Pma II Tecnologo Em Logistica 1

22
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II Normal Márcia Glovatiski 1

Transcript of Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Page 1: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II

Normal

Márcia Glovatiski

1

Page 2: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem Il (PMA Il)

Projeto apresentado, como exigência parcial para a disciplina Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II, na Anhanguera, sob a orientação.

Curitiba Dezembro 2012

2

Page 3: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Que compreendeu que meus esforços sempre serão recompensados

3

Page 4: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

AGRADECIMENTOS

Ao meu lindo Pai que sempre me ajudou e sei que está olhando por mim, pela minha querida mãe por toda sua ajuda e pela minha linda filha que sempre me apoiou com todo amor e carinho.

Aos amigos, pelo apoio e compreensão.

Aos professores, pelo conhecimento e dedicação.

A todos que, direta ou indiretamente contribuíram, para a realização deste trabalho.

Eu Quero, Eu Posso, eu Consigo.

4

Page 5: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

RESUMO

Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II Tecnólogo em Logística - Faculdade Anhanguera Educacional S.A.Curitiba Dezembro 2012.

TRABALHO DE LOGISTICA EMPRESARIAL

 Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre a Logística Empresarial da empresa PK CABLES

EMPRESA PK CABLES

A unidade brasileira da PKC Group, estabelecida desde Maio de 1998 em Curitiba, capital do estado do Paraná, fabrica e comercializa chicotes automotivos para veículos pesados, como ônibus e caminhões.Em 2008, foi inaugurada em São Bento do Sul (SC) mais uma unidade brasileira do grupo, que vem expandindo em área e em número de colaboradores desde que foi inaugurada. A PK Cables do Brasil faz parte do grupo Finlandês PKC Group, fornecedor mundial das montadoras Volvo, Scania, MAN e Volkswagen, e nacionalmente da Mercedes Benz e Caterpillar. Fabricante de conjuntos elétricos que compõe veículos pesados, a PK Cables é uma empresa onde o sistema de produção é mais importante do que o próprio produto, e o relacionamento entre os colaboradores e a comunidade faz com que a empresa adquira importante papel social, tanto internamente como a toda a comunidade próxima à fábrica. Crescimento Acelerado. A qualidade do serviço oferecido pela empresa fez com que seus principais clientes, Volvo, Scania, MAN e Volkswagen, atendidos na Europa, trouxessem a empresa para o Paraná e Santa Catarina. Fez também com que a empresa registrasse um crescimento acelerado, que a coloca em posição de destaque no mercado nacional.

Endereço: Estrada da Graciosa

Bairro: Atuba

5

Page 6: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Cidade: Curitiba / PR

Segmento do Setor: Automotivo

Ramo de atividades: Chicotes elétricos para montadoras de veículos

Porte: Empresa Internacional

MISSÃO:

Oferecer aos nossos clientes serviços que excedam às suas expectativas. Garantir um crescimento acima da média industrial, gerar maior retorno financeiro aos nossos acionistas e disponibilizar aos nossos colaboradores um ambiente de constante desenvolvimento.

VALORES:

ComprometimentoCumprimos as promessas feitas aos nossos  clientes, parceiros e colaboradores. Faremos o melhor possível para alcançar os objetivos e a visão da nossa empresa

CONFIANÇA: Construir relações baseadas na consideração pessoal e profissional e garantido segurança a todos com os quais nos relacionamos sendo nossos clientes o principal foco e distribuir de formar justa os valores aos nossos colaboradores e fornecedores.

RESPEITO: Sempre ouvimos nossos clientes e consumidores, fornecedores e colaboradores e antecipamos as tendências e buscamos atender às suas demandas e necessidades.

6

Page 7: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

QUALIDADE: Reconhecemos nossa responsabilidade com a qualidade de nossos produtos e serviços. Nossa meta mutua é desenvolver operações ainda mais eficientes e perfeitas. Nós nos esforçamos para minimizar os efeitos de nossas operações causadas ao meio ambiente

LUCRATIVIDADENossas operações devem ser lucrativas e com baixo custo, o uso do capital é eficiente e a liquidez da empresa deve ser mantida em nível saudável.

LIDERANÇA: Procurando sempre assumir uma postura ética, respeitadora com motivação e comprometimento, mantendo uma visão de longo prazo que motive a buscar de novas formas inovadoras de competitividade.

Produtos Comercializados: chicotes automotivos, para grandes montadoras etc..

