Plano Sebrae Mkt

32
1. – PLANO NEGÓCIO 1.1 Apresentação da empresa A Cremix Ltda. é uma empresa estabelecida e sólida no ramo alimentício. Trazendo sabor e qualidade inovando na saúde de sua família. Estamos nos fortalecendo, oferecendo segurança em nossos produtos garantindo sempre a qualidade na comercialização e na expansão de nossos negócios. Com a segurança alimentar a Cremix, estabeleceu uma grande expansão, levando a vocês o melhor em nossas criações identificando uma nova empresa e cativando nossas parcerias. Principais características : Sabor diferenciado com sabor de abobora e mel (produto natural sem conservantes químicos), 100% sem lactose. Clientes : Estratégia da Cremix é atender ao público alvo infanto juvenil, oferecendo o melhor preço com um produto diferenciado. Necessidades : Crianças com intolerância a lactose. 1.3. – Dados de empreendimento: Cremix Ltda. CNPJ: 187549325/0001-01 1.4.- Missão; Objetivo e Visão “REALIZAR A VERDADEIRA SATISFAÇÃO DO SER HUMANO POR PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E EXTRAIR O MELHOR DELE PARA SEU PALADAR, AGRADANDO DESDE O INÍCIO DE SUA VIDA, PROPORCIONANDO BEM ESTAR, SAÚDE E SATISFAÇÃO EM QUALIDADE.” OBJETIVO

Transcript of Plano Sebrae Mkt

Page 1: Plano Sebrae Mkt

1. – PLANO NEGÓCIO

1.1Apresentação da empresa

A Cremix Ltda. é uma empresa estabelecida e sólida no ramo alimentício. Trazendo sabor e qualidade inovando na saúde de sua família.

Estamos nos fortalecendo, oferecendo segurança em nossos produtos garantindo sempre a qualidade na comercialização e na expansão de nossos negócios.

Com a segurança alimentar a Cremix, estabeleceu uma grande expansão, levando a vocês o melhor em nossas criações identificando uma nova empresa e cativando nossas parcerias.

Principais características: Sabor diferenciado com sabor de abobora e mel (produto natural sem conservantes químicos), 100% sem lactose.

Clientes: Estratégia da Cremix é atender ao público alvo infanto juvenil, oferecendo o melhor preço com um produto diferenciado.

Necessidades: Crianças com intolerância a lactose.

1.3. – Dados de empreendimento:

Cremix Ltda.CNPJ: 187549325/0001-01

1.4.- Missão; Objetivo e Visão

“REALIZAR A VERDADEIRA SATISFAÇÃO DO SER HUMANO POR PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E EXTRAIR O MELHOR DELE PARA SEU PALADAR, AGRADANDO

DESDE O INÍCIO DE SUA VIDA, PROPORCIONANDO BEM ESTAR, SAÚDE E SATISFAÇÃO EM QUALIDADE.”

OBJETIVO “Produzir alimento no seguimento de nutrição infantil, em especial para

consumidores com tolerância a lactose.”

VISÃO

“Tornar as gerações futuras nutridas, fortes e saudáveis, por cuidar de sua alimentação desde a infância garantindo o melhor suplemento alimentar infantil atingindo nosso objetivo – fazer a diferença e destacar –se entre os grandes.”

Page 2: Plano Sebrae Mkt

1.5. – Setores de atividades:

Indústria

1.6. – Forma Jurídica:

Empresário

1.7. – Enquadramento tributário:

Regime Normal

1.9. – Fonte de Recursos:

Todos os sócios já possui o capital.

2. – ANÁLISE DE MERCADO

2.1. – Estudo dos Clientes:

Consumidores principais: Crianças com intolerância a lactose.Gênero: TodosFaixa etária: 01 á 12 anosLocalização geográfica: São Paulo / SPRenda: TodosGrau de instrução: IndefinidoProfissão: Não aplicável

Produto específico para atender o publico com intolerância a lactoseProduto: sem lactose com sabor diferenciado de Abóbora com mel.

2.2. – Estudo dos Concorrentes:

Principal concorrente: NestleMarket Share: Todos

Page 3: Plano Sebrae Mkt

Necessidades não atendidas: Não fornecerem produtos sem lactoseNecessidades atingidas: Preencher a lacuna de consumidores que necessitam de produto isento de lactose.A marca é diferenciada: SimPrincipais características: Qualidade de preços, produto, atendimento e entrega.Estrutura para análises de concorrentes: Metas futuras

2.2. – Estudo dos Concorrentes:Item 2.2 pois é a nossa uncica concorrencia.

