Pódio - 14 de janeiro de 2014

8
Pódio E5 ‘Isolado’, Seedorf reforça especulação Pódio E3 Nacional prioriza preparação física Pódio E4 Muricy diz que time está no rumo certo MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014 [email protected] Choro de campeão Pódio E2 Chuteiras: aliadas que podem virar vilãs E o prêmio que parecia já ter destino certo, ganhou novo dono ontem. Cristiano Ronaldo derrubou a supremacia do argentino Lionel Messi e ficou com a Bola de Ouro, em premiação da Fifa. Neymar perdeu Puskás para Ibrahimovic e Nadine é a melhor do mundo no lugar da brasileira Marta. Pódio E6 e E7 DIVULGAÇÃO RUBEN SPRICH/REUTERS

description

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

Transcript of Pódio - 14 de janeiro de 2014

Page 1: Pódio - 14 de janeiro de 2014

Pódio E5

‘Isolado’, Seedorf reforça especulação

ED F

ERRE

IRA/

AE

Pódio E3

Nacional prioriza preparação física

Pódio E4

Muricy diz que time está no rumo certo

MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014 [email protected]

Choro decampeão

Pódio E2

Chuteiras: aliadas que podem virar vilãs

E o prêmio que parecia já ter destino certo, ganhou novo dono ontem. Cristiano Ronaldo derrubou a supremacia do argentino Lionel Messi e fi cou com a Bola de Ouro, em premiação da Fifa. Neymar perdeu Puskás para Ibrahimovic e Nadine é a melhor do mundo no lugar da brasileira Marta. Pódio E6 e E7

DIV

ULG

AÇÃO

RUB

EN S

PRIC

H/R

EUTE

RS

E01 - PÓDIO.indd 8 13/1/2014 21:40:47

Page 2: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E2 MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Para começar com ‘o pé direito’

No início de cada temporada, a preocupação com a saúde física dos jogadores é uma das prioridades dos times. Cuidar dos instrumentos

de trabalho, os pés, começa antes mesmo de entrar em campo

Assim como estudantes iniciam o ano letivo com cadernos, mochilas e li-vros novos, os jogadores

de futebol também investem em seus equipamentos. Uniformes e chuteiras “fresquinhas” dão um gás a mais. Porém, um dos principais acessórios do futebol pode se tor-nar um vilão sem que muitos nem percebam.

A chuteira foi eleita por Aderbal Lana, atual comandante do Fast Clube, como a principal entrave para um jogador no início da pré-temporada. “Por exemplo: o atleta que vem de fora chega com uma chuteira nova ou até mesmo com-pra para iniciar a competição. O calçado é feito de plástico e o pé ainda não está acostumado”, diz.

Ele ressaltou que o calçado pode causar escoriações. “Pega o calor daqui e acaba criando bolhas que incomodam os jogadores a ponto deles não se adaptarem. Então, o que sempre peço, como treinador, é que esses que estão iniciando uma temporada venham com as chutei-ras usadas ou que adaptem os pés às condições da chuteira. Facilita o trabalho de todos”, explica.

Na opinião de Lana, o início positivo também depende de trei-namento ‘diferenciado’, sem des-gastar o jogador. “Antes do início de qualquer temporada, minha equipe começa o estudo dos jogadores. E, durante a pré-temporada, não

in tens i -f ica-

mos os treinos. Trabalhamos ba-seados em estudos científicos, inclusive, em não forçar ou pesar o treino”, complementa.

Há 17 anos na organização de uniformes e calçados no Centro de Treinamento do Nacional, o roupeiro Francisco Klebis, 36, ou apenas ‘Chico’ sabe muito bem quais as conseqüências que uma chuteira não amaciada pode cau-sar. “Já vi muito atleta reclamar de dor e perdi as contas de quantas chuteiras amaciei durante todo esse tempo”, comenta.

Ainda de acordo com ele, o pro-cesso de amaciamento do calçado é simples e dura em média uma semana. “Geralmente, eles trazem suas chuteiras já adequadas ao formato do pé. Mas, às vezes, acontece de rasgar e acabam com-prando uma nova. Nesse caso, nós molhamos jornal, colocamos den-tro do calçado e ali fica durante três dias”, explica.

“Passou esse prazo, o jogador retorna e passa a treinar até ganhe o formato do pé dele. Tem casos que precisa de mais de uma semana para se adequar”, enfatiza Chico que, na última temporada, teve um trabalho ‘a mais’ com uma mudan-ça nas travas da chuteira — antes arredondadas e modificadas para o formato quadrado.

“Algumas mudanças nas travas fizeram com que os jogadores passassem a adotar outros cal-çados. Deu calo e nós tivemos que entrar ‘em campo’, mas nada que não fugisse da nossa rotina”, lembra o roupeiro do Leão da Vila Municipal.

Tudo ‘normal’Sem nenhuma reclamação a

cerca do calçado ou treinamento puxado, o técnico português Paulo Morgado, que está à frente do estreante Manaus FC falou apenas que deve saber dosar a carga de treinamentos.

“Falar dos treinamentos dessa pré-temporada é muito superficial. Seguimos uma rotina normal, onde os atletas treinam o que estão acostumados, se alimentam, des-cansam... Acredito que, para evitar que situações de lesão não venham acontecer, nós devemos saber do-

sar a carga de treinamen-tos”, conclui.

Frente ao atual cam-peão amazonense de fu-tebol, o Princesa do So-limões, Marquinhos Piter também fez a linha do treinamento diferenciado para evitar possíveis atle-tas machucados. O trei-nador afi rmou que nunca passou por situações de lesão nas primeiras par-tidas do campeonato.

“A gente nunca passou por uma situação de lesão durante a pré-tempora-da. Os treinos seguem puxados, mas nada que infl uencie na condição do

jogador em campo. Nosso trabalho é feito seguindo um planejamento com a comissão técnica e o pre-parador físico”, afi rma.

“Trabalhamos para dei-xar todos com pelo menos 70% de condicionamen-to. Na pré-temporada de 2013, trabalhamos com 19 jogadores e durante esse período, Edinho Ca-nutama sofreu um aciden-te. Mas ele se recuperou bem e fi zemos um excelen-te campeonato”, comenta, ao lembrar um caso do ano passado.

Sem incidentes até o momento

Há 17 anos como roupeiro, Chico ensina o “segredo” para amaciar um par de chuteiras

FLAÍZE VIANAEquipe EM TEMPO

Técnico do Fast, Aderbal Lana se

preocupa com es-coriações nos pés

dos atletas

E02 - PÓDIO.indd 2 13/1/2014 21:44:13

Page 3: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E3MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Estádio ‘quase’ pronto e time isolado em Manaquiri

Com 66% de conclusão, a nova opção dos times sediados em Manaus até que os estádios do Sesi e Colina fi quem a disposição da competição, o estádio da Ulbra fi cará pronto para o dia 1º de fevereiro e abri-gará dois mil torcedores. É o que garante o vice-presi-dente do clube, Claudio No-bre. “A obra está correndo dentro do planejado e nós garantimos, até o dia 1º, ou até mesmo antes a entre-ga do estádio que abrigará dois mil torcedores. Falta agora construir o vestiário dos árbitros e dos visitan-tes, além dos bancos, mas a parte bruta está completa”, concluiu.

