PN - Edição 380

24
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 380 - R$ 1.50 José Pinto Júnior As eleições do ano que vem desenharão as de 2014 ›› Página 5 Cefas Carvalho Micarla cria blog para dizer que não está em Portugal... Valerio Mesquita Escritor relembra monsenhor Walfredo Gurgel ›› Página 2 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 5 João Bezerra Aeroporto Augusto Severo será o oficial da Copa de 2014 ›› Página 6 Potiguar Notícias Salomão Gurgel: “Eu disse que nos arrependeríamos de eleger Rosalba” ›› Página 7 A manutenção da reeleição na Câmara e a reforma política Projeto 1ª Edição lança mais três revistas em quadrinhos ›› noonon. no. 4 S. José de Mipibu São Gonçalo Nísia Floresta Carnaubais Passa e Fica Macaíba Ceará-Mirim São Tomé e muitos outros RN MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO A subsecretária Esta- dual de Saúde, Dorinha Bulamarqui, esteve na ma- nhã da sexta-feira, 1, no município de Assú, para liberar o funcionamento do SAMU regional, insta- lado no Hospital Regional Doutor Nelson Inácio dos Santos. Samu no Vale do Açu é liberado pelo Governo ›› Parn. Capa Preparatórias para Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nu- tricional do Rio Grande do Norte serão realizadas, desde a última quarta-fei- ra, 6 de julho, dez confe- rências territoriais, envol- vendo todos os municípios do Estado. RN terá conferências sobre segurança alimentar ›› Capa Municípios Macaíba: prefeita denunciada ao MP ›› Pág. 3 ›› Pág. 4 Justiça impede opcionais de circular Em Parnamirim, associação reclama de juiz e denuncia postura do Setrans ›› Parn. Capa Macaíba: a trajetória de Palhares Bastante popular no meio educacional, esportivo e po- lítico de Macaíba. Este é o ex-vereador Francisco das Chagas Palhares. ›› Mun. Pág. 5 Música: MPBeco abre inscrições Festival de Música do Beco da Lama, no centro de Natal, que premia em di- nheiro abre inscrições até agosto. ›› Pág. 7 DivulGação Paulinho Freire: “Clone” de Kassab? ›› Pág. 3 De vice-prefeito discreto e com poucas chances no Governo, a prefeito e líder político. Essa é a trajetória de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo. Paulinho Freire pode repetir essa escrita em Natal? Potiguar Capa:2.qxd 9/7/2011 18:46 Page 2

description

PN - Edição 380

Transcript of PN - Edição 380

Page 1: PN - Edição 380

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 380 - R$ 1.50

José Pinto Júnior

As eleições doano que vemdesenharão as de2014

›› Página 5

Cefas Carvalho

Micarla criablog para dizerque não estáem Portugal...

Valerio Mesquita

Escritor relembra monsenhorWalfredo Gurgel

›› Página 2

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 5

João Bezerra

AeroportoAugusto Severoserá o oficial daCopa de 2014

›› Página 6

Potiguar NotíciasSalomão Gurgel: “Eu disse que nosarrependeríamos de eleger Rosalba”

›› Página 7

A manutençãoda reeleição naCâmara e areforma política

Projeto 1ª Ediçãolança mais trêsrevistas emquadrinhos

›› noonon. no. 4

S. José de MipibuSão GonçaloNísia FlorestaCarnaubaisPassa e FicaMacaíbaCeará-MirimSão Tomé

e muitos outrosRN

MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO

A subsecretária Esta-dual de Saúde, DorinhaBulamarqui, esteve na ma-nhã da sexta-feira, 1, nomunicípio de Assú, para

liberar o funcionamentodo SAMU regional, insta-lado no Hospital RegionalDoutor Nelson Inácio dosSantos.

Samu no Vale do Açu é liberado pelo Governo

›› Parn. Capa

Preparatórias para 3ª

Conferência Estadual de

Segurança Alimentar e Nu-

tricional do Rio Grande do

Norte serão realizadas,

desde a última quarta-fei-

ra, 6 de julho, dez confe-

rências territoriais, envol-

vendo todos os municípios

do Estado.

RN terá conferências sobresegurança alimentar

›› Capa Municípios

Macaíba: prefeitadenunciada ao MP

›› Pág. 3

›› Pág. 4

Justiça impede opcionais de circularEm Parnamirim, associação reclama de juiz e denuncia postura do Setrans ›› Parn. Capa

Macaíba: atrajetória dePalhares

Bastante popular no meioeducacional, esportivo e po-lítico de Macaíba. Este é oex-vereador Francisco dasChagas Palhares. ›› Mun. Pág. 5

Música:MPBeco abreinscrições

Festival de Música doBeco da Lama, no centrode Natal, que premia em di-nheiro abre inscrições atéagosto. ›› Pág. 7

DivulGação

PaulinhoFreire:

“Clone” de Kassab?

›› Pág. 3

De vice-prefeito discretoe com poucas chancesno Governo, a prefeito elíder político. Essa é atrajetória de GilbertoKassab, prefeito de SãoPaulo. Paulinho Freirepode repetir essa escritaem Natal?

Potiguar Capa:2.qxd 9/7/2011 18:46 Page 2

Page 2: PN - Edição 380

DESTAQUESDESTAQUESda semana

Novo conselheiro doTCE toma posse

O novo conselheiro doTribunal de Contas do Estado(TCE), Carlos Thompson,tomou posse na manhã dasexta-feira (8) lembrando emtom de advertência que o Brasilé um "país no qual a corrupçãoestá impregnada nas nossasinstituições".

Cantor Billy Blancomorre aos 87 anos

O cantor e compositor BillyBlanco morreu na manhã do dia8, no Rio de Janeiro, após umaparada cardíaca. O paraense tinha87 anos de idade e estava interna-do no Hospital Panamericano,desde outubro do ano passado,em decorrência de um acidentevascular cerebral (AVC).

Punições podem tirarCielo de Olimpíada

Uma punição branda daFederação de Natação doBrasilpode levar a FederaçãoInternacional a aplicar umapena maior e tirar César Cieloda Olimpíada de Londres. Onadador foi pego no exameantidopping.

IstoÉ diz que Micarlaestá em Portugal

A edição da semana passa-da da revista IstoÉ registrouque a prefeita Micarla deSousa estava de férias emPortugal. Em seu blog, aprefeita desmentiu, garantindoque está em São Paulo paracontinuar tratamento médico.

Desmentiu

Mundo jurídico

Luto na MPB

Esporte

ARTIGOS

Homem de boa fé

Ultimamente coletei depoimentos sobrea figura do monsenhor Walfredo Gurgel dequem viveu e conviveu de perto com ele: ocoronel da reserva da policia militarBenedito Florêncio de Queiroz, seu ex-aluno, afilhado e ajudante de ordens duranteo seu governo. Queiroz era íntimo do mon-senhor e das conversas de bastidores. Sobrea vida e a obra do padre governador muitainformação foi revelada e publicada atestan-do a sua lisura no trato da coisa pública epersonalidade tanto religiosa quanto políti-ca, que se casavam perfeitamente. Aqui,pinço fatos rotineiros, humanos, que real-çam cada vez mais o homem simples, ocidadão bem intencionado e fiel a sua tradi-ção, porém, acima de qualquer suspeita.

Certa vez, numa reunião do secretariado,convidou a todos para a festa de NossaSenhora de Santana na sua Caicó. Todosassentiram, inclusive, o general UlissesCavalcante, secretário de segurança que eraradicalmente contra a exploração dos cha-mados “jogos de azar”, tão comum nas fes-tas paroquiais e profanas do interior. “Vougovernador, mas chagando lá não deixareide agir e fechar todo o tipo de jogo!”.Lembrando-se dos seus correligionários quebancavam o joguinho, o monsenhor nãoesperou pra depois: “Ô Ulisses, sendo assimvocê está desconvidado, porque lá quemmanda sou eu. Festa sem esses divertimen-tos não presta. É a tradição!”. E Ulisses nãofoi.

De outra feita, o capitão Durval majorouem 100% a cobrança dos alvarás dos jogosditos contraventores de Caicó. Walfredo,mesmo governador, não abdicava da condi-ção de municipalista por causa das raízespolíticas e o fato de ser também a terra doseu adversário senador Dinarte Mariz. Apósreceber a visita dos “prejudicados”, chamou

Queiroz para intermediar. O delegado localnão teve alternativa: liberou geral. Ai acon-teceu o inusitado. O pessoal voltou ao mon-senhor com uma reivindicação esquisitamas típica do interior: “Governador, deixeos alvarás no valor de 50% porque senãovamos sofrer represálias do delegado”. Eassim ficou.

E a última, demonstra a atenção que oentão presidente Humberto de AlencarCastelo Branco dispensava ao padre gover-nador, testemunhada através de diversosfatos, não obstante, o clima local de radica-lismo político. Numa das vindas presiden-ciais, Castelo foi convidado a fazer umavisita às obras de construção do hospital,que, posteriormente, se chamou “WalfredoGurgel”. Após ouvir a exposição do gover-nador acerca das dificuldades, Humberto deAlencar Castelo Branco não titubeou emajudar, virando-se para o seu Ministro daSaúde Raimundo de Brito, por sinal, norte-riograndense: “Providencie o atendimentodo pleito”. Era todo o equipamento necessá-rio ao funcionamento.

Valério [email protected]

Presidente do

TCE/RN e

escritor

Flash mob de quadrinhos

No último dia 3 de julho, o Festival In -ternacional de Quadrinhos (FIQ) abriu ocalendário de atividades de sua 7ª edição, pro-movendo o primeiro Flash Mob de quadrinhosem Belo Horizonte, evento de caráter interna-cional. O encontro foi marcado para as 10horas, no Coreto do Parque Municipal. EmNatal, a reunião foi realizada na Praça doCam pus da UFRN, sob a organização de Mi -lena Azevedo, da Garagem HerméticaQuadrinhos (GHQ), República dos Qua -drinhos e Yujô Fest. Quem participou, levouum gibi, escolheu uma boa sombra ou o agra-dável sol de inverno e acomodou-se para umaprazível dia de ler quadrinhos no Parque. Asfotos mais bacanas do evento, tiradas pelosparticipantes na UFRN, estão disponíveis nosite oficial do FIQ. Na ocasião, o Festival lan-çou a logomarca da edição 2011, desenhadapor Maurício de Sousa, criador da Turma daMônica e artista homenageado deste ano.

Existem diversos Flashmobs pelo mun -

do, mas ainda não havia sido pensado umque envolvesse quadrinhos. Por isso, osorganizadores convocaram vários fãs paraum encontro no parque em que eles puderamler seus quadrinhos favoritos, fazer amizadese trocar sua HQ no parque em um “mercadode pulgas” espontâneo.

Em inglês, Flash Mob é a abreviação de“flash mobilization”, que quer dizer mobili-zação rápida, relâmpago. O objetivo é reunirpessoas, de forma instantânea, em um localpúblico, para realizar uma ação previamen-te organizada.

É importante ressaltar que a mobilizaçãonão se limitou à capital dos mineiros. Pormeio de ações nas redes sociais, através dosite (http://fiqbh.com.br), facebook(http://www.facebook.com/festivalinterna-cionaldequadrinhos) e twitter (@fiq_bh)oficiais do FIQ, internautas articularamflash mobs em todo o Brasil e até em outrospaíses. Tudo acontecendo exatamente nomesmo dia e horário de BH, com exceção deParis e Califórnia, que ocorreu às 10h local.

Durante todo o mês de julho, dandoseqüência às atividades de seu calendário deabertura, o FIQ realizará uma série de ofici-nas nas Bibliotecas e Centros Culturais daPrefeitura de Belo Horizonte, tendo comoconvidados os quadrinistas Vitor Cafaggi eChantal Herskovic.

A cooperativa República dos Quadrinhosjá reservou um estande no FIQ para os artistasdo RN.

III YUJÔ FESTO 3ª Yujô Fest, um dos maiores eventos

otakus, geek e agora gamer do estado, depoisde alguns meses de espera – e ansiedade porparte dos seus seguidores – o evento ocorreunos dias 9 e 10 de julho passado, no HotelPraiamar, em Ponta Negra. O evento contoucom a participação de várias pessoas conheci-das no cenário otaku e fãs de anime. Entre eles,destaque para Tânia Gaidarji, dona das vozesda Bulma (Dragon Ball), Vishnu (Shurato) eChun-Li (Street Fighter II); e Wellington Lima,dublador do Majin Boo (Dragon Ball Z) eDohko de Libra (Cavaleiros do Zodíaco); alémdo Dário Filho (D-Cosplay), o Moacyr Alves(idealizador do Jogo Justo) e Rodrigo Rossi(cantor das músicas de Dragon Ball Kai e SaintSeiya – The Lost Canvas).

Como não poderia deixar de ter, o eventoainda contou com animekê, apresentação debandas, concursos de cosplays (um delesvalendo um 3DS), campeonatos de games e,claro, a palestra “Do NES ao Wii U: aRevolução dos Consoles Nintendo”, proferidapela equipe organizadora.

E os quadrinistas potiguares tambémmarcaram presença, ministrando palestras eworkshops.

Vicente [email protected]

Professor e

crítico de artes

Os garotos da minha vida

Lembro que há uns oito anos perdi a noiteassistindo a um filme chamado "Os garotosda minha vida". Tudo de que me recordo éque a Drew Barrymore (uma das minhas atri-zes americanas favoritas) estava nele e quechorei muito em uma cena em que um carropercorria uma estrada e uma música dramáti-ca inundava o background. Não me perguntesobre o restante do elenco, ou menos a sinop-se. Não lembro de nada. Mas por algummotivo, o título desse filme me veio a mentequando pensei em fazer esse post.

Quando eu tinha nove anos, fui morar emuma cidade no interior do Ceará. O nome eraVarjota. Lá, comecei uma rotina totalmentediferente da que eu estava acostumada. Tinhaque estudar na cidade vizinha e todos os diasvoltava em "topics". Lembro que quandomorava em Fortaleza morria de inveja dequem ia para casa de "topic" enquanto eu vol-tava todos os dias a pé com minha mãe.Então, achei a ideia o máximo. A questão éque apenas eu e mais quatro garotos estudá-vamos àquele horário na cidade vizinha. Eleseram primos ou amigos de longa data e todosestudavam na mesma turma. Aqueles garotosseriam minha única companhia por um bomtempo, já que sempre chegávamos cedo eesperávamos, por vezes, quase uma hora

após a aula terminar para que a "topic" nosbuscasse. Eu, que sempre fui metida a prin-cesinha e patricinha (há um bom tempo atrás,convém dizer), não gostava muito da ideia desó ter garotos como companhia.

Deus, como estava errada. Foram amelhor companhia que pude ter por aquelesdois anos. Cleano, Adriano, Guilherme eThiago não reclamavam por besteira. Riamaté das piores tragédias. E não competiamcomigo por notas ou garotos. Ok, Thiagocompetia por notas, mas acabávamos sempreestudando juntos. Me contavam piadas,algumas até um pouco machistas, e mefaziam rir. Quando eu estava triste, eles para-vam tudo e ficavam me escutando paciente-mente, ainda que não entendessem nenhumdrama da minha vida de pré-adolescente enão tivessem o que falar. Eles me escutavame era suficiente. Eu sempre tinha um par nafesta de São João ou nos desfiles da escola.Mas a melhor parte era o futebol. Sempre, aofim das aulas quando esperávamos o carro,eles desensacavam a bola de futsal e corriampara a quadra como quatro maníacos. Euficava emburrada, num canto de parede, por-que não podia participar daquilo. E um diapedi para ficar no gol. Foi uma briga. Thiagoe Guilherme queriam que eu participasse.Adriano e Cleano disseram que eu era muitofraca. E Thiago disse que eles poderiam chu-tar mais fraco para não me machucar. Cleanonão gostou muito da ideia, mas fiquei comogoleira deles. Até que um dia uma bola fortede Cleano me pegou e eu comecei a chorar,mesmo tentando ao máximo controlar aslágrimas. No segundo seguinte, Cleano eThiago já estavam brigando. Tudo porque eu

havia sido machucada. Mas logo lá estava euno gol novamente. Firme e forte pronta paraoutras das boladas de Cleano.

Ah, como sinto falta desses garotos e doquanto eu podia ser eu mesma com eles. Elesnão se importavam se eu não usava batom ounão tinha arrumado o cabelo. Eu era amesma garota sempre e é isso que adoro nosmeus amigos homens.

