PLANO DE ENSINO - utfpr.edu.br · LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA WEB DS54A 4º AT AP Total 0 64...

25
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas) LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA WEB DS54A AT AP Total 0 64 64 PRÉ-REQUISITO Não possui. EQUIVALÊNCIA Não possui. OBJETIVOS Compreender os conhecimentos teóricos e a prática em linguagens de programação para sistemas baseados na WEB. EMENTA Linguagens de programação para sistemas baseados na WEB. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ITEM EMENTA CONTEÚDO 1 Linguagens de programação para sistemas baseados na WEB Conceitualização e técnicas para desenvolvimento em Java para Web Ferramentas envolvidas no processo de desenvolvimento, distribuição e uso de aplicações Web Servlets Sessões Java Server Pages (JSP) JavaBeans Tags Java Standards Padrão MVC (Model-View-Controller) Frameworks para o desenvolvimento Web PROFESSOR TURMA Ricardo Sobjak I42 ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos) 2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 0 68 9 0 0 77

Transcript of PLANO DE ENSINO - utfpr.edu.br · LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA WEB DS54A 4º AT AP Total 0 64...

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas) LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA

WEB DS54A 4º

AT AP Total 0 64 64

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Compreender os conhecimentos teóricos e a prática em linguagens de programação para sistemas baseados na WEB.

EMENTA Linguagens de programação para sistemas baseados na WEB.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Linguagens de programação para sistemas baseados na WEB

Conceitualização e técnicas para desenvolvimento em Java para Web

Ferramentas envolvidas no processo de desenvolvimento, distribuição e uso de aplicações Web

Servlets

Sessões

Java Server Pages (JSP) JavaBeans

Tags Java Standards

Padrão MVC (Model-View-Controller) Frameworks para o desenvolvimento Web

PROFESSOR TURMA

Ricardo Sobjak I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 0 68 9 0 0 77

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Número de aulas no semestre - 34 34 - - -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Semana Conteúdo das Aulas Número de Aulas

Apresentação da disciplina. Planejamento e conteúdo. Contextualização e relação da disciplina com conteúdo programático. Introdução a aplicações WEB. Servidores e Contêineres. Atividades no Moodle.

2

Diferenças entre os tipos de servidores WEB existentes, suas respectivas linguagens e plataformas. Introdução a aplicações WEB com JAVA. Preparação e configuração do ambiente de desenvolvimento e ambiente de execução (DEPLOY).

2

2ª Introdução ao desenvolvimento de aplicações com SERVLET. Atividades em laboratório. 2 Atividades: Exercícios em laboratório. 2

3ª Gerenciamento de COOKIES em aplicações WEB com JAVA. 2 Gerenciamento de SESSÕES em aplicações WEB com JAVA. 2

4ª Desenvolvimento de aplicações com JavaServer Pages, apresentando elementos possíveis em uma página JSP e JavaBeans.

2

Atividades: JSP 2

5ª Explorando uso de JavaBeans em páginas JSP. 2 Atividades: JavaBeans em JSP. 2

6ª Introdução ao uso de TAG LIBRARY – JSTL. 2 Atividades: JSTL 2

7ª Introdução ao uso de Banco de Dados em aplicações WEB – API JDBC. 2 Padrões FACTORY, DAO e SINGLETON em aplicações WEB. 2

8ª Atividades: Aplicações WEB e Banco de Dados. 2 Avaliação 1 – Parte 1 (Valor 5,0). 2

9ª Avaliação 1 – Parte 2 (Valor 5,0). 2 Introdução ao modelo de desenvolvimento MVC – Aplicações em camadas. 2

10ª MVC – Continuação. 2 Padrão de projeto JEE – Front Controller. 2

11ª Atividades MVC – Front Controller. 2 M1 – Primeira validação do estudo de caso (APS). 2

12ª D1 – Debate em sala para definição do projeto final (INDIVIDUAL). 2 S1 – Prova substitutiva da Avaliaçã o 1 (Parte 1 ou Parte 2). 2

13ª Frameworks para aplicações WEB JAVA (JSF). 2 Frameworks para aplicações WEB JAVA (JSF). 2

14ª Frameworks para aplicações WEB JAVA (JSF). 2 Frameworks para aplicações WEB JAVA (JSF). 2

15ª TF – Desenvolvimento da aplicação do trabalho final escolhido em (D1). 2 TF – Desenvolvimento da aplicação do trabalho final escolhido em (D1). 2

16ª TF – Desenvolvimento da aplicação do trabalho final escolhido em (D1). 2 TF – Desenvolvimento da aplicação do trabalho final escolhido em (D1). 2

17ª TF – Entrega do trabalho final e entrega do estudo de caso específico debatido no item M1. 2

TF – Apresentação do trabalho final 2

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TEÓRICAS Aula expositiva-dialogada; Trabalho em grupo; Estudo de caso; Pesquisa. AULAS PRÁTICAS Atividades de laboratórios; Projeto; Seminário; Estudo dirigido; Lista de discussão por meio informatizado;

