarregada através de um único ponto de saída, chamado de foz ou exutório da bacia hidrográfica.chamado de foz ou exutório da bacia hidrográfica.

Page 16: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

16

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônica

A rede sedimentométrica da Bacia Hidrográfica A rede sedimentométrica da Bacia Hidrográfica Amazônica possui atualmente 56 postos em Amazônica possui atualmente 56 postos em operação. Sua área de drenagem em território operação. Sua área de drenagem em território brasileiro é de, aproximadamente, 3.900.000 brasileiro é de, aproximadamente, 3.900.000 kmkm22..

Considerando a recomendação da OMM para Considerando a recomendação da OMM para densidade mínima de postos densidade mínima de postos sedimentométricos, apresentada na Tabela 1, sedimentométricos, apresentada na Tabela 1, ou seja, 1 estação para cada 12.500 km2, ou seja, 1 estação para cada 12.500 km2, resultaria em um número mínimo de 312 resultaria em um número mínimo de 312 estações sedimentométricas. estações sedimentométricas.

Page 17: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

17

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônica

Levando-se em consideração a enorme área de Levando-se em consideração a enorme área de drenagem da Bacia Hidrográfica Amazônica e a sua drenagem da Bacia Hidrográfica Amazônica e a sua baixa densidade populacional e urbana, optou-se pela baixa densidade populacional e urbana, optou-se pela proposição de 22 novas estações sedimentométricas proposição de 22 novas estações sedimentométricas em rios e seções transversais onde há grandes áreas em rios e seções transversais onde há grandes áreas sem monitoramento hidrossedimentométrico.sem monitoramento hidrossedimentométrico.

Também foram propostas estações Também foram propostas estações sedimentométricas na parte sul desta bacia sedimentométricas na parte sul desta bacia hidrográfica, onde há áreas com alto potencial de hidrográfica, onde há áreas com alto potencial de produção de sedimentos. Algumas estações também produção de sedimentos. Algumas estações também foram propostas levando-se em consideração os foram propostas levando-se em consideração os inventários hidrelétricos de alguns rios da bacia.inventários hidrelétricos de alguns rios da bacia.

Page 18: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

18

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônica

Page 19: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

19

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônicaOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

Sedimentos - Início

1 10200000 Palmeiras do Javari -5,1333 -72,8000 Rio Javari AM Atalaia Do Norte COHIDRO 12.256 1/4/1992 2 11400000 São Paulo de Olivença -3,4500 -68,7500 Rio Solimões AM São Paulo De Olivença COHIDRO 990.781 1/7/1981 3 11450000 Ipiranga Velho -2,9833 -69,5833 Rio Içá AM Santo Antônio Do Içá COHIDRO 108.362 1/3/1996 4 11500000 Santo Antônio do Içá -3,0833 -67,9333 Rio Solimões AM Santo Antônio Do Içá COHIDRO 1.134.540 1/8/1983 5 12500000 Cruzeiro do Sul -7,6106 -72,6811 Rio Juruá AC Cruzeiro Do Sul COHIDRO 38.537 1/6/1981 6 12550000 Eirunepé - Montante -6,6844 -69,8811 Rio Juruá AM Eirunepé COHIDRO 77.136 1/4/1992 7 12650000 Feijó -8,1519 -70,3683 Rio Envira AC Feijó COHIDRO 15.329 1/9/1992 8 12840000 Gavião -4,8394 -66,8489 Rio Juruá AM Carauari COHIDRO 162.000 1/6/1985 9 13150000 Itapeua -4,0578 -63,0278 Rio Coari AM Coari COHIDRO 1.769.000 1/3/1992

10 13410000 Seringal da Caridade -9,0350 -68,5683 Rio Purus AM Boca Do Acre COHIDRO 63.166 1/3/1992 11 13600002 Rio Branco -9,9758 -67,8000 Rio Acre AC Rio Branco COHIDRO 22.670 1/1/1984 12 13750000 Seringal Fortaleza -7,7172 -66,9847 Rio Purus AM Pauini COHIDRO 1.580.166 1/3/1992 13 13870000 Lábrea -7,2522 -64,8000 Rio Purus AM Lábrea COHIDRO 220.351 1/4/1992 14 13886000 Bacaba -6,3172 -64,8839 Rio Cuniua AM Tapauá COHIDRO 38.270 1/5/1992 15 13962000 Arumã - Jusante -4,7344 -62,1506 Rio Purus AM Manacapuru COHIDRO 359.853 1/7/1983 16 14100000 Manacapuru -3,3083 -60,6094 Rio Solimões AM Manacapuru COHIDRO 2.147.736 1/7/1983

17 14110000 Cucui 1,2153 -66,8525 Rio Negro AM São Gabriel Da

Cachoeira CPRM 61.781 1/10/1985

18 14280001 Taraqua 0,1303 -68,5386 Rio Uaupés AM São Gabriel Da

Cachoeira CPRM 44.732 1/8/1992

19 14300000 Pari Cachoeira 0,2494 -69,7850 Rio Tiquie AM São Gabriel Da

Cachoeira CPRM 1.617 1/9/1985

20 14420000 Serrinha -0,4817 -64,8272 Rio Negro AM Santa Izabel Do

Rio Negro CPRM 279.945 1/9/1985 21 14495000 Fazenda Cajupiranga 3,4381 -61,0367 Rio Uraricoera RR Alto Alegre CPRM 37.430 1/9/1992 22 14526000 Bom Fim 3,3783 -59,8156 Rio Tacutu RR Bonfim CPRM 9.744 1/3/1998 23 14550000 Maloca do Contão 4,1675 -60,5281 Rio Cotingo RR Pacaraima CPRM 5.815 1/9/1992 24 14680001 Fé e Esperança 2,8708 -61,4406 Rio Mucajaí RR Mucajaí CPRM 13.658 1/9/1992 25 14710000 Caracarai 1,8214 -61,1236 Rio Branco RR Caracarai CPRM 124.980 1/10/1991 26 14910000 Paricatuba -3,0811 -60,2333 Rio Negro AM Manaus ANA 1/3/1995 27 15050000 Pontes e Lacerda -15,2156 -59,3536 Rio Guaporé MT Pontes e Lacerda CPRM 3.140 1/5/1979 28 15150000 Pedras Negras -12,8514 -62,8992 Rio Guaporé RO Costa Marques CPRM 109.788 1/9/1992

Page 20: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

20

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônicaOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

29 15250000 Guajará-Mirim -10,7925 -65,3478 Rio Mamoré RO Guajará-Mirim CPRM 589.497 30 15400000 Porto Velho -8,7367 -63,9203 Rio Madeira RO Porto Velho CPRM 954.285 31 15430000 Ariquemes -9,9317 -63,0569 Rio Jamari RO Ariquemes CPRM 7.295

32 15552600 Fazenda Flor do

Campo -11,7489 -60,8678 Rio Comemoração RO Pimenta Bueno CPRM 4.230

33 15558000 Pimenta Bueno -11,6836 -61,1922 Rio Apedia Ou Pimenta Bueno RO Pimenta Bueno CPRM 10.114

34 15560000 Jiparaná -10,8736 -61,9356 Rio Jiparaná

(Ou Machado) RO Jiparaná CPRM 33.012

35 15580000 Tabajara -8,9333 -62,0539 Rio Jiparaná

(Ou Machado) RO Machadinho D'oeste CPRM 60.212 36 15630000 Humaitá -7,5053 -63,0203 Rio Madeira AM Humaitá COHIDRO 1.066.240 37 15700000 Manicoré -5,8167 -61,3019 Rio Madeira AM Manicoré COHIDRO 1.157.516 38 15830000 Prainha Velha -7,2078 -60,6500 Rio Aripuanã AM Novo Aripuanã COHIDRO 127.659 39 15860000 Fazenda Vista Alegre -4,8956 -60,0167 Rio Madeira AM Borba COHIDRO 1.324.727

40 16650000 Cach da Porteira

- Conj 1 -1,0875 -57,0469 Rio Trombetas PA Oriximina CPRM 76.782

41 16800000 Vista Alegre –

Conj 1 -1,1008 -56,0408 Rio Cumina / Erepecuru

/ P.D'oeste PA Oriximina CPRM 36.460 42 17050001 Óbidos - Linigrafo -1,9192 -55,5131 Rio Amazonas PA Óbidos CPRM 4.680.000 43 17090000 Boca Do Inferno -1,5000 -54,8733 Rio Curuá PA Alenquer CPRM 22.500 44 17093000 Fontanilhas -11,3583 -58,3428 Rio Juruena MT #N/D CPRM 52.200 45 17120000 Porto Dos Gauchos -11,5364 -57,4228 Rio Arinos MT #N/D CPRM 36.913

46 17380000 Jusante Foz Peixoto

De Azevedo -9,6425 -56,0183 Rio Teles Pires (Ou S. Manoel) MT #N/D CPRM 81.819

47 17430000 Barra Do São

Manuel - Jusante -7,3397 -58,1553 Rio Tapajós AM Borba ELETRONORTE 332.163 48 17730000 Itaituba -4,2833 -55,9833 Rio Tapajós PA Itaituba ELETRONORTE 451.559 49 18121006 Barragem - Conj.4 -2,8000 -54,2967 Rio Curuá-Una PA Santarém ELETRONORTE 13.750 50 18200000 Arapari -1,7758 -54,3958 Rio Maicuru PA Monte Alegre CPRM 17.072 51 18480000 Fazenda Rio Dourado -8,3247 -51,4594 Rio Fresco PA São Felix Do Xingu ELETRONORTE 52 18500000 Boa Esperança -6,7192 -51,7828 Rio Fresco PA São Felix Do Xingu ELETRONORTE 43.030 53 18650000 Cajueiro -5,6539 -54,5211 Rio Curuá PA Altamira ELETRONORTE 34.693 54 18700000 Pedra Do Ó -4,5417 -54,0008 Rio Iriri PA Altamira ELETRONORTE 123.827 55 18850000 Altamira -3,2122 -52,2106 Rio Xingu PA Altamira ELETRONORTE 446.203 56 19150000 São Francisco -0,5711 -52,5750 Rio Jari AP Laranjal Do Jari CPRM 51.340

Page 21: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

21

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônica

Page 22: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

22

Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica AmazônicaAmazônica

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

1 12100000 Colocação Caxias -5,4000 -69,0000 Rio Jutaí AM Jutaí Cohidro 2 12240000 Porto Seguro -3,3667 -67,4667 Rio Jutaí AM Jutaí Cohidro 3 12460000 Porto Walter -8,2675 -72,7344 Rio Juruá AC Porto Walter Cohidro 4 12600001 Tarauacá - Jusante -8,1356 -70,7169 Rio Tarauaca AC Tarauacá Cohidro 5 13180000 Manoel Urbano -8,8842 -69,2681 Rio Purus AC Manoel Urbano Cohidro 6 13710001 Valparaíso - Montante -8,6833 -67,4000 Rio Purus AM Boca Do Acre Cohidro 7 15320002 Abunã -9,7031 -65,3647 Rio Madeira RO Porto Velho Cprm 8 15326000 Morada Nova - Jusante -9,7847 -65,5275 Rio Abunã RO Porto Velho Cprm 9 15460012 Cachoeira Do Samuel 17-F -8,7597 -63,4625 Rio Jamari RO Candéias Do Jamari Eletronorte 10 15750000 Humboldt -10,1675 -59,4644 Rio Aripuanã MT Aripuanã Cprm 11 15800000 Boca Do Guariba -7,7075 -60,5858 Rio Aripuanã AM Novo Aripuanã Cohidro 12 15828000 Fazenda Boa Lembrança -7,6500 -60,8333 Rio Roosevelt AM Novo Aripuanã Cohidro 13 15910000 Sucunduri -6,7947 -59,0425 Rio Sucunduri AM Apuí Cohidro 14 16100000 Cachoeira Morena -2,1144 -59,3353 Rio Uatuma AM Presidente Figueiredo Cprm 15 16205000 Base Siderama - Jusante -1,6833 -58,5333 Rio Jatapu AM Urucará Cohidro 16 16480000 Aldeia Wai-Wa -0,6947 -57,9747 Rio Mapuera ou Urucurina PA Oriximina Cprm 17 17091000 Fazenda Tucunaré -13,4567 -59,0008 Rio Juruena MT Araguaiana Cprm 18 17092800 Aldeia Sacre Ii -13,0267 -58,1881 Rio Sacre MT Campo Novo Do Parecis Cprm 19 17280000 Cachoeirão -11,6531 -55,7017 Rio Teles Pires (Ou S. Manoel) MT Sinop Cprm 20 17420000 Três Marias -7,6147 -57,9503 Rio Teles Pires (Ou S. Manoel) MT Aripuanã Eletronorte 21 18415000 Pousada Matrinxa -13,5692 -53,0761 Rio Culuene MT Canarana Eletronorte 22 18460000 Boa Sorte -6,7500 -51,9833 Rio Xingu PA São Felix Do Xingu Eletronorte

Page 23: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

23

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaTocantins/Araguaia

A rede sedimentométrica atual na Bacia A rede sedimentométrica atual na Bacia Hidrográfica do Tocantins/Araguaia contempla Hidrográfica do Tocantins/Araguaia contempla 22 estações. 22 estações.

Como existem muitas usinas hidrelétricas Como existem muitas usinas hidrelétricas previstas para esta bacia hidrográfica e como previstas para esta bacia hidrográfica e como boa parte da bacia possui de alto a muito alto boa parte da bacia possui de alto a muito alto potencial de produção de sedimentos, potencial de produção de sedimentos, principalmente nas partes leste e sul da bacia, principalmente nas partes leste e sul da bacia, são propostas mais 28 estações são propostas mais 28 estações sedimentométricas.sedimentométricas.

Também foram levados em consideração os Também foram levados em consideração os critérios gerais apresentados no anteriormente.critérios gerais apresentados no anteriormente.