2.3. – Estudo dos fornecedores:

OrdemDescrição dos

itens Nome fornecedorCond.

Pagamentos Prazo entrega Localização

1 Abóbora Fazenda doce 15 diasPerante a pedido

via e mail Ibiúna - SP

2 Mel Apiário Monfrinato 15 diasPerante a pedido

via e mail Ibiúna - SP

3 Aveia Aveia Branca 15 diasPerante a pedido

via e mail São Paulo

4 Pectina Plury química 15 diasPerante a pedido

via e mail São Paulo

5 Ac. Cítrico Cargill 15 diasPerante a pedido

via e mail 3Lagoas

6 Pote vidroEmbavidros embalagens 30 dias

Perante a pedido via e mail Sorocaba

7 Caixa de Papelão Rigesa 30 diasPerante a pedido

via e mail Valinhos

3. PLANO MARKETING

3.1. – Descrição do ProdutoDefinição do Produto

Entende-se por Papinha Infantil, um complemento para a alimentação de bebês acima dos 6 meses. A Papinha Infantil Sem Lactose Sabor Abóbora com Mel, não é recomendada para crianças abaixo dos 12 meses, devido ao risco do botulismo. Elaborada a partir de produtos naturais, sem adição de conservantes e acondicionadas em recipiente de vidro previamente esterilizado, reduz o risco de contaminações e proliferação de microrganismos, como por exemplo, a Clostridium botullinum, que pode ser encontrada no mel.

Page 4: Plano Sebrae Mkt

Matéria - Prima:

Abóbora: É um vegetal da família das curcubitáceas.Mel: É um alimento geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado.Aveia: É um cereal altamente nutritivo, fonte de carboidrato, vitaminas e minerais.Água: É um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula H2O.

• AditivosPectina: Faz parte dos tecidos das plantas. Apresenta capacidade de formar gel, quando em presença de açúcar.Ácido Cítrico: É um ácido orgânico fraco. Conhecido também como acidulante INS 330

Embalagem

Embalagem Primária: Potes de Vidro

O vidro oferece resistência mecânica, resistência química e resistência ao choque térmico, características que permitem vários tratamentos de pré-embalagem.

Além disso, é higiênico, asséptico e proporciona alta inércia química, ou seja, as reações químicas levam muito tempo para acontecer, o que garante maior preservação das características originais do conteúdo embalado.

Características do Vidro:

Retornabilidade (uso do vidro para o mesmo fim várias vezes); Reutilização (uso da embalagem de maneiras diferentes para as quais foi

fabricada); Total reciclabilidade (sem perda de volume ou de propriedades do material); Impermeável; Não deixa sabor nem gosto no conteúdo.

Embalagem Secundária: Caixa de Papelão

O papelão é um tipo mais grosso e resistente de papel, geralmente utilizado na fabricação de caixas, podendo ser liso ou enrugado. É produzido dos papéis compostos das fibras da celulose, que são virgens ou reciclados.

Page 5: Plano Sebrae Mkt

Modelo de Rótulo

Informação Nutricional

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 120 g (1 Unidade )

Quantidade Por porção % VD (*)

Valor Energético 112 kcal ou 472 KJ 11%

Carboidratos 24 g 15%

Proteínas 2,4 g 18%

Gorduras Totais 0,7 g 2%

Gorduras Saturadas Não contém -

Gorduras Trans Não contém -

Fibra Alimentar 3,5 g 50%

Sódio Não contém -

(*) % Valores Diários com base em uma dieta de 1050 kcal ou 4410 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

3.2. – Preço

O Preço estabelecido é R$ 4,50

3.3. – Estratégia promocionais

O planejamento e a implementação de uma estratégia de E-mail Marketing pode obter resultados imediatos conquistando usuários para o site e promovendo negócios, e pode também aprofundar o relacionamento da empresa com seu público-alvo a longo prazo.

Quando uma campanha tem objetivos como a fixação da marca e imagem junto ao públco-alvo, as estratégias mais indicadas são Campanhas de Banners e o Marketing Viral em Redes Sociais, que permite uma comunicação ampla e segmentada com o seu públco-alvo em comunidades, redes sociais e blogs. A Cremix aproveita todo esse conteúdo (releases e artigos) que é gerado amplia a comunicação dos seus clientes com veículos de imprensa e portais de conteúdo com uma Assessoria de Comunicação Online.