Solução de problemas. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Produção de um estudo de caso que o aluno fará a escolha. Esta atividade aparece na previsão como atividade M1. Opção 1 – Estudo de caso entrega de resultados laboratoriais; e Opção 2 – Rastreamento de entrega postal. Cada aluno deverá escolher uma das duas opções e fazer um estudo lógico de como uma aplicação WEB seria implementada para atender cada um dos casos. Não será necessário implementar, porém, o aluno deverá se preocupar em estudar o caso e apontar características de uma implementação WEB levando em consideração aspectos de acesso, segurança, escalabilidade, etc. Esta atividade tem peso de 15% na nota final. Será avaliada em dois momentos no decorrer da disciplina: a primeira no item M1, onde, o aluno apresentará o esboço e seguirá as orientações do professor para conduzir o estudo para a entrega final, e a segunda a entrega de fato junto com a atividade de trabalho final (TF). ATIVIDADES A DISTÂNCIA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR Não há

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

• Atividades [AT]: Atividades no Moodle e atividades em laboratório = 20%; • Atividades Práticas Supervisionadas [APS] = 15%; • Avaliação [AV] = 30%; e • Trabalho final [TF] = 35%.

NOTA FINAL = AT + APS + AV + TF.

• A “Avaliação 1” será uma prova feita em duas etapas, cada uma valendo 5,0 pontos e com peso 30% na

nota final. Esta atividade poderá ter uma de suas etapas substituída, ou seja, se o aluno não obtiver um bom rendimento em uma das etapas poderá fazê-la novamente na data marcada para esta atividade sob o item S1 na previsão do planejamento.

REFERÊNCIAS Referência s Básicas:

ARAÚJO, Everton Coimbra de. Desenvolvimento para web com Java . Florianópolis, SC: Visual Books, 2010. 244 p.

LUCKOW, Décio Heinzelmann; MELO, Alexandre Altair de. Programação Java para a Web . São Paulo: Novatec, 2010. 638 p.

TISATTO, Rodrigo Maciel. Relatórios fáceis com XML & xHTML/CSS : construindo relatórios com padrões web de forma descomplicada. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, c2011. 289 p.

Referências Complementares:

GOMES, Yuri Marx P. Java na Web com JSF, Spring, Hibernate e Netbeans 6 : de universitários a desenvolvedores. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 175 p.

LIBERTY, Jesse; KRALEY, Mike. Aprendendo a desenvolver documentos XML para a web . São Paulo: Makron, 2001. 274 p.

TEAGUE, Jason Cranford. DHTML e CSS para World Wide Web . Rio de Janeiro: Campus, 2001. 592p.

RATSCHILLER, Tobias; GERKEN, Till. Desenvolvendo aplicações na Web com PHP 4.0 . Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000. 380p.

SOARES, Walace. AJAX (Asynchronous JavaScript And XML) : guia prático para Windows. 2 ed. atual. e rev. São Paulo: Érica, 2006. 238 p.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas)

PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO EM SOFTWARE ESTRUTURADO

DS54B 4° AT AP Total 16 48 64

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Desenvolver um sistema comercial aplicando na prática todas as fases do processo de desenvolvimento de um software estruturado (Levantamento, Análise, Projeto, Implementação e Implantação).

EMENTA Aprimoramento de programação em ambiente de desenvolvimento integrado com aplicação dos conceitos e ferramentas de análise e projeto de sistemas, banco de dados relacional e engenharia de software.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1

Aprimoramento do desenvolvimento integrado com aplicação dos conceitos e ferramentas de análise e projeto de sistemas

Banco de dados relacional e engenharia de software

Descrição e apresentação do projeto.

Lista de eventos

Desenvolvimento DFD

Desenvolvimento MER

Desenvolvimento do banco de dados

2

Aprimoramento de programação em ambiente de desenvolvimento integrado

Desenvolvimento da aplicação

PROFESSOR TURMA

Alessandra Bortoletto Garbelotti Hoffmann I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2° Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 21 47 9 0 0 77

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Número de aulas no semestre - 51 - 17 - -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Dia/Mês Conteúdo das Aulas Número de Aulas

01/10/13 Apresentação da disciplina, metodologia e formas de avaliação. Escolha do projeto.

3

03/10/13 Definição do Projeto. Descrição do projeto. 1

08/10/13 Descrição detalhada do projeto e apresentação. Início do desenvolvimento da lista de eventos

3

10/10/13 Refinamento da lista de eventos e desenvolvimento do DFD.(Diagrama de Fluxo de Dados)

1

15/10/13 Desenvolvimento do DFD – nível 1, 2 3 e 4. 3

17/10/13 Refinamento do DFD e apresentação do DFD 1

22/10/13 Apresentação do DFD. Conceituação e desenvolvimento e DTE (Diagrama de Transição de Dados).

3

24/10/13 Desenvolvimento do MER (Modelo de entidade e relacionamento) /DER.(Diagrama de Entidade e Relacionamento)

1

29/10/13 Desenvolvimento do MER (Modelo de entidade e relacionamento) /DER.(Diagrama de Entidade e Relacionamento)

3

31/10/13 Entrega e avaliação MER/DER e discussão sobre os modelos apresentados. Entrega final da documentação de modelo ambiental e comportamental. Avaliação 1.

1

05/11/13 Desenvolvimento (implementação) do banco de dados da aplicação utilizando uma linguagem de programação visual.

3

07/11/13 Desenvolvimento (implementação) do banco de dados da aplicação utilizando uma linguagem de programação visual.

1

12/11/13 Desenvolvimento do layout principal e telas da aplicação. 3

14/11/13 Desenvolvimento dos cadastros secundários da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual.