O grupo dirigido pelo téc-nico Aderbal Lana arrumou as malas e partiu na manhã de ontem para o município amazonense de Manaquiri (a 60 quilômetros de Ma-naus), onde passará uma

semana de treinamento no estádio Valdomiro Gusmão. “Nós já tínhamos planejado essa viagem, a comissão aprovou e eles seguiram para focar no treinamento. Aqui na cidade tem muitas opções de lazer e isso acaba tirando o comprometimen-to do atleta, lá eles fi caram mais concentrados”, expli-cou o vice-presidente.

Ainda segundo ele, no sábado, os jogadores tem um amistoso contra a se-leção do município, e no próximo dia 25, outro jogo está marcado e dessa vez contra a seleção de Silves. “Além do treinamento, eles também deverão jogar con-tra a seleção do Manaquiri neste sábado, e no dia 25 contra o grupo de Silves. Depois é só aguardar o Sul-América para o inicio do Campeonato Amazonense, no dia 1º no campo da Ul-bra”, disparou.

FAST

Após eliminação sem gols, time chega nesta quinta

Os atletas do Holanda que participaram da Copa São Pau-lo de Futebol Júnior chegarão à terra natal, o município do Rio Preto da Eva, na próxima quinta-feira (16). Do grupo, aproximadamente 14 jogado-res devem ser integrados ao time profi ssional que competirá no Estadual.

“A Copa São Paulo serviu para que o Sidney (Bento) pudesse avaliar o desempenho desses meninos que serão incorpora-dos ao grupo principal durante o Campeonato Amazonense. Temos certeza que muitos serão aproveitados, os outros que não tiveram um resultado convincente retornam e fi cam sem treinando junto ao grupo profi ssional”, explicou o presi-dente do clube Paulo Radin.

De acordo com ele, cerca de seis garotos devem fi car pelo Sul/Sudeste. “Alguns não são daqui e logo não retornam para

cidade, mas eles estão bem encaminhados já que a Copinha serve para que eles ganhem experiências e o clube revele talentos. Foi o que fi zemos”, defende.

O Holanda estreia na Estadual no dia 2 de fevereiro, as 15h30, contra o Penarol, no estádio Flo-ro de Mendonça em Itacoatiara. Até lá, o grupo seguirá os treinos sem jogos amistosos.

HOLANDA

EXPERIÊNCIAJogadores participa-ram da Copa São Paulo Júnior — e deixaram o torneio sem marcar nenhum gol — para ganhar experiência e farão parte da equi-pe principal do time laranja no Estadual

Meninos do Holanda (laranja) foram eliminados do torneio

Hora de ‘pegar pesado’

Faltam exatos 15 dias para o início do Campe-onato Amazonense e no CT Barbosa Filho, uma

preocupação predomina: a for-ma física dos jogadores. Afi nal, alguns deles estão há mais de dois meses sem nenhum tipo de atividade dentro ou fora de campo. E para recuperar todo o tempo perdido, ou melhor, parado, que o Leão tem inten-sifi cado seus treinos. Inativos desde o término da Série D, os integrantes do elenco encaram missão de, além de recuperar o condicionamento, ainda garan-tir vaga entre os titulares do técnico Francisco Diá.

O volante Ramon, ex-Remo e com passagem pelo futebol catarinense, é um dos que está atento a necessidade de recupe-ração física. “Estou parado há dois meses e quero recuperar a parte física. Essa é a principal meta nesse início de tempo-rada. Quanto a vaga no time titular, sei que devo trabalhar bastante para chamar atenção do técnico”, disse o jogador que já atuou em Manaus nas cate-gorias de base, em 2009.

Além dos atletas, a diretoria também agiliza contatos para agendar partidas amistosas, que ditam o encerramento da pré-temporada. Amanhã, o gru-po do Nacional enfrentará o

combinado do Sul-América, no Centro de Treinamento Barbosa Filho, no Coroado, Zona Leste, às 15h30. Também no próximo sábado (18), a equipe enfrenta-rá o Obidense, no mesmo local e horário.

Até o início do Campeona-to Amazonense, a diretoria do Leão do Nacional quer fechar a pré-temporada com seis jogos amistosos, sendo que dois já foram realizados. Os dirigen-tes afi rmaram também que há possibilidade de o Naça fazer jogo contra uma equipe pro-fi ssional.

Comandando o grupo desde setembro passado, o técnico Francisco Diá ainda tenta fe-char o elenco. Do antigo grupo do Leão da Vila Municipal, fi ca-ram apenas o atacante Leonar-do, o lateral Amaral, o meia Ra-fael Morisco e o goleiro Jairo. “Ainda estamos fechando o grupo, até agora são 25 jogadores, tem um goleiro que já passou pela base do Nacional e também vai compor. Por enquanto nós estamos trabalhando a evolu-ção desses meninos”, explicou o técnico.

Divisão Sobre a possibilidade de di-

vidir o time, tendo em vista que o Naça tem duas compe-tições no primeiro semestre, - o Campeonato Amazonense e a Copa Verde—, Diá acredita

que com um grupo fechado de 27 jogadores terá condições de fazer um rodízio e até ‘poupar’ jogadores. “Com esse núme-ro temos condições de poupar atletas. Se tiver pelo menos 20 jogadores em um nível, é claro. A ideia é fazer esse rodízio para ninguém se acomodar”, disse o treinador que também não revelou qual o tipo de sistema tático costuma usar. “Procuro trabalhar com uma equipe que marca forte e é ofensiva. Você pode até jogar na retranca e ser veloz, mas varia muito de competição e do adversário. Vamos jogar de acordo com o outro apresentar”.

O técnico natural de Natal, aposta que desen-rolar da competição faça surgir grandes talento,

mas por enquanto o ‘melhor’ joga-

dor em cam-po é o entro-

samento .

“Sem dúvida o nosso melhor jogador é o entrosamento. Por enquanto os meninos ainda es-tão se habituando as formas de jogo, se conhecendo em campo. Claro que lá na frente, um ou outro atleta com certeza vai se sobressair, mas não posso apontar ninguém, será mérito deles. Até aqui considero destaque o elenco com um todo”, concluiu.