Há dois dias, deixei a redação mais calo-rosa e divertida que já tive o prazer de traba-lhar (ok, foi a única até agora). Ao fim do meuperíodo lá, éramos eu e mais oito homens ali.Como era bom não ter que me preocupar seminhas brincadeiras "tocariam" alguém. Elessempre riam até dos meus piores "coices". Aocontrário das garotas. Me perdoem, minhasamigas garotas, eu as amo também, mas eume controlo ao máximo para não acabar ferin-do, sem querer, a sensibilidade de vocês. E erauma coisa que eu não precisava me preocuparcom Cefas, PJ, Rômulo, Edilson, Sandro,Arthur e Igor. Sempre fui feminista, mas elesme faziam rir até das mais ácidas piadasmachistas. Rômulo as contava apenas parame ouvir dizer, desinteressada: "Vá para umaporra, Rômulo". E ria disso.

Não lembro de ter brigado, jamais, comum amigo homem. E não lembro de ter esta-do triste ao lado de nenhum alguma vez naminha vida. Eles sempre falam uma besteiraou uma coisa inesperada que nos faz rir des-controladamente. Ou no máximo, pensamos,como uma desculpa para o comentário idio-ta: "Homens..."

(Esse post também é dedicado a Túlio,Thales, Ronaldo, Jean, Kallil e Lucas. E aoprincipal garoto da minha vida: Meu pai)

Andressa Vieira

Jornalista

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASOpiniãO Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Potiguar 2:2.qxd 9/7/2011 17:34 Page 2

Page 3: PN - Edição 380

Ministra?

Corre rumor em Na-tal, que segundo petistaspotiguares, a presidenteDilma Rousseff cogitade atrair para seu minis-tério a deputada federalFátima Bezerra, presi-dente da comissão deEducação e Cultura daCâmara baixa do país.Entregar-lhe-ia a Secre-taria Nacional de Direi-tos Humanos.

E o salário, ó!Os Procuradores da

Câmara Municipal deNatal que recebem altossalários irão continuar re-cebendo os gordos venci-mentos. É que na quinta-feira 7 o juiz GeraldoMotta, da 5ª Vara da Fa-zenda Pública, negou li-minar que pedia o cance-lamento dos altos saláriosdos Procuradores da Câ-mara. Pedido de liminarfoi feito pelo MinistérioPúblico Estadual (MPE).Os salários dos Procura-dores subiram de R$1.500,00 para R$18.765,00 em menos detrês anos.

Adeus ao PVA ex-senadora Marina

Silva anunciou oficial-

mente sua saída do PV naquinta-feira, 7, em SãoPaulo. Em sua fala, a ex-senadora e terceira colo-cada nas eleições presi-denciais de 2010, defen-deu que os partidos aban-donem velhas práticas.Até inventou uma novapalavra para definir seugesto: “Não é hora de serpragmática, é hora de ser‘sonhática’”.

SumidoSegundo o blogueiro

Robson Pires, o Xerife, oprefeito de Jucurutu, Ju-nior Queiroz desapare-ceu da mídia. Depois quesofreu um revés nos últi-mos dias, quando perdeuo controle do diretóriomunicipal do PMDB pa-ra o deputado estadualNelter Queiroz, por or-dem expressa do deputa-do federal HenriqueEduardo Alves.

Padre x cantorO prefeito de Jardim do

Seridó, padre JocimarDantas, tomou conheci-mento em Brasília, DF,onde se encontra, da de-sistência da candidaturado cantor-forrozeiroAma zan para prefeito deJardim do Seridó nas elei-ções do próximo ano enão se conteve: “Não temquem possa com o padre,não! Eu botei ele pra cor-rer. E boto qualquer umque queira disputar a pre-feitura comigo”.

Blog de MicarlaA prefeita licenciada de

Natal, Micarla de Sousaaproveitou os dias de des-canso e criou um blog.Basta acessar www.mi-carla.com.br.

[email protected]

DaRedação

arquivo

arquivo pn

expectativa

Aliados de Paulinho vêem exemplo de Kassabe acreditam em ascenção do vice-prefeito

PÁGINA 3 POTIGUAR NOTÍCIASPolítica parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

CEFAS CARVALHO

Costuma-se dizer em tomjocoso no mundo políticoque os vices são meramentedecorativos, não gozam denenhum poder, como jábrincava o humorista JôSoares em quadro do seuprograma “Viva o Gordo”,nos anos 80. Contudo, ahistória recente do paísmostra que as coisas nãosão bem assim. Nos últimostrinta anos nada menos quedois vices se tornaram presi-dentes da República (JoséSarney, pela morte de Tan-credo Neves e Itamar Fran-co, pela renúncia-impeach-ment de Fernando Collorde Melo).

Exemplo mais recente emais moderno vem sendoanalisado por políticos poti-guares. Trata-se de GilbertoKassab, hoje prefeito de SãoPaulo, estrela em ascençãodo DEM e que torpedeou asigla para fundar o PSD, on-de ele será líder e estrelamaior.

macaíba

Prefeita Marília é denunciada ao MP por perseguição

Vice-prefeito Paulinho Freire Prefeito Gilberto Kassab

Perseguição política.Com esta denúncia contra aprefeita de Macaíba, Marí-lia Dias (PMDB), o funcio-nário público municipalLindoarte Alves de Limaprestou declaração ao pro-motor Morton Medeiros, na2ª Promotoria de Justiça deMacaíba.

Lindoarte diz que sua de-núncia objetivou denunciarque está sendo perseguidopela prefeita Marília por fa-zer parte da oposição.

No termo de declaraçãoque prestou ao MP, Lin-doarte registrou que traba-lhou na Prefeitura de 2001 a2009 na função de gerentede atendimento. Quandosaiu, afirmou que não rece-beu as verbas rescisórias aque teria direito e que aoprocurar o secretário de Ad-ministração, foi comunica-do que não receberia o di-

Empresário, corretor deimóveis e deputado federalapagado, Kassab foi compa-nheiro de chapa de José Ser-ra, eleito em 2004. Vice apa-gado, foi ungido prefeito em31 de março de 2006, quan-do Serra renunciou paratentar o Governo de SãoPaulo. Nem o DEM espera-va que ele conseguisse ser

reeleito em 2008, principal-mente contra a ex-prefeitaMarta Suplicy, mas foi oque aconteceu. Daí, virouestrela nacional do DEM.

Amigos do vice-prefeitode Natal, Paulinho Freire(PP) acham que o raio quecaiu em São Paulo pode cairem Natal. Novamente alça-do à Prefeitura com mais

nheiro em razão de questõespessoais com a prefeita eque se quisesse receber o di-nheiro teria que falar pes-soalmente com ela. Lin-

doarte assinala que entre-gou documentos e fotogra-fias ao MP, denunciandotambém outras irregularida-des e perseguições políticas

a funcionários públicos.A reportagem do PN ten-

tou entrar em contato com achefia de gabinete da prefei-ta, mas sem obter êxito.

Amanda GurgelA professora Amanda Gurgel, que virou celebri-

dade nacional, vem recusando prêmios e homena-gens pelo Brasil. Faz sentido com o discurso dela.

arquivo pn

Marília Dias: acusada de perseguição

arquivo pn

uma licença da prefeita Mi-carla de Sousa (PV), Pauli-nho tem chances de daruma “cara de administra-ção séria” a Natal, em con-traposição ao caos adminis-trativo da gestão Micarla,ratificado pelas pesquisasde opinião pública e pelo in-sucesso dos candidatos queela apoiou em 2010.

Para correligionários dovice-prefeito, a rejeição qua-se inexistente e a posturadiscreta dele (a exemplo deKassab em São Paulo) po-dem fazê-lo ascender noimaginário do eleitorado,cacifando-o para a eleiçãodo ano que vem. Curiosa-mente, se Kassab se apro-veitou do fato de parte doeleitorado ter desaprovadoa quebra de promessa deSerra de não renunciar, emNatal, Paulinho pode seaproveitar do desgaste expe-rimentado pela prefeita, ví-tima do movimento “Fora,Micarla”, que foi destaqueem jornais e sites do Rio deJaneiro e São Paulo.

potiguar 3:2.qxd 9/7/2011 19:06 page 2

Page 4: PN - Edição 380

Prefeito do município deJanduís, Salomão Gurgeltem rica história na políticapotiguar, já tendo sido can-didato a governador e fran-co-favorito à Prefeitura deNatal. Em entrevista aos jor-nalistas Pinto Júnior e CefasCarvalho, Salomão faz umaavaliação da sua vida políti-ca, e ainda comenta os go-vernos de Micarla e Rosal-ba. Confira:

Janduís foi manchete re-cente na imprensa em fun-ção da sua viagem a Mos-cou, momento esse que oseu vice, José Bezerra de-mitiu todo o secretariado.Qual a avaliação que o se-nhor faz desse incidente?

Em primeiro lugar, queroesclarecer que Janduís hojetem uma estrutura institu-cional. Nós criamos uma ba-se jurídica que nos permiteque o município mantenhasua perenidade de adminis-tração. A dívida do municí-pio está diminuindo, paga-mos o piso dos professores,os servidores recebem emdia. Infelizmente, aindaexistem pessoas que não têma consciência da responsabi-lidade do que é ser um vice-prefeito. Assumem o poderinterinamente, e acham quepodem fazer todas as modi-ficações. Então, vejo que foium ato de irresponsabilida-de de quem não tem o poderconstituído. Graças a Deus,hoje nossa estabilidade estásendo retomada.

Para o senhor, foi umasurpresa a atitude do vice-prefeito? Havia algum indí-cio de que isso pudesseacontecer?

Eu imaginava que como

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASNo alpeNdre do pN Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

entrevista com:

“Eu disse que iríamos nos arrependerde termos elegido Rosalba Ciarlini”

José Bezerra cresceu politica-mente graças a mão estendi-da que demos a ele, uma pos-tura diferente. Eu tive umasurpresa, pois ele já foi pre-feito de Janduís, e duas vezesvice com o nosso apoio. En-tão, eu imaginava uma pos-tura diferente. Não esperavaque o meu secretariado nãofosse de acordo com o queele esperava.

Essa ligação entre o se-nhor e José Bezerra era en-tendida como um apoio acandidatura dele, já que osenhor já foi reeleito. Apósesse episódio o senhor aindapretende apoiar o vice-pre-feito?

Eu acho que a nossa con-tribuição foi a renovação po-lítica. Ele ainda queria serprefeito mais uma vez, po-rém demonstrou uma práticaimprópria para tal. Quandofoi candidato sem o nossoapoio, teve pouco mais de100 votos, de um eleitoradode 4.000 votos. Então, eleachava que podia seguir amesma trajetória política queeu tive, pois fui prefeito nomunicípio por três vezes. Eunão posso dar credibilidade aele, não posso passar a ele a

arte de governar.

Então, essa atitude delepode ter dado fim as preten-sões dele e forçar essa reno-vação?

Eu acho que as pessoasmais cedo ou mais tarde ves-tem a carapuça, e o José Be-zerra teve a sua hora. Pormais que os companheirossempre avisassem que elenão era confiável, eu semprepensei diferente.

Nunca acreditei, até porele ser meu parente distante.Era uma pessoa que eu co-nhecia, que estudou comigoem Caicó, era uma espéciede irmão. Mas a política,quando exercida por pessoasde mau caráter, ela modificaas coisas.

A sua administração foiconsiderada inovadora, tan-to que o senhor foi citadocomo possível candidato aprefeitura de Caicó. Issolhe seduz para o futuro?

Quando cheguei de Mos-cou, em 1981, eu entrei napolítica aqui, no estado. Ospolíticos locais não acredita-vam na inovação do nossotrabalho. Devido a umaeventualidade, acabei sendo

levantado a candidato a pre-feitura de Janduís, mas nãoqueria, pois era um médicorecém-formado na Europa.Mas entrei com coragem pa-ra transformar as coisas. En-trei para fazer uma políticadiferente. Com um governodiferenciado, criamos umacredibilidade. Nisso, acabeicandidato ao governo do es-tado pelo PT em 1991, ondetivemos uma boa votação.Depois, isso me deu condi-ção de ser apontado para aprefeitura de Natal.

Devido a radicalidade decertos setores do PT, acaba-mos perdendo a oportunida-de de fazer uma renovaçãotambém em Natal. Eleiçãoessa vencida por Aldo Tinô-co. Política no Seridó ainda émuito manipulada pelos co-ronéis, então é um lugarcomplicado de se fazer políti-ca. Mas existe um movimen-to de renovação naquela re-gião do estado.

O senhor vai se aposentarda política partidária quandosair da prefeitura de Janduís?

Eu não vou ficar a vida in-teira fazendo militância polí-tica em Janduís. Meus últi-mos meses de governo serão

para lutar para passar o po-der para alguém com a mes-ma ideologia. As pessoasperguntam: por que essa ve-lharia nunca se aposenta dapolítica e fazem dela umaprofissão? Eu entrei para mo-dificar, porque para mim apolítica não é o principal.

Então, o senhor admiteuma candidatura fora deJanduís?

A partir de agora eu possome transferir tranquilamenteem outra área que não o exe-cutivo.

O senhor tem algum pro-jeto para 2014?

Tenho. Coloquei meu no-me à disposição dos compa-nheiros. Estou disposto a re-forçar um bloco de esquerdano estado, para reconquistar-mos o nosso espaço. Não épossível fazer política no es-tado do jeito que está sendofeito. Hoje somos governa-dos por uma Micarla, umaRosalba, que fazem uma ad-ministração horrível.

Qual a sua avaliação dogoverno Rosalba?

Para mim, não foi surpre-sa a eleição de Rosalba, in-

clusive, dentro de Janduís.Mas eu disse para o nossoeleitorado que íamos nos ar-repender. Porque quem co-nhece a história de comoaquelas pessoas governamMossoró sabem do que setrata. Esse pessoal manipula,tem uma capacidade de fa-zer arranjos estruturados.Rosalba foi uma prefeita me-díocre. Veja bem: ela, médi-ca, mas Mossoró não temum hospital infantil; os índi-ces de mortalidade, a falta desegurança é muito grande.Ela se aproveitou muito dodesastre que foi o segundogoverno de Wilma. Esperavaque fosse um mandato pro-blemático, mas não tanto.Eu não acredito que umamédica tenha a coragem demandar acabar a reforma deum hospital porque não temdinheiro.

Qual a sua avaliação dogoverno Micarla?

Eu não acredito que essasafra de prefeitos que saemda mídia saia uma nova cate-goria de políticos. Adminis-trar não é para qualquer um.Mesmo ela tendo sido depu-tada estadual, falta preparo,porque não se governa sozi-nho. Por que tantas mudan-ças no governo Micarla? Issomostra falta de liderança.Ninguém governa sem lide-rança. E nem sem equipe.Eu governo Janduís sem di-nheiro, porém temos lideran-ça, planejamento e sistemade gestão, e Micarla não temisso. Ela tem dinheiro, domesmo jeito que Rosalba,que não tinha, mas em pou-co tempo terá dinheiro desobra. O sucesso do bomgestor é ele ter uma boa equi-pe, e elas não têm isso. Vocêpode perceber pelo entra esai no secretariado. Nãoadianta você ter só o dinhei-ro porque não faz. A popula-ção se cansa dessas coisas.Por isso, temos que trabalharessa questão da formaçãopolítica, do preparo da su-cessão, coisa que não acon-teceu em Natal.

Salomão GurgelSalomão Gurgel

Potiguar 4:2.qxd 9/7/2011 18:58 Page 2

Page 5: PN - Edição 380

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS PolítiCAParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

José Pinto [email protected]

2012 desenhará 2014

Papo rápido com o empresário Clésio Breseghello É possível construir, desen-

volver, com sustentabilidade?É possível, sim. Já existe esse

modelo em vários pasíses domundo, e aqui no Brasil, isso estácrescendo bastante. O Veredas éuma prova disso. Ele caminhanuma linha conceitual de uma urba-nização com respeito aos recursosambientais. Respeito não só no sen-tido de preservar, mas de utilizaresses recursos para diminuir o custode vida e morando bem.

Construir preservando é maiscaro ou mais barato?

Sem dúvida alguma é maisbarato. A casa própria é um inves-timento para toda vida. E devemosinvestir para o nosso bem-estar.Então, a sustentabilidade é um pro-cesso de urbanização e construçãoonde você consegue absorver econsumir da natureza o melhorsem degradá-la.

Na proposta Veredas, a água éreutilizada?

Nós retiramos do subsolo aágua, e essa tem que ter como des-tino o subsolo. A sustentabilidadepreconiza que essa água tem que

ser tratada e posteriormente retor-ne ao lençol freático, de forma quenão contamine.

Foram preservadas as árvo-res nativas?

Temos árvores nativas, como amangabeira. Mas também temosoutras espécies, como coqueiros,tamarindeiros, pés de graviola,diversas outras.

O público consumidor já está seadaptando a esse tipo de política?

Já, sim. Esta cultura já existepor parte do cliente.