Page 6: Plano Sebrae Mkt

3.4. Estrutura de Comercialização

Estimativa de vendas: Vender no mínimo 90% do produto produzidoProduto no mercado: comercializar um produto diferenciado, mostrando inovação e

qualidadeModelo de vendas: Distribuidores e vendedoresCusto: TransporteCanais de distribuição: Panficadoras, mercados, farmácias dentre outras que se

encaixam nas mesmas atividades acima.Restrições: Não

3.5. Localização do negócio

A Cremix Ltda se estabelecerá na Rodovia Bunjiro Nakão, Km 56 cidade de Ibiuna/SP no bairro de Votorantim no cep :1800.150-000.

Fone 15. 4441-44222 Fax 15 4442-4422Este local faz parte de um polo industrial alimentício e com facil acesso

aos nossos fornecedores e distribuidores.

4.2. – Capacidade Produtiva / comercial/ serviços

A capacidade da planta é 100.000 mil potes por mês.

Qual será o volume de produção (ou serviços) e comercialização iniciais?

Vamos iniciar a produção com metade da capacidade da planta,50.000 mil potes por mês.

4.3. – Processos operacionais.

Page 7: Plano Sebrae Mkt
Page 8: Plano Sebrae Mkt

Descritivo de Processo

O processo industrial de Papinha Infantil sabor Abóbora com Mel, inicia-se com o recebimento das seguintes matérias-primas:

Abóbora triturada: São recebidas em bins de inox com capacidade para 100 kg;Aveia em grãos: São recebidas em sacos de papel Kraft e envasados em bags

plásticos com capacidade de 25 kg;Mel: São recebidos em latões esmaltados próprios para consumo alimentício, com

capacidade de 35kg;Pectina: São recebidas em barricas de papelão envasados em bags plásticos, com

capacidade de 25 kg;Ácido Cítrico: São recebidos em sacos de papel kraft, envasados em bags

plásticos com capacidade para 15 kg.Após o recebimento das matérias-primas, é realizado o controle de qualidade da

abóbora e do mel, sendo feitas as seguintes análises: Cor e Aroma para a abóbora

Page 9: Plano Sebrae Mkt

pH, Brix e Sensorial para o melSe os resultados obtidos estiverem dentro das especificações, os produtos serão

armazenados em seus devidos lugares (abóbora na câmara fria – em temperatura de até 5ºC – e aveia, mel, pectina e ácido cítrico em salas a parte).

Para as outras matérias-primas são necessários laudos do fornecedor que comprovem a segurança microbiológica e físico-química de seus produtos. Se os produtos forem rejeitados pelas análises e/ou se os laudos não estiverem dentro das especificações, eles serão devolvidos imediatamente.

O processo de fabricação da Papinha Infantil Sem Lactose Sabor Abóbora com Mel possui oito etapas, seguida pela distribuição.

Etapa 1: Cocção, Trituração e Homogeneização

A abóbora é retirada do bin de inox através de uma bomba pneumática e levada para um tanque reator encamisado a vapor. Nesse tanque, através de uma bomba centrífuga, é adicionada a água previamente clorada, porém antes que a mesma chegue ao tanque, ela passa por um filtro de carvão onde todos os resíduos de cloro são retirados para que estes no entrem em contato com a papinha, ocasionando sabor desagradável e alterando sua fórmula. A água tem a função de cozer a abóbora durante 40 min a uma temperatura de 85ºC.

Após esses 40 min, uma válvula automática se abre e permite que o produto siga para um triturador industrial, de onde a abóbora sairá somente depois de 15 min, quando já não mais apresentar estruturas sólidas. Após esse tempo, o produto segue através de uma bomba a vácuo para um tanque encamisado a vapor, onde será homogeneizado juntamente com o extrato de aveia.

Enquanto é feita a cocção da abóbora no primeiro tanque reator, os grãos de aveia são adicionados manualmente ao triturador e em seguida uma pequena porcentagem de água. Essa mistura fica cerca de 10 min neste equipamento, até que se obtenha um líquido viscoso, denominado extrato de aveia.

