PN - Edição 390

24
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 390 - R$ 1.50 José Pinto Jr. Sobre a invisibilidade e o comportamento humano ›› Página 5 Claudino Leite Novidades sobre o universo evangélico Valério Mesquita Da vida, tudo ou nada se leva? Uma ótima pergunta! ›› Página 2 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 6 João Bezerra Natal receberá Convenção Nacional de CDLs em 2012 ›› Página 6 Potiguar Notícias Maurício Marques: “Sei que Agnelo vai me apoiar” ›› Mun. Pág. 2 Julgamento das contas pelas Câmaras Municipais Fuga de presos ecoa na Câmara Municipal de Macaíba ›› noonon. no. 4 Macaíba Carnaubais São Gonçalo Extremoz São José de Mipibu Passa e Fica Nísia Floresta Mossoró e muitos outros RN MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO Henrique diz que o PMDB “desperta inveja” Livro do Bem será lançado no dia 21 A 5ª edição do livro Le- tras & Imagens do Bem vai ser lançado no próximo dia 21, na livraria Siciliano do Midway, às 18h. ›› Parn. Capa Wilma volta às ruas e sonha com 2012 Conhecida como “Guerreira”, a ex-gover- nadora começa a reto- mar seu trabalho nas ruas de Natal. ›› Pág. 3 Em entrevista exclusiva para o PN, o prefeito de Parnamirim abre o jogo sobre obras, administração, política e reeleição ›› Página 4 ›› Parnamirim. Capa. Pesquisa divulgada semana passa- da pelo Instituto Consult e Blog do Carlos Santos mostra que a deputada Larissa Rosado lidera a corrida para a eleição, seguida do vereador Chico da Prefeitura. Como Larissa é oposição ao Governo e a Prefeitura e Chico é quase um dissidente dentro do DEM, os números mos- tram que o eleitor mosso- roense não aceita sugestões de Rosalba Ciarlini e Fafá Rosado. Eleitor de Mossoró quer “independência” em relação a Rosalba e Fafá Jarita vai levar seu humor ferino para o TAM A drag queen comediante Jarita Night and Day fará shows em outubro no Teatro Alberto Maranhão. Conheça um pouco mais da história desta artista. ›› Pág. 7 ›› .Página 3 Potiguar Capa:2.qxd 16/9/2011 20:22 Page 2

description

PN - Edição 390

Transcript of PN - Edição 390

Page 1: PN - Edição 390

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 390 - R$ 1.50

José Pinto Jr.

Sobre a invisibilidade e ocomportamentohumano

›› Página 5

Claudino Leite

Novidadessobre ouniversoevangélico

Valério Mesquita

Da vida, tudoou nada se leva?Uma ótima pergunta!

›› Página 2

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 6

João Bezerra

Natal receberáConvençãoNacional deCDLs em 2012

›› Página 6

Potiguar NotíciasMaurício Marques: “Sei que Agnelo vai me apoiar”

›› Mun. Pág. 2

Julgamento dascontas pelasCâmarasMunicipais

Fuga de presosecoa na CâmaraMunicipal deMacaíba

›› noonon. no. 4

MacaíbaCarnaubaisSão GonçaloExtremozSão José de MipibuPassa e FicaNísia FlorestaMossoró

e muitos outrosRN

MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO

Henrique diz que o PMDB “desperta inveja”

›› Página 7

Livro do Bemserá lançado no dia 21

A 5ª edição do livro Le-

tras & Imagens do Bem vai

ser lançado no próximo dia

21, na livraria Siciliano do

Midway, às 18h. ›› Parn. Capa

Wilma volta àsruas e sonhacom 2012

Conhecida como

“Guer reira”, a ex-gover-

nadora começa a reto-

mar seu trabalho nas

ruas de Natal. ›› Pág. 3

Em entrevista exclusiva para o PN, o prefeito de Parnamirim abre o jogo sobre obras, administração, política e reeleição ›› Página 4

›› Parnamirim. Capa.

Pesquisa divulgada semana passa-

da pelo Instituto Consult e Blog do

Carlos Santos mostra que a deputada

Larissa Rosado lidera a corrida para a

eleição, seguida do vereador Chico da

Prefeitura. Como Larissa é oposição

ao Governo e a Prefeitura e Chico é

quase um dissidente dentro

do DEM, os números mos-

tram que o eleitor mosso-

roense não aceita sugestões

de Rosalba Ciarlini e Fafá

Rosado.

Eleitor de Mossoró quer “independência” em relação

a Rosalba e Fafá

Jarita vai levar seuhumor ferino para o TAM

A drag queencomediante JaritaNight and Dayfará shows emoutubro no TeatroAlberto Maranhão.Conheça umpouco mais dahistória destaartista.

›› Pág. 7

›› .Página 3

Potiguar Capa:2.qxd 16/9/2011 20:22 Page 2

Page 2: PN - Edição 390

DESTAQUESDESTAQUESda semana

Governo do Estado vaicontratar professores

Até o primeiro dia letivo dopróximo ano serão nomeadosnovos professores para a redeestadual de ensino. A contrataçãoda empresa que vai realizar oconcurso para os novos servido-res deve ser realizada até o dia 12de outubro, Dia das Crianças e asprovas aplicadas até o dia 20 denovembro.

Acidente em SP envolve

104 carrosA rodovia dos Imigrantes con-

tinuava interditada até a sexta-feira, depois de um mega-aciden-te que aconteceu na tarde deontem na região de São Bernardodo Campo (SP). O engavetamen-to, que teria envolvido 104 car-ros, deixou uma pessoa morta eao menos 51 feridas.

Gastão Vieiraassume Ministério

A presidenta DilmaRousseff deu posse na sexta-feira (16) ao novo ministro doTurismo, Gastão Vieira. Foiàs 16h no Palácio do Planalto.Vieira substitui Pedro Novais,que pediu demissão quarta-feira (14) após a divulgaçãopela imprensa de denúnciasde uso irregular de recursos.

Enildo diz que sofreperseguição do MP

Após o cumprimento dosmandados de busca e apreen-são da Operação Hefesto (daPF e do MP), o vereadorEnildo Alves concedeu coleti-va à imprensa em que afirmouser vítima de "perseguição"pelos promotores.

Polêmica

Educação

Caos

Futebol

ARTIGOS

Da vida, tudo ou nada se leva?

01) O doutor Chico Lima, então juiz dedireito da comarca de Macau, tomava“umas doses”, - segundo o próprio – paraenfrentar expedientes chatos e cansativos.Certa vez, acontecia uma audiência sobresuposta traição amorosa. Presentes, maridotraído, esposa traidora, e o “pé de lã”, pivôda quase tragédia. Ouvidas as testemunhasde ambas as partes, chegou a vez de Zeca deAgostinho, maluco beleza, que vendia águanas residências. O magistrado, um tantoalterado, indagou: “O senhor afirma que viuesse rapaz entrando na casa de dona Isabel,bem cedinho?”. Zeca,ajeitou-se na cadeira efalou: “Bom, eu “num seio” que hora era,mas “entrando e saindo”, eu vi muitas“vêis”!”. Ai o saudoso Chico Lima chegouao limite: “Prendam esse cabra, por desres-peito a autoridade! Isso não são modos defalar!”. Depois de tudo, o escrivão ponde-rou: “Doutor, aquele coitado não sabe nemo que diz...”. Chico Lima, segurando a cabe-ça com as duas mãos, atenuou: “Deixe pralá. Quando passar a minha ressaca eumando soltar...”.

02) Ainda da salinésia potiguar, chegou-me este fato: segundo a lei da boemia local,“Macau termina onde o mar começa”.Quase todos os casos e causos da cidade,têm a ver com o mar. Uma faceta no míni-

mo curiosa, aconteceu quando o prefeitoAlbino Melo, por força judicial, foi destituí-do do cargo. Albino, interpelativo e estaba-nado, além de inconformado, saiu à pé rumoao trapiche, e pegando um barco, afastou-secerca de trezentos metros mar a dentro.Tirou do bolso um molho de chaves, todasda prefeitura, e sentenciou: “Até onde eusei, o tal do Zé Heliodoro, não sabe nadar!Se ele quiser abrir a prefeitura, mergulheaqui!”. Em seguida, jogou as chaves nofundo do oceano. José Heliodoro deOliveira, ainda jovem, assumiu pela primei-ra vez a prefeitura municipal com esse pro-blema. Mas, no dia seguinte, um emissáriofoi ter com o ex-prefeito. “Seu Albino, cadêas chaves da prefeitura?”. O gestor afastadofoi seco e grosso apontando para o mar:“Deixei tudo lá...”.

03) O prefeito Airton Júnior, tinha nomunicípio de Tenente Laurentino um forteadversário político, que, por sinal, foi aóbito, vítima de uma picada de abelha. Diasdepois, estava o novo prefeito e mais umadezena de outros numa audiência com osenador Garibaldi, em Brasília. Gari, comseu jeito manso, assim se expressou:“Vamos conversar um a um, para que nin-guém se sinta inibido. Aliás”, olhando paraJúnior, em tom de gracejo, “eu quero quevocê me envie umas abelhas do seu municí-pio, pois tem certos prefeitos me azucrinan-do a paciência!”. Nisso, entra MaurícioMarques. Airton Júnior, em tom de blaguenão saiu do tom: “Garibaldi, deixe essascoisas pra lá. Mas falando de abelha, quelembra ferroadas, fale com seu tio Agnelo,que entende mais do assunto!’. O riso foigeral, sem focos nem fotos.

04) Volto a Macau para relembrarVenâncio Zacarias, dinartista do pé roxo,que detestava Aluízio Alves. A Cruzada daEsperança programara um sábado de grandemobilização, denominada “vigília do sal”.O prefeito, de antemão, mandou chamar oencarregado da usina elétrica e recomen-dou: “Mais ou menos após a hora da janta,desligue o motor!”. A ordem vazou e a opo-sição foi para as ruas com a famosa “pas-seata das lamparinas”. O alcaide Venâncio,que havia se ausentado da cidade, no diaseguinte quis saber como tudo ocorreu.“Fizeram a passeata no escuro?”. O amigoconsultado respondeu: “Que escuro coisanenhuma. Foi tanta lamparina na rua queclareou o mundo! Assim como o rei Midasque colocava a mão e o objeto virava ouro,Aluízio onde chega, dobra a votação”.Venâncio cuspiu de lado e saiu ciscandofeito jararaca.

05) Para terminar, o prefeito Arcelino daCosta Leitão da “princesa do Vale”, era umressentido com a igreja católica. O padrelocal não permitia que ele e Maroquinhas,por não serem casados, fossem sequerpadrinhos. Tanto é, que o prefeito e a pri-meira dama saíram do Assu para se casaremdepois no Paraguai. Na festa do padroeiro,tempo de muitos eventos, Costa escanteado,sentia-se angustiado. Certa tarde, encon-trando-se com o poeta Renato Caldas, estecom verve e veneno perguntou: “Como vai,prefeito?”. Costa Leitão, desolado, respon-deu: “Como o destino quer e a vida consen-te!”. O poeta emendou de forma satírica aoseu jeito: “É, o cedenho abrindo e fechando,e você trincando os dentes!”. “É issomesmo”, concordou Leitão, já deprimido.

Valério [email protected]

Presidente do

TCE/RN e

escritor

Arte de memória

Costuma-se entender que o artista impri-me sua subjetividade, até a mais profunda,em suas obras. Discute-se, por exemplo,que mesmo os minimalistas, que faziamquestão de extrair quaisquer sentidos deseus trabalhos, não podiam fugir a esta “pre-mência” expressionista e acabavam porimprimir, ali, alguma marca pessoal. Destaforma, exibir-se por mediação de suas obraspode ser fruto de uma inevitabilidade para oartista que pode optar por ser explícito,naturalmente. É o que faz o paraibanoFlávio Tavares em sua exposição “Espelhoda memória”, em exibição na GaleriaConviv’art, até 30 de setembro.

A pesquisa memorialista, dentro dosprocessos de produção artística contempo-râneos, tem encontrado espaço na onda cha-

mada de “arquivismo”, este que implicadesde o simples arrolamento até aos maiscomplexos esforços analíticos. Os objetosde listas, meras exibições ou análisespodem envolver toda sorte de coisas guar-dadas, coleções e, claro, arquivos de todotipo, organizados ou não. Este aporte mate-rial da memória quer, me parece, entranhar-se no âmbito da arte contemporânea emoposição ao exercício mnemônico apenasmental, como se este fosse algo próprio ou,pelo menos, associado ao modernismo ouao romantismo, em última instância. Em seutrabalho, Flávio Tavares envereda pelovelho jogo de “trazer à memória”, inclusivelançando mãos de também “velhos” meioscomo a pintura e o mais puro desenho. Isto,no entanto, não distancia a sua obra da sem-pre coetânea necessidade de reelaborar aconstrução histórica, motor de muita arteproduzida em todos os tempos.

O fato de boa parte da mostra consistir deimagens femininas, ou em que estas tambémestão presentes, pode levar a uma compreen-são de que o artista “só pensa naquilo” ouque seu discurso é um libelo simpático aofeminismo. É uma interpretação possível

que atinge apenas a superfície de um corpusmemorial que se aprofunda em tempos elugares anteriores à vida do próprio artista.Marcas sígnicas de temporalidade mostramque a pesquisa de Tavares objetificou ele-mentos da história paraibana que se garim-pam para além do leito raso do seu rio mne-mônico pessoal. E esta essencialidade histó-rica, numa aproximação freudiana, se articu-la no erotismo e em sua afinidade com apolítica, com as relações sociais. A família, amoça simples da janela e as putas, homensde negócios, políticos e palhaços pulsam,ora da linha, ora da cor, na paisagem ou nosinteriores, nos atingindo com “estórias” quesão deles próprios, do artista e de nós mes-mos. Ou seja, a memória expressa cristalizaum reflexo especular não só do artista, mas,também, do outro que a observa. É verdadeque sermos atingidos por esta torrente deimagens apresentada é efeito de um esmera-do uso dos meios plásticos, a materialidadepropriamente artística deste, enfim, arquivode lembranças de alguém que não se esqui-va em “se amostrar” como indivíduo emliame com seu espaço, com seu tempo e comsua arte.

Vicente [email protected]

Professor e

crítico de artes

Sobre apaixonar-se

Para Neísa Fernandes, porque o novo amorchegou.

Outro dia viajei com uma amiga e nocaminho conversamos sobre os homens dasnossas vidas. Ela falava dos dela, eu falavados meus. Ela teve bem mais. Já foi casada eestá mais de dez anos na minha frente emexperiências, mas, como eu, já tem bem resol-vido que amor não enche barriga e ódio nãofaz empachar.

Ultimamente tenho falado muito em amor.Mais do que refletido. Estou precisando que oamor desgaste para começar de novo então,preciso falar dele até que. Ando sempre ouquase sempre apaixonada. Foi assim desdesempre e continuará sendo sempre, porque eunão vou mais mudar e já começo a achar bomtoda essa coisa sem jeito que trago em meiopeito, a diferença é que agora eu tenho me

adaptado a isso e reagido melhor.Hoje, estava no meio de uma reunião

quando uma amiga me mandou uma mensa-gem dizendo que precisava confessar umacoisa – está se apaixonando pelo o Moço comquem vem se envolvendo a pouco mais dedois meses e estava meio que sem querer seapaixonar porque ele é diferente do que ela dizter idealizado para a vida.

Cai na gargalhada. Primeiro, porque nãoconsigo idealizar o “homem da minha vida” evolto pra conversa da estrada, com minhaoutra amiga, onde conclui que o máximo queconsigo é idealizar o homem pra fase domomento em que estou, se mais pra poesiamarginal ou pro amor eterno. Segundo, porquenão consigo mais falar sério sobre amor por-que o amor não deve ser uma coisa séria.

Ela, logo, com toda razão que lhe cabe, mechamou de egoísta. A carapuça me serve. Eusou. Acho que o amor deve ser leve e semmuita troca. Quando a gente ama, simples-mente ama e não tem muito o que explicar,não. O normal é se sentir retribuído só emfazer o outro sentir-se bem, feliz. Quando oamor acontece na minha vida, eu não consigopensar muito. Só viver. Principalmente quan-

do é correspondido, como é o caso dela.Quando não é ou quando a gente não sabe

direito o que é, rola umas tormentas, claro, eestar atormentado por amor é bom. Borboletasno estômago e tals. Depois, a gente toma umporre, ri da própria cara, se acha idiota, pensaque vai morrer, mas esquece, sempre apareceum outro amor pra nos devolver as expectati-vas que nem sempre são as que a gente esperapra vida, mas acaba nos fazendo feliz. E a feli-cidade, pode estar nos lugares mais sombrios,se a gente acender as luzes.

Não consigo ver problemas em se apaixo-nar. Vejo problemas em quem não se apaixo-na. Amar e permitir-se ser amado é uma mara-vilha. Não é vergonha pra ninguém. Sinal deque se está vivo. Revigorado. Curado deoutros amores. Triste de quem não se rende.De quem não conhece a sensação de esperaralguém retornar uma ligação, tocar a campai-nha, oferecer uma música no rádio, escreveruma DM, cutucar no facebook, ligar namadrugada.

Estou apaixonada. Ao contrário do amorda minha amiga, não é correspondido.

Mas é a minha razão de acordar e viver -todos os dias.