Em fase de preparação para o Campeonato Amazonense, jogadores do Nacional tentam, primeiramente, recuperar a forma física para, depois, pensar em uma entre os titulares

Ramon, ex-volante do Remo, é um dos que estão preocu-pados em se recuperar

FLAÍZE VIANAEquipe EM TEMPO

sábado (18), a equipe enfrenta-rá o Obidense, no mesmo local

Até o início do Campeona-to Amazonense, a diretoria do Leão do Nacional quer fechar a pré-temporada com seis jogos amistosos, sendo que dois já foram realizados. Os dirigen-tes afi rmaram também que há possibilidade de o Naça fazer jogo contra uma equipe pro-

Comandando o grupo desde setembro passado, o técnico Francisco Diá ainda tenta fe-char o elenco. Do antigo grupo do Leão da Vila Municipal, fi ca-ram apenas o atacante Leonar-do, o lateral Amaral, o meia Ra-fael Morisco e o goleiro Jairo. “Ainda estamos fechando o grupo, até agora são 25 jogadores, tem um goleiro que já passou pela base do Nacional e também vai compor. Por enquanto nós estamos trabalhando a evolu-ção desses meninos”, explicou

Sobre a possibilidade de di-vidir o time, tendo em vista que o Naça tem duas compe-tições no primeiro semestre, - o Campeonato Amazonense e a Copa Verde—, Diá acredita

ro temos condições de poupar atletas. Se tiver pelo menos 20 jogadores em um nível, é claro. A ideia é fazer esse rodízio para ninguém se acomodar”, disse o treinador que também não revelou qual o tipo de sistema tático costuma usar. “Procuro trabalhar com uma equipe que marca forte e é ofensiva. Você pode até jogar na retranca e ser veloz, mas varia muito de competição e do adversário. Vamos jogar de acordo com o outro apresentar”.

O técnico natural de Natal, aposta que desen-rolar da competição faça surgir grandes talento,

mas por enquanto o ‘melhor’ joga-

dor em cam-po é o entro-

samento .

jogo, se conhecendo em campo. jogo, se conhecendo em campo. Claro que lá na frente, um ou Claro que lá na frente, um ou outro atleta com certeza outro atleta com certeza vai se sobressair, mas não vai se sobressair, mas não posso apontar ninguém, posso apontar ninguém, será mérito deles. Até aqui será mérito deles. Até aqui considero destaque o elenco considero destaque o elenco com um todo”, concluiu. com um todo”, concluiu.

Ramon, ex-volante do Remo, é um dos que estão preocu-pados em se recuperar

DIE

GO

JAN

ATÃ

ALE

CAB

RAL/

GAZ

ETA

PRES

S

E03 - PÓDIO.indd 3 13/1/2014 21:48:31

Page 4: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E4 MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Muricy Ramalho não ganhou os refor-ços que queria para 2014. Nem

assim perdeu as esperanças de fazer uma boa tempora-da à frente do São Paulo. Os primeiros treinamentos do ano deixaram o treinador confi ante antes da estreia no Campeonato Paulista. ”Com certeza, estamos no cami-nho certo. A preparação tem sido muito boa. Acredito que chegaremos bem ao campe-onato”, comentou Muricy, que terá o Bragantino, no domin-go, como primeiro adversário no Estadual.

Antes do seu primeiro jogo ofi cial em 2014, o São Paulo disputará amistosos com o Marília, no CT de Cotia, e a se-leção dos Estados Unidos, no

CT da Barra Funda. A intenção é ajustar o time titular, já que os treinamentos físicos foram mais intensos por enquanto.

Na manhã de ontem, Muricy começou a esboçar o time titular para 2014. O técnico comandou um treinamento inchado pela presença de 13 jogadores em cada um dos times e gritou bastante para incentivar os seus jogadores.

A equipe de linha titular do São Paulo contou com a seguinte formação: Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Antônio Carlos; Luis Ricardo, Denil-son, Wellington, Maicon, Paulo Henrique Ganso e Reinaldo; Ademilson, Luis Fabiano e Osvaldo.

Muricy separou os três se-tores do campo com linhas, com o intuito de aprimorar o

posicionamento dos seus co-mandados. O treinador ainda não deixou claro, contudo, se prepara o São Paulo com dois ou três zagueiros e dois ou três atacantes para a estreia no Campeonato Paulista.

Caso a alteração seja feita na defesa, o mais cotado a deixar a equipe titular é Rafael Toloi. O zagueiro bobeou em uma jogada da atividade da manhã de ontem – perdeu a bola para o argentino Cañete, que fi cou livre de marcação à frente do goleiro Denis e mar-cou o gol. De qualquer forma, mostrou bastante disposição e foi elogiado em berros de Muricy. No meio-campo, Mu-ricy tentou dar confi ança a Jadson, que atuou como reser-va mesmo na movimentação com 13 atletas.

Treino tático no Timão aquece para jogo-treino

Liberados da concen-tração após o treino da manhã de domingo, os jogadores do Corin-thians se reapresenta-ram na manhã de ontem. Em um treino técnico com bola, sem grande exigência física, eles seguiram a preparação para a estreia no Campe-onato Paulista, marcada o próximo domingo.

Após uma atividade de posse de bola, com os goleiros também usando os pés, o grupo foi divi-dido entre atacantes e zagueiros. Em diferentes formações, os homens de frente tentavam superar os de defesa e balançar a rede no campo Cláudio Christovam de Pinho.

Na primeira parte, os

lances eram no mano a mano, com grande van-tagem para os meias e atacantes.

A difi culdade aumentou para os beques quando se estabeleceu a situação de dois contra um. Quando marcaram em dupla três adversários, os defenso-res tiveram um aprovei-tamento melhor.

Chamou a atenção em todo o treino a fi rme-za demonstrada por Gil e Cleber, que ganharam boa parte das jogadas. Entre os atacantes, des-tacaram-se a precisão de Douglas nos passes, sempre dados no tempo certo, e a má pontaria de Paolo Guerrero, arti-lheiro do time na última temporada.

RETORNO

DIVULGAÇÃO

Muricy já molda elenco são-paulino para o Paulista e diz que sua equipe avança para conquistas nesta temporada

‘Estamos no caminho certo’

Muricy Ramalho disse que estava aprimoran-

do a parte física dos jogadores e acredita

que até o Estadual esteja mais forte

Oswaldo esboça time da estreia

Recém-chegado, o trei-nador Oswaldo de Oliveira já começa a dar a sua cara para o Santos. Ontem, o novo técnico alvinegro comandou uma atividade com bola e já deu mos-tras do time que deve en-trar em campo na estreia do Campeonato Paulista, diante do diante do XV de Piracicaba, no próximo sábado, às 17h30 (de Ma-naus), na Vila Belmiro. Em um trabalho focado na par-te tática/técnica, Oswaldo demonstrou-se disposto a incentivar os jovens atle-tas e escalou o promissor Leandrinho na equipe con-siderada titular.