O extrato de aveia segue através da bomba a vácuo para um pequeno tanque de inox, onde fica sendo homogeneizado até o momento de ser adicionada a abóbora, sendo este processo feito através de uma bomba de sucção.

Antes que a abóbora entre no triturador, o mesmo passa por uma lavagem com água a uma temperatura de 70ºC por aproximadamente 25 min.

Depois que a abóbora e aveia foram homogeneizados, entra na formulação o mel, que é encaminhado para o tanque encamisado através de uma bomba de transferência, pois por ser um produto de alta viscosidade, outro tipo de bomba não teria a mesma eficácia. Em seguida são adicionados manualmente ao produto, no tanque encamisado, a pectina e o ácido cítrico, que ficam em processo de homogeneização por mais 10 min.

Após esse período uma válvula automática se abre e permite que o produto passe por um filtro, que terá a função de reter qualquer resíduo da aveia triturada, minúsculos pedaços de favo de mel ou qualquer outro resíduo possível.

Etapa 2: Ultrapasteurização

Este processo é para garantir a segurança microbiológica do produto. Neste processo esteriliza-se o produto aquecendo-o durante um curto período de tempo (4 segundos) a uma temperatura de 140ºC (temperatura necessária para destruir ou inativar esporos bacterianos) e resfriado imediatamente a temperatura inferior a 32ºC. Depois da

Page 10: Plano Sebrae Mkt

ultrapasteurização o produto passa pela filtração.

Etapa 3: Armazenamento de produto acabado em tanque pulmão

Após a ultra pasteurização, a papinha segue para um tanque pulmão. Neste tanque há uma válvula eletro-mecânica de acionamento simples (on/off) que permite que o analista do controle de qualidade colete uma pequena quantidade de amostra para analisar e liberar o produto para o envase.

As análises necessárias para o envase são pH, acidez e brix.Depois de realizada as análises, e estando dentro das especificações desejáveis, a

papinha segue para a próxima etapa.

Etapa 4: Inspeção e Esterilização de Potes

Para que ocorra o envase da papinha é necessário que haja uma esterilização e uma rigorosa inspeção individual nos potes de vidro.

A inspeção é realizada em uma sala dentro do próprio envase por operadores treinados e qualificados. Depois de inspecionados, os operadores viram o pote com a borda para baixo, a fim de que a sopradora de frasco que utiliza ar comprimido possa retirar qualquer impureza aderida ao vidro. Antes que os mesmos cheguem ao túnel de esterilização, os potes são desvirados para que ocorra a total esterilização dos mesmos.

Após os potes passarem pelo túnel, estão adequados para o envase do produto.

Etapa 5: Envase

Assim que o produto é envasado e fechado, o pote da papinha recebe um jato de vapor de 120ºC, que expulsa o ar do frasco e, ao passar no túnel de resfriamento com ar forçado, esse vapor se condessa e forma o vácuo, que lacra a tampa, preserva o valor nutricional e permite estender seu prazo de validade. É por isso que ao abrir o pote, o ar entra e empurra o centro da tampa (que está abaixada) e pode-se ouvir aquele famoso “ploc”.

Etapa 6: Rotulação

Após o túnel de resfriamento, o produto segue para a rotuladora. Depois de rotulado, ainda na esteira transportadora, o produto é codificado com a data de validade e lote na tampa do frasco.

Etapa 7: Encaixotamento

São colocados automaticamente 12 potes de 120g em cada caixa.A encaixotadora utiliza sistema de fechamento por fita adesiva ou cola quente.

Etapa 8: Paletização

Nessa etapa, também automaticamente, são colocadas 230 caixas em cada palet e, em seguida, são filmados por uma envasadora de paletes.

Page 11: Plano Sebrae Mkt

Etapa 9: Distribuição

Após serem realizadas com sucesso todas as etapas anteriores, os frascos são mantidos em observação por cerca de sete dias em uma área denominada quarentena.

Durante esse período, são realizados testes acústicos em duas amostras de cada lote, para comprovar a ausência de ar.

A Papinha Infantil somente é liberada para a distribuição comercial após os resultados das análises microbiológicas e físico- química se apresentarem dentro das especificações recomendadas.

