Podemos Ver Que No Filme de Charles Chaplin

3
Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro. Porem a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego. Já o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos. Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha. Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando. Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Moderno, Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego:

description

Resenha do filme

Transcript of Podemos Ver Que No Filme de Charles Chaplin

Podemos ver que no filme de Charles Chaplin Tempos Modernos, a obrigao dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansao ou qualquer outro tipo de reao que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.Porem a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.J o processo de Gesto moderno de Pessoas se compe em vrias atividades: Descrio e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleo, orientao, avaliao do desempenho, remunerao, treinamento e desenvolvimento, relaes sindicais, segurana, sade, bem estar, etc. Neste novo processo de gesto o conhecimento e o potencial humano so a grande vantagem para a organizao se manter no mercado. As organizaes que esto praticando ou se adequando a Gesto de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionrios) so tratados como parceiros tm mais chances de se manter no mercado e alcanar seus objetivos.Na moderna Gesto de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizaes. O desenvolver dessa nova gesto representado pela ntima interdependncia das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje baseado na soluo do tipo ganha-ganha.Ela caracterizada pela participao, capacitao, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais do que as pessoas que a compe e as faz enriquecer. O que no acontecia na antiga gesto de pessoas, onde seus limites de trabalho no eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indstria funcionando.

Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Moderno, Times, EUA 1936 Direo: Charles Chaplin, que trata do ltimo filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente aps a crise de 1929, quando a depresso atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da populao ao desemprego:

O filme fala sobre a revoluo industrial, aps a crise imediata de 1929, quando a depresso atingiu toda a sociedade norte americana, levando grande parte da populao ao desemprego. Fica evidente a grande insegurana causada pela crise. Trabalhadores eram tratados como peas de grande engrenagem, realizavam servios extremamente braais, movimentos sincronizados e repetitivos. No h preocupao, por parte da empresa, com o bem estar e condies de trabalho.Chaplin nos passou a imagem social, mostrando as maquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanas Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que ficar internado por um bom tempo.Quando Chaplin recebe alta do hospital, j percebe que houve outras mudanas, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comisses de protestantes.

Passo 3 - Elaborar um relatrio, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gesto de Pessoas, com no mximo, 2 pginas. Entregar ao professor da disciplina.

Comparando as cenas mostrados no filmeTempos Modernos, com a situao atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produo industrial, a condio socioeconmica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, atravs do filme supra, a implantao do sistema de esteiras mveis nas fbricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indstrias. S que esse novo processo produtivo s trouxe benefcios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalizao do processo demais valia.Enquanto que os operrios eram cada vez mais explorados, pois no tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neurticos(robotizados) em funo das condies de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresrios. E em virtude dessa insatisfao da classe operria surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicao, melhorias das condies salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patres, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.