Larissa Gabriele Ara[ujo

Diretora de

Marketing

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASOpiniãO Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Potiguar 2:2.qxd 16/9/2011 20:24 Page 2

Page 3: PN - Edição 390

Mergulho

Pegou mal para o de-putado Gilson Moura(PV) o “sumiço” após aprisão de apadrinhadosseus que estavam noIpem na gestão Wilmade Faria. Nas redes so-ciais, um dos assuntosmais comentados eram osilêncio de Gilson. “Ca-dê Gilson Moura?”, erauma das perguntas maisfeitas no Twitter e no Fa-cebook. Outro comentá-rio: “Gilson, é a impren-sa que está à sua procu-ra, e não a polícia”, brin-cou um internauta.

PDT MulherO PDT reinstalou no

último dia 13, o movi-

mento “Ação da Mulher

Trabalhista” no Rio

Grande do Norte. O mo-

vimento havia sido sus-

penso há alguns anos e

agora volta a ser integra-

do pelas mulheres que

militam no PDT.

Preso e soltoO advogado Daniel

Vale Bezerra, um dos

detidos na Operação Pe-

cado Capital (que inves-

tiga desvio de recursos

no Ipem), foi liberado

na sexta-feira. Ele é ir-

mão do ex-prefeito de

Macaíba, Fernando Cu-

nha Lima Bezerra.

Sem informaçãoFoi aprovado na Co-

missão de Segurança Pú-

blica e Combate ao Cri-

me Organizado da Câ-

mara o Projeto de Lei

410/11, apresentado pe-

lo deputado Fábio Fa-

ria, que proíbe autorida-

des policiais e militares

de divulgarem informa-

ções sobre as suas técni-

cas de investigação e so-

bre o modo de agir dos

bandidos. A proposta al-

tera o Código de Proces-

so Penal e o Código de

Processo Penal Militar.

Novo horárioda Assembléia

O novo horário de

funcionamento da As-

sembleia Legislativa do

Rio Grande do Norte

começa na próxima se-

gunda-feira (19). Os tra-

balhos legislativos serão

realizados das 8h às

15h. Projeto de Resolu-

ção alterando o horário

de funcionamento da

AL já foi aprovado e pu-

blicado na edição desta

sexta-feira (16) do Diá-

rio Oficial do Estado

(DOE).

[email protected]

DaRedação

arquivo

PÁGINA 3 POTIGUAR NOTÍCIASPolítica parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Sem Conselho Tutelar, cassação de prefeito!

Em análise na

Câmara, o Projeto

de Lei 1821/11,

da deputada San-

dra Rosado (PSB-

RN), prevê a cas-

sação de prefeitos

que não incluírem

na lei orçamentá-

ria ou não empre-

garem os recursos

necessários ao

funcionamento do

conselho tutelar

do município. A proposta torna a não garantia de re-

cursos infração político-administrativa, sujeita à perda

do mandato do prefeito após julgamento da Câmara

de Vereadores.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei

8.069/90) obriga que cada cidade brasileira tenha, no

mínimo, um conselho tutelar, a ser criado por lei muni-

cipal e mantido pelo orçamento municipal, mas não

prevê sanção caso ele não funcione.

arquivo pn arquivo pn

divulgação

política

Pesquisa para prefeitura de Mossoró mostraeleitor “independente” de Rosalba e Fafá

CEFAS CARVALHO

Os números da pesquisa

Consult/Blog do Carlos

que apontam a deputada

Larissa Rosado (PSB) na

frente na corrida sucessória

de Mossoró em 2012, mos-

tram, entre outras coisas,

que o eleitor mossoroense

não parece disposto a seguir

as sugestões políticas da go-

vernadora Rosalba Ciarlini

(DEM) e prefeita Fafá Ro-

sado (DEM).

O trabalho, com exclusi-

vidade, teve levantamento

de campo nos dias 9 e 10

deste mês, ouvindo 600 pes-

soas. A metodologia empre-

gada pelo Instituto Consult

de Natal (no mercado desde

1987) é a “amostragem pro-

balística casual simples”.

Tem margem de erro da or-

dem de 3,5%.

Não apenas a líder nas

pesquisas Larissa é adversá-

ria de Rosalba e Fafá, como

o 2º colocado, vereador

Chico da Prefeitura, é do

DEM, mas uma espécie de

“dissidente”, já que não se-

ria visto com bons olhos pe-

Larissa Rosado (PSB) Chico da Prefeitura (DEM)

“Henrique: “agressões gratuitas”

lo grupo de Fafá.

Confira:

“Se os candidatos a futu-

ro prefeito (a) de Mossoró

forem esses citados, em qual

deles o (a) senhor (a) vota-

ria?”

ESTIMULADA

Larissa Rosado (PSB) – 33,

33%;

Chico da Prefeitura (DEM)

– 17,17%

Cláudia Regina (DEM) –

11,67%;

Ruth Ciarlini (DEM) –

6,33%;

Miguel Mossoró (PTC) –

1,50%;

Josivan Barbosa (PT) – 1,

33%;

Chico Carlos (PV) - 0,67%;

Kátia Pinto (DEM) – 0,

33%

Alex Moacir (PMDB) –

0,17%

Nenhum – 8,67%

Não Sabe Dizer – 18,83%

ESPONTÂNEA

“Se a eleição para prefeito

de Mossoró fosse hoje, em

quem o (a) senhor (a)

votaria?” é a pergunta em

questão:

Larissa Rosado (PSB) –

9,67%;

Cláudia Regina (DEM) –

2%;

Rosalba Ciarlini (DEM) –

2%;

Chico da prefeitura –

1,67%;

Ruth Ciarlini (DEM) –

1,33%

Josivan Barbosa – 0,33%

Fafá Rosado (DEM) –

0,17%

Chico Carlos (PV) – 0,17%

Genivan Vale (PR) – 0,17%

PT (PT) – 0,17%

Claudionor dos Santos

(PDT) – 0,17%

Não Sabe (Indeciso) –

78,67%;

Nenhum – 3,50%.

estratégia

A “Guerreira” Wilma já está nas ruasarquivo pn

JOSÉ PINTO JUNIOR

A ex-governadora Wil-

ma de Faria voltará às ruas

de Natal pedindo votos pa-

ra ser prefeita da capital,

cargo que a fez governado-

ra do Rio Grande do Norte

Wilma disse a um alia-

do histórico que será can-

didata. A oposição de Wil-

ma deverá mudar a opi-

nião de alguns marquetei-

ros e também o resultados

de algumas pesquisas que

colocam em primeiro lu-

gar o ex-wilmista Carlos

Eduardo Alves.

A forma determinada

com que vai às ruas, ren-

deu a Wilma de Faria, o

apelido de “Guerreira”.

Mas ainda é cedo para di-

zer se Wilma repetirá sua

performance. Mas que o

mito da Guerreira está vi-

vo, não há dúvida.

reação

Henrique diz que PMDB desperta “inveja”O líder do PMDB na Câ-

mara, deputado Henrique

Eduardo Alves (RN), disse,

no último dia 15, que o go-

verno e o PMDB estão em

''lua de mel'', mas que "aqui e

acolá'' o partido é alvo de

agressões gratuitas.

Alves disse que o partido

não tem medo de "cara feia" e

desperta "sentimento de inve-

ja", mas não disse de quem.

"O governo está em lua de

mel com PMDB, mas aqui e

acolá vocês são testemunhas

de críticas ao PMDB, de

agressões gratuitas ao

PMDB. [...] O partido está

acostumado, o partido que

viveu a ditadura, dissabores

que enfrentou e obstáculos

está preparado para todo tipo

de constrangimentos e difi-

culdades", afirmou o líder.

Henrique disse que o parti-

do desperta "inveja" devido

ao seu tamanho. "Você sente

um certo preconceito ao

PMDB, mas não tem adian-

tado porque a cada eleição

que se segue, o potencial é

mais forte ainda", disse.

O líder elogiou e brincou

com a presença da presidente

Dilma Rousseff. "Ela pode

até jogar fora o bambolê que

dei a ela um ano atrás", lem-

brou, referindo-se ao episó-

dio em que deu o presente à

presidente insinuando faltar

jogo de cintura dela.

Em discurso durante o Fó-

rum Nacional do PMDB, no

mesmo dia, em Brasília, a

presidente Dilma Rousseff

afirmou que o PMDB é um

partido "fundamental" para o

seu governo".

potiguar 3:2.qxd 16/9/2011 20:26 page 2

Page 4: PN - Edição 390

O prefeito de ParnamirimMaurício Marques esteve noAlpendre do PN, onde conce-deu entrevista aos jornalistasJosé Pinto Júnior e Cefas Car-valho sobre administração, po-lítica e 2012.

Prefeito, o senhor esteve emBrasília recentemente, quais asnovidades para Parnamirim?

Parnamirim tem obras comrecursos próprios e com recur-sos do governo federal, nós nãotemos obras do Estado. E sem-pre há dificuldades, claro, agente vai a Brasília, no ministé-rio onde gera o início dos pro-cessos e dessa vez a gente vaiusar a Caixa Econômica Fede-ral para dar uma pincelada fi-nal, para a liberação da obra desaneamento que está paraacontecer até o final do mês.Essa foi uma reunião proveito-sa, na qual eu voltei a Parnami-rim com a certeza de que aobra será liberada até o final domês. Eu estou dizendo até o fi-nal do mês, mas poderá ocorreraté final da próxima semana.

Então o saneamento vai sairmesmo?

Lutamos muito e agora mealegro em saber que nós já esta-mos prontos. Já licitamos mui-tas vezes uma obra de 9 mi-lhões de reais que vamos come-çar os trabalhos já no próximomês; já estamos com uma auto-rização e, em breve, estaremoslançando um edital para final-mente pavimentar o Parque In-dustrial; e voltamos para o mi-nistério das relações institucio-nais com a certeza que umavez começando o saneamentonós vamos levar o projeto paradar entrada no parque 2. Issofoi um compromisso da, hoje,ministra Miriam Belchior.Quando ela prometeu era res-ponsável pelo Parque. Quandocomeçar o saneamento nós re-tornaremos o OVU para o sa-neamento de Parnamirim. Apartir de 15 de outubro nós va-mos fazer a análise do projeto,então, um projeto proveitosoem que nós vamos usar oBNDES, sondar uma possibili-dade de empréstimo para fazeroutras obras, isso é uma etapaposterior que em breve nós te-remos notícia.

Parnamirim tem númerosinvejáveis em relação ao “Mi-nha Casa, Minha Vida”, não?

Os prefeitos me perguntam

por que esses números são inve-jáveis, eu tenho respondido aeles o seguinte: coragem e credi-bilidade. Nós sancionamos umalei municipal que dispensamos oIPTU por dez anos para os futu-ros mutuários, dispensamos oISS para as empresas construto-ras, com uma condição: todamão-de-obra tem que ser de Par-namirim. Com isso, nós gera-mos 2.550 empregos, faz 18 me-ses que esses homens trabalhame mantêm suas famílias. E maisfalei para fazermos um parcela-mento do ITIV para a pessoa tersua escritura. Recentemente, nosorteio do Nelson Monteiro, omunicípio vai doar a escritura,nenhum mutuário vai gastar umcentavo. Vai receber hoje a suachave e a sua escritura, porqueeu entendo que quem paga300,00 reais de aluguel ele nãotem direito de pagarescritura que era de200,00 reais. Nós es-tamos doando hoje aescritura, estamos fa-zendo um sorteio deutensílios doméstico,a Cosern vai dar umageladeira para cadaum. Enfim, vamosrealizar o sonho de350 famílias. Com is-so nós esticamos emParnamirim com47% da cota do Esta-do do “Minha Casa,Minha Vida” comuma cota de até trêssalários mínimos.

Vamos falar depolítica...

A política é um te-ma importante eoportuno porque es-tamos num momentode decisão. Até o dia30 de setembro haverá uma ver-dadeira corrida de migração, depré-candidatos dos partidos, dedesistências, de novos candida-tos. Isso gera uma especulaçãomuito grande, querendo ou nãoo prefeito está envolvido com es-sas questões.

E principalmente um prefei-to candidato a reeleição. O de-putado Agnelo Alves esteveaqui no Alpendre do PN e falouda possibilidade de ter o apoiode Gilson, caso fosse candidatoa prefeito. Depois Gilson veioe disse que era ele que espera oapoio de Agnelo. Como é que osenhor lê essas manchetes?

Eu começo dizendo o seguin-te: Quem é que não quer o apoiode Agnelo Alves? Ele foi omaior prefeito deste município.Agora, para se ter o apoio deAgnelo é preciso ter algumascoisinhas básicas que são pareci-das com ele: ser de Parnamirim,ter história, ter trabalho e serleal. Então, nesses quatro quesi-tos, eu não tenho nenhuma dú-

vida que Agnelo irá nos acom-panhar, até porque nós estreita-mos mais nossos encontros, aoinvés de ser apenas na segunda-feira, nos encontramos nas se-gundas e quintas. Então todomundo fala, todo mundo gastapapel, os jornais têm de fazer is-so, porque são os veículos de in-formação para a população.Mas não é qualquer um que temo apoio de Agnelo Alves, temque ter história, tem que ser leal,e eu sou, sempre fui como Ag-nelo Alves. Não estou preocupa-do com esse quesito, pois as con-versas que nós temos começa-ram desde 1996 e Agnelo na-quela ocasião disse que “não ti-vemos sucesso, mas se conti-nuarmos juntos nós vamos ter”.Estamos juntos, ganhamos aseleições em 2008, ganhamos em2000, 2002, 2004, 2006, 2008,

2010, e estaremos juntos paraganhar em 2012. Eu estou do la-do de Agnelo e ele está comigo.Agora, as conversas, as negocia-ções são projetos futuros e issosó quem sabe disso sou e Agne-lo. Sei que ele vai me apoiar.

Ou seja, nessas conversasAgnelo disse que apoiaria o se-nhor ...

Não só me disse, como souautorizado a dizer que Agneloirá me acompanhar na minhareeleição.

E como é que o senhor vê oembate? O senhor acredita queacha que pode surgir um tercei-ro, um quarto candidato ou quealguma coisa possa mudar oquadro?

Nós somos hoje uma cidadeinvejável, nós crescemos muito,somos a terceira cidade do Es-tado. A cada ano a cidade au-menta, então todos querem serprefeito de Parnamirim. Quan-to mais candidato melhor, poismais propostas a população vai

olhar. Eu não sou contra nin-guém, não olho no retrovisor.Agora, eu me pauto na minhahistória, na forma com que eume comporto não só com meuscompanheiros de trabalho, mascom a população também. Eume comporto muito em cimado que eu disse, e não era umapromessa, era um compromis-so que nós estamos cumprindo.E quanto mais candidatos me-lhor, porque a população vaipoder avaliar. Não me preocu-po com quem será meu princi-pal adversário.

O senhor disse que terá oapoio de Agnelo, e poderá tertambém o apoio do ex-prefeitoRaimundo Marciano?

Eu falei há pouco que em polí-tica não se olha no retrovisor, maseu converso com todos. Raimun-

do Marciano foi prefeito de Par-namirim duas vezes, fez um bomtrabalho. Eu não tenho divergên-cia, sou amigo de todos, não te-nho problema algum. As pessoasestão me procurando para meacompanhar e isso me deixa felizporque já é um reconhecimento.

Prefeito, o senhor espera tero apoio de quantos partidos napróxima campanha?

Atualmente eu já estou como apoio de 14 partidos, comuma novidade, porque hoje eutenho o PSB. Está praticamentefechado o apoio do PSDC, oPMN que está mais fortalecido.Nós estamos muito bem com oPMDB, com o PT, com o pró-prio PDT. Este vai sair com umescudo bem forte. E tantos ou-tros partidos que nós já conver-samos, nós colocamos 14 ou 15.Agora na eleição anterior nós ti-vemos uma coligação de 15 a 20partidos e todos estão trabalhan-do para o povo de Parnamirim,eu me comprometi com algoque era possível fazer, que di-

zem que quando uma coligaçãoé grande, o gestor não tem con-dições de atender a todos, euacho que tem, mas as pessoasque vêm não estão nem perce-bendo, essas pessoas vêm paratrabalhar e não para fazer a ca-derneta de emprego. O compro-misso maior é com o povo deParnamirim.

O senhor falou na questãodo dia 30 de setembro e irão teras datas limites para as trocasde partido. Especula-se queAgnelo poderia estar mudandode partido, o senhor crê que elecontinuará no PDT, que o PDTirá marchar unido com a mes-ma formação atual?

O PSD é um partido hoje queatrai pessoas e quem está insatis-feito com o seu partido, o desti-no é o PSD. Agnelo nunca me

externou insatisfaçãocom o PDT. Pelo con-trário. Eu sou vice-presidente estadual doPDT, e agora recente-mente me disseram oseguinte: você vai con-tinuar prefeito munici-pal, porque você é ocandidato a prefeito.Então, se Agnelo pre-tende mudar ele nun-ca me disse, e se elemudar nada irá mudarem nosso relaciona-mento. Eu quero repe-tir, nós juntos fomos ogrupo que aumentouo período de reeleição1998, 2000, 2002, 2004,2006, 2008, 2010 e va-mos ganhar em 2012.

Surgiu no PP umvice-presidente esta-dual, um vereador deParnamirim que é da

base do seu governo. Como osenhor espera a convivênciacom o PP?

