PLENITUDE 41-60

20

description

))ESPECIAL POR DINIS BUNDO Fachada do novo templo município do Cacuaco – similar a Viana, com característica de locali- dade satélite – situa-se a norte da cidade de Luanda, capital de Angola, com uma capacidade de 200 mil habitantes, predominantemente piscatório, agrícola e comércio geral. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), após consolidar-se no centro da cidade e municípios periféricos, se expandiu até a referida circunscrição,

Transcript of PLENITUDE 41-60

Page 1: PLENITUDE 41-60
Page 2: PLENITUDE 41-60

Uma obra em contínUa expansão

POR DINIS BUNDO

)) ESPECIAL

O município do Cacuaco – similar a Viana, com característica de locali-dade satélite – situa-se a

norte da cidade de Luanda, capital de Angola, com uma capacidade de 200 mil habitantes, predominantemente piscatório, agrícola e comércio geral.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), após consolidar-se no centro da cidade e municípios periféricos, se expandiu até a referida circunscrição,

cacUaco já tem o templo qUe “tanto” esperoUCacuaco. O trabalho naquela localida-de teve início no ano de 1997, precisa-mente no bairro dos pescadores.

A IURD naquela parcela do território nacional, conheceu, a semelhança de outros locais um grande crescimento, o que obrigou a direcção da instituição a tomar a decisão de construir um tem-plo, que pudesse albergar o maior nú-mero de cidadãos de forma confortável.

Para o efeito, no passado dia 23 de Janeiro 2011, em acto presidido pelo bispo Augusto Dias, ladeado pelos de-mais bispos: Pedro Correia, João Bar-

tolomeu e António Miguel Ferraz, foi inaugurado mais um imponente templo.

As obras da estrutura, ora inaugura-do, teve a duração de aproximadamente doze meses, e envolveu cinquenta tra-balhadores, maioritariamente angola-nos, segundo o responsável da Engiurd, pastor Amos Brasilino, e os engenhei-ros encarregues pelas obras, Fernando Pavoni e Rodrigues Cama, ligados ao Departamento de Engenharia da IURD.

Ele alberga comodamente sentadas, 950 pessoas, comporta: salas de reuni-ões, escritórios, sala destinada a Esco-

Fachada do novo templo

Page 3: PLENITUDE 41-60

MARÇO 2011 PLENITUDE ANGOLA .43

la Bíblica Infantil, quartos de banhos e um parque de estacionamento para cerca de 100 viaturas.

Presenciaram a cerimónia mais de 2000 pessoas, de entre elas, pastores e es-posas, obreiros, membros de outras deno-minações evangélicas e da comunidade.

Como é habitual em eventos do gé-

nero, o bispo Augusto Dias, fez uma oração de libertação, em consequência algumas pessoas foram libertas de es-píritos imundos, exemplifiquemos com o caso do senhor Fernando Jaime, que foi curado de fortes dores na coluna, que sofria há quatro anos.

O bispo Augusto Dias deu ênfase

na pregação que a construção das imponentes obras, por todo o país, tem como principal objectivo fazer destes locais de retiro espiritual a fim de acolher indivíduos desesperados e aflitos, os que tentam o homicídio, os que têm fome de justiça, para os en-dividados, entre outros.

Bispo Augusto Dias, acompanhado por outros bispos e pastores, procedeu a inauguração

Os presentes na celebração invocaram a Deus com grande fervor

Page 4: PLENITUDE 41-60

REUNIÃO DE PODER)) CONCENTRAÇÃO DE FÉ

Momento mais importante da cerimónia: consagração das novas instalações

Muitas pessoas ficaram no pátio da Igreja onde puderam seguir o culto através duma tela gigante

Page 5: PLENITUDE 41-60

Momento mais importante da cerimónia: consagração das novas instalações

Grupo Coral das mamás

Momento de Louvor. Pastor André Paim animou a audiência

Page 6: PLENITUDE 41-60

)) IURD NO MUNDO

consagração de novo bispo na argentinaBispo Romualdo consagrou o pastor Aguinaldo Silva a bispo

POR [email protected]

Na Argentina, o pastor Aguinaldo Silva foi con-sagrado a bispo, pelo bis-po Romualdo Panceiro,

no passado mês de fevereiro, durante uma reunião de pastores.

Antes de realizar a consagração, o bispo Romualdo enfatizou a importân-cia do servo do Senhor estar entregue totalmente no altar de Deus, para que haja o crescimento da Obra divina. “Somente quando há essa entrega, Deus ficará obrigado a honrar o tra-balho realizado por Seus servos, con-

forme Ele próprio afirma em Sua pa-lavra”, disse, referindo-se a passagem Bíblica que diz:“Se alguém me servir, meu Pai o honrará” (João 12:26).

Após a pregação, o bispo realizou a consagração do novo bispo e pediu a Deus que o revestisse com os dons do Espírito Santo, para que ele ganhe muitas almas para o Reino de Deus.

A Igreja Universal do Reino de Deus está no país há 22 anos e desde que chegou tem proporcionado a mudança de vida prometida na Palavra de Deus ao povo argentino, por meio da fé so-brenatural. Atualmente, conta com um templo localizado em Bueno Aires com capacidade para 3 mil pessoas, 8 cate-drais e mais de 260 igrejas espalhadas por todo o território argentino.

Bispo Romualdo Panceiro consagra o pastor Aguinaldo Silva a bispo

Page 7: PLENITUDE 41-60

“não renuncie aos seus sonhos”

“O Espírito Santo quer dar- l he novas energias, nova v ida as

seus sonhos e nova esperança ao seu coração. Pode ser que esteja ao pon-to de renunciar a seu matrimónio, ou de perder as esperanças num filho com problemas, ou dar-se por venci-do por não ter alcançado uma meta na sua vida. Mas Deus quer que você resista”, exortou, recentemente, o bis-po Aguinaldo Silva, no culto dedicado aos “Filhos de Deus”, domingo às 09 horas e 30 minutos, na Argentina.

“Hoje, o Espírito Santo lhe diz: você pode encontrar um novo en-tusiasmo, se decidir levantar-se e se esforçar para continuar adiante, verá que Deus fará na sua vida e na sua família coisas maravilhosas”, acresceu.

Pare já de dizer: “nunca vou me re-cuperar financeiramente”; “nunca vou deixar esse vício”; “nunca vou conse-guir um emprego melhor”. Não acre-dite nas mentiras do “nunca”, Jesus

disse “ao que crê tudo lhe é possível” (Marcos 9:23).

Em vez disso, deve dizer “estou per-to”; “posso ajudar a meu filho a sair dessa enrascada”; “posso vencer esta doença”, “posso fazer que este negócio dê resultado”; “sei que irei conseguir coisas muito melhores”.

“Levante-se a cada dia convenci-do de que esse pode ser o dia em que verá sua bênção e sua vitória; o dia em que sua família vai se interessar por vir à Igreja; o dia em que encon-trará o homem ou a mulher dos seus sonhos”, precisou.

No livro do profeta Zacarias 9:12 está escrito - continuou - que devemos ser “presos de esperança”. É fácil dar-se por vencido, é fácil se desanimar. Mas, Deus quer que estejamos cheios de esperança, de expectativas, ao pon-to que não possamos deixar de crer que nos vai suceder o melhor.

“Todos temos metas que queremos alcançar, sonhos que queremos rea-lizar e situações que queremos mu-dar. Porém, quando isso toma tempo

demais e as coisas não andam ou não saem do jeito que queremos, é fácil perder o entusiasmo. Nesse momen-to o mal começa a soprar pensamen-tos negativos: “nunca vais mudar”; “nunca vais melhorar”; “nunca vais conseguir pagar estas dívidas”; “teu filho nunca vai mudar”, etc. Se pres-tar atenção a esses pensamentos ne-gativos, é provável que se desanime e abandone os seus sonhos. Muitas vezes perdemos o melhor de Deus porque nos damos por vencidos cedo de mais”, alertou.

“Se aferre a sua fé, às promessas de Deus. Um pouco mais de perse-verança e verá que Suas promessas se cumprirão, as respostas pelas que tem orado estão a volta da es-quina, não pode se dar o luxo de desanimar agora.

Em Hebreus 10:35 está escrito que se não deixarmos de crer, de esperar e de fazer o que é certo, Deus prome-te uma recompensa. Se sente que lhe faltam forças, então o Espírito Santo lhe fortalecerá”, precisou.

MARÇO 2011 PLENITUDE ANGOLA .47

Reunião ministrada pelo novo bispo da Argentina

Page 8: PLENITUDE 41-60

48. PLENITUDE ANGOLA MARÇO 2011

)) FORÇA JOVEM ANGOLA

O grande desafio dos ganhadores de almas

Os jovens da Ig reja Universal do Reino de Deus (IURD), que se congregam na Cate-

dral da Fé do Alvalade (foto acima) e do Morro Bento (foto abaixo), re-alizaram, no passado dia 12 de Fe-vereiro, reuniões em simultâneo, nos

referidos templos, contabilizando uma assistência de mais seis mil pessoas, muitos dos quais jovens mergulhados na vida errada.

Antes a Catedral da Fé, sita no bair-ro do Alvalade, havia congregado mais de três mil jovens, resultantes de uma “mega” campanha de evangelização,

feita no sábado 05 de Fevereiro, do corrente ano.

Responderam ao desafio dessa grande campanha de evangelização os jovens cristãos, integrantes da Força Jovem, da Catedral da Fé e do Morro Bento, com o objectivo de le-var outros jovens aos pés de Jesus.

marcha do ambiente

Page 9: PLENITUDE 41-60

marcha do ambiente

A Assembleia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano internacional das Florestas, o ano Nacional

da Educação Ambiental.

Com vista a sensibilizar os cidadãos sobre a referida causa, no dia 29 de Janeiro, o Ministério do Ambiente

realizou uma marcha denominada “Marcha do Ambiente”.

Ela teve como objectivo despertar a sociedade para a importância da preservação do ambiente. A força

Jovem participou da marcha e abraçou a empreitada.

Page 10: PLENITUDE 41-60

)) RELACIONAMENTO

Page 11: PLENITUDE 41-60

Existem i nú-meras pessoas que não con-seguem lidar

com seus relacionamentos amorosos, devido a proble-mas como orgulho, magoas, infidelidade, indiferença, desprezo e falta de diálogo.

Diante disto, a Igreja Universal criou uma reu-nião voltada exclusiva-mente à vida sentimental, com objectivo de evitar que casos desastrosos aconteçam nas famílias, causadas por brigas, se-paração e tragédias.

O tratamento sentimental, realizado na “Terapia do Amor” é dedicado a quem esteja a passar por uma situação de desespero nessa área, seja pelo fim do casamento, namoro, noivado, traição, re-

MARÇO 2011 PLENITUDE ANGOLA .51

Um tratamento para a almaPOR DAVID P. VIEGAS EDINIS BUNDO

Um sonho tornado realidade na “Terapia do Amor”Esmeralda Bento (26 anos), du-

rante muitos anos, se questionava por que ela e suas irmãs, não con-seguiam casar, nem atrair relaciona-mentos estáveis e duradoiros.

Incentivada por amigos, decidiu frequentar a Igreja Universal do Rei-no de Deus (IURD), onde tornou-se participante assídua da “Terapia do Amor”.

As impressões iniciais da nossa entrevistada sobre a IURD “foram boas, fiquei muito feliz por en-contrar uma igreja que trata os assuntos por especialidade. Os ensinamentos dos pastores, adicio-nados a outros cultos de “liberta-ção” que passei a assistir, fizeram cair as “escamas dos meus olhos” e

zar o carácter do candidato ao meu coração, acima de outros aspectos, não descuráveis, só que numa esca-la de valor menor. Compreendido isso, vi que estava a desperdiçar o amor sincero de um jovem, Ikuma Bento, que há quatros anos pediu-me namoro, na altura rejeitei-o. Coincidentemente encontrei-lhe na igreja. Decidi reparar o meu erro, tomei a iniciativa de falar-lhe da minha disponibilidade. Hoje, somos casados e muito felizes”.

Graças ao aprendido na IURD, “de-cidi orar com determinação pelas minhas irmãs, em consequência a maldição foi quebrada e já se verifi-caram, após o meu, outros casamen-tos na família”, deu ênfase radiante.

jeição ou até mesmo para quem deseja buscar em Deus a orientação para encon-trar seu(sua) parceiro(a) para a vida toda.

Na “Terapia do Amor” as pessoas aprendem a lidar com seus problemas

de forma inteligente, não permitindo dúvidas quanto a possibilidade de se-rem felizes no amor, já que isso depen-de da determinação de cada um, que frequenta a reunião.

compreender que era prisioneira de problemas espirituais, sublinhou.

Igualmente, acresceu “aprendi, nos cultos da “Terapia do Amor”, a valori-

“Terapia do Amor”, sábados às 18 hs. Na Catedral do Alvalade

Page 12: PLENITUDE 41-60

52. PLENITUDE ANGOLA MARÇO 2011

chame os detetizadoresCRISTIANE CARDOSOwww.cristianecardoso.com

)) MULHER

Na gaveta, em volta do armário, debaixo do carpete, no teto, na bancada da cozinha, e dentro do box (chuveiro). Formigas

vermelhas bombardeando toda a parte da mi-nha casa. Essas criaturinhas não param por qualquer coisa. Elas têm um objectivo e se dispõem a seguirem até o fim. Para detê-las, é preciso ser mais dura, mais forte, e muito mais determinada.

É assim que as dúvidas entram na vida de alguém. Elas são uma peste que che-ga de todas as partes; é algo que você viu, um comentário que você ouviu de alguém, uma ideia criada na sua cabeça, ou sim-plesmente a maneira que você se sente. As dúvidas podem encher a mente de uma pessoa a tal ponto de lhe dar ‘um branco’. Deixando-a simplesmente sem noção de para onde ir ou do que irá fazer em seguida.

Muitas mulheres cristãs se encontram nes-se estado mental. Por estarem tão envolvidas em suas dúvidas, a sua fé torna-se inútil. Elas oram e não vêem nada acontecendo. Elas vão à igreja e raramente conseguem receber algum benefício. Tudo dá errado para elas, especial-mente na sua vida sentimental – onde geral-mente residem as dúvidas em sua maior parte.

Dúvidas, assim como as pestes, surgem de

algum lugar. Uma vez encontrando uma bre-cha em sua vida, elas começam a trazer mais e mais de suas colegas: preocupações, medos, ansiedades, complexos, tristeza, depressão, pensamentos suicidas, e a lista continua. Elas penetram na vida das pessoas de tal forma que algumas até chegam a pensar em se matar. Não é esse um pensamento estranho? Você passa a vida inteira tentando se manter viva, evitando acidentes, indo ao médico e se afas-tando do perigo… e daí, você decide se matar?

Mas é exactamente isso que as dúvidas fazem. Elas descontrolam o seu estado men-tal. Elas são frias como baratas andando em você. Sem mencionar a sujeira que dei-xam para trás! Já está com nojo? Óptimo! Essa deve ser a nossa reacção diante das dúvidas. Se nós pelo menos reagíssemos para com elas da mesma forma pela qual reagimos diante das baratas e de todas as pestes asquerosas que existem por aí, nós retomaríamos o controle de nossas vidas.

Corra delas. Grite se for preciso, mas não deixe que elas subam em você ou teçam teias dentro da sua cabeça. Pegue aquela vassoura e esmague-as bem. Não tenha pena delas – é isso que elas merecem!

Use a sua fé. Fé é crer nas coisas que não se vêem. Se você está com medo, creia que vai dar tudo certo. Se você está ansiosa, confie que ao seu tempo você será agracia-da. Se você não tem certeza de qual direc-ção tomar, ore a este respeito e seja sensível à voz de Deus. Que o seu sim seja sim e o seu não seja não. Espirre pesticidas nesse ‘pode ser’, ‘talvez’ ou ‘eu não sei’. Use o melhor pesticida à sua volta, use a sua fé.

E lembre-se, dúvidas vêm para todos, mas elas só infestam aqueles que as permi-tem lograr uma passagem de entrada. Se por acaso você for um deles, encontre o seu alvo, se focalize e lute contra ele, até que ele se vá completamente. Não se importe com o tempo, porque o que importa não é quão rápido você o controla, mas quão efec-tivo esse controle se torna a longo prazo.

Page 13: PLENITUDE 41-60
Page 14: PLENITUDE 41-60

VERÔNICA [email protected]

linda por dentro e por fora

Mulher linda, por dentro e por fora. Com seu ges-to feminino, naturalmente expressa sua simpli-cidade no que fala e faz. Por quem é observada consegue deixar transparecer sua ele-

gância. Uma virtude que tem faltado a muitas de nós.Falar de elegância, particularmente me dirijo ao público

feminino. Deixar transparecer a essência da mulher. Pura e agradável nos seus mais simples gestos.

Sempre feminina com uma imagem frágil e ao mesmo tempo forte.

Frágil pelo seu jeito muito feminino.E forte pela coragem que nela há, quando

seus propósitos são firmes.Quando falamos de elegância, passa-nos logo

pela cabeça a imagem de uma mulher bem vesti-da e apresentável, porém elegância é muito mais que isso.

Na verdade, o complemento dela está na nobreza da sua maneira de ser e estar.

Discreta, afável, prestativa, auxiliadora, capaz de compreender outrem, num simples gesto ou olhar.

Sempre feminina com uma imagem frágil e ao mesmo tempo forte.Frágil pelo seu jeito muito feminino.

E forte pela coragem que nela há, quando seus propósitos são firmes.

MULHER)) PONDERANDO COM DEUS

“ “

Page 15: PLENITUDE 41-60

www.iurdangola.netSede Nacional - Catedral da Fé, Av. Comandante Gika S/Nº (Alvalade, Cidade de Luanda)SOS ESPIRITUAL 222010809 / 222010810 / 222010811 / 222010812

endereços da Felicidade

BENGO | Bº Kitonhi, Rua Direita do CaxitoBENGUELA | Rua Silva Porto 138, junto a panificação Pam-BomBENGUELA (Lobito) | Bº Caponte, rua S/Nº perto da estatua do FlamengoBIÉ | Rua Joaquim Capango, frente a JPC-comercial, centro urbanoCABINDA | Rua Duque do Chiazi, bairro 4º de Fev.KUANDO KUBANGO | Rua dos Boss, bairro Azul, MenongueKWANZA NORTE | Rua Direita Luanda, Ma-lange, NdalatandoKWANZA SUL | Rua do Kaboqueiro, centro urbano, ex bar Granada-SumbeCUNENE | Rua Comandante Hojy -Ya -Hen-da, Bº Pioneiro Zeca-OndjivaHUAMBO | Rua Garcia da Horta, lateral prédio AngotelHUILA (Lubango) | Rua Deolinda Rodrigues, centro da cidade, frente a loja / Mabílio

LUNDA NORTE (Cafunfo) | Rua dos Can-dieiros S/Nº, centro urbanoLUNDA NORTE (Dundo) | Rua Direita da INEA, Bº da Maboi, Centro urbanoLUNDA NORTE (Lucapa) | Rua S/Nº, Bº co-mercial (Chiluata)LUNDA NORTE (Nzagi) | rua 4 ao lado dos escritórios do Chitotolo – L. NorteLUNDA SUL (Saurimo) | Bº S. António-Sassamba, rua S/NºMALANGE | Rua Pioneiro Zeca, frente do prédio da GamekMOXICO | rua das Finanças, bairro Saidi Mingas, ex padaria Celi- LuenaNAMIBE | bairro Popular, rua S/NºUIGE | Rua S/Nº, frente a padaria Mini-CeraZAIRE (Mbanza Congo) | rua S/Nº, Bº 11 de Novembro, zona 4ZAIRE (Soyo) | Bº Primeiro de Maio, próxi-mo à rotunda do Hospital Municipal

Bairro Popular | Estrada Nova, Rua Fabia-na Ribeiro S/NºBenfica Nova | Nova estrada do Benfica, a 1 km depois do controle da Polícia Nac.Benfica I | Bº Benfica, Rua do Partido S/NºBenfica II | Rua Direita da antiga praça do Benfica, em frente do ex matadouroCacuaco I| Estrada do Cacuaco, frente ao mercado municipalCacuaco II| Estrada principal do Cacuaco S/Nº. Perto do antigo Control, Bº BalumucaCobaca | Rua da Cobaca, Cazenga, zona Sete e MeioEstrada Nova | Bº Estrada Nova, perto do Colegio Ekuikui, Km 12, Luanda SulGamek | Rua Pedro de Castro Van-Dúnem, próximo a retunda do Projecto Nova VidaHoji-ya-Henda I | Rua Porto Santos S/Nº, em frente à Só Pão, zona 17Hoji-ya-Henda II | Rua São Pedro, junto à escola dos MarecosKassequel | Rua 55, linha direita do hotel HistóricoKilamba Kiaxi | Bº do Golf I, Rua principal, junto do hotel Almeida MonteiroMaculusso | Av. Nicolau Gomes Spencer 159, frente ao Hospital MilitarMorro Bento | Av. 21 de Janeiro, próximo à rotunda da GamekNeves Bendinha | Rua dos Marecos de bai-xo, Bº Neves BendinhaMulemba | Av. Ngola Kiluanje, em frente ao cementério 14Petrangol I | Rua da Madame S/Nº Precol | Rua Direita do Ngola Mbandi, zona 15

Page 16: PLENITUDE 41-60

)) EVANGELIZAÇÃO

asociação das mulheres cristãs leva conforto

espiritual aos doentes Num gesto de amor ao

próximo, baseadas nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, um grupo

de voluntárias, integrado por esposas de pastores, encabeçado pela dona Ana Paula, tem levado a cabo visitas de soli-dariedade e conforto espiritual aos do-entes, internados, na unidade hospitalar Josina Machel, todas as quintas-feira.

Diante dessa realidade, o referido grupo, composto por mais de quarenta esposas, de há um tempo a essa parte, desenvolve um trabalho de evangeli-zação e conforto espiritual a favor dos pacientes, fortalecendo-os, dando-lhes afecto e atenção.

Por intermédio dessas visitas, elas levam, sistematicamente, esperança aos necessitados.

Elas estão disponíveis a levar a Pa-lavra de Deus aos que se encontram internados e, muitas vezes, em situa-ções delicadas, com doenças graves, necessitando de um apoio espiritual

para despertar a fé e, assim, alcançar a cura.

Durante a visita, as esposas anotam os nomes das pessoas e levam até à Igreja para orarem por elas. Igualmente, são feitas orações durante a sua estada no local e lhes é ofertado o Jornal Fo-lha Universal, a revista Plenitude An-gola e folhetos com mensagens bíblicas.

A nossa reportagem ouviu a senhora Maria Catepa, quarenta anos de ida-de, ali internada. Segundo ela, “estou hospitalizada há mais de dois anos e espero receber alta, no prazo de uma semana e agradeço a “excelente” ini-ciativa, do grupo porque dão-nos alento e esperança”.

Um outro paciente de nome André Paulo, acometido de epilepsia, há duas semanas, igualmente, congratulou-se com a presença das visitantes.

Por seu turno, Deolinda Vitória, enfermeira, encorajou “o importante papel social da Igreja Universal do Reino de Deus”.

então os justos lhe responderão, dizendo: senhor,

quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de

beber? e quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? e quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? e, respondendo o rei, lhes dirá: em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos

irmãos, a mim o fizestes.(mateus 25:37-40)

56. PLENITUDE ANGOLA MARÇO 2011

Page 17: PLENITUDE 41-60

“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará” (Tiago 5:14-15)

Esposas de pastores determinam a cura dos doentes além de dar-lhes a Palavra de vida

Page 18: PLENITUDE 41-60

58. PLENITUDE ANGOLA MARÇO 2011

)) BELEZA

pele linda!

CUIDE DELADURANTE O BANHO...

Page 19: PLENITUDE 41-60

MARÇO 2011 PLENITUDE ANGOLA .59

Muito mais do que lim-par o corpo e lavar a alma, o momento do banho é perfeito para

deixar o visual mais bonito. Acredite: lançando mão de alguns truques pode-rosos (e cosméticos incríveis) debaixo da água, dá para cuidar de cada peda-cinho do corpo e do rosto da maneira que eles merecem!

Corpo lisinho e macioaposte na esfoliação corporal

Uma pele lisinha e sem caroços é o sonho de qualquer mulher. Para a nossa alegria, esse é um desejo bem fácil de ser alcançado. O primeiro passo é cor-rer para debaixo do chuveiro! A hora do banho é excelente para relaxar e cuidar da beleza da pele, até porque o calor da água morna ajuda a dilatar os poros, fa-cilitando a penetração dos activos pre-sentes nos cosméticos, explica a der-matologista Carla Albuquerque (SP).

Uma vez debaixo da água, aposte na esfoliação para remover a camada cór-nea do tecido cutâneo, que é a mais ex-

terna. Os benefícios dessa prática são inúmeros. Ela remove as impurezas; ajuda na renovação celular, o que ga-rante o toque macio e aveludado, e pre-para a pele para os tratamentos de nu-trição e hidratação, esclarece a médica.

Toque aveludadoinvista no óleo corporal

Pele macia, lisinha e com toque ave-ludado. Qualquer mulher quer exibir uma cútis assim, mas nem todas têm a paciência necessária para reforçar a barreira hidrolipídica natural da tez após o banho com o uso de hidratan-tes. O que fazer nessas horas? Aderir ao processo de hidratação durante o próprio banho.

O ideal é lançar mão dos sabonetes líquidos corporais, que são mais sua-ves do que os em barra (excepto aque-les que possuem hidratante na fórmula) e, consequentemente, agridem menos a pele. Agora, se você é daquelas que não abrem mão do sabonete tradicio-nal, saiba que é mais do que essencial hidratar a tez após o banho para não

ganhar uma pele ressecada e áspera. Uma boa pedida é lançar mão dos óle-os corporais após o banho. Eles for-mam uma camada protectora e são su-per práticos, por serem sem enxágue. Já os hidratantes corporais amaciam e deixam um toque sedoso sobre a pele.

Extremidades tratadasHidrate com carinho pés, cotovelos e

joelhos. No verão, eles sofrem porque ficam muito expostos. Para não sofrer com o ressecamento, a dica é lançar mão de tácticas express no banho que ajudam a renovar a área. Primeiro, tro-que o sabonete em barra pela versão lí-quida hidratante. E depois de ter deixa-do a pele limpinha, faça uma esfoliação nesses pontos mais grossos e finalize com aplicação de óleo hidratante, expli-ca a dermatologista Miriam Sabino (SP).

Porém, a remoção das células mortas só deve ser feita uma vez por semana; já o uso dos óleos tem de ser diário. E não adianta exagerar na quantidade. Apenas algumas gotas do produto já são suficien-tes para promover a hidratação da área.

Page 20: PLENITUDE 41-60

BELEZA)) MAQUILHAGEM: COMO ESCOLHE-LA

O primeiro passo para uma maquilhagem impecável é o preparo da pele. De nada adianta ter uma

base incrível se você não preparar a sua pele para recebê-la. Quando o assunto é beleza e maquilhagem, é preciso se-guir um ritual que consiste em limpeza profunda, tonificação e hidratação. A pele deve estar livre de resíduos, po-luição e suor para qualquer aplicação

de maquilhagem ou mesmo de cremes de tratamento, pois a sujeira impede a aplicação uniforme dos produtos e di-minui a sua duração. Lembre-se que em relação à maquilhagem, quanto mais imperceptível ficar a base e o correc-tivo, melhor será o efeito “pele de pês-sego”.Preparamos um guia de beleza com o passo a passo para preparar sua pele para aplicação da maquilhagem

Limpeza Para cada tipo de pele existe um

produto de limpeza e este passo pode parecer simples, mas não é. O produto errado pode provocar irritações em pe-les mais sensíveis. Se sua pele é seca e você usa um produto de limpeza abra-sivo, é possível que ocorram irritações, pois a pele seca é mais sensível por não conter a oleosidade que é um protector natural da pele. Jamais utilize sabone-tes comuns para a limpeza do rosto. Sua formulação não é indicada para essa re-gião e a pele ficará ressecada na certa!

Esfoliação é imprescindível para quem tem pele oleosa e mista. A oleo-sidade em excesso e o acúmulo de cé-lulas mortas impedem a fixação da ma-quilhagem. Escolha o esfoliante certo.

Pele seca: o produto certo para este tipo de pele tem a consistência de goma e deve ser aplicado para remover célu-las mortas com cuidado para não irritar.

Pele oleosa: o esfoliante deve ser mais grosso, com maior poder de abra-são, mas, cuidado não pressione a pele com força. A massagem deve ser feita suavemente para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas.

Pele normal: prefira esfoliantes em forma de gel com grânulos finos para uma esfoliação suave.

Pele mista: Essa é a pele de um ex-tracto da população angolana. Prefira esfoliantes com grânulos naturais e ca-priche na massagem na zona T (testa, nariz e queixo), dessa forma você não sensibiliza muito as regiões secas.

Tonificação Após a limpeza e esfoliação, o próxi-

mo passo é tonificar. Este procedimen-to deve ser realizado em todos os tipos de pele. A função do tónico é remover a sujeira mais resistente, equilibrar o pH da pele e fechar os poros. A toni-ficação deixa a pele mais iluminada. Deve ser passado com algodão suave-mente por todo o rosto sem esfregar.

Hidratação A hidratação é muito importante para

todos os tipos de pele, inclusive para as oleosas. Basta usar o creme ideal para a sua para que não fique brilhando com oleosidade em excesso. Existem diversas formulações e apresentações. Cremosos para peles secas, fluidos ou gel para pe-les oleosas e mistas. Só devemos dis-pensar o hidratante caso a base tenha a função de hidratar. Pronto! Você já lim-pou, tonificou e hidratou, agora sua pele está pronta para receber a maquilhagem.

prepare sua pele para uma maquilhagem perfeita

60. PLENITUDE ANGOLA MARÇO 2011