1

19/11/13 Desenvolvimento dos secundários e validações da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual.

3

21/11/13 Desenvolvimento dos cadastros secundários e validações da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado Delphi e refinamento de integridade dos cadastros principais.

1

26/11/13 Refinamento dos cadastros principais da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado Delphi. Apresentação dos projetos (parte de cadastros)

3

28/11/13 Apresentação dos projetos (parte de cadastros secundários). Avaliação 2. 1

03/12/13 Apresentação dos projetos (parte de cadastros secundários). Avaliação 2. 3

05/12/13 Desenvolvimento da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual. Modulo principal do projeto.

1

10/12/13 Desenvolvimento da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual. Modulo principal do projeto.

3

12/12/13 Desenvolvimento da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual. Modulo principal do projeto – integridade e validações de componentes.

1

17/12/13 Desenvolvimento da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual. Modulo principal – validações de componentes.

3

19/12/13 Testes de correção dos modulo principal. 1

21/01/14 Apresentação do projeto parte principal. Avaliação 3. 3

23/01/14 Apresentação do projeto parte principal. Avaliação 3. 1

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Dia/Mês Conteúdo das Aulas Número de Aulas

28/01/14 Desenvolvimento dos relatórios da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual.

3

30/01/14 Desenvolvimento dos relatórios da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual.

1

04/02/14 Desenvolvimento dos relatórios da aplicação utilizando ambiente de desenvolvimento integrado visual.

3

06/02/14 Apresentação do projeto final individual. Avaliação 4. 1

11/02/14 Apresentação do projeto final individual. Avaliação 4. 3

13/02/14 Apresentação do projeto final individual. Avaliação 4. Fechamento das notas e atividades. 1

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

AULAS TEÓRICAS Aula expositiva-dialogada. Estudo de caso. Desenvolvimento de projeto. AULAS PRÁTICAS Atividades de pesquisa e desenvolvimento em laboratório. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Desenvolvimento de Tutoriais diversos sobre desenvolvimento ATIVIDADES A DISTÂNC IA Não há ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR Não há

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Avaliação 1 = peso 2,0 Avaliação 2= peso 2,0 Avaliação 3= peso 4,0 Avaliação 4= peso 2,0 O aluno deverá realizar todas as avaliações tendo atingido 50% no mínimo em cada para composição da média final. Media Final = Avaliação 1+ Avaliação 2+ Avaliação 3+ Avaliação 4

REFERÊNCIAS Referencias Básicas:

DEMARCO, Tom. Análise estruturada e especificação de sistema. Rio de Janeiro: Campus, 1989

OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de – Metodologia para desenvolvimento de projetos de sis temas . 4 Ed, Erica.

YOURDON, Edward. Análise estruturada moderna. 10.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990

Referências Complementares:

ARAÚJO, Everton Coimbra de; HOFFMANN, Alessandra B. G.. Delphi: implementação de algoritmos e técnicas para ambientes visuais. Florianópolis (SC): Visual Books, 2006

CANTÚ, Marco. Dominando o Delphi 5: a bíblia. São Paulo: Makron, 2000.

MARTIM, James. Princípios de analise e projetos baseados em objeto s. 6 Ed. Campus.

POMPILHO, S. Analise essencial . Ciência Moderna

VOZIKIS, Cristos Constantin. Delphi 6: desenvolvendo aplicações. São Paulo: Érica, 2001

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas) TÓPICOS AVANÇADOS EM

PROGRAMAÇÃO OBJETO ORIENTADA DS54C 4º

AT AP Total 0 48 48

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Ter uma visão abrangente e avançada de uma linguagem objeto orientada.

EMENTA Conceitos e técnicas emergentes em programação objeto orientada. Recursos avançados de uma linguagem de programação objeto orientada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Conceitos e técnicas emergentes em programação objeto orientada

Apresentar a plataforma Android, suas principais características, arquitetura e modelo de programação.

2 Recursos avançados de uma linguagem de programação objeto orientada

Possibilitar o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android.

PROFESSOR TURMA

Ricardo Sobjak I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 0 51 7 0 0 58

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Número de aulas n semestre 51 - - - - -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Semana Conteúdo das Aulas Número de Aulas

1ª Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho para o período. Introdução ao Android e Android SDK. Android SDK, plug-in para Eclipse, configuração, dispositivos reais e virtuais.

3/3

2ª Plataforma; Segurança e permissão; Arquivo de manifesto; o arquivo R.java, recursos e Assets.

3/6

3ª Atividades, layouts, contexto, ciclo de vida e arquitetura da Plataforma. 3/9 4ª Atividades. 3/12 5ª Filtros de intenção. 3/15 6ª Componentes da interface gráfica com o usuário e tratamento de erros. 3/18 7ª Internacionalização. 3/21 8ª Serviços. 3/24 9ª Threads 3/27

10ª Provedor de conteúdos. 3/30 11ª Broadcast receiver. 3/33 12ª Persistência. 3/36 13ª Persistência avançada. 3/39 14ª Shell e outros recursos. 3/42 15ª Recursos multimídia. 3/45 16ª Avaliação da disciplina. 3/48 17ª Apresentação do Projeto Final. 3/51

