Poiesis 236

6
www.jornalpoiesis.com.br Página 6 Região dos Lagos se vestiu de rosa no mês de outubro Regina Mota Literatura, Pensamento & Arte Ano XXII- nº 236 - novembro de 2015 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis Música Keith Richards rompe paradigmas em novo CD O escritor Marcio Paschoal fala sobre o mais novo CD do guitarrista dos Rolling Stones, “Crosseyed Heart”. Página 2. Teatro Peça teatral em Saquarema conta vida de Irmã Scheilla Em comemoração aos 30 anos de carreira, o ator e diretor Claudio Jua- rez apresenta o espetáculo nos dias 5 e 6 de novembro no Teatro Municipal Mario Lago. Página 3. Comportamento Onde encontrar a paciência? A construção da paciência em nossa vida envolve o desem- penho que dedicamos aos as- pectos espirituais e materiais de nosso codiano. Construir a Paz dentro de si e no mundo, eis o desafio da aventura hu- mana em nosso tempo. Con- fira o argo do psicanalista e terapeuta holísco Camilo de Lélis M. Mota na página 4. Encontro de motociclistas movimenta Araruama Shows acontecem nos dias 13 e 14 de novembro na Praça de Eventos da Pontinha. Página 3. Camilo Mota AARALETRAS promove sarau de poesia e música no dia 14 no Clube Náutico Daiane dos Santos Cid Magioli e Manoel de Santa Maria O próximo sarau da Aca- demia Araruamense de Letras - AARALETRAS acontece no dia 14 de novembro, a parr das 19 horas, no Clube Náu- co, no bairro Ponnha, em Araruama. O evento é aberto à parcipação de poetas e músicos que queiram comparlhar e divulgar seus trabalhos. Fundada em março deste ano, a AARALETRAS tem realizado saraus sempre no segundo sábado de cada mês, de forma ine- rante. Página 3. Concurso de Musa e Galã da Terceira Idade está com inscrições abertas em Araruama Regina Mota A Secretaria Municipal da Terceira Idade e Desenvol- vimento Humano de Ara- ruama está com inscrições abertas para o concurso que escolherá a musa e o galã da terceira idade. O evento acontece no dia 13 de novembro. Inscrições podem ser feitas na SETID, que funciona na Avenida Brasil, 480, no Parque Ho- tel. Página 3.

description

Edição de novembro de 2015

Transcript of Poiesis 236

www.jornalpoiesis.com.br

Página 6

Região dos Lagos se vestiude rosa no mês de outubro

Regi

na M

ota

Literatura, Pensamento & ArteAno XXII- nº 236 - novembro de 2015 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis

MúsicaKeith Richards rompe paradigmas

em novo CDO escritor Marcio Paschoal fala sobre o mais novo CD do guitarrista dos Rolling Stones, “Crosseyed Heart”. Página 2.

Teatro

Peça teatral em Saquaremaconta vida de Irmã Scheilla

Em comemoração aos 30 anos de carreira, o ator e diretor Claudio Jua-rez apresenta o espetáculo nos dias 5 e 6 de novembro no Teatro Municipal Mario Lago. Página 3.

Comportamento

Onde encontrar a paciência?A construção da paciência em nossa vida envolve o desem-penho que dedicamos aos as-pectos espirituais e materiais de nosso cotidiano. Construir a Paz dentro de si e no mundo, eis o desafio da aventura hu-mana em nosso tempo. Con-fira o artigo do psicanalista e terapeuta holístico Camilo de Lélis M. Mota na página 4.

Encontro de motociclistas movimenta Araruama

Shows acontecem nos dias 13 e 14 de novembro na Praça de Eventos da Pontinha. Página 3.

Camilo Mota

AARALETRAS promove sarau de poesia e música no dia 14 no Clube Náutico

Daiane dos Santos

Cid Magioli e Manoel de Santa Maria

O próximo sarau da Aca-demia Araruamense de Letras - AARALETRAS acontece no dia 14 de novembro, a partir das 19 horas, no Clube Náu-tico, no bairro Pontinha, em Araruama. O evento é aberto à participação de poetas e músicos que queiram compartilhar e divulgar seus trabalhos. Fundada em março deste ano, a AARALETRAS tem realizado saraus sempre no segundo sábado de cada mês, de forma itine-rante. Página 3.

Concurso de Musa e Galã da Terceira Idadeestá com inscrições abertas em Araruama

Regina Mota

A Secretaria Municipal da Terceira Idade e Desenvol-vimento Humano de Ara-ruama está com inscrições abertas para o concurso que escolherá a musa e o galã da terceira idade. O evento acontece no dia 13 de novembro. Inscrições podem ser feitas na SETID, que funciona na Avenida Brasil, 480, no Parque Ho-tel. Página 3.

2 nº 236 - novembro de 2015

O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb.

EXPEDIENTERua das Bougainvilleas, 4 - Rio do Limão - Araruama-RJ CEP 28970-000 ( (22) 98818-6164 ( (22) 99982-4039 ( (22) 99770-7322 E-mail: [email protected] Site: www.jornalpoiesis.com.br. Facebook: www.facebook.com/jornalpoiesisDistribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis.

Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo .doc ou .docx. Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Poiésis.

JCEL SERVIÇOS E INTERMEDIAÇÕES

Empréstimos BMG, BV, Itaú, Bradesco e outros.

Aposentados e Pensionistas, precisando de dinheiro,

fale conosco!Compras, Vendas e Legalizações

de imóveis.

Vidraçaria Recanto do Sol

Av. Saquarema, 5170 Bacaxá - Saquarema - RJ( (22) 2653-4190 / 99262-6507

BOX PRONTA ENTREGA

Promoção em compras acima de R$ 200

Imag

em il

ustra

tiva

AGRIJAR BACAXÁRações nacionais e importadasMedicamentos e Sementes

Av. Saquarema, 5320 Bacaxá - Saquarema

[email protected]

( (22) 2653-3114

Dr. Cid José C. MagioliClínica Geral - Homeopatia

CRM 52-44061-6

Dra. Eulenir M. A. MagioliGinecologia - Homeopatia

CRM 52-42685-2

ARARUAMA: Av. Brasil, 10 SL 709 - ( 2665-6320S. VICENTE: R. Farmacêutico Faria, 20

( 2666-4576

ASSISTÊNCIAMÉDICA

ALBUQUERQUEMAGIOLI

Conheça os benefícios de uma vida mais leve e

saudável.

Ligue agora e agende uma auto avaliação

GRÁTIS.

22 - 98148-7998 22 - 97402-208722 - 97401-3559

FIQUE EM FORMA

PARA O VERÃO!

Ortopedia - Traumatologia - Fisioterapia

Medicina Desportiva - Pilates Studio - Psicologia

R. Adolfo Bravo, 26 - Bacaxá - Saquarema( (22) 2653-3324 / 98802-6709

R. Com. Bento José Martins, 297 sl. 208( (22) 2665-4632 - Araruama

Dr. Newton Oliveira Valladão

Dr. André Luis de A. MagioliCardiologia - Clínica Médica

CRM 52-94985-0

R. Domingos da Fonseca, 5 - Bacaxá - Saquarema ( 2653-4544 / 2031-1392

Léa Dias Creci/RJ 063643/O

Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Aceitamos cartões de crédito

( (22) 2653-2744

SHOW DAS PLANTASA maior variedadecom beleza e qualidadevocê encontra aqui!Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

Dê plantas a quem você ama!

Av. Nilo Peçanha, 640 loja 4

Centro - Araruama - RJ( (22) 2665-7433

falconcartuchos.com.br

Consultório de Psicanálise e Terapias Naturais

Camilo de Lélis M. Mota CRT 42617

Psicanalista - Terapeuta Holístico

( (22) 99770-7322 - www.camilomota.com.br

» Psicoterapia » Florais de Bach

» Reiki

Marcio Paschoal *

O cara já trocou o sangue todo, caiu de coqueiro na

Bahia, namorou Anita Pal-lemberg e inventou uns riffs porretas que carrega-ram os Stones nas costas. Já é avô, cheirou as cinzas do pai, continua vivo con-tra todas as previsões e nunca teve problema com drogas, só com a polícia. Keith Richards, o polêmico guitarrista da maior banda de rock do planeta, vem com seu terceiro disco--solo “Crosseyed Heart”.

Mudam os corações com o tempo, em 1964 a canção era a autoafirmação em “Heart of Stone”, ago-ra o miocárdio atravessa desertos, mais generoso. Um dos hits dos Stones que Keith mais gostava era “Time is on my side”. De fato, o tempo anda a favor desse excêntrico persona-gem e excelente músico. Ron Wood implica com ele, dizendo a todo mundo

RESISTINDO A TODAS AS DROGASCrítica – CD “Crosseyed Heart” – Keith Richards

que toca mais guitarra que ele, mas Keith dá de om-bros. Tem suas simpatias com Lúcifer, todos sabem.

Desde o célebre álbum “Exile on Main St”, quando perderam grana e precisa-ram batalhar para recupe-rar algumas libras, Keith manifesta suas divergências musicais com o líder da banda, seu eterno parcei-ro Mick Jagger. Algo como cara e coroa, sol e lua, ou Brasil e Argentina no fute-bol. Não dá para contem-porizar. Keith até admite qualidades no parceiro, como em “Brown Sugar”, por exemplo. Mas no que concerne à fidelidade de estilo, Keith nunca abriria mão de sua busca musical nas raízes negras do blues e na essência do country--folk.

Seu terceiro trabalho--solo tem Steve Jordan como baterista e produtor, além de eventual parceiro em algumas faixas. Como no rock “Trouble”, que, se não é um “Happy”, chega

perto.Os pintores têm as telas,

os escritores, os papéis em branco, e os músicos, o si-lêncio. E Keith segue rom-pendo silêncios e paradig-mas. O reggae é um estilo pouco habitual, mas aqui aparece na ótima “Love Overdue”, de Gregory Isa-acs.