Page 24: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

24

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaTocantins/Araguaia

Page 25: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

25

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaTocantins/Araguaia

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2)

1 21080000 São Salvador -12,7425 -48,2367 Rio Tocantins TO São Salvador do Tocantins FURNAS 1/1/2005

2 22050001 Peixe -12,0231 -48,5331 Rio Tocantins TO Peixe FURNAS 1/6/2000

3 22250000 Fazenda Lobeira -11,5328 -48,2889 Rio Manuel Alves

Da Natividade TO São Valério

da Natividade FURNAS 1/1/2005

4 22500000 Miracema Do Tocantins -9,5675 -48,3786 Rio Tocantins TO Miracema do

Tocantins CPRM 1/1/2005 5 22900000 Porto Real -9,30694 -47,9292 Rio Do Sono TO Figueirópolis CPRM 1/6/2000 6 23300000 Carolina -7,33417 -47,4814 Rio Tocantins MA Carolina CPRM 1/6/2000 7 23700000 Descarreto -5,78944 -47,4819 Rio Tocantins TO Colinas do Tocantins CPRM 1/1/2005

8 24070000 Montante Do

Ribeirão Babilônia -17,2192 -53,1636 Rio Babilônia GO Santa Rita do

Araguaia CPRM 1/1/2005 9 24200000 Torixoreu -16,2006 -52,5497 Rio Araguaia MT Torixoréu CPRM 1/1/2005

10 24700000 Barra Do Garças

(Aragarças) -15,8914 -52,2278 Rio Araguaia GO Aragarças CPRM 1/6/2000

11 24800000 Peres -15,8897 -51,8528 Rio Caiapo GO Montes Claros

de Goiás CPRM 1/1/2005 12 25200000 Aruanã -14,9019 -51,0819 Rio Araguaia GO Aruanã CPRM 1/1/2000

13 25950000 Luiz Alves -13,2097 -50,5850 Rio Araguaia GO São Miguel do

Araguaia CPRM 1/6/2000

14 26200000 Trecho Médio -14,0867 -51,6964 Rio Das Mortes

(Ou Manso) MT Barra do Garças CPRM 1/1/2000

15 26300000 Santo Antônio Do

Leverger -12,2917 -50,9631 Rio Das Mortes

(Ou Manso) MT Santo Antônio do Leverger CPRM 1/1/2005

16 26350000 São Felix Do Araguaia -11,6197 -50,6625 Rio Araguaia MT São Felix Do

Araguaia CPRM 1/5/2000

17 26800000 Barreira Da Cruz -10,5647 -49,9342 Rio Javaés

(Brc.M. Do Araguaia) TO Pium CPRM 1/1/2005 18 27500000 Conceição Do Araguaia -8,10278 -49,2594 Rio Araguaia PA Conceição do Araguaia ELETRONORTE 1/4/1977 19 28300000 Xambioá -6,40972 -48,5422 Rio Araguaia TO Xambioá CPRM 1/7/2000 20 29050000 Marabá -5,33861 -49,1244 Rio Tocantins PA Marabá ELETRONORTE 1/7/1977 21 29100000 Fazenda Alegria -5,51389 -49,2206 Rio Itacaiunas PA Marabá ELETRONORTE 1/10/1978 22 29700000 Tucurui -3,75833 -49,6650 Rio Tocantins PA Tucurui CPRM 1/1/1998

Page 26: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

26

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaTocantins/Araguaia

Page 27: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

27

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaTocantins/Araguaia

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

1 20050000 Ponte Quebra Linha -14,9775 -48,6756 Rio Maranhão GO Niquelândia Furnas 2 21220000 Flores De Goiás -14,4508 -47,0472 Rio Paranã GO Flores De Goiás Furnas 3 21500000 Nova Roma (Faz.Sucuri) -13,7625 -46,8375 Rio Paranã GO Nova Roma Furnas 4 21560000 Fazenda Veneza -13,4986 -46,7803 Rio São Domingos GO Monte Alegre De Goiás Furnas 5 21750000 Lavandeira -12,7933 -46,5117 Rio Mosquito TO Aurora Do Tocantins Furnas 6 22150000 Jacinto -11,9814 -48,6575 Rio Santa Tereza TO Peixe Furnas 7 22700000 Novo Acordo -9,9606 -47,6747 Rio Do Sono TO Dois Irmãos Do Tocantins Cprm 8 22850000 Dois Irmãos -9,3114 -47,8133 Rio Perdida TO Itacaja Cprm 9 23100000 Tupiratins -8,3917 -48,1114 Rio Tocantins TO Gurupi Cprm

10 23230000 Jacaré -7,9633 -47,2611 Rio Vermelho TO Carmolândia Cprm 11 23250000 Goiatins (Piaca) -7,7078 -47,3117 Rio Manuel Alves Grande TO Carmolândia Cprm 12 23468000 Fazenda Rio Farinha -6,8647 -47,4606 Rio Farinha MA Estreito Cprm 13 24196000 Rio Do Peixe -16,7142 -52,3325 Rio Do Peixe GO Doverlândia Cprm 14 24650000 General Carneiro -15,7117 -52,7508 Rio Barreiro / Cojibopo Rorureu MT General Carneiro Cprm 15 24750000 São Ferreira -16,3025 -51,4694 Rio Caiapo GO Piranhas Cprm 16 24780000 Piranhas -16,5167 -51,8333 Rio Piranhas GO Piranhas Cprm 17 24850000 Araguaiana -15,7381 -51,8281 Rio Araguaia MT Araguaiana Cprm 18 25200000 Aruanã -14,9019 -51,0819 Rio Araguaia GO Aruanã Cprm 19 26040000 Rio Das Mortes -15,3147 -54,1758 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Poxoréo Cprm 20 26050000 Toriqueje -15,2486 -53,0553 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Barra Do Garças Cprm 21 26100000 Xavantina -14,6722 -52,3547 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Barra Do Garças Cprm 22 27110000 Rio Do Coco -9,5833 -49,9667 Rio Do Coco TO Caseara Cprm 23 27380000 Ponte Rio Piranhas -9,18333 -49,3772 Rio Piranhas TO Brasilândia Do Tocantins Cprm 24 27530000 Bernardo Sayão -7,87639 -48,8789 Rio Das Cunhas TO Bernardo Sayão Cprm 25 27550000 Arapoema -7,61361 -49,0453 Rio Jenipapo TO Araguaçu Cprm 26 28240000 Piraque -6,67167 -48,4697 Rio Lontra TO Lizarda Cprm 27 28850000 Araguatins -5,65083 -48,1325 Rio Araguaia TO Araguatins Cprm 28 29200000 Itupiranga -5,12889 -49,3242 Rio Tocantins PA Itupiranga Cprm

Page 28: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

28

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/Nordeste Esta bacia hidrográfica possui 47 estações Esta bacia hidrográfica possui 47 estações

sedimentométricas em operação.sedimentométricas em operação. Assumindo que a densidade mínima de postos Assumindo que a densidade mínima de postos

sedimentométricos seja a recomendada pela sedimentométricos seja a recomendada pela OMM para regiões interiores planas, ou seja, OMM para regiões interiores planas, ou seja, 12.500 km12.500 km22 por posto, e sabendo que a área por posto, e sabendo que a área dessa bacia é de aproximadamente 1.000.000 dessa bacia é de aproximadamente 1.000.000 kmkm22, resultaria em um número mínimo de 80 , resultaria em um número mínimo de 80 postos para esta bacia. postos para esta bacia.

Page 29: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

29

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/Nordeste No entanto, como nesta bacia hidrográfica existem No entanto, como nesta bacia hidrográfica existem

muitos rios intermitentes e aqueles que são perenes, muitos rios intermitentes e aqueles que são perenes, possuem vazões médias pequenas, só foram propostas possuem vazões médias pequenas, só foram propostas mais três estações sedimentométricas.mais três estações sedimentométricas.

É proposta a adição de duas estações É proposta a adição de duas estações sedimentométricas no Estado do Amapá, o qual possuía sedimentométricas no Estado do Amapá, o qual possuía somente três estações sedimentométricas e onde somente três estações sedimentométricas e onde existem usinas hidrelétricas na fase de inventário final e existem usinas hidrelétricas na fase de inventário final e uma usina hidrelétrica em operação, tornando o uma usina hidrelétrica em operação, tornando o monitoramento sedimentométrico necessário.monitoramento sedimentométrico necessário.

A outra estação proposta foi na parte alta da Bacia do A outra estação proposta foi na parte alta da Bacia do rio Parnaíba, localizada no Estado do Maranhão, onde o rio Parnaíba, localizada no Estado do Maranhão, onde o mapa elaborado pela ANEEL indicou ser de alto mapa elaborado pela ANEEL indicou ser de alto potencial de produção de sedimentos.potencial de produção de sedimentos.

Page 30: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

30

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/Nordeste

Page 31: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

31

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/NordesteOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

1 30050000 Estirão Do Cricou 3,7217 -51,9308 Rio Oiapoque AP Oiapoque CPRM 22.250 1/2/1984 2 30300000 Serra Do Navio 0,8814 -52,0100 Rio Amapari AP Macapá CPRM 10.570 1/12/1977 3 30400000 Porto Platon 0,7075 -51,4389 Rio Araguari AP Macapá CPRM 29.820 1/8/1977 4 31650000 Tauiri -3,5000 -48,8333 Rio Capim PA São Domingos Do Capim CPRM 21.531 1/1/2005 5 31700000 Badajós -2,5131 -47,7675 Rio Capim PA São Domingos Do Capim CPRM 36.435 1/7/1977 6 32540000 Fazenda Rural Zebu -3,3475 -46,8767 Rio Gurupi PA Paragominas CPRM 14.240 1/1/2005 7 32620000 Alto Bonito -1,8003 -46,3161 Rio Gurupi PA Viseu CPRM 31.064 1/4/1995 8 33190000 Pindaré-Mirim -3,6611 -45,4583 Rio Pindaré MA Pindaré-Mirim CPRM 34.030 1/12/1992 9 33250000 Barra Do Corda -5,5000 -45,2431 Rio Mearim MA Barra Do Corda CPRM 13.400 1/1/1981

10 33281000 Pedreiras Ii -4,5667 -44,6000 Rio Mearim MA Pedreiras CPRM 25.400 1/2/1982 11 33333000 Itaipava -5,1444 -45,7947 Rio Grajau MA Itaipava Do Grajau CPRM 4.600 1/1/2005 12 33380000 Aratoi Grande -3,7697 -45,2178 Rio Grajau MA Vitória Do Mearim CPRM 20.700 1/3/1993 13 33480000 Colinas -6,0192 -44,2428 Rio Itapecuru MA Colinas CPRM 14.850 1/10/1993 14 33550000 Caxias -4,8653 -43,3583 Rio Itapecuru MA Caxias CPRM 32.700 1/2/1982 15 33680000 Cantanhede -3,6278 -44,3792 Rio Itapecuru MA Cantanhede CPRM 49.500 1/8/1992 16 33780000 Nina Rodrigues -3,4594 -43,8989 Rio Munim MA Nina Rodrigues CPRM 12.450 1/1/2005 17 34060000 Ribeiro Gonçalves -7,5603 -45,2453 Rio Parnaíba PI Ribeiro Gonçalves CPRM 32.700 1/2/1992 18 34090000 Fazenda Bandeira -7,3908 -44,6142 Rio Urucui Preto PI Uruçuí CPRM 14.700 1/2/1992 19 34170000 São Felix De Balsas -7,0814 -44,8125 Rio Das Balsas MA São Felix De Balsas CPRM 22.800 1/2/1992 20 34251000 Cristino Castro Ii -8,7925 -44,2058 Rio Gurgueia PI Cristino Castro CPRM 31.500 1/1/2005 21 34270000 Barra Do Lance -7,2475 -43,6489 Rio Gurgueia PI Jerumenha CPRM 48.400 1/2/1992 22 34311000 Barão De Grajau -6,7622 -43,0264 Rio Parnaíba MA Barão De Grajau CPRM 140.240 1/2/1992 23 34600000 Francisco Ayres -6,6250 -42,6978 Rio Canindé PI Francisco Ayres CPRM 73.900 1/3/1999

Page 32: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

32

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/NordesteOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

24 34690000 Teresina -5,1356 -42,8119 Rio Parnaíba PI Teresina CPRM 270.000 1/1/1994 25 34770000 Prata Do Piauí -5,6625 -42,2056 Rio Poti PI Prata Do Piauí CPRM 42.200 1/1/2005 26 34789000 Fazenda Cantinho Ii -5,2025 -42,6967 Rio Poti PI Teresina CPRM 50.000 1/2/1992 27 34879500 Luzilândia -3,4525 -42,3694 Rio Parnaíba PI Luzilândia CPRM 322.823 1/2/1999 28 34980000 Tinguis -3,7239 -41,9742 Rio Longa PI Piracuruca CPRM 24.100 1/1/2005 29 35275000 Sobral -3,6889 -40,3414 Rio Acaraú CE Sobral CPRM 11.160 1/8/1994 30 36160000 Iguatu -6,3728 -39,2925 Rio Jaguaribe CE Iguatu CPRM 21.000 1/4/1999 31 36290000 Icó -6,4064 -38,8672 Rio Salgado CE Icó CPRM 12.000 1/3/1999 32 36390000 Peixe Gordo -5,2286 -38,1989 Rio Jaguaribe CE Tabuleiro Do Norte CPRM 48.200 1/8/1994