4.4 – Necessidade Pessoal

Cargo/Função Qualificação necessária Gerente Qualidade Engenhara de AlimentosAnalista da Qualidade Técnico Alimentos ou Quimica Analista da Qualidade Técnico Alimentos ou Quimica Gerente Marketing Superior em Marketing Estagiário em Marketing Cursando Sup. Marketing Gerente Financeiro Superior em EconomiaContabilidade ContabilidadeFiscal ContabilidadeContas a pagar Administração Compra Administração Gerente Administrativa Engenharia de Alimentas e Comercio exterior Secretaria Executiva SecretariadoRecursos Humanos RH Logistica LogisticaMeio Ambiente Engenharia de meio ambientePortaria / recebimento 2 º completoExpedição LogísticaManutenção Tec. Eletromecanica Gerente Processos Engenharia de ProduçãoLider Produção Tec. Química Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux. Produção 2 º completo Aux Limpeza 2 º completo

Page 12: Plano Sebrae Mkt

5. PLANO FINANCEIRO

5.1. – Estimativa de investimento FixoMáquinas e equipamentos

Descrição QtdeValor

unitário Total

Porta Rápida 1  1.800,00  1.800,00

Camera fria 1  15.000,00  15.000,00

Esteira de transporte 1  7.000,00  7.000,00

Tq reator 1 15.000,00 15.000,00

Bomba Transferencia 1  1.000,00  1.000,00

Caldeira G. Vapor 1  50.000.00  50.000.00

Bomba Sucção 1  1.950,00  1.950,00

Esvaporadora de ar 1  10.000.00  10.000.00

Triturador de grãos 1  2.447,00  2.447,00

Esterelizador UHT 1  40.000.00  40.000.00

Enchedora Transporte 1  75.000,00  75.000,00

Tunel Resfriamento 1  150.000,00  150.000,00

Bomba Vácuo 1  2.000,00  2.000,00

Rotuladora 1  30.000,00  30.000,00

Encaixotadora 1  consignado  consignado

Page 13: Plano Sebrae Mkt

Veículos

Descrição QtdeValor

unitário TotalEmpilhadeira 1 20,000,00  20.000,00Paleteira 1 2,000,00  2.000,00Gol 1 28,000,00  28.000,00

 Caminhão  2  100.000 200.000,00

5.2 Capital de Giro

A - Estimativa de estoque inicial

Descrição Qtde Valor unitário Total

MEL 250 LTS 10,00/LITRO 2500,00

AVEIA 250 KG 5,00 /KG 1250,00

ABÓBORA 500KG 3,00/KG 1500,00

PECTINA 150 LTS 15,50/LITRO 2325,00

ÁCIDO CÍTRICO 200 KG 25,00/ KG 5000,00

POTE DE VIDRO 60.000 UND. 0,30 UND. 18000,00

CAIXA DE

PAPELÃO

2.500 UND. 0,75 UND. 1875,00

ETIQUETA/

RÓTULO

400 KG 2,90/kg 1160,00

B – Caixa mínimo

Contas a receber – cálculo médio de vendas

Page 14: Plano Sebrae Mkt

Prazo médio de vendas

(%) Número de dias Média ponderada em dias

Á vista 50% 0 0Á prazo (1) 50% 30 15Á prazo (2) 30% 60 18Á prazo (3) 5% 90 4,5Á prazo (4) - - -

Prazo médio total 36 dias

Fornecedores – cálculo do prazo médio de compras

Prazo médio de compras

(%) Número de dias Média ponderada

Á vista 30% 0 0Á prazo (1) 70% 30 21Á prazo (2) - - -Á prazo (3) - - -Á prazo (4) - - -

Prazo médio total 21 dias

Estoques – cálculo da necessidade média de estoques

NECESSIDADE MÉDIA DE ESTOQUESNÚMERO DE

DIAS 5 DIAS

Cálculo da necessidade líquida de capital de giro em dias

Recursos da empresa fora do seu caixa Número de dias1. Contas a receber - prazo médio de vendas  152. Estoques - necessidade média de estoques  5Subtotal 1 ( item 1 + 2 ) 20Recursos de terceiros no caixa da empresa  3. Fornecedores - prazo médio de compras  21Subtotal 2  21Necessidade líquida de capital de giro em dias ( subtotal 1 - subtotal