Público alvo: montadoras de veículos

DESENHO LOGISTICO

LOGÍSTICA EMPRESARIAL E INTERNACIONAL DA EMPRESA

Sistema de Informações Gerenciais

É o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, esse é um sistema de informações gerenciais. Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. É necessário um sistema de informações eficiente para um processo adequado de decisões

KC Group oferece serviços de projeto, desenvolvimento e fabricação sob medida de cabos elétricos e eletrônicos. Nossos produtos e serviços estão voltados principalmente para indústria automotiva, de telecomunicações e eletrônicos. 

A PKC Group possui dois tipos de negócios: chicotes elétricos e eletrônicos. Nosso

7

Page 8: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

conceito de serviço está vinculado ao custo adequado de produção, projeto e desenvolvimento de produtos especializados, complementado através de uma organização global de compras e um fluxo logístico eficiente. 

Os sistemas de informações gerenciais da PKC trazem os seguintes benefícios para as empresas:

Redução de custos nas operações.

Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço.

Melhoria na produtividade.

Melhorias nos serviços realizados e oferecidos.

Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas.

Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão.

Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões.

Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações.

Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema.

Redução do grau de centralização de decisões na empresa e melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos. O grupo conta com facilitadores na Finlândia, Brasil, China, Irlanda, Alemanha, México, Polônia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. O grupo PKC esta ligado na NASDAK OMX, Helsinski LTDA.

VANTAGENS COMPETITIVAS

O processo de seleção de fornecedores é realizado conjuntamente pelas funções de Compras e Logística, através das ferramentas SEM (Supplier Evaluation Model) e MMOG/LE (Materials Management Operations Guidelines/Logistics Evaluation), que avaliam aspectos de qualidade, financeiros, processos de manufatura, capacidade, etc e eficiência logística. A dificuldade é que os fornecedores tenham a eficiência logística, que saibam usar uma programação eletrônica, que saibam ser eficientes na sua cadeia de planejamento interno, no seu processo de produção interno e que garantam a precisão de

8

Page 9: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

entrega aos seus clientes, ou seja, atendimento em data e quantidades exatas dos pedidos colocados. Outra dificuldade são as condições de infraestrutura do País, seja em comunicação, transporte, malha viária, ferroviária, opções de modais.

Preços competitivos e fornecedores de alta qualidade

O projeto e fabricação de um chicote elétrico é um processo que acontece em uma estreita cooperação com o cliente, seguindo-se todos os seus requerimentos. Nosso alto nível de especialização combinada com nossa produção racionalizada garante a Pk Cables do Brasil uma alta competitividade.

Qualidade

Em 1999, a PK Cables do Brasil estabeleceu o seu sistema de garantia de qualidade baseado no conjunto de normas ISO9000. Desde então a PK vem aprimorando e desenvolvendo seu sistema de gestão da qualidade, tendo como objetivo, a excelência na fabricação e entrega de produtos e serviços.  Processos uniformes, estrutura compatível com a ISO/TS, e flexibilidade, são algumas das características encontradas em nosso sistema de qualidade. 

O Sistema da Qualidade da PK Cables está fundamentado em três objetivos primários: 

Objetivo 1 - Ser o melhor fornecedor de chicotes elétricos, segundo a visão de nossos clientes. 

Objetivo 2 - Ser uma empresa com um excelente ambiente de trabalho, de acordo com a visão de seus colaboradores. 

Objetivo 3 - Ser uma empresa lucrativa e financeiramente estável, conforme a visão de seus acionistas. Cada chicote desenvolvido e entregue, representa uma promessa implícita de qualidade para os nossos clientes: um produto com a qualidade PK Cables. Ao escolher-nos como fornecedor, o cliente pode ter a certeza de ter feito a melhor escolha. 

Política de Qualidade da PK Cables do Brasil: Nós fornecemos produtos e serviços competitivos, em conformidade e no prazo adequado aos clientes, para atender e exceder as suas expectativas. Melhoria contínua em qualidade, serviços, custos e tecnologia, compõem a base do nosso sistema de qualidade.

Certificados ISO TS16949: 2002 

Trabalhamos com produtos mais rápido para o cliente, Em nossos estoques temos a

9

Page 10: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

preocupação de estocagem no sentido de sempre sair primeiro o mais velho, pois temos datas de validades.

O nosso objetivo e vender um produto de qualidade, durador, competitivo e que agrega a nossa marca e confiabilidade.

A confiabilidade de entrega sem dúvida é a número um. Até porque temos um departamento de compras que cuida da qualidade, que assegura a disseminação dos conceitos de ISO 9000, por isso temos uma conscientização maior. A dificuldade do ponto de vista logístico é que não trabalhamos até agora com uma ferramenta de avaliação desses fornecedores. Qual é o padrão ideal? O padrão classe A de um processo logístico de uma empresa.