33 37080000 Pedra De Abelhas

(Brejo Apodi) -5,5933 -37,6842 Rio Apodí RN Felipe Guerra CPRM 6.480 1/4/1981 34 37410000 Sítio Vassouras -6,7286 -37,7944 Rio Piranhas Ou Açu PB Pombal CPRM 14.850 1/3/1999 35 37470000 Jardim De Piranhas -6,3781 -37,3525 Rio Piranhas Ou Açu RN Jardim De Piranhas CPRM 21.350 1/1/2005 36 37710150 Sítio Acaua Ii -5,6164 -36,8911 Rio Piranhas Ou Açu RN Açu CPRM 37.600 1/3/1999 37 38380000 Telha -5,8669 -35,5942 Rio Potengi RN Ielmo Marinho CPRM 2.630 1/7/2000 38 38860000 Bodocongo -7,5283 -35,9997 Rio Paraíba PB Boqueirão CPRM 13.780 1/3/1981 39 38895000 Ponte Da Batalha -7,1300 -35,0475 Rio Paraíba PB Santa Teresinha CPRM 19.244 1/3/1981 40 39080000 Engenho Itapissirica -7,6131 -35,0647 Rio Tracunhaem PE Goiana CPRM 1.170 1/3/1981 41 39145000 Limoeiro -7,8789 -35,4519 Rio Capibaribe PE Limoeiro CPRM 5.360 1/3/1981 42 39170000 Vitória De Santo Antão -8,1136 -35,2839 Rio Tapacurá PE Vitória De Santo Antão CPRM 270 1/8/1999 43 39200000 Pirapama -8,2833 -35,0661 Rio Pirapama PE Cabo De Santo Agostinho CPRM 274 1/3/1999 44 39360000 Engenho Tabocas -8,2819 -35,3647 Rio Ipojuca PE Primavera CPRM 3.020 1/3/1981 45 39770000 Fazenda Boa Fortuna -9,4672 -35,8597 Rio Mundau AL Rio Largo CPRM 3.900 1/3/1981 46 39870000 Atalaia -9,5067 -36,0228 Rio Paraíba AL Atalaia CPRM 2.520 1/3/1981 47 39980000 Camaçari -10,0311 -36,3036 Rio Coruripê AL Coruripe CPRM 1.380 1/9/1999

Page 33: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

33

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/Nordeste

Page 34: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

34

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Atlântico – Trecho

Norte/NordesteNorte/Nordeste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 1 30075000 Tartarugal Grande 1,3978 -50,9250 Rio Tartarugal Grande AP Amapá CPRM 1.826 2 30080000 Capivara 0,9956 -51,6706 Rio Araguari AP Oiapoque CPRM 8.838 3 34160000 Sambaiba -7,1489 -45,3489 Rio Das Balsas MA Sambaiba CPRM -

Page 35: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

35

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Atualmente, estão em operação na Bacia Hidrográfica Atualmente, estão em operação na Bacia Hidrográfica do São Francisco, 40 estações sedimentométricas.do São Francisco, 40 estações sedimentométricas.

São propostas mais sete estações sedimentométricas, São propostas mais sete estações sedimentométricas, as quais foram locadas em pontos cujos rios as quais foram locadas em pontos cujos rios apresentam grandes valores de descarga sólida em apresentam grandes valores de descarga sólida em suspensão, assim como em trechos de rios nos quais suspensão, assim como em trechos de rios nos quais não possuem nenhuma estação sedimentométrica.não possuem nenhuma estação sedimentométrica.

Também foi levado em consideração o alto potencial Também foi levado em consideração o alto potencial de produção de sedimentos existente no oeste e sul da de produção de sedimentos existente no oeste e sul da bacia, onde foi proposto a adição de novas estações bacia, onde foi proposto a adição de novas estações sedimentométricas.sedimentométricas.

Page 36: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

36

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Page 37: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

37

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

1 40050000 Iguatama -20,17 -45,7158 Rio São Francisco MG Iguatama CPRM 4.846 1/1/2005 2 40100000 Porto Das Andorinhas -19,2786 -45,2858 Rio São Francisco MG Abaeté CPRM 13.087 1/5/1998 3 40185000 Pari -20,1847 -44,8933 Rio Itapecerica MG Divinópolis CPRM 1.849 1/12/1975 4 40330000 Velho Da Taipa -19,6939 -44,9308 Rio Pará MG Pitangui CPRM 7.350 1/8/1975 5 40710000 Belo Vale -20,4081 -44,0211 Rio Paraopeba MG Belo Vale CPRM 2.690 1/9/1975 6 40800001 Ponte Nova Do Paraopeba -19,9489 -44,3053 Rio Paraopeba MG Betim CPRM 5.680 1/12/1975 7 40822995 Mateus Leme - Aldeia -19,9694 -44,4219 Ribeirão Mateus Leme MG Mateus Leme CPRM 89 1/2/1989 8 41135000 Pirapora - Barreiro -17,3608 -44,9478 Rio São Francisco MG Pirapora CPRM 62.100 1/12/1975 9 41199998 Honório Bicalho - Montante -20,0239 -43,8228 Rio Das Velhas MG Nova Lima CPRM 1.642 1/4/1981 10 41340000 Ponte Raul Soares -19,5594 -43,9117 Rio Das Velhas MG Lagoa Santa CPRM 4.780 1/2/1988 11 41650002 Ponte Do Licínio - Jusante -18,6728 -44,1939 Rio Das Velhas MG Presidente Juscelino CPRM 10.980 1/12/1975 12 41780002 Presidente Juscelino - Jusante -18,645 -44,0503 Rio Parauna MG Presidente Juscelino CPRM 3.912 1/5/1998 13 41990000 Várzea Da Palma -17,5942 -44,7142 Rio Das Velhas MG Várzea Da Palma CPRM 25.940 1/12/1975 14 42145498 Fazenda Umburana - Montante -17,2106 -44,4619 Rio Jequitaí MG Jequitaí CPRM 6.853 1/8/1977 15 42210000 Cachoeira Da Manteiga -16,6572 -45,0811 Rio São Francisco MG Buritizeiro CPRM 107.250 1/1/2005 16 42395000 Santa Rosa -17,2553 -46,4739 Rio Paracatu MG Paracatu CPRM 12.880 1/4/1976 17 42600000 Porto Dos Poções -16,8397 -46,3572 Rio Preto MG Bonfinópolis De Minas CPRM 9.370 1/1/2005 18 42930000 Porto Do Cavalo -17,0306 -45,5394 Rio Paracatu MG João Pinheiro CPRM 39.640 1/4/1989 19 43200000 São Romão -16,3719 -45,0664 Rio São Francisco MG São Romão CPRM 154.100 1/1/2005 20 43429998 Arinos - Montante -15,9244 -46,1097 Rio Urucuia MG Arinos CPRM 11.710 1/4/1976

Page 38: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

38

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

21 43980002 Barra Do Escuro -16,2686 -45,2378 Rio Urucuia MG São Romão CPRM 24.700 1/4/1989 22 44200000 São Francisco -15,9475 -44,8678 Rio São Francisco MG São Francisco CPRM 182.537 1/6/1998 23 44290002 Pedras De Maria Da Cruz -15,6008 -44,3953 Rio São Francisco MG Januária CPRM 191.063 1/9/1998 24 44950000 Boca Da Caatinga -14,7847 -43,5394 Rio Verde Grande MG Manga CPRM 30.474 1/3/1989 25 45260000 Juvenília -14,2628 -44,1608 Rio Carinhanha MG Montalvania CPRM 15.832 1/10/1998 26 45298000 Carinhanha -14,3044 -43,7681 Rio São Francisco BA Carinhanha CPRM 255.700 1/1/2005 27 45480000 Bom Jesus Da Lapa -13,2569 -43,4350 Rio São Francisco BA Bom Jesus Da Lapa CPRM 272.600 1/12/1991 28 45910001 Santa Maria Da Vitória -13,3986 -44,1967 Rio Corrente BA Santa Maria Da Vitória CPRM 28.200 1/3/1998 29 46035000 Gameleira -12,8686 -43,3797 Rio São Francisco BA Sítio Do Mato CPRM 309.500 1/4/1995 30 46360000 Morpará -11,5583 -43,2825 Rio São Francisco BA Morpará CPRM 344.800 1/6/1978 31 46415000 Sítio Grande -12,4306 -45,0856 Rio Grande BA São Desidério CPRM 4.983 1/1/2005 32 46550000 Barreiras -12,1525 -45,0094 Rio Grande BA Barreiras CPRM 23.250 1/1/1989 33 46790000 Formosa Do Rio Preto -11,0514 -45,1969 Rio Preto BA Formosa Do Rio Preto CPRM 13.250 1/3/1998 34 46902000 Boqueirão -11,3447 -43,8264 Rio Grande BA Mansidão CPRM 65.900 1/8/1992 35 48020000 Juazeiro -9,40556 -40,5033 Rio São Francisco BA Juazeiro CPRM 510.800 1/6/1978 36 48290000 Santa Maria Da Boa Vista -8,80861 -39,8244 Rio São Francisco PE Santa Maria Da Boa Vista CPRM 529.800 1/1/2005 37 48590000 Ibó -8,63139 -39,2467 Rio São Francisco PE Belém De São Francisco CPRM 558.141 1/8/1980 38 49330000 Piranhas -9,62611 -37,7561 Rio São Francisco AL Piranhas CPRM 604.000 1/1/2005 39 49660000 Traipu -9,97139 -37,0028 Rio São Francisco AL Traipu CPRM 622.600 1/2/1999 40 49705000 Propriá -10,2139 -36,8239 Rio São Francisco SE Propriá CPRM 623.500 1/2/2000

Page 39: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

39

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Page 40: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

40

Bacia Hidrográfica do São Bacia Hidrográfica do São FranciscoFrancisco

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 1 40975000 Fazenda São Felix -18,4661 -45,6458 Córrego Do Rio Borrachudo MG São Gonçalo Do Abaeté CPRM 905 2 41075001 Porto Do Passarinho -18,4025 -45,7367 Rio Abaeté MG São Gonçalo Do Abaeté CPRM 4.330 3 42860000 Cachoeira Do Paredão -17,1211 -45,4356 Rio Do Sono MG Buritizeiro CPRM 5.660 4 44500000 Manga -14,7567 -43,9322 Rio São Francisco MG Manga CPRM 202.400 5 45880000 Colônia Do Formoso -13,7122 -44,6383 Rio Formoso BA Coribe CPRM 8.780 6 46150000 Ibotirama -12,1825 -43,2231 Rio São Francisco BA Ibotirama CPRM 322.600 7 46590000 Nova Vida - Montante -11,8544 -45,1214 Rio Branco BA Barreiras CPRM 6.918

Page 41: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

41

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Atualmente, a Bacia Hidrográfica do Atlântico Atualmente, a Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste possui 73 postos sedimentométricos. Leste possui 73 postos sedimentométricos.

Essa bacia possui área de drenagem de Essa bacia possui área de drenagem de 545.000 km2. Se for utilizada a recomendação 545.000 km2. Se for utilizada a recomendação de um posto para cada 12.500 kmde um posto para cada 12.500 km22, resultaria , resultaria em um número mínimo de aproximadamente em um número mínimo de aproximadamente 44 estações sedimentométricas.44 estações sedimentométricas.

As estações sedimentométricas estão bem As estações sedimentométricas estão bem distribuídas, principalmente nos estados do distribuídas, principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas GeraisRio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

Page 42: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

42

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

No entanto, existem alguns rios e trechos de No entanto, existem alguns rios e trechos de rios que não possuem nenhum rios que não possuem nenhum monitoramento sedimentométrico, dessa monitoramento sedimentométrico, dessa forma, é sugerida a adição de 14 estações forma, é sugerida a adição de 14 estações sedimentométricas na Bacia Hidrográfica do sedimentométricas na Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Leste, onde foi levada em Atlântico – Trecho Leste, onde foi levada em consideração a grande quantidade de usinas consideração a grande quantidade de usinas hidrelétricas existentes na bacia, mesmo que hidrelétricas existentes na bacia, mesmo que em diferentes fases (inventário, viabilidade, em diferentes fases (inventário, viabilidade, projeto básico, construção e operação).projeto básico, construção e operação).

Page 43: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

43

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Page 44: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

44

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2)

1 50230000 Estância -11,2644 -37,4425 Rio Piauitinga SE Estância CPRM 440 2 50540000 Cipó -11,0983 -38,5131 Rio Itapicuru BA Cipó CPRM 28.345 3 51190000 Fertém -12,7572 -41,3289 Rio Santo Antônio BA Andaraí CPRM 9.282 4 51230000 Fazenda Iguaçu -12,9361 -41,0644 Rio De Una BA Itaeté CPRM 1.420 5 51280000 Iaçu -12,7622 -40,2136 Rio Paraguaçu BA Iaçu CPRM 21.261 6 51350000 Argoim -12,5856 -39,5222 Rio Paraguaçu BA Rafael Jambeiro CPRM 37.245 7 51430000 Gavião Ii -10,47 -39,7883 Rio Jacuipe BA Gavião CPRM 4.375 8 51460000 Ponte Rio Branco -12,2331 -39,0461 Rio Jacuipe BA Feira De Santana CPRM 10.560 9 52404000 Areião -14,0314 -40,9825 Rio De Contas BA Mirante CPRM 28.800 10 52570000 Jequié -13,8642 -40,0808 Rio De Contas BA Jequié CPRM 42.890 11 52695000 Vapor -14,2086 -39,5461 Rio De Contas BA Ubatã CPRM 47.450 12 52831000 Ubaitaba - Jusante -14,3194 -39,3278 Rio De Contas BA Ubaitaba CPRM 56.290 13 53091000 Provisão Ii -14,6583 -39,2233 Rio Almada BA Ilhéus CPRM 1.307 14 53170000 Ferradas -14,8444 -39,3311 Rio Cachoeira BA Itabuna CPRM 3.580 15 53630000 Inhobim -15,3397 -40,9328 Rio Pardo BA Vitória Da Conquista CPRM 16.040 16 53880000 Fazenda Nancy -15,6039 -39,5167 Rio Pardo BA Camacan CPRM 28.950 17 54230000 Carbonita -17,5792 -42,9953 Rio Araçuaí MG Carbonita CPRM 2.535 18 54500000 Araçuaí -16,8503 -42,0631 Rio Araçuaí MG Araçuaí CPRM 16.230 19 54710000 Jequitinhonha -16,4275 -41,0136 Rio Jequitinhonha MG Jequitinhonha CPRM 53.298 20 54780000 Jacinto -16,1386 -40,3069 Rio Jequitinhonha MG Jacinto CPRM 63.300

