PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios...

4
19 de Fevereiro de 2008-Nº 215 PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS A Participação nos Lucros e Resultados foi uma conquista dos Bancários após longos anos de negociação realizados pelo Sindicato durante as Campanhas Salariais. Somente em 1995 os bancários passaram a receber o benefício, além da remuneração normal. Já os bancos públicos, como o BB e a Caixa, passaram a pagar a PLR a partir da campanha de 2003, quando as direções dessas empresas passaram a negociar de fato com os sindicatos. Com a sua inclusão na Convenção Coletiva, a formação da PLR veio ano a ano sendo aperfeiçoada, mediante muitas pressões do Sindicato dos Bancários, uma vez que os banqueiros sempre foram avessos a partilhar seus resultados. Um dos avanços foi a garantia do pagamento aos trabalhadores afastados por doença, acidente do trabalho e licença-maternidade. Hoje, com os sucessivos recordes nos lucros das instituições financeiras, os bancários continuam brigando por uma melhor distribuição dos resultados, como forma de reconhecimento de seus esforços e empenho na evolução dos balanços dos bancos.

Transcript of PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios...

Page 1: PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios são frutos da luta do Sindicato dos Bancários ... as eleições sindicais 2008/2011.

19 de Fevereiro de 2008-Nº 215

PLR – UMA VITÓRIA DOSINDICATO DOS BANCÁRIOS

A Participação nos Lucros e Resultados foiuma conquista dos Bancários após longosanos de negociação realizados peloSindicato durante as Campanhas Salariais.Somente em 1995 os bancários passaram areceber o benefício, além da remuneraçãonormal.Já os bancos públicos, como o BB e a Caixa,passaram a pagar a PLR a partir dacampanha de 2003, quando as direçõesdessas empresas passaram a negociar defato com os sindicatos.Com a sua inclusão na Convenção Coletiva,a formação da PLR veio ano a ano sendoaperfeiçoada, mediante muitas pressões doSindicato dos Bancários, uma vez que osbanqueiros sempre foram avessos a partilharseus resultados.Um dos avanços foi a garantia do pagamentoaos trabalhadores afastados por doença,acidente do trabalho e licença-maternidade.Hoje, com os sucessivos recordes nos lucrosdas instituições financeiras, os bancárioscontinuam brigando por uma melhordistribuição dos resultados, como forma dereconhecimento de seus esforços e empenhona evolução dos balanços dos bancos.

Page 2: PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios são frutos da luta do Sindicato dos Bancários ... as eleições sindicais 2008/2011.

ALERTA BANCÁRIO2

Benefícios são frutos da luta do Sindicato dos Bancários

Conquistas do Sindicato

Muitos bancários desconhecemque os benefícios que hoje elesdesfrutam foram resultados demuito empenho e luta por partedo sindicato dos bancários aolongo de sua história.É o resultado de décadas de lutasdo sindicato junto com ostrabalhadores, muitas vezescriando novos precedentes paraas conquistas de outrascategorias.

No dia 30 de janeiro, o Sindicato dos Bancáriosde Mogi das Cruzes e Região realizou em suasede situada à Rua Engº Eugênio Motta, 102 -Jd. Santista, às 19h (segunda chamada), aAssembléia de Prestação de Contas daEntidade, a qual foi aprovada pelos bancáriospresentes.

Assembléia de Prestação de Contas

Conforme edital publicado emjornal de grande circulação da cidadee de acordo com o estatuto doSindicato dos Bancários de Mogi dasCruzes e região, foi registrada ainscrição de uma única chapa paraas eleições sindicais 2008/2011.

A CHAPA 1 – “Na Luta Pelos

Bancários”, está encabeçada pelocompanheiro Francisco Candido(Chiquinho) do Banco Itaú, diretorcom experiência na luta pelas causasda categoria junto ao Sindicato dosBancários.

O prazo aberto para inscrição dechapas ocorreu entre os dias 30 dejaneiro de 2008 e 08 de fevereiro de2008.

Eleições no Sindicato

Conheça algumas conquistas de nosso sindicato:Jornada de 6 horas - conquistada na década de 60.13º Salário - conquistado depois de uma greve dos bancários, na década de 60.Auxílio creche e tíquete-refeição - incorporados em 1983.Convenção Coletiva Nacional - conquistada em 1992. A convenção dos bancáriosvalem em todo território nacional.Tíquete-alimentação - acrescentado à convenção 1994.Participação nos Lucros e Resultados (PLR) - conquistada em 1995. Em 1999chegou a 80% do salário e R$ 400,00 fixos.Comissão Paritária Permanente de Saúde - criada em 97 após longa mobilizaçãoe negociação. A comissão concluiu em 1998 o Programa de Prevenção, Tratamentoe Readaptação nas LER/DORT.13ª cesta alimentação - foi conquistada na campanha Salarial de 2007 dosbancários.

Por isso, faça seu Sindicato mais forte:Associe-se já!

ATA DA COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO DOSTRABALHADORES NO RAMO FINANCEIRO DE MOGIDAS CRUZES E REGIÃO PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO

NOMINAL DA ÚNICA CHAPA REGISTRADA

Ao oitavo dia do mês de fevereiro, às 17 horas, a ComissãoEleitoral, seguindo o disposto dos artigos 101 e 102 do estatutosocial vem através desta, informar que encerraram as inscriçõespara as chapas concorrentes ao cargo diretivo das Eleições doSindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro de Mogi dasCruzes e Região, tendo como única inscrita a seguinte chapa:CHAPA 1 – NA LUTA PELOS BANCÁRIOS: Francisco CarlosCandido, Dario Maiques dos Santos, Clodoaldo Aparecido deMoraes, Gerson Lima, Marco Antonio Lemes de Siqueira, AndréLuiz Rabelo, Vicente de Moraes Filho, Clayton Teixeira Pereira,Tânia Regina Tanaka, Antonio de Siqueira Lima, Jane CristinaDomingues Rocci, Maria de Fátima Valada, Marcos Luiz Martinsde Souza, Luiz Orlando Valentim, Reginaldo da Silva, JoséRoberto Miua, Marcelo de Andrade Pires, Fabio Marcolino daSilva, Regina Cardoso de Siqueira, Henrique Garcia Lorez, LuciGuimarães Barbosa de Lima, Carlos Moreira Dainese, RuthGonçalves Vieira, Christina Nabue Sugiyama, Josicleide Mariada Silva Calça, Jorge Lacorte, Marta Regina Almeida Soares,Cláudia Cristina Gomes Abi Ghosn, Josueli Keler de AlmeidaRama Cascão, Cristiane Tavares, Marta Conceição Guimarães,Andréa Amorim de Araújo, Adriana Pizarro Carnelós Vicente,Cláudio Alfredo Rufino, Irma Luzinete de Oliveira Bento, DavidShimada Brotto, Regiane Soares Pereira, Maria Cecília FraguasKozma. E não havendo mais nada a tratar, foi nomeado o Sr.Valdir Machado de Oliveira, para lavrar a presente Ata. Mogi dasCruzes, 08 de fevereiro de 2008.

Page 3: PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios são frutos da luta do Sindicato dos Bancários ... as eleições sindicais 2008/2011.

Banco do Brasil

HSBC

CEF

ALERTA BANCÁRIO 3

Notícias dos BancosNotícias dos Bancos

Alguns bancários da CEF denunciam queforam coagidos a ceder senha paraterceirizados. Os trabalhadores devem ficaratentos aos procedimentos de segurançadurante a rotina de trabalho.No dia-a-dia das agências, muitas vezescom o objetivo de agilizar as operaçõesbancárias ou suprir o déficit deempregados concursados, funcionáriosdisponibil izam a própria senha paraterceirizados usarem o sistema do banco.O Sindicato recebeu denúncias de que

alguns gerentes pressionam os bancáriosa emprestar a senha para agilizar vendasde produtos.Em alguns casos, a senha do funcionárioera utilizada para fraudes e o bancárioacabou demitido por justa causa.“Emprestar senha é contra as própriasnormas do banco, tanto para colegasquanto para terceirizados. Portanto, osbancários não devem aceitar qualquer tipode pressão da chefia. Se o assédio persistir,pedimos que denunciem.

Funcionários não devem aceitar pressãopara emprestar senha

O setor jurídico do Sindicato dos Bancáriosde Mogi das Cruzes e região, através doseu diretor Jurídico Vicente de Moraes Filho,efetuou pedido junto à Delegacia Regionaldo Trabalho (DRT) da região de Mogi dasCruzes e Suzano, pedido de fiscalização

O sistema de tecnologia RMO (Revisão do ModeloOperacional), implantado pelo HSBC há pelomenos um ano e meio, continua provocando“insônia” nos bancários.O Sindicato cobra providências.Novas máquinas exigem mais trabalhadores paraoperá-las, o banco não contrata e a jornada detrabalho só vêm aumentando.O problema se agrava com a falta de segurança,além de extrapolar a jornada devido ao acúmulode trabalho, principalmente nos dias de maiormovimento, o bancário fica desprovido de

segurança na saída da agência, no períodonoturno, enquanto volta para sua casa.O RMO já gerou várias denúncias e o bancoparece ignorar a falta de funcionários nasagências. O diretor do Sindicato dos Bancáriosde Mogi das Cruzes e região, e funcionário doHSBC Dario Maiques cobra soluções e avisa quecontinuará atento ao problema.

Plano odontológicoNo final de 2007, a Comissão de Organização deEmpregados (COE) conquistou a implantação deum novo plano odontológico para substituir a

Interodonto, que não estava satisfazendo asnecessidades dos bancários.O banco contratou a empresa AON para fazeruma consultoria e constatou o que o Sindicato jáhavia afirmado: o plano não atendia ostrabalhadores. À época, o HSBC afirmou que emjaneiro deste ano haveria reunião para definir aalteração do serviço ou contratação de uma novaempresa odontológica. “Já cobramos a reuniãopara discutir o assunto, mas o banco ainda nãose manifestou”, comenta o diretor do SindicatoDario Maiques.

Se o terceirizado precisar usar o sistema,o banco que arrume uma senha própria”.

CONTRATAÇÕES NA CAIXAO Sindicato envia carta para a direção daCAIXA, lembrando-a do acordo dacampanha salarial não cumprido com ascontratações acertadas, mais uma vezfaltando com a palavra dada publicamenteem negociação. O déficit é ruim para todos,pois os trabalhadores ficamsobrecarregados e não conseguematender a população como gostariam.

RMO provoca insônia nosbancários do HSBC

Sindicato contesta demissõesno Unibanco

Itaú

em todas as unidades do Banco do Brasiltendo em vista o recebimento de inúmerasdenúncias de que o banco está coagindoos empregados a efetuarem substituiçãode função sem o respectivo pagamentodos acréscimos legais, piorando mais a

situação dos empregados que acabamacumulando funções. “Esse é mais umdesacato às leis trabalhistas que o Bancodo Brasil insiste em desrespeitar, todaviao Sindicato atento ao fato não vai tolerar”,ressalta o diretor Vicente de Moraes.

Denúncias de que o bancoestá coagindo os empregados

Os dirigentes sindicais estão recebendodenúncias de diversas agências do Unibanco deque muitos bancários estão sofrendo assédiomoral e sendo desligados por não possuírem ocertificado da Associação Nacional dos Bancosde Investimento (Anbid).Entre os demitidos estão funcionários queestavam em tratamento médico, trabalhadores

que atingiam as metas do banco e que possuemalta avaliação de performance. Nada justifica asdemissões praticadas pelo banco. O lucro é cadavez maior e em várias áreas faltamtrabalhadores.Ou seja, essas pessoas poderiam seraproveitadas em outros setores.O dirigente sindical reforça ainda que a direção

do banco está sendo cobrada para que suspendaimediatamente as demissões.O certificado da Anbid é uma exigência doConselho Monetário Nacional, mas não pode serutilizada como ‘desculpa’ para demitir osfuncionários. A empresa tem de dar as condiçõesnecessárias para que esses bancários obtenhamo certificado.

Unibanco

O pagamento é fruto da luta da categoria na campanha nacional e doempenho dos funcionários do banco que, com seu suor, propiciaram que ainstituição financeira chegasse ao lucro recorde de R$ 8,47 bi em 2007. ODiretor do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e região, FranciscoCandido, que também é funcionário do Banco Itaú, reforça que é a

Itaú paga dois salários de PLR para funcionários

mobilização conjunta da categoria ao lado do Sindicato, tem conquistadoPLR maior a cada ano. “É necessário que os bancários entendam que aPLR é fruto de negociação intensa do Sindicato com os bancos e que nosajudem durante as Campanhas Salariais a avançar cada vez mais para queos bancos dividam uma fatia maior de seus lucros”, comenta.

Vicente de MoraesCEF

Dario MaiquesHSBC

Clayton Teixeira PereiraUnibanco

Francisco CandidoItaú

Page 4: PLR – UMA VITÓRIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS · 2008. 9. 3. · 2 ALERTA BANCÁRIO Benefícios são frutos da luta do Sindicato dos Bancários ... as eleições sindicais 2008/2011.

ALERTA BANCÁRIO4

Expediente: Alerta Bancário é informativo do Sindicato dos Empregados no Ramo Financeiro de Mogi das Cruzes e Região.Sede: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102, Jardim Santista, Mogi das Cruzes,

Pabx-fax (011) 4724-9117, e-mail:[email protected] • Presidente: Gerson Lima Secretário de Imprensa: Marco Antonio Lemes de Siqueira • Produção: Mario Barrence - 4699 2572

Noticiário: Contraf /CUT e FETEC/CUT-SP-Editoração Eletrônica: Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes.

Clayton PereiraDiretor de Esporte e Cultura

Convênios:

O Sindicato disponibiliza aos associados duas Colônias deFérias, uma em Bertioga e outra em Caraguatatuba.

Faça suas reservas pelo telefone 4724 9117.

Colônias de Férias