O jogador, que atuou entre os onze iniciais re-gularmente com Claudinei Oliveira durante o ano passado, treinou na equi-pe titular ontem também pela carência do time. O volante Alison, pupilo do ex-comandante santista, que terminou 2013 em alta, está machucado (problema na coxa esquerda) e segue fazendo tratamento. Ou-tras opções para a posição, Marcos Assunção, Renato Abreu e Renê Júnior forma dispensadas ao fi m da úl-tima temporada. Assim, a provável vaga na cabeça de área alvinegra sobrou a Leandrinho. O jovem de 20 anos trabalhou ao lado de Arouca.

SANTOS

Desempenho do zagueiro Gil chamou a atenção ontem

DIVULGAÇAO

E04 - PÓDIO.indd 4 13/1/2014 21:52:54

Page 5: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E5MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Hernane deve deixar o Flamengo por boa proposta de clube dos Emirados Árabes

PED

RO M

ARTI

NS/

AGIF

/GAZ

ETA

PRES

S

E5MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Depois de muita es-peculação, o ho-landês Clarence Seedorf se reapre-

sentou, ontem, para começar a pré-temporada com o res-tante do elenco do Botafo-go. O jogador chega ao Rio de Janeiro sob os rumores de uma possível saída para assumir o comando do Mi-lan, estreando na carreira de técnico de futebol.

Poucas horas após o anún-cio da demissão de Massi-miliano Allegri do comando técnico do Milan, o jornal italiano Corriere dello Sport deu como certa a chegada de Seedorf, que concluiu recen-temente um curso de técnico de futebol e não esconde seu desejo em dirigir elencos após encerrar a carreira.

O holandês de 37 anos tem contrato com o Botafogo como jogador até a metade de 2014 e pode se tornar um importante desfalque para a equipe durante a Li-bertadores. De acordo com a publicação, nem Seedorf, nem o Milan precisariam pa-gar multa para rescindir o contrato. Isso só aconteceria caso o veterano deixasse o clube carioca para defender outra equipe como jogador.

Para o goleiro Jefferson, o holandês tem um bom perfil físico e o atraso não será desculpa em uma possível

eliminação na Pré-Liberta-dores, contra o Deportivo Quito (EQU). “Tenho certeza de que, em pouco tempo, ele estará bem fisicamente, pois tem um porte muito avantajado. Por isso, não se pode colocar a culpa nele em casa de qualquer problema”, declarou.

Seedorf realizou exames e se exercitou na academia nessa segunda-feira, mas o

clube não divulgou sua pro-gramação e quando o atleta se juntará ao restante do elenco, que treina em Sa-quarema. Enquanto ele foi notícia em General Sevaria-no, na cidade da Região dos Lagos foi dia de treinamento coletivo.

SaquaremaO técnico Eduardo Hunga-

ro escalou as equipes já pen-sando nas duas competições

que o Glorioso disputará no primeiro semestre. Os joga-dores titulares, que defende-rão o clube na Libertadores, enfrentaram aqueles que jo-garão as primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

A equipe titular treinou com Jefferson, Edilson, Bo-lívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Daniel e Jorge Wagner; H e n r i -que. O time que in ic iará o Esta-dual era: R e n a n , L u c a s , Dankler, A n d r é B a h i a e Lima; Fab iano , Dedé, Re-nato, Gegê e Octávio; Sassá.

Hoje, o Bota-fogo enfrenta o Olaria em jogo-treino. A estreia do equipe alvinegra na Taça Guanabara será no sábado (18), às 17h30 (de Manaus), contra o Re-sende, em Volta Redonda. Pela Libertadores, o Glorioso encara o Deportivo Quito dia 29, na capital do Equador.

PED

RO M

ARTI

NS/

AGIF

/GAZ

ETA

PRES

S

RUMORESPoucas horas após o anúncio da demissão de Allegri do coman-do técnico do Milan, um jornal italiano deu como certa a chegada de Seedorf, que con-cluiu recentemente um curso de técnico

Sai ou não sai?Em meio às especulações sobre a saída de Seedorf para comandar o Milan, holandês se reapresentou ao Botafogo. Meia ainda não treina com o elenco

FLAMENGO

Idas e vindas agitam a GáveaO zagueiro equatoriano

Frickson Erazo chegou ao Rio de Janeiro na noite do último domingo (12) e já realizou exames médicos ontem, no Flamengo. Outro reforço que também reali-za exames médicos antes de ser apresentado é o meia Elano. A ideia dos dirigentes é ter os dois jogadores no treinamento de hoje, com o restante do elenco do clube.

Já o atacante Alecsandro é esperado nesta terça-feira na Gávea. O atacante acer-tou a rescisão de contrato com o Atlético-MG. O lateral direito Léo, outro que está próximo do Fla, pertence ao Vitória, mas atuou pelo Atlético-PR na temporada passada. Ele já informou que

pretende atuar no Rio de Ja-neiro em 2014 e espera sua liberação para ser confi rma-do pelos fl amenguistas.

O atacante Hernane, por outro lado, está próximo de acertar a transferência para o Al Jazira, dos Emirados Árabes. Depois de receber proposta tentadora, o joga-dor tentou negociar um au-mento de salário com o clube da Gávea, mas a diretoria não aceitou a pedida. Com isso, o Fla exige receber sua parte — cerca de R$ 9,75 milhões da proposta de R$ 19,5 milhões —, à vista.

Fora dos planos da dire-toria fl amenguista para a próxima temporada, o meia Gabriel deve ser emprestado durante o ano para ganhar experiência. O jogador, no

entanto, negou estar em negociação com o Vitória, informação surgida na im-prensa brasileira nessa se-gunda-feira, e disse que ain-da ter esperança em seguir no elenco rubro-negro.

Treino fechadoDepois de realizar um

rápido coletivo com 15 jo-gadores no último domingo (12), o técnico Jayme de Almenida fechou as ativi-dades de ontem para a im-prensa. O Flamengo estreia neste domingo (19), contra o Audax, no Maracanã, pela primeira rodada do Campe-onato Carioca. A tendência é a de que o treinador pou-pe alguns titulares, visando um melhor desempenho na Libertadores.

Fred fora do treinamento pela quarta vez seguida

O técnico Renato Gaúcho comandou, ontem, um trei-no tático, mas não contou com alguns jogadores, pou-pados. A principal ausência foi o atacante Fred que, pela quarta vez, não partici-pou de uma movimentação com os demais atletas.

Segundo o fi sioterapeu-ta Nilton Petrone, Fred rea-liza um trabalho específi co para prevenir as lesões que o atrapalham nos últimos anos. “O Fred continua a sua preparação. Estamos fazendo um trabalho es-pecífi co com ele, que visa dar estabilização muscular e articular”, explicou.