Mais blues king e velha-ria adorável em “Blues in the morning” deixando a guitarra fluir, ao lado do sax antigo e amigo de Bo-bby Keyes.

“Suspicious” tem melo-dia boa e a voz meio Dylan de Keith com a ajuda cor-reta de Meegan Voss, arti-fício também bem utilizado na baladeira “Something for nothing”, com o coro gospel do Harlem.

Uma das maiores pai-xões de Keith, o blues, está bem representado na faixa-título, levada só na guitarra acústica, um dos pontos altos do disco, ao lado da folkíssima “Robbed blind” na melhor interpre-

tação de Keith, rouco e grave, lembrando em al-guns momentos Leonard Cohen. Não é nada pare-cido com o rockabilly star de Jagger, afinal é o próprio Keith quem garante: “as únicas coisas que Mick e eu discordamos são sobre a banda, a música e o que fazemos”.

O cd ainda tem Norah Jones em “Illusion”, par-ceria deles e Steve Jordan, com um solo de Keith no velho estilo, sombreando a doce voz de Norah.

O documentarista Mor-gan Neville, vencedor de um Oscar em 2014, acom-panhou as gravações de “Crosseyed heart”, ensaios e turnês dos Stones para um curta promocional que

acabou virando documen-tário elogiado pela crítica. Neville declarava a um jor-nal: “Keith é ele mesmo o tempo todo, uma pessoa divertida, despreocupada em proteger sua imagem, é raro encontrar um artista assim hoje em dia”.

Quem venham outros trabalhos autorais desse guitarrista teimoso em resistir a todas as drogas, inclusive as musicais. Vida longa a Keith Richards, que sempre nos alertou que viver não passa de uma arte de brincar com o tempo.

*Marcio Paschoal é escritor, autor de diversas obras, den-tre elas, a biografia de João do Vale.

Divulgação

NOITEDO

FLASHBACK

28NOV22h

Show com aBanda

Protocolona Cineia House

Fest em Saquarema.

Ingressos no Show das Plantas

em Bacaxá

3nº 236 - novembro de 2015

Voltada para a difu-são da literatura, mas também contendo em

seus quadros artistas e cien-tistas em categoria especial, a AARALETRAS tem por princípio a fraternidade e a elevação do conhecimento entre os homens. Dessa ma-neira, desde sua fundação, em março deste ano, estão sendo realizados mensalmen-te saraus e palestras abertas ao público.

“Queremos ampliar a atu-ação da Academia, levando para a população os trabalhos

Já foi tempo em que os idosos ficavam trancados dentro

de casa vendo a vida passar sem produtividade alguma. Hoje em dia é mais do que comum vê–los dançando, praticando esportes radi-cais, utilizando mídias sociais e sendo exemplos de força de vontade e superação.

A Prefeitura de Ararua-ma, através da Secretaria da Terceira Idade e Desenvol-vimento Humano oferece mais de vinte atividades se-

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departa-

mento de Transportes Ro-doviários (Detro), realizou nesta quarta-feira (28/10) edição da Ouvidoria Iti-nerante no Terminal Ro-doviário de Araruama. O local é uma das principais portas de entrada para os municípios da Região dos Lagos, de onde partem 11 linhas de três empresas, com frota de 40 veículos. Na ação, os fiscais visto-riaram 15 veículos e como resultado, um coletivo foi recolhido e cinco multas aplicadas, totalizando R$ 9.243,36.

As principais irregula-ridades identificadas pela fiscalização foram dupla função do motorista em ônibus urbano com espa-ço para o cobrador, mau estado de conservação e campainha do cadeirante inoperante. Entre as prin-

O Coral Municipal da Terceira Idade de Araruama par-

ticipou do 7º Encontro de Corais “Cantomusarte & Amigos”, realizado dia 25 de outubro, no Nova Friburgo Country Clube, numa reali-zação da Associação Artís-tico Cultural Cantomusarte e que reuniu centenas de cantores de várias partes do Estado.

Essa edição contou com a participação de 28 corais, num total de 580 cantores de Nova Fiburgo, Araru-ama, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, Ni-terói e Teresópolis, além do Coro Cênico da Cândido Mendes de Nova Friburgo, que levou música e teatro à platéia. As apresentações aconteceram na tenda mon-tada nos jardins da ilha e no

Os motores vão roncar e as gui-tarras gemer em

novembro. O 1º Araru-ama Biker Fest vai agitar o município nos dias 13 e 14 de novembro, na Praça de Evetos da Pontinha, no Centro. Realizado pela Pre-feitura Municipal, o evento contará com praça de ali-mentação, estandes, área de camping fechada para os motociclistas, motociata e

Araruama Biker Fest acontece nos dias 13 e 14Fotos: Camilo Mota

café da manhã 0800.Com participação de Ita-

mar Cavalera na locução e do DJ Mariano Junior, o encontro de motociclistas contará com shows das bandas Filhos do Pecado, Gravidade Nula, Dona Ka-tia, Tiadora, Iorius Band, Cabeça D4, Rafael Red Grave, Novah Tribute U2, Epidemia Rock Band, Sanc-turium e Made in Rock.

