Poda robotizada de árvores em áreas urbanas - lactec.org.br lanças com eixos de rotação e de...

2
Código: PD-0047-0062/2012 IMPORTANTE Os pesquisadores dos Institutos Lactec e o parceiro industrial FEERGS enfrentam o desafio de apresentar à Coelba uma solução para a realização de podas robotizadas de árvores em áreas urbanas, agilizando o serviço e diminuindo os riscos de acidentes. O desafio Poda robotizada de árvores em áreas urbanas > P & D Projeto de Iniciado em agosto de 2013, o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da concessionária Coelba, executado pelos Institutos Lactec e pela FEERGS, consiste no desenvolvimento de um sistema inovador para a realização de poda na proximidade de redes urbanas energizadas. A pesquisa prevê que o mecanismo seja controlado à distância por um operador e possua um sistema integrado de trituração dos resíduos gerados a partir da poda. Além disso, prevê o tratamento desses resíduos em uma usina de briquetagem. Para viabilizar o projeto, foram realizados diversos levantamentos em campo para conhecer as melhores práticas e as dificulda- des encontradas pelas equipes na realização do serviço da poda. Assim, foi possível compreender, com a experiência das executoras do projeto e da equipe da conces- sionária, as necessidades e estabelecer o conceito do sistema de poda robotizada. Hoje, para realizar poda na proximidade de redes energizadas, o eletroarborista – que é o profissional preparado para trabalhar com manejo de vegetação próxima às redes elétricas – se aproxima da árvore com um cesto aéreo isolado e faz o corte. Os colaboradores em solo segmentam os galhos que são depositados em um caminhão adicional dedicado ao transporte dos resíduos. Nessa dinâmica, há riscos de acidentes como o contato com a rede energizada, ataque de insetos, queda de galho em pedestres, lesões com as ferramentas, queda do eletroarborista e atropelamentos. O sistema robotizado em desenvolvimento reduzirá o tamanho das equipes necessá- rias para a realização das tarefas de poda e, com a operação à distância, eliminará praticamente todos os fatores de risco à vida, bem como a melhoria da ergonomia e da qualidade do trabalho. Na ponta final do processo, também possibilitará um tratamento apropriado dos resíduos da poda. Diminuir os riscos. Esse é o principal motivador do projeto Desenvolvimento de Ferramental, Equipamento e Metodolo- gia para Realização de Poda com Rede Energizada em Áreas Urbanas com Comando Remoto. O contato das árvores com a rede é a principal causa de falhas nas redes de distribuição aéreas. Por isso, é necessário realizar poda e roçada, garantindo a confiabilidade da rede e diminuindo uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção. Protótipo em escala reduzida Para mais informações a respeito desse projeto, entre em contato com [email protected]

Transcript of Poda robotizada de árvores em áreas urbanas - lactec.org.br lanças com eixos de rotação e de...

Page 1: Poda robotizada de árvores em áreas urbanas - lactec.org.br lanças com eixos de rotação e de deslocamento linear (telescópicos), realizando uma função similar ao sistema de

Código: PD-0047-0062/2012

IMPORTANTE

Os pesquisadores dos Institutos Lactec e o parceiro industrialFEERGS enfrentam o desafio de apresentar à Coelba uma soluçãopara a realização de podas robotizadas de árvores emáreas urbanas, agilizando o serviço e diminuindo os riscos de acidentes.

O desafio

Poda robotizada de árvores em áreas urbanas

>

P&DProjeto de

Iniciado em agosto de 2013, o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da concessionária Coelba, executado pelos Institutos Lactec e pela FEERGS, consiste no desenvolvimento de um sistema inovador para a realização de poda na proximidade de redes urbanas energizadas. A pesquisa prevê que o mecanismo seja controlado à distância por um operador e possua um sistema integrado de trituração dos resíduos gerados a partir da poda. Além disso, prevê o tratamento desses resíduos em uma usina de briquetagem.

Para viabilizar o projeto, foram realizados diversos levantamentos em campo para conhecer as melhores práticas e as dificulda-des encontradas pelas equipes na realização do serviço da poda. Assim, foi possível compreender, com a experiência das executoras do projeto e da equipe da conces-sionária, as necessidades e estabelecer o conceito do sistema de poda robotizada.