Os outros foram os za-gueiros Gum e Leandro Eu-zébio, com dores muscula-res, além do meia Wagner, que deu voltas no gramado. Já o lateral direito Bruno, que desfalcou a equipe na reta fi nal do Brasileiro, afi r-mou que a briga para ser titular na equipe tricolor será muito acirrada.

“Não penso dessa ma-neira (ser titular absolu-to). Tenho que mostrar a cada dia nos treinamen-tos que posso ser o ti-tular da equipe. A briga pela vaga é sadia, pois cada um tem algo de bom. Tanto eu, quanto Welling-ton Silva e o Igor Julião (concorrentes)”, disse.

Bruno ressaltou que o Fluminense entra focado no título do Campeonato Carioca, ainda mais, por-que reformula o elenco para este ano, enquanto Botafogo e Flamengo não devem priorizar a com-petição em detrimento da Libertadores.

“O que passamos no ano passado serviu de lição e estamos mais atentos. Va-mos com tudo para buscar o título do Campeonato Carioca”, fi nalizou. Os trico-lores estreiam no Campeo-nato Carioca neste sábado (18), contra o Madureira, em Moça Bonita.

FLUMINENSEPreparador físico foca em evitar lesões

O elenco do Vasco faz pré-temporada em Pinheiral, no interior fl uminense, visando o início do Campeonato Carioca. Para evitar lesões na tempo-rada, os cruzmaltinos estão focado no bom preparo físico. “A gente está cumprindo a pri-meira etapa do treinamento, que é o de aprimoramento físico”, disse o preparador Daniel Gonçalves.

“O técnico Adílson Batista realiza outros trabalhos, já visando situações de jogos, mas com pouco exercício de velocidade, justamente para não sobrecarregar os atletas. Vamos monitorando a melho-ra de cada jogador. Contro-lamos o volume de treinos, mesmo para os jogadores que tem bom desempenho físico”, completou.

Segundo ele, o trabalho re-alizado até o momento, entre-tanto, visa resultados a médio e longo prazos. A realidade do momento é que, com a pré-temporada curta, o Vasco pode sofrer com os desfalques logo na estreia desta tempo-rada. As opções reduzidas do elenco fazem com que Adílson Batista já avalie os atletas que terá à disposição no Campe-onato Carioca.

Recém-recuperados de le-sões musculares, os meio-campistas Juninho e Dakson estão vetados para a estreia — neste sábado, contra o Boavista, em São Januário —, assim como o lateral es-querdo Diego Renan, que foi apresentado ofi cialmente no último fi m de semana e mal treinou. A lista segue com o goleiro Martín Silva e o volan-te Aranda, que dependem de documentação.

VASCO

Meia é um dos principais nomes

cotados para assumir a vaga

de Massimiliano Allegri, demitido do clube italiano

WAG

NER

MEI

ER/A

GIF

/GAZ

ETA

PRES

S

Fred faz trabalho separado do restante dos jogadores

E05 - PÓDIO.indd 3 13/1/2014 21:53:57

Page 6: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E6

Jupp superou nomes como o de Alex Ferguson e Jurgen

É hermano, É hermano, deu CR7Artilheiro do futebol mun-

dial no último ano, Cris-tiano Ronaldo (Real Ma-drid) fi nalmente chegou

ao seu objetivo e retornou ao topo do principal esporte do planeta. Em cerimônia realizada no Kon-gresshaus, em Zurique (Suíça), ontem, a Federação Internacio-

nal de Futebol Associado (Fifa) e a revista France Football deram a Bola de Ouro ao atleta português, que superou o meio-campista francês Franck Ribéry (Bayern de Munique) e o atacante Lionel Messi (Barcelona) na fi nal.

Autor de 69 gols em 59 parti-das em 2013, Cristiano Ronaldo, de 28 anos, era apontado pela imprensa internacional como grande candidato ao prêmio. Ribéry, que conquistou cinco tí-tulos pelo time alemão na última temporada e ainda foi eleito Me-lhor Jogador da Europa, acabou sendo derrotado, assim como o tetracampeão da Bola de Ouro, Lionel Messi.

”Obrigado aos meus compa-nheiros de Real Madrid e da seleção. Sei o quanto lutei para ganhar esse prêmio de novo. Se esqueci de alguém, me desculpe,

mas acabei me emocionando. Obrigado a todos”, afi rmou o atacante, que chorou ao discur-sar depois de receber o troféu das mãos de Pelé.

Esta não é a primeira vez que Cristiano Ronaldo recebe a pre-miação da Fifa e da publicação francesa. Em 2008, quando con-quistou a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes e o Campeonato Inglês pelo Man-chester United, o atacante já havia recebido a Bola de Ouro. Agora, o atleta do Real Madrid supera o ex-meio-campista Luís Figo, vencedor em 2001, como português com maior número de títulos deste prêmio.

Sem nenhum troféu coletivo conquistado pelo Real Madrid na última temporada, Cristiano Ronaldo igualou o feito de Ro-naldinho Gaúcho, que também

recebeu a Bola de Ouro em 2004 sem conquistar nenhum título pelo Barcelona. Assim como o atacante, o meio-campista, atu-almente no Atlético-MG, ganhou a premiação em duas oportuni-dades (2004 e 2005).

Desde que a Fifa criou o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, em 1991, o Brasil conquistou o troféu em oito anos, sendo o país com mais êxito. Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007) são os jogadores nacio-nais que triunfaram.

Quem é CR7Atleta profi ssional desde 2001,

quando alcançou o time principal do Sporting, Cristiano Ronaldo ganhou destaque internacional no Manchester United, onde che-

gou em 2003 contratado por 15 milhões de euros (R$48 mi-lhões) em negociação com o clube lisboeta. Apontado como uma promessa pelo então treinador Alex Ferguson, o atacante se desenvolveu ao longo dos anos e, em 2008, foi eleito pela primeira vez melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Valorizado pelo prêmio conce-dido pela entidade máxima do fu-tebol mundial, Cristiano Ronaldo foi negociado com o Real Madrid, em 2009, por 94 milhões de eu-ros (aproximadamente R$ 300,8 milhões). Na equipe branca, o jogador português conquistou o Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Além disso, marcou 232 gols em 223 partidas. Ao todo, são 400 gols em sua carreira.

Cristiano Ronaldo acabou ontem com o que parecia interminável: a supremacia de Messi na disputa da Bola de Ouro. O português é agora o melhor do mundo

Goleira Nadine Angerer tira prêmio da brasileira Marta

Destaque da Alemanha na Eurocopa feminina no último ano, na qual foi peça fundamental para Alemanha conquistar seu sexto título continental consecutivo, a goleira Nadine Angerer fez história. Ontem, em Zurique (Suíça), a germânica superou a brasileira Marta e a norte-americana Abby Wambach e recebeu a Bola de Ouro da Fifa (Federação Internacio-nal de Futebol Associado).