Estabelecer um padrão da logística e avaliar para saber onde está nesse processo e o que se deve fazer para chegar a um padrão classe A, isso é busca da eficiência, da redução de custos, que é vital para toda a cadeia. O custo para o produto final é a chave para o sucesso de todos.

 

CRIANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS RESPONSIVA E GERENCIAMENTO DO LEAD TIME

Na cadeia de suprimentos que estamos querendo gerir, todos os elos que envolvem insumos e informações, de um ponto para outro, com o menor custo e maior eficiência, são ferramentas fundamentais nesse processo. Na medida em que tivermos pouquíssimo desperdício e o máximo de eficiência em cada um dos elos dessa cadeia e todos alinhados com um benefício final - da visão do cliente final que está comprando, acreditamos que essa semente que começamos a plantar hoje se espalhará rapidamente. É interessante notar que a avaliação, o padrão, não é para o benefício do teu cliente, é para seu benefício próprio. Na medida que fizer sua operação mais eficientemente, reduzindo custos e aumentado a lucratividade, poderá ser mais competitivo e aumentará seu negócio. Nesse mundo global é fundamental para prosperidade de um negócio ter uma sobrevivência como empresa e como país, gerando um plano de ação para que nós melhorássemos internamente, pois alguns dos nossos processos são falhos. Através da indicação da ferramenta nós descobrimos isso. É fundamental chegar em uma empresa fazer o diagnóstico com essa ferramenta e gerar planos de ação para que se melhore a gestão da logística.

Meio Ambiente e SegurançaPolíticas 

10

Page 11: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Ambiental 

A PK Cables, fabricante de chicotes elétricos na cidade de Curitiba, compromete-se a cumprir todos os requerimentos ambientais, buscando o atendimento a legislação e regulação de seus clientes. Os processos são medidos e melhorados, continuamente, de maneira preventiva. Os resíduos gerados pelas atividades, e os materiais utilizados, são controlados com uma gestão ambiental efetiva. ´ 

Saúde e Segurança 

A PK Cables, fabricante de chicotes elétricos na cidade de Curitiba, tem comprometimento com requerimentos legais vigentes relativos a saúde ocupacional e segurança do trabalho dos colaboradores e parceiros. 

A alta administração, colaboradores e parceiros, devem prezar pela saúde e segurança próprias e de cada colega. Todos temos o compromisso de sermos dedicados as boas práticas de saúde e segurança, e responsáveis pelo bom uso dos recursos disponibilizados. Nossos gestores são responsáveis e interessados em assegurar a proteção dos colaboradores. 

Protocolo 

Atendimento à legislação: Nos comprometemos a, pelo menos, cumprir o que a legislação ambiental e de segurança & saúde ocupacional vigente determina, se possível, ir além. Seguindo os procedimentos, estamos fazendo o nosso papel para cumprimento destes requisitos.Melhoria Contínua: Estamos buscando sempre novas ideias e formas de melhorar continuamente; a proteção ao meio ambiente e a segurança & saúde ocupacional dos nossos colaboradores e parceiros.Prevenção à poluição: Buscamos, através de mudanças nos processos, produtos e atividades, reduzir, reutilizar ou reciclar os nossos resíduos.Prevenção à Acidentes e Incidentes: Buscamos ações de redução dos nossos riscos e perigos, através de mudanças nos processos, nos procedimentos, nos postos de trabalho, nas máquinas e equipamentos, e nas melhores práticas em segurança e saúde ocupacional, através desta hierarquia: eliminação, substituição, controles de engenharia, sinalização/alertas e/ou controles administrativos, e EPI`s.A PK Cables mantém e dispõe a sua política ambiental e de segurança e saúde ocupacional a todos aqueles que trabalham na PK ou que atuam em nome da PK, através de cartazes e treinamentos internos. A PK Cables mantém e dispõe a todo o público a sua  política ambiental e de segurança e saúde ocupacional.

Os setores 

A PK CABLES do Brasil valoriza a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e este foco trouxe a certificação ISO 14001 em 2002, e a certificação integrada ISO 14001 e OHSAS 18001 que se mantém desde 2008. 

11

Page 12: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) atua em parceria com o setor de Gestão Ambiental e conta com Engenheiro de Segurança, Médico do Trabalho, Enfermeiros, Enfermeiro, Fisioterapeutas e Técnicos em Segurança do Trabalho. 