21 55460000 Medeiros Neto -17,375 -40,2211 Rio Alcobaça Ou Itanhem BA Medeiros Neto CPRM 3.515

22 55510000 Helvécia -17,7983 -39,6631 Rio Peruipe BA Nova Viçosa CPRM 2.841 23 55520001 Mucuri -17,5956 -41,4922 Rio Mucuri MG Teófilo Otoni CPRM 2.016 24 55630000 Carlos Chagas -17,7042 -40,7619 Rio Mucuri MG Carlos Chagas CPRM 9.607 25 55699998 Nanuque - Montante -17,8419 -40,3808 Rio Mucuri MG Nanuque CPRM 12.799

Page 45: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

45

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2)

26 55850000 São João Da

Cachoeira Grande -18,5647 -40,3367 Rio São Mateus / Braço Norte ES São Mateus CPRM 6.732

27 55920000 Córrego Da

Boa Esperança -18,7006 -40,4419 Rio São Mateus

/ Braço Sul ES Nova Venécia CPRM 4.769 28 56075000 Porto Firme -20,6703 -43,0881 Rio Piranga MG Porto Firme CPRM 4.251 29 56110005 Ponte Nova - Jusante -20,3889 -42,9039 Rio Piranga MG Ponte Nova CPRM 6.132 30 56335001 Acaiaca - Jusante -20,3625 -43,1439 Rio Do Carmo MG Acaiaca CPRM 1.371 31 56415000 Rio Casca -20,2261 -42,6500 Rio Casca MG Rio Casca CPRM 2.036

32 56425000 Fazenda Cachoeira

D'antas -19,9947 -42,6742 Rio Doce MG São José Do Goiabal CPRM 10.080

33 56484998 Raul Soares –

Montante -20,1036 -42,4400 Rio Matipo MG Raul Soares CPRM 1.347

34 56539000 Cachoeira Dos Óculos

- Montante -19,7769 -42,4764 Rio Doce MG Córrego Novo CPRM 15.836 35 56696000 Mario De Carvalho -19,5244 -42,6550 Rio Piracicaba MG Timóteo CPRM 5.060 36 56775000 Ferros -19,2322 -43,0200 Rio Santo Antônio MG Ferros CPRM 4.058 37 56787000 Fazenda Barraca -19,3319 -43,0703 Rio Do Tanque MG Ferros CPRM 1.280 38 56800000 Senhora Do Porto -18,8947 -43,0825 Rio Guanhaes MG Senhora Do Porto CPRM 1.521 39 56825000 Naque Velho -19,1881 -42,4228 Rio Santo Antônio MG Açucena CPRM 10.170

40 56846000 Porto Santa Rita -18,9517 -42,3592 Rio Corrente

Grande MG São Geraldo Da Piedade CPRM 1.965 41 56850000 Governador Valadares -18,8831 -41,9503 Rio Doce MG Governador Valadares CPRM 39.828 42 56860000 São Pedro Do Suaçuí -18,3611 -42,6050 Rio Suacui Grande MG São Pedro Do Suaçuí CPRM 2.610 43 56891900 Vila Matias - Montante -18,5747 -41,9178 Rio Suacui Grande MG Mathias Lobato CPRM 10.200 44 56915500 Jampruca -18,4594 -41,8075 Rio Itambacuri MG Campanário CPRM 1.390 45 56920000 Tumiritinga -18,9711 -41,6392 Rio Doce MG Tumiritinga CPRM 55.425 46 56935000 Dom Cavati -19,3736 -42,1050 Rio Caratinga MG Dom Cavati CPRM 784 47 56976000 Fazenda Bragança -19,7431 -41,7853 Rio Manhuaçu MG Ipanema CPRM 2.290 48 56989400 Assarai - Montante -19,5947 -41,4581 Rio José Pedro MG Pocrane CPRM 3.230

49 56990000 São Sebastião

Da Encruzilhada -19,4925 -41,1617 Rio Manhuaçu MG Aimorés CPRM 8.810

50 56990990 Afonso Cláudio

- Montante -20,0786 -41,1214 Rio Guandu ES Afonso Claúdio CPRM 466

Page 46: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

46

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2)

51 56991500 Laranja Da Terra -19,9011 -41,0581 Rio Guandu ES Afonso Claúdio CPRM 1.331 52 56992000 Baixo Guandú -19,5236 -41,0142 Rio Guandu ES Baixo Guandu CPRM 2.135 53 56993002 Itaguaçu - Jusante -19,78 -40,8511 Rio Santa Joana ES Itaguaçu CPRM 438 54 56993551 Jusante Córrego Da Piaba -19,5586 -40,7325 Rio Santa Joana ES Colatina CPRM 873 55 56994500 Colatina -19,5308 -40,6231 Rio Doce ES Colatina CPRM 75.800 56 56995500 Ponte Do Pancas -19,4228 -40,6864 Rio Pancas ES Colatina CPRM 919 57 56997000 Barra De São Gabriel -19,0578 -40,5164 Rio São José ES São Gabriel Da Palha CPRM 1.022 58 58099000 Santa Branca -23,3689 -45,9000 Rio Paraíba Do Sul SP Santa Branca CPRM 4.930 59 58183000 Pindamonhangaba -22,9111 -45,4703 Rio Paraíba Do Sul SP Pindamonhangaba FURNAS 9.576 60 58235100 Queluz -22,54 -44,7728 Rio Paraíba Do Sul SP Queluz CPRM 12.749 61 58250000 Resende -22,4833 -44,4453 Rio Paraíba Do Sul RJ Resende FURNAS 13.882 62 58321000 Barra Do Piraí -22,4494 -43,7989 Rio Paraíba Do Sul RJ Barra Do Piraí CPRM 17.639 63 58480500 Juiz De Fora - Jusante -21,7783 -43,3253 Rio Paraibuna MG Juiz De Fora CPRM 981 64 58770000 Cataguases -21,3894 -42,6964 Rio Pomba MG Cataguases CPRM 5.858

65 58790002 Santo Antônio De Pádua Ii -21,5422 -42,1806 Rio Pomba RJ Santo Antônio

De Pádua CPRM 8.246 66 58960000 Cardoso Moreira - Rv -21,4872 -41,6167 Rio Muriae RJ - CPRM 7.270

67 58974000 Campos - Ponte Municipal -21,6939 -41,9219 Rio Paraíba Do Sul RJ Campos Dos Goytacazes CPRM 55.500

68 59004400 Canal Itereré -21,6825 -41,4875 Canal Iterere RJ Campos Dos Goytacazes CPRM -

69 59006100 Canal Cacumanga -21,7236 -41,3731 Canal Cacumanga RJ Campos Dos Goytacazes CPRM -

70 59019400 Canal Coqueiro -21,7608 -41,3014 Canal De Coqueiros RJ Campos Dos Goytacazes CPRM -

71 59026900 Canal Cambaiba -21,7686 -41,2692 Canal Cambaiba RJ Campos Dos Goytacazes CPRM -

72 59027200 Canal Do Vigário -21,7506 -41,2875 Canal Do Vigário RJ Campos Dos Goytacazes CPRM -

73 59028900 Canal São Bento -21,7239 -41,1767 Canal São Bento RJ São João Da Barra CPRM -

Page 47: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

47

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Page 48: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

48

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho LesteAtlântico – Trecho Leste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 1 50191000 Fazenda Belém -10,9431 -37,3469 Rio Vaza Barris SE Itaporanga D'ajuda CPRM 15.740 2 50595000 Usina Altamira -11,7347 -37,8033 Rio Itapicuru BA Conde CPRM 35.150 3 51685000 Jiquiriça -13,1739 -39,3194 Rio Jequirica BA Jiquiriça CPRM 5.970

4 54010005 Vila Terra Branca

- Jusante -17,3128 -43,2078 Rio Jequitinhonha MG Bocaiúva CPRM 7.780 5 54150000 Porto Mandacaru -16,6789 -42,4856 Rio Jequitinhonha MG Grão Mogol CPRM 16.343 6 54260000 Ponte Alta -17,2825 -42,8078 Rio Araçuaí MG Turmalina CPRM 6.606 7 54390000 Pega -16,8600 -42,3483 Rio Araçuaí MG Virgem Da Lapa CPRM 11.000 8 54530000 Itira -16,7608 -42,0061 Rio Jequitinhonha MG Araçuaí CPRM 39.394 9 54580000 Itaobim -16,5683 -41,5031 Rio Jequitinhonha MG Itaobim CPRM 45.819

10 54950000 Itapebi -15,9483 -39,5236 Rio Jequitinhonha BA Itapebi CPRM 67.769 11 57580000 Usina Paineiras -20,9550 -40,9500 Rio Itapemirim ES Itapemirim CPRM 5.166 12 57930000 Santa Cruz -21,2225 -41,3086 Rio Itabapoana ES Mimoso Do Sul CPRM 3.781 13 58380001 Paraíba Do Sul - Rn -22,1628 -43,2864 Rio Paraíba Do Sul RJ Paraíba Do Sul CPRM 19.300 14 58630002 Anta (Anta G) -22,0353 -42,9908 Rio Paraíba Do Sul RJ Sapucaia CPRM 30.579

Page 49: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

49

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Esta bacia possui 115 postos sedimentométricos em Esta bacia possui 115 postos sedimentométricos em operação.operação.

Utilizando novamente a recomendação da OMM de Utilizando novamente a recomendação da OMM de densidade mínima para regiões interiores planas, ou densidade mínima para regiões interiores planas, ou seja, 1 estação sedimentométrica para cada 12.500 seja, 1 estação sedimentométrica para cada 12.500 kmkm22, resultaria em um número mínimo de , resultaria em um número mínimo de aproximadamente 100 postos sedimentométricos, aproximadamente 100 postos sedimentométricos, valor inferior ao que existe em operação atualmente.valor inferior ao que existe em operação atualmente.

Porém, as estações estão muito mal distribuídas, Porém, as estações estão muito mal distribuídas, estando concentradas no estado do Paraná (73 estando concentradas no estado do Paraná (73 estações). estações).

Page 50: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

50

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Além do mais, existem muitas usinas Além do mais, existem muitas usinas hidrelétricas nesta Bacia Hidrográfica e as hidrelétricas nesta Bacia Hidrográfica e as partes altas da maioria de suas sub-bacias partes altas da maioria de suas sub-bacias apresentaram um alto potencial de apresentaram um alto potencial de produção de sedimentos.produção de sedimentos.

Na margem direita do rio Paraná também Na margem direita do rio Paraná também há rios sem nenhuma estação há rios sem nenhuma estação sedimentométrica.sedimentométrica.

Dessa forma, foi proposta a instalação de 41 Dessa forma, foi proposta a instalação de 41 postos sedimentométricos, postos sedimentométricos,

Page 51: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

51

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Page 52: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

52

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParanáOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

Sedimentos - Início

1 60011000 Patos De Minas -18,6017 -46,5394 Rio Paranaíba MG Patos De Minas CPRM 3.632 1/5/1998

2 60030000 Campo Alegre De Goiás -17,5042 -47,5556 Rio São Marcos GO Campo Alegre

De Goiás FURNAS 9.627 1/3/2000 3 60381000 Fazenda Letreiro -18,9883 -48,1903 Rio Uberabinha MG Uberlândia CPRM 924 1/5/1998 4 60545000 Pires Do Rio -17,3272 -48,2386 Rio Corumbá GO Pires Do Rio FURNAS 21.248 1/5/2000 5 60680000 Ponte Meia Ponte -18,3389 -49,6108 Rio Meia Ponte GO Itumbiara CPRM 11.527 1/1/2000 6 60772000 Fazenda Santa Maria -17,9808 -50,2469 Rio Dos Bois GO Goiatuba CPRM 16.752 1/1/2005 7 60845000 Ituiutaba -18,9408 -49,4497 Rio Tijuco MG Ituiutaba CPRM 6.154 1/9/1998 8 60911000 Montante Ponte Go-206 -18,7475 -51,3244 Rio Verde GO Itarumã CPRM 10.538 1/7/2004

9 60970000 Itajá -19,1061 -51,5336 Rio Aporé Ou

Do Peixe GO Itajá CPRM 5.413 1/9/1992 10 61135000 Ibituruna -21,1431 -44,7383 Rio Das Mortes MG Ibituruna IGAM 5.155 1/3/1988 11 61145000 Macaia -21,1447 -44,9139 Rio Grande MG Bom Sucesso FURNAS 15.395 1/9/1976 12 61410000 Careaçu -22,0539 -45,6994 Rio Sapucaí MG Careaçu FURNAS 7.346 1/6/1998 13 61537000 Porto Dos Buenos -21,6108 -45,4889 Rio Verde MG Elói Mendes FURNAS 6.271 1/2/1988 14 61830000 Fazenda Corredeira -21,3183 -47,4767 Rio Pardo SP Serra Azul FCTH/DAEE-SP 8.480 1/1/1998 15 61902000 Porto Ferreira -21,8447 -47,4747 Rio Mogi Guaçu SP Porto Ferreira FCTH/DAEE-SP 10.123 1/1/1998

16 62600000 Rio Abaixo

(Faz. Cachoeira) -22,8836 -46,6344 Rio Jaguari SP Bragança Paulista FCTH/DAEE-SP 1.726 1/2/1998 17 62615000 Jaguariuna -22,7086 -46,9917 Rio Jaguari SP Jaguariuna FCTH/DAEE-SP 2.180 1/3/1998 18 62670000 Atibaia -23,1056 -46,5572 Rio Atibaia SP Atibaia FCTH/DAEE-SP 1.143 1/2/1998 19 63003100 Porto Galeano -20,0936 -52,1597 Rio Sucuriú MS Três Lagoas CPRM 19.260 1/1/2005 20 63350100 Água Clara -20,4442 -52,9011 Rio Verde MS Água Clara CPRM 15.210 1/7/2000 21 63970000 Fazenda Buriti -21,6619 -52,8661 Rio Pardo MS Bataguassu CPRM 31.962 1/10/2000 22 64075000 Angatuba -23,5639 -48,3897 Rio Itapetininga SP Angatuba CPRM 2.521 1/3/1998