Aos 35 anos, Angerer re-cebeu os prêmios da mão da norte-americana Mia Hamm, um dos principais

nomes da história da moda-lidade. Com a vitória, a ale-mã, que atua pelo Brisbane Roar e defende a seleção de seus país desde 1996, se tor-nou a jogadora mais velha a receber o troféu, incluindo a disputa entre homens.

Considerada um dos prin-cipais nomes da história do futebol feminino, a alemã Birgit Prinz, aposentada des-de 2011, faturou o troféu em três anos consecutivos (2003, 2004 e 2005) e fi -cou na segunda colocação em cinco anos (2002, 2007, 2008, 2009 e 2010).

FEMININO

Nadine levou prêmio de melhor jogadora aos 35 anos

Ibra venceu Neymar na briga pelo prêmio Puskás

Criado pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) em ou-tubro de 2009, o Prêmio Ferenc Puskás elege o gol mais bonito marcado em um ano. Presente nas últi-mas quatro edições, tendo triunfado em 2011, o ata-cante Neymar tinha chance de conquistar o bicampeo-nato. Entretanto, ontem, a entidade máxima do fute-bol apontou o sueco Zlatan Ibrahimovic como vencedor da premiação, superando o atleta brasileiro e também o sérvio Nemanja Matic.

Apesar de ter sido elei-to o gol mais bonito de 2013, o feito de Ibrahimovic aconteceu em novembro de 2012, no triunfo da Suécia por 4 a 2 sobre a Inglaterra. Além do gol vencedor do Prêmio Ferenc Puskás, que aconteceu em uma “bici-cleta” de fora da área, o centroavante balançou as

redes em outras três opor-tunidades naquele amisto-so diante dos britânicos.

O Prêmio Ferenc Puskás é uma homenagem ao ex-fu-tebolista húngaro, que nas-ceu em 2 de abril de 1927, em Budapeste, e morreu em sua cidade natal, em 17 de novembro de 2006, aos 79 anos. O jogador ganhou grande destaque na Copa do Mundo de 1954, quando foi elemito melhor joga-dor do torneio e levou seu país ao vice-campeonato da Copa do Mundo, sucum-bindo por 3 a 2 diante da Alemanha na decisão. Em 1962, o então atacante do Real Madrid participou da competição pela Espanha.

Disputado de maneira inédita em 2009, o Prêmio Ferenc Puskás teve o por-tuguês Cristiano Ronaldo, até então no Manchester United, como seu primeiro vencedor.

MELHOR GOL

Premiação coloca Jupp à frente de Alex Ferguson

Campeão alemão, europeu e da Copa da Alemanha no comando do Bayern de Mu-nique na última temporada, Jupp Heynckes superou Alex Ferguson, ex-Manchester United e Jurgen Klopp, do Bo-russia Dortmund, e foi eleito o melhor treinador de 2013 pela Fifa, ontem.

“Signifi ca muito ganhar um prêmio desses no fi m da minha carreira. Isso não é apenas para mim, mas para todo o Bayern de Munique, todos trabalharam duro du-rante o período. Fui abenço-ado”, disse.

Heynckes, que anunciou a sua aposentadoria após deixar o Bayern em junho, conquistou todos os títu-los possíveis na temporada 2012/13. Na Bundesliga, o título veio com sete rodadas de antecedência, um recorde. Além desta, outras marcas foram quebradas pelo time do alemão de 68 anos: maior número de vitórias consecu-tivas (14), conquista do título do 1º turno com o menor nú-mero de rodadas (14), defesa menos vazada (18) e maior número de pontos ao fi m dos 38 jogos (91).

TÉCNICO

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

E06 E E07 - PÓDIO.indd 6 13/1/2014 21:55:42

Page 7: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E7 MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

Jupp superou nomes como o de Alex Ferguson e Jurgen

AOS 36 ANOS, TINGA É DES-

TAQUE No dia que completou 36 anos, o volante Tinga ganhou como presente o título de campeão dos testes físicos do Cruzeiro. O jogador foi destaque nas atividades de on-tem, superando atletas mais jovens do elenco cruzeirense. O volante afi rma que costuma se dar bem nos testes de início de pré-tempora-da. “Sempre tive faci-lidade nestes testes”, disse Tinga

RESUMOS

INTER INICIA SEMANA EM

GRAMADO COM TRA-BALHO FÍSICO A se-gunda fase da pré-tem-porada do Internacional começou na manhã de ontem. Depois de qua-tro dias de trabalhos em Porto Alegre, os jogado-res realizaram um treino físico no Gramado Golf Club. A atividade foi co-ordenada por Cristiano Nunes, novo preparador físico do clube. Na parte da tarde, os jogadores retomaram as ativida-des físicas na academia. O Inter permanecerá em Gramado até domingo.

WALTER DIZ QUE NÃO HÁ

“NADA CERTO AIN-DA” Ontem, Walter vol-tou a comentar o que começa a ganhar traços de novela.

Após ter negociações frustradas com o Flumi-nense, o atacante não negou as conversas com o Sport e dá esperan-ças para o torcedor ru-bro-negro de que pode atuar na Ilha do Retiro nesta temporada. “Não tem nada certo ainda. Essas coisas não se re-solvem do dia para a noite”, afi rma.

DEF IN IDOS JOGOS DA 2º

FASE DA COPA SP Os confrontos: Ferroviária x Sport; Flu x Ceará; In-ter x Linense; Flamengo x Mirassol; Paraná Clube x CRB; Taboão da Serra x São Bernardo; Portu-guesa x Grêmio Osasco; São Paulo x Nacional-SP; Fla-SP x Palmeiras; Coritiba x São Carlos; Corinthians x Juventu-de; Goiânia x América-MG; Cruzeiro x Audax-SP; Santos x Kashiwa; Reysol-JAP; Botafogo x Brasília e Atlético-MG x Aquidauanense.

TIME INDÍ-GENA ESTREIA

COM DERROTA No pri-meiro jogo de um time indígena na primeira divisão do Paraense, o Gavião não fez feio, mas foi derrotado pelo atual campeão do estado, o Paysandu, por 2 a 1. Na primeira etapa, o bicolor abriu o placar com Lima, de cabeça. O Papão so-freria um golpe dos Kyi-katejê. Aos 31 minutos do segundo tempo, Aru empatou a partida para o Gavião. Zé Antônio vol-tou a deixar a equipe bicolor na frente.

deu CR7Bastante

emociona-do, Cristiano Ronaldo fez discurso de

agradecimento a familiares e

amigos

Premiação coloca Jupp à frente de Alex Ferguson

Campeão alemão, europeu e da Copa da Alemanha no comando do Bayern de Mu-nique na última temporada, Jupp Heynckes superou Alex Ferguson, ex-Manchester United e Jurgen Klopp, do Bo-russia Dortmund, e foi eleito o melhor treinador de 2013 pela Fifa, ontem.