Eu vou falar de uma formabem generalizada, eu convivocom todos os meus vereadores.Você sabe que nós nos elege-mos, mais sete vereadores danossa coligação e vieram maistrês e eu assinei compromissocom os dez e cumpri todos, ago-ra me surpreendo quando umvereador que é da base dizendoque não tem candidato a prefei-to, mas isso aí eu tolero, porquepode conversar comigo. Mas oque me desagradou - e muito -me magoou, me decepcionou,foi um vereador da base, noqual eu assumi todos os com-promissos, disse que a saúde éum balcão de negócio e que oesporte não está funcionando.Isso não é verdade. A saúde é amelhor do Estado, o esporte es-tá funcionando bem, nós recu-peramos o campo de futebol,vamos iluminar e gramar, nósdamos todos os serviços a ou-tras modalidades, para os para-

atletas. Agora o que me sur-preendeu foi o vereador ClênioJosé dos Santos fazer um depoi-mento desses. Me machucou.Mas um vereador da base ter to-dos os seus interesses atendidospara mim ele não é governo. Is-so eu estou tomando providên-cias e chamei o secretário e dis-se a ele que não entendia comoele recebia uma declaração des-sas e não havia se manifestado,e que faria isso por ele.

Prefeito, vários dos proble-mas de Parnamirim são ligadosa problemas gerais na GrandeNatal e isso incide no diálogoentre os prefeitos, como estásendo o diálogo entre a prefeitaMicarla, de Macaíba, com osprefeitos dos municípios quefazem fronteira com Parnami-rim e você?

Eu tenho um grande relacio-namento com Marília, tenhoum bom relacionamento comGraça Marques, com Jaime Ca-lado. Agora com a de Natal nãotenho um bom relacionamentopor causa da questão política.Nós nos falamos, mas essa ques-tão política é um pouco forte,embora eu não tenha nada con-tra ninguém. Mas aquela tenta-tiva de fechamento do transbor-do em Natal quando eu tinhaum convênio assinado por mime por Micarla que era válido atéjaneiro de 2013 e tentaram fe-char a obra, eu fiquei achandoque ali não era lugar para parce-ria. Mas eu tentei falar com Mi-carla, e disse a ela na festa do de-sembargador Saraiva Sobrinho edisse a ela que foi o jeito se abrirpela justiça, só que mesmo aber-to pela justiça fiz um projeto dese fazer um transbordo coberto,para não ter aves por causa daaviação. Estou aguardando ape-nas as licenças de liberação am-bientais. Então, meu relaciona-mento, com Jaime, Marília eGraça é diferente. Com ela éporque existe essa questão parti-dária. Mesmo assim eu a abra-ço, beijo, porque ela é simpática,é carismática, mas eu não sei seagüentaria o que ela está passan-do, mas nada contra ela.

Um líder do seu partido éum dos favoritos pelas pesqui-sas para assumir a prefeiturade Natal, que é o CarlosEduardo...

Que tem o meu total apoio eirrestrito. E na fronteira de Par-namirim e Natal, lá em NovaParnamirim, eu vou estar sain-do dali com ele para lado a ladoestarmos um defendendo o ou-tro. Carlos Eduardo será mgrande candidato, o presidentedo meu partido tem uma boahistória, é bem avaliado. Euacho que Carlos Eduardo seráuma grande projeção. Ele é umhomem de bem, um homem sé-rio, as pessoas estão com sauda-des dele na cidade do Natal.

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASEntrEvista Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

“Sei que Agnelo vai meapoiar para a reeleição”Maurício MarquesMaurício Marques

Potiguar 4:2.qxd 16/9/2011 20:27 Page 2

Page 5: PN - Edição 390

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS POlíticaParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

José Pinto [email protected]

A desigualdade da sociedade se reproduz entre os sereshumanos. Gigantes, nanicos e invisíveis se espalham nocenário maluco atual. Os invisíveis estão por toda parte. Nãosão vistos por falta de materialidade, mas por cegueira dosque se julgam mais importantes.

O zelador do prédio freqüenta todos os andares. Mas nin-guém o chama pelo nome. Ninguém o conhece. Ninguém o vê.Sua “desimportância” o faz invisíveldiante dos olhos dos apressados eestressados indivíduos “superiores” ecegos. É comum se elogiar a limpeza oucriticar a sujeira de uma rua ou de umacidade. O elogio ou crítica vai para ogestor. O gari é eliminado do questiona-mento. É inexistente. Invisível.

Os mais desatentos fazem confis-sões impróprias para colegas de traba-lho ao lado da faxineira. Pede segredopara o indivíduo que o olha no olho.Mas não considera que a colega de tra-balho que junta o lixo está ali a ouvir.Não a reconhece como um ser igual. Agride como se fossenormal. Desconsidera o óbvio. Cai na arapuca da invisibili-dade. Quem é igual é reconhecido. Quem está na escala socialhierarquicamente em desvantagem não existe. Assim, ocorre!

A sociedade elege os visíveis e os invisíveis. O status eas marcas que se consomem e que se deixam de consumir éum sinal marcante na separação dos visíveis e invisíveis.Nas repartições públicas ou não, milhares de invisíveisdesfilam com fardas iguais que os tornam invisíveis.Passamos ao lado. Mas não dizemos bom, boa tarde ou boanoite. Às vezes os invisíveis são atropelados pela pressa dosvisivelmente bem vestidos. Mas, não há tempo para parar

e pedir desculpas. Na Grande Natal, os invisíveis estão no sinal de trânsito.

Alguns baixam os vidros e lançam uma moeda. Outros lan-çam o dedo sinalizando que não. A maioria lançam a indife-rença. Pois não os veêm. São invisíveis. Nas calçadas, osinvisíveis são as “genis” de Chico Buarque. São vistos comoestorvo. Então, queima-se, chuta-se. Agride-se. Não são vis-

tos como gente. Entendidos como pes-soas. Não são vistos como espelho.Como gente.

O cinema já mostrou um personagemconstruir sua vingança dentro de umbanco. Ouviu tudo, mas não foi visto por-que estava faxineiro. Estava invisível. “Opsicólogo social Fernando Braga da Costavestiu uniforme e trabalhou um mês comogari, varrendo ruas da Universidade deSão Paulo. Ali, constatou que, ao olhar damaioria, os trabalhadores braçais são 'se-res invisíveis, sem nome'. Em sua tese demestrado, pela USP, conseguiu compro-

var a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma per-cepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divi-são social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e nãoa pessoa: 'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebicomo gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da pró-pria existência'”, explica o pesquisador.

Nossos olhos e mentes estão treinados pela arrogância.Para o ter. O nosso tempo foca no que representa nós mes-mos. Fora disso, tudo é invisível, até se tornar cisco. Até sairda rotina. Doer na retina. Então, se vê na tela a “mentira daverdade”: hiperrealismo. Ou na pele, ressaca da invisibilida-de humana: agressão.

O livro do bem e de Flávio A quinta edição do livro Letras

& Imagens do Bem vai ser lança-do no próximo dia 21, na livrariaSiciliano do Midway, das 18 às22h. O livro Letras & Imagens doBem é organizado pelo escritor ejornalista Flávio Rezende, quepreside a Casa do Bem.

De faxina e euforria A faxina anunciada pelo presi-

dente do PDT, Carlos EduardoAlves, foi considerado por muitospolíticos do Rio Grande do Nortecomo uma carta de euforria. NoSeridó houve comemoração.

O não de Carlos Eduardo Alves A família Alves teria encomen-

dado uma pesquisa e mostrado aCarlos Eduardo Alves para con-vecê-lo que, embora lidere as pes-quisas, só será um candidatocompetitivo disputando peloPMDB, unindo a família e a es-trutura. Mas, para receber oapoio, Carlos teria que se filiar aopartido bacurau e tornar-se lidera-do do primo Henrique Alves. Car-los teria dito não.

Os homens de Henrique O deputado Henrique tentou se-

gurar o ministro do Turismo, Pe-dro Novaes, acusado de pagar con-tas pessoais com dinheiro do erá-rio. Mas o ministro caiu. Então, ofilho de Aluízio tentou emplacaroutro colega de partido, o paraiba-no Manuel Junior. Logo apareceudenúncia de que o indicado é acu-sado de assassinato. Henrique deveodiar este negócio de fixa limpa.

Larissa de Mossoró A deputada Larissa Rosado li-

dera a corrida da sucessão da pre-feita Fafá Rosado. Segundo aConsult, Larissa Rosado (PSB),tem 33, 33% em intenções de vo-tos. Seguida por: Chico da Prefei-tura (DEM) – 17,17% e a verea-dora Cláudia Regina (DEM) –11,67%. O favoritismo de Larissapode facilitar o apoio de Rosalbaao seu projeto.

Prefeitos protestam Os prefeitos do Rio Grande do

Norte estiveram em mais umamarcha em Brasília. Protestavamcontra a queda em 26% do FPMno mês de setembro.

Sobre educação A deputada Fátima Bezer -

ra(PT), apresentou 112 emendasao PNE. Defende que o professorpasse a ganhar a partir de R$2.500,00. Disse que o dinheiro vi-rá do projeto que reservará 10%do PIB para a educação.

Ceará-Mirim O agrônomo Marcílio Dantas

vai comandar o PP no municípiode Ceará-Mirim. Vai disputar ocomando do município com oprefeito Antônio Peixoto (PR) ecom a ex-prefeita Edinólia Melo.Edinólia é filiada ao PPS de Wo-ber Junior, mas deve disputar peloPMDB de Henrique Alves.(PMDB).

Em MipibuO deputado federal Henrique

Alves atropelou o deputado Her-mano Morais e o vice-prefeito Dr.Arízio, em Mipibu, ao entregar oPMDB a Arlindo Dantas. Seráque Hermano ainda acredita queo filho de Aluízio o apóia paraprefeito de Natal?

O livro do juiz potiguar O juiz Ricardo Tinoco promo-

ve, no próximo dia 20, às 19 ho-ras, o lançamento do livro "Com-pêndio de Ética Jurídica Moder-na". O evento acontece na Livra-ria da Vila Alameda Lorena,1731, em São Paulo/SP. O livro écoordenado pelo doutorando pelaPUC/SP, Fernando Rister deSousa Lima, pelo Professor LivreDocente Willis Santiago GuerraFilho e pelo próprio Ricardo Ti-noco.

Prefeitos reclamam Ao ministro da Previdência,

Garibaldi Filho. Para os gestores aprevidência não deve flexibilizar acobrança do INSS. Atualmente ésacada na boca do caixa.

Prefeitos brigamEntre as bandeiras dos prefeitos

está a Emenda Constitucional 29,que diz respeito ao financiamentoda saúde. Um gargalo dos municí-pios.

Prefeitos sonham O sonho mais ambicioso diz res-

peito a reforma tributária. O sonho éque o pacto federativo seja revisto,destinando mais recursos para os mu-nicípios. Atualmente é o primo pobre.

Falarei língua

das ondas.

Cantarei

canções marujasZila Mamede

“Os olhos

treinados paraignorar o

diferente oudesfavorecido

tornam milharesem invisíveis

Invisibilidade humana

Papo rápido com Diógenes da Cunha Lima

Fale sobre o livro: “NatalUma Nova Biografia”.

Esse foi um livro feito de afeto,ele é uma declaração de amor aminha cidade Natal. Ele foi feitoao longo de muitos anos, compesquisas que paravam e re-começavam, e este ano resolvibrindar, dar de presente a cidadedo Natal. Ele foi trabalhado, comcuidado e nos mínimos detalhes,eu tive o cuidado de pedir a umengenheiro/empresário, HenioBezerra, mas que também é umgrande fotógrafo que fizesse as fo-tografias usando os principaispontos da cidade, e ele o fez.

O projeto do livro é compara-do a uma mulher?

Natal é uma mulher. Ascidades para mim são masculinasou femininas, elas têm um jeito dehomem e tem um jeito de mulher.Por exemplo, São Paulo é uma

cidade necessariamente masculi-na, como o Rio de Janeiro e Natalsão femininos. Então em Natal,por especialidade, os capítulosbásicos são: o pré-Natal, o Natal,a menina, a menina-moça e amulher. Mostrando essa cidadecurvilínea, essa cidade detalhista,a riqueza cultural dela é cheia dedetalhes, cheia de cores.

Quantos livros o senhor já

publicou? Esse livro é meu vigésimo se-

gundo, mas este foi o livro que meagradou da capa a contra-capa.

O senhor comemora 50 anosde atividades jurídicas. Quandodescobriu a vocação?

Meu pai era adjunto de promo-tor em Nova Cruz e estudava Di-reito sendo leigo; depois o meuprimo, Otacílio, que foi procu-rador geral de justiça do Estado. Eeu fui designado adjunto promo-tor de Natal, da primeira promo-toria que era importante.Nogueira Fernandes era promo-tor e me deu a chance de assumir,em exatamente setembro de 1961,e conseqüentemente estou com-pletando 50 anos de atividade ju-rídica. Também me inscrevi naOrdem como solicitador naqueleperíodo. Direito, para mim, foisempre encantador.

O entrevistado é advogado, poeta e presidente da Academia Norte-riograndense de Letras

Potiguar 5_Coluna de Pinto:Coluna de Pinto Jr.qxd 16/9/2011 20:46 Page 1

Page 6: PN - Edição 390

PÁGINA 6 POTIGUAR NOTÍCIASEconomia Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

croqui

Empresa se consolida no mercadode plotagem em Parnamirim [email protected]

João Bezerra de Medeiros

Natal receberá Convenção Nacional em 2012 A cidade de Fortaleza/CE, realizou entre os dias 11 e 14 deste mês a 52ª edição da Con-

venção Nacional do Comércio Lojista. O encontro reuniu mais de 5 mil representantes docomércio varejista de todas as regiões do Brasil. O evento foi uma iniciativa da ConfederaçãoNacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação das CDLs do Estado do Ceará(FCDL-CE) e CDL Fortaleza. Nomes como Ciro Gomes, Washington Olivetto, SerginhoGroisman, Daniel Godri entre outros, formaram a atração do maior evento lojista do Brasilque teve como tema, “Associativismo: Nossa Fortaleza”. Em 2012 este evento aconteceráem Natal. Pensando nisso a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN(FCDL/RN) comandou uma delegação com quase 100 pessoas para além de participar daspalestras, encontros e eventos da convenção, ajudar a destacar a sede de 2012 e ter base de co-mo o evento poderá ter um diferencial em relação ao deste ano.

Em parceria com a CDL Natal, a FCDL/RN apresentou a candidatura de Natal. Para is-to, foi montado um estande para apresentar a Natal aos participantes da convenção que tive-ram a ideia de como será o evento em 2012. Durante toda a programação da convenção aFCDL/RN e a CDL Natal, realizaram a divulgação com a degustação de comidas típicaspotiguar como camarão e carne de sol, além da distribuição de castanha e da apreciação dacachaça Samanaú para os visitantes do estande. É mais um grande evento que a capital poti-guar receberá. Pelas informações, já foram sinalizadas mais de 4 mil inscrições. Ganha comisso o segmento do turismo como um todo e o comércio varejista. Até 2014, Natal será visi-tada por vários eventos de tal natureza. É hora de aproveitar e fazer com que a cidade se co-loque em definitivo na rota dos grandes acontecimentos.

Parceiras da divulgação As ações de divulgação da 53ª edição da Convenção Nacional do Comércio Lojista em Fortaleza,foi uma parceria da FCDL/RN e CDL Natal com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte,

através da Emprotur, Prefeitura do Natal, ABRASEL, ABIH-RN e Natal Convention Bureau.

Varejo cresce no RN Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram cresci-

mento de 1,4% nas vendas do varejo no Rio Grande do Norte no mês de julho emcomparação com junho deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2010 ocrescimento foi de 7,1%. Foram pesquisadas dez atividades, dentre as quais, oito apre-sentaram aumento nas vendas, entre os meses de junho e julho de 2011.

“Todas as vi tór ias ocul tam uma abdicação”

BISCOITO DA SORTE

Dança da cadeiraO Turismo brasileiro tem um novo mi-

nistro. Trata-se de Gastão Vieira. Elesubstitui Pedro Novaes. O Ministério doTurismo, nesses tempos de Copa doMundo de Futebol e Olimpíadas, é Umdos ministérios mais importantes da con-juntura política e econômica, principal-mente no Nordeste que tem no Turismo,umas das principais atividades da região.

Financiamento estudantil1 bilhão de reais. Este é a marca que o Banco do Brasil atingiu em operações do Fundo

de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O BB cresceu 20% nos novemeses de 2011. Em 2010 o crescimento foi de 4%. A Caixa Econômica Federal lidera ovolume de operações. O Fies realiza empréstimos para estudantes de instituições privadasque pode financiar até 100% do valor da graduação, com prazo de três vezes o período fi-nanciado mais 12 meses para quitar o empréstimo, com juros de 3,4% ao ano. O estudan-te começa a pagar o empréstimo 18 meses após se formar.

Feirão dos impostosA CDL Jovem de Natal realizou na última

sexta-feira, 16, o Feirão do Imposto. A inicia-tiva surgiu da necessidade de informar a po-pulação a incidência de impostos nos produ-tos e serviços adquiridos pelos consumidorese aconteceu em outras cidades brasileiras atra-vés da Confederação Nacional dos JovensEmpresários (Conaje). Integraram o feirão, osrestaurantes Tábua de Carne (na via Costei-ra), Galo do Alto (em Ponta Negra) e FastGrill (no Natal Shopping) que comercializa-ram um dos seus pratos com uma redução de32,31% no preço. Esse percentual correspon-de à carga tributária que compõe o preço finaldos alimentos comercializados nos restauran-tes brasileiros.