23 64080000 Campina Do

Monte Alegre -23,5633 -48,4925 Rio Paranapanema SP Buri CPRM 5.823 1/3/2000 24 64198000 Fazenda Agrolim -23,7789 -49,0547 Rio Taquari SP Itabera CPRM 2.135 1/4/2000 25 64231000 Colônia Barro Preto -24,0333 -49,4667 Rio Itararé PR Senges SUDERHSA 1.573 1/5/1985

Page 53: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

53

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParanáOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

Sedimentos - Início

26 64242000 Tamanduá -23,9667 -49,5833 Rio Jaguariaiva PR Senges SUDERHSA 1.622 1/2/1982 27 64247000 Olaria Dos Padres -23,7789 -49,0547 Rio Itararé SP Itararé CPRM 2.135 1/4/2000

28 64270050 Usina Chavantes

- Jusante -23,1214 -49,7278 Rio Paranapanema SP Chavantes CPRM 27.500 1/4/2000 29 64335000 Porto Jaú -22,9 -50,0333 Rio Paranapanema SP Salto Grande CPRM 38.600 1/4/2000 30 64360000 Tomazina -23,7667 -49,9500 Rio Das Cinzas PR Tomazina SUDERHSA 2.015 1/2/1982

31 64362000 Granja Garota -23,0167 -50,1500 Rio Das Cinzas PR Santo Antônio

Da Platina SUDERHSA 3.976 1/3/1981 32 64370000 Andirá -23,0831 -50,2831 Rio Das Cinzas PR Andirá SUDERHSA 5.622 1/5/1977

33 64382000 Fazenda Casa

Branca -23,4 -50,4500 Rio Laranjinha PR Nova Fátima SUDERHSA 2.602 1/3/1981

34 64447000 Engenheiro Rosaldo

Leitão -24,9653 -50,3936 Rio Tibaji PR Ponta Grossa SUDERHSA 5.731 1/2/1982 35 64460000 Bom Jardim -24,7 -50,4833 Rio Capivari PR Tibagi SUDERHSA 722 1/2/1982 36 64465000 Tibagi -24,5267 -50,4111 Rio Tibaji PR Tibagi SUDERHSA 8.948 1/4/1977 37 64477600 Chacara Cachoeira -24,7503 -50,0894 Rio Iapó PR Castro SUDERHSA 1.604 1/2/1982

38 64501000 Porto Londrina -23,65 -50,8833 Rio Tibaji PR São Jerônimo

Da Serra SUDERHSA 18.768 1/4/1981 39 64506000 Chacara Ana Claúdia -23,2831 -50,9667 Rio Tibaji PR Jataizinho SUDERHSA 21.240 1/9/1990 40 64508500 Ponte Preta -23,1667 -50,7833 Rio Congonhas PR Cornélio Procópio SUDERHSA 1.054 1/5/1982 41 64550000 Vila Silva Jardim -22,8569 -52,0781 Ribeirão Pirapó PR Paranacity SUDERHSA 4.627 1/4/1977

42 64575003 Porto São José

- Jusante -22,7178 -53,1764 Rio Paraná PR São Pedro Do Paraná SUDERHSA 670.000 1/3/1986

43 64620000 Rio Dos Patos -25,2053 -50,9428 Rio Dos Patos PR Prudentópolis SUDERHSA 1.086 1/2/1982 44 64655000 Ubá Do Sul -24,0417 -51,6228 Rio Ivaí PR Lidianópolis SUDERHSA 12.701 1/1/1982 45 64659000 Barbosa Ferraz -24,0167 -51,9500 Rio Corumbatai PR Barbosa Ferraz SUDERHSA 3.294 1/1/1982 46 64673000 Quinta Do Sol -23,8281 -52,1831 Rio Mourão PR Quinta Do Sol SUDERHSA 1.534 1/4/1977 47 64680000 Jussara -23,6167 -52,4667 Rio Ligeiro PR Jussara SUDERHSA 727 1/1/1982 48 64682000 Japurá -23,4333 -52,6167 Rio Dos Índios PR Japurá SUDERHSA 807 1/1/1982

49 64685000 Porto Paraíso

Do Norte -23,3231 -52,6644 Rio Ivaí PR Paraíso Do Norte SUDERHSA 28.427 1/4/1977 50 64693000 Novo Porto Taquara -23,1994 -53,3156 Rio Ivaí PR Douradina SUDERHSA 34.432 1/9/1974

Page 54: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

54

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParanáOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

Sedimentos - Início

51 64717000 Navirai -23,1319 -54,1950 Rio Amambai MS Navirai CPRM 8.436 1/1/2005 52 64771500 Porto Guarani -24,8661 -52,7628 Rio Piquiri PR Altamira Do Paraná SUDERHSA 4.223 1/3/1982 53 64775000 Balsa Do Cantu -24,7486 -52,7028 Rio Cantu PR Altamira Do Paraná SUDERHSA 2.513 1/3/1982

54 64785000 Ponte Do Goio

- Bang -24,6167 -52,9331 Rio Goio Bang

Ou Tricolor PR Campina Da Lagoa SUDERHSA 1.350 1/3/1982 55 64799500 Novo Porto 2 -24,4042 -53,1575 Rio Piquiri PR Nova Aurora SUDERHSA 12.124 1/11/1978 56 64810000 Balsa Do Goio Ere -23,9167 -53,1331 Rio Goio-Ere PR Mariluz SUDERHSA 2.424 1/2/1982 57 64815000 Fazenda Uberaba -24,1331 -53,3167 Rio Goio-Ere PR Mariluz SUDERHSA 2.941 1/3/1982 58 64820000 Porto Formosa -24,2 -53,3331 Rio Piquiri PR Alto Piquiri SUDERHSA 17.500 1/11/1990 59 64830000 Balsa Santa Maria -24,1881 -53,7461 Rio Piquiri PR Iporã SUDERHSA 20.982 1/8/1986 60 64833000 Iporã -23,9714 -53,7500 Rio Xambre PR Iporã SUDERHSA 1.075 1/4/1984 61 65004995 Ponte Pr-415 -25,4506 -49,1211 Rio Piraquara PR Piraquara SUDERHSA 113 1/8/2002 62 65010000 Fazendinha -25,5192 -49,1467 Rio Pequeno PR São José Dos Pinhais SUDERHSA 117 1/6/1998

63 65021000 Jusante Aterro

Sanitário -25,3644 -49,3408 Rio Passaúna PR Almirante Tamandaré SUDERHSA 23 1/8/1999 64 65021770 Colônia Dom Pedro -25,4169 -49,3847 Rio Cachoeirinha PR Almirante Tamandaré SUDERHSA 27 1/9/1999

65 65021800 Ponte Br-277

- Campo Largo -25,4269 -49,3881 Rio Passaúna PR Campo Largo SUDERHSA 92 1/6/1987 66 65023000 Olaria Pioli -25,5328 -49,3933 Rio Passaúna PR Araucária SUDERHSA 168.91 1/2/1997 67 65024000 Campina Das Pedras -25,5744 -49,4297 Rio Passaúna PR Araucária SUDERHSA 199 1/6/1987 68 65025000 Guajuvira -25,6003 -49,5133 Rio Iguaçu PR Araucária SUDERHSA 2.578 1/8/1999 69 65027000 Rodéio -25,5797 -49,5831 Rio Verde PR Balsa Nova SUDERHSA 258 1/5/1994 70 65035000 Porto Amazonas -25,5481 -49,8894 Rio Iguaçu PR Porto Amazonas SUDERHSA 3.662 1/8/1976

71 65060000 São Mateus Do Sul -25,8758 -50,3897 Rio Iguaçu PR São Mateus

Do Sul SUDERHSA 6.065 1/1/1982 72 65094500 Avencal -26,2667 -49,6211 Rio Preto SC Mafra SUDERHSA 868 1/2/1982 73 65095000 Rio Preto Do Sul -26,2161 -49,6033 Rio Negro SC Mafra SUDERHSA 2.495 1/2/1982 74 65100000 Rio Negro -26,1097 -49,8011 Rio Negro PR Rio Negro SUDERHSA 3.379 1/8/1976

75 65135000 Rio Da Várzea

Dos Lima -25,9344 -49,3931 Rio Da Várzea PR Mandirituba SUDERHSA 602 1/2/1982

Page 55: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

55

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

76 65136550 Quitandinha -25,8642 -49,5128 Rio Da Várzea PR Quitandinha SUDERHSA 1.568 1/2/1981 77 65155000 São Bento -25,9456 -49,7914 Rio Da Várzea PR Lapa SUDERHSA 2.012 1/11/1980

78 65175000 Divisa -26,0914 -50,3339 Rio Negro PR São Mateus

Do Sul SUDERHSA 7.970 1/5/1999 79 65180000 Salto Canoinhas -26,3725 -50,2831 Rio Canoinhas SC Major Vieira SUDERHSA 793 1/2/1982

80 65220000 Fluviópolis -26,0192 -50,5925 Rio Iguaçu PR São Mateus

Do Sul SUDERHSA 18.300 1/5/1999 81 65260000 Foz Do Cachoeira -26,5831 -50,7500 Rio Timbó SC Timbó Grande SUDERHSA 693 1/10/2001 82 65310000 União Da Vitória -26,2281 -51,0803 Rio Iguaçu PR União Da Vitória SUDERHSA 24.211 1/8/1976 83 65365000 Porto Vitória -26,1772 -51,5197 Rio Espingarda PR Porto Vitória SUDERHSA 165 1/2/1982 84 65370000 Jangada Do Sul - 396 -26,3869 -51,2719 Rio Jangada PR General Carneiro SUDERHSA 1.055 1/1/1982 85 65415000 Fazenda Maracanã -26,0303 -51,1417 Rio Palmital PR União Da Vitória SUDERHSA 323 1/1/1982 86 65809000 Eta - Guarapuava -25,3978 -51,4358 Rio Das Pedras PR Guarapuava SUDERHSA 306 1/11/1990 87 65815000 Salto Curucaca -25,5364 -51,8183 Rio Jordão PR Guarapuava SUDERHSA 2.228 1/8/2002 88 65825000 Santa Clara -25,6381 -51,9672 Rio Jordão PR Candói SUDERHSA 3.913 1/1/1981 89 65927000 Porto Palmeirinha -26,0294 -52,6283 Rio Chopim PR Coronel Vivida SUDERHSA 3.410 1/8/1990 90 65945000 Ponte Do Vitorino -26,0506 -52,8008 Rio Vitorino PR Pato Branco SUDERHSA 545 1/1/1982 91 65960000 Águas Do Verê -25,7739 -52,9328 Rio Chopim PR Verê SUDERHSA 6.696 1/5/1977

92 65970000 Porto Santo Antônio -25,3939 -53,1039 Rio Guarani PR Três Barras Do Parana SUDERHSA 1.024 1/1/1982

93 65979000 São Sebastião -25,4331 -53,5167 Rio Andrada PR Boa Vista

Da Aparecida SUDERHSA 1.309 1/2/1982 94 65981500 Ponte Do Capanema -25,77 -53,6114 Rio Capanema PR Planalto SUDERHSA 1.740 1/1/1982 95 65986000 Estreito Do Iguaçu Novo -25,5597 -53,8444 Rio Iguaçu PR Capanema SUDERHSA 63.236 1/3/1986 96 65990550 Muniz -25,7461 -53,8406 Rio Santo Antônio PR Planalto SUDERHSA 969 1/8/1993 97 65993000 Salto Cataratas -25,6831 -54,4331 Rio Iguaçu PR Foz Do Iguaçu SUDERHSA 67.317 1/12/1982 98 66070004 Cáceres (Dnpvn) -16,0631 -57,6878 Rio Paraguai MT Cáceres CPRM 32.774 1/3/1996 99 66120000 Porto Conceição -17,1428 -57,3594 Rio Paraguai MT Cáceres CPRM - 1/2/2000 100 66255000 Acorizal -15,2039 -56,3669 Rio Cuiabá MT Acorizal CPRM 19.458 1/9/1999

Page 56: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

56

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

101 66260001 Cuiabá -15,6156 -56,1086 Rio Cuiabá MT Cuiabá FURNAS 23.226 1/9/1999

102 66340000 Porto Cercado

(Ex-Retiro Biguacal) -16,5 -56,3333 Rio Cuiabá MT Poconé CPRM - 1/1/2005 103 66380000 São Pedro Da Cipa -15,9981 -54,9217 Rio São Lourenço MT Jaciara CPRM 3.674 1/1/2000 104 66450001 Rondonópolis -16,4789 -54,6506 Rio Vermelho MT Rondonópolis CPRM 11.995 1/1/2000

105 66460000 Acima Do Córrego

Grande -16,6081 -55,2064 Rio São Lourenço MT Santo Antônio Do Leverger CPRM 21.800 1/9/2000

106 66490000 Estrada Br-163 -17,6108 -54,8325 Rio Correntes MT Itiquira CPRM 3.030 1/2/2000 107 66600000 São Jerônimo -17,2014 -56,0081 Rio Piquiri MT Barão De Melgaço CPRM 17.150 1/4/2000 108 66650000 São José Do Piquiri -17,2914 -56,3847 Rio Piquiri MT Barão De Melgaço CPRM 17.150 1/1/2005 109 66750000 Porto Alegre -17,6231 -56,9653 Rio Cuiabá MS Corumbá CPRM 102.750 1/1/2005 110 66800000 Amolar -18,0386 -57,4886 Rio Paraguai MS Corumbá CPRM - 1/7/1985 111 66870000 Coxim -18,5075 -54,7606 Rio Taquari MS Coxim CPRM 27.040 1/1/2005 112 66910000 Miranda -20,2408 -56,3961 Rio Miranda MS Miranda CPRM 15.460 1/1/2005 113 66945000 Aquidauana -20,4586 -55,7808 Rio Aquidauana MS Aquidauana CPRM 15.200 1/7/2000 114 66950000 Porto Ciriaco -19,6972 -56,2811 Rio Aquidauana MS Anastácio CPRM - 1/1/2005 115 67100000 Porto Murtinho -21,7003 -57,8911 Rio Paraguai MS Porto Murtinho CPRM 474.500 1/3/1978