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

AULAS TEÓRICAS Aulas expositivas; Realização de estudos de casos e pesquisas. AULAS PRÁTICAS Desenvolvimento de uma aplicação exemplo utilizando a plataforma Android. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS As atividades práticas supervisionadas serão executadas na forma de um estudo dirigido sobre componentes da tecnologia Android com uma descrição na forma de tutorial. ATIVIDADES A DISTÂNCIA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aprendizado será realizada de diferentes maneiras, registrando os avanços da turma de forma geral e individual. Os registros de avaliação serão divididos em categorias, as quais servirão como base para compor uma nota final de avaliação individual, considerando:

• Atividades (26%) : pequenos trabalhos práticos desenvolvido em sala de aula e fora dela; • Atividades práticas supervisionadas (20%) : entrega dos objetivos definidos como APS na disciplina; • Projeto Final (46%) : Desenvolvimento de um sistema de tema de livre escolha voltado para a plataforma

Android. • Apresentação (8%) : Apresentação de um tutorial.

A nota final será composta pela soma das notas de cada categoria, aplicando-se o percentual definido, considerando a seguinte fórmula:

0,10,450,20,25 ∗∗∗∗ AP+PF+APS+AT=NF em que, NF: nota final; AT: atividades; APS: Atividades práticas supervisionadas; PF: projeto final; AP:

apresentação.

REFERÊNCIAS Referências Básicas:

MUCHOW, John W. Core J2ME : tecnologia & MIDP. São Paulo: Makron Books, c2004. 588 p.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java, como programar. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010. 1144 p.

HAYWOOD, Dan; LAW, Debbie; LONGSHAW, Andy; ROXBURGH, Peter; BOND, Martin (Autor). Aprenda J2EE em 21 dias . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003. 962 p.

Referências complementares:

AHMED, Khawar Zaman; UMRYSH, Cary E. (Autor). Desenvolvendo aplicações comerciais em java com J2EE e UML . Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002. 302 p.

SULLINS, Ben G.; WHIPPLE, Mark B. EJB : livro de receitas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. 309 p.

LEE, Wei Meng. Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para o Android . Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011. 442 p.

YUAN, Michael Juntao. Enterprise J2ME : developing mobile Java applications. Pennsylvania: Pearson Education, 2007. 452 p.

PEAK, Patrick; HEUDECKER, Nick (Autor). Hibernate quickly . Greenwich, CT: Manning, 2006. 425 p.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas) ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

OBJETO ORIENTADOS DS54D 4º

AT AP Total 16 48 64

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS O aluno deverá ser capaz de adquirir habilidade para empregar apropriadamente conceitos e frameworks da Engenharia de Software Orientada a Objetos para realizar atividades de análise e projeto de sistemas relacionados a domínios reais.

EMENTA Ferramentas de análise para sistemas baseados em objetos. Linguagem de modelagem UML. Conceitos de engenharia de software aplicáveis a sistemas baseados em objetos. Ferramentas CASE.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Ferramentas de análise para sistemas baseados em objetos

O paradigma orientado a objetos. Princípios da orientação a objetos. Identificação dos elementos de um modelo de objetos. A importância da Engenharia de Requisitos. Introdução a Processos de Desenvolvimento Orientados a Objetos.

2 Conceitos de engenharia de software aplicáveis a sistemas baseados em objetos

Atributos essenciais de um bom software Modelos de processos de software

3 Linguagem de modelagem UML

Linguagens de modelagem orientadas a objetos. Histórico e aplicabilidade da Unified Modeling Language (UML). UML 1.5 e atualização para UML 2.x. Diagrama de casos de uso. Diagrama de classes. Diagrama de sequência. Diagrama de comunicação. Diagrama de atividades.

Diagrama de gráfico de estados. Diagrama de componentes. Diagrama de implantação. Modelagem de estudos de casos com UML.

4 Ferramentas CASE

Ferramentas CASE para modelagem orientada a objetos. Utilização de ferramentas CASE para desenvolvimento de estudos de caso propostos. Desenvolvimento e apresentação da análise e do projeto de um sistema orientado a objetos para uma empresa real.

PROFESSOR TURMA

Juliano Rodrigo Lamb I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 34 34 9 0 0 77

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Número de aulas no semestre - - - - 68 -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Dia/Mês Conteúdo das Aulas Número de Aulas

27/set

Apresentação da disciplina, metodologia e conceitos principais. Aula expositiva-dialogada: O paradigma orientado a objetos. Princípios da orientação a objetos. Identificação dos elementos de um modelo de objetos. A importância da Engenharia de Requisitos. Introdução a Processos de Desenvolvimento Orientados a Objetos.

4

04/out Discussão em sala: técnicas para levantamento de requisitos. (T). Aula expositiva-dialogada: Conceitos de análise, requisitos e artefatos da AOO; levantamento de requisitos e definição de sumário executivo.

4

11/out Aula expositiva-dialogada: introdução a UML. Atividades em sala, levantamento de requisitos e definição de sumário executivo. (T) 4

18/out Aula expositiva-dialogada: introdução a UML. Visão geral de todos os diagramas. Diagrama de casos de uso. Descrição formal dos casos de uso. Ferramentas CASE para modelagem orientada a objetos.

4

25/out Avaliação prática sobre casos de uso. Utilização de ferramentas CASE para desenvolvimento de estudos de caso propostos. (T) 4

01/nov Aula expositiva sobre diagrama de classes. 4

08/nov Aula expositiva sobre Diagrama de sequência. Estudo de caso sobre os 3 diagramas: caso de uso, sequência e diagrama. (T) 4

22/nov Atividades em sala. Apresentação do projeto final, restrito ao levantamento e definição de requisitos.

4

29/nov Avaliação 1 (A) 4 06/dez Aula expositiva sobre metodologias de desenvolvimento de software. 4 13/dez Aula expositiva-dialogada: Diagrama de Atividades. Diagrama de Pacotes. Atividades 4

20/dez Aula expositiva-dialogada: Diagrama de objetos. Diagrama de estrutura composta. Atividades relativas aos diagramas vistos (T) 4

24/jan Aula expositiva sobre os demais diagramas UML e sua contribuição para o desenvolvimento de software. Definição de seminários (APS)

4

31/jan Apresentação das propostas descritas nas (APS). 4 07/fev Apresentação do projeto final da disciplina (P) 4 14/fev Apresentação do projeto final da disciplina (P) 4 21/fev Feedback sobre a apresentação. Encerramento da disciplina e entrega dos resultados. 4

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TEÓRICAS O conteúdo programático será trabalhado por meio de aulas expositivas em sala de aula. Será feita a apresentação do conteúdo e toda exposição inicial será feita sem ferramentas computacionais de modo a estimular o raciocínio e o próprio desenvolvimento da lógica por meio de problemas envolvendo questões cotidianas, o que facilita ao aluno a abstração necessária para o entendimento. Será estimulado o desenvolvimento de trabalhos em grupo, com a formação de equipes, para realização de trabalhos mais elaborados. AULAS PRÁTICAS As aulas práticas serão conduzidas em laboratório usando-se de ferramentas computacionais de modo que os alunos possam modelar as situações discutidas em sala de aula, ganhando em termos de produtividade e no que diz respeito ao entendimento do conteúdo. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Estudo sobre metodologias para análise e projeto de sistemas; Estudo sobre diagramas UML; ATIVIDADES A DISTÂNCIA Não há ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR Não há

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO A nota final do aluno será calculada por meio da somatória da nota do aluno nos seguintes elementos de avaliação:

• (3.0) Avaliação(ões) teórica(s) em sala (A) • (3.0) Projeto final (P) • Trabalhos em sala / Participação e assiduidade (T) • APS (APS)

A participação será dada com a entrega periódica do estudo desenvolvido em sala.

REFERÊNCIAS Referências Básicas:

FOWLER, Martin. UML Essencial : um breve guia para linguagem-padrão de modelagem de objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao Processo Unificado . 1-3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000-2007.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e projeto de sistemas de informação orienta dos a objetos . 1-2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004-2011. 298 p.

Referências Complementares:

MEDEIROS, Ernani. Desenvolvendo software com UML 2.0 : definitivo. São Paulo: Makron Books, 2004. 264p.

MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.0 : do conceitual à implementação. 2 ed. atualizada. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 284 p.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software : fundamentos, métodos e padrões. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 1248 p.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software : uma abordagem profissional. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software . 9 ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.

ORIENTAÇÕES GERAIS

- Trabalhos poderão sofrer alteração de data, mediante o desempenho da classe. - Poderão ser solicitadas atividades em caráter complementar a participação - No caso de ausência do professor nos dias determinados para avaliação a mesma será aplicada na aula seguinte, sem que seja necessária uma nova comunicação a todos. - Trabalhos em formato eletrônico deverão ser enviados pelo ambiente MOODLE. É de responsabilidade do aluno manter seu cadastro atualizado obedecendo as normas do ambiente. Todo material será disponibilizado apenas no ambiente. - Trabalhos idênticos serão zerados. - Documentos de seminário, APS e projeto final devem ser entregues uma cópia impressa, obrigatoriamente. - Provas de segunda chamada e abono de faltas seguem regulamento da instituição/curso.

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas)

SISTEMAS DE PERSISTÊNCIA DE OBJETOS

DS54E 4º AT AP Total 0 48 48

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Conhecer a integração de sistemas objeto orientados com bases de dados. Utilizar as ferramentas e técnicas de persistência de objetos.

EMENTA Estudo dos principais Sistemas de persistência de objetos disponíveis no mercado. Sistemas de Base de Objetos. Sistemas de Mapeamento Objeto Relacional. Persistência Transparente de Objetos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Estudo dos principais Sistemas de persistência de objetos disponíveis no mercado

Introdução à persistência objeto relacional; Conflitos do paradigma; Camadas de persistências e alternativas; Mapeamento Objeto Relacional (ORM). JPA e sistemas de persistência.

2 Sistemas de Base de Objetos Arquitetura; Configurações; Mapeamento de Classes Persistentes.

3 Sistemas de Mapeamento Objeto Relacional

Identificação do Modelo de Negócio; Definição de Mapeamento; Identidade de Objetos; Mapeamento de Herança e Associações; Recuperação e manipulação de Objetos Persistentes.

4 Persistência Transparente de Objetos

Tempo de vida da persistência; Transações, Concorrência e Cache.

PROFESSOR TURMA

Jean Metz I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 30 21 7 0 0 58

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Número de aulas no semestre - - 51 - - -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Dia/Mês Conteúdo das Aulas Número de Aulas

02/10/2013

Apresentação do professor e da disciplina. Exposição do conteúdo e forma de avaliação. Introdução à persistência de dados com Java; Revisão sobre acesso a bancos de dados com JDBC; Componentes e interfaces Java para acesso a bancos de dados (Connection, Statement e ResultSet); Exercícios práticos

03

09/10/2013 Introdução à persistência de objetos Java; Conflitos de paradigma; Camadas de persistências e alternativas: Properties, Annotation e Reflection; Exercícios 03

16/10/2013

Visão geral da JPA – Java Persistence API; Especificação versus Implementação; Processo de persistência objeto/relacional; Conceitos básicos da JPA (Entidades, Identidade de objetos versus Identidade de Entidade, Metadata, Entity Manager, Unidade de persistência); Exercícios

03

23/10/2013

Mapeamento objeto-relacional (Anotações, Estados de entidade, Mapeamento de classes, Mapeamento de atributos, Mapeamento de chaves primárias); Identificação do modelo de negócio e identidade de objetos; Operações CRUD com JPA; Exercícios; Formação das duplas e escolha do tema para projeto final;

03

30/10/2013 Mapeamendo de herança e Objetos embutidos; Exercícios 03

06/11/2013 Mapeamento de relações entre entidades persistentes (@OneToOne, @OneToMany, @ManyToOne, @ManyToMany); Exercícios

03

13/11/2013

Avaliação 1: A partir de um diagrama de classes e u m MER implementar a camada de persistência usando os conceitos e recursos da J PA já estudados, incluindo as operações CRUD básicas e a Implementação de uma apl icação teste para a camada de persistência

03

20/11/2013 Mapeamento de Coleções e Mapas; Exercícios 03

27/11/2013 Mapeamento de Chaves Primárias compostas; Mapeamento de Tabelas associativas com colunas próprias; Exercícios

03

04/12/2013 Tempo de vida e cascateamento, transações, concorrência e cache 03 11/12/2013 Consultas e Linguagem de Consulta (JPQL) e API Criteria 03 18/12/2013 Atividade prática em laboratório: Controle de Adega de Vinho 03 22/01/2013 Apresentação de seminários referente ao relatório técnico da APS 03 09/01/2013 Apresentação de seminários referente ao relatório técnico da APS 03 05/02/2013 Entrega do projeto final; Apresentaçã o de projeto final da disciplina. 03 12/02/2013 Apresentação de projeto final da disciplina. 03 19/02/2013 Apresentação de projeto final da disciplina. 03

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

AULAS TEÓRICAS Aula expositiva; trabalho em grupo, trabalho individual, pesquisa e implementação. AULAS PRÁTICAS Resolução de listas de exercícios em laboratório, utilizando ferramentas de desenvolvimento e frameworks para persistência de dados. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

- Elaboração de um relatório técnico e apresentação do mesmo em forma de seminário sobre frameworks de persistência de objetos diferentes da JPA;

- Atividade em grupo;

- Carga horaria total: 7 Peso: 20% ATIVIDADES A DISTÂNC IA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A. Avaliação individual: 35% B. Atividades e exercícios colocados no Moodle: 10% C. APS: 15% D. Projeto final: 35%

Nota final = A + B + C + D

REFERÊNCIAS Referências Básicas:

ANSELMO, Fernando. Tudo o que você queria saber sobre a JDBC : mas ninguém quis (ou não sabia) lhe responder. Florianópolis, SC: Visual Books, 2001. 200 p.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java, como programar. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010. 1144 p.

HORSTMANN, Cay S.; CORNELL, Gary. Core Java 2 . São Paulo, SP: Pearson Education, 2001. v. 1 Fundamentos - v. 2 Recursos Avançados.

Referências Complementares:

BAUER, Christian; KING, Gavin. Java Persistence com Hibernate . Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, c2007. 844 p.

PEAK, Patrick; HEUDECKER, Nick. Hibernate quickly . Greenwich, CT: Manning, 2006. 425 p.

SILVA, Ivan José de Mecenas. Java 2: fundamentos, Swing e JDBC . 2. ed. rev. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2005. 306 p.

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Jav aserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e AJAX . Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007. 736p.

GURUZU, Srinivas; MAK, Gary. Receitas de hibernate: uma abordagem de resolução d e problemas . Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2011. 358 p.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas)

INFORMÁTICA E SOCIEDADE DS54F 4º AT AP Total 48 0 48

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Conhecer os principais aspectos referentes a inserção do profissional de áreas afins a informática na sociedade. Discutir os impactos da evolução tecnológica na sociedade, no mercado de trabalho e nas relações comerciais de uma maneira geral. Entender os atores, cenários e modelos de democratização ao acesso a informação, observando o papel de cada um neste contexto.

EMENTA Aspectos sociais econômicos, legais e profissionais da informática. Aspectos estratégicos de controle de tecnologia. O impacto das tecnologias de informática e automação; Transformações estruturais e suas implicações políticas, culturais e econômicas, no plano da sociedade e do indivíduo. Organizações e Associações de profissionais da informática, ergonomia e doenças profissionais. Robótica e nanotecnologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Aspectos sociais econômicos, legais e profissionais da informática.

• Identificar o perfil dos profissionais da área de informática • Identificar as necessidades humanas e tecnológicas da sociedade atual

• Caracterizar a abordagem utilizada pela sociedade para solucionar os problemas de desenvolvimento tecnológico

• Identificar ações para promover o desenvolvimento tecnológico da sociedade através de uma preparação humana adequada

2 Aspectos estratégicos de controle de tecnologia.

• Caracterizar ações para impulsionar o desenvolvimento da sociedade de informação

• Identificar meios para ampliação do acesso, desenvolvimento da infra-estrutura de modo a democratizar os avanços da tecnologia

3 O impacto das tecnologias de informática e automação

• Identificação das novas formas de organização e de produção em escala mundial

• Identificar novas divisões geradas pela inserção de tecnologias na sociedade

• Caracterização de políticas de inclusão social no campo tecnológico, promovendo avanços nas dimensões ética, humana e econômica

4

Transformações estruturais e suas implicações políticas, culturais e econômicas, no plano da sociedade e do indivíduo.

• Conhecer a importância dos impactos das transformações tecnológicas na sociedade bem como a importância da preservação da identidade cultural de cada povo.

• Identificar os movimentos sociais pertinentes ao desenvolvimento de novas formas de administração

• Discutir os impactos das alterações sociais ao longo dos anos, bem como a questão cultura e econômica.

5 Organizações e Associações de profissionais da informática, ergonomia e doenças profissionais.

• Apresentar e discutir os principais pontos relacionados com a organização dos profissionais da área em classes

• Apresentar a importância da ergonomia aos profissionais de informática, seja na ergonomia de materiais, seja no desenvolvimento de softwares ergonomicamente corretos, destacando os malefícios que podem ser alcançados.

6 Robótica e nanotecnologia • Apresentar e discutir os principais avanços no campo tecnológico e os impactos sociais gerados nas diferentes classes sociais.

PROFESSOR TURMA

Hamilton Pereira da Silva I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2° Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 51 00 7 00 00 58

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Número de aulas no semestre - - - - 51 -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Dia/Mês Conteúdo das Aulas Número de Aulas

27/09/2013 Apresentação do plano de ensino/conteúdo. Metodologia. Formas de avaliação. Identificar o perfil dos profissionais da área de informática. A sociedade da informação. 3

30/09/2013 Identificar as necessidades humanas e tecnológicas da sociedade atual Caracterizar a abordagem utilizada pela sociedade para solucionar os problemas de desenvolvimento tecnológico 3

04/10/2013 Identificar ações para promover o desenvolvimento tecnológico da sociedade através de uma preparação humana adequada 3

07/10/2013 Caracterizar ações para impulsionar o desenvolvimento da sociedade de informação 3 11/10/2013 Avaliação sobre aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais da informática. 3

14/10/2013 Identificar meios para ampliação do acesso e desenvolvimento da infraestrutura de modo a democratizar os avanços da tecnologia. 3

18/10/2013 As tecnologias de informática e automação. Identificação das novas formas de organização e de produção em escala mundial 3

21/10/2013 Caracterização de políticas de inclusão social no campo tecnológico, promovendo avanços nas dimensões ética, humana e econômica. Identificar novas divisões geradas pela inserção de tecnologias na sociedade. 3

25/10/2013 Apresentação de seminário 3

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TEÓRICAS Aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo e individual, debates e apresentação de seminários. Será estimulado o desenvolvimento de trabalhos em grupo, para realização de trabalhos mais elaborados e adequação dos alunos a trabalho em equipe. AULAS PRÁTICAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Pesquisa/entrevista, em grupo, sobre atividades de inclusão digital realizadas na cidade/região. Preparação de dois seminários, referente a organização e associações de profissionais da informática, ergonomia de materiais, softwares ergonomicamente corretos e doenças profissionais. Robótica e nanotecnologia. ATIVIDADES A DISTÂNC IA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO • N1 (primeira parcial): 1 prova contemplará 40% da nota e os outros 60% da nota serão obtidos através de trabalhos, seminários e participação nas aulas. • N2 (segunda parcial): 1 prova contemplará 40% da nota e os outros 60% da nota serão obtidos através de trabalhos, seminários e participação nas aulas. • A nota do acadêmico na disciplina será calculada pela média aritmética entre as parciais N1 e N2. Obs.: Seminários são acompanhados de trabalho escrito no formato artigo SBC. A nota é composta da avaliação da parte escrita e da apresentação oral, sujeita a questionamentos - Novos trabalhos podem ser determinados conforme o andamento/rendimento da turma, sendo comunicados e acertados de comum acordo a todos.

REFERÊNCIAS Referencias Básicas: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Uma reflexão dos impactos da tecnologia da informaç ão no Brasil: a visão da sociedade, das empresas e dos sindicatos . São Paulo: Érica, 1999. TAKAHASHI, Tadao (Org.) Sociedade da informação no Brasil: livro verde . Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. LABIAK JUNIOR, Silvestre; MATOS, Eloiza Ávila de; LIMA, Isaura Alberton de. Fontes de fomento à inovação. Curitiba: Aymará, 2011. 103 p. (UTFinova) ISBN 9788578417581. Referências Complementares: CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ. Acessibilidade: responsabilidade profissional. 2. ed. Curitiba: CREA-PR, 2008. 57 p. (Cadernos do CREA-PR ; 4) LABIAK JUNIOR, Silvestre; MATOS, Eloiza Ávila de; LIMA, Isaura Alberton de. Fontes de fomento à inovação. Curitiba: Aymará, 2011. 103 p. (UTFinova) ISBN 9788578417581. VICO MAÑAS, Antonio. Administração de sistemas de informação. 2. ed. São Paulo: Érica, 2000. 282 p. ISBN 85-7194-635-3 CURRÍCULO, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2001. 154 p. ISBN 85-249-0546-8. PACHECO, José. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar . Porto Alegre: Artmed, 2007. viii, 230 p. + 1 CD-ROM (Biblioteca Artmed. Caminhos para a inclusão) ISBN 9788536397572.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

PLANO DE ENSINO

CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ 473

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Deliberação N.º 03/99-CODIR de 19 de março de 1999 que aprova os projetos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR. Ata nº 146 do Conselho Diretor, de 20/09/99 que autoriza a abertura do curso de Informática em Medianeira, baseado no processo nº 13/98 do CODIR. Portaria do MEC n.º 12406 de 09 de novembro de 2006, onde o curso foi denominado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO PERÍODO CARGA HORÁRIA (em horas)

GERÊNCIA DE REDES DE COMPUTADORES

DS54G 4º AT AP Total 0 64 64

PRÉ-REQUISITO Não possui.

EQUIVALÊNCIA Não possui.

OBJETIVOS Configurar um roteador, gerenciar o software IOS, configurar protocolos de roteamento e criar regras de acesso que realizam o controle de fluxo em um roteador.

EMENTA Configuração de protocolos de monitoração (SNMP, RMON, MIB), aplicados nas camadas do RM-OSI. Configuração de protocolos de roteamento. Gerência em tecnologias WAN.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ITEM EMENTA CONTEÚDO

1 Configuração de protocolos de monitoração

1- Gerenciamento SNMP (SNMP e MIB) 2- RMON 3- Firewalls 4- Algoritmos de chave pública 5- Protocolos de autenticação

2 Configuração do roteador e protocolos de roteamento IP e IPv6

1- Configuração de Roteadores 2- Roteamento Estático 3- Roteamento IP: RIP, RIPv2, EIGRP e OSPF 4- Roteamento IPv6: RIPng, EIGRP e OSPF

3 Gerência em tecnologias WAN

1- Encapsulamento PPP 2- Autenticação em PPP 3- Encapsulamento HDLC 4- Frame Relay

PROFESSOR TURMA

Neylor Michel I42

ANO/SEMESTRE CARGA HORÁRIA (aulas com 50 minutos)

2º Semestre/2013 AT AP APS AD APCC Total 22 46 9 0 0 77

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS

Dia da semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Número de aulas no semestre - - - 68 - -

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDOS DAS AULAS (PREVISÃO)

Semana Conteúdo das Aulas Número de Aulas

1ª Semana Apresentação da Disciplina, Objetivos da Disciplina e Formas de Avaliação 04 2ª Semana Apresentar sistemas de gerenciamento via SNMP 04 3ª Semana Apresentar sistemas Firewall 04 4ª Semana Apresentar o funcionamento do Roteador 04 5ª Semana Configuração básica de um roteador 04 6ª Semana Configuração dos protocolos de roteamento estático 04 7ª Semana Apresentar métodos de sistemas de autenticação 04 8ª Semana Apresentar sistemas de configuração de roteamento dinâmicos 04 9ª Semana Apresentar e configurar o protocolo RIPv1 e RIP v2 04 10ª Semana Prova 04 11ª Semana Apresentar o sistemas de roteamento IGRP e EIGRP 04 12ª Semana Apresentar o protocolo de rotamento OSPF 04 13ª Semana Apresentar o protocolo roteado IPv6 04 14ª Semana Configurar redes com protocolo roteado IPv4 e IPv6 04 15ª Semana Explorar as técnicas do protocolo PPP e HDLC 04 16ª Semana Configurar os protocolos de encapsulamento Frame-Relay 04 17ª Semana Avaliação 04

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

AULAS TEÓRICAS Aula expositiva; seminários; trabalho em grupo, trabalho individual, pesquisa, relatório. AULAS P RÁTICAS Configuração de Equipamentos de Rede, Switch, Roteador, Access-Point. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - Estudo Dirigido: Avaliações de revisão referente a cada aula dada durante o semestre, no site da Academia Cisco. ATIVIDADES A DISTÂNC IA ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Avaliação 2 Provas com peso 8,0 APS: Avaliações durante o semestre – peso 2,0

REFERÊNCIAS DIMARZIO, J. F. Projeto e Arquitetura de Redes , Rio de Janeiro, Campus, 2001.

FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores . 3-4. ed. São Paulo: McGraw-Hill,

2006-2008. 1134 p.

SILVEIRA, Jorge Luis da. Comunicação de dados e sistemas de teleprocessament o. São Paulo: Makron, 1991. 199 p.

ALMEIDA, Marcus Garcia de; ROSA, Pricila Cristina. Internet, intranet e redes corporativas . Rio de Janeiro: Brasport, 2000. 218p.

DERFLER JR., Frank J.; FREED, Les. Como funcionam as redes III . São Paulo: Quark, c1999. 187 p.

OLIVEIRA, Gorki Starlin da Costa. TCP/IP: internet - intranet - extranet. 5. ed. Rio de Janeiro: Book Express, 2001 352 p.

ROCHOL, Juergen. Comunicação de dados . Porto Alegre, RS: Bookman, 2012. 366 p.

SPURGEON, Charles E. Ethernet : o guia definitivo. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 478 p.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Assinatura do Professor Assinatura do Coordenador do Curso