4º lote liberadoEsta liberado, desde a quinta-feira, 15,

o quarto lote regular do Imposto de Ren-da Pessoa Física (IRPF) 2011. A consultapoderá ser feita na página da Receita Fe-deral – www.receita.fazenda.gov.br – nainternet ou pelo ReceitaFone através donúmero 146. Também existem valoresdos lotes residuais de 2010, 2009 e 2008.Até o final de 2011 mais três lotes serãoliberados. Também está disponível oCentro Virtual de Atendimento ao Con-tribuinte (e-CAC), onde é possível visua-lizar o extrato da declaração e conheceras formas de regularização caso haja al-guma irregularidade nas informações de-claradas.

Simone de Beauvoir

Colaborou: Rodrigo Freire

Retomada das atividadesVisando retomar o plantio do algodão

no Rio Grande do Norte, o senador Gari-baldi Alves (PMDB) se reuniu com técni-cos da Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária (Embrapa). A reunião foicom os especialistas que compõe o CentroNacional de Pesquisa de Algodão.

Há 17 anos no mercadode plotagem no Rio Grandedo Norte, a Croqui abriu lojaem Parnamirim há um ano ejá faz sucesso acima do espe-rado pelos empresários Pau-lo Cavalcante, Sérgio Calá-bria e Amarilis Cavalcante.

Sérgio Calábria conver-sou com a reportagem econtou toda a trajetória desucesso da marca Croquidurante todo esse tempo esobre as perspectivas na no-va fase que a empresa vive.

A BirôCroqui começoucomo uma sociedade entrequatro arquitetos. Daí vemo nome “croqui” - termoutilizado na arquitetura, cu-jo significado é de esboço,um rascunho utilizado pelosprofissionais para discutir edar idéias. Vem antes doprojeto bem organizado.

Aos poucos, os sócios dePaulo Cavalcante foram se-guindo outros destinos pro-fissionais e acabaram com arelação empresarial. Ele, en-tão, chamou o seu primo,Sérgio, que morava em Re-cife para vir trabalhar comeles e dar uma nova roupa-gem ao seu negócio.

Sérgio explica que as lojasfuncionavam somente com otrabalho de plotagem e cad,

que é a impressão de plantase projetos para arquitetura,engenharia civil, mecânica,etc. Com a chegada de Sér-gio, cerca de cinco anos atrás,a empresa passou a atendertambém no segmento de im-pressão digital. A partir dessemomento, a Croqui começoua imprimir, em grandes for-matos, banners, lonas de out-door e adesivos, por exemplo.

Na divisão de funções en-tre os sócios, Amarilis é a di-retora financeira do em-preendimento. Paulo é o di-retor geral, trabalha na ad-ministração e na plotagem.Sérgio é diretor de imagem etambém trabalha com asvendas. Amarílis, explicaSérgio, é esposa de Paulo e éconsiderada, por eles, sócia.

Em Natal, a loja passoupor uma grande expansão eresolveu vir disputar merca-do em Parnamirim. “A genteviu que era necessário um es-paço maior”, conta Calábria.

Sérgio avaliou que os ne-gócios realizados e a aceita-ção do mercado no primeiroano em Parnamirim supera-ram a sua expectativa e espe-ra crescer ainda mais na ci-dade Trampolim da Vitória.

Em Natal, a empresa jápossuía e ainda mantém três

lojas localizadas em Petró-polis, Capim Macio e LagoaNova. Em Parnamirim, elafica na BR-101. Em suas lo-jas, a Croqui emprega e geratrabalho para cerca de 30colaboradores.

Para os que ainda não co-nhecem a Croqui, o empre-sário afirma: “A gente quermostrar nossa marca emParnamirim para uma ava-liação das pessoas”.

Entre seus grandes clien-tes, Sérgio destaca shop-pings e prefeituras, além dedestacar as parcerias com asagências de publicidade. Eleesclarece que eles não criamas artes a serem impressas,fazem somente a impressão.

Os clientes têm a opçãode impressões de lonas comestrutura metálica, aplica-ção de adesivos em vitrinese fachadas, envelopamentode frotas (carro, barcos,etc.), execuções de painéis eadesivos personalizado e ba-ners.

Para facilitar o contatocom os clientes, a Croquitem um site (www.birocro-qui.com.br) e contas em re-des sociais como o twitter(www.twitter.com/birocro-qui). O telefone da loja Par-namirim é o (84) 3272-6822.

Sérgio Calábria ao lado da máquina de impressão de grandes formatos, na loja da Croqui de Parnamirim

Potiguar 6_new:2.qxd 16/9/2011 20:29 Page 2

Page 7: PN - Edição 390

[email protected] www..cefascarvalho.blogspot.com

Cefas Carvalhohumor

Jarita Night and Day: Drag comediante fará show no TAM

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIASCulturaParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Este colunista leu umtexto terrível no ótimo blogportuguês Diário Ateísta(http://www.ateismo.net/)sobre mais uma forma deviolência contra o sexo fe-minino: o esmagamentodas mamas. Leia abaixo adenúncia, escrita pelo jor-nalista Carlos Esperança:

O horror nunca deixa desurpreender e agrava-sequando a superstição, o tri-balismo, a fé e a tradição seconjugam.

Camarões foi o nomeque os portugueses derama uma região africana a cu-ja costa iam em busca deescravos no tempo em quesonhavam converter omundo à fé cristã e ondedesistiram de avançar parao interior porque as ora-ções os não poupavam àmalária.

Hoje é um país do centrode África, com saída para oOceano Atlântico, a apro-ximar-se dos 20 milhões dehabitantes.

A fé da população distri-bui-se pelo cristianismo(56%), crenças tribais(23%) e islão (20%), sendooutras crenças quase ine-xistentes nesta república

presidencialista que gravitana órbita dos Estados Uni-dos da América e da Euro-pa, seus parceiros quase ex-clusivos nas trocas comer-ciais.

Neste país, maioritaria-mente cristão, colonizadopor alemães, franceses e in-gleses, as tradições tribaisatingem o limite da cruel-dade e da demência. Calcu-la-se que um quarto dasmeninas é vítima do esma-gamento das mamas, paradissimular a puberdade eevitar – segundo a crençatribal – as violações e gravi-dezes precoces.

Com pedras quentes eoutros objectos planos ar-dentes sobre as mamas quedespontam, as mães e ou-tras mulheres da famíliaprocedem à sua destruiçãoconvencidas de que, atra-sando o crescimento dosseios das meninas, as prote-gem dos olhares dos ho-mens, as afasta das relaçõessexuais evitem gravidezesindesejadas.

Já conhecíamos a muti-lação genital feminina,com a excisão do clítoris.Sabemos agora que a muti-lação mamária através deobjectos ardentes e esma-

gamento é outra crueldadeao serviço da repressão se-xual, dos preconceitos edas tradições tribais. Háque apertar e queimar comviolência as maminhas dasmeninas púberes ou pré-púberes, às vezes durantemeses de tortura, indiferen-tes às deformidades e à dorque causam, aos traumaspsíquicos e destruição detecidos, às queimaduras edeformidades.

Segundo a agência ofi-cial de cooperação alemãGTZ, que denunciou estaatrocidade e luta contraela, metade das meninas aquem despontam as mami-nhas antes dos nove anossão vítimas desta medonhacrueldade, segundo El País,de 12/09/2011, artigo deCharo Nogueira, onde re-colhi a informação relevan-te plasmada neste texto.

Perante esta inauditabarbaridade, comum naÁfrica Ocidental e com es-pecial incidência nos Ca-marões, termino revoltadocomo comecei: «O horrornunca deixa de surpreen-der e agrava-se quando asuperstição, o tribalismo, afé e a tradição se conju-gam».

As meninAs sem mAmAs de cAmArões

O ex-deputado esta-dual Júnior Souto (PT)será mesmo candidato avereador em Natal em2012. Otimista, Soutoacredita que o partidoterá condições de eleger2 ou 3 vereadores naeleição do ano que vem.

A professora e poetaJeanne Araújo está emprocesso para o lança-mento este ano de seuprimeiro livro, “Montede Vênus”. Poeta co-nhecida e prestigiadano mundo cultural poti-guar, Jeanne venceu doConcurso Luis CarlosGuimarães (da Funda-ção José Augusto) de2006.

Júnior Soutopara vereador

Poesias de “Monte de vênus”

Natural de Acari e resi-dente em Ceará-Mirim,Jeanne Araújo foi mençãohonrosa em outros concur-sos e é dona de uma poesiavigorosa, com toques de

erotismo e nostalgia que járecebeu elogios de escrito-res como Nei Leandro deCastro. Mantém ohttp://jeannearaujo.blogs-pot.com/

Jeanne Araújo

divulgação

Jarita (segunda esquerda) e convidadas: humor ferino garantido no Teatro

A Kenga mais famosa doNordeste Jarita Night andDay apresenta no próximodia 01 de outubro My Life -O show.

O espetáculo, que seráapresentado no Teatro Al-berto Maranhão, faz partedas comemorações de 25anos de humor e irreverên-cia do ator Bira Santos quedeu vida à Jarita no ano de1986. Divina Shakyra e osatroes Clenor Jt e GlaydsonAlmeida fazem participa-ções especiais.

Ela é considerada pormuitos O GRANDE MITODE POTIGUAR. O nomevem de um apelido quandocriança que era, JARA + ajunção do nome da primeiraDama da Argentina, ANI-TA e para completar usouuma EXPRESSÃO muitoutilizada nos anos 80, daítornou-se “JARITANIGHT AND DAY (a bichado dia e da noite com portede primeira Dama). O per-sonagem é constantementeconvidado para FAZER gra-ça por aí!!! Seu mérito estána criatividade e improvisonão importando onde esteja

e com qual tipo de públicovenha a trabalhar. Sua lín-gua é afiada para quem ou-sar lhe provocar. Vaidosa aosextremos se acha linda(creia!!!) apesar de desdenta-da e exageradamente ma-quiada.

O personagem que da vi-da a Jarita é o ator Bira San-tos, começou no teatro ama-dor no ano de 1980. Em1986 deu vida ao seu maiororgulho que é interpretarJARITA NIGHT ANDDAY. Lembra como se fossehoje da sua primeira apari-ção, segundo o humoristapoderia ter sido pior!!! Agra-dece as muitas vaias do pú-blico presente. Depois deuns cinco minutos de vaias,ela se levantou MANIFES-TADA e gritou: “Podemvaiar o FRESCO!!! Joguempedras no FRESCO!!!” Semmais nem menos, todos co-meçaram a aplaudir, foi aíque nasceu aquela que HO-JE é considerada o grandeMITO Potiguar.

Em 1987 faturou o prê-mio de Rainha das Kengas,tornando-se apresentadoraoficial do evento que aconte-

ce todos os anos no carnavalde Natal/RN. O show queacontecerá no próximo dia01 de outubro ( Sábado ) noTeatro Alberto Maranhãomarca os 25 anos de carreirado ator Bira Santos desdeque subiu na primeira veznum palco na pele de JaritaNight And Day.

O espetáculo terá a parti-cipação da Divina Shakyra,companheira de profissãoartística com quem divide opalco das Kengas durante oCarnaval para animar as mi-lhares de pessoas que com-parecem ao evento. E tam-bém dos atores Clenor Jr eGlaydson Almeida, que fa-zem participação imitandoos cantores Roberto Carlos eFafá De Belém.

Jarita é um fenômeno depúblico e há 25 anos arregi-menta milhares de fãs e ad-miradores por onde passa.Sua marca é o deboche so-cial sempre tratado commuita irreverência onde elamesma se faz personagemde um cotidiano que é pormuitas vezes assimilado pe-los que assistem suas apre-sentações.

Potiguar 7:2.qxd 16/9/2011 20:31 Page 2

Page 8: PN - Edição 390

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EXTREMOZ

Festa do Vaqueiro junta religiosidade e cultura

Cavaleiros, charretes,bois, carros e motos compu-seram o trajeto da 19ª Ca-valgada do Vaqueiro de Ex-tremoz, em Vila de Fátima,no último dia 11. A saída foido Posto de Estivas e, comoocorre tradicionalmente,centenas de cavaleiros enca-beçaram o cortejo.

A missa em homenagemaos vaqueiros e benção doscavaleiros foi na igreja cató-lica de Vila de Fátima. De-pois, todos foram para a ca-sa do idealizador e organi-zador do evento, Naldo Va-queiro, que ofereceu o tradi-cional churrasco e feijoadade confraternização com osvaqueiros e convidados.

O prefeito Klauss Rêgo

LUTA

Prefeitas vão a Brasíliaem busca de recursosAs prefeitas Lanice Fer-

reira de Macedo (Governa-dor Dix-sept Rosado),Shirley Targino (MessiasTargino), Maristela Freire(Upanema) e Maria Mi-riam (Taboleiro Grande)foram a Brasília (DF), noúltimo dia 13, para cum-prir agenda junto aos parla-mentares do Rio Grandedo Norte e instituições fe-derais.

As gestoras foram com ointuito de agilizar a libera-ção de recursos já garanti-dos através de emendas par-lamentares para projetosaprovados nos seus municí-pios, mas que, por razõesdesconhecidas, ainda nãoforam liberadas.

Juntas, as prefeitas tam-bém seguem até quinta-feiraparticipando de reuniões jun-to à direção do Fundo Nacio-nal de Desenvolvi men to daEducação (FNDE), Ministé-rio da Saúde e também con-versarão com o ministro daPrevidência Social, GaribaldiAlves Filho.

"Cada prefeitura tem seuscompromissos, mas seguire-mos juntas, pois além de re-

solver pendências, podemosobter mais apoio para osmunicípios", explica a pre-feita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferrei-ra. No caso do município deGovernador Dix-sept Rosa-do, várias obras vem sendorealizadas na cidade a partirdas parcerias realizadascom o governo federal ecom a garantia de recursospor emendas parlamentaresentre elas, a construção donovo Abatedouro PúblicoMunicipal, Reforma doMercado Público, constru-ção do Ginásio de Esportese Escola Pro-Infância.

Esta escola, destinada aEducação Infantil, contacom recursos de mais de ummilhão de reais, parte asse-gurada pelo FNDE e estáem ritmo acelerado. A esco-la classificada como nível Bcontará com uma estruturamodelo e beneficiará cercade 240 crianças da cidade."É uma das obras mais im-portantes da nossa gestãoque vai atender a uma ne-cessidade das famílias a par-tir das nossas crianças", res-salta Lanice.

Centenas de cavaleiros encabeçaram o cortejo

prestigiou a festa, que duroudois dias no Bar do Naldo.No sábado, 10, Naldo va-queiro festejou com um for-

ró durante toda a noite. Odeputado estadual HermanoMorais também participouda Cavalgada do Vaqueiro.

A Secretaria de Educa-ção e da Cultura do Estadodo Rio Grande do Norte(SEEC) por meio da Coor-denadoria de Desporto(CODESP) e da 2ª Direto-ria Regional de Educação,Cultura e Desporto (DI-RED) realizará no períodode 23 de setembro a 02 deoutubro de 2011 a XXI edi-ção do Campeonato dasEscolas Estaduais e Muni-cipais do Estado do RioGrande Norte – CEEM’S.

O evento esportivo rea-lizar-se-á em diferentes es-paços da cidade de Parna-mirim e de outras cidadescircunvizinhas e contarácom a participação de 38escolas públicas, sendo 18estaduais e 20 municipaistotalizando 922 atletas.

Destacamos que esteevento é de grande impor-tância para a comunidadeescolar e promove a partici-pação e integração dos atle-tas que são exclusivamenteda rede pública de ensino.

educação

CEEM’s serárealizadopela 2ª Dired

Potiguar 8:2.qxd 16/9/2011 20:35 Page 2

Page 9: PN - Edição 390

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Valério

defende

Câmara com

21 vereadores

Edição 390 | Parnamirim, 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Pág. 3

arte

Livro Letras do Bem será lançado dia 21

educação

Elienai solicita criação de cursinhopré-vestibular gratuito em Parnamirim

A quintaedição do livroLetras & Ima-gens do Bemvai ser lançadono próximodia 21, na li-vraria Sicilianodo Midway,das 18 às 22h,com apresenta-ções culturaisda Casa doBem das 18 às19h e, a partirdaí, o lança-mento com apresença dosautores e dosfotógrafos par-ticipantes. Par-ticipam destaedição cerca de53 autores e ofotógrafo Ri-cardo Junquei-ra, tendo a ca-pa sido feitacom uma foto de MarceloBuaianain e fotos dos pro-jetos de Canindé Soares.

O livro Letras & Ima-gens do Bem é organizadopelo escritor e jornalistaFlávio Rezende, que presi-de a Casa do Bem, foi dia-gramado e concebido naPlena Comunicação, tendosido impresso na Editorada UFRN.

A renda é destinada paraas ações humanitárias daCasa do Bem e o livro vai

ser vendido por R$ 30,00.A obra conta com a presen-ça de vários autores, taiscomo: Flávio Rezende, An-drea Browne, Marília Ma-fra, Anchella Monte, LívioOliveira, George Veras,Francisco Evangelista, Ma-ria Audenora Neves, PauloNeris, Anna Maria Cascu-do Barreto, Málvia Vascon-celos Maia, Raimundo An-tônio, Jânia Souza, João daMata Costa, Augusto Coe-lho Leal, Clóvis Leite, Da-lessandro Vincenzo de Cas-

tro Soares,Nivaldo Ta-vares, MariaA p a r e c i d aRodrigues deM e i r e l e s ,Sióstio deLapa, CléiaB o l o n h a ,Haroldo Mo-ta, Brum,Rubens Bar-ros de Azeve-do, WalterM e d e i r o s ,Hugo Gal-vão, RonneGrey, AnaLuiza Burla-marqui daPenha, Ka-cianni Ferr-reira, Fer-nando Dan-tas de Rezen-de, JocianTorres Pi-nheiro, Mar-

cos Sá de Paula, Sulla Mi-no, Júlio Francisco Dantasde Rezende, Leilton Lima,Yasmine Lemos, CarlosRoberto de Miranda Go-mes, Moisés Santos Lara,Vivi Viana, Andréa Diniz,Gê Santos, Elaine Vládia,Raquel Campos FreitasSantana, Ed René Kivitz,Mano Targino, Gilbamarde Oliveira Bezerra, UilieteMárcia Silva de Mendonçae Zânia Maria Rios AguiarVieira.

A criação de um curso

preparatório gratuito é

uma luta antiga de

Elienai

divulgação

A educação dos jovensparnamirinenses é umaconstante preocupação domandato da vereadora Elie-nai Cartaxo. Pensando emampliar a chance dos alunosde baixa renda oriundos deescolas públicas de ingressa-rem nas universidades públi-cas do estado, ela propôs,através do indicativo nº376/2011, a criação de umcurso pré-vestibular gratuitoem Parnamirim.

A idéia é beneficiar jovensque residem no município ecuja família está inscrita noCadastro Único. “Atravésdesse cursinho o estudantepoderá rever todo o conteú-do aprendido ao longo da vi-da escolar e se preparar me-lhor para o vestibular. É im-

portante ressaltar que ele se-rá destinado tanto aos alu-nos que estejam cursando oterceiro ano do Ensino Mé-dio quanto aos que já te-nham concluído os estudosem escolas públicas”, escla-receu Elienai.

A criação de um cursopreparatório gratuito para oingresso no ensino superiorjá é uma reivindicação anti-ga e o assunto veio nova-mente à tona durante aConferência Municipal dosDireitos da Juventude, reali-zada no último mês de agos-to, em Parnamirim. Na oca-sião, jovens representantesde instituições de ensino pú-blicas do município relata-ram suas dificuldades nasescolas por motivo das gre-

ves e falaram de suas expec-tativas para o futuro.

Para Elienai, é preocu-pante ver que muitos alunosse sentem despreparados edesamparados na hora deconcorrer a uma vaga nosexames vestibulares de uni-versidades públicas, que sãotradicionalmente bastanteconcorridos. “Hoje a IgrejaCatólica, através da Pastoralda Juventude, e a IgrejaEvangélica Assembléia deDeus de Parnamirim, jámantêm esses cursinhos.Mas são necessárias novasturmas para atender toda ademanda do município edar mais oportunidades aquem batalha para ter umcurso superior”, conclui avereadora Elienai Cartaxo.

Parnamirim Capa:2.qxd 16/9/2011 19:47 Page 2

Page 10: PN - Edição 390

Um rio há adormecido em cada

infância, rio seco ou de enchente,

intempestivo rio que não cresceu

Zila Mamede, poeta e escritora potiguar

Que eu nunca me dec i f re ou medescubra. Eu quero é mais um

manto que me cubra e a própr iaface nua me d is farce.

Antoniel Campos, da 2º edição do Zila Mamede

21 vagas

Valério Santiago está entusiasmado com o gramado do es-

tádio do Potiguar. Em relação à política, o mais antigo verea-

dor de Parnamirim sugere que sejam aprovadas as 21 vagas.

Clênio 1

O vereador Clênio deverá

sair da base aliada de Maurí-

cio Marques. Alguns cargos

já foram exonerados.

Clênio 2

Clênio se posiciona comooposição, mas sem entregaros cargos. Então, MaurícioMarques toma posição.

Filho de político

Em Parnamirim, filhos depolíticos se preparam parasubstituir os pais. Gustavorepresentará RaimundoMarciano. Israel vai no lugarde Geraldo Magela. Coringano lugar de Paulão. Deveráaparecer outros nomes.

CepesNos dias 12 e 13 de no-

vembro acontece o encontrode todos os presidentes declubes Cepe. Walcimar Mei-ra estará presente no evento,em Vitória.

Novo NordesteO diretor da empresa par-

namirinense Novo Nordes-te, participa da convençãodo Sindicato das Transpor-tadoras em Mossoró.

1000 dias

A prefeitura de Natal ins-talou na semana passadaum relógio para a contagemregressiva para a copa. Fal-tam mil dias para Natal se-diar o maior evento do fute-bol mundial acontecer. Masas obras precisam começar

Natal estará pronta para a copa em

1000 dias?Vote em: www.potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

Convite

A escritora e poeta Maura Rosângela convida a todos

seus conhecidos e interessados em poesia e literatura para o

lançamento do livro Jardim Primavera na Fundação Capi-

tania das Artes às 17h da próxima quinta-feira (22). Os

contatos com a escritora são: (84) 9986-4479 e (84) 8712-

2207. A FUNCARTE fica na Ribeira.

Melhoras A coluna registra a enfermidade do advogado Pedro Fei-

tosa ao mesmo tempo que deseja plena recuperação.

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

A Cruz Vermelha é uma instituição mundial e surgiu

na Suíça em 1850. Era tempo de guerra, quando o co-

merciante Jean Henri Dunant teve a atitude de socorrer

pessoas feridas. Na guerra, os que perdem membros da

família e os próprios membros são ustamente os que não

decidiram fazer a guerra. Os que decidiram fazer a guer-

ra não estão diante das armas.

No RN e no Brasil, a presença da Cruz Vermelha se

deu em 1942. Teve papel importante importante na Se-

gunda Guerra Mundial e um dos grandes entusiastas foi

Oswaldo Cruz.

Atualmente existe a sede da Cruz Vermelha em Natal,

a qual atua na esfera estadual e outra unidade em Mos-

soró. Sendo Parnamirim o terceiro município mais im-

portante do estado, seria apropriado tal interesse. Se há

alguém com espírito empreendedor e voluntário na cida-

de Trampolim da Vitória, deve conversar com a presi-

dente da Cruz Vermelha estadual: professora Francisca

de Lima Montenegro.

A cruz Vermelha em Natal, localiza-se na avenida

Prudete de Morais, 74, Petrópolis , Natal/RN. Fone:

(84) 3201-6400.

Registre-se que aCruz Vermelha não atua apenas em

tempos de guerra e que a prioridade da filial do RN diz

respeito ao apoio à saúde. Dado ao recado.

Viadutos na BR

Em reunião com representantes do DNIT, com o

prefeito Maurício Marques e com os secretários Naur

e Antônio Batista na sexta (16), a deputada Fátima

Bezerra disse que destinará emenda ao Plano Pluria-

nual de 2012-2015 do Governo Federal para viabili-

zar a construção de viadutos no trecho da BR-101 en-

tre a Av. Maria Lacerda e a entrada do bairro Cidade

Satélite. A região precisa de investimento na área

uma vez que o sua atual estrutura não comporta o

crescimento da região.

Novos horários na Assembléia

A partir desta segunda (19), a Assembléia Legislati-

va funcionará em novo horário. Os trabalhos legislati-

vos começarão às 8h30 e se encerrarão às 15. As ses-

sões ordinárias passam a ser realizadas a partir das

10h30. As reuniões das comissões temáticas serão rea-

lizadas antes das sessões, às 8h30 e as sessões solenes

às 9h, enquanto as audiências públicas serão à tarde, a

partir das 14h30.

Candidato sim!“Sou candidato à ree-

leição e vou fazer campa-

nha em Nova Parnami-

rim com Carlos Eduardo

Alves”, disse Maurício

Marques no Alpendre do

PN. Ele ainda respondeu

que todas as candidatu-

ras são bem vindas.

“Quero ouvir as propos-

tas e somar com as de

nosso grupo para melho-

rar ainda mais no próxi-

mo governo”, disse.

Cruz Vermelha no RN

PMN Parnamirim

Em Parnamirim, o PMN do deputado Antônio Jácome

está com o secretário de Saúde, Marciano paizinho.

Missa de 7º dia

Na semana passada Par-

namirim viveu a perda de

Jacira Medeiros, por com-

plicações cardíacas. O cor-

po foi velado no dia 7 na

Igreja Bara. Em nota, a fa-

mília anuncia a missa de

sétimo dia: "A família de

Jacira Medeiros agradece

os pêsames e solidariedade

apresentados, por seu fale-

cimento, e convidam pa-

rentes e amigos para a Mis-

sa de Sétimo Dia de seu

encontro com o Pai, a ser

celebrada às 18 horas,

quarta-feira, dia 14 de se-

tembro, na Igreja Santo

Antônio, Cohabinal, Par-

namirim”. Jacira Medeiros

é irmã do advogado e poe-

ta Janduhi Medeiros.

Parnamirim 2:2.qxd 16/9/2011 20:01 Page 2

Page 11: PN - Edição 390

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASParnamirimParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Maternidade celebra 3 anos de fundação no municipio

divulgação

Valério Felipe Santiago: mais vagas na Câmara

divulgação

A Maternidade do Divi-no Amor, inaugurada em12 de setembro de 2008, es-tá realizando uma progra-mação durante toda esta se-mana em comemoração pe-los três anos de funciona-mento da unidade.

No último dia 12, a datafoi lembrada com um caféda manhã reunindo servi-dores e funcionários de to-dos os setores.

O diretor administrativoJoão Antônio de Brito Jú-nior disse que a “ampliaçãoda maternidade representouum ato de coragem dos ges-tores públicos”.

“O dinheiro investidonesta obra foi pouco secomparado com o benefícioque a maternidade oferece àpopulação. Fazemos emmédia 400 partos por mês,50 procedimentos cirúrgi-cos e 1.400 atendimentos

saúde

Maternidade do Divino Amor completa 3 anosopinião

Valério: “Quero Câmaracom 21 vereadores”

mensais em geral. Além dis-so, oficializamos a UTI com10 leitos e o nosso banco deleite”, comemorou o dire-tor.

A média mensal de aten-dimentos é de 1.426 ou seja47,5 atendimentos diários,incluindo partos normais,cesarianas, curetagens, tra-

DA REDAÇÃO DO PNO vereador parnamiri-

nense Valério Santiago dis-se que é a favor de que a oLegislativo de Parnamirimvenha a ter 21 cadeiras.

“Sou a favor que a Câ-mara de Parnamirim tenha21 vagas, porque dá opor-tunidade a mais as pessoasque tentam e não conse-guem, pois aumenta a re-presentação na Câmarasem aumentar as despe-sas”, disse.

Na opinião do vereadorcom nove mandatos a

mais, na cidade Trampo-lim da Vitória é precisoque a população vote comconsciência para que se so-me quantidade e qualida-de. “Tenho certeza que apopulação escolherá comsabedoria”, colocou.

Atualmente a CâmaraMunicipal de Parnamirimtem 12 cadeiras.

O vereador Valério Feli-pe Santiago está no seu oi-tavo mandato de vereadore é filiado no PDT, partidodo prefeito Maurício Mar-ques.

problema

Hospital tem maior demanda de acidentados do trânsito

Com uma frota de834.829 veículos em circula-ção, dos quais 75.286 passa-ram a circular somente du-rante 2010, o Rio Grandedo Norte registra cada vezmais acidentes de trânsito ea Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap) estábuscando alternativas paraampliar a capacidade deatendimento aos casos depolitrauma.

A principal unidade nor-te-riograndense de assistên-cia a casos com esse perfil éo Hospital Walfredo Gur-gel, em Natal. Mas este nãoé o único hospital a receberpacientes com politraumana região metropolitana da

capital potiguar, uma vezque desde o ano passado, aSesap vem realizando açõescapazes de permitir que oHospital Regional Deoclé-cio Marques de Lucena,passe a ter um perfil seme-lhante.

Deoclécio Marques hojeé referência para todo RioGrande do Norte em rela-ção a diferentes serviços, co-mo clínica médica, ortopé-dica e cirurgias. "Este é umhospital geral, que deveráter um atendimento especia-lizado em politraumas. Paratanto, a Sesap ampliou umconvênio mantido com oInstituto Nacional de Trau-maortopedia (Into).

tamentos clínicos, entre ou-tros.

As comemorações terãocontinuidade com uma pro-gramação educativa duran-te a semana.

Na terça-feira (13), a neo-tatologista Iracema Augus-ta ministrou uma palestracom o tema “Assistência aoRN na sala de parto”.

Na quarta-feira (14), aeducadora em saúde Rosân-gela Vieira falou sobre alei-tamento materno. PALESTRAS

As palestras seguiram naquinta-feira (15). Às 9h, opediatra e infectologistaRobson da Costa Limaabordou o tema “Acidentecom material biológico” e,às 14h, a enfermeira obste-tra Ana Karina Dantas fa-lou sobre “Síndromes hiper-tensivas na gestação e nopuerpério”.

Vereadora Kátia Pires, que lutou por audiência pública

divulgação

Tecla batida pela verea-dora parnamirinense KátiaPires, foi mostrada semanapassada, nos veículos de co-municação da capital, mos-trando assim, a importânciade se realizar uma Audiên-cia Pública como pretendeno próximo dia 28, no Ple-nário da Câmara Munici-pal, às 16h, para discutir aquestão da continuação econclusão das obras do Pro-longamento da AvenidaPrudente de Morais até omunicípio de Parnamirim,a duplicação da BR-101 e asvias de acessos de NovaParnamirim, sentido Parna-mirim/Natal, além da si-tuação caótica do Trânsitono município.

A vereadora Kátia apre-sentou na Câmara Munici-pal uma solicitação para arealização de uma Audiên-cia Pública, com o objetivode questionar, discutir e co-brar das autoridades com-petentes soluções para o

atuação parlamentar

problema que vem se esten-dendo. Concluindo a obra,a Avenida Prudente de Mo-rais ficará ampliada em cer-ca de 4,7 Km, tendo o proje-to, como um todo, inicial-mente orçado em cerca de

R$ 28 milhões.“Parece que depois de

juntos com a sociedade pe-dirmos uma resposta aos ór-gãos competentes, estamos,enfim, sendo ouvidos. Porisso, seremos incansáveis

nessa luta, pois a populaçãomerece todo o respeito emter pelo menos uma respos-ta para essa paralisação equando serão definitiva-mente retomadas as obras.No semestre passado desseano, estive, juntamente comminha assessoria no Depar-tamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte(DNIT) e no setor de Enge-nharia do Batalhão doExército, localizado às mar-gens da BR-101. A previsãoobtida com a informação éque seria no início do mêsde agosto, o que não acon-teceu e já estamos em se-tembro. Esperamos que, fi-nalmente, retomem essasobras, que terão uma im-portância imensa para osdois municípios”, afirmouKátia. A obra terá tambéma construção de um viadutona BR-101, evitando engar-rafamentos e amenizandoos diversos problemas notrânsito daquele trecho.

Ver. Kátia Pires realizará audiência públicasobre trânsito e prolongamento em avenida

Parnamirim 3:2.qxd 16/9/2011 19:58 Page 2

Page 12: PN - Edição 390

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 4:2.qxd 16/9/2011 20:03 Page 2

Page 13: PN - Edição 390

Municípiowww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 390 | Parnamirim, 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

amnésia eleitoral

extremoz: memória curta quanto ao voto para deputado

A história e exemplo

de vida de

Chandoca, figura

popular do cotidiano

macaibense

Pág. 6

››

artesanato é sucessoem feira estadual

são josé do campestre

Mário Alves, gesseiro Luzinete Santos, estudante Eronildes Silva, aposentado Antônio Bezerra, aposentado Jailson Ramos, taxista Antônio Jácome foi lembrado

Da ReDação Do PN

Situado nas terras herdadasdos povos Tupi e Paiacu, Ex-tremoz é o 20º maior municí-pio do Rio Grande do Nortecom 24.953 habitantes - se-gundo dados do IBGE. A ci-dade de belas praias e lagoas émais uma das escolhidas paraparticipar da enquete que quersaber se a população do esta-do ainda lembra em quem vo-tou nas eleições de 2010, cer-ca de um ano atrás.

A memória está curta nomunicípio, principalmentequando os eleitores são ques-tionados acerca das suas esco-lhas para o cargo de deputado

estadual. Dos seis participan-tes da enquete, somente umlembrou o seu representanteescolhido para a AssembléiaLegislativa do estado.

Leandro Fernandes, 24,não consegue lembrar a quemconfiou o seu poder de votono dia 3 de outubro passado.O moto-taxista também des-conhece as funções inerentesao cargo público. Quanto a is-so, brinca: “Só fazem comer odinheiro da gente. Eu só votoporque tem que votar”, diz.Ele também não conhece ne-nhum projeto de qualquer de-putado que venha beneficiar oseu município.

Da mesma forma, o gessei-

ro Mário Alves não podia re-lembrar o nome que confir-mou na urna eletrônica. O jo-vem de 21 anos não sabe oque faz um parlamentar.Além disso, não tem conheci-mento de qualquer obra muni-cipal ou estadual que tivesse oapoio dos deputados do RN.

Já o taxista Jailson Ramoslembrou a sua opção no últi-mo pleito. O eleitor decidiudar seu voto ao deputado An-tônio Jácome. O político doPMN obteve 247 votos nomunicípio da Grande Natal.“Votei nele porque meu irmãotrabalhou na campanha dele”,falou o entrevistado. Mas oeleitor também não sabia se o

deputado já havia ajudado, dealguma forma, Extremoz. “Agente vota pela cidadania, pa-ra não votar nulo. Mas se per-guntam se tem algum trabalhodeles por nós, não em nada”,explicou.

Jailson foi o único partici-pante que lembrou a quem de-dicou a sua confiança paratrabalhar pela sociedade poti-guar na Assembleia.

Eronildes Gomes da Silva,70, aposentado reformado daPolícia Militar, garantiu quenão lembrava o seu candidato.Do mesmo modo dos demaisentrevistados, não soube ex-plicar o que faz um deputado,seja estadual ou federal. “Eu

não sei. Se fazem coisas boasou ruins, nem isso a gente sa-be”, pontuou. Eronildes nãosabia de nenhum projeto quemelhorasse a vida dos seusconterrâneos por parte doseleitos.

O aposentado Antônio Sil-vestre Bezerra, 65, informouque não tinha em sua memó-ria, o candidato que recebeusua confiança em 2010. Eleconsiderou que sua falta dememória ocorre devido à pou-ca importância dedicada aotema. “Não presto muitoatenção a isso”, afirmou. Eletambém desconhecia as fun-ções inerentes ao cargo públi-co, como também o os proje-

tos e trabalhos pela cidade.Único candidato citado na

enquete, Antônio Jácome nãofoi dos mais votados no pleitopassado. Os primeiros coloca-dos no município, por quanti-dade de votos foram: JoséDias, do PMDB, que garantiu1.450 votos na disputa; ocompanheiro de partido deJácome, Ricardo Motta rece-beu o apoio de 1.122 muníci-pes e, por fim, 1.090 eleitoresapoiaram o projeto de MárciaMaia, do PSB.

Na próxima edição, o Poti-guar Notícias trará o resulta-do da enquete sobre os depu-tados federais produzida nomunicípio.

O secretário de Turismo eMeio Ambiente, WilliamMoura, participou na noite daquinta-feira (01), da aberturada Feira do Artesanato Poti-guar, promovida pela Secreta-ria Estadual do Trabalho, daHabitação e da AssistênciaSocial (Sethas), onde o artesa-nato municipal foi mostrado evendido em um stand monta-do em evento que seguiu atédomingo (04).

A Feira do Artesanato Poti-guar contou ainda com um co-reto com atrações folclóricas,apresentação da OrquestraSanfônica, barraquinhas dehortaliças, praça de alimenta-ção. No mais, próximo ao es-tande do SEBRAE, o visitanteencontrava o espaço de SãoJosé do Campestre e podeapreciar várias tipologias e ad-quirir o que há de mais capri-chado em trabalhos de borda-do, palha de carnaúba, talha,

pintura, dentre outros.O secretário de estado do

Trabalho, da Habitação e As-sistência Social, Luiz Eduar-do Carneiro Costa visitou ostand de São José do Campes-tre e parabenizou o municípiopelas lindas peças produzidaspelos os artesãos.

Para William Moura, aparticipação em feiras de ar-tesanato como esta é muitoimportante, pois tem geradomuita renda para várias famí-lias campestrenses. "A gestãodo nosso prefeito ZequinhaBorges tem priorizado dentremuitas ações a valorização donosso artesanato, e uma delasé o incentivo dado pela Setur-ma em projetos de produção,divulgação e comercializa-ção, onde todo esse trabalhotem tornado o artesanato mu-nicipal como um propulsorpara o crescimento da nossaeconomia”.

Comitê vai se reunirpara debater rio

apodi-mossoró

O poder público, a socieda-de civil e os usuários de águada bacia hidrográfica do RioApodi-Mossoró irão partici-par no próximo dia 20 de se-tembro, às 9 horas, no auditó-rio da Universidade Estadualdo Rio Grande do Norte(Uern), em Mossoró, da reu-nião com a Diretoria Provisó-ria do Comitê da Bacia Hidro-gráfica do Rio Apodi-Mosso-ró para definição do grupo deapoio.

A reunião será focada naorganização do processo deinstalação do Comitê da Ba-cia Hidrográfica do Rio Apo-di-Mossoró, até a escolha eposse dos membros e da dire-toria definitiva.

Para isso, a Diretoria Pro-visória, liderada pelo secretá-rio-adjunto da Secretaria deEstado de Meio Ambiente edos Recursos Hídricos (Se-marh), Jader Torres, e pelo

professor da Uern, RamiroCamacho - que atuará comosecretário executivo do comi-tê – irão propor a formaçãodo grupo de apoio que iráatuar na coordenação do pro-cesso eleitoral e na propostade criação do regimento inter-no do comitê.

ENCONTROSA idéia é que os 52 municí-

pios que envolvem a bacia doRio Apodi-Mossoró partici-pem da formação do Comitê,que deve ser composto em30% pelo poder público, 40%por usuários de água e 30% demembros da sociedade civil.

Após a criação do grupode apoio, serão feitos três En-contros Regionais nas cida-des de Pau dos Ferros, Apodie Mossoró que resultarão emtrês reuniões plenárias em ca-da cidade pólo que definirãoos representantes de cadasegmento.

Creche Pró-Infânciatem obras iniciadas

goianinha

A prefeitura de Goiani-nha iniciou no dia 13, asobras de terraplanagem nolocal onde será construídaa Creche Pró-Infância,uma das mais modernas ecompletas em termos deinfra-estrutura para o ensi-no infantil do país.

A obra será construídana Avenida Rudson Lisboacom recursos conveniadosdo Ministério da Educa-ção e contra-partida domunicípio, vai custar R$1.433.453, 95 e tem prazoprevisto para conclusãoem abril de 2012.

Amplas salas de aula,laboratório de informáti-ca, biblioteca, brinquedo-teca, refeitório, play-graund, além de área inter-na de circulação fazemparte do projeto. A creche

pró-infância em Goiani-nha vai matricular 240crianças por turno (matuti-no e vespertino), totalizan-do 480.

AVANÇO PARAA EDUCAÇÃOPara o prefeito Júnior

Rocha, o início da cons-trução da creche represen-ta um avanço importantena educação do município.

"Tenho dito sempre, queo futuro dessas crianças ejovens, passam necessaria-mente por uma boa educa-ção e poder oferecer umensino de qualidade já apartir do primeiro momen-to da vida escolar dessascrianças para mim é moti-vo de muito orgulho", dis-se o prefeito sobre a Edu-cação.

Municipios Capa:2.qxd 16/9/2011 16:21 Page 2

Page 14: PN - Edição 390

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Mesa Diretora da Câmara de São Gonçalo do Amarante

são Gonçalo do amarante

Câmara homenageia ex-presidente Edson Coelho

políticas públicas

Conferência Municipal da Juventude em São Gonçalo

eugênio dantas

Vereadores que compõem o Legislativo gonçalense

eugênio dantas

Na sessão da Câmara de

São Gonçalo do Amarante

da manhã da terça-feira, dia

13, foram votados e aprova-

dos projetos de lei, requeri-

mentos e moções de pesares,

além de debatidos diversos te-

mas relevantes para a comu-

nidade.

O presidente Geraldo Ve-

ríssimo registrou a presença

de muitos populares na Casa,

evidenciando o dinamismo

com que o Legislativo são-

gonçalense está vivendo neste

momento.

EDSON COELHO

Na mesma sessão, em ple-

nário, os vereadores voltaram

(por 6 x 3) a mudança de no-

me do Plenário da Câmara,

que se chamava Luis de Bar-

ros e agora se chamará Edson

Coelho, em homenagem ao

ex-presidente da Câmara, fa-

lecido dias atrás.

Para o presidente da Casa,

Geraldo Veríssimo, “trata-se

de uma justa homenagem ao

único vereador que presidiu a

Câmara por três vezes”, afir-

mou.

DEBATE POLÊMICO

Naquela mesma sessão da

Câmara Municipal, o verea-

dor Eraldo Paiva (PT) criti-

cou a possibilidade de se de-

nominar com o nome do ex-

governador e ex-ministro

Aluízio Alves o Aeroporto

Internacional de São Gonça-

lo do Amarante. Para Eraldo

Paiva, ele deveria se chamar

Aeroporto Internacional Do-

na Militana, em homenagem

à romanceira já falecida, que

marcou história na cultura do

município e do Rio Grande

do Norte.

“Sabemos que Aluízio Al-

ves muito fez pelo Estado,

mas já há muitos lugares ho-

menageando-o com seu no-

me. Além disso, Dona Milita-

na é um nome do município,

que merece uma homenagem

de tal envergadura”, defen-

deu Eraldo.

O tema provocou debate

na Câmara Municipal e vá-

rios vereadores usaram do pe-

queno e do grande expedien-

tes para falar sobre o assunto,

deliberando sobre o nome a

ser denominado no aeropor-

to e também falando sobre a

necessidade de se homena-

gear com nomes de ruas e

prédios públicos pessoas da

história de São Gonçalo, co-

mo artistas, populares, co-

merciantes, ex-vereadores e

pioneiros da história do mu-

nicípio.

civismo

Tangará celebra data daindependência do país

No domingo 7, o tanga-raense mais uma vez com-pareceu em grande núme-ro na Avenida João Ataídede Melo, para assistir aodesfile cívico, evento queculminou com a progra-mação da Semana da Pá-tria e que é organizado pe-las secretarias municipaise conta com a participaçãode todas as escolas da ci-dade e também de váriasentidades representativas

da sociedade. Uma festagrandiosa que demonstroua força da educação domunicípio e que propor-cionou ao público uma vi-são do trabalhado contí-nuo que é realizado peloseducadores em prol da cul-tura e do civismo. O aplau-so constante do público in-dicou o reconhecimentopelo esforço em proporcio-nar um desfile como hámuito tempo não se via.

Jovens de diversas comu-nidades de São Gonçalo doAmarante lotaram o teatromunicipal, na manhã do úl-timo dia 14, para a realiza-ção da 1ª Conferência Mu-nicipal da Juventude, queabordou o tema “Juventude,Desenvolvimento e Efetiva-ção de Direitos”. A aberturateve a apresentação do gru-po de capoeira Salva Zumbido mestre Gato, que recebeo apoio da Prefeitura de SãoGonçalo.

A solenidade contou coma presença do presidente da

Câmara Municipal de SãoGonçalo, Geraldo Veríssi-mo, vereador Eraldo Paiva,secretários municipais, con-vidados e os delegados esco-lhidos nas pré-conferênciasocorridas nas comunidadespólo. O prefeito Jaime Cala-do também esteve presente.Ele cancelou uma viagem aBrasília para participar daconferência.

“Não poderia deixar departicipar desse momentoimportante para a nossa ju-ventude. Essa 1ª conferênciamunicipal é única e não

existirá outra igual. Estouaqui para reafirmar o nossocompromisso com as açõesem prol do crescimento inte-lectual e social dos jovens deSão Gonçalo”, declarou Jai-me.

Para o secretário munici-pal de Juventude, Esporte eLazer, Flávio Henrique, aatual gestão está promoven-do um avanço significativonas políticas públicas de ju-ventude. “O prefeito JaimeCalado está aqui muito avontade porque ao longodesses dois anos e oito meses

de administração foi um ges-tor pioneiro na criação deuma Secretaria de Juventu-de, Esporte e Lazer, incenti-vou a criação do ConselhoMunicipal de Juventude edeu total apoio a nossa con-ferência”, enfatizou.

O evento, organizado pelaSecretaria Municipal da Ju-ventude, Esporte e Lazerjunto com o Conselho Muni-cipal de Juventude, represen-ta um momento marcantepara os jovens sãogonçalen-ses, que só agora estão tendooportunidade de debater.

Municipios 2:2.qxd 16/9/2011 16:28 Page 2

Page 15: PN - Edição 390

[email protected]

EvandroBorges

As Câmaras Municipaisexercem as atribuições decontrole externo das fi-nanças públicas na esferamunicipal, com o auxíliodos Tribunais de Contasdos Estados, conforme es-tabelece o Art. 31 e seusparágrafos da Constitui-ção Federal.

Ainda no § 2º do Art. 31o parecer prévio emitidopelo Tribunal de Contasdeixa de prevalecer por de-cisão da maioria qualifica-da de dois terços (2/3) dosmembros da Câmara, emface de julgamento favorá-vel ou não.

As Contas dos Municí-pios, ou seja, dos PoderesExecutivo e Legislativofi-carão por sessenta (60) diasa disposição de quaisquercontribuintes, anualmente,para exame e apreciação,podendo questiona-lhe alegitimidade.

Os Regimentos Internosdas Câmaras e quando nãoa própria Lei Orgânica dosMunicípios dispõe sobre oprocedimento do julga-mento das Contas, após orecebimento do parecerprévio exarado pelo Tribu-nal de Contas.

Em algumas Câmarasque não fizeram um míni-mo de revisão no Regimen-to Interno podem existir aaprovação por decurso deprazo, esta hipótese se dá,quando acontece umaomissão do Poder Legisla-tivo Local.

Atualmente, quando ospareceres prévios chegamas Câmaras Municipaishá de certa forma, umaagitação política, em faceda própria pluralidade dacomposição, dificilmenteexiste uma unanimidade,como também, em regra asituação tem a maioria,mas, não há posições uni-tárias envolvendo todosos membros da Casa Le-gislativa.

A Lei dos “fichas lim-pas” contribuiu para umamaior vigilância em torno

das contas, dos pareceresprévios do Tribunal deContas do Estado e doposicionamento que asCâmaras Municipais ado-tarão.

As campanhas contra acorrupção que estão sendoiniciadas com mais força,envolvendo instituiçõesbastante representativas dasociedade, a atuação doMinistério Público, o forta-lecimento da cidadaniatem contribuído para a edi-lidade exercerem mais naplenitude seus mandatos,principalmente, no que serefere à fiscalização dasContas.

O Tribunal de Contas doEstado tem encaminhadoaté com certa rapidez ospareceres prévios dos últi-mos exercícios, tanto dasCâmaras como dos Execu-tivos, a fim de serem apre-ciados e julgados.

As Câmaras Municipaisnos julgamentos precisamassegurar o princípio cons-titucional do contraditórioe da ampla defesa, regulan-do o procedimento, comclareza, notificações, pra-zos e o julgamento.

As sessões das Câmarassão publicas e sua ordemdo dia previamente publi-cada para conhecimentodos edis, mais também dapopulação para conheci-mento e participação nasgalerias, vendo como secomportam cada um dosVereadores.

Os pareceres préviosemitidos pelo Tribunal deContas e a relação com aLei dos “fichas limpas” emdecorrência da chegada doprocesso eleitoral munici-pal está movimentando asCâmaras Municipais, sen-do uma ótima oportunida-de para o exercício da cida-dania, de se combater cor-rupção e os desvios de fi-nalidade, de assegurar osprincípios da legalidade eda moralidade, dando a de-vida transparência no tratoda coisa pública.

Pareceres Prévios do TCE. Julgamento dasContas. Garantia do contraditório e da ampladefesa. Transparência. Exercício da cidadania

evento

Julgamento das Contaspelas Câmaras Municipais

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Torneio Leiteiro do Agreste é realizado

passa e fica

Prefeitura recupera estradas da zona rural

são tomé

Prefeito Babá acompanha Justiça na Praça

Já se encontra em plenaatividade nas estradas vici-nais do Município de Passae Fica uma máquina tipoPatrol, que permanecerá atéconcluir todas as estradasque dão acesso as comuni-dades. Segundo Pepeu, estetrabalho iniciou-se somenteagora, pois com as chuvasque este ano foram em pro-porções maiores que o decostume, a Prefeitura não ti-nha como realizar este tra-balho. Só agora com a para-da nas chuvas será feito o

trabalho em todas as vias,sejam de acesso a povoadosou a áreas onde a agricultu-ra predomina e diariamentecentenas de agricultoresprecisam trafegar ao traba-lho na zona rural.

Com o melhoramentodas vias o homem do cam-po terá melhores condiçõesde tráfego, principalmenteno escoamento da produçãoda mandioca, que é umadas culturas predominantesno município, além do fei-jão e do milho.

DESFILE

Por ocasião dos IX JO-GOS INTERCOLEGIAIS,foi realizado o desfile deabertura que contou com aparticipação de todas as Es-colas da Cidade e BandasMarciais Convidadas. Naoportunidade em que tam-bém se comemora a Sema-na da Pátria, cerca de duasmil pessoas acompanharamo desfile ao longo da RuaVereador Manoel Felix pas-sando em Frente à Prefeitu-ra onde as bandeiras hastea-

das e com a presença de au-toridades do Município fo-ram realizadas apresenta-ções emocionou os que alise encontravam.

Todos os anos a Secreta-ria Municipal de Educaçãorealiza os jogos intercole-giais, neste período do ano,como forma de dar ao alu-no momentos de integra-ção com outros de outrasescolas, proporcionando oentrosamento e agregandoo incentivo a pratica des-portiva.

O prefeito do municípiode São Tomé, AnteomarPereira, o Babá, participouda 24ª edição do ProjetoJustiça na Praça, ocorridana cidade de Tangará/RN.O projeto vem sendo reali-zado em vários municípios.

Diversos serviços foramprestados, entre eles um ca-samento coletivo de 137 ca-sais. “Lembrando que emabril de 2012 será a vez deSão Tomé receber o projetoJustiça na Praça”, disse Ba-bá.

Para o prefeito, o Justiçana Praça é uma iniciativa

que merece aplauso, por-que leva para a comunida-de serviços diversos.

O prefeito Babá, em Tan-gará, conversou com prefei-tos (como o de Tangará,Jorge Bezerra), com lide-ranças estaduais e autorida-des, de maneira a estudar omecanismo do Justiça naPraça e conseguir parceriase beneficios para o munici-pio.

“Nosso objetivo é cadavez mais trabalhar em prolda população de São To-mé”, afirmou o prefeitoAnteomar Pereira.

Evento já começa a se consolidar na região, diz Aclap

Jorginho, Babá e Tomba no Justiça na Praça em Tangará

Foi promovido durante

os dias 16,17 e 18 em Are-

nã, distrito de São José do

Mipibu, o 2º Torneio Leitei-

ro do Litoral Agreste. Um

evento que contou com ex-

posição de mais de 70 ca-

bras de proprietários filia-

dos com a Associação dos

Criadores de Cabras Leitei-

ras do Litoral e Agreste Po-

tiguar (Aclap), promotora

do torneio.

A abertura do evento foi

na sexta-feira (16), às 20h,

com presença de diversas

autoridades que fazem a

agricultura no Rio Grande

do Norte.

De acordo com o presi-

dente da Aclap, Luiz Carlos

Correia Dantas, o evento já

começa a se consolidar na

região e em breve será um

dos mais fortes e competiti-

vos do Estado. “Será, com

total certeza, um torneio bo-

nito e que entrará definitiva-

mente no calendário agro-

pecuário potiguar”, ressal-

tou Dantas.

Durante os três dias do

torneio leiteiro, vários pro-

dutores da região tiveram a

oportunidade de exibir os

seus planteis e conversarem

sobre novas formas de cria-

ção de cabras leiteiras. “Te-

remos cinco currais disponi-

bilizados para os animais e

também teremos outras

atrações durante o torneio,

como é o caso das premia-

ções em dinheiro. Fora tudo

isso, ainda temos trios de

sanfoneiros e mamulengos

para alegrar a meninada que

também prestigia o evento”,

lembrou Luiz Carlos Cor-

reia.

Na abertura do evento,

serão apresentados pela di-

reção da Aclap os números

da produção de litros de lei-

te na região. Dados que ale-

gram os produtores locais.

“Para você ter uma idéia,

somente de janeiro até ago-

ra, a nossa região produziu

quase 120 mil litros de leite

de cabra. Uma mostra da

força de nossos produtores

rurais” informou Dantas.

Segundo o presidente da

associação, a expectativa

para o torneio de 2011 foi a

melhor, pois a Aclap está

contando com bons apoios.

Municipios 3:2.qxd 16/9/2011 17:03 Page 2

Page 16: PN - Edição 390

Publicidade em saco de pão é novidade em Natal

EMERSON DO AMARAL

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

publicidade

Mídia alternativa em sacos de pão chega a Natal

A Câmara Municipal deNísia Floresta realizou au-diência pública, no últimodia 12, para debater sobre oprojeto do Trem Urbanoem Nísia Floresta. Marca-ram presença o prefeitoGeorge Ney Ferreira, todosos membros da bancadamunicipal, além de outrasautoridades locais. Tam-bém foram convidados aparticipar da audiência de-

putados, prefeitos e verea-dores de algumas cidadesvizinhas.

A audiência teve início às8h, na sede na Câmara Mu-nicipal de Nísia Floresta, nocentro da cidade.

Segundo o presidente daCâmara, Eugênio Gondim,a audiência pública foi posi-tiva, pois o tema foi debati-do com mais profundidadeno município.

nísia floresta

Câmara Municipal realizouaudiência pública sobre trem

A Associação dos Trans-portes Opcionais de MédioPorte de Parnamirim - RN(ASTOMP) apresentou suanova frota de ônibus, frutoda parceria com a montado-ra Comil, em convênio como Banco do Nordeste e oSindicato dos Permissioná-rios do Transporte Opcio-nal de Médio Porte do RioGrande do Norte (Sintra).

O evento aconteceu na As-sociação da Cohabinal(AMC) e contou com a pre-sença de associados, líderescomunitários e autoridades.Foram adquiridos oito veí-culos no total, que irãoatender linhas intermunici-pais da Região Metropolita-na de Natal. Destes, seiscarros são do modelo Piá edois do modelo Midi.

em parnamirim

Novos veículos para o transporte opcionalMídia alternativa chega

ao RN e inova o mercadode publicidade do estado.

Fazer publicidade emsacos de pão é pioneiris-mo da Publipan no Brasil.O negócio é sucesso emtoda Europa desde 2007 eacaba de chegar às pada-rias de Natal. As embala-gens são biodegradáveis,eliminam o uso de sacolasplásticas e são distribuí-das gratuitamente entreas padarias parceiras dacidade.

De acordo com a ABIP -Associação Brasileira da In-dústria de Panificação eConfeitaria -, em 2009 cadabrasileiro consumiu em mé-dia 29kg de pães. Foi deolho nesse público que a re-de de franquias espanholaPublipan resolveu apostar.“A idéia consiste em colo-car anúncios em sacos depães, transformando a em-balagem do item mais con-sumido pelos brasileiros,em uma ferramenta de mar-

A Prefeitura de Ceará-Mi-rim, por meio da SecretariaMunicipal de Educação,inaugurou mais um Centrode Educação Infantil no inte-rior do município.

Desta vez, foi a comunida-de do distrito de Primeira La-goa que ganhou o seu estabe-lecimento de ensino infantil“Maria de Lourdes Ferreirado Nascimento”, com umaestrutura física totalmenteadaptada para a faixa etáriade ensino.

O novo CEI segue o mo-delo de referência em educa-ção infantil no município eatenderá inicialmente a cercade 120 crianças de 3 a 5 anos.

A nova unidade contacom salas de aula e espaçopara refeitório. Além disso, oprédio, que pertence ao mu-nicípio, mas que estava fe-chado desde a gestão ante-rior, passou por uma reformaem toda sua estrutura, rece-bendo novo reboco, cerâmi-ca nova, construção de umbanheiro para professoresque não existia, restauração

das instalações elétrica e hi-dráulica, retelhamento e mo-bília nova completa, tendo si-do tudo adquirido com re-cursos próprios do municípioe também do Fundeb.

Este é o oitavo Centro deEducação Infantil entregue acomunidade cearamirinensepela Prefeitura de Ceará-Mi-rim em pouco mais de doisanos e meio de administra-ção. Já foram reformados eentregues os CEIs das se-guintes comunidades: Mas-saranduba, Gravatá, e Ria-chão (na zona rural), CEIsRuy Pereira dos Santos, Ra-fael Sobral, Menino Jesus,Rui Miranda (zona urbana),e agora o CEI “Maria deLourdes Ferreira do Nasci-mento” no distrito de Pri-meira Lagoa.

“Estamos empenhadosem garantir uma educaçãode qualidade e uma forma-ção integral aos cearamiri-nenses a partir dos primeirosanos de vida. Daí, a nossapreocupação em melhorarmais”.

investimento

Prefeitura de Ceará-Mirim inaugura centro de Educação

keting diferenciada, combaixo custo e retorno garan-tido”, explica Paulo Fidal-go, diretor geral da Publi-pan.

Produzido em papel re-ciclado e impresso com

tintas a base d’água, o sacode pão distribuído pela Pu-blipan é 100% ecológico.Um material totalmenteatóxico que dispensa o usode sacolas plásticas comgrande economia. “A fran-

quia tem um forte conceitona sustentabilidade domeio ambiente, uma vezque ela potencializa umproduto já existente, o sa-co de pão, colocando pro-paganda no mesmo”, ex-plica o economista Gusta-vo Porpino. O impactodesse tipo de publicidadeé alto, já que atinge toda afamília. O veículo (sacode pão) fica acessível namesa de todos. Para osanunciantes, existe a cer-teza de que o produto vaicircular através de umamídia diferenciada, comum custo-benefício inte-ressante, fortalecendo asmarcas e impulsionandoas vendas. No Brasil, a re-de vem realizando parce-ria com grandes empresascomo Wizard, Rossi, Vi-vo, Cacau Show, CVC,Todeschini, D’pil, MRVEngenharia, Cosbel, Insi-nuante e China in Box.

Em Natal, 17 padariassão parceiras da Publipan.

Nova frota é fruto de parceria da Astomp com a Comil

EMERSON DO AMARAL

O deputado Antônio Já-come (PMN) apresentou noúltimo dia 16, um projetode lei para combater o con-sumo de álcool entre jovense adolescentes. O projetoautoriza a criação do Pro-grama de Prevenção ao Al-coolismo e Desestímulo aoConsumo de Álcool no RioGrande do Norte.

“O alto consumo de bebi-das alcoólicas por jovensvem provocando diversasmortes prematuras em nos-so Estado. As estatísticas deacidentes de trânsito reve-lam isso. Esse é um assuntoque vem preocupando to-dos nós, famílias, juventudee as autoridades”, afirmouo deputado.

ação

Dep. Antônio Jácome mostrapreocupação com jovens

Combate ao álcool é uma das metas do deputado

Transporte ferroviário é debatido por vereadores

EMERSON DO AMARAL

Municipios 4:2.qxd 16/9/2011 17:06 Page 2

Page 17: PN - Edição 390

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Hermano Morais e Auricélio em evento cívico

O evento esportivo conta com 150 atletas

O Comitê da Bacia Hi-drográfica do Rio Pitimbu(CBH-Pitimbu) realizou noúltimo dia 13, uma reuniãono auditório da Secretariade Estado de Meio Ambien-te e dos Recursos Hídricos(Semarh), para apresenta-ção de relatório de vistoria

técnica realizada em 26 dejulho de 2011. Dentre ospontos expostos pela comis-são está o assoreamento deum trecho do Rio Pitimbuno prolongamento da Ave-nida Prudente de Morais, jáno bairro Pitimbu, Zona Sulde Natal.

De acordo com o presi-dente do CBH-Pitimbu, Pe-dro Galvão, o assoreamentoé decorrente de ligaçõesclandestinas de esgoto nosistema de drenagem plu-vial.

O problema foi detectadopor membros do Comitê e

corresponde ao ponto ondeestá situado do condomínioVillaggio Veritá.

Durante o processo de li-cenciamento, foi condicio-nado ao residencial que ela-borasse a obra de desvio, jáque a drenagem estava in-clusa no terreno da obra.

“O desvio foi providen-ciado pelo condomínio, masdetectamos muito lixo e umvolume de água muito gran-de, que acaba levando os de-tritos para o Rio Pitimbu.Dessa forma, um dos enca-minhamentos de hoje seráoficiar a Prefeitura do Natal

para que tome as providên-cias a respeito dessas liga-ções clandestinas”, explicouo presidente.

Além do assoreamentodo trecho do Rio Pitimbu, apauta do dia tratou ainda doremanejamento dos lotes daÁrea e Preservação.

O deputado estadualHermano Morais (PMDB),passou o 7 de setembro, diaque se comemora a Inde-pendência do Brasil, na ci-dade de Guamaré a convitedo prefeito Auricélio Teixei-ra (PTB). O parlamentarparticipou pela manhã dodesfile cívico no distrito deBaixa do Meio, distante dacidade de Guamaré apenas25km. Hermano ficou im-pressionado com a grandio-sidade do desfile, além dagrande participação popu-lar, dos pais e dos alunos,mesmo debaixo de um solmuito escaldante.

O deputado estadual,juntamente com o prefeito edemais secretários, presti-giou a apresentação daguarda municipal, das esco-las da rede pública, assimcomo escolas privadas e,das três bandas musicais -uma filarmônica e duasbandas marciais, sendouma do distrito de Baixa doMeio.

À tarde, o deputado esta-dual e o prefeito Auricéliopassaram pelas principaisruas para ver o desfile cívi-co, que terminou na orlaAratuá. No palco, Herma-no assistiu a várias apresen-

Foi inaugurada, no últi-mo dia 15, a Academia daTerceira Idade, localizadana Rua 24 de Junho, nasproximidades da AABB. Oprojeto está inserido noprograma do Governo Fe-deral “Saúde em Movimen-to" e visa o lazer integradoàs novas práticas corporaise a promoção de hábitossaudáveis.

A academia foi construí-da e instalada em parceriacom o Ministério da Saúde,

com custo total de 69.575mil, sendo 29.575 mil de re-cursos próprios do eráriomunicipal – construção dapraça -, e 40 mil, destina-dos a aquisição dos equipa-mentos, por meio do Go-verno Federal.

Sua concepção é voltadaao idoso, com ênfase paraas praticas esportivas (la-zer, orientação para ali-mentação saudável, pre-venção e controle de doen-ças crônicas, enfartos e aci-

dentes vasculares) e comba-ter o sedentarismo, garan-tindo assim uma melhorqualidade de vida aos usuá-rios.

“A construção dessa pra-ça esportiva vem atenderuma clientela especial quenecessita da ginástica comolazer, prevenção e controlede saúde, especialmente àsdoenças crônicas, e que emsua maioria não tem condi-ções de freqüentar as aca-demias particulares”, diz.

meio ambiente

Comitê do Pitimbu vai oficiar Prefeitura de Natal

desfile cívico

Guamaré celebra Dia da Independência

e recebe deputado Hermano Morais

cidadania

Academia da terceira idade

é inaugurada em AssuTeve início, dia 11, em

Carnaubais, a 1ª Copa Taek-wondor, evento inserido naprogramação alusiva ao 48ºaniversário da cidade, comparticipação das cidades deGuamaré, Macau, Assu eCarnaubais. O evento contacom 150 atletas nas catego-rias mirim, infantil, adulto.O prefeito Luizinho Caval-cante já abriu o evento dese-jando a todos os participan-tes muita paz e harmonia, eparabenizou o professor Al-vimar pelo o trabalho reali-zado com as crianças do va-

esporte

Carnaubais realiza Copa de

Tae Ken Dow para celebrar data

tações das escolas e ficouemocionado quando a filar-mônica tocou o hino do mu-nicípio em homenagem aodeputado estadual.

Hermano Morais, junta-mente com o prefeito Auri-célio Teixeira, abriu oficial-mente a exposição alusivaaos 406 anos da Coloniza-ção Portuguesa. Na exposi-ção, o deputado e o prefeitovisitaram todos os setoresque desnvolveram o municí-pio.

Ao se despedir de Gua-maré, o parlamentar foi pre-senteado pelo prefeito Auri-célio com uma comenda daSemana Cívica e Histórica.

Hermano agradeceu à

acolhida do prefeito Auricé-lio e falou que gostou aindamais do carinho e atençãoque recebeu do povo deGuamaré. Ao prefeito, disseque conversando com a po-pulação confirmou que ogoverno de Auricélio recebea aprovação popular.

O deputado também dis-se que o município temmostrado grande desenvol-vimento, inclusive nas polí-ticas públicas por parte daprefeitura. “Todos os mo-mentos que passei aqui,não serão esquecidos e vo-cês podem contar com esseamigo, na Assembléia Le-gislativa”, finalizou o depu-tado Hermano Morais.

le. E prometeu que em 2012realizará a 2ª copa.

O governo Fazendo o Fu-turo está dando total apoio,

através da Secretaria de Es-porte, disponibilizando todaestrutura de árbitros, tatamee placar.

Municipios 5:Potiguar 6 x 3.qxd 16/9/2011 16:36 Page 2

Page 18: PN - Edição 390

Chandoca: história de vida de ex-alcoólatraé a mesma de muitos macaibenses

RÔMULO ESTÂNRLEY

A história de Macaíba érica em figuras populares.Muitos ajudaram (e aindaajudam) a construir a identi-dade da cidade. Franciscode Assis da Silva (Chando-ca), 56 anos, é um deles. Éfilho de Sebastião Rodri-gues, falecido há 5 anos, eHonorina Morena, que teveapenas um casal, sendoChandoca mais velho quesua irmã.

Sua história de vida é umexemplo de superação dian-te das dificuldades que sur-gem no decorrer da existên-cia humana. É a mesma demuitos macaibenses que lu-tam para sobreviver numaselva de pedra cada vez maiscompetitiva.

O apelido Chandoca foicolocado por sua mãe e suaavó Chiquita. Ele nasceuem Macaíba, no dia 17 deoutubro de 1954. Solteiro, épai do menino Mateus Ma-nuel, de 10 anos. Pessoa hu-milde, se diz analfabeto,pois nunca estudou, devidosua família não perceber aimportância da educaçãopara a sua formação, comoindivíduo que vive numa so-ciedade de classes. Aos 12anos, já trabalhava comofretista, transportando feirasparticulares e outras enco-mendas em seu carro-de-

mão.Também era carnavalesco

(outra grande pista do ver-dadeiro espírito pisa-na-fu-lô!). Por muitos anos, foi umdos “índios de Zé Batata”,conforme lembrou o comer-ciante Chico Brotinho, nomomento da entrevista.