Page 57: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

57

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Page 58: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

58

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParanáOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

1 60012000 Ponte Vicente Goulart -18,2983 -47,1219 Rio Paranaíba MG Coromandel CPRM 7.224 2 60020000 Ponte São Marcos -17,0000 -47,2000 Rio São Marcos GO Cristalina FURNAS 4.287 3 60040000 Fazenda São Domingos -18,1031 -47,6947 Rio São Marcos GO Catalão FURNAS 10.659 4 60510010 Engenheiro Amorim -17,0361 -47,9408 Rio Corumbá GO Orizona FURNAS 15.500 5 60540000 Montes Claros -17,1297 -48,1333 Rio Piracanjuba GO Montes Claros De Goiás FURNAS 3.843 6 60765000 Barra Do Monjolo -17,7322 -50,1808 Rio Turvo GO Edéia CPRM 7.583 7 60798000 Maurilândia -17,9742 -50,3372 Rio Verde Ou Verdão GO Maurilândia CPRM 12.664 8 60855000 Ponte Do Prata -19,0353 -49,6967 Rio Da Prata MG Ituiutaba CPRM 5.174 9 60925001 Ponte São Domingos -19,2081 -50,6628 Rio São Domingos MG Limeira Do Oeste CPRM 3.540

10 60940000 Campo Alegre -18,5178 -52,0931 Rio Corrente GO Aporé CPRM 2.874 11 60945000 Ponte Rio Corrente -19,1583 -51,0083 Rio Corrente GO Itajá CPRM 6.058 12 61788000 Fazenda São Domingos -20,2000 -48,2833 Rio Sapucaí Paulista SP Guaíra FURNAS 6.271 13 63001200 Porto De Pedras -19,0558 -53,0183 Rio Sucuriú MS Costa Rica CPRM 3.870 14 63001500 Alto Sucuriu -19,4442 -52,5656 Rio Sucuriú MS Chapadão Do Sul CPRM 7.235 15 63250000 Alto Rio Verde -19,3769 -53,5700 Rio Verde MS Água Clara CPRM 2.925

16 63900001 Ribas Do Rio Pardo

(Cerâmica) -20,4408 -53,7172 Rio Pardo MS Ribas Do Rio Pardo CPRM 8.570 17 63930000 Campos Elisios -20,9742 -53,2822 Rio Pardo MS Santa Rita Do Pardo CPRM 12.980 18 63950280 Fazenda Barra Grande -21,5739 -53,6183 Rio Anhandui MS Nova Andradina CPRM - 19 64390000 Porto Santa Terezinha -23,1225 -50,4503 Rio Laranjinha PR Santa Mariana SUDERHSA 3.445 20 64491000 Barra Ribeirão Das Antas -24,0322 -50,6925 Rio Tibaji PR Curiúva SUDERHSA 15.600 21 64610000 Porto Wilma -22,0689 -54,2286 Rio Dourados MS Deodápolis CPRM 8.887 22 64613800 Fazenda São Joaquim -21,8467 -53,9608 Rio Vacaria MS Rio Brilhante CPRM 6.389 23 64617000 Ivinhema -22,3825 -53,5322 Rio Ivinheima MS Ivinhema ITAIPU 31.905 24 64625000 Tereza Cristina -24,83 -51,1422 Rio Ivaí PR Cândido De Abreu SUDERHSA 3.572 25 64645000 Porto Espanhol -24,3419 -51,4244 Rio Ivaí PR Rio Branco Do Ivaí SUDERHSA 8.600

Page 59: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

59

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do ParanáParaná

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 26 64660500 Vila Rica -23,9 -51,9511 Rio Ivaí PR Fênix SUDERHSA 19.300 27 64675002 Porto Bananeiras -23,6764 -52,1189 Rio Ivaí PR Engenheiro Beltrão SUDERHSA 24.200 28 64689005 Tapira Jusante -23,2311 -53,0522 Rio Ivaí PR Santa Mônica SUDERHSA 31.956 29 64764000 Guampará -24,9831 -52,2831 Rio Piquiri PR Palmital SUDERHSA 1.703 30 64767000 Porto Carriel -24,9467 -52,5964 Rio Piquiri PR Guaraniaçu SUDERHSA 3.620 31 64776100 Foz Do Cantu -24,7519 -52,8767 Rio Piquiri PR Guaraniaçu SUDERHSA 7.690 32 64843000 Guaíra -24,0667 -54,25 Rio Paraná PR Guaíra SUDERHSA 802.150 33 66090000 Descalvados -16,7333 -57,7481 Rio Paraguai MT Cáceres CPRM 48.360 34 66370000 Ilha Camargo -17,0572 -56,5856 Rio Cuiabá MT Barão De Melgaço CPRM - 35 66470000 São José Do Boriréu -16,9211 -56,2233 Rio São Lourenço MT Barão De Melgaço CPRM - 36 66810000 São Francisco -18,3939 -57,3911 Rio Paraguai MS Corumbá CPRM 243.000 37 66845000 Pedro Gomes -18,1675 -54,4703 Rio Taquari MS Pedro Gomes CPRM 6.524 38 66855000 Garimpagem -18,7125 -54,5669 Rio Jauru MS Coxim CPRM 6.763 39 66895000 Porto Da Manga -19,2583 -57,2353 Rio Paraguai MS Ladário CPRM 316.000 40 66900000 Estrada Mt-738 -20,7619 -56,0911 Rio Miranda MS Bonito CPRM 11.820 41 66926000 Ponte Do Grego -20,1556 -55,09 Rio Aquidauana MS Terenos CPRM 4.890

Page 60: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

60

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

A Bacia Hidrográfica do Uruguai possui 43 A Bacia Hidrográfica do Uruguai possui 43 estações sedimentométricas e essas estão estações sedimentométricas e essas estão bem distribuídas na bacia.bem distribuídas na bacia.

A Bacia Hidrográfica do Uruguai possui A Bacia Hidrográfica do Uruguai possui área de drenagem de 178.000 kmárea de drenagem de 178.000 km22. Dessa . Dessa forma, mesmo assumindo a densidade forma, mesmo assumindo a densidade mínima de postos sedimentométricos mínima de postos sedimentométricos recomendado pela OMM para regiões recomendado pela OMM para regiões montanhosas, resultaria num número montanhosas, resultaria num número mínimo de postos igual a 27. mínimo de postos igual a 27.

Page 61: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

61

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

Como a Bacia Hidrográfica do Uruguai Como a Bacia Hidrográfica do Uruguai possui 43 estações sedimentométricas e possui 43 estações sedimentométricas e estas estão bem distribuídas na bacia, ou estas estão bem distribuídas na bacia, ou seja, todos os rios principais possuem seja, todos os rios principais possuem pelo menos uma estação pelo menos uma estação sedimentométrica, será proposta a adição sedimentométrica, será proposta a adição de somente duas estações de somente duas estações sedimentométricas para serem instaladas sedimentométricas para serem instaladas em 2007em 2007

Page 62: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

62

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

Page 63: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

63

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguaiOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

Sedimentos - Início

1 70200000 Invernada Velha -28,4494 -50,2964 Rio Pelotas RS Bom Jesus CPRM 2.841 1/4/1979 2 71300000 Rio Bonito -27,7000 -49,8333 Rio Canoas SC Lages CPRM 1.984 1/3/1979 3 71383000 Ponte Alta Do Sul -27,4808 -50,3844 Rio Canoas SC Ponte Alta CPRM 4.631 1/7/1978 4 71498000 Passo Marombas -27,3308 -50,7508 Rio Das Marombas SC Curitibanos CPRM 3.741 1/7/1978 5 71550000 Passo Caru -27,5378 -50,8597 Rio Canoas SC Vargem CPRM 9.868 1/3/1998

6 72430000 Passo Do Granzotto -27,8792 -51,7547 Rio Forquilha Ou Inhanduva RS Sananduva CPRM 1.604 1/6/1998

7 72630000 Passo Santa Tereza -27,7058 -51,8850 Rio Apue Ou Ligeiro RS Paim Filho CPRM 2.775 1/7/1978 8 72810000 Tangara -27,1044 -51,2494 Rio Do Peixe SC Tangará CPRM 1.995 1/3/1998 9 73300000 Bonito -26,9525 -52,1825 Rio Irani SC Ipumirim CPRM 630 1/4/1981

10 73480000 Ponte Do Rio Passo Fundo -27,3867 -52,7203 Rio Passo Fundo RS Faxinalzinho CPRM 3.709 1/6/1998 11 73550000 Passo Caxambu -27,1711 -52,8675 Rio Uruguai SC Caxambu Do Sul CPRM 52.671 1/3/1979 12 73770000 Porto Fae Novo -26,8164 -52,7333 Rio Chapecó SC Coronel Freitas CPRM 5.880 1/3/1979 13 73960000 Barra Do Chapecó Aux. -27,0344 -52,9544 Rio Chapecó SC São Carlos CPRM 8.267 1/7/1978 14 74100000 Iraí -27,1903 -53,2653 Rio Uruguai RS Iraí CPRM 62.199 1/4/1978

15 74270000 Passo Rio Da Várzea -27,2803 -53,3186 Rio Da Várzea RS Frederico

Westphalen CPRM 5.356 1/4/1978 16 74320000 Ponte Do Sargento -26,6814 -53,2881 Rio Sargento SC Romelândia CPRM 608 1/4/1998 17 74370000 Palmitinho -27,3328 -53,6394 Rio Guarita RS Palmitinho CPRM 2.057 1/4/1978 18 74470000 Três Passos -27,3928 -53,8811 Rio Turvo RS Três Passos CPRM 1.538 1/8/1977 19 74700000 Tucunduva -27,6725 -54,4608 Rio Santa Rosa RS Tucunduva CPRM 1.139 1/4/1978 20 74750000 Linha Cascata -27,8453 -54,5547 Rio Santo Crisanto RS Santa Rosa CPRM 337 1/1/1979 21 74800000 Porto Lucena -27,8544 -55,0225 Rio Uruguai RS Porto Lucena CPRM 85.809 1/6/1985 22 74900000 Linha União -27,9317 -54,9381 Rio Comandai RS Porto Lucena CPRM 1.248 1/8/1978 23 75155000 Passo Faxinal -28,2892 -53,7800 Rio Ijui RS Ijuí CPRM 2.003 1/3/1979

24 75186000 Ponte Nova Do

Potiribu - Jusante -28,3772 -53,8756 Rio Potiribu RS Ijuí CPRM 629 1/5/2002

25 75205000 Ponte Nova

Do Conceição -28,3836 -54,0317 Rio Conceição RS Coronel Barros CPRM 966 1/3/1979

Page 64: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

64

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

26 75295000 Colônia Mousquer -28,3892 -54,3319 Rio Ijuizinho RS Santo Angelo CPRM 2.131 1/3/1979 27 75320000 Ponte Mística -28,1814 -54,7383 Rio Ijui RS São Luiz Gonzaga CPRM 9.426 1/4/1977 28 75450000 Passo Santa Maria -29,5778 -54,9147 Rio Piratinim RS Bossoroca CPRM 3.277 1/7/1978 29 75700000 Passo Do Novo -28,6786 -55,5814 Rio Icamaqua RS São Borja CPRM 3.700 1/8/1978 30 76100000 Vila Clara -29,5561 -54,3419 Rio Toropi RS São Pedro Do Sul CPRM 2.783 1/8/1998 31 76310000 Rosário Do Sul -30,2428 -54,9161 Rio Santa Maria RS Rosário Do Sul CPRM 12.077 1/4/1977 32 76440000 Jaguari -29,4989 -54,6883 Rio Jaguari RS Jaguari CPRM 2.296 1/5/1977 33 76560000 Manoel Viana -29,5956 -55,4808 Rio Ibicui RS Manoel Viana CPRM 29.321 1/8/1978 34 76750000 Alegrete -29,7683 -55,7875 Rio Ibirapuita RS Alegrete CPRM 5.942 1/8/1978 35 76800000 Passo Mariano Pinto -29,3083 -56,0547 Rio Ibicui RS Itaqui CPRM 42.498 1/8/1978 36 77150000 Uruguaiana -29,7481 -57,0894 Rio Uruguai RS Uruguaiana CPRM 163.547 1/6/1998 37 77500000 Quarai -30,3864 -56,4597 Rio Quarai RS Quarai CPRM 2.878 1/3/1993 38 79400000 Estância Do Espantoso -31,5339 -54,2944 Rio Negro RS Bagé CPRM 1.172 1/3/1998

Page 65: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

65

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

Page 66: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

66

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do UruguaiUruguai

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 1 74610000 Cascata Burica - Nova -27,5219 -54,2322 Rio Burica RS Horizontina CPRM - 2 75550000 Garruchos -28,1825 -55,6433 Rio Uruguai RS São Borja CPRM 104.162

Page 67: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

67

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Sudeste A Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho Sudeste possui atualmente 43 estações sedimentométricas em possui atualmente 43 estações sedimentométricas em operação.operação.

Como sua área de drenagem é de 224.000 kmComo sua área de drenagem é de 224.000 km22, , mesmo utilizando a recomendação da OMM para mesmo utilizando a recomendação da OMM para densidade mínima de postos sedimentométricos para densidade mínima de postos sedimentométricos para regiões montanhosas, cujo valor é de 1 posto para regiões montanhosas, cujo valor é de 1 posto para cada 6.700 kmcada 6.700 km22, resultaria em um número mínimo de , resultaria em um número mínimo de aproximadamente 34 postos sedimentométricos.aproximadamente 34 postos sedimentométricos.