Esta equipe multidisciplinar realiza ações coordenadas voltadas à prevenção de incidentes e à manutenção da saúde dos colaboradores que incluem: aprovação de lay outs de setores produtivos, acompanhamento e fiscalização dos prestadores de serviços, coordenação de brigada de combate a incêndios, reuniões do comitê de ergonomia, atendimentos fisioterápicos, inspeções de segurança, e ação coordenada de segurança e medicina do trabalho que identificando as queixas dos colaboradores nas consultas periódicas faz com que a informação seja encaminhada aos setores responsáveis pelas adequações necessárias. 

A parceria com os demais setores da empresa permite que soluções criativas seja aplicadas para implementar a ergonomia dos postos de trabalho e a segurança dos colaboradores. 

As ações relacionadas à Gestão Ambiental garantem a certificação ISO 14001 e incluem o controle de todos os produtos químicos utilizados na empresa, seu armazenamento, uso e destinação final; o controle do consumo e da qualidade da água e gestão dos poços artesianos, e ainda a conscientização quanto ao uso adequado de energia elétrica. 

A destinação adequada dos resíduos é outra ação que demanda atenção especial do setor de Gestão Ambiental à medida que exige uma mudança de comportamento da população e que traz resultados significativos. 

Certificados.ISO14001 OHSAS18001 

ComunidadeA PK Cables preocupa-se com a qualidade de vida de seus colaboradores e da comunidade em geral. Com atitudes voltadas à educação, saúde, bem-estar e meio ambiente buscamos melhorias contínuas.Atualmente contamos com os programas de ginástica laboral, biblioteca, sala de TV, coral, teatro, dança de salão, grêmio, programa de voluntariado, auxílio financeiro a entidades educacionais da região, programas ambientais e de segurança do trabalhador.Nosso objetivo é atuar, de forma eficaz, no desenvolvimento da comunidade, levando programas de cultura, saúde e educação.

12

Page 13: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

SUPERANDO OS OBSTÁCULOS À INTEGRAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Integração da cadeia de suprimentos

Uma das principais e potencialmente mais produtivas tendências nas organizações tem sido a migração das estruturas funcionais para a estrutura por processos. As atividades empresariais. Existe toda uma ligação entre clientes e fornecedores internos, mas o objetivo principal é a produção de um bem ou serviço para o cliente final. No âmbito da cadeia de suprimentos, a mesma relação cliente/fornecedor pode ser considerada, porém entre as diversas organizações que estão incluídas como membros da cadeia, com diferentes culturas, diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico e diferentes métodos de gestão, o que implica na necessidade de uma grande sinergia entre elas.

A implementação da gestão da cadeia de suprimentos requer que se faça a transição da estrutura funcional para a estrutura focada nos processos do negócio, inicialmente dentro de cada organização e, em seguida entre cada membro da cadeia.

Componentes gerenciais e comportamentais de gestão: métodos de gestão, estrutura de poder e liderança, estrutura de risco e recompensa e de cultura e atitude.

FATORES DE INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

A função dos chicotes elétricos não se resume apenas a gerenciar o suprimento de energia, mas também a transferência de informações no produto final com intuito de integrar o sistema. Chicotes elétricos são complexos e demandam uma grande quantidade de trabalho manual. Qualidade e funcionalidade são fatores importantes na produção dos chicotes elétricos, pois são utilizados em funções de segurança, como controlar os freios de um caminhão.Chicotes elétricos são utilizados em carros, ônibus, caminhões e máquinas industriais.

Produto diversificado, especializado e customizado.Clientes da PK Cables demandam produtos customizados de acordo com suas necessidades o qual é definido no exato momento do pedido. Este conceito de serviço requer cooperação total na cadeia de suprimentos, algo em que a PK  Cables se especializou. O sucesso é baseado no fato de que o tempo de entrega de toda a cadeia de suprimento, do projeto à instalação é curta.

Preços competitivos e fornecedores de alta qualidadeO projeto e fabricação de um chicote elétrico é um processo que acontece através de uma estreita cooperação com o cliente, seguindo todos os seus requerimentos. Nosso alto nível de especialização combinado com nossa produção racionalizada garante a Pk Cables do Brasil uma alta competitividade.

13

Page 14: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

ENTRANDO NA ERA DA COMPETIÇÃO EM REDE

O novo paradigma competitivo coloca a empresa no centro de uma rede interdependente que compete como uma cadeia de suprimentos integrada, contra outras cadeias de suprimentos.

O gerenciamento em uma estrutura competitiva requer aptidões e prioridades diferentes das empregadas nos modelos tradicionais. Para alcançar liderança da competição de redes tem que ter enfoque no gerenciamento da rede e nos processos internos.