No dia do evento serão

sorteados dois capacetes e um kit para motociclistas. Para participar, basta levar 2 quilos de alimento não perecível que serão doa-dos para instituições filan-trópicas do município.

Mais informações sobre o evento podem ser obti-das através dos telefones (22) 99903-1431 (André Fernandes) e (22) 98125-9857 (Secretaria de Turis-mo).

AARALETRAS promove sarauartísticos de nossos acadêmi-cos e abrindo espaço para a expressão de novos talen-tos. Nos saraus, temos tido a oportunidade de assistir a apresentações de jovens po-etas de apenas 10 anos de idade, até empolgados porta--vozes de outras gerações”, disse Cid Magioli, presidente da AARALETRAS.

Os saraus são realizados sempre no segundo sábado de cada mês. No dia 14 de no-vembro, o evento acontecerá no Clube Náutico, na Ponti-nha, a partir das 19 horas.

O evento conta ainda com a participação de músicos como o

flautista Celso Justo

Claudio Juarez está de volta a Saquarema

O ator e diretor Claudio Juarez re-torna aos palcos

em Saquarema em come-moração a seus 30 anos de carreira. Ele dirige o espetáculo “Irmã Scheila: a enfermeira do alto”, nos dias 5 e 6 de novembro, às 20h30, no Teatro Municipal Mario Lago.

A peça de cunho espiri-tualista conta a vida de Irmã Scheilla, conhecida por suas palavras de fé e bondade a todos aqueles que a acom-panham. Todo um traba-

lho voltado para que o es-pectador, além de ter uma experiência cênica, tenha também uma experiência

sensorial e leve palavras de tanta bondade e amor para a vida.

No elenco estão Aline Daltro, Claudia Bastos, Claudio Juarez e Ruan Ca-lheiros. O espetáculo tem cenário e figurino de Lukas Schulteiss, criação de luz de Diana Cruz e produção de Junto e Misturado Asso-ciados Teatrais.

Os ingressos estão à venda na banca de jornal da Pista de Skate, em Sa-quarema, e na loja Tintas Mil de Bacaxá.

Concurso de Musa e Galã da Terceira Idade acontece em novembromanais como dança, artesa-nato, idiomas, capoeira den-tre outras objetivando elevar a autoestima dos idosos e proporcionando qualidade de vida.

Pensando nisso, no pró-ximo dia 13 de novembro a partir das 18 horas no Center Shopping (ao lado da Prefei-tura) acontecerá o concurso Musa e Galã da Terceira Idade 2015.

A secretária da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Lourdes Belchior,

destacou a importância desse evento.

“Esse é o terceiro ano do concurso Musa e Galã da Ter-ceira Idade , e tem sido um sucesso pois além de elevar a autoestima dos nossos ido-sos, promove também um momento de lazer para to-dos”, ressaltou.

Para participar é só ir até a Secretaria da Terceira Idade localizada na Avenida Brasil nº 480, Parque Hotel, de se-gunda a sexta- feira de 9 às 17 horas e fazer a inscrição

Regina Mota

Ouvidoria itinerante recebe demandas sobre transporte intermunicipal

cipais reclamações recebi-das estão não cumprimen-to do quadro de horários, dupla função do motorista em ônibus urbano com espaço para o cobrador e recusa de gratuidade a idoso.

Além da Ouvidoria Iti-nerante, a população de Araruama também foi convidada a participar da 11ª edição da audiência pública que tratará da li-citação do sistema de ôni-bus intermunicipal, que acontecerá em Cabo Frio, no dia 16 de novembro. As audiências públicas serão o primeiro passo do pro-cesso licitatório, inédito no Estado do Rio de Janei-ro, e terão como objetivo reunir as demandas e su-gestões da sociedade civil, usuários do transporte, administradores públicos, além de entidades patro-nais e laborais, para otimi-zar o transporte intermu-

nicipal por ônibus. Desde janeiro, o De-

tro intensificou as fisca-lizações na frota regular. Como resultado, 4.662 coletivos foram multados, dos quais 1.500 foram retirados de circulação. Além da operação de inte-ligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para dire-cionar as ações de fiscali-zação. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus inter-municipal que cometeu a infração, por meio do te-lefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidor [email protected] j .gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser bai-xado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545.

Coral da Terceira Idade de Araruamaemociona público em festival

de Nova Friburgo

teatro do clube. Muito ovacionado e

aplaudido de pé pelo pú-blico, o coral araruamense emocionou a platéia com músicas populares como “Primavera”, de Tim Maia, e eruditas, com destaque para a italiana “Vá Pensiero”, de Giuseppe Verdi, com solo feito pelo maestro Rafael Andrade.

O Coral Municipal da Terceira Idade é formado por alunos que participam dos ensaios que aconte-cem semanalmente na sede da Secretaria Municipal da Terceira Idade e Desenvol-vimento Humano (SETID), que oferece inúmeras ativi-dades gratuitas diariamente.

“Acreditamos que tudo que é feito com amor e de-dicação tende ao sucesso. O maestro Rafael, a maestrina

Denise e todos os coralistas se entregam ao prazer de cantar e isso faz com que o público se sinta influencia-do, passando a fazer parte do contexto. Ficamos muito felizes ao ver o público que lotou o teatro aplaudir e pé o nosso coral, isso é muito gratificante”, comentou a secretária da Terceira Idade e Desenvolvimento Huma-no, Lourdes Belchior.

A Setid oferece ofici-nas gratuitas para a tercei-ra idade, incluindo aulas de idiomas, neuroaeróbica, yoga, hidroginástica, dança de salão, capoeira, além de consultas com nutricionista, geriatra, assistência social, jurídica e psicológica. A Se-cretaria funciona na Avenida Brasil, 480, Parque Hotel, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 horas.

Regina Mota

4 nº 236 - novembro de 2015

A deputada estadu-al Marcia Jeovani (PR) apresentou na

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei nº 1.028/2015, que sugere junto à Secretaria de Esta-do de Saúde a criação do Cadastro de Médicos Es-pecialistas que atuam nas unidades hospitalares cre-denciadas no Sistema Úni-

Criação do cadastro de médicos especialistas no Estado do Rio vira projeto de lei da deputada estadual Marcia Jeovani

co de Saúde (SUS).O objetivo principal da

propositura é assegurar à população fluminense o di-reito fundamental de aces-so a informação regido pela Constituição Federal, visan-do maior transparência do processo de informação de especialistas na Rede Públi-ca de Saúde do Estado.

“A ideia do projeto é oferecer ao cidadão a in-

formação sobre onde o médico especialista atende e posteriormente os dias de plantão para que o pa-ciente possa se direcionar ao hospital correto”, afir-mou a deputada estadual Marcia Jeovani.

Os usuários do Cadastro poderão ter informações sobre o quantitativo de médicos, as especializa-ções de cada um e os no-

mes, além do dia dos plan-tões e o local. A Secretaria de Estado de Saúde deverá atualizar as informações diariamente em site de acesso público.

A iniciativa da parlamen-tar contribuirá também para os órgãos responsá-veis avaliarem em qual re-gião está alocado o maior quantitativo de uma de-terminada especialidade,

de forma que terão maior facilidade para alocá-los em áreas de maior carên-cia. “O maior controle e mais agilidade na loca-lização dos especialistas será com certeza um dos maiores benefícios que a PL nº1028/2015 trará para pacientes, além de melhor acessibilidade”, reforçou a deputada estadual Marcia Jeovani.

Araruama terá Dia de Conscientização da Violência Contra o Idoso

De autoria do verea-dor Amigo Walmir, a Lei de número

1.990, de 23 de julho de 2015, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra o Idoso, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Araruama e sancionada pelo prefeito Miguel Jeovani.

O dia escolhido foi 15 de junho, quando deverão acon-tecer campanhas de conscien-tização social acerca das diver-sas formas de violência. A Lei garante ainda à pessoa idosa o

direito à cidadania, o envelhe-cimento de maneira saudável, sem qualquer tipo de discrimi-nação.

Vale lembrar que os casos de violência contra os idosos cresceram 16% em apenas um ano, sendo que a cada hora dois idosos sofrem algum tipo de violência no país. De janei-ro a junho deste ano o Disque Denúncia (Disque 100) rece-beu mais de 16 mil denúncias, segundo levantamento da Se-cretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal.

As deputadas estadu-ais Marcia Jeovani, Martha Rocha, Da-

niele Guerreiro e Tia Ju, membros da Comissão Es-pecial de Empoderamen-to da Mulher, deliberaram uma audiência pública para o dia 23 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a fim de uma ampla discus-são sobre a participação democrática das mulheres na política e no esporte.

Para a ONU Mulheres, entidade nas Nações Uni-das para a Igualdade de Gê-nero e o Empoderamento das Mulheres no Brasil, há sete princípios básicos para esse tema: estabelecer li-derança corporativa sensí-vel à igualdade de gênero, no mais alto nível; tratar to-das as mulheres e homens de forma justa no trabalho;

Audiência pública na Alerj discutirá a participação

democrática das mulheres na política e no esporte

garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens; pro-mover educação, capaci-tação e desenvolvimento profissional para as mu-lheres; apoiar empreen-dedorismo de mulheres e promover políticas de em-poderamento das mulhe-res através das cadeias de suprimentos e marketing; promover a igualdade de gênero através de iniciati-vas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e me-dir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

“Ano que vem teremos eleições municipais e ain-da os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Queremos fazer um mapeamento do papel feminino nesses dois setores”, disse a presiden-

te da comissão, deputada Martha Rocha.

Marcia Jeovani asse-gurou que esse evento é muito importante para um levantamento dos desafios encontrados pelas mulhe-res tanto na política quanto na sociedade de um modo geral. “Vejo esse momento propício para uma discus-são em torno do espaço dessas mulheres na vida pública e como ampliar a participação feminina no parlamento”, destacou a deputada estadual.

Os convites para a par-ticipação na audiência pú-blica serão enviados aos membros do Legislativo Fluminense, deputadas federais, senadoras e aos senadores pelo Estado do Rio de Janeiro, além de re-presentantes da sociedade civil organizada.

Prefeitura de Araruama realiza obras de saneamento e pavimentação

A Prefeitura de Araru-ama conclui este mês as obras de sanea-

mento básico com colocação de manilhas para aplicação de camada asfáltica na Rua Ante-nor Soares, no bairro Parque Mataruna. A obra faz parte do conjunto de realizações que a Prefeitura vem realizando com recursos próprios, tra-zendo melhorias para vários logradouros do município.

A Secretaria Municipal de Obras já terminou a pavimen-tação da Rua Iza Domingues Eurico, importante via loca-lizada no Centro da Cidade, que ganhou asfalto e calçada, além do manilhamento.

No distrito de São Vicente de Paulo, a Rua Tia Chiquita também já teve suas obras iniciadas e em breve receberá pavimentação.

De acordo com o prefeito

O prefeito Miguel Jeovani destacou a importância dos investimentos em infraestrutura mesmo em momentos de crise

André Barbosa

Miguel Jeovani, as obras fa-zem parte dos investimentos em infraestrutura feita com recursos próprios do muni-cípio.

“Mesmo enfrentando uma crise econômica, o país não pode parar. Araruama é um exemplo de que uma boa administração do orçamen-to público é capaz de gerar

recursos para investimentos diretos para a população. A campanha de anistia de mul-tas e juros do IPTU é uma das iniciativas que vem auxiliando a Prefeitura em reverter para o cidadão as melhorias neces-sárias para sua qualidade de vida, através de obras de sa-neamento e pavimentação”, disse.

Camilo Mota

A paciência é ao mes-mo tempo uma vir-tude e uma ciência.

Se traz em si essa qualidade da conduta humana e da formação de seu caráter, possui ainda a característica de poder ter o seu caminho estudado, analisado, conhe-cido, formando assim o sen-tido de uma ciência da paz.

Dessa maneira, a cons-trução da paciência em nossa vida envolve o desempenho que dedicamos aos aspec-tos espirituais e materiais de nosso cotidiano. Construir a Paz dentro de si e no mundo, eis o desafio da aventura hu-mana em nosso tempo.

O primeiro passo na dire-ção da Paz é desenvolver a paciência, que traz consigo a tolerância, o perdão e a luz da razão e do amor conju-gados. O primeiro objeto de nossa atenção nesse es-tudo deve ser nós mesmos. Ser paciente com si mesmo é o início do processo para compreender o ritmo da vida, o tempo e suas trans-formações.

Como é possível amar o outro como a si mesmo se ainda não aprendeu a amar a si próprio? Isso inclui o reco-nhecimento de seus próprios limites, a libertação das cul-pas e dos medos, o fortale-cimento de sua individualida-de e singularidade para que se reconheça como a uma luz em meio a tantas luzes. Se percebermos que cada homem e mulher é uma es-trela, estaremos construindo

Paciência se constrói com amor

na terra o reino dos céus, porque é na diversidade e harmonia do brilho de cada um que reside o verdadeiro sentido da vida

Portanto, quando estiver diante de um problema, de uma fase de mudança ou mesmo passando por alguma desarmonia na saúde, apro-veite o instante para se estu-dar. Tenha paciência com seu corpo. Perceba que ele tem um tempo próprio para agir e dissolver as tensões. Ob-serve a sua mente e a traga de volta ao tempo presente, porque é aqui e agora que você pode se enxergar em toda sua plenitude. Muitas vezes demoramos a encon-

trar o caminho da felicidade e da paz porque nos distan-ciamos de nós mesmos. Por isso, seja tolerante consigo mesmo, perdoe seus erros para que não sejam espinhos no futuro e, principalmente, ame-se o mais que puder. Um olhar amoroso sobre si vai se refletir no amor que poderá expressar ao mundo ao seu redor.

A paciência com si mesmo é um passo fundamental para que você se conheça, se forta-leça e realize na vida o projeto que sua alma tem para você.

Camilo Mota é psicana-lista e terapeuta holístico (www.camilomota.com.br)

Camilo Mota

Curso de Reiki

Vereador Amigo Walmir

Técnica de harmonização do corpo físico, emoções, mente e desenvolvimento espiritual.Curso introdutório (Nível 1), dia 15 de novembro, de 9h às 17h, em Araruama,ministrado pelo psicanalista e terapeuta holístico Camilo de Lélis M. Mota.Certificado com chancela da Associação Brasileira de Psicanálise Transpessoal.

Informações e inscrições pelo site www.camilomota.com.br ou pelo fone (22) 99770-7322

André Barbosa

Regina Mota

5nº 236 - novembro de 2015

DIALÉTICA DO COPO Dinovaldo Gilioli

um copo carrega silênciosmurmúrios batonssaliva entre os dentes os dentes do copoé sua arma duralíngua afiada o corpo do vidro vibrana mão que emoldura

na boca que seca a sedena pele quente ou fria

antes que extermine o dia

Dinovaldo GilioliAutor do livro Sindicato e Cultura (Editora Insular/Sinergia) e Cem poemas (Editora da UFSC)

“COMO SE TUDO FOSSE COPACABANA” Gerson Valle*

O fragmento de frase que coloco como título pode passar

desapercebido no penúlti-mo parágrafo do romance de Umberto Eco “Núme-ro Zero” (Editora Record, 2015, tradução de Ivone Be-nedetti). Ou muitos poderão se indagar o que faz ali, num romance passado na Itália, a nossa Copacabana. É uma ironia, claro, e muito mal intencionada. Ao comparar o descaso como os escân-dalos vêm sendo encarados cada vez mais na sociedade italiana, Eco faz referência à normalidade como os es-cândalos frequentam as so-ciedades latino-americanas, e nisto, sobra para a nossa Copacabana, isto é, para o Brasil. Gostaria, como intro-dução, de reescrever aqui minhas colocações (de quan-do resenhei “O cemitério de Praga”) sobre Eco, para o leitor lembrar de sua impor-tância no mundo intelectual contemporâneo. Sua trajetó-ria de estudos começou pela Idade Média e seu doutorado na década de 50 centrou-se em Santo Tomás de Aquino. Torna-se num dos principais teóricos da Comunicação ao publicar em 1962 a in-ternacionalmente conhecida “Obra aberta”. Logo em segui-da publica “Apocalípticos e in-tegrados”, onde trata, se assim se pode simplificar, da cultura de massa e da dialética entre vanguarda e “kitsch”. Prosse-gue seus trabalhos adentrando amplamente o estudo dos sig-nos, de que escreve o “Trata-do geral da semiótica”.

Até aí o mundo acadêmi-co seguia a obra de Umberto

Eco, facilmente classificando--o como “scholar”, professor da Universidade de Bolog-na. Mas eis que em 1980 ele aparece com o romance “O nome da rosa”. De lá para cá vários se seguiram, sempre, pós-modernamente, envol-vendo a técnica do romance policial dentro de amplo co-nhecimento histórico, espe-culações filosóficas e curio-sas incursões por ocultismos e mistérios, ambiguamente, como um realista que tenta literariamente preservar os princípios da verossimilhança entre a imaginação e o saber.

Agora aparece com este “Número zero”, dando um perfil, por trás dos panos, de acontecimentos políticos europeus (sobretudo italia-nos) desde os fins da Segunda Guerra até os dias de hoje. A colocação segue sempre o plano jornalístico. E a ficção se faz tão expressa, em meio aos fatos reais, que o jornal onde toda a parafernália do que há de mais odiento no jornalismo (chantagem, difa-mação, mentiras para impor conceitos, apoio incondicio-nal a seus patrocinadores...) se passa num jornal inexis-tente. Loucamente, um edi-tor prepara o que deverá ser um jornal no futuro, reunindo seus redatores, e conseguin-do um financiamento para seus ordenados, discutindo diariamente como poderão anunciar fatos como se não tivessem já ocorridos... A narrativa corre como se tal insensatez pudesse ser pos-sível. Um dos redatores é obcecado pela História que a História esconderia, a co-meçar pela pesquisa que faz da morte de Mussolini e sua amante numa praça de Milão,

no sentido de que o cadáver não seria do ex-ditador, que teria sido levado para a Suíça e permanecido vivo. Passam por suas pesquisas também “mistérios” como do possível assassinato do Papa João Pau-lo I, a loja maçônica P2, ações da CIA, da Brigada Vermelha, etc. Toda a pesquisa é secreta com medo de que se tornar pública fira interesses que impediriam a aparição do jor-nal. Mas eis que, de repente, alguns desses assuntos “ultra secretos” são apresentados num documentário da BBC de Londres, sem causar o es-perado escândalo no público em geral. A conclusão é que, tal como ocorre nas socie-dades latino-americanas, o italiano médio já não se abala por escândalo nenhum, tudo passando, a pior corrupção ou mentira dos políticos, como normalidade.

Contesto, no entanto, a observação do Eco. Realida-de do subdesenvolvimento latino-americano? Por acaso o facínora do citado Mussolini não enganou o povo italiano durante décadas? E o caso recente do corrupto Berlus-coni? É só na América latina que ocorrem esses engodos políticos, com o povo habitu-

ado a ouvir falcatruas calado? Será não da América latina, mas um fenômeno latino? E o Nixon, a invasão do Iraque, etc. etc. etc.?

Mas eis que vejo nos jor-nais fotos de diretores de grandes empresas brasileiras, de que se pressupõe uma boa educação, serem presos por roubarem bilhões dos cofres públicos, e não aparentarem o arrependimento esperado de suas condutas. Ser preso, condenado? Parece fazer par-te de um risco prévio assumi-do, cinicamente! No Japão, há a notícia de um político que cometeu suicídio (hara-quiri?) quando flagrado em delito. Lembro que em nossa sociedade no passado, tam-bém os falidos, muitas vezes se matavam. Erradamente ou não, havia uma vergonha den-tro da ética de um compro-misso com a sociedade! Hoje ninguém mais se abala por nenhum malfeito descoberto. A sociedade é permissiva.

O que ocorre no Brasil? De um lado o PT teve seu projeto de um poder prolon-gado (mesmo que bem in-tencionado socialmente) por uma corrupção para obter dinheiro que financie as elei-ções que, de abastecimento

do partido passou para os bolsos particulares. De outro lado o PSDB depenou o país, roubando-lhe a Vale do Rio Doce e quase a Petrobrás! Além de uma gestão cínica em Minas Gerais, e de outros cinismos nos conchavos polí-ticos com partidos e políticos sabidamente corruptos! Vale tudo pela obtenção e/ou ma-nutenção do poder. E o povo, de tal forma habituado a isto, fica achando que política é assim, não tem outra forma. Uns defendem com ardor o PT e outros o PSDB, não percebendo que é só com a mudança nesses vergonhosos atos de baixa política que esta cumprirá seu papel na socie-dade! Quando se defende o partido que se julga menos mal, está-se condescenden-do, pois cabe ao cidadão combater o mal no poder, e não aturar o menos mal para o país!

Talvez Eco tenha um pouco de razão: o mundo todo está agindo “como se tudo fosse Copacabana”, uma vez que é aqui que o extremo dessa ati-tude bandida que não choca mais ninguém está ocorrendo de forma mais aberta e cíni-ca. Alguns se dizem heróis por terem sido guerrilheiros para salvar o país das mãos dos militares torturadores e fascistas. Eu também vivi esse tempo e me perguntava: Por que eu vou me armar como fazem os tiranos? Não será suicídio guerrear as 3 forças armadas tão bem treinadas pelos facínoras norteameri-canos? Eu argumentava por uma ação pacífica e de bom senso, que acabou havendo por parte de alguns políticos e da população em protes-to, para que tudo voltasse à

normalidade. Mas, para um José Dirceu parece que não voltou não. Ele continua, ma-quiavelicamente, a planejar a forma de manutenção de um poder que tenha a missão so-mente a ele destinada, como se fosse um messias, de sal-var nosso povo! Para isto vale tudo, mensalões, etc. Já que ele seguiu a possibilidade sui-cida da guerrilha dos anos de terror militar, agora, quando vejo sua foto de olhos tensos de mentiroso ante prisões e condenações mais do que comprovadas de atitudes vergonhosas e até cruéis para com a Nação, dá vontade de perguntar-lhe: — Como po-des, camarada, ser tão frio? Não te arrependes, nem cho-ras comovido? A marca de Caim vincada na luta fratricida te impede de contar quem és sem ela, de temer dizer teus anacrônicos ideais revelando a fraqueza da insistência por uma transformação irrealizá-vel? Por que mentes e omites sempre? E se tinhas na man-ga a pílula da morte para não sucumbir ante a tortura, por que te esquivas de cumprir tua sina militar contra a dita-dura militar? Se te fizeste tor-turador torturado, soldado matando soldado, aceitando o suicídio para não trair tuas convicções inflexíveis, vol-tadas a idealismos senis, por que, tovarich, não te suicidas como esperavam as sombras de teus círculos caídos com o muro de Berlim e o terroris-mo de Estado stalinista?

*escritor, membro da Acade-mia Petropolitana de Letras, autor dos livros “Dentro da Mata Densa” (Ibis Libris) e “Vozes Novas para Velhos Ven-tos” (Thesaurus).

Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

José Dirceu: manutenção do poder a qualquer custo impõe uma séria reflexão sobre as raízes da corrupção no país

VISTA PARCIAL

João Carlos Taveira

Sou pouco exato dentro de mim. Meu ser se situa na forma do espanto.Criei ferrugem em cada gesto, e meu pensamento é corpo adquirido.Sou muito pouco de mim mesmo:visualizo a dor com os olhos do mundo.

João Carlos Taveira é natural de Caratin-ga-MG, estreou na literatura em 1984, com O Prisioneiro. Sonetista exímio, de verso curto e eminentemente musical. Mora em Brasília.

NEBLINA Napoleão Valadares

A névoa nivea navegana vargem, densa e rasteira.Também o morro fumega:a névoa nívea navega.Vai... voa... um sonho carrega.Como o sonho, passageira,a névoa nívea navegana vargem, densa e rasteira.

Napoleão Valadares é natural de Arinos-MG, é assessor de Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Autor de “Estesia” (André Quicé, 2010), de onde extraímos o poema acima.

HAINETO Nº 84 Ari Lins Pedrosa

O pavão Fred, senhor de bom coração,anda na floresta exibindo seu caudão(uns falam que é orgulho outros dizem que é aberração).

Sua cauda é um abanão(chapéu para sombra, presente do céu),o buchicho tá formado entre a população.

Sofre descriminação,o famoso bule repressão.Breu que doeu.

Ari Lins Pedrosa é poeta, mora em Maceió-AL.

NONO MIRANTE

Iacyr Anderson Freitas

Bem pouco a conheço. Surge sozinha.Traz nas mãos uma ingratidão só delae uma beleza que aniquila a minhaescassa convicção. Surge mais belaque toda a