Sendo assim, para essa bacia hidrográfica, foi Sendo assim, para essa bacia hidrográfica, foi proposta a instalação de somente uma estação proposta a instalação de somente uma estação sedimentométrica nova, perfazendo um total de 44 sedimentométrica nova, perfazendo um total de 44 estações sedimentométricas para serem operadas a estações sedimentométricas para serem operadas a partir de 2007.partir de 2007.

Page 68: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

68

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

Page 69: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

69

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

1 81019350 Ponte Do Açungui -25,2367 -49,5944 Rio Açungui PR Campo Largo SUDERHSA 540 1/11/1991 2 81125000 Turvo -24,75 -49,3331 Rio Turvo PR Doutor Ulysses SUDERHSA 392 1/1/1982 3 81135000 Balsa Do Cerro Azul -24,7964 -49,2725 Rio Ribeira Do Iguapé PR Cerro Azul SUDERHSA 4.570 1/4/1981 4 81140000 Cerro Azul -24,8275 -49,2628 Rio Ponta Grossa PR Cerro Azul SUDERHSA 435 1/1/1982 5 81200000 Capela Da Ribeira -24,6556 -48,9997 Rio Ribeira Do Iguapé SP Ribeira SUDERHSA 7.252 1/5/1977

6 81299000 Barragem Capivari - Montante - 396 -25,2167 -48,9500 Rio Capivari PR Bocaiúva Do Sul SUDERHSA 536 1/10/1984

7 81335000 Córrego Comprido -24,7436 -48,5047 Rio Pardo PR Adrianópolis SUDERHSA 3.076 1/4/1981 8 82009080 Passo Do Vau -25,2 -48,4667 Rio Taguaçaba PR Guaraqueçaba SUDERHSA 88 1/10/1977 9 82170000 Morretes -25,4769 -48,8303 Rio Nhundiaquara PR Morretes SUDERHSA 217 1/1/1982

10 82270050 Pirabeiraba -26,18 -48,9394 Rio Cubatão SC Joinville EPAGRI 286 1/4/1997 11 82350000 Jaraguá Do Sul -26,4797 -49,0806 Rio Itapocu SC Jaraguá Do Sul EPAGRI 796 1/2/1987 12 82769800 Estrada Dos Morros -26,2489 -48,9775 Rio Piraí SC Joinville EPAGRI 94 1/6/1994 13 83050000 Taió -27,1131 -49,9944 Rio Itajaí Do Oeste SC Taió EPAGRI 1.575 1/3/1997 14 83250000 Ituporanga -27,3986 -49,6058 Rio Itajaí Do Sul SC Ituporanga EPAGRI 1.669 1/3/1997 15 83300200 Rio Do Sul - Novo -27,2119 -49,6317 Rio Itajaí-Açu SC Rio Do Sul EPAGRI 5.100 1/2/1979 16 83345000 Barra Do Prata -26,6983 -49,8311 Rio Itajaí Do Norte SC Vitor Meireles EPAGRI 1.420 1/9/1978 17 83440000 Ibirama -27,0539 -49,5167 Rio Itajaí Do Norte SC Ibirama EPAGRI 3.314 1/4/1997 18 83500000 Apiuna - Régua Nova -27,0372 -49,3875 Rio Itajaí-Açu SC Apiuna EPAGRI 9.241 1/1/1998 19 83677000 Timbó Novo -26,8297 -49,2719 Rio Benedito SC Timbó EPAGRI 1.342 1/7/1998 20 83800002 Blumenau -26,9181 -49,0653 Rio Itajaí-Açu SC Blumenau EPAGRI 11.803 1/7/2002 21 83900000 Brusque -27,1006 -48,9178 Rio Itajaí-Mirim SC Brusque EPAGRI 1.240 1/5/1976 22 84095000 Nova Trento -27,2856 -48,9333 Rio Alto Braço SC Nova Trento EPAGRI 598 1/3/1997 23 84095500 São João Batista -27,275 -48,8500 Rio Tijucas SC São João Batista EPAGRI 1.964 1/3/1997

24 84100000 Poço Fundo -27,7028 -48,8019 Rio Cubatão SC Santo Amaro Da Imperatriz EPAGRI 400 1/5/1997

25 84249998 Orleans - Montante -28,3589 -49,2950 Rio Tubarão SC Orleans EPAGRI 597 1/4/1997

Page 70: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

70

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) Sedimentos

- Início

26 84580000 Rio Do Pouso -28,4194 -49,1067 Rio Tubarão SC Tubarão EPAGRI 2.740 1/6/1976 27 84600000 Armazem Capivari -28,2611 -49,0122 Rio Capivari SC Armazém EPAGRI 770 1/5/1997 28 84970000 Praia Grande -29,1958 -49,9633 Rio Mampituba SC Praia Grande EPAGRI 453 1/3/1997 29 85400000 Dona Francisca -29,6275 -53,3533 Rio Jacuí RS Dona Francisca CPRM 14.014 1/7/1978 30 85600000 Passo Das Tunas -29,9258 -53,4156 Rio Vacacaí RS Formigueiro CPRM 6.790 1/4/1986 31 85623000 São Sepé - Montante -30,1933 -53,5631 Rio São Sepé RS São Sepé CPRM 721 1/4/1985 32 85735000 Candelária Montante -29,6733 -52,7694 Rio Pardo RS Candelária CPRM 1.376 1/11/2001 33 85900000 Rio Pardo -29,9961 -52,3744 Rio Jacuí RS Rio Pardo CPRM 38.753 1/6/2000 34 86100000 Passo Do Gabriel -28,8056 -50,4939 Rio Das Antas RS Jaquirana CPRM 1.725 1/1/2001 35 86410000 Passo Barra Do Guaiaveira -28,7394 -51,4244 Rio Turvo RS Protásio Alves CPRM 2.839 1/3/1979 36 86470000 Ponte Do Rio Das Antas -29,045 -51,5669 Rio Das Antas RS Veranópolis CPRM 12.298 1/11/1978 37 86500000 Passo Carreiro -28,8508 -51,8333 Rio Carreiro RS Guaporé CPRM 1.829 1/3/1979 38 86510000 Muçum -29,1664 -51,8681 Rio Taquari RS Muçum CPRM 15.826 1/3/1979 39 86560000 Linha Colombo -28,9117 -51,9531 Rio Guaporé RS Guaporé CPRM 1.980 1/3/1979 40 87270000 Passo Montenegro -29,7006 -51,4406 Rio Caí RS Montenegro CPRM 4.357 1/1/1986 41 87380000 Campo Bom -29,6919 -51,0450 Rio Dos Sinos RS Campo Bom CPRM 2.864 1/4/1986 42 87590000 Passo Do Cação -30,9611 -53,4886 Rio Camaquã RS Bagé CPRM 4.069 1/8/1978 43 87905000 Passo Do Mendonça -31,01 -52,0528 Rio Camaquã RS Cristal CPRM 15.543 1/10/1977

Page 71: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

71

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

Page 72: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

72

Bacia Hidrográfica do Bacia Hidrográfica do Atlântico – Trecho SudesteAtlântico – Trecho Sudeste

Ordem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora Área de

Drenagem (km2) 1 81679000 Juquiá -24,3208 -47,6244 Rio Juquiá SP Juquiá FCTH/DAEE-SP 4.341

Page 73: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

73

Considerações FinaisConsiderações Finais

Conforme apresentado anteriormente, as Conforme apresentado anteriormente, as estações sedimentométricas propostas para a estações sedimentométricas propostas para a ampliação da rede sedimentométrica nacional ampliação da rede sedimentométrica nacional administrada pela ANA foram selecionadas com administrada pela ANA foram selecionadas com base nos seguintes critérios:base nos seguintes critérios: Existência de estação fluviométrica em operação com Existência de estação fluviométrica em operação com

medição de descarga líquida;medição de descarga líquida; Postos próximos à foz de cada rio importante que Postos próximos à foz de cada rio importante que

escoe diretamente para o oceano, principalmente os escoe diretamente para o oceano, principalmente os que possuem um valor relativamente alto quando que possuem um valor relativamente alto quando comparados aos demais rios da mesma bacia comparados aos demais rios da mesma bacia hidrográfica;hidrográfica;

Page 74: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

74

Considerações FinaisConsiderações Finais

Postos em rios com maior produção de Postos em rios com maior produção de sedimentos para uma determinada bacia, de sedimentos para uma determinada bacia, de acordo com estudos apresentados na literatura.acordo com estudos apresentados na literatura.

Existência de usinas hidrelétricas no rio em Existência de usinas hidrelétricas no rio em análise, seja na fase de inventário, viabilidade, análise, seja na fase de inventário, viabilidade, projeto básico, construção ou operação, cujas projeto básico, construção ou operação, cujas localizações e demais informações pertinentes localizações e demais informações pertinentes foram obtidas através do Sistema de foram obtidas através do Sistema de Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro (SIPOT) da Eletrobrás.(SIPOT) da Eletrobrás.

Page 75: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

75

Considerações FinaisConsiderações Finais

O potencial de produção de sedimentos de cada O potencial de produção de sedimentos de cada área, conforme o Mapa de Potencial de Produção de área, conforme o Mapa de Potencial de Produção de Sedimentos elaborado pela ANEEL (Agência Sedimentos elaborado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apresentado em Nacional de Energia Elétrica), apresentado em Campagnoli et al. (2004).Campagnoli et al. (2004).

Atlas de Energia Elétrica do Brasil – ANEEL (2005), Atlas de Energia Elétrica do Brasil – ANEEL (2005), onde são apresentadas informações sobre o onde são apresentadas informações sobre o Potencial Hidrelétrico Brasileiro, Capacidade Potencial Hidrelétrico Brasileiro, Capacidade Instalada, Centrais Hidrelétricas em Operação no Instalada, Centrais Hidrelétricas em Operação no País e Futuros Projetos Hidrelétricos no Brasil, País e Futuros Projetos Hidrelétricos no Brasil, inclusive com a localização dos empreendimentos inclusive com a localização dos empreendimentos hidrelétricos em operação e previstos para serem hidrelétricos em operação e previstos para serem instalados no Brasil.instalados no Brasil.

Page 76: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

76

Considerações FinaisConsiderações Finais

Recomendação da OMM (Organização Recomendação da OMM (Organização Meteorológica Mundial) para a Meteorológica Mundial) para a densidade mínima de postos densidade mínima de postos sedimentométricos.sedimentométricos.

Page 77: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

77

Considerações FinaisConsiderações Finais

Utilizando os critérios acima explicitados, Utilizando os critérios acima explicitados, foram selecionadas 118 estações foram selecionadas 118 estações fluviométricas com medição de descarga fluviométricas com medição de descarga líquida, nas quais é proposto que se líquida, nas quais é proposto que se realize também a amostragem de realize também a amostragem de sedimentos em suspensão para que seja sedimentos em suspensão para que seja determinada a descarga sólida de determinada a descarga sólida de sedimentos em suspensão nessas sedimentos em suspensão nessas estações.estações.

Page 78: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

78

Considerações FinaisConsiderações FinaisEstações Sedimentométricas em Operação e Propostas para a Ampliação da Rede Sedimentométrica da ANA

Page 79: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

79

Considerações FinaisConsiderações FinaisOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

1 12100000 Colocação Caxias -5,4000 -69,0000 Rio Jutaí AM Jutaí COHIDRO 10.957 2 12240000 Porto Seguro -3,3667 -67,4667 Rio Jutaí AM Jutaí COHIDRO - 3 12460000 Porto Walter -8,2675 -72,7344 Rio Juruá AC Porto Walter COHIDRO 21.823 4 12600001 Tarauacá - Jusante -8,1356 -70,7169 Rio Tarauaca AC Tarauacá COHIDRO 16.050 5 13180000 Manoel Urbano -8,8842 -69,2681 Rio Purus AC Manoel Urbano COHIDRO 33.693 6 13710001 Valparaíso - Montante -8,6833 -67,4000 Rio Purus AM Boca Do Acre COHIDRO 103.285 7 15320002 Abunã -9,7031 -65,3647 Rio Madeira RO Porto Velho CPRM 899.761 8 15326000 Morada Nova - Jusante -9,7847 -65,5275 Rio Abunã RO Porto Velho CPRM 11.811 9 15460012 Cachoeira Do Samuel 17-F -8,7597 -63,4625 Rio Jamari RO Candéias Do Jamari ELETRONORTE 15.280

10 15750000 Humboldt -10,1675 -59,4644 Rio Aripuanã MT Aripuanã CPRM 13.213 11 15800000 Boca Do Guariba -7,7075 -60,5858 Rio Aripuanã AM Novo Aripuanã COHIDRO 66.613 12 15828000 Fazenda Boa Lembrança -7,6500 -60,8333 Rio Roosevelt AM Novo Aripuanã COHIDRO 59.475 13 15910000 Sucunduri -6,7947 -59,0425 Rio Sucunduri AM Apuí COHIDRO 13.938 14 16100000 Cachoeira Morena -2,1144 -59,3353 Rio Uatuma AM Presidente Figueiredo CPRM 20.394 15 16205000 Base Siderama - Jusante -1,6833 -58,5333 Rio Jatapu AM Urucará COHIDRO 26.170 16 16480000 Aldeia Wai-Wa -0,6947 -57,9747 Rio Mapuera ou Urucurina PA Oriximina CPRM 21.400 17 17091000 Fazenda Tucunaré -13,4567 -59,0008 Rio Juruena MT Araguaiana CPRM 5.070 18 17092800 Aldeia Sacre Ii -13,0267 -58,1881 Rio Sacre MT Campo Novo Do Parecis CPRM 6.800 19 17280000 Cachoeirão -11,6531 -55,7017 Rio Teles Pires (Ou S. Manoel) MT Sinop CPRM 34.589 20 17420000 Três Marias -7,6147 -57,9503 Rio Teles Pires (Ou S. Manoel) MT Aripuanã ELETRONORTE 138.586 21 18415000 Pousada Matrinxa -13,5692 -53,0761 Rio Culuene MT Canarana ELETRONORTE 11.599 22 18460000 Boa Sorte -6,7500 -51,9833 Rio Xingu PA São Felix Do Xingu ELETRONORTE 206.863 23 20050000 Ponte Quebra Linha -14,9775 -48,6756 Rio Maranhão GO Niquelândia FURNAS 11.008 24 21220000 Flores De Goiás -14,4508 -47,0472 Rio Paranã GO Flores De Goiás FURNAS 7.277 25 21500000 Nova Roma (Faz.Sucuri) -13,7625 -46,8375 Rio Paranã GO Nova Roma FURNAS 22.834