Os desafios enfrentados quando fazem a transição para esse novo ambiente competitivo são:

Desenvolvimento coletivo da estratégia:

Os integrantes de uma cadeia de suprimentos não compartilhavam seu pensamento estratégico. Para a competição em rede ser eficaz é preciso um nível superior de estratégia conjunta, ou seja, os integrantes da rede devem combinar metas estratégicas coletivas para a rede e os meios de atingi-las.

Pensamento Ganha-Ganha

O maior desafio para o estabelecimento bem-sucedido de redes de marketing é a necessidade de se libertas das relações entre comprador/fornecedor que existiam no passado. Hoje existe a cooperação entre parceiros da rede o que gera melhor desempenho. Ganha-ganha não precisa significar 50/50, mas todos devem se beneficiar em consequência da cooperação.

Comunicação Aberta

O advento da tecnologia da informação tem sido um dos mais poderosos direcionadores de mudança nas redes de marketing, tornando a troca de informação entre parceiros muito fácil e vantajosa. O Intercambio Eletrônico de Dados foi um precursor da infovia que possibilita a visibilidade de uma ponta a outra do canal. Com todo estoque e menos riscos de obsolescência.

Para que o marketing de rede funcione é necessário que haja visibilidade e transparência para as informações relevantes. A contabilidade aberta é outra tendência a transparência, pela qual os dados de custos são compartilhados a montante e a jusante, assim o lucro de cada parceiro torna-se visível para os outros.

14

Page 15: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

Mudança Organizacional

As empresas estão inseridas em um ambiente em constantes mudanças, influenciando e sendo influenciadas, aprendendo e ensinando, portanto uma aprendizagem organizacional. Onde todos os envolvidos, os trabalhadores do conhecimento apresentam um diferencial; trabalham melhor em equipes.

Em razão a uma resposta rápida as exigências dos ambientes as empresas precisam entender quais soa e como funcionam os meios de produção: fabris e não-fabris, para que se possa mudar com agilidade sempre que precisar.

Benchmarking

Quanto antes uma empresa aplicar o Benchmarking Industrial, melhor será o seu desempenho ao longo do tempo." Hermano Vasques (Gerente da Qualidade - PK CABLES).

É uma proposta que se bem aplicada pode contribuir com a melhora de processos, produtos e serviços das empresas a caminho da busca de excelência.

É uma linha de gestão que pode ser um diferencial para as empresas evitando a vulnerabilidade diante do mercado competitivo ou ate mesmo pela busca da tão desejada superioridade no mundo dos negócios. Um dos conceitos a respeito do Benchmarking é saber interagir com o ambiente cada dia mais globalizado e competitivo e por muitas vezes traiçoeiro, que mostram oportunidades de negócios e à vezes derruba empresas fortes atualizadas e que se mostravam bem-estruturadas. Isso consiste em planejar, analisar e comparar, coletar dados, elaborar e programar as mudanças. O Benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor, de maneira mais organizada com as mudanças, inovações e competições acirradas com as quais nos defrontamos todos os dias.

15

Page 16: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

CONSIDERAÇOES FINAIS

Nos dia de hoje para que uma empresa tenha sucesso nesse mercado desafiador, todas as áreas da empresa tem que estar ligados, para que o produto acabado vá para o cliente no prazo certo e a qualidade desejada.

Para que tudo isso ocorra de forma natural à organização tem que ter um objetivo em comum, desde a era da sustentabilidade até o cliente satisfeito, o processo passa pelas diversas etapas tais como, fabricação, comercialização, buscando uma logística desde a escolha dos funcionários ate as especificações corretas, fazendo com seu produto vá para o mercado com uma qualidade e um preço competitivo.

Toda organização precisa tornar a logística fundamental, traçando metas e fazer com que a meta traçada seja alcançada de maneira clara e objetiva, com isso a organização chega no ponto em excelência buscando sempre o melhor em todo seu processo atingindo a meta esperada, notando-se que o resultado esta sendo alcançado com os esforços de todas as pessoas envolvidas no processo.

.

 

16

Page 17: Pma II Tecnologo Em Logistica 1

REFERÊNCIAS ENTREVISTAS

AZEVEDO, L. T. M.; URYU, N. K. Importância da tecnologia no gerenciamento da qualidade

de sistemas.

PK Cable Group

www,anac.com.br

www.wikipedia.com.br

www.up.com.br

PLT 157 - Logística Empresarial, Martins Christopher

PLT 148 - Tecnologia e Gestão de Ferramentas, Decio Henrique franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel gazela

PLT 302 - A Administração, Idalberto chiavenato

17