O cordelista FranciscoQueiroz da Silva (ChicoPombinha) fez um cordelem sua homenagem, em2010, “A História de Xan-doca”. Nele, o autor recitaque Chamdoca “em sua ju-ventude era um rapaz vicia-do; por tanto viver bebendoera muito criticado; caído

pelas calçadas às vezes todomijado; não tinha mais con-fiança nem trabalho pra fa-zer; bebia para dormir eacordava para beber; e portodos rejeitado sem saber oque dizer”.

O cordel revela que, alémdele, sua mãe também eraalcoólatra. Então, começa-ram a ficar vulneráveis adoenças. Mesmo assim, oconsumo de álcool conti-nuava. Chandoca era rejei-tado pelos amigos. “Era umbêbado perturbado que davadesgosto dever; perturbava alua, a noite e o sol ao ama-nhecer”, prossegue o cordel

figura popular de macaíba

PÁGINA 6 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Rômulo Estânrley

FUGA DE PRESOS EXPÕE FALHASDO CENTRO DE DETENÇÃO

O que muitos temiam aconteceu. A Polícia Militar re-gistrou, por volta das 2h da madrugada do último dia 15, afuga de cinco detentos do Centro de Detenção Provisóriode Macaíba. Segundo informações, os policiais se dirigi-ram ao local após contato com os agentes penitenciários,que informaram sobre a fuga. Na ocasião, quando a polí-cia chegou ao CDP, a fuga já havia acontecido antes domomento da chamada. “Os agentes penitenciários suspei-taram da fuga e quando foram verificar, visualizaram agrade situada na no teto arrancada após ter sido serrada”,explicou um policial à imprensa potiguar. Após a constata-ção, a Polícia Militar passou a realizar diligências pelaárea. Até o fechamento da coluna, nenhum preso havia si-do recapturado. A relação dos foragidos é a seguinte: Real-maike de Nascimento Ferreira, Renan Lima Aguiar, Ja-queson Diego de Melo, Nilton César Ferreira da Silva eRobson dos Santos Lopes.

CÂMARA DISCUTE FUGA DE PRESOSO assunto ecoou na Câmara Municipal, através do ve-

reador Eduardo Santos (PMN), o Rôdo, que externoupreocupação com a questão da segurança pública. Ele dis-se que Macaíba tem uma área muita extensa e que emuma de suas divisas poderia ser construído um presídiopúblico de pequeno porte. Atualmente, o CDP funcionana antiga delegacia de polícia, em pleno centro da cidade,mais precisamente no Conjunto Alfredo Mesquita Filho.Eduardo saiu em defesa dos moradores do bairro, poisdias atrás houve uma tentativa de rebelião. Aliás, esta ten-tativa, para alguns analistas, funcionou como um teste pa-ra medir o tempo de resposta da polícia, que culminoucom a fuga na semana passada. O parlamentar falou que acomunidade do Alfredo Mesquita Filho reivindica a cons-trução da delegacia, que hoje funciona num prédio aluga-do, no espaço do antigo Comando de Polícia Militar, quefoi demolido há cerca de dois anos. R ôdo reforçou o pedi-do de realização de audiência pública sobre segurança. Elemencionou que a Prefeitura de Macaíba se localiza a cercade 100 metros da delegacia. “Se houvesse uma fuga emmassa, iriam tomar conta do prédio da Prefeitura”, aler-tou. Citando a Lei Orgânica do Município, o vereadorAluísio Sílvio Soares (PMDB) chamou a atenção para ofato de que é proibida a instalação de cadeias ou presídiospúblicos na zona urbana da cidade.

CONVENÇÃODO PDT

O funcionário públi-co Augusto Neto anun-cia que a convenção doPDT de Macaíba, par-tido ao qual é presiden-te, será realizada nopróximo dia 25, às 10h,no Centro de Convi-vência de Idosos Geral-do Pinheiro (CCI), lo-calizado no ConjuntoAuta de Souza.

IMPASSE NA CÂMARA MUNICIPALOs vereadores de Macaíba adiaram a votação que trata

do aumento do número de cadeiras da Câmara Municipalpara a próxima terça-feira, dia 20. A votação será realiza-da em dois turnos. Segundo o vereador Francisco Fernan-des Maia (PSDB), há um consenso para que sejam amplia-da as vagas de 10 para 13. Até a quinta-feira, dia 15, estavahavendo um impasse entre 11 e 15 cadeiras.

[email protected]

Francisco de Assis foi homenageado em cordel

rômulo

de Chico Pombinha.Certo dia, ao deitar, o

protagonista da publicaçãopensou: “Hoje eu vou mor-rer”. Então, começou a deli-rar, pois não havia mais oque comer em sua casa. “Afraqueza era tão grande quechegou adormecer”. Aodormir, sonhou com umidoso alto e magro, que lhedisse: “Vim te salvar; você,pare de beber, que tudo vaimelhorar”.

Chico Pombinha revelaque Chandoca acordou as-sustado, sem saber o que fa-zer. Nisso, fez um juramentoque no dia seguinte nuncamais iria colocar uma gotade álcool na boca. Após essapremonição, contou à suamãe o que tinha sonhado e aabraçou. Chorando, donaHonorina também resolveulargar a bebida. “A felicida-de de Deus, aquele lá de ci-ma, me fez deixar (de beber).Isso já faz 12 anos”, contouo religioso ex-alcóolatra.

Com a reação, as oportu-nidades começaram a surgir.Atendendo convite do mar-chante Geraldo de CurraisNovos, Chandoca foi traba-lhar no antigo MatadouroMunicipal (popularmentecha mado de “Matança”).“Foi ele quem me deu a mão.Eu era a pessoa de confiançadele”, disse Chan doca, quededicou quatro anos de suavida profissional neste ramo.

Após isso, passou a traba-lhar como corretor de jogodo bicho com o amigo Cli-denor (Cabeludo). Aliás, asamizades do ex-carnavales-co fizeram a diferença emsua vida. Entre seus amigos,destacou também o ex-ve-reador Odilon Benício Jú-nior. “Dilonca, pra mim, é10! Quando eu era meninosó vivia no local (comércio)do pai dele”, lembrou.

O entrevistado se queixada falta de oportunidadesem Macaíba para pessoasem sua condição social.“Sou filho natural de Ma-caíba, mas nunca arrumeium emprego aqui – a nãoser meus amigos que meajudam!”, finalizou.

municipios 6:Potiguar 6 x 3.qxd 16/9/2011 16:38 Page 2

Page 19: PN - Edição 390

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIASEspEcialparnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

CamaronesA banda de rock instrumental Camarones Orquestra

Guitarristica foi uma das selecionadas do Estado para

o programação do Conexão Vivo e se apresentará em

diversos estados do país, como Rio de Janeiro.

arquivo pessoal

www.potiguarnoticias.com.brO portal do RN

arquivo pessoal

Posto do Itepem AssuA implantação de umPosto Avançado doInstituto Técnico-Científico de Polícia(ITEP) na região do Valedo Assú, foi defendidona AssembléiaLegislativa, pelodeputado estadualGustavo Carvalho.

Acaci no SescNa programaçãoda 30ª Feira de Livros do SESC,

o cordelista José Acaci esteve ministrando Oficina

de Literatura de Cordel e, no dia 15, estava no

palco apresentando o Show de cordel e poesia

"Conselhos Pra Juventude".

Terceira idadeO prefeito do Assú, Ivan Júnior, entregou na tarde daquinta-feira, dia 15, a Praça Manoel Albano de Souza,

(Praça da Terceira Idade), localizada na Rua 24 deJunho, nas proximidades da AABB.

MPBecoAs composições que participarão das eliminatórias doVI MPBeco - Festival de Música do Beco da Lama, já

foram escolhidas. Para chegar as 24 concorrentes, aComissão Selecionadora teve que apreciar 285

trabalhos, resultantes de 139 inscrições.

Pepeu emBrasiliaNa terça feira dia 13,o prefeito de passa efica Pedro Lisboa, oPepeu, estava na ca-pital federal. O prin-cipal motivo destaida de Pepeu a Brasi-lia foi viabilizar re-cursos financeiros pa-ra a aquisição deequipamentos hospi-talares no Ministérioda Saúde. Na foto,com o senador PauloDavim e o prefeito deAfonso Bezerra,Jackson Bezerra.

ConvençãolojistaHonório Pinheiro

(FCDL/CE);

Marcelo Rosado

(FCDL/RN) e

Roque Pellizzaro

(CNDL) na

cidade de

Fortaleza/CE, na

52ª Convenção

Nacional do

Comércio Lojista.

O encontro reúniu

mais de 5 mil

convencionais,

representantes do

comércio varejista

do Nordeste.

Nadadoresdo Cepe

Os nadadores doCEPE Natal -

Clube dosEmpregados da

Petrobrásparticiparam do

campeonato masterem Aracaju, onde

conquistaramdiversas medalhasde ouro. Parabéns

aos atletas doClube, que é

presidido porValcimar Meira.

Municipios 7:2.qxd 16/9/2011 17:22 page 2

Page 20: PN - Edição 390

Prefeitura pavimenta rua de acessoao minha casa, minha vida

Médicos e enfermeiros recebem treinamentoqualificação

Rua já pavimentada dá acesso ao novo conjunto

PÁGINA 8 POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

[email protected]

ClaudinoLeite

emerson do amaral

O que é cristianismo?É a religião dos seguidores de Jesus Cristo conta com

maior número de fiéis no mundo. Com origem na doutri-na judaica, tem início com as pregações de Jesus, no sécu-lo 1, na região do atual Estado de Israel e dos TerritóriosPalestinos. Após sua morte, os apóstolos (enviados, emgrego) difundem a doutrina nas regiões do Mediterrâneo.O credo ganha força no século IV, quando o Império Ro-mano, que combatera o cristianismo em seus primórdios,faz dele sua religião oficial. A partir do século VX, asgrandes navegações européias disseminam a fé cristã pelomundo tornando-a a mais popular do planeta. O cristia-nismo que tem por livro sagrado a Bíblia, professa queDeus criador, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetasjudeus, enviou à Terra seu filho como Messias (Cristo, emgrego), o Salvador. Jesus é morto em favor dos homens,que haviam perdido a graça divina no início da criação domundo. Ao morrer na cruz do Calvário, Cristo ressuscitae oferece a salvação e a vida eterna aos que se reaproxi-marem de Deus seguirem os seus preceitos. Para os cris-tãos, Deus é uma trindade formada pelo Pai, pelo seu fi-lho – Jesus Cristo – e pelo Espírito Santo. No decorrer dahistória, o cristianismo divide-se em três correntes princi-pais: Igreja Católica, Protestantismo, além da Igreja Orto-doxa, e ainda, em outras linhas como: Igreja Anglicana,além dos chamados credos de fronteira.

Nordeste EvangélicaA Rádio Nordeste Evangélica AM, sob a jurisdição daFundação Eurico Bergsten da nossa IEADERN, com-pletou dia 16 de agosto de 2011, 16 anos que tornou-se

evangélica. Sem dúvida, é uma benção para os ouvintes,especialmente depois que foi consolidada sua concessãoem definitivo, graças ao empenho desprendido pelo seudiretor o evangelista Oaldo Raimundo Dantas, junto ao

presidente do Senado na época, senador Garibaldi Filho,junto ao Ministério das Comunicações em Brasília (DF).

Semana Teológica“Preservando a Pureza daDoutrina Cristã” é o temada Semana Teológica, querealizar-se-á no período de10 a 13 de outubro, das 19às 21 horas, no TemploCentral da Assembleia deDeus, no Alecrim, tendocomo preletores os pasto-res Silas Daniel e Ciro Zi-borde, da Casa Publicado-ra das Assembleias deDeus no Brasil (CPAD). Oevento é promovido peloCentro de Educação Teo-lógico da Assembleia deDeus em Natal. Mais in-formações pelo telefone(84) 3223-1203.

FalecimentoFaleceu, segunda-feira, 12de setembro, no Hospitalda Unimed de Natal, Leni-ze Costa de Oliveira, 73anos, membro da Assem-bléia de Deus em Candelá-ria, vítima de falência múl-tipla de órgãos. Deixa viú-vo, do advogado e pastorJeremias Soares de Olivei-ra, quatro filhos, oito netose dois bisnetos. Seu corpofoi velado no Centro de Ve-lório Morada da Paz, emLagoa Seca, de onde seguiupara sepultamento no Ce-mitério Parque de NovaDescoberta. Soridarizo-mecom à família enlutada nes-ta horas de pesar.

A Secretaria Municipalde Obras está concluindo apavimentação do trecho daRua Antônia Lima, entre osresidenciais Valdemar Ro-lim e Nelson Monteiro eavenida principal do bairroNova Esperança, antiga Pi-rangi de Dentro.

A pavimentação a parale-lepípedos, pelo método bri-par, faz parte do acordo ce-lebrado entre a prefeitura ea Caixa Econômica Federalpara melhoria da infraestru-tura no entorno dos projetosdo Minha Casa, Minha Vi-da.

As chaves dos NelsonMonteiro, o primeiro em-preendimento a ser cons-truídos em Parnamirim peloMinha Casa, serão entre-gues nesta sexta-feira, a par-tir das 16 horas. São 352apartamentos em condomí-nio fechado, com guarita,

área de lazer e muitos ou-tros equipamentos comuni-tários.

Em menos de um ano, aprefeitura pavimentou 16ruas e travessas no Vale doSol e construiu dois ponti-lhões para permitir a inte-gração rodoviária com Rosados Ventos, Santa Teresa,Cohabinal e Passagem deAreia.

Outra obra importanteque está sendo concluída,mas em Nova Parnamirim,é a pavimentação da Aveni-da Petra Kelly que seráinaugurada até o final domês.

ILUMINAÇÃOAs equipes estão termi-

nando a montagem da ilu-minação no canteiro cen-tral. Logo depois, a Secreta-ria de Trânsito fará a sinali-zação horizontal e vertical,inclusive dos redutores de

Médicos e enfermeirosda Estratégia de Saúdeda Família (ESF) estãoparticipando nesta tarde,14, de um treinamentocom o tema Atualizaçãona Assistência a Gestan-te no Pré-natal e puerpé-rio. O evento está ocor-rendo na Unidade deSaúde de Santa Tereza ese repetirá semanalmen-

te até o dia 02 de outu-bro. O objetivo é capaci-tar e treinar médicos eenfermeiros para a me-lhoria no atendimento àsgestantes até chegaremna fase do puerpério,também conhecido comopós-parto.

Durante a abertura, omédico ginecologista eobstetra, Sebastião Cle-

mente, falou sobre oacesso e acolhimento àgestante, ressaltando aimportância de um aten-dimento humanizadodeste primeiro momentopara uma gestação sau-dável.

Na próxima quarta-feira, 21, o doutor Fran-cisco Robson da Costavai tratar da assistência

ao pré-natal de baixo ris-co.

Nas semanas seguinteso treinamento volta a serministrado pelo doutorClemente, onde os as-suntos abordados serãoReconhecendo Riscos eAgravos na Gestação e,no encerramento, Cuida-dos Puerperais Imedia-tos.

Ação de cidadania leva serviços ao Liberdadesocial

A Base Aérea de Parna-mirim, em parceria com aSecretaria Municipal deEducação, realizou uma“Ação de Cidadania” naquinta-feira (15), das 8h às17h, na sede do Peti (Pro-grama de Erradicação doTrabalho Infantil) no bairrode Liberdade, em Parnami-rim.

O evento fez parte do pro-

jeto “Força no Esporte”, de-senvolvido há três anos pelaBase, Secretaria de Educa-ção e UnP (UniversidadePotiguar).

Na programação do even-to estão previstas diversasatividades nas áreas de saú-de, assistência social, educa-ção, cultura e trânsito. A po-pulação terá acesso a clínicogeral, ginecologista, marca-

ção de exames e serviços deenfermagem, como verifica-ção de pressão arterial, dia-betes e vacinação.

ATIVIDADESPARA IDOSOSOs idosos também terão

atividades especialmentevoltadas para eles. As pes-soas poderão, ainda, tirar a1ª e a 2ª via da Carteira deidentidade. Quem quiser

cuidar do visual, haverá cor-te gratuito de cabelo.

A Base Aérea fará exposi-ções sobre o trabalho reali-zado naquela unidade, alémde colocar médicos e odon-tologistas para atender o pú-blico. Palestras educativas,biblioteca itinerante, sala deinformática e apresentaçõesculturais completam a pro-gramação.

velocidade (lombadas) e dasfaixas de pedestre. O pacotede obras do entorno da Pe-

tra Kelly prevê também apavimentação da AnibalBrandão.

municipios 8:2.qxd 16/9/2011 16:52 Page 2

Page 21: PN - Edição 390

PÁGINA 1POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 16/9/2011 17:13 Page 2

Page 22: PN - Edição 390

PÁGINA 2 POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Classificados 2:2.qxd 16/9/2011 17:16 Page 2

Page 23: PN - Edição 390

Visite nossa loja e venha conferir muitasofertas todos os dias.Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutase Verduras, a Sexta da Carne e u fim desemana recheado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos emdomicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00às 20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Utensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Calssificados 3:2.qxd 16/9/2011 18:47 Page 2

Page 24: PN - Edição 390

PÁGINA 4 POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 19 de setembro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 16/9/2011 18:48 Page 2