Page 80: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

80

Considerações FinaisConsiderações FinaisOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

26 21560000 Fazenda Veneza -13,4986 -46,7803 Rio São Domingos GO Monte Alegre De Goiás FURNAS 2.921 27 21750000 Lavandeira -12,7933 -46,5117 Rio Mosquito TO Aurora Do Tocantins FURNAS 1.220 28 22150000 Jacinto -11,9814 -48,6575 Rio Santa Tereza TO Peixe FURNAS 13.811 29 22700000 Novo Acordo -9,9606 -47,6747 Rio Do Sono TO Dois Irmãos Do Tocantins CPRM 18.500 30 22850000 Dois Irmãos -9,3114 -47,8133 Rio Perdida TO Itacaja CPRM 9.543 31 23100000 Tupiratins -8,3917 -48,1114 Rio Tocantins TO Gurupi CPRM 243.841 32 23230000 Jacaré -7,9633 -47,2611 Rio Vermelho TO Carmolândia CPRM 5.069 33 23250000 Goiatins (Piaca) -7,7078 -47,3117 Rio Manuel Alves Grande TO Carmolândia CPRM 9.636 34 23468000 Fazenda Rio Farinha -6,8647 -47,4606 Rio Farinha MA Estreito CPRM - 35 24196000 Rio Do Peixe -16,7142 -52,3325 Rio Do Peixe GO Doverlândia CPRM 1.613 36 24650000 General Carneiro -15,7117 -52,7508 Rio Barreiro / Cojibopo Rorureu MT General Carneiro CPRM 3.042 37 24750000 São Ferreira -16,3025 -51,4694 Rio Caiapo GO Piranhas CPRM 6.471 38 24780000 Piranhas -16,5167 -51,8333 Rio Piranhas GO Piranhas CPRM 1.369 39 24850000 Araguaiana -15,7381 -51,8281 Rio Araguaia MT Araguaiana CPRM 50.930 40 25200000 Aruanã -14,9019 -51,0819 Rio Araguaia GO Aruanã CPRM 76.964 41 26040000 Rio Das Mortes -15,3147 -54,1758 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Poxoréo CPRM 5.813 42 26050000 Toriqueje -15,2486 -53,0553 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Barra Do Garças CPRM 17.160 43 26100000 Xavantina -14,6722 -52,3547 Rio Das Mortes (Ou Manso) MT Barra Do Garças CPRM 24.950 44 27110000 Rio Do Coco -9,5833 -49,9667 Rio Do Coco TO Caseara CPRM 6.288 45 27380000 Ponte Rio Piranhas -9,18333 -49,3772 Rio Piranhas TO Brasilândia Do Tocantins CPRM 1.686 46 27530000 Bernardo Sayão -7,87639 -48,8789 Rio Das Cunhas TO Bernardo Sayão CPRM 1.541 47 27550000 Arapoema -7,61361 -49,0453 Rio Jenipapo TO Araguaçu CPRM 1.386 48 28240000 Piraque -6,67167 -48,4697 Rio Lontra TO Lizarda CPRM 3.488 49 28850000 Araguatins -5,65083 -48,1325 Rio Araguaia TO Araguatins CPRM 376.660 50 29200000 Itupiranga -5,12889 -49,3242 Rio Tocantins PA Itupiranga CPRM 727.900

Page 81: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

81

Considerações FinaisConsiderações FinaisOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

51 30075000 Tartarugal Grande 1,3978 -50,9250 Rio Tartarugal Grande AP Amapá CPRM 1.826 52 30080000 Capivara 0,9956 -51,6706 Rio Araguari AP Oiapoque CPRM 8.838 53 34160000 Sambaiba -7,1489 -45,3489 Rio Das Balsas MA Sambaiba CPRM - 54 40975000 Fazenda São Felix -18,4661 -45,6458 Córrego Do Rio Borrachudo MG São Gonçalo Do Abaeté CPRM 905 55 41075001 Porto Do Passarinho -18,4025 -45,7367 Rio Abaeté MG São Gonçalo Do Abaeté CPRM 4.330 56 42860000 Cachoeira Do Paredão -17,1211 -45,4356 Rio Do Sono MG Buritizeiro CPRM 5.660 57 44500000 Manga -14,7567 -43,9322 Rio São Francisco MG Manga CPRM 202.400 58 45880000 Colônia Do Formoso -13,7122 -44,6383 Rio Formoso BA Coribe CPRM 8.780 59 46150000 Ibotirama -12,1825 -43,2231 Rio São Francisco BA Ibotirama CPRM 322.600 60 46590000 Nova Vida - Montante -11,8544 -45,1214 Rio Branco BA Barreiras CPRM 6.918 61 50191000 Fazenda Belém -10,9431 -37,3469 Rio Vaza Barris SE Itaporanga D'ajuda CPRM 15.740 62 50595000 Usina Altamira -11,7347 -37,8033 Rio Itapicuru BA Conde CPRM 35.150 63 51685000 Jiquiriça -13,1739 -39,3194 Rio Jequirica BA Jiquiriça CPRM 5.970 64

54010005 Vila Terra Branca

- Jusante -17,3128 -43,2078 Rio Jequitinhonha MG Bocaiúva CPRM 7.780 65 54150000 Porto Mandacaru -16,6789 -42,4856 Rio Jequitinhonha MG Grão Mogol CPRM 16.343 66 54260000 Ponte Alta -17,2825 -42,8078 Rio Araçuaí MG Turmalina CPRM 6.606 67 54390000 Pega -16,8600 -42,3483 Rio Araçuaí MG Virgem Da Lapa CPRM 11.000 68 54530000 Itira -16,7608 -42,0061 Rio Jequitinhonha MG Araçuaí CPRM 39.394 69 54580000 Itaobim -16,5683 -41,5031 Rio Jequitinhonha MG Itaobim CPRM 45.819 70 54950000 Itapebi -15,9483 -39,5236 Rio Jequitinhonha BA Itapebi CPRM 67.769 71 57580000 Usina Paineiras -20,9550 -40,9500 Rio Itapemirim ES Itapemirim CPRM 5.166 72 57930000 Santa Cruz -21,2225 -41,3086 Rio Itabapoana ES Mimoso Do Sul CPRM 3.781 73 58380001 Paraíba Do Sul - Rn -22,1628 -43,2864 Rio Paraíba Do Sul RJ Paraíba Do Sul CPRM 19.300 74 58630002 Anta (Anta G) -22,0353 -42,9908 Rio Paraíba Do Sul RJ Sapucaia CPRM 30.579 75 60012000 Ponte Vicente Goulart -18,2983 -47,1219 Rio Paranaíba MG Coromandel CPRM 7.224

Page 82: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

82

Considerações FinaisConsiderações FinaisOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

76 60020000 Ponte São Marcos -17,0000 -47,2000 Rio São Marcos GO Cristalina FURNAS 4.287 77 60040000 Fazenda São Domingos -18,1031 -47,6947 Rio São Marcos GO Catalão FURNAS 10.659 78 60510010 Engenheiro Amorim -17,0361 -47,9408 Rio Corumbá GO Orizona FURNAS 15.500 79 60540000 Montes Claros -17,1297 -48,1333 Rio Piracanjuba GO Montes Claros De Goiás FURNAS 3.843 80 60765000 Barra Do Monjolo -17,7322 -50,1808 Rio Turvo GO Edéia CPRM 7.583 81 60798000 Maurilândia -17,9742 -50,3372 Rio Verde Ou Verdão GO Maurilândia CPRM 12.664 82 60855000 Ponte Do Prata -19,0353 -49,6967 Rio Da Prata MG Ituiutaba CPRM 5.174 83 60925001 Ponte São Domingos -19,2081 -50,6628 Rio São Domingos MG Limeira Do Oeste CPRM 3.540 84 60940000 Campo Alegre -18,5178 -52,0931 Rio Corrente GO Aporé CPRM 2.874 85 60945000 Ponte Rio Corrente -19,1583 -51,0083 Rio Corrente GO Itajá CPRM 6.058 86 61788000 Fazenda São Domingos -20,2000 -48,2833 Rio Sapucaí Paulista SP Guaíra FURNAS 6.271 87 63001200 Porto De Pedras -19,0558 -53,0183 Rio Sucuriú MS Costa Rica CPRM 3.870 88 63001500 Alto Sucuriu -19,4442 -52,5656 Rio Sucuriú MS Chapadão Do Sul CPRM 7.235 89 63250000 Alto Rio Verde -19,3769 -53,5700 Rio Verde MS Água Clara CPRM 2.925 90

63900001 Ribas Do Rio Pardo

(Cerâmica) -20,4408 -53,7172 Rio Pardo MS Ribas Do Rio Pardo CPRM 8.570 91 63930000 Campos Elisios -20,9742 -53,2822 Rio Pardo MS Santa Rita Do Pardo CPRM 12.980 92 63950280 Fazenda Barra Grande -21,5739 -53,6183 Rio Anhandui MS Nova Andradina CPRM - 93 64390000 Porto Santa Terezinha -23,1225 -50,4503 Rio Laranjinha PR Santa Mariana SUDERHSA 3.445 94 64491000 Barra Ribeirão Das Antas -24,0322 -50,6925 Rio Tibaji PR Curiúva SUDERHSA 15.600 95 64610000 Porto Wilma -22,0689 -54,2286 Rio Dourados MS Deodápolis CPRM 8.887 96 64613800 Fazenda São Joaquim -21,8467 -53,9608 Rio Vacaria MS Rio Brilhante CPRM 6.389 97 64617000 Ivinhema -22,3825 -53,5322 Rio Ivinheima MS Ivinhema ITAIPU 31.905 98 64625000 Tereza Cristina -24,83 -51,1422 Rio Ivaí PR Cândido De Abreu SUDERHSA 3.572 99 64645000 Porto Espanhol -24,3419 -51,4244 Rio Ivaí PR Rio Branco Do Ivaí SUDERHSA 8.600 100 64660500 Vila Rica -23,9 -51,9511 Rio Ivaí PR Fênix SUDERHSA 19.300

Page 83: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

83

Considerações FinaisConsiderações FinaisOrdem Código Nome Latitude Longitude Rio Estado Município Operadora

Área de Drenagem (km2)

101 64675002 Porto Bananeiras -23,6764 -52,1189 Rio Ivaí PR Engenheiro Beltrão SUDERHSA 24.200 102 64689005 Tapira Jusante -23,2311 -53,0522 Rio Ivaí PR Santa Mônica SUDERHSA 31.956 103 64764000 Guampará -24,9831 -52,2831 Rio Piquiri PR Palmital SUDERHSA 1.703 104 64767000 Porto Carriel -24,9467 -52,5964 Rio Piquiri PR Guaraniaçu SUDERHSA 3.620 105 64776100 Foz Do Cantu -24,7519 -52,8767 Rio Piquiri PR Guaraniaçu SUDERHSA 7.690 106 64843000 Guaíra -24,0667 -54,25 Rio Paraná PR Guaíra SUDERHSA 802.150 107 66090000 Descalvados -16,7333 -57,7481 Rio Paraguai MT Cáceres CPRM 48.360 108 66370000 Ilha Camargo -17,0572 -56,5856 Rio Cuiabá MT Barão De Melgaço CPRM - 109 66470000 São José Do Boriréu -16,9211 -56,2233 Rio São Lourenço MT Barão De Melgaço CPRM - 110 66810000 São Francisco -18,3939 -57,3911 Rio Paraguai MS Corumbá CPRM 243.000 111 66845000 Pedro Gomes -18,1675 -54,4703 Rio Taquari MS Pedro Gomes CPRM 6.524 112 66855000 Garimpagem -18,7125 -54,5669 Rio Jauru MS Coxim CPRM 6.763 113 66895000 Porto Da Manga -19,2583 -57,2353 Rio Paraguai MS Ladário CPRM 316.000 114 66900000 Estrada Mt-738 -20,7619 -56,0911 Rio Miranda MS Bonito CPRM 11.820 115 66926000 Ponte Do Grego -20,1556 -55,09 Rio Aquidauana MS Terenos CPRM 4.890 116 74610000 Cascata Burica - Nova -27,5219 -54,2322 Rio Burica RS Horizontina CPRM - 117 75550000 Garruchos -28,1825 -55,6433 Rio Uruguai RS São Borja CPRM 104.162 118 81679000 Juquiá -24,3208 -47,6244 Rio Juquiá SP Juquiá FCTH/DAEE-SP 4.341

Page 84: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

OBRIGADO PELA OBRIGADO PELA ATENÇÃOATENÇÃO

Walszon Terllizzie Araújo LopesWalszon Terllizzie Araújo LopesEspecialista em Recursos HídricosEspecialista em Recursos Hídricos

Gerência das Redes Sedimentométrica e de Qualidade de Gerência das Redes Sedimentométrica e de Qualidade de Água – GESEQÁgua – GESEQ

Superintendência de Administração da Rede Superintendência de Administração da Rede Hidrometeorológica – SARHidrometeorológica – SAR

Page 85: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REDE SEDIMENTOMÉTRICA DA ANA Elaboração do Texto: Walszon Terllizzie Araújo Lopes Revisão do Texto: Márcia Regina Silva Cerqueira.

FIM DA FIM DA APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO