PNLD - Moderna · Web viewSe ele atingir, cria-se um novo desafio um pouco mais difícil (pegar um...

2
Componente curricular: MATEMÁTICA –9º ano ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título: Algoritmo para polígonos regulares Formato: Áudio Descrição: O áudio apresenta a ideia de algoritmo como uma sequência de comandos aplicados em exemplos cotidianos e com a construção de polígonos regulares. Objetivos: Apresentar exemplos de tarefas cotidianas por meio de sequências de comandos. Definir o conceito de algoritmo e aplicá-lo à construção de polígonos regulares. Desenvolver o letramento digital e noções de programação por meio de atividade não digital. Conteúdos abordados: Algoritmos Polígonos regulares Recursão Habilidades: (EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares. Sugestões de uso A atividade sugerida serve como letramento digital a respeito de algoritmos, explorando noções intuitivas e o conhecimento prévio dos alunos. Sugestão 1 1. Determine um desafio a ser resolvido por meio de um algoritmo, por exemplo: beber água de uma garrafinha localizada em algum local da sala ou próximo a ela, a partir de um ponto inicial; pode ser interessante a inclusão de obstáculos no caminho. 2. Um aluno fará o papel de “robô”; no exemplo, ele se senta em uma cadeira num local longe do objetivo. 3. Oriente os alunos na criação de uma sequência de comandos a serem seguidos pelo “robô”, tentando fazer com que ele chegue ao objetivo. 4. O aluno que faz o papel de “robô” deve seguir exatamente os comandos, tentando atingir o objetivo. a. Se ele atingir, cria-se um novo desafio um pouco mais difícil (pegar um objeto dentro de uma mochila e guardá-lo em um armário, por exemplo). b. Se ele não atingir, volta ao ponto inicial e avalia-se o algoritmo novamente para propor uma nova possibilidade. 5. Para complementar a experiência, reproduza o áudio aos alunos e peça que conversem sobre o que de entenderam. Este material está em Licença Aberta — CC BY NC 3.0BR ou 4.0 Internaonal (permite a edição ou a criação de obras derivadas sobre a obra com fins não comerciais, contanto que atribuam crédito e que licenciem as criações sob os mesmos parâmetros da Licença Aberta). 1

Transcript of PNLD - Moderna · Web viewSe ele atingir, cria-se um novo desafio um pouco mais difícil (pegar um...

Componente curricular: MATEMÁTICA –9º ano

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título:

Algoritmo para polígonos regulares

Formato:

Áudio

Descrição:

O áudio apresenta a ideia de algoritmo como uma sequência de comandos aplicados em exemplos cotidianos e com a construção de polígonos regulares.

Objetivos:

Apresentar exemplos de tarefas cotidianas por meio de sequências de comandos.

Definir o conceito de algoritmo e aplicá-lo à construção de polígonos regulares.

Desenvolver o letramento digital e noções de programação por meio de atividade não digital.

Conteúdos abordados:

Algoritmos

Polígonos regulares

Recursão

Habilidades:

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

Sugestões de uso

A atividade sugerida serve como letramento digital a respeito de algoritmos, explorando noções intuitivas e o conhecimento prévio dos alunos.

Sugestão 1

1. Determine um desafio a ser resolvido por meio de um algoritmo, por exemplo: beber água de uma garrafinha localizada em algum local da sala ou próximo a ela, a partir de um ponto inicial; pode ser interessante a inclusão de obstáculos no caminho.

2. Um aluno fará o papel de “robô”; no exemplo, ele se senta em uma cadeira num local longe do objetivo.

3. Oriente os alunos na criação de uma sequência de comandos a serem seguidos pelo “robô”, tentando fazer com que ele chegue ao objetivo.

4. O aluno que faz o papel de “robô” deve seguir exatamente os comandos, tentando atingir o objetivo.

a. Se ele atingir, cria-se um novo desafio um pouco mais difícil (pegar um objeto dentro de uma mochila e guardá-lo em um armário, por exemplo).

b. Se ele não atingir, volta ao ponto inicial e avalia-se o algoritmo novamente para propor uma nova possibilidade.

5. Para complementar a experiência, reproduza o áudio aos alunos e peça que conversem sobre o que de entenderam.

Sugestão 2

Esta é uma sugestão de atividade de metacognição, explorando o desenvolvimento de processos na forma de fluxogramas/algoritmos.

1. Inicie com uma pergunta motivador: Como eu estudo?

2. Individualmente, os alunos devem descrever cada etapa do seu processo de estudos, desde o momento em que chegam em casa. Por exemplo:

· Chegar em casa.

· Abrir a porta.

· Ir até a cozinha.

· Pegar um copo de água.

· Ir até a mesa.

· Separar o material.

3. Depois, peça aos alunos que avaliem o seu algoritmo de acordo com as ações reais.

4. Proponha a eles que corrijam o que for necessário e elaborem um fluxograma com as etapas. Chame a atenção para o fato de que quanto mais detalhado for o processo, melhor.

5. Reproduza o áudio para complementar a experiência.

Este material está em Licença Aberta — CC BY NC 3.0BR ou 4.0 International (permite a edição ou a criação de obras derivadas sobre a obra com fins não comerciais, contanto que atribuam crédito e que licenciem as criações sob os mesmos parâmetros da Licença Aberta).

2