2 )  41Caixa mínimo

1. Custo fixo mensal R$ 107.5582. Custo variável mensal R$ 171.0003. Custo total da empresa R$ 278.5584. Custo total diário R$ 9.2865. Necessidade líquida de capital de

giro em dias__________ dias

Total de caixa mínimo R$

Caixa Mínimo

Page 15: Plano Sebrae Mkt

Contas receber – Cálculo do prazo médio de vendas

Prazo médio de vendas

% Nomero de dias Média em dias

A vista 50% 0 0A prazo 50% 30 15

Prazo média total 15

Fornecedores – Calculo do prazo médio de compras

Prazo médio de compras

% Nomero de dias Média em dias

A vista 30% 0 0A prazo 70% 30 21

Prazo média total 21

Necessida média de estoque Numero de dias5

Cálculo da necessidade líquida de capital de giro em dias

Recursos da empresa fora do seu caixa Numero de dias1 Contas a receber – prazo média de vendas

15

2 Estoqu – necessidade média de estoque 5Subtotal (1+2) 20Recursos de terceiro no capital da empresa3 Fornecedores – prazo média de compras

21

Subtotal 2 21Necessidade liquida de Capital de Giro em dias (subtotal 1 e 2)

41 dias

Caixa mínimo

1 Custos fixos Mensal 107.558,002 Custos variável mensal 53.892,003 Custo total da empresa 161.450,004 Custo total diário 5381,665 Necessidade liquida capital de Giro 5 diasTotal (caixa mínimo de 4x5) 26.908,00

5.2 Capital de giro ( resumo )

Page 16: Plano Sebrae Mkt

Descrição R$A – Estoque inicial 33.610,00B – caixa mínimo 26.908,00Total do capital de giro 60.518,00

5.3 Investimentos pré operacionais

Investimentos Pré operacionais R$Despesas de legalização 20.000,00Obras Civis e / ou reformas 100.000,00Divulgação 20.000,00Cursos e Treinamentos 20.000,00Outras despesasTotal 160.000,00

5.4 Investimento total

Descrição dos Investimentos Valor (R$) (%)1- Investimentos fixos 1.000,002- Capital de giro 395.000,003- Investimentos pré

operacionais160.000,00

Total (1+2+3) 1.555.000,00 100,00Fontes de recursos Valor (R$) (%)

1_ recursos próprios 5.000.000,002- recursos de terceiros

3- outrosTotal (1+2+3) 5.000.000,00 100,00

5.5 Estimativa de Faturamento mensal da empresa

Produto/Serviço Quantidade(Estimativa vendas)

Preço de Venda unitário ( Em R$)

Faturamento total (Em R$)

1 Papinha 50.000 4,50 225,000.00234567

Page 17: Plano Sebrae Mkt

8910Total 225,000.00

5.6 Estimativas dos custos de matéria prima, materiais diretos e terceirizações.

Materiais / Insumos usados

Quantidade Custo unitário (R$)

Total (R$)

Potes 60.000 0,70 42.000Rótulos 60.000 1.90 114.000Aboboras 10.000 5.00 50.000Mel 10.000 9.00 90.000Pectina 5.000 12.00 60.000Àcido Lactico 5.000 15.00 75.000Aveia 10.000 12,00 120.000Total 551.000

5.7 Estimativas de custos de comercialização

Descrição % Faturamento Estimado Custo total (R$)1 ImpostosImpostos federaisSimples 4% x 225.000 9.000,00IRPJ 1% x 225.000 2.250,00PIS 2 % x 225.000 4.500,00COFINS 2% x 225.000 4.500,00IPI 2% x 225.000 4.500,00CSLL-Contribuição social sobre o lucro liquido

6% x 225.000 13.500,00

Impostos estaduaisICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços

3% x 225.000 6.750,00

Impostos municipaisISS – imposto sobre serviços

3,5% x 225.000 7.875,00

Sub Total 1 39.384,002 Gastos com vendasComissões 4% x 225.000 9.000,00Propagandas 5% x 225.000 11.250,00Taxa de Administração do cartão de creditoSub total 2 20.250,00Total ( Sub total 1+2) 59.634,00

Page 18: Plano Sebrae Mkt

5.8– Apuração do Custo dos matérias diretos e / ou mercadorias vendidas*

Produtos /serviços

Estimativa de vendas ( em unidades)

Custo unitário de materiais/ aquisição (R$)

CMD (R$)

1 50.000,00 4,162345678910Total

5.9 – Estimativa dos custos com mão de obra *

Função Nº de empregados

Salário mensal (R$)

Subtotal( R$)

(%) de encargos sociais

Encargos Sociais (R$)

Total (R$)

1Aux Produção 7 750,00 4.900,00 26%2 Aux Limpeza 1 600,00 756,00 26%3 Ger. Qualidade 1 3000,00 3780 26%4 Anal. Qualidade 2 1300,00 3276 26%5 Ger. Marketing 1 3000,00 3780 26%6 Estagiario marketing

850,00 --- --- ---- 850,00

7Gerente Financeiro

3000,00 3780 26%

8 Contabilidade 2 1200,00 3024 26%9Administração 2 1300,00 3276 26%10 Eng Alimentos 1 3000,00 3780 26%11 Secretaria 1200,00 1512 26%12 RH 1300,00 1638 26%13 Logistica 2 1300,00 1638 26%14 Recebimento 1 900,00 1134 26%15 Eng Meio Ambiente

3000,00 3780 26%

16 Tec Manutenção 1600,00 2016 26%17 Ger Processo 3000,00 3780 26%18 Lider Produção 1400,00 1764 26%

Page 19: Plano Sebrae Mkt

Total 41.480,00

5.10 Estimativa do custo com depreciação

Ativos Fixos Valor do bem Vida Útil em anos

Depreciação anual

Depreciação Mensal

Maquinas e equipamentos

400.000,00 10 40.000,00 3.333,00

Moveis e maquinas

100.000,00 5 20.000,00 1.666.00

Veículos 50,000. 00 5 10.000,00 833,00TOTAL 550.000,00 20 70.000,00 5.832,00

5.11 Estimativas de custos operacionais mensais

Descrição Custo total MensalIPTU Incentivo FiscalÁgua PoçoEnergia elétrica 15.000,00Telefone 5.000,00Honorários do Contador 3.000,00Manutenção dos Equipamentos 3.000,00Sálarios + Encargos (quadro 5.9) 49.726,00Material de limpeza 5.000,00Material de escritório 3.000,00Combustível 10.000,00Taxas diversas 5.000,00Serviços de terceiros 3.000,00Depreciação Quadro 5.10 57.832,00TOTAL 107.558,00

5.12 Demonstrativos de resultados

Quadro Descrição R$ %5.5 1 Receita total de vendas 225.000,00 100

2 Custos variáveis totais 171.000,005.8 (-) Custos com materiais

diretos CMV100.000,00

5.7 (subtotal 1) (-) impostos sobre vendas 39.384,00

Page 20: Plano Sebrae Mkt

5.7 (subtotal 2) (-) Gastos com vendas 20.259,00Subtotal de 2 119.125,003. Margem de contribuição (1-2)

54.000,00

5.11 4. Custos fixos totais 107.558,001 Resultado operacional

(lucro/Prejuízo)53.892,00

5.13 Indicadores de viabilidadeFísicoPonto equilibrio mensal Contábil = 32.258,06Monetário 32.258.06X4,50 = R$14.516.127Ponto Equilibrio MonetarioMargem de contribuição : R$4,16 Custo fixo – 107,588 = R$ 25.862,50

4,16

Prazo retorno do investimento : 417.501.67 = 12 anos

5.000.000.00

6. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

Ações corretivas e preventivas

Page 21: Plano Sebrae Mkt

7.AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

7.1. – Análise da matriz F.O.F. A.

 FATORES INTERNOS

FATORES EXTERNOS

P Forças OportunidadesO * Atendimento

personalizado ao cliente

* Poucos concorrentes na

regiãoNT * Preço de venda * Aumento

Page 22: Plano Sebrae Mkt

competitivocrescente da

demandaOS * Equipe treinada e

motivada   

F    O * Localização

estratégica da empresa

   

R    T        E        S        P Fraquezas AmeaçasO *Poucas qualificação

dos funcionários

* Impostos elevados e

exigências legais rigorosas

N

T * Indisponibilidade de recursos financeirosO * Existência de

poucos fornecedoresS * Falta de experiência

anterior no ramoF * Escassez de mão-de-obra qualificadaR * Custos de

manutenção elevadosA    C        O        S        

9. Roteiro para coleta de informações

Análise de Mercado

O Que (atividade) Onde (local) Como (método) Quem (responsável)

1 Depois do segmento de mercado baseado nos clientes, alocar as

Através de embalagem , preço, opções de entrega, formulação .

imediato P&D e marketing

Page 23: Plano Sebrae Mkt

necessidades de cada grupo, modificando as caracteristica do produto

Plano Marketing

O Que (atividade) Onde Como (método) Quem (responsavel)

1 Promoção Rede supermercados

Promoter Empresa tercerizada

Plano operacional

O Que (atividade) Onde Como (método) Quem (responsável)

1Diminuir a ociosidade e o disperdício.