“Signifi ca muito ganhar um prêmio desses no fi m da minha carreira. Isso não é apenas para mim, mas para todo o Bayern de Munique, todos trabalharam duro du-rante o período. Fui abenço-ado”, disse.

Heynckes, que anunciou a sua aposentadoria após deixar o Bayern em junho, conquistou todos os títu-los possíveis na temporada 2012/13. Na Bundesliga, o título veio com sete rodadas de antecedência, um recorde. Além desta, outras marcas foram quebradas pelo time do alemão de 68 anos: maior número de vitórias consecu-tivas (14), conquista do título do 1º turno com o menor nú-mero de rodadas (14), defesa menos vazada (18) e maior número de pontos ao fi m dos 38 jogos (91).

Fifa corrige ‘injustiça’, Pelé recebe prêmio e se emociona

Agora, não resta nada ao maior de todos os tempos. Único jogador tricampeão da Copa do Mundo, autor de mais de mil gols e eleito o atleta do século XX, Pelé ca-minhava para encerrar a sua vida sem ter recebido o prê-mio mais cobiçado por todos os futebolistas do planeta. Caminhava. Nesta segunda-feira, durante a premiação do melhor jogador do mundo de 2013, no Kongresshaus, em Zurique, na Suíça, a Fifa corrigiu uma ‘injustiça his-tórica’ e entregou a Bola de Ouro de honra ao Rei do Futebol, já aos 72 anos.

Dentre todas as congratu-lações que podem ser entre-gues a um jogador de futebol, a Bola de Ouro era a única que não marcava presença na sala de troféus de Pelé. Isto porque, se desde 2010 ela é entregue em parceria com a Fifa, antes disto, era ofe-recida pela revista francesa France Football somente a jogadores na Europa.

Pelé, então, foi anunciado e, assim que se posicionou para discursar, acabou aba-fado pela ovação que to-mou conta do Kongresshaus. “Muito obrigado pelas boas vindas calorosas. Prometi para a minha família que

não iria chorar, mas sou muito emotivo. Agradeço a Deus por ter me dado saúde para jogar por tantos anos. Não conquistei nada sozi-nho. Tudo que tenho, devo aos meus companheiros. Eu compartilho isso com eles”.

HOMENAGEM

SATISFAÇÃOPelé admitiu que a Bola de Ouro era a única premiação que faltava na sua gale-ria de homenagens. O “Rei do Futebol” se emocionou ao receber o prêmio e agradeceu companheiros de vida

Valckie ‘alfi neta’ as obras

O secretário-geral da Fifa, Jêrome Valcke, voltou a criticar o anda-mento das obras para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

No último domingo, em entrevista a uma rá-dio francesa, o dirigente afi rmou que a entidade máxima do futebol tem preocupações por não poder fazer testes.

“A grande difi culdade é que não temos um período de testes. Nós (da Fifa) não podemos treinar. Os estádios serão entregues perto demais do início da pri-meira partida”, declarou durante entrevista à rá-dio France Bleu.

Em duas semanas, este foi o segundo ata-que direto à Copa no Brasil.

COPA 2014Bayern e Barcelona são base. Thiago está na lista

A festa de gala da Fifa, realizada ontem, não elege somente o melhor jogador do mundo em 2013. Defi ne, também, quais foram os melhores atletas de suas respectivas posições du-rante toda a temporada, formando a seleção do ano. E, como não poderia deixar de ser, Barcelona e Bayern de Munique foram a base da equipe, que ainda contou com dois atletas brasileiros (Thiago Silva e Daniel Alves).

Diferente de 2012, quan-do a seleção foi formada somente com jogadores do Campeonato Espanhol – dez de Barcelona e Real Madrid, e apenas um (Fal-cão Garcia) do Atlético de Madrid – o time de 2013 tem atletas de três ligas diferentes: espanhola, ale-mã e francesa.

A equipe que mais colo-cou jogadores na seleção de 2013 foi, curiosamente, o Barcelona (4). Apesar de

ter encerrado a temporada com uma vexatória elimi-nação na semifi nal da Liga dos Campeões da Europa para o Bayern de Munique (resultado de 7 a 0 no agre-gado) e somente um título (Campeonato Espanhol), a equipe catalã conta com quase metade dos atletas da equipe.

BayernO Bayern de Munique,

campeão da Tríplice Coroa (Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e Copa da Alemanha) na temporada 2012/13, colocou três jo-gadores, um a mais que Real Madrid e Paris Saint-Germain, ambos com dois. Os melhores da equipe são: Neuer (Bayern), Daniel Al-ves (Barcelona) Sergio Ra-mos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG), Philipp Lahm (Bayern); Iniesta, Xavi (Bar-ça), Ribéry (Bayern); Messi (Barça), CR7 (R. Madrid) e Ibrahimovic (PSG).

SELEÇÃO FIFA

RUB

EN S

PRIC

H

DIV

ULG

AÇÃO

E06 E E07 - PÓDIO.indd 7 13/1/2014 22:02:18

Page 8: Pódio - 14 de janeiro de 2014

E8 MANAUS, TERÇA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2014

RALI DAKAR: DESPRES VENCE A PRIMEIRA Cyril Despres, pentacampeão do Dakar, venceu uma

etapa na edição 2014 da. Após passar por penalizações e superaquecimento da moto, o francês marcou 5h23min20, ontem, no trecho de 462km entre Uyuni, na Bolivia, e Ca-lama, no Chile. O piloto é o nono colocado no acumulado, mais de duas horas atrás do espanhol Marc Coma, líder do rali, que soma 32h06min19. A segunda posição fi cou com o espanhol Joan Barreda, da Honda, que ocupa a mesma colocação na classifi cação geral. A diferença para Coma é de 38min08.

ANA PAULA POLEGATCH É BI DA VOLTA FEMININA Com uma atuação impecável, Ana Pau-

la Polegatch não deu chances às adversárias e se tornou bicampeã da Volta Ciclística Feminina do Brasil, que ter-minou no último domingo (12), em São Carlos (SP). Para faturar o segundo título, a atleta da equipe Memorial/PM Santos venceu todas as etapas realizadas. Ao total, Ana Paula terminou com o tempo de 6h54min36s, 5min04s mais rápida do que Silvia Augusta da Silva, que fi cou na segunda colocação. Já o terceiro lugar fi cou com Danilas Ferreira da Silva, que cravou 7h07min19s.

VAREJÃO JOGA BEM, MAS CAVALIERS PER-DE Assim como nas últimas partidas, Anderson

Varejão jogou bem na noite do último domingo (12), mas não conseguiu evitar que o Cleveland Cavaliers fosse massa-crado pelo Sacramento Kings, que chegou à terceira vitória consecutiva ao vencer pelo placar de 124 a 80, em casa. Com um desempenho consistente em todos os fundamentos, o brasileiro contribuiu com dez pontos, sete rebotes e seis assistências. Os Cavaliers, que estão na 11ª colocação da Conferência Leste, voltam a jogar amanhã (15), contra o Los Angeles Lakers, novamente fora de casa.