Hoje, para realizar poda na proximidade de redes energizadas, o eletroarborista – que é o profissional preparado para trabalhar com manejo de vegetação próxima às redes elétricas – se aproxima da árvore com um cesto aéreo isolado e faz o corte. Os colaboradores em solo segmentam os galhos que são depositados em um caminhão adicional dedicado ao transporte dos resíduos. Nessa dinâmica, há riscos de acidentes como o contato com a rede energizada, ataque de insetos, queda de galho em pedestres, lesões com as ferramentas, queda do eletroarborista e atropelamentos.

O sistema robotizado em desenvolvimento reduzirá o tamanho das equipes necessá-rias para a realização das tarefas de poda e, com a operação à distância, eliminará praticamente todos os fatores de risco à vida, bem como a melhoria da ergonomia e da qualidade do trabalho. Na ponta final do processo, também possibilitará um tratamento apropriado dos resíduos da poda.

Diminuir os riscos. Esse é o principal motivador do projeto Desenvolvimento de Ferramental, Equipamento e Metodolo-gia para Realização de Poda com Rede Energizada em Áreas Urbanas com Comando Remoto. O contato das árvores com a rede é a principal causa de falhas nas redes de distribuição aéreas. Por isso, é necessário realizar poda e roçada, garantindo a confiabilidade da rede e diminuindo uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção.

Protótipo em escala reduzida

Para mais informações a respeito desse projeto, entre em contato com [email protected]

Page 2: Poda robotizada de árvores em áreas urbanas - lactec.org.br lanças com eixos de rotação e de deslocamento linear (telescópicos), realizando uma função similar ao sistema de

Proposta de inovação

Projeto de P&D:

Desenvolvimento de Ferramental, Equipamento e Metodologia para Realização de Poda com Rede Energizada em Áreas Urbanas com Comando RemotoCódigo:

PD-0047-0062/2012

Proponente: Coelba

Executores:

Institutos Lactec e FEERGS

>

Conclusão do projeto<

Equipamento de poda robotizada

Desenvolver um sistema de poda robotizada com um braço robótico acionado hidraulicamente, integrado a um caminhão. O braço é dividido em duas partes operadas individualmente. A primeira consiste em duas lanças com eixos de rotação e de deslocamento linear (telescópicos), realizando uma função similar ao sistema de posicionamento dos cestos em caminhões de linha viva, só que nesse caso, com maior flexibilidade na movimentação. A segunda parte consiste em um braço robótico para realizar o corte, que suporta o acoplamento de duas ferramentas para poda: a serra e o podão. Junto com o podão será possível utilizar uma garra para evitar que galhos caiam livremente em situações de risco.

Segurança: evitar colisões com obstáculos como placas, redes de telecomunicação e redes de energia. Propiciar o isolamento elétrico adequado e a robustez necessária para garantir a segurança dos operadores e pedestres;

Fácil operação: permitir que os profissionais que já possuem experiência na realização de poda possam utilizar o equipamento após a realização de treinamento específico;

Baixa complexidade construtiva: construir um equipamento robusto e que atenda todos os requisitos da tarefa de poda do modo mais simples.

Ferramenta podão com garra acoplada do equipamento de poda robotizada

Com o objetivo de permitir estudos avançados das funcionalidades do projeto, facilitar o desenvolvimento dos algoritmos de controle e realizar o treinamento de operadores, a equipe executora do projeto desenvolveu um modelo simplificado em escala reduzida do sistema de poda robotizada. Este modelo permite realizar os mesmos movimentos do protótipo real que será acoplado no caminhão. O término do projeto está previsto para 2017 e a etapa atual contempla a construção do protótipo em escala real. Após a finalização do mecanismo robótico, será feita a integração ao caminhão, testes laboratoriais e de campo e o desenvolvimento de procedimentos e metodologias para a realização da poda com o sistema. Ao final dos testes, um treinamento capacitará as equipes da concessionária Coelba para a utilização e manutenção dos equipamentos.

Para mais informações a respeito desse projeto, entre em contato com [email protected]

Bruno dos Santos Mota (Gerente de Projeto)

Luciano Cavalcante Siebert (Coordenador do Projeto - Institutos Lactec)Alexandre Muller da Silva (Coordenador do Projeto - FEERGS)

Ferramenta serra do equipamento de poda robotizada