Linhas de produção.

Estimada a capacidade instalada da empresa

PCPM

Conclusão

Com este trabalho chegou-se a conclusão de que hoje em dia o público

consumidor está cada vez mais exigente e consciente e, por isso, além de buscar

produtos saborosos e com boa aparência, está buscando produtos que certifiquem sua

segurança alimentar.

Antigamente se uma empresa produzia um produto com baixa qualidade, ou seja,

com contaminações físicas e/ou químicas, ainda assim conseguia concorrer no mercado,

porém hoje tem se valorizado e entendido mais sobre contaminações, principalmente

microbiológicas e os danos que as mesmas podem causar.

Produzir um alimento com boa aparência com todas as modernidades e facilidades

nos dias de hoje é fácil, porém garantir para o consumidor que este produto esteja livre de

qualquer contaminação seja ela microbiológica, física ou química não tem a mesma

facilidade, pois mesmo que uma empresa possua em sua instalações todos os

maquinários de última geração, se os funcionários não forem conscientizados sobre a

Page 24: Plano Sebrae Mkt

importância de um produto isento de contaminações e do valor que isso agregará ao

produto, ainda assim será considerada precária, visto que o maior foco de contaminação

é o próprio ser humano.

A Cremix LTDA conseguiu elaborar um produto saudável, sem adição de corantes

ou conservantes, e totalmente isento de qualquer tipo de contaminação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Page 25: Plano Sebrae Mkt

Papinha de bebê tem excesso de sal e escassez de ferro. Disponível em:

http://www.guiadanutricao.com/2010/10/nutricao-infantilpapinhas-de-bebe-tem.html. Acesso em:

06 Maio 2012.

Papinhas para bebês. Disponível em: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?

titulo=Papinhas+para+beb%EAs. Acesso em: 06 maio 2012.

Bebês não devem consumir mel de abelha. Disponível em:

http://www.conhecendoseubebe.com.br/saude/bebes-nao-devem-consumir-mel-de-abelha.html.

Acesso em: 06 maio. 2012.

Botulismo infantil. Disponível em:

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001384.htm. Acesso em: 06 Maio. 2012

Tabela de dose diária recomendada- elementos por idade e gênero. Disponível em:

http://www.abc-alimentos.com/dose-diaria-recomendada-elementos.html. Acesso em: 06 Maio.

2012.

Embalagens de vidro. Disponível em:

http://www2.furg.br/projeto/portaldeembalagens/tres/vidro.html. Acesso em: 06 Maio. 2012.

Conservação de alimentos. Disponível em:

http://www.mileumsegredosdequimica.com/conservacaodealimentos.html. Acesso em: 12 Maio.

2012.

Abóbora. Disponível em: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/aboboraorientacao.htm. Acesso

em: 13 Maio. 2012.

Abóbora – Curiosidades. Disponível em:

http://www.horti.com.br/home/curiosidades/abobora.htm. Acesso em: 16 Maio 2012.

A Importância dos legumes na alimentação. Disponível em:

http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/a-importancia-dos-legumes/. Acesso em: 09 Maio.

2012.

A importância do consumo de verduras e legumes. Disponível em:

http://www.griggs.com.br/artigos_04.asp. Acesso em: 13 Abril. 2012.

Mel. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mel. Acesso em: 13 Abril. 2012.

Papelão. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel%C3%A3o. Acesso em: 29 Abril. 2012.

Page 26: Plano Sebrae Mkt

Pasteurização. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pasteurizacao.htm. Acesso

em: 29 Abril. 2012.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1:Métodos químicos

e físicos para análise de alimentos, 3. Ed. São Paulo: IMESP, 1985. p. 25-26. Acesso em: 19 abr.

2012.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1:Métodos químicos

e físicos para análise de alimentos, 3. Ed. São Paulo: IMESP, 1985. p. 27. Acesso em: 19 abr.

2012.

COMO ELABORAR UM PLANO NEGÓCIO - SEBRAE