GIRO POR OUTRAS MODALIDADES

Djokovic abre campanha pelo tetraCampeão do Aberto da Aus-

trália nos últimos três anos, o sérvio Novak Djokovic iniciou a campanha no torneio on-tem, em Melbourne. Mesmo enfrentando difi culdades pela falta de ritmo de jogo, o vice-líder do ranking mundial der-rotou o eslovaco Lukas Lacko por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7-2) e 6/1, em 1h50min de partida.

Assim como nos anos anterio-res, Djokovic não participou de competições ofi ciais nas sema-nas que antecedem o primeiro Grand Slam do ano. Na última semana de dezembro, ele jogou um forte torneio de exibição em Abu Dhabi, do qual foi campeão,

derrotando David Ferrer na fi nal. Ele também entrou em quadra para um duelo amistoso com o argentino Juan Monaco.

Também na manhã dessa segunda-feira, noite na Aus-trália o polonês Jerzy Janowicz, cabeça de chave 20 do Aberto, conseguiu uma grande virada sobre a revelação local Jordan Thompson. O tenista europeu venceu o duelo por 3 a 2 — com parciais de 1/6, 4/6, 6/4, 6/2 e 6/1 — e, agora, pega o espanhol Pablo Andujar.

Favoritismo O espanhol David Ferrer co-

meçou com tranquilidade sua campanha na Austrália. Ele

estreou no torneio diante do colombiano Alejandro Gonzá-lez e venceu o triunfo por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4.

Na segunda rodada em Mel-bourne, Ferrer terá pela frente o francês Adrian Mannarino, que avançou após uma longa batalha conta o norte-ameri-cano Steve Johnson. O jogador europeu venceu a partida por 3 sets a 2, com parciais 3/6, 6/3, 6/0, 5/7 e 6/4, em 2h57min de duelo.

Outro favorito ao título, o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 7, derrotou o cazaque Aleksandr Nedovyesov por 3 sets a 0, com parciais de 6/3,

TÊNIS

Sérvio foi campeão do Grand Slam por três anos consecutivos

DIVULGAÇÃO

Foram divulgados, ontem, os grupos da Fed Cup, principal competição fe-minina por equipes do mundo. Disputando o Zo-nal Americano I, o Brasil caiu no Grupo B ao lado de Bahamas, Colômbia e Equador. Os jogos serão realizados de 5 a 8 de fevereiro, na cidade de Lambare, no Paraguai.

Fed Cup

6/4 e 6/3, em apenas 1h50min de partida. O próximo adversá-rio de Berdych será o francês Kenny de Schepper.

Ano novo, motores novos

Equipe da Williams confi rma presença nos primeiros testes do anos, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Chefe da Mercedes afirma estar tranquilo quanto às mudanças feitas nos carros

A Williams confi rmou, ontem, presença nos primeiros testes da pré-temporada, que

serão realizados entre os dias 28 e 31 de janeiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha. A confi rmação foi feita por meio da pagina ofi cial da montadora no Twitter.

“As coisas estão começando a fi car agitadas agora, já que entramos na semana de mon-tagem do FW36. Nós vamos estar na pista em Jerez, em duas semanas. E, agora, todos estão ansiosos para começar”, disse a equipe.

Na última semana, a Lo-tus anunciou que não estará presente, porque irá focar no desenvolvimento do novo carro. Após o anúncio, surgiram diver-sos rumores de que a atitude também faria com que outras equipes desistissem.

Depois das atividades re-alizadas na pista espanhola, o segundo e o terceiro teste serão no Bahrein, do dia 19

a 22 de fevereiro e do dia 27 de fevereiro a 2 de março. A Williams é a nova casa de Felipe Massa na temporada. O brasileiro terá como parceiro o fi nlandês Valtteri Bottas.

Com a grande mudança no regulamento, que conta com a implementação de novos motores, as principais preocu-pações são os eventuais pro-blemas que podem acontecer durante os treinamentos. No

entanto, para Toto Wolff , chefe da Mercedes, a situação será mais tranquila.

“Eu não acho que vai ser um ‘banho de sangue’ com carros quebrando e fora da pista. Mas também não vai ser um tes-te como de costume, quando você tem uma evolução das regulamentações técnicas e vamos fazer 100 voltas por dia”, disse.

A Mercedes irá apresentar seu novo carro justamente no dia 28 de janeiro. Wolff tam-bém tem uma opinião dife-rente em relação a maioria dos dirigentes da F-1 e não condena o grande número de mudanças aprovadas para esta temporada.

“É apenas um desafi o enorme com a competição entre os en-genheiros. A categoria sempre foi bem sucedida e se tornou a marca número um do automo-bilismo por causa da inovação e da concorrência entre pilotos e equipes. Competição também vem da inovação”, concluiu.

Eu não acho que vai ser um ‘banho de

sangue’ com carros quebrando e fora da pista. Mas também não vai ser um teste

como de costume

Toto Wolff , chefe da Mercedes

Figura constante dos boxes da Fórmula 1, John Button, pai do piloto britânico Jenson Button, foi encontrado mor-to em sua casa na Riviera Francesa, no último domingo (12). A suspeita é que ele foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.

“Na minha longa carreira na F-1, conheci muitos pais de pilotos, mas acredito que é seguro dizer que ele foi o mais devotado ao fi lho do que todos os outros”, disse o chefe da equipe da McLaren, atual escuderia de Jenson, Martin Whitmarsh.

O pai passou para o fi lho o amor pelos carros de cor-rida. John Button foi piloto de rali, conseguindo o vice-campeonato no Campeonato Britânico de 1976. O inglês só perdeu uma corrida de Jenson Button na Fórmula 1: o GP do Brasil de 2001.

Pai de Button encontrado morto

Internado há duas sema-nas devido ao acidente que sofreu enquanto esquiava na pista de Meribél, na França, Michael Schumacher segue em coma induzido com uma situação crítica, porém, está-vel. Sem apresentar melhoras

nos últimos dias, o alemão passará por novos exames para que seja feita uma aná-lise mais detalhada de sua situação atual.

De acordo com o jornal ale-mão Bild, os médicos querem verifi car quais são os pontos

críticos do cérebro de Schu-mi para poder analisar quais estão normais e quais estão danifi cados. Por não haver mudanças na recuperação do ex-piloto, os médicos suspen-deram os boletins médicos à imprensa.

Schumacher passará por exames

DIVULGAÇÃO

E08 - PÓDIO.indd 8 13/1/2014 21:32:45