Poesia

4
Língua Portuguesa 7º ano O texto poético Estrutura interna/conteúdo I. Texto A Amigo Mal nos conhecemos Inaugurámos a palavra “amigo”. “Amigo” é um sorriso De boca em boca, Um olhar bem limpo, Uma casa, mesmo modesta, que se oferece, Um coração pronto a pulsar Na nossa mão! “Amigo” (recordam-se, vocês aí, Escrupulosos detritos?) “Amigo” é o contrário de inimigo! “Amigo” é o erro corrigido, Não o erro perseguido, explorado, É a verdade partilhada, praticada. “Amigo” é a solidão derrotada! “Amigo” é uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espaço útil, um tempo fértil, “Amigo” vai ser, é já uma grande festa! Alexandre O’Neill, No Reino da Dinamarca 1. Lê atentamente o poema. 1.1. Qual o sentimento retratado neste poema? 2. “Amigo é” alegria, sinceridade, generosidade, perdão, verdade e companhia. Transcreve do texto as expressões que definem cada uma destas dimensões da amizade. 3. “Amigo é uma grande tarefa, / Um trabalho sem fim,” Explica por palavras tuas o significado desta frase. 4. Qual a figura de estilo dominante no poema? 4.1. Transcreve dois exemplos do uso dessa figura de estilo. II. Texto B Lágrimas Ocultas

description

Poesia

Transcript of Poesia

Page 1: Poesia

Língua Portuguesa 7º ano

O texto poéticoEstrutura interna/conteúdoI. Texto AAmigo

Mal nos conhecemosInaugurámos a palavra “amigo”.

“Amigo” é um sorrisoDe boca em boca,Um olhar bem limpo,Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,Um coração pronto a pulsarNa nossa mão!

“Amigo” (recordam-se, vocês aí,Escrupulosos detritos?)“Amigo” é o contrário de inimigo!

“Amigo” é o erro corrigido,Não o erro perseguido, explorado,É a verdade partilhada, praticada.

“Amigo” é a solidão derrotada!

“Amigo” é uma grande tarefa,Um trabalho sem fim,Um espaço útil, um tempo fértil,“Amigo” vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O’Neill, No Reino da Dinamarca

1. Lê atentamente o poema.1.1. Qual o sentimento retratado neste poema?

2. “Amigo é” alegria, sinceridade, generosidade, perdão, verdade e companhia.Transcreve do texto as expressões que definem cada uma destas dimensões da amizade.

3. “Amigo é uma grande tarefa, / Um trabalho sem fim,”Explica por palavras tuas o significado desta frase.

4. Qual a figura de estilo dominante no poema?

4.1. Transcreve dois exemplos do uso dessa figura de estilo.

II. Texto BLágrimas Ocultas Se me ponho a cismar em outras erasEm que ri e cantei, em que era querida,Parece-me que foi noutras esferas,Parece-me que foi numa outra vida...

E a minha triste boca dolorida,Que dantes tinha o rir das primaveras,Esbate as linhas graves e severasE cai num abandono de esquecida!

Page 2: Poesia

Língua Portuguesa 7º ano

E fico, pensativa, olhando o vago...Toma a brandura plácida dum lagoO meu rosto de monja de marfim...

E as lágrimas que choro, branca e calma,Ninguém as vê brotar dentro da alma!Ninguém as vê cair dentro de mim! Florbela Espanca, Poesias Completas

1. Após a leitura do poema, responde às seguintes questões.1.1. Diz porque razão o texto apresentado é um poema.

1.2. Identifica o tema deste texto poético.

2. Caracteriza o estado de espírito do sujeito poético.

2.1. Transcreve expressões do texto que comprovem a tua resposta.

Estrutura externa

1. Identifica o número de estrofes dos dois poemas.

1.1. Classifica as estrofes do texto B quanto ao número de versos.2. Faz a escansão do seguinte verso: “Se me ponho a cismar em outras eras”

2.1. Classifica-o quanto ao número de sílabas métricas.

3. Faz o esquema rimático do texto B e classifica o tipo de rima.

4. Agora, faz a escansão dos dois primeiros versos do texto A.

Page 3: Poesia

Língua Portuguesa 7º ano

O texto poético - CORRECÇÃOEstrutura interna/conteúdoTexto A1.1. O sentimento retratado é a amizade.

2. “Alegria – “Amigo é um sorriso”Sinceridade – “Amigo é / (…) Um olhar bem limpo”Generosidade – “Uma casa, mesmo modesta, que se oferece”Perdão – “Amigo é o erro corrigido, / Não o erro perseguido, explorado”Verdade – “É a verdade partilhada, praticada.”Companhia – “Amigo é a solidão derrotada!”

3. resposta livre A amizade não tem um tempo delimitado porque os verdadeiros amigos estão sempre ao nosso lado, nos bons como nos maus momentos. (É “uma grande tarefa” e “Um trabalho sem fim” porque às vezes não é fácil manter uma amizade; exige sinceridade e companheirismo acima de tudo.)

4. A figura de estilo que predomina neste poema é a metáfora.

4.1. Dois exemplos do uso da metáfora são os seguintes: “Amigo é um sorriso”; “Amigo é a solidão derrotada!”.

Texto B – “Lágrimas Ocultas”

1. 1.1.O texto apresentado é um poema porque está escrito em verso, sendo que estes se agrupam em estrofes.

1.2. O tema deste poema é a saudade da alegria vivida no passado pelo sujeito poético, por contraste com a tristeza vivenciada no momento presente.

2. O sujeito poético está triste, infeliz, melancólico e nostálgico.

2.1. As expressões que comprovam a tristeza e a nostalgia do sujeito poético são as seguintes: “Se me ponho a cismar em outras eras/Em que ri e cantei (…) Parece-me que foi numa outra vida...”; “E a minha triste boca dolorida” (a personificação pretende evidenciar a tristeza do sujeito poético); “E fico, pensativa, olhando o vago...”; “E as lágrimas que choro”.

Estrutura externa1. O texto A tem seis estrofes e o texto B tem quatro estrofes.1.1. O texto B é composto por duas quadras e dois tercetos (é por isso, um soneto).

2. Se /me /po/nho a/ cis/mar /em/ ou/tras/ e/ras

2.1. O verso do exercício anterior é decassílabo porque contém dez sílabas métricas.

3. O esquema rimático é o seguinte: ABAB / BAAB / CCD / EED.A rima é cruzada na primeira quadra; interpolada e emparelhada na segunda quadra; emparelhada nos dois primeiros versos de cada terceto e interpolada nos dois últimos versos dos dois tercetos.

4. “Mal/ nos/ co/nhe/ce/mos – cinco sílabas métricas (redondilha maior)I/nau/gu/rá/mos /a /pa/la/vra a/mi/go” – dez sílabas métricas (decassílabo)