As eleições do ano que vem acontecem no dia 7 deoutubro. Daqui a uma ano, ocorrerão as convençõespartidárias em todos os municípios do Brasil. Paramontar um projeto político, um ano significa ama-nhã. Por isto mesmo, todos os partidos se articulam otempo todo através de seus líderes. No Rio Grandedo Norte, as movimentações ocorrem em todos osmunicípios, mas por sua condição de capital, é Natalque mais gera manchetes.

Hoje os rosalbistas dizem que to-dos os candidatos que apoia ram suaeleição para comandar o Governo doEstado, são bons nomes. Mas daquia um ano terão que declarar apoio aum dos seguintes nomes citados: Fe-lipe Maia, Rogério Marinho, FábioFaria ou Micarla de Sousa.

Daqui a um ano, a prefeita Mi-carla de Sousa anunciará sua candidatura a reeleiçaoou sua desistência em disputar. Se ouvir as vozes“roucas” das ruas, joga a toalha. Se continuar achan-do que faz um grande governo, irá à luta.

Os partidos chamados de esquerda terão que dizero que querem nas convenções de julho do ano quevem. Wilma de Faria terá que mostrar que ainda me-rece o apelido de Guerreira. Wilma perdeu Rogério,perdeu Marilene e Cláudio Porpino, por exemplo,mas não parece ter perdido a disposição. Se vai ounão fazendo sua história em lutas nas ruas de Natal edo Rio Grande do Norte ou se buscará o conforto

dos palácio em missões burocráticas. Mesmo por-que, aposentadoria é uma palavra que não se lê emseu semblante.

Carlos Eudardo Alves continuará no PDT para tersegurança do próprio projeto. Mas esta segurança lhecusta o quase isolamente, pois perde a família Alves.Contando com dois partidos satélites: PRB e PC do B,Carlos mostra dificuldade de formar grupo. Isto ficouclaro quando rompeu com a família e quando foi pre-

feito do PSB e não ocupou o espa-ço no wilmismo, saindo para umacandidatura ao governo pelo PDT,obtendo menos votos na cidade quegovernou que Rosalba que foi pre-feita de Mossoró. Mas aAgneloCostura com o PSD.

Depois de 20 anos sem lançarcandidatura a prefeito na capital, o

PMDB lança Hermano com as bençãos de HenriqueAlves e o desânimo de Garibaldi Filho.

O deputado Fernando Mineiro aposta no própriopreparo para que “Natal dê uma chance do PT go-verná-lá”. Mineiro foi vereador de Natal e está nosegundo mandato de deputado Estadual. Sempresonhou em disputar o executivo. Mas a deputadaFátima sempre aparecia melhor nas pesquisas. Ho-je, o olhar de Fátima é para 2014. O PR de JoãoMaia tem Adão Eridan. Os partidos Ideólogicosvão as convenões de julho. Pois 7 de julho de 2012,deseja 2014.

Briga em Jandui

O prefeito Salomão Gur gel(PT) reassumiu o comando domunicípio depois de 25 dias emMoscou. Na sua ausência, o vice-prefeito José Bezerra (PT) demi-tiu quase a totalidade dos se-cretários. O rompimento entreprefeito e vice foi inevitável. Con-fira a entrevista na página 4.

Candidata a prefeita

Não mais tendo compromissocom o vice-prefeito José Bezerra,o prefeito Salomão, que já foireeleito, apoiará a secretária deServiço Social, Mailka AlencarSaldanha.

Gari, Carlos e Henrique I

Foi só Garibaldi Filho abrircaminho para Carlos EduardoAlves voltar ao PMDB, que o pri-mo Henrique Alves se apressou elançou o deputado HermanoMorais como candidato asucessão de Micarla de Sousa.

Gari, Carlos e Henrique II

Embora Carlos podendo fortale-cer o seu projeto ao voltar aoPMDB, não teria garantia da can-didatura, pois tinha medo de queHenrique lhe negasse a legenda.Depois do lançamento de Her-mano, parece que Tata tinha razão.

2014 na mira

O vereador Raniere Barbosa(PRB), em 2014, vota em WalterAlves para deputado estadual.Para federal, não tem candidato.Barbosa também conversa comRobinson Faria sobre o projeto desenador.

Carlos Alves e Rogério Marinho

Segundo o deputado RogérioMarinho, não foi só Micarlaquem perdeu dinheiro federal,mas Carlos também deixou deaplicar dinheiro em obras de in-fraestrutura. A afirmação foi feitaao Conexão Potiguar. A pro-dução do Conexão tenta agendarentrevista com Carlos para estesemana. O programa vai ao ar desegunda à sexta-feira ao meio dia.

Marina fora do PV

Marina Silva saiu do PT porcausa da crise de Sarney noSenado. Foi para o PV de Sar-neysinho. Agora o PV torna suasituação insustentável. Então,ela pede para sair para fundar oPartido da Sustentabilidade. En-tendi.

Carlos Thompson no TCE

Frase do novo conselheiro doTribunal de Contas do Estado doRio grande do Norte: “É chegadaa hora – não há mais tempo aperder – de lutarmos para que se-jamos também o País da Edu-cação. Ela é o instrumento maiseficaz para dar aos cidadãos achave das autênticas oportu-nidades”.

Ceará-Mirim

A ex-prefeita Edinólia Meloserá o nome do PMDB emCeará-Mirim. O desejo dafamília Melo é derrotar o delega-do-prefeito Antônio Peixoto(PR). Marcílio Dantas tenta seviabilizar pelo PT.

Mipibu

O empresário de São José deMipibu, Ednaldo Barreto decidiudisputar a sucessão de NormaFerreira. Vai na garupa do PR deJoão Maia.

Extremoz

Klaus Rego quer ser reeleito.Gileno, que é vice, quer serprefeito; e o ex-prefeito EniltonTrindade quer voltar.

Ainda na Band Natal e Fortaleza

Converso esta semana com opresidente da FIERN, Dr. FlávioAzevedo. Vai responder se a insti-tuição que preside serve realmenteaos interesses paulistas, conformedisse o rosalbista Paulo de Tarso.O programa começa às 14h30.

O poeta desistiu

O poeta e cantor Amazan, de-sistiu da candidatura a prefeito deJardim do Seridó. Os nomes nopáreo: Edimar Medeiros, Zé daNoite, Iron Júnior, AnchietaJúnior, Gilberto Brito, Dr. Anchi-eta e Geralda Sampaio.

Frase de Rogério Marinho

“O deputado Felipe Maia nãoquer ser candidato a prefeito em2014, ele vai apoiar o meu projetopolítico”. Rogério disse queapoiou Micarla, apenas porquenão pôde ser candidato e nem ad-mitia votar em Fátima Bezerra.

Quem não se

poupa Deus

preserva.Dom Helder Câmara

“A um ano das

convenções, os líderespolíticos costuram 2012

para viabilizar 2014

Potiguar 5:Coluna de Pinto Jr.qxd 9/7/2011 19:11 Page 1

Page 6: PN - Edição 380

Jerônimo começou a trabalhar com sete anos de idade e não parou mais

IgoR JáCome

PÁGINA 6 POTIGUAR NOTÍCIASEconomia Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Sage locação e mão de obra

Jerônimo Silva: prestando bonsserviços em Parnamirim

IGOR JÁCOME

Jerônimo Silva, dono daSage, Serviços de Apoio emGeral em Eventos, já traba-lhou em tantas áreas queprefere resumir e só contar oque considera mais impor-tante. Aos sete anos come-çou a trabalhar como ser-vente do pai, que era pedrei-ro. Antes da maior idadetrabalhou como vendedorde sorvete e pastel, além depastorador de carros.

No escritório, uma cole-ção de bonés é exposta atrásde seu birô. São peças dadaspor amigos e familiares quese lembram dele em viagens.“Eu nem uso, mas o pessoalme dá e eu coloco aqui. Essefoi um amigo que trouxe daFrança”, conta. Durante aentrevista, o lápis não deixade riscar, com números e al-gumas palavras na agendaque tem consigo.

A família de Jerônimochegou a Parnamirim em1970. Ele conta que os avósdele eram da cidade, mas fo-ram morar em Pedro Aveli-no após ter tido sua casaqueimada. “Meus avóseram daqui. Tenente LuizGonzaga e Marechal Gou-lart mandaram queimar acasa deles”, afirma. Suamãe, Francisca da lavande-ria, cresceu no município dointerior do estado e casou-se

com Cícero Olímpio da Sil-va, conhecido como MestreCiço. “Depois as coisas pio-raram por lá e melhoraramaqui. Então, voltamos.”

Aos 18 anos, o jovem co-meçou a servir no Exército.Quando acabou o tempo deserviço, trabalhou em fábri-cas de fiação na cidade.“Naquela época, quem erafilho de Parnamirim não ti-nha oportunidades”, recla-ma Jerônimo. O empresáriofoi, então, para São Paulo,destino de muitos nordesti-nos que fugiam das mazelasda região.

Na capital paulista, Jerô-nimo começou como cobra-dor de ônibus. Na mesmaempresa, depois de três me-ses, tornou-se fiscal despa-chante e depois inspetor detráfego. E mesmo trabalhan-do bastante não deixou deestudar. Ele fez cursos dedetetive particular, supervi-sor de segurança, e técnicoem administração. Cursosque, até hoje, o ajudam noseu dia-a-dia profissional.

Ainda no sudeste, o em-preendedor se tornou moto-rista carreteiro. Dirigia ca-minhões-cegonha e, trans-portando carros, conheceutodo o Brasil, além de seispaíses da América do Sul.“Ali adquiri experiênciaprofissional e moral”, consi-dera.

Após quatro anos, Jerôni-mo voltou ao estado. Traba-lhou como segurança naSulfabril, aonde chegou aocargo de supervisor de segu-

rança patrimonial. Apóssair da empresa, abriu seupróprio negócio: a Sage.

“No início tudo era muitodifícil. A gente começoubem pequeno, mas nós so-mos uma empresa pequenaque a cada dia vai se firman-do no mercado.”

A Sage tem uma estruturacom dez viaturas, sendo seiscarros e quatro motos. Aempresa preta serviço emfiscalização de segurança,portaria e assistência emserviços gerais em todo opaís e conta com 55 colabo-radores diretos e 180 indire-tos. Jerônimo diz que alémda sede em Parnamirim,tem escritórios de represen-tação em Mossoró, Caicó,Nova Cruz, Arez, João Pes-soa (PB), Recife (PE), etc.

Entre os clientes, a quemo empreendedor é bastanteagradecido, estão a Anorc,organizadora da Festa doBoi, que é cliente há mais dedez anos; a Prefeitura deParnamirim, a Câmara Mu-nicipal, Prefeitura de VeraCruz, Sebrae RN, além devárias empresas de eventos.“Isso que fazemos só foipossível graças à ajuda dire-ta de Taveira, Agnelo Alves,Maurício Marques e todosos secretários que passarampor eles. Também o presi-dente da Anorc, José Bezer-ra Júnior, Dr. Marcos Tei-xeira e o administrador Wil-don Góis. Agradeço à presi-dência do Sebrae e todos osmeus clientes e colaborado-res”, finaliza.

[email protected]

João Bezerra de MedeirosA celeuma de outrora

A notícia que o aeroporto oficial para a Copa de 2014 em Natal seria o Aeroporto Inter-nacional Augusto Severo, em Parnamirim, dominou a imprensa há algumas semanas atrás.Isso por que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante não ficaria pronto até o inicio dacompetição, segundo dados de assessores do Ministério dos Esportes. A informação reper-cutiu e recebeu a veemente negativa, por parte da bancada federal potiguar e do Governo doEstado. O desentendimento foi tido como desfeito e foi reafirmada a posição inicial, o aero-porto de São Gonçalo voltava ao posto de oficial, pois as obras do terminal ficariam prontasantes do inicio do mundial. Mudou o cenário. Novamente um assessor especial do ME, Ri-cardo Gomyde, volta a afirmar que o novo aeroporto não ficará pronto até o inicio da Copa,tese já compartilhada por muitos potiguares. O Governo refuta, diz que os dados utilizadospelo assessor do ME são desatualizados e reafirma que, pelo cronograma, em maio de 2014o aeroporto estará pronto. Pelo sim, pelo não a Infraero já deu inicio ao processo de reformado Aeroporto Augusto Severo, que se encontrava em péssimas condições, para deixa-lo aptoser, de fato, o aeroporto oficial da Copa em Natal. Se vier o de São Gonçalo, muito melhor.

Melhorias e prazo Segundo a Infraero, entre as melhorias previstas para o Augusto Severo, estão a ampliação das salasde embarque e desembarque doméstico e internacional; aumento das áreas públicas para circulação;criação de dez novos balcões de check-in; nova entrada da sala de embarque; adequação das áreascomerciais; recuperação da estrutura metálica; substituição do sistema termoacústico do saguão;

substituição do sistema de ar-condicionado; e modernização de vários sistemas eletrônicos demonitoramento interno. Todas essas obras estão previstas para a conclusão em fevereiro de 2012.

Palestra na CDL Jovem Na última sexta-feira, 08, a CDL Jovem de Natal realizou encontro com 40 em-

presários potiguares. O evento, chamado de ‘Café Político’, teve a participação doDeputado Federal Felipe Maia (DEM) que entre os temas discutidos abordou a car-ga tributária do país e o PLC 591/10, que ajusta a Lei Geral da Micro e PequenaEmpresa. A reunião aconteceu na sede da CDL-Natal.

“As oportunidades se multiplicam à medida que são agarradas”

BISCOITO DA SORTE

População dobra em 10 anosCom 54.076 habitantes, Nova Parnamirim do-

brou a população em apenas uma década, é obairro mais populoso da cidade e, se fosse uma ci-dade, seria a oitava mais populosa do Rio Grandedo Norte, superando Assu, que tem 53.245 habi-tantes e cidades como Currais Novos, São José deMipibu, Santa Cruz, entre outras. Os dados sãodo Censo-2010, divulgados no último dia 1 de ju-lho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE). Em 2000 o bairro tinha24.952 habitantes.

Confiança do consumidorDe acordo com o Índice Nacional de

Expectativa do Consumidor (INEC), aconfiança do consumidor brasileiro andaem baixa. É a pior desde 2009. A pesquisafoi divulgada pela Confederação Nacionalda Indústria (CNI). O índice mostra que aconfiança do brasileiro recuou 0,3% nacomparação com o mês de maio. Em ju-nho, o índice registrou 111,8 pontos e nomês anterior ficou em 112,1 pontos. Se-gundo a CNI, o recuo do otimismo é refle-xo do cenário econômico e da expectativade alta da inflação e das taxas de juros etambém da contenção do crédito.

Novo limiteDesde a última terça-feira, 05, as Casas

Lotéricas passaram a não receber paga-mentos acima de R$ 700,00 para contas deoutras instituições que não sejam da CaixaEconômica Federal, que continuam com olimite de R$ 1.000 ou até R$ 2 mil se tive-rem a informação Sistema de Administra-ção da Carteira do Crédito Imobiliário(SIACI) destacada. Segundo a CEF, a alte-ração serve para reduzir o volume de di-nheiro que circula nas casas, bem comomelhorar os serviços e valorizar esse canalde atendimento à população. Bom para aCaixa, ruim para o consumidor.

Dez milhões até 2020 Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo, o ministro Pedro Novais estimouque até 2020 o número de pessoas empregadas no setor de Turismo saltará dos atuais 7milhões para os 10 milhões. O ministro também anunciou abertura de créditos no valor

de 2,3 bilhões de reais para o setor de hotelaria e a perspectiva de qualificar 306 milprofissionais em setores da área até 2014, com vistas para a Copa do Mundo.

Técnicas de Negociação O Instituto Evaldo Lodi ( IEL/RN) realizará, desta segunda a sexta-feira, 15, o cursoTécnicas de Negociação. O objetivo do curso é desenvolver habilidades para fechamentode acordos favoráveis em diversos contextos tais como: comercial de compra e vendasuperação de conflitos, gestão da mudança, dentre outros. O instrutor será Flávio EmílioMonteiro Cavalcanti, administrador, mestre em Administração de Recursos Humanos,docente em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Potiguar e FARN,palestrante, consultor de empresas. O curso será das 18 às 22h.Informações:www.rn.iel.org.br ou (84) 3204 6253.

Sun Tzu

Colaborou: Rodrigo Freire

Novo vice-presidenteA empresa ALE agora estará

sob novo comando na vice-presi-dência. Jucelino Sousa passa o car-go para o economista e engenheiroCyro Souza. JS passa a ocuparuma vaga no Conselho de Admi-nistração da ALE. Já Cyro, deixa agerencia de Operações que ficará,interinamente, sob gerência do en-genheiro Eduardo Dominguez.

Potiguar 6_Nova:2.qxd 9/7/2011 18:06 Page 2

Page 7: PN - Edição 380

[email protected] - www..cefascarvalho.blogspot.com

Cefas Carvalho

Este colunista se surpreen-deu com a decisão da prefeitade Natal, Micarla de Sousa decriar um blog. Licenciada paratratar da saúde, a prefeita deumargem para boatos de que es-taria em Portugal, nos EUA...Bem, em vez de “mergulhar”ou conceder entrevista coletivaesclarecedora, preferiu contra-atacar através da internet, jus-tamente o terreno onde elamais sofre. Só o tempo dirá seela agiu corretamente. Um dosseus primeiros posts no blogwww.micarla.com.br foi umdesabafo sobre as “mentiras”sobre ela. Segue o texto na ín-tegra para o leitor pouco habi-tuado ao mundo virtual.

Esses dias afastados daprefeitura me fizeram refle-tir mais profundamente so-bre as informações que dia-riamente são veiculadas naInternet, principalmentenas redes sociais. Falam demim, da minha família, dagestão... Falam verdades,mas também falam menti-ras. Como jornalista e pes-soa pública que sou já de-veria estar acostumadacom isso. E estou. Soumuito segura e conscientedas "forças" e interessesque estão por trás de deter-minadas notícias. Porém,algo dentro de mim me dizque tenho obrigação denão ignorar essas mentirase boatos. Sinto que tenho ocompromisso de levar luz eaos que me confiaram seu

voto. Aos que me disseram:"Micarla, eu acredito emvocê!" Aos que me deramuma vitória histórica noprimeiro turno de 2008.Sou prefeita de todos. Souprefeita de toda a cidade.Dos que votaram e dos quenão votaram. Mas não pos-so ser insensível ao não re-conhecer a confiança devocês e fornecer argumen-tos para que continuemacreditando e confiando nonosso trabalho e em mim.Por isso resolvi usar esseespaço do blog para escla-recer alguns boatos que es-tão sendo veículados. Pri-meiro, estou em São Paulo.Não estou em Las Vegas,Portugal ou qualquer outrolugar do mundo como temsido erroneamente divulga-do por alguns perfis nas re-des sociais. Tirei 15 dias delicença do cargo de prefeitapara dar continuidade aotratamento de saúde e mesubmeter a exames porconta de problemas que ti-ve após a cirurgia cardíacaque me submeti. Não estouestou (sic) construindo ho-tel nenhum em Portugal.Não existe filme contandominha história e que serápatrocinado pela prefeitu-ra. Não existe investigaçãoda Polícia Federal e nemnada que comprometa a li-sura e a honestidade comque tenho conduzido a mi-nha história de vida e mi-nha trajetória como gestora

pública. Não existe desti-nação de recursos para zoo"fantasma" em Natal. NoDiário Oficial foi publica-do o remanejamento de re-cursos do orçamento vota-do na Câmara Municipal eque previa recursos paraelaboração do projeto deum Zoo, mas que foi rema-nejado para investir os re-cursos na recuperação depraças e feiras livres. Isso éexatamente o contrário doque tentam dizer. Isso étransparência e compro-misso com a gestão de re-cursos públicos. Está lá noDiário oficial para quemquiser ver. Eu bem sei quetudo não passa de boato oumentira para tentar des-construir o trabalho deuma gestão séria e compro-metida com Natal. É o jo-go de quem ainda não acei-tou a derrota e tenta a todocusto antecipar o processoeleitoral de 2012. Sei queainda temos muito a fazer evamos fazer. Mas sei tam-bém que já fizemos muitopor uma Natal melhor emais justa. Aprendi comcertos erros e estamos cadavez mais no caminho certo.Quero continuar contandocom seu apoio e confiança.E peço que me ajude a le-var essa informação a maise mais pessoas. Não permi-tam que essas mentiras pre-judiquem o nosso trabalhopor Natal. É trabalho aqui.É trabalho agora!

ASCENÇÃO

Uma ofici-na de foto-grafia a car-go do nata-lense JoãoMaria Alvesé um dosdesta ques dasegunda edi-ção do“ T w i t t e rMix”, que será realizado a 23 e 24 docorrente em Bento Gonçalves, na serraGaúcha, a 130 kms de Porto Alegre.

DESPERDÍCIO, NÃO!O setor de Lazer e Qualidade

de Vida do Hospital Psiquiátri-co Professor Severino Lopespromove, de 12 a 15 de julho,uma campanha de combate aodesperdício, visando à conscien-tização de pacientes, funcioná-rios e da comunidade, em geral,acerca do tema. A programaçãocontará com palestras sobre im-portância do uso consciente deágua, aproveitamento integraldos alimentos, descarte dos resí-duos sólidos e uso racional deenergia.

Banda Os Grogs, vencedora de uma das edições

A rota de ascenção da can-tora potiguar Roberta Sá con-tinua. Tanto ela como seu ma-rido, o músico Pedro Luís, re-ceberam troféus na 22ª ediçãodo “Prêmio da Música Brasi-leira”, cuja cerimônia de en-trega foi realizada na noite daquarta-feira, 6, em homena-gem a Noel Rosa. Roberta su-plantou outras cantoras de re-nome no mercado fonográfico.

Música

MPBeco chega à 6ª edição e abre inscrições

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIASCulturaParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

As inscrições para o VIMPBeco - Festival de Músicado Beco da Lama, tiveraminício na sexta-feira, 8 de ju-lho, e se estendem até o dia13 de agosto de 2011.

O evento, que vem se con-solidando como um impor-tante festival competitivo demúsica, premia composito-res, músicos e intérpretesnascidos no RN, ou que aquiresidam há, pelo menos, doisanos.

Os trabalhos inscritos de-vem ser inéditos, com letraem português, podendo serapresentados em qualquergênero musical. Para se ins-crever é necessário apresen-tar um CD com o trabalhogravado em voz e, no míni-mo, com um instrumento deacompanhamento, além decópia impressa da letra damúsica.

Dentre os inscritos, 24 tra-balhos serão selecionadospor uma comissão para seapresentarem nas duas eta-pas eliminatórias programa-das para os dias 1º e 8 de ou-tubro. A relação com essasmúsicas será divulgada nodia 16 de setembro e, na faseseguinte, uma nova comis-são julgadora selecionará oscinco melhores trabalhos de

Micarla cria blog para responder “Mentiras”divulgação

cada eliminatória para parti-ciparem da grande final, a serrealizada no dia 15 de outu-bro.

Como forma de homena-gem, o Festival associa a pre-miação direta, no valor totalde R$ 15 mil, a nomes depessoas que ajudaram a con-solidar a imagem do Beco daLama como espaço de boe-mia e de valorização da cul-tura. Assim, os prêmios têmas seguintes denominações evalores.●Prêmio Bosco Lopes de

Melhor Intérprete – R$1.800,00●Prêmio Maestro Mainha

de Melhor Arranjo – R$1.800,00

●Prêmio Celso da Silveira– 3º lugar – R$ 2.300,00●Prêmio Newton Navarro

– 2º lugar – R$ 2.900,00●Prêmio Nazir Canan – 1º

lugar – 3.600,00●Prêmio Elino Julião –

Voto Popular – R$ 2.600,00O primeiro lugar do Festi-

val, “Prêmio Nazir Canan”,receberá, ainda, o PrêmioARTE MUSICAL: um vio-lão Di Giorgio elétrico comequalizador e afinador, novalor aproximado de R$700,00.

A retirada do regulamentoe a formalização de inscri-ções podem ser feitas no sítiodo festival (www.festivalmp-beco.com.br).

FOTOGRAFIA

Potiguar 7:2.qxd 9/7/2011 18:24 Page 2

Page 8: PN - Edição 380

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 11 de julho de 2011

habitação

Baía Formosa: Prefeitura entrega casasEm Baía Formosa, no dia

1º de julho, o prefeito Nival-

do Melo entregou dez casas

populares para a população

do município e instrumen-

tos musicais para a Banda

Marcial local.

A iniciativa tem o objeti-

vo de melhorar a qualidade

de habitação de diversas fa-

mílias, e deverá ter continui-

dade.

ARRAIÁ

Foi realizado nos dias 1º

e 2 de julho, o 3º Arraiá do

BF Pedro.

Foram dois dias de muita

festa com diversas atrações:

Deixe de Brincadeira, Forró

da Galega, Clã Brasil, Ka-

çuletas do Forró e a banda

Boyzinhos do Forró.Prefeito Nivaldo entrega chaves de casa a moradores

A Secretaria de Turismoe Meio Ambiente em parce-ria com a Secretaria deObras e Urbanismo de SãoJosé de Campestre, conclui-ram no final de semana pas-sado, mais uma limpeza dolixão municipal.

Dentre os problemasapresentados no lixão, exis-tia a falta de organização eum planejamento nas ges-tões anteriores, onde aqueima era o maior proble-ma. Atualmente, o lixo écolocado de forma separa-da. As podagens ficam emlocal diferente e se decom-põe naturalmente no decor-rer do tempo sem a necessi-dade da queima e sem a po-luição do ar.

A Seturma informou, quea questão do lixão é um pro-blema que existe em maisde 3.000 municípios brasi-leiros, e que um projeto doGoverno do RN, em parce-rias com as prefeituras ini-ciado em 2009, apresenta acriação de consórcios inter-municipais para a constru-ção de aterro sanitário, esta-ção de transbordo e umausina de reciclagem. O localpara a construção do aterroda região será Santo Antô-nio, que receberá os resí-duos sólidos de mais de 20municípios.

Segundo o secretário daSeturma, foi aprovada em23/12/2010, a Lei Federaln.º 12.305, que estabelece aPolítica Nacional dos Resí-duos Sólidos. A lei defineregras para a destinaçãocorreta do lixo. "Essa lei dáaos municípios um prazopara acabar definitivamentecom os lixões até 2014. Es-tamos aguardando que oGoverno e o Ministério doMeio Ambiente, coloqueem prática o planejamentojá elaborado e discutido”.

A Prefeitura Municipalde Carnaubais, na atualgestão Luizinho Cavalcan-te, entregou mais uma obraaos munícipes. A comuni-dade de Arraial já dispõede abrigo de passageiro pa-

ra melhor comodidade seprotegendo do sol e dachuva. “Trata-se de maisuma ação em prol da po-pulação de Carnaubais”,afirmou o prefeito Luizi-nho.

ação

Lixão municipalrecebe limpezaem Campestre

transporte

Carnaubais: Prefeitura investeem abrigo de passageiros

A Escola do Legislativo

Miguel Arraes, da Câmara

Municipal de Natal, realiza

hoje o último módulo do

curso "Disseminadores Ex-

ternos das Informações Pre-

videnciárias-INSS”.

O técnico em seguro so-

cial, Alberto Assad, avalia

como positivo o curso, que

conta com a participação de

servidores das Casas Legis-

lativas de Japi, Santa Cruz,

Angico, Caicó, entre outros

municípios do RN.

“O pessoal deu um ótimo

retorno. Houve uma partici-

pação efetiva, muitos ques-

tionamentos interessantes.

O nível dos participantes es-

tá muito bom, eles podem

até ser assessores de infor-

mação previdenciária de

seus municípios. Isso quer

dizer que atingimos o nosso

objetivo de formar dissemi-

nadores das informações da

previdência”, disse Alberto

Assad.

REDES DE

ATENDIMENTO

O curso era voltado, prin-

cipalmente, para servidores

do setor de Recursos Huma-

nos das Casas Legislativas.

Nesse módulo os participan-

tes conheceram um pouco

sobre as Redes de Atendi-

mento do INSS, que possui

uma agência em todos os

Estados do Brasil. Além dis-

so, os contribuintes contam

com atendimento virtual e

telefônico.

oportunidade

Câmara de Natal realiza módulode curso sobre previdência

Parada de ônibus recebe cobertura da Prefeitura

Potiguar 8:2.qxd 9/7/2011 18:36 Page 2

Page 9: PN - Edição 380

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Vereadora se

preocupa comsituação de professores

Edição 380 | Parnamirim, 11 de julho de 2011 - segunda-feira

setrans x astomp

Justiça proíbe transportes opcionais de Parnamirim

Pág. 3

RAUL PEREIRA

JUIZ MANDA SUS-PENDER TRANSPORTEOPCIONAL

O SETRANS – Sindicatodas Empresas de Transpor-tes de Passageiros do RioGrande do Norte - ingres-sou com uma medida judi-cial, Ação Cautelar Inomi-nada contra Celso Alves Fi-lho ME, proprietário de veí-culos de transporte opcio-nal que fazem a linha Par-namirim/Natal, no intuitode impedir os transportesde transitar, pelo fato denão estarem de acordo a le-gislação que rege o setor.Ação essa de nº 0802089-45.2011.8.20.0001.

Na ocasião, aduziu que oréu tinha a permissão paraveículos de médio porte enão para o serviço regularde ônibus.

Em decisão liminar o Juí-zo da 4ª Vara da FazendaPublica decretou a suspen-são fazendo com que os veí-culos, dois ônibus, paras-sem de rodar. Passados al-guns dias, o DER não cum-pria a decisão, o sindicatoapresentou petição infor-mando ao juiz que determi-nou em caráter de urgência

a suspensão e a aplicaçãode multa diária no valor deR$ 1.000,00.

O proprietário dos ôni-bus é filiado à Associaçãodos Transportes Profissio-nais de Médio Porte de Par-namirim – ASTOMP - naqual totalizam 28 associa-dos/permissionários quetêm transporte de médioporte.SURPRESAO presidente da associa-

ção, Sadi Retzel afirmouque ficou surpreso da deci-são pelo fato de todos oscarros dos associados sãovistoriados, autorizados ecom ordem de serviço pararodar até 2012.

Ressaltou também quehouve a necessidade decomprar veículos maiorespelo fato da demanda depassageiros da linha ter au-mentado. “Compramosmais carros, pois os passa-geiros da linha estavam re-clamando, principalmenteos estudantes, e todos osnossos carros estão de acor-do com a legislação. Na li-nha de Ponta Negra, os úni-cos ônibus que estão cum-prindo a nova lei de acessi-bilidade são os nossos, osoutros nenhum”, destacou

o fato que nenhum dos car-ros, que fazem a mesma ro-ta dos ônibus afetados peladecisão, se adequaram a leide acessibilidade”.

Após as adaptações nostermos da norma, os ônibusterão que dispor de locaispara cadeirantes, cães-guia,atendendo todos os usuá-rios com deficiência, sejaela física, visual, dentre ou-tras.

“Os carros que foram im-pedidos de transitar com-portam 23 passageiros sen-

tados com todas as adequa-ções da lei de acessibilidadee, segundo a lei os veículosde médio porte, podemtransportar de 10 a 25 pas-sageiros sentados”, finali-zou o presidente da AS-TOMP, enfatizando que oDecreto Estadual nº16.255/2002 em seu art. 9º,estipulou a subdivisão dosserviços de transporte cole-tivo rodoviário intermunici-pal de passageiros do nossoestado onde consta que ser-viço de transporte opcional

de médio porte - deverão serutilizados veículos com ca-pacidade variável de 10(dez) a 25 (vinte e cinco)passageiros sentados.LACUNAPara preencher a lacuna

deixada pela suspensão dosdois ônibus, uma empresafiliada ao SETRANS já dis-ponibilizou ônibus para tal.

O usuário, estudante uni-versitário, Igor Fernandoafirma que “os carros quefaziam a linha de Ponta Ne-gra eram novos, não sei o

porque que pararam de ro-dar”, destacou.

Foi apresentado o recur-so à decisão judicial e o de-sembargador recebeu, masnão concedeu o efeito sus-pensivo, o que, por conse-quência, continua tudo domesmo modo, ou seja, a de-cisão permanece com seusefeitos.

Todos os termos da açãocautelar podem ser alcança-do através do portal do Tri-bunal de Justiça do RN –www.tjrn.jus.br.

trabalho

Área rural recebe mutirão de saúde

Sadi Retzel no PN com o jornalista Raul Pereira Transporte opcional linha P: problemas com o Setrans

A equipe da Unidade deSaúde da Copab e o pes-soal do Nasf participaramno último dia 5, de um mu-tirão numa área rural deParnamirim com o objeti-vo de levar atendimentomédico, vacinação, trata-mento odontológico eorientações à comunidadeque enfrenta dificuldadespara se deslocar até o pos-to.

Os atendimentos foramrealizados nas instalaçõesda Assembléia de Deus,próximo ao Jiqui Clube,em Nova Parnamirim, eatraiu o interesse de mui-tos moradores. Maria das

Graças Silva de Freitas fezquestão de comparecer eusufruir dos serviços ofere-cidos.

“Se eles não viessem atéaqui não teria como ir atéà unidade. Nós não temostransporte e nem dinheiropara ir até lá”, justificou.

A diretora da unida,Cristina Shyrley, explicouque a equipe sempre pro-move esses mutirões e o re-sultado tem atendido asexpectativas. “A equipe doNasf hoje está orientandoas pessoas sobre alimenta-ção e os cuidados com dia-betes. Mas também esta-mos oferecendo tratamen-

to com o dentista e o clíni-co geral”, disse.

O mutirão vai continuarna parte da tarde e as equi-pes também levaram medi-camentos da farmácia bá-sica para distribuir entre osmoradores que necessi-tam”, disse.PARQUEA Fundação Parnami-

rim de Cultura iniciou nodia 10, o Projeto CulturalDomingo no Parque, cujaproposta é oferecer umanova opção de lazer aosparnamirinenses no Par-que Temático Aluízio Al-ves, no bairro da Cohabi-nal, a partir das 16 horas.

ação

Conselho de Juventude se reúneIntegrantes do Conselho

da Juventude de Parnami-rim reuniram-se na manhãdo dia 8, na sala de reu-niões do Centro Adminis-trativo para discutir a pro-posta de programação da 1ªConferência Municipal dosDireitos da Juventude, pre-visto para acontecer no dia19 de agosto, na UnP, nobairro de Santos Reis.

Anderson Quirino, presi-dente do Conselho, explicouque durante o evento a idéiaé fazer uma mesa redondapara debater os desafios eperspectivas das políticas pú-blicas no Brasil, no RioGrande do Norte e em Par-namirim. Integrantes serãodivididos em grupos para

discutir alguns temas. Sãoeles: Desenvolvimento daEmancipação do Jovem;Saúde e qualidade de vida dojovem; Desenvolvimento daparticipação Juvenil; Cultura

e Comunicação do Jovem eIgualdade de Oportunidadespara todos os Jovens. Duran-te o evento também serão es-colhidos os delegados para aConferência Estadual.

Membros discutem propostas da Conferência da Juventude

Parnamirim Capa:2.qxd 9/7/2011 18:03 Page 2

Page 10: PN - Edição 380

[email protected]@potiguarnoticias.com.br

“As rosas não falam, simplesmente as rosas

exalam o perfume que roubam de ti”

Cartola, compositor brasileiro

“Disparo cont ra o so l , sou for te , sou por

acaso. . . ”

Cazuza, roqueiro brasi le iro

Alipio MAthiAs Borges

é o vencedor dessa semana da Promoção Navegue no Marina Badauê

O portal potiguarnoticias.com.br está comuma super promoção. Cadastre-se e con-

corra a uma passeio de barco no MarinaBadauê, com direito a acompanhante.Além disso, você tem direito a um almoçono charmoso restaurante do MarinaBadauê, localizado na praia de Pirangi.

Kátia PiresNo último dia 9, quem

completou idade nova foi avereadora Kátia Pires. A colu-na deseja parabéns a edil.

EscândaloDeu no informativo Ro-

berto Guedes em e-mail: “Aadvogada natalense LorenaCosta, integrante da Defen-soria Pública Federal no RioGrande do Norte, foi impe-dida de trabalhar há poucosdias, na Base Aérea de Par-namirim, pela segurança lo-cal, que lhe exigiu subme-ter-se a ficar nua, diante deuma sargento, para ter aces-so a um de seus assistidos,conforme denúncia divulga-da esta semana pela revista“Carta Capital”. Sem cedera esta aberração, não podecumprir sua missão naárea.”

CapacitaçãoDe 18 a 22 do corrente a

Secretaria Estadual de Saúdepromoverá em Caicó um cur-so de capacitação para os téc-nicos municipais e estaduaissobre o Inquérito Nacional dePrevalência da Esquistosso-mose Mansoni.

Retaliação?

Por Henrique ter lan-

çado Hermano prefeito

de Natal em 2012, impe-

dindo que os Alves se

unam na capital, o depu-

tado Agnelo deverá

apoiar Robinson Faria

para senador em 2014.

Inclusive, o vice-gover-

nador já deu a sigla PSD

para Neco em Parnami-

rim. O presidente será o

hoje melhor amigo do

deputado: Homero Grec.

Siderley em Nísia?Com a possível candida-

tura do vereador parnami-

rinense Siderley a prefeitu-

ra de Nísia Floresta, abre

mais vagas para novatos.

Sem contar com o aumen-

to do número de parla-

mentares.

Gilson 2012Depois de abandonar o

grupo político que conferiu

grande votação ao deputa-

do Gilson enquanto candi-

dato a prefeito de Parnami-

rim, ele voltou a se pro-

nunciar como candidato

do partido micarlista no

ano que vem. Gilson pro-

paga que existe pesquisas

que lhe conferem boa pon-

tuação. Mas não divulga.

OpiniãoPara o ex-vereador Fer-

nando Fernandes, Gilson

Moura faz política pensan-

do apenas em si próprio.

Prazo

Vai se encerrar daqui a

três meses, a 7 de outubro, o

prazo para a filiação parti-

dária dos cidadãos que dese-

jarem disputar mandatos

eletivos em 2012, de acordo

com o calendário eleitoral

divulgado recentemente pe-

lo Tribunal Superior (TSE).

Luta

Através de seu twitter

pessoal, o deputado federal

João Maia (PR) anunciou

que vai iniciar uma luta pa-

ra a vinda de um Núcleo da

Empresa Brasileira de Pes-

quisa Agropecuária para o

Rio Grande do Norte. Para

isso, disse ser de grande im-

portância a união de todas

as forças políticas do Esta-

do.

CDL de CaicóA Câmara de Dirigentes

Lojistas de Caicó ganharáseu “reconhecimento deutilidade pública”, projetoeste aprovado recentemen-te na Assembléia Legislati-va do RN.

O projeto de lei agoraaguarda apenas a sançãoda governadora RosalbaCiarlini (DEM). O reco-nhecimento credencia aCDL para celebrar futurosconvênios junto aos ór-gãos estaduais, bem comoreceber recursos paraações, dentre elas a Feirade Negócios do Seridó.

Conexão PotiguarA vereadora Elienai Cartaxo será entrevistada no progra-

ma Conexão Potiguar na terça-feira, às 14h30. Assunto: coor-

denação do PMDB Jovem na cidade Trampolim da Vitória.

Você concorda com o movimento Fora Micarla?

Vote em:

www.potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

A terra tremeMoradores de Florânia sentiram tremores de terra na ma-

nhã da sexta-feira (08). De acordo com a UFRN, o tremorde terra foi registrado às 7h47.

Autista natalense grava paraCriança Esperança

Foi gratuitamente aberto ao público o espetáculo

em que o cantor natalense Jobson Maia gravou, ao

meio-dia do domingo, 10, depois de amanhã, no teatro

Alberto Maranhão, em Natal, com equipe especial-

mente enviada pela Rede Globo, sua participação na

edição 2011 do “Criança Esperança”. Autista que su-

pera suas limitações interpretando sucessos imortali-

zados pelo cantor e compositor Roberto Carlos, Job-

son é o único “cloner” deste em todo o mundo a quem

o “Rei” concedeu autorização para imitá-lo.

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Boa Esperança loja 3O empresário Ronaldo Araújo acelerou a construção da

loja 3 do Supermecado Boa Esperança, que ficará no

Parque Industrial.

Novo Serve BemO empresário Gilvan Mikelisson anda feliz da vida com as

obras do novo Serve Bem na cidade de Santa Cruz.

Mikelisson já está em Parnamirim, em Nova Cruz e acelera

a terceira loja.

Compondo chapaTrês nomes são comentados para compor a chapa de

reeleição de Maurício Marques: o atual vice-prefeito

Epifânio Bezerra, a vereaora Lucinha Thiago e o ex-

vereador Homero Grec Sá.

Parnamirim 2:2.qxd 9/7/2011 18:08 Page 2

Page 11: PN - Edição 380

Cotovelo sedia etapa de Circuito de Surfesporte

A praia de Cotovelo foipalco da 2ª etapa do Circui-to Smolder Surf Kids quefoi realizada nos dias 9 e 10de julho. Esta foi a primeiravez que Parnamirim sediaum evento de surf. O circui-to tem o apoio da PrefeituraMunicipal de Parnamirim,através da Secretaria de Tu-rismo, Esporte e Lazer.

O evento reuniu a garota-da das categorias de base detodo o Nordeste. O circuitopretende incentivar a práti-ca do esporte entre a crian-çada e dar visibilidade paraa qualidade dos atletas mi-rins do Rio Grande do Nor-te.

Para o secretário de Tu-rismo, Esporte e Lazer deParnamirim, Rogério San-tiago, o evento é uma formade unir turismo e esporte.“É uma maneira de desper-tar a prática do surf para aspessoas que moram no lito-

Surfistas entraram em competição em Parnamirim

divulgação

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASParnamirimParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

ral de Parnamirim”, afirma.O campeonato é homolo-

gado pela Federação de Surfdo RN e nesta segunda eta-pa vai contar com as catego-rias Júnior (18), Kid (8), Pe-tit (10), Grommet (12) ini-ciante (14), Mirim (16) ePais (que tenham filhos ins-critos no evento). Os atletas

que moram nas comunida-des Pium, Cotovelo e Piran-gi do Norte tiveram as ins-crições garantidas pela pre-feitura. Bastou apresentarcomprovante de residênciaem nome da mãe ou do pai.

Para a premiação destasegunda etapa já estão ga-rantidos blocos Teccel para

os primeiros colocados dascategorias Kid, Petit,Grommet Iniciante, Mirime Júnior; e Kit Smolder etroféu do 1º ao 4º lugar paratodas as categorias. Alémdisso, o evento terá a SpyExpression Session paraatletas convidados, inclusi-ve com premiação para oaéreo mais alto e também omais inovador.

A 2ª etapa do CircuitoSmolder Surf Kids teve sis-tema de notas online e foitransmitida ao vivo pela in-ternet, através do sitewww.smolder.com.br. To-dos os vídeos do evento se-rão produzidos pela equipeSurf TV.

O Circuito Smolder SurfKids teve ao todo quatroetapas e, ao final, distribuiucinco passagens aéreas, idae volta, para qualquer lugarda América do Sul entre oscampeões gerais.

Kátia Pires preside audiência pública com educadoresação legislativa

Após receber na últimaterça feira, dia 5, uma comis-são de professores, formadapor representantes do Sindi-cato do Trabalhador no Ser-viço Público Municipal deParnamirim (SINTSERP),em seu gabinete, a vereadoraKátia Pires fez cumprir o quehavia sido solicitado pela ca-tegoria, que enviou à Câmaraum ofício solicitando umaAudiência Pública, com obje-tivo de tratar a greve dos tra-balhadores em educação nomunicípio, que já acontece hámais de 45 dias.

A Audiência Pública foirealizada e presidida pela ve-readora Kátia Pires, na últi-ma quinta feira, dia 7, e con-tou com a presença de deze-nas de professores, além deJocelin de Lima Bezerra, Ale-

xander Brito e João MariaSilva, todos representantes doSindicato. A ausência dos ve-readores foi motivo de críti-cas e indignação, já que naoportunidade, além de Kátia,apenas a vereadora WalquíriaFonseca esteve presente. DEVER

CUMPRIDO

Kátia, que havia aceitado opedido da classe educadorapara levar ênfase a propostados professores, de aumentosalarial até o Executivo, sen-te-se com seu dever e papel deparlamentar cumpridos.

“Fomos até o prefeito e en-fatizamos a proposta da clas-se, mas o Executivo nos mos-trou e enviou o Projeto de LeiComplementar”, explicouKátia, acrescentando que co-mo vereadora pode ser ape-

Vereadora Kátia com professores e educadores na Câmara

divulgação

nas uma intermediadora,mas não tem poder para defi-nir se o resultado será positi-vo ou não para ambas as par-tes.

“Queremos que tudo se re-solva da melhor forma, prin-cipalmente para a sociedade

que fica aguardando o desfe-cho. Sabemos dos direitos edas reivindicações dos profes-sores, mas o que podemos fa-zer, nós fizemos. E estareiaqui sempre que alguma clas-se precisar ser ouvida, esse énosso papel também”, diz.

Parnamirim 3:2.qxd 9/7/2011 16:08 Page 2

Page 12: PN - Edição 380

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 4:2.qxd 8/7/2011 16:34 Page 2

Page 13: PN - Edição 380

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 380 | Parnamirim, 11 de julho de 2011 - segunda-feira

saúde alimentar

RN terá conferências regionais sobre segurança alimentar

A trajetória de

vida do professor

e ex-vereador

Palhares.

Pág. 5

TERRITÓRIO MATOGRANDE 12/07/2011

Ceará Mirim – Auditóriodo Centro Cultural, BentoFernandes, Caiçara do Nor-te, Ceara-Mirim, Jandaíra,Jardim de Angicos, João Câ-mara, Maxaranguape, Para-zinho, Pedra Grande, PoçoBranco, Pureza, Rio do Fo-go, São Bento do Norte, SãoMiguel do Gostoso, Taipu,

Touros.

TERRITÓRIO AGRES-TE LITORAL SUL

26/07/2011 Santo Antô-nio, Arês, Baía Formosa, Bre-jinho, Canguaretama, Espiri-to Santo, Goianinha, Jundiá,Lagoa Danta, Lagoa de Pe-dras, Lagoa Salgada, Monta-nhas, Monte Alegre, NísiaFloresta, Nova Cruz, Passa-gem, Pedro Velho, Santo An-

tônio, São José de Mipibú,Senador Georgino Avelino,Serrinha, Tibau do Sul, Vár-zea, Vera Cruz, Vila Flor.

TERRITÓRIO ALTOOESTE 21/07/2011

Pau dos Ferros – Auditórioda UERN

Alexandria, Água Nova,Almino Afonso, AntônioMartins, Coronel João Pes-soa, Doutor Severiano, En-canto, Francisco Dantas, Fru-tuoso Gomes, João Dias, Joséda Penha, Lucrécia, Luís Go-mes, Major Sales, MarcelinoVieira, Martins, Paraná, Paudos Ferros, Pilões, Portalegre,Rafael Fernandes, Riacho daCruz, Riacho de Santana,São Francisco do oeste, SãoMiguel, Serrinha dos Pintos,Taboleiro Grande, TenenteAnanais, Venha-Ver, Viçosa.

TERRITÓRIO SERIDÓ19/07/2011

Caicó – Auditório IFRNAcarí, Bodó, Caicó, Car-

naúba deDanta, Cero Corá,Cruzeta, Currais Novos, Equa-dor, Florânia, Ipueira, Jardimde Piranhas, Jardim do Seridó,Jucurutu, Lagoa Nova, OuroBranco, Parelhas, Santana doMatos, Santana do Seridó, SãoFernando, São João do Sabugi,

São José do Seridó, São Vicen-te, Serra Negra do Norte, Te-nente Laurentino Cruz, Tim-baúba dos Batistas.

TERRITÓRIO TERRAPOTIGUARAS28/07/2011 Natal - CE-

MUREExtremoz, Macaíba, Natal,

Parnamirim, São Gonçalo doAmarante.

TERRITÓRIO TRAIRÍ02/08/2011

Santa Cruz – Auditório doIFRN

Campo Redondo, CoronelEzequiel, Jaçanã, JanuárioCicco, Japi, Lajes Pintadas,Monte das Gameleiras, Passae Fica, Presidente Juscelino,Santa Cruz, Serra de SãoBento, São Bento do Trairí,São José do Campestre, SítioNovo, Tangará

TERRITÓRIO SERTÃO

CENTRAL E LITORALNORTE

04/08/2011 Macau – locala definir

Afonso Bezerra, Angicos,Caiçara do Rio do Vento, Fer-nando Pedroza, Galinhos,Guamaré, Lajes, Macau,Pe-dra Preta, Pedro Avelino.

Alimentação balanceada é primordial para o povo

fotos: arquivo pn

ação

São Tomé: Secretaria de Saúderealiza conferência municipal

O Conselho Municipalde Saúde e a Secretaria Mu-nicipal de Saúde de São To-mérealizaram a 4ª Confe-rência Municipal de Saúde,com o tema: "TODOSUSAM O SUS! SUS NASUA SEGURIDADE SO-CIAL, POLÍTICA E PA-TRIMÔNIO DO POVO

BRASILEIRO".INVESTIMENTOPara o prefeito Anteomar

Pereira, o Babá, investir emsaúde é fundamental paramelhorar a qualidade de vi-da da população do municí-pio e consequentementepreparar os munícipes parao futuro.

em prol da comunidade

Câmara de Nísia Floresta mostrapreocupação com segurança

Durante uma reunião como Dr. Aldair da Costa, secre-tário da Defesa Social do RioGrande do Norte, o presiden-te da Câmara dos Vereadoresde Nísia Floresta, EugênioGondim, juntamente com ou-tros presidentes da GrandeNatal, pediu apoio para a po-lícia civil do município.

Eugênio destacou os servi-ços do tenente Roure, de-monstrando os bons resulta-dos com relatórios referentesao combate a criminalidadeem Nísia Floresta. Tambémfoi solicitado pelo presidentemais estrutura para a polícialocal para que as investiga-ções sejam mais eficazes.

ambulâncias

Secretaria libera funcionamentoda Samu no Vale do Açu

A subsecretária Estadual deSaúde, Dorinha Bulamarqui,esteve na manhã da sexta-fei-ra, 01, no município de Assú,para liberar o funcionamentodo SAMU regional, instaladono Hospital Regional DoutorNelson Inácio dos Santos.

LIBERADAEmbora tenha sido inaugu-

rada no dia 18 de junho, so-

mente na sexta-feira a unida-de foi totalmente liberada pa-ra entrar em funcionamento,uma vez que as equipes, tantoa básica quanto a avançada,permaneciam em treinamentoaté a quinta-feira, 30 de junho.

As ambulâncias estão devi-damente equipadas e prontaspara atender a população doAssú e do Vale do Açu.

Preparatórias para 3ª Con-ferência Estadual de Seguran-ça Alimentar e Nutricional doRio Grande do Norte serãorealizadas, desde a últimaquarta-feira, 6 de julho, dezconferências territoriais, en-volvendo todos os municípiosdo Estado.

A Conferência Estadual se-rá realizada nos dias 31 deagosto e 1 de setembro, emNatal, e é preparatória para aIV Conferência Nacional, queserá promovida no período de7 a 10 de novembro, em Sal-vador (BA), cujo lema é ALI-MENTAÇÃO ADEQUADAE SAUDÁVEL: DIREITODE TODOS.

A realização das etapas ter-ritoriais, estaduais e nacionalda CONESAN tem por obje-tivo o cumprimento do com-promisso do Governo brasi-leiro de promover a realiza-ção do Direito Humano à Ali-mentação Adequada(DHAA).

Passos importantes têm si-do dados na construção deuma concepção, implementa-ção e coordenação de políti-cas e programas públicos paraa efetivação desse direito.Uma dessas iniciativas é a re-gulamentação de instânciasfundamentais do Sistema Na-cional de Segurança Alimen-

tar e Nutricional (SISAN),como o Conselho Nacionalde Segurança Alimentar eNutricional (CONSEA) e aCâmara de Segurança Ali-mentar e Nutricional (CAI-SAN).

No Rio Grande do Norte,o processo de realização dasConferências Territoriais écoordenado pelo ConselhoEstadual de Segurança Ali-mentar e Nutricional do RioGrande do Norte (CONE-SAN) e executado pela Secre-taria Estadual de Trabalho,Trabalho e Assistência Social(SETHAS). A Federação dosMunicípios dos Rio Grandedo Norte integra a ComissãoOrganizadora das Conferên-cias Territoriais que obedece-rão o seguinte calendário:

CALENDÁRIO DASCONFERÊNCIAS TERRI-TORIAIS, ESTADUAL ENACIONAL – 2011

TERRITÓRIO DO PO-TENGÍ 14/07/2011

São Paulo do Potengi – Câ-mara Municipal, Barcelona,Bom Jesus, Ielmo Marinho,Lagoa de Velhos, Riachuelo,Ruy Barbosa, Santa Maria,São Paulo do Potengi, São Pe-dro, São Tomé, Senador Elóide Souza.

Autoridades reunidas para debater assunto

Agentes de saúde falam durante evento

As ambulâncias estão prontas para atender população

Municipios Capa:2.qxd 9/7/2011 15:26 page 2

Page 14: PN - Edição 380

goianinha

Convênio para iluminação do estádio Nazarenão é assinadoO Governo do Estado,

por meio da Secretaria daInfra-estrutura, assinou noúltimo dia 6, um convêniocom a Prefeitura de Goiani-nha referente à iluminaçãodo estádio José Nazarenodo Nascimento, o Nazare-não. Com custo total de R$293.640,27, a obra terá doEstado o repasse de R$264.276,24 e do municípiode Goianinha R$29.364,03.

Serão construídas dez tor-res, com um total de 120kw

de iluminação distribuídas,cada uma com seis refleto-res, além de uma sub-esta-ção transformadora. A obrafinalizada possibilitará aoNazarenão receber jogos dasérie C e D a noite, além deassegurar um estádio comcapacidade para servir deapoio durante a Copa de2014.

O convênio foi assinadopela governadora RosalbaCiarlini, a secretária de Es-tado da Infra-estrutura, Ká-

tia Pinto e o prefeito deGoianinha, Júnior Rocha.ATLETAS

Os atletas de Goianinhacontinuam obtendo bons re-sultados nas competiçõesprofissionais.

A equipe de atletismo domunicípio venceu o Cam-peonato Estadual Caixa deAtletismo Adulto.

O evento foi realizado nofinal de semana passado (2 e3/07), na pista de atletismoMagnólia Figueiredo, no

CAIC, na capital potiguar.A competição promovida

pela Federação de Atletismodo RN contou com a parti-cipação de cerca de 150 atle-tas de vários clubes do esta-do.

A equipe masculina daLiga Desportiva de Goiani-nha foi a grande campeã e aequipe feminina terminou oevento com o vice-campeo-nato. O resultado dos atletasde Goianinha é fruto demuita dedicação.

festa

Passa e Fica tem festejos juninosNeste ano de 2011 a Pre-

feitura de Passa e Fica op-

tou por fazer não uma, mas

várias festas atendendo, as-

sim, todas as comunidades e

bairros que se propuseram

comemorar com festa este

período tão concorrido para

os nordestinos, os festejos

juninos.

Durante todo o mês de ju-

nho e alguns dias de julho, o

ciclo de festas dos santos

movimenta todos os mora-

dores com arraiás, comidas

típicas, fogos e o tradicional

forró e o melhor de tudo, tu-

do patrocinado pela Prefei-

tura Municipal, na atual ad-

ministração Pedro Lisboa, o

Pepeu. Tudo totalmente

grátis, cada comunidade se

integrou na organização e

estão fazendo a diferença,

cada uma a seu estilo. E em

todas elas um fator a se des-

tacar: a alegria.

Em várias comunidades

e bairros foi possível encon-

trar pessoas que raramente

saem de casa, mas neste pe-

ríodo participam assistindo

seus filhos, sobrinhos, pa-

rentes ou vizinhos dançan-

do a tradicional quadrilha

junina.

educação

Suecos querem parceria com GuamaréGrupo de cientistas sue-

cos demonstra interesse emparceria educacional comGuamaré.

O grupo, composto dequatro cientistas e técnicos,mencionou a necessidade degovernança entre a Prefeitu-ra, a iniciativa privada e asociedade quanto à educa-ção ambiental da população

Em visita na última sexta-feira, um grupo de cientistasda Universidade de Doras,Suécia, demonstrou interes-se em uma parceria educa-cional e técnica com a cida-de de Guamaré.

A convite do prefeito, Au-ricélio dos Santos Teixeira,

a equipe, especializada emresíduos sólidos e aproveita-mento de lixo, ministrouuma palestra sobre o assun-to na Câmara de Vereadoresda cidade.

Assuntos como o sistemade coleta seletiva e a trans-formação do lixo em produ-tos agregados como bicom-bustíveis, energias e fertili-zantes também foram discu-tidos. MEIO

AMBIENTE

Para o prefeito de Gua-maré, esta visita trouxe co-nhecimento não só aos ges-tores presentes, como a todasociedade do município.

“Sabemos que o maior pa-trimônio a ser preservado éo meio ambiente e com cer-teza todas as informaçõesaqui apresentadas só nostraz resultados satisfatório”,disse.

No evento ainda estive-ram o secretário de MeioAmbiente, José Adécio Fi-lho, o secretário de Plane-jamento, Jeferson Soares, aassessora da Secretaria deTurismo, Rosângela Freire,o secretário de Indústrias eCapacitação, José Carlos,o presidente da ASPAM,Iruvane Galvão, além deprofessores e outros convi-dados.

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Prefeito e governadora Rosalba assinam acordo

Municipios 2:2.qxd 9/7/2011 15:44 Page 2

Page 15: PN - Edição 380

[email protected]

EvandroBorges

O processo de reeleiçãodo Presidente da República,dos Governadores dos Esta-dos e dos Prefeitos Mu -nicipais é considerado ru-moroso, tendo rendido inú-meras acusações ao ex-pre-sidente Fernando HenriqueCardoso, de simplesmentede manutenção do Poder eoportunista.

Os favoráveis a reelei ção,colocava a discussão em tor-no de possibilitar a consoli-dação da conti nui dade ad-ministrativa, acabando devez com obras inacabadas ea descontinui dade de políti-cas públicas, fato que ainda,não aca bou, em que pese amaior rigidez da lei contem -po rânea e em vigência.

A Presidente Dilma colo-cou na ordem do dia a Re-forma Política na leitura damensagem na abertura dostrabalhos legislativos peran-te o Congresso Nacional,reduzida, simplesmente, arevisão eleitoral, que trazardentes temas.

A reeleição no país não éponto consensual, pelo con-trário, a uma expressiva opi-nião contrária ao atual pro-cesso de reeleição, manten-do nos cargos os candida-tos, e denúncias em todaparte do uso da má quinaadministrativa, de captaçãoilícita de sufrágio e utiliza-ção de intermediação parainteresses meramente eco -nômicos.

A relação continuidadeadministrativa e reeleição, naprática vem demonstrandoque não é uma verdade abso-luta, continuando as obrasinacabadas por toda parte,em que pese à melhoria dafiscalização dos Tribunais deContas, do Ministério Públi-co, da mídia, da sociedadecivil e da opinião pública.

O curioso da aprovaçãona CCJ da reeleição, quemerece um plebiscito ou re-ferendo é que foi aprovada amudança da data de posse,retirando do incômodo 1ºde janeiro para o dia 15 dejaneiro, a fim dos agen tespolíticos participarem dasfestividades do rompimentodo ano com tranqüilidade.

O Vice-Presidente da Re-pública, Michel Temer emseu pronunciamento naposse da FECAM em Natal

afirmou que era cético,quanto, a reforma eleitoralpor falta de construção deconsensos, e desde o iníciodo funcionamento da co -missão especial e provi sóriado Congresso, apesar dostemas discutidos, a marchaestá indicando que não ha-verá mudanças.

A aprovação da manu -tenção da reeleição, colocapor outro lado, o fim da dis-cussão do tamanho dosmandatos, de quatro paracinco anos, que o atual pre-sidente do Senado, JoséSarney, quando presidente,também, conseguiu apro -var, acrescentando mais umano ao seu mandato, tam-bém, com intensas de -núncias nada abonadoras.

O alongamento do man -dato de quatro para cincoanos estava sendo colocadocomo uma compensação pa-ra acabar a possibilidade dareeleição, assegurando umamaior alternância no poder,para oxigenar melhor a ad-ministração pública.

Os debates em torno da re-forma eleitoral, com está, pa-rece que interessa a Presiden-ta da República, dei xan do asua articulação po lítica maissossegada para iniciar a suagestão que come ça com umchoque de austeridade, defreio no exagerado cresci-mento eco nô mico evitando ainfla ção, de medidas políti-cas de certa forma, conside-rada impopulares.

A Presidenta da Repúbli-ca, no processo legislativobrasileiro, possui reservasde iniciativas, podendo teradiantado os debates noCongresso com a apresenta-ção de Emendas Constitu-cionais e Projetos de Lei pa-ra efetivamente, ser realiza-da a Reforma Política dese-jada, haja vista, a base par-lamentar formada commaioria folgada.

A reeleição mantida pelaCCJ não foi animador, pa-ra uma intensa reforma elei-toral, que seus resultadosnão serão empregados napróxima eleição municipal,por falta do prazo previstono Art. 16 da ConstituiçãoRepublicana, ‘não se apli-cando à eleição que ocorraaté um ano de sua vigên-cia’.

Reeleição. Reforma Eleitoral ePolítica. Falta de Consensos

evento

Prefeito Klauss, secretários e participantes do evento

divulgação

Poder Legislativo teve aprovação em pesquisa científica

A manutenção da Reeleição na CCJda Câmara Federal e a Reforma

O Sebrae promoveu de 4a 8, a “Oficina Sebrae deEmpreendedorismo”, emExtremoz, contanto com aparceria da prefeitura, pormeio da Secretaria de Tra-balho, Habitação e Assistên-cia Social. Cerca de 300 co-merciantes informais parti-ciparam da oficina.

O público alvo foi forma-do por empreendedores in-dividuais, empresários damicro e pequena empresa,empresários informais, pres-tadores de serviços, ambu-lantes, camelôs, autônomose pessoas com a intenção demontar o seu próprio negó-cio.

A oficina ocorreu no Gi-násio Poliesportivo do con-junto Estrela do Mar, comofertas de aulas de gestão eempreendedorismo, diaria-mente, no turno da noite,ministradas pelos instruto-res do Sebrae. Dez salas deaulas foram montadas noespaço, além de área paraexposição e comercializa-ção de produtos dos alunos.

Durante todas as manhãs, oSebrae promoveu palestrasvoltadas para os temas em-preendedorismo, gestão epara o servidor público. Es-sas palestras ocorreram noauditório da Secretaria deAssistência Social.

“Os participantes tiverama oportunidade de colocarem prática o conhecimentoadquirido nas aulas. A Feirado Empreendedor é umexemplo disso”, comentoua secretária adjunta de As-sistência Social, Neide Pe-reira. O economista do Se-brae, José Constantino, dis-se que a última etapa foi aoportunidade de formaliza-ção dos comerciantes infor-mais. “Esse, sem dúvida, foium dos momentos mais im-portantes do evento, poismuitos deles tiveram a opor-tunidade de formalizar oseu negócio”, explicouConstantino.

A formalização dos co-merciantes ocorreu na sex-ta-feira, 8, das 08h às 18h,no Telecentro da SMTHAS,

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

esporte e lazer

Tangará recebe jogo histórico defutebol e alegra desportistas

Os amantes do futebolem Tangará puderam ma-tar a saudade dos craquesque marcaram época peloABC de Natal. No sábadodia 2, em jogo amistosocontra um selecionado lo-cal, o Master do ABC, des-filou em campo talento equalidade, ainda que com aidade avançada dos seusatletas.

Na verdade, o gol de pla-ca foi marcado pelo ideali-zador do evento, vereadorElias Albuquerque, quejunto com a equipe da Se-cretaria Municipal de Es-porte e Turismo e o totalapoio do prefeito JorgeEduardo trouxe o eventopara homenagear Luiz An-tônio Carneiro (Luiz Baia-no), que partiu prematura-mente e deixou muitas sau-dades para amigos e fami-liares. Luiz Baiano era umtorcedor fanático do ABC

e uma pessoa muito caris-mática que esbanjava ale-gria. Antes do início do jo-go, os familiares de Luizforam agraciados com umacomenda oferecido pelosorganizadores do evento.Vários ídolos consagradosda equipe potiguar marca-ram presença. A equipe dotécnico Álvaro (ex-joga-dor) venceu os tangaraen-ses pelo placar de 1 x 0. Odestaque da equipe de Tan-gará foi o jogador Zinho, omesmo que começou noABC e teve passagens porgrandes equipes do futebolbrasileiro.

O futebol em Tangarárecebe apoio e investimen-to da Prefeitura Municipal,na atual administração Jor-ge Bezerra, o Jorginho, quevê o esporte como fonte delazer, qualificação e cida-dania, afastando jovens demaus caminhos.

medalha

Câmara de São José de Mipiburecebe reconhecimento

O vereador mipibuenseJamaci Oliveira (PMDB),foi indicado pela populaçãomipibuense como o verea-dor mais atuante. A pesqui-sa foi realizada pelo Institu-to Tiradentes, conferindo aorepresentante do povo mipi-buense a Medalha Impera-dor Dom Pedro II.

A “Medalha Imperador

Dom Pedro II” é conferidaapenas a políticos comaprovação em pesquisacientífica, mediante criterio-sa seleção, que possuam ili-bada reputação ético-morale significativos trabalhosprestados à comunidade.

Para o presidente da Câ-mara Kerinho, isso mostra aforça da legislatura atual.

Sebrae realiza Oficina deEmpreendedorismo em Extremoz

e foi realizada por umaequipe de técnicos do Se-brae. Os documentos neces-sários foram apenas a iden-tidade, CPF e comprovantede residência.

À noite, o evento foi en-cerrado no Ginásio de Es-portes, com uma grandeFeira de Empreendedoris-mo e entrega de certificados

para os novos empreende-dores formais.

O prefeito Klauss disseque a oficina foi uma gran-de oportunidade de formali-zação e de negócios para osmicroempresários da região.“Foi pensando no desenvol-vimento da cidade que bus-camos parcerias como es-sas”, declarou o gestor.

divulgação

Municipios 3:2.qxd 9/7/2011 15:52 Page 2

Page 16: PN - Edição 380

Servidores distribuem material sobre cidadania

EMERSON DO AMARAL

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

cidadania

Violência contra o idoso é combatida em Parnamirim

transito

Setra intensifica implantação de sinalização na Cohabinal

O objetivo é tornar o tráfego de veículos mais seguro

EMERSON DO AMARAL

A Secretaria de Assistên-cia Social e o Conselho doIdoso promoveram na blit-zen em quatro pontos deParnamirim com o objetivode combater a violênciacontra o idoso. Os pontosescolhidos para panfletagemforam no Centro, Vale doSol, Nova Parnamirim ePium.

Kátia Maria de Jesus Cor-rea, presidente do Conselhodo Idoso, explica que essasações já são uma prepara-ção para a Conferência Re-gional que deve ser realiza-da ainda esse mês. “Sabe-mos através das pesquisasque a violência contra o ido-so está aumentando e o tra-

balho de hoje é justamentepara alertar a população. Te-mos que combater essa vio-lência”, disse Kátia Correa.

Gussala de Oliveira, 65anos, mãe de seis filhos, veiode Monte Castelo para par-ticipar da ação. “Nem sem-pre sou respeitada. E por is-so é importante fazermosesse tipo de ação para que aspessoas tomem consciênciade que também somos cida-dãos e merecemos respei-to”, disse a dona-de-casa.

A equipe da Unidade deSaúde da Copab e o pessoaldo Nasf participaram namanhã de hoje, 5, de ummutirão numa área rural deParnamirim com o objetivo

de levar atendimento médi-co, vacinação, tratamentoodontológico e orientaçõesà comunidade que enfrentadificuldades para se deslo-car até o posto.

Os atendimentos foramrealizados nas instalaçõesda Assembléia de Deus, pró-ximo ao Jiqui Clube, emNova Parnamirim, e atraiuo interesse de muitos mora-dores. Maria das Graças Sil-va de Freitas fez questão decomparecer e usufruir dosserviços oferecidos.

“Se eles não viessem atéaqui não teria como ir até àunidade. Nós não temostransporte e nem dinheiropara ir até lá”, justificou.

EXPECTATIVAS

A diretora da unida, Cris-tina Shyrley, explicou que aequipe sempre promove es-ses mutirões e o resultadotem atendido as expectati-vas.

“A equipe do Nasf hojeestá orientando as pessoassobre alimentação e os cui-dados com diabetes. Mastambém estamos oferecen-do tratamento com o dentis-ta e o clínico geral”, disse.

O mutirão vão continuarna parte da tarde e as equi-pes também levaram medi-camentos da farmácia bási-ca para distribuir entre osmoradores que necessitam”,disse.

A Secretaria Municipalde Trânsito e Transportesde Parnamirim (Setra) estáintensificando a implanta-ção da sinalização horizon-tal e vertical no bairro daCohabinal. Com o objetivode tornar o tráfego de veícu-los mais seguro para moto-ristas e pedestres, a iniciati-va tem como foco principala instalação de faixas para atravessia dos pedestres emfrente às escolas munici-pais, estaduais e tambémprivadas.

De acordo com titular daSetra, Antonio Batista Bar-ros, esta semana teve inícioà implementação deste pro-jeto elaborado pelo departa-mento de engenharia detrânsito da Secretaria, quetambém será levado aos de-mais bairros da cidade.“Hoje começamos na Co-habinal e, no final de sema-na, trabalharemos nas ruasdo Centro, quando há a re-dução do fluxo de veícu-los”, revelou.

Além da sinalização dasfaixas de pedestre e lomba-das, Antônio Batista desta-ca a instalação das placasvisando alertar aos tran-seuntes sobre as novasorientações no local. “Estaé uma medida preventiva

para garantir a segurançatanto de quem anda a pé,como quem faz uso de veí-culos”, disse o secretário.

SEMÁFOROO secretário de Trânsito e

Transporte, Antônio BatistaBarros, revelou que em reu-nião no Departamento deEstrada de Rodagens(DER/RN), órgão respon-sável pela gestão das rodo-vias estaduais, conseguiu agarantia de instalação deum semáforo na avenidaMaria Lacerda, em frenteao posto de combustível lo-calizado próximo ao Boule-vard. “A ordem de serviço

foi assinada e a instalaçãodeve acontecer em, no má-ximo, duas semanas”.

FORÇA NO ESPORTEO Projeto Força no Es-

porte, desenvolvido em par-ceria entre a Prefeitura deParnamirim, Base Aérea eUnP, encerrou na manhã dehoje, 7, as atividades do pri-meiro semestre com um ar-raia nas instalações doCCTAN – Clube de Cabos eTaifeiros. O trabalho que in-clui atividades esportivas eaulas de reforço atende 200crianças de 10 a 14 anos debairros carentes como BelaParnamirim e Liberdade.

O Centro Avançado deSaúde Escolar (Case) co-memorou nesta terça-feira,5 de julho, três anos de ati-vidades em Parnamirim. Oprojeto – pioneiro no Brasil– atende a crianças e ado-lescentes com idade entresete e 14 anos que apresen-tem dificuldade no aprendi-zado. Durante esse períodoo centro contabiliza maisde 14.500 atendimentos aquase mil alunos inscritos.

Como qualquer aniversá-rio os convidados (alunos e

familiares) puderam feste-jar com música, apresenta-ções culturais, além de as-sistir ao show do mágicoBisteskoviski e dos palha-ços Bisteca e Butuca.

O Case atende cerca de30 alunos por dia o quecontabiliza mais de 200 emterapia atualmente. O pro-jeto surgiu da ideia de duascolegas que acalentavam osonho de que Parnamirimpudesse oferecer um servi-ço em que os alunos comdificuldade de aprendizado

pudessem ser estimuladospor uma equipe multidisci-plinar.

A diretora administrativado Case, a psicopedagogaLuciana Siqueira, foi umadas idealizadoras do proje-to. “Apresentamos o proje-to e a prefeitura acatou aproposta. Hoje estamos co-memorando os diversosfrutos do nosso trabalhocom o desenvolvimento decrianças e adolescentes quemelhoraram significativa-mente o aprendizado”

saúde escolar

Case comemora 3 anos de atividade

A costureira Regiane Qué-sia Bezerra dos Santos feste-ja a melhora da filha SamaraHellen Santos Lima, 11anos, aluna do 5º ano da Es-cola Municipal Limírio Car-doso. A menina estudava emuma escola privada quandocomeçou a ser vítima de bul-lying devido ao sobrepesoque apresentava em relaçãoaos colegas da mesma faixaetária. “Por causa disso elaficou com déficit de aprendi-zagem e resolvi trocá-la deescola. Depois dos dois anosem terapia no Case Samara éoutra pessoa”, conta a mãe.

Os filhos gêmeos da dona-

de-casa Karina Barbosa daSilva, Heberton e Elda, fa-zem terapia no Case devidoà falta de atenção na escola.“Eles adoram o tratamento.Gostam tanto que ficam es-perando os dias de participa-rem das atividades de lá”,afirma.

O secretário municipal desaúde, Marciano Paisinho,disse que o Case é o motivode orgulho para a cidade quepode oferecer aos parnamiri-nenses um serviço desse tipo.“Muitas crianças já foramatendidas e prometemos queo serviço continuará funcio-nando para beneficiar outros

milhares de alunos que tam-bém precisam desse tipo desuporte”, garante.TERAPIA

Para iniciar terapia no Ca-se a criança ou adolescentedeve ser encaminhado pelaescola onde estuda (públicaou privada).

Uma ficha com as princi-pais deficiências de aprendi-zagem do aluno deve ser en-viada ao Case pelo professorque a acompanha diaria-mente na escola, se possívelinformando os principais de-talhes percebidos em relaçãoà dificuldade de aprendiza-gem.

saúde escolar

Case: Ação contra bullyings e evasão

Municipios 4:2.qxd 9/7/2011 15:47 Page 2

Page 17: PN - Edição 380

RÔMULO ESTÂNRLEYBastante popular no meio

educacional, esportivo e po-lítico de Macaíba, o profes-sor e ex-vereador Franciscodas Chagas Palhares é umareferência na cidade. Nasci-do em Macaíba, no dia 26de maio de 1948, é o primo-gênito de onze filhos do ca-sal Nazareno Bezerra de Pa-lhares e Helena Galdino doNascimento, já falecida. Omenino, que se tornaria umdos mais renomados educa-dores da cidade, cresceu naAvenida Lagoa Grande.

Iniciou seus estudos cur-sando o primário no GrupoEscolar Auta de Souza, con-cluído em 1960. Depois,cursou o ginásio na EscolaComercial de Macaíba(atual Escola Estadual Dr.Severiano), de 1961 a 1964.O 2º grau foi feito no Colé-gio Agrícola de Jundiaí, de1965 a 1967. No ano seguin-te, se submeteu ao vestibularpara Agronomia emAreia/PB. Foi aprovado,mas não pôde continuar por-que foi convocado para ser-vir o Exército, chegando a segraduar como 3º sargento.Serviu as Forças Armadasaté 1969, no antigo R.O. (Re-gimento de Obuses).

Em 1971, fez novo vesti-bular, desta vez para bacha-rel em Matemática (UFRN).Foi aprovado e estudou até1973. Um ano antes, casoucom Marina Araújo deMendonça Palhares (faleci-

da em 1976), com quem teveos filhos Maxson, Matson eMixson. Passados quatroanos do falecimento da es-posa, Palhares contraiu seusegundo matrimônio, comsua ex-aluna - e hoje profes-sora – Maria Nilbaneide Pe-reira Palhares. Dessa união,nasceram os filhos Naxson eNaxnara.

Depois, fez re-opção pelocurso de Engenharia Elétri-ca com especialização emeletrônica, que foi concluídoem 1978. Em seguida, sesubmeteu a outro vestibular:licenciatura em Ciências.Terminou em 1980. Após es-se curso, fez outras especiali-zações: Matemática Especí-fica do 2º Grau, Matemática

Financeira e Matemática doEnsino Fundamental.

Entre uma formatura eoutra, Palhares encontroutempo para exercer o ofíciode educador. Começou le-cionando na Escola Esta-dual Paulo Nobre e o entãoColégio Comercial Dr. Seve-riano (antigo Comercial).No primeiro, lecionou Mate-mática e Ciências por 35anos; e no segundo, Física eEstatística por 18 anos.

Também atuou na redeparticular de ensino por 12anos, no Centro Educacio-nal Imaculada Conceição(Ceic), nos anos de 1990 e2000, como professor deQuímica e Matemática.Atualmente, o professor Pa-

lhares leciona na EscolaMunicipal Professor Zuza,em Natal. Está lá há 20anos, após deixar o Dr. Seve-riano. Como professor, éconsiderado por seus alunoscomo sendo um educador rí-gido, por exigir bastante emsala de aula. Esse fato, deacordo com Palhares, é ummotivo de orgulho para ele,pois acha gratificante vermuitos dos seus ex-alunosocuparem postos de traba-lho relevantes.

“Quando eu me encontrocom alguns dos meus ex-alu-nos, eles me agradecem poreu ter contribuído com o su-cesso profissional deles”,conta.

Anos atrás, Francisco Pa-lhares foi escolhido o “Pro-fessor Nota 10” na EscolaProfessor Zuza, através deuma pesquisa realizada peloDiário de Natal.

Além de educador, eletambém atuou no desportomacaibense. De 1979 a1985, presidiu o mais impor-tante time de futebol da ci-dade: o Cruzeiro F.C. Nasua gestão, Palhares promo-veu uma estruturação naagremiação: criou os conse-lhos deliberativo, diretivo efiscal. Nesse período, o timese destacou no esporte ama-dor do RN, fazendo apresen-tações em várias cidades doEstado e fora dele. O Cruzei-ro chegou a jogar contra oGuarani de Sobral e o Ferro-viário de Fortaleza.

De professor a político: a trajetóriade Palhares na vida social da cidade

Rômulo Estânrley

[email protected]

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MACAÍBA

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Palhares também presidiu o Cruzeiro F. C.

João Marques: “Ele fez avançar a classe trabalhadora”

foto: rômulo estânrley

MAIS TRÊS REVISTAS SÃO LANÇADAS PELO PROJETO 1ª EDIÇÃO, NO VILARTE

Na tarde do último sábado (2 de julho), Miguel Rude eRodrigo Raniere abriram o espaço do Natal Caricaturis-tas no Vilarte de Ponta Negra para o lançamento de trêsnovas revistas em quadrinhos portiguares: Quantum, deWendell Cavalcanti; Depois de Tudo, de Wagner Michaele Wendell Cavalcanti; e Núcleo Base Quadrinhos, deDickson Tavares e Napoleão Nunes. Também estavam àvenda no evento outros quadrinhos como Natal Terra deNinguém, de Miguel Rude e Wendell Cavalcanti; O Con-tador de Lorotas, de Leo Feitoza; e Mapinguari, de Deus-lir Cabral. Cada exemplar custava R$ 3,00, mas por R$5,00 podia-se adquirir duas revistas de uma só vez.

Essas e outras revistas fazem parte do 1ª Edição, umprojeto sob a coordenação do professor Luiz Elson e rea-lizado pela Fundação José Augusto e Gráfica Manimbucom o objetivo de subsidiar a publicação de histórias emquadrinhos de autores residentes no estado do Rio Gran-de do Norte. Elas podem ser adquiridas nas principaisbancas de revistas de Natal e no Portal GHQ:http://ghq.com.br/s/secoes/revistas/.Educação e política:

as suas duas paixõesPalhares expõe seu pon-

to de vista acerca das suas

duas paixões. Considera a

educação como um “pon-

to frágil” da sociedade, pe-

lo fato do não reconheci-

mento, por parte dos go-

vernantes, àqueles que

realmente são os responsá-

veis pela educação, que

são os professores; além

da negligência dos pais

dos alunos, que jogam to-

da a responsabilidade para

a escola. “No meu enten-

der, a divisão para que ha-

ja uma boa educação deve

ser 25% para os professo-

res; 25% para o aluno; e

50% para a família”, disse,

acrescentando que o atual

quadro da educação é fru-

to da fragmentação da so-

ciedade e da família.

No tocante à política, só

vê um aspecto: a perpetua-

ção no poder. De acordo

com Palhares, prefeitos e

vereadores não fazem ou-

tra coisa a não ser investi-

rem em suas reeleições.

Enfocando para o âmbito

municipal, critica que a

Prefeitura Municipal não

investe na sua sociedade.

Ao invés disso, “importa”

assessores há anos e não

valoriza o comércio local,

esvaziando a renda per ca-

pita para outras cidades.

“A máquina governamen-

tal de Macaíba é importa-

da”, diz.

Já a oposição, segundo

Palhares, considera como

sendo “inexistente”, pelo

fato de não ter conheci-

mento, nem fundamento,

da organização política da

cidade. “A oposição não é

capaz de discutir, nem

apresentar soluções para

uma ação contextual qual-

quer no município”.

Além de professor e des-portista, Palhares também sedestacou na política pisa-na-fulô.

Foi candidato a vereadorpor três ocasiões: 1976, 1988e 1992. Iniciou sua vida polí-tica como candidato pela an-tiga Arena. Mas seu voto foivinculado ao do então candi-dato a prefeito Manoel Firmi-no (MDB). Por conta disso,os votos não serviram paraele, mas para a legenda, ele-gendo Sebastião da Ancar eMoacir Gomes (ambos doMDB).

Foi eleito em 1988, atravésda sigla PMDB. Mas só exer-ceu o mandato por dois anos,pois se afastou para assumiras secretarias municipais deObras e de Serviços Urbanos.Como vereador, Palhares falaque teve o prazer de ser rela-tor da 1ª Constituição Muni-cipal: a Lei Orgânica de Ma-caíba.

A segunda gestão da ex-prefeita Mônica Dantas

(1989-1992) ainda hoje é bas-tante elogiada pelos macai-benses. Mas, segundo Palha-res, foi graças à sua interven-ção, como vereador e secretá-rio municipal, que muitasobras foram realizadas na-quele período – a pista nova(atual Avenida Mônica Dan-tas), o Ginásio Poliesportivo,o prédio da Prefeitura, a re-forma do Pax Clube e a cons-trução do Caic, que, mesmosendo uma obra do governofederal, deveria ter sido edifi-cado em Caicó, mas que foitransferido para Macaíba,graças a um requerimento dePalhares, em Brasília. Fora is-so, ainda houve benfeitoriasna zona rural feitas como se-cretário de Obras.

Em 1992, foi candidato areeleição, mas não obteve êxi-to. Mesmo sem mandato,nunca deixou de participarativamente da política macai-bense. Atualmente, ele presi-de o diretório municipal doPPS.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A COMPANHIA HIPOTECÁRIA BRASILEIRA –CHB e o Prefeito José Nivaldo Araújo de Melo por meioda SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO EASSISTÊNCIA SOCIAL de Baía Formosa/RN, pelo rep-resente edital, que faz publicar em jornal de ampla circu-lação na região, convoca os beneficiários abaixo relaciona-dos do Programa de Subsídio a Habitação de InteresseSocial – PSH, que se encontram em local incerto e nãosabido, os quais apesar de todos os esforços enviados nãoforam localizados, a comparecerem a sede da SecretariaMunicipal de Trabalho e Assistência Social, localizada naRua João Ferreira de Souza, 80, no município de BaíaFormosa, no prazo de 15 (quinze) dias corridos, a partir dadata publicada sob pena de terem suas inscrições declar-adas SEM EFEITO, sendo assim substituídos por outraspessoas. Informamos, ainda, que o não comparecimentodos convocados implicará no cancelamento do contrato fir-mado com a instituição acima referida.

BENEFICIÁRIOS:JOSÉ CARLOS RAMOS DA SILVA e LUZIA DO

CARMO GOMES VIANA.

Baía Formosa(RN), 07 de julho de 2011.

Márcia Christiane de Oliveira NecoSecretária Municipal de Trabalho e Assistência Social

Como vereador, ummandato propositivo

municipios 5:Potiguar 6 x 3.qxd 9/7/2011 15:51 Page 2

Page 18: PN - Edição 380

RN é destaque em evento sobre energiaO RN esteve presente

no "All About Energy2011", Congresso & Feiraque em Fortaleza-CE. Oevento conta com a pre-sença das maiores empre-sas do setor de energiarenovável do mundo,além de representantesde governos, investido-res, pesquisadores e insti-tuições setoriais nacio-nais e internacionais.

O CERNE, com sedenacional em Natal, foi

um dos apoiadores insti-tucionais do evento. Odiretor-geral do centro eex-secretário de energiado RN, Jean-Paul Prates,mediou ontem uma mesade debates técnicos sobreenergia eólica com 13 pa-lestrantes e que contoucom a participação doSenador Ignacio Arruda(PCdoB-CE). "O RioGrande do Norte temgrande satisfação de hos-pedar o maior número de

MW em construção doPaís, fruto de uma políti-ca consistente de poten-cialização e atração des-tes investimentos, reali-zada ao longo dos últi-mos 5 anos", afirmouPrates, durante o encon-tro. "Provamos que te-mos, juntamente com oCeará, o melhor poten-cial eólico do País. Omesmo ocorrerá com aenergia solar. Agora te-mos que buscar a con-

quista de fábricas e tec-nologia autóctone, bus-cando a multiplicaçãomáxima dos efeitos posi-tivos desta atividade, pa-ra as comunidades e aeconomia dos nossos Es-tados.", asseverou. Entu-siasta do segmento, o Se-nador Ignacio Arrudaafirmou que as eólicas,tanto no CE quanto noRN, podem contar com oapoio intenso de toda abancada parlamentar.

eólica

Obra habitacional beneficia centenas de famíliasA Caixa Econômica

junto a Prefeitura deCeará-Mirim, através daSecretaria Municipal deTrabalho, Habitação eAssistência Social, emparceria com o governoFederal, conclui a cons-trução de conjuntos habi-tacionais do ProgramaMinha Casa, Minha Vidae realiza o sonho da casaprópria de centenas defamílias. As construçõesdas obras totalizam a

conclusão de 1.112 resi-dências. É a primeira vezna história do municípioque se vê uma obra tãograndiosa.

No dia 6 foi realizadaa cerimônia para o sor-teio dos endereços da pri-meira etapa de 432 casasdos empreendimentosNatureza Flora e Nature-za Terra, que estão entreos primeiros do Estado eo primeiro de Ceará-Mi-rim, construídos no dis-

trito de Terra da Santa.A solenidade aconteceuno Ginásio de EsportesAderson Elói de Souza.

Efetivamente a cons-trução das casas só setornou realidade devidoao importante compro-misso da atual adminis-tração pública de Ceará-Mirim. A prefeitura via-bilizou a aquisição deterrenos e alvarás, comrecursos do próprio mu-nicípio. Em dezembro de

2009, o prefeito AntônioPeixoto assinou um con-trato com a Caixa Econô-mica Federal para benefi-ciar famílias com rendade até três salários míni-mos, por meio do Progra-ma Minha Casa, MinhaVida, e ficou responsávelem agilizar a compra dasterras na cidade.

O fato é que atualmen-te os beneficiados colhemos frutos plantados noinício da gestão.

ceará-mirim

PÁGINA 6 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Municipios 6:Potiguar 6 x 3.qxd 9/7/2011 16:04 Page 2

Page 19: PN - Edição 380

arquivo pessoal

arquivo pessoal

FábioSantosNa quarta-feira,dia 13, quemcompleta idadenova é FábioSantos, militantedos direitoshumanos no RioGrande do Norte.

CursoO administrador de

empresas FlávioEmílio Monteiro

Cavalcantiministrará desta

segunda-feira, 11, àsexta-feira, 15, um

curso de técnicas denegociação,

promovido pelasuperintendência

regional do InstitutoEuvaldo Lodi.

Festa em Passa e FicaO município de Passa e Fica está tendo diversas festas

juninas, apoiadas pela Prefeitura, para alegrar a

população. O prefeito Pepeu é entusiasta da festa.

Diego NogueiraO teatro Riachuelo confirma para o próximo dia 30 a

apresentação em Natal do sambista carioca Diogo

Nogueira, com o espetáculo “Sou Eu”.

Casa do BemA Casa do Bem vai comemorar um ano de atividadesem sua sede própria em Mãe Luiza, no próximo dia15. Na foto, Flávio Resende com Caio Fernandes

AniversárioTerça-feira, dia 12, quem completa idade nova é abela Rosiana, uma das proprietárias do bar Pé dePimenta, na av. dos Eucaliptos. Parabéns!

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIASSocialparnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

arquivo pessoal

Idade novaQuem faz aniversáriodia 12 é o jornalistaPaulo TarcísioCavalcanti, que serecupera de um infarto.Jornalista dos bons eser humano melhorainda, PTC se preparapara voltar à suapaixão maior: ojornalismo. A equipedo PN deseja melhorase parabéns.

BaíaFormosa

Outro município

que está vivendo

festas juninas

organizadas e

prestigiadas é Baía

Formosa,

administrada pelo

prefeito Nivaldo

Melo.

Municipios 7:2.qxd 9/7/2011 15:24 page 2

Page 20: PN - Edição 380

Festival Semeando Cultura agita Ielmo Marinhoarte

Messias Targino realiza Conferência de Saúdeação

Alunos e professores participaram de evento cultural

PÁGINA 8 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

[email protected]

ClaudinoLeite

DIVULGAÇÃO

Assembleia de Deus de Parnamirim, umainstituição de credibilidade e admiraçãoA Igreja Assembleia de Deus de Parnamirim (ADE-

PAR), sob a liderança do escritor e pastor Elinaldo Re-novato de Lima, ex-Pró-Reitor de Administração daUniversidade Federal (UFRN), vem sendo avaliada co-mo instituição de maior credibilidade no município. Otrabalho eficaz efetuado pelo pastor Elinaldo tem reper-cutido, além das fronteiras cristãs, sendo observado pelapopulação como exemplo de hombridade e admiração aser seguido. O empreendorismo do reverendo e sua brio-sa equipe de trabalho é notado por todos, no qual é ma-nifesto por meio de inúmeras obras que são tocadas pelaigreja pentecostal em todo o município parnamirimnen-se. São ações evangelísticas que não deixam de fora ocaráter social, incluindo nas gestões praticadas peloCentro de Ação Social Eugenio Martins Pires (CA-SEMP) e, na construção, de uma das mais bem estrutu-radas escolas da cidade Trampolim de Vitória, chaman-do a atenção das autoridades e dos políticos.

Igreja BatistaDe 8 a 10 de julho, a Caravana Batista de Natal com o

Grupo Candeeiro Santo promoveu uma viagem missio-nária a cidade de Florânia (RN), a fim de participar da so-lenidade de inauguração da Igreja Batista naquela cidade.

Horários da madrugadaA Igreja Universidade do Reino de Deus (IURD) forma-

lizou oficialmente a sua proposta para a compra dos horá-rios na madrugada do SBT. Uma oferta irrecusável, segun-do uma das pessoas que faz parte do processo, alegando queoutros concorrentes não teriam condições de acompanhar.

TV-UA direção da Televisão Universitária (TVU) da

Universidade Federal (UFRN) tem nova diretora. É ajornalista Maria da Conceição Silva, evangélica

atuante da 2ª Igreja Batista do Natal, localizada naRua Mossoró, em Petrópolis. Substitui a colegaJosimey Costa, a convite do superintendente deComunicação da UFRN, José Zilmar. Ceiça tem

competência e talento para exerce o cargo. Que Deus aabençoe grandiosamente a sua gestão.

Vencer dificuldadesSão nos momentos mais difíceis que achamos que

Deus nos abandonou, mas no enganamos, em todo tem-plo Ele está presente ao nosso lado, esperando que o bus-quemos. Entretanto, não fazemos isso e, consequente-mente, por isso sofremos. Prezados leitores: Precisamosbuscar a Deus e com certeza a oração que é um diálogocom Ele nos ajudará a achar-nos a direção para a nossavida e nos dará conforto em meio a tristeza, paz em meioa tempestade, estabilidade em meio a mudanças, perdãoem meio ao pecado e amor em meio ao ódio. Por meio daoração nos fazemos disponíveis para o Pai Celestial.

Festival de maravilhasA Igreja Internacional da Graça de Deus de Natal, lo-

calizada na Av. Deodoro – Cidade Alta, promoverá de 21a 23, deste mês, na Praça Cívica, do campus universitário,em Lagoa Nova, uma cruzda intitulada: “Festival de Ma-ravilhas”, que terá a participação do seu líder maior omissionário R.R. Soares, além de 30 pastores da Coréia.Você está sendo convidado para participar daquela festaespiritual.

Na sexta-feira, dia 8, acomunidade do municípiode Ielmo Marinho, a 54 kmde Natal, recebeu o I Festi-val Semeando Cultura, comapresentações culturais eexposições das produçõesgeradas nas oficinas do pro-jeto Semeando Cultura. Oprefeito Germano Patriota eo superintendente do Bancodo Nordeste, José Maria Vi-lar estiveram presentes.

O projeto foi realizadoatravés de uma temporadade oficinas de capacitaçãonas áreas de fotografia, co-municação e audiovisual.Em todas as oficinas, osparticipantes fizeram resga-tes culturais que foram re-tratados em fotografias, fo-

lhetos de cordéis, além deproduzirem um programade rádio ao vivo e um vídeosobre a cultura do municí-

pio. Durante o festival foram

distribuídos os folhetos decordel produzidos na ofici-

na. As fotografias dos alu-nos que participaram da ofi-cina de fotografia estarãoexpostas, e foi exibido tam-bém o vídeo produzido pe-los participantes.

A programação reúniuainda a apresentação de ar-tistas da cultura popular domunicípio como o sanfonei-ro Seu Julião e a dupla deemboladores de coco Maçãe Maturi. Aconteceu a apre-sentação da banda de músi-ca de Ielmo Marinho e tam-bém da quadrilha juninaformada pela turma do pró-jovem municipal.

O projeto tem o patrocí-nio do Banco do Nordeste,através do Programa BNBde Cultura.

Prefeitura inaugura brinquedoteca em Humaitásão gonçalo

Uma solenidade brevemarcou a inauguração daBrinquedoteca da Humaitáque aconteceu na manhãdo último dia 2, em SãoGonçalo. O prédio foi inau-gurado pelo prefeito JaimeCalado e teve as bênçãosdo padre André Martins.

O evento ainda contoucom as presenças do presi-dente da Câmara Munici-pal de São Gonçalo, Geral-do Veríssimo, da secretária

municipal de Trabalho eAssistência Social, GiseleMoura e a adjunta AldaSoares, gestores do municí-pio, funcionários públicos emoradores da área.

A Brinquedoteca da Hu-maitá custou R$ 65 mil evai beneficiar dezenas decrianças carentes da região,que a partir de agora vãopoder contar com ativida-des de arte, educação e la-zer. O novo equipamento

social vai ser administradopela Semtas e tem a missãode oferecer um passatempoatrativo para livrar criançasdas situações de risco.

A titular da Semtas, Gi-sele Moura, agradeceu aosenvolvidos no processo deconstrução do espaço.“Quero agradecer a todosque permitiram que a brin-quedoteca fosse uma reali-dade. Estamos cumprindoo nosso papel de gerar con-

dições dignas para esta co-munidade”, declarou.

“O nosso governo nãomede esforços em realizarações de educação e quepermitam um futuro me-lhor para as crianças domunicípio. Essa é umaação de governo importan-tíssima. A Humaitá passoumuito tempo abandonada emerecia essa prova de res-peito”, enfatizou Jaime Ca-lado.

O município de MessiasTargino realizou na quinta-feira, 7 de julho, no Centrode Cultura e Eventos, a IVConferência Municipal deSaúde, que este ano tem co-mo tema: “Todos usam oSUS! SUS na seguridadeSocial, Política Pública,Patrimônio do Povo Brasi-leiro”.

A coordenação da confe-rência realizou um trabalhode mobilização junto aossegmentos organizados pa-ra garantir que representan-

tes das entidades possamparticipar da IV Conferên-cia Municipal de Saúde queacontecerá durante tododia. A programação seráiniciada com o credencia-mento dos delegados as07:30h, em seguida as08:30h – terá Solenidade deabertura, que vai contarcom a presença da prefeitaShirley Targino (PR), Mô-nica Andrade, SecretáriaMunicipal de Saúde e ou-tras autoridades municipais.

Após a leitura para apro-

vação do regime interno te-rá palestra com o tema: To-dos usam o SUS! SUS na se-guridade Social, Política Pú-blica, Patrimônio do PovoBrasileiro”, por Dr. Rober-val Pinheiro de Lima. Tam-bém será debatido o acessoe acolhimento com qualida-de um desafio para o SUS.

A política de saúde na se-guridade social, segundo osprincípios da integralidade,universalidade e equidade;A participação da comuni-dade e controle social; A

gestão do SUS - financia-mento, pacto pela saúde, re-lação público privada, ges-tão do sistema do trabalhoda educação em saúde serãopontos de discussão durantetodo dia.

Após o almoço servidono local da conferência, as14:00h foi feito trabalho emdois grupos com os partici-pantes que vão discutir osdesafios para a estruturaçãoda Atenção Integrada à Saú-de - Acesso, acolhimento,modelos assistenciais.

Municipios 8:2.qxd 9/7/2011 15:57 Page 2

Page 21: PN - Edição 380

PÁGINA 1POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 9/7/2011 17:51 Page 2

Page 22: PN - Edição 380

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Classificados 2:2.qxd 9/7/2011 17:54 Page 2

Page 23: PN - Edição 380

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertastodos os dias.Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas eVerduras, a Sexta da Carne e u fim de semana rec-heado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos emdomicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

VENDE-SETERRENO emMacaíba

Área total: 1.707,30m2 às margens daBR-304(próximo à fábrigaCobapel e BebidasBorges)

Valor: R$ 300 mil.Informações: 9471-8777

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Utensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Calssificados 3:2.qxd 9/7/2011 16:00 Page 2

Page 24: PN - Edição 380

Feirão Mundo do Imóvel é realizado no Natal ShoppingMERCADO IMOBILIÁRIO

O Natal Shopping recebepela primeira vez o FeirãoMundo do Imóvel. O evento– uma oportunidade paraquem tem interesse em ad-quirir imóveis em condiçõesdiferenciadas – acontece naPraça de Eventos do NatalShopping e, devido ao su-cesso dos primeiros dias, se-gue até 17 de julho.

A expectativa dos organi-zadores (Lopes imobiliária,

em parceria com construto-ras e incorporadoras, comoMoura Dubeux, Colméia,Conisa, Dibrasil, BSPARDelphi, Diagonal Rossi eEstrutural) é comercializaraproximadamente 20 em-preendimentos em diversosbairros de Natal.

No Feirão, o público en-contra imóveis inclusos noprograma Minha Casa, Mi-nha Vida, do Governo Fede-

ral e ainda pré-lançamentos,como o Portmaris, em Pon-ta Negra e o Royal Palms eo Parque Cidade Jardim, emCapim Macio.VARIAÇÃOOs imóveis comercializa-

dos contam com formatosdiferentes para atender àsnecessidades dos diversospúblicos e possuem preçosque variam de R$ 75 mil aR$ 1,5 milhão.

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 11 de julho de 2011 - segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 9/7/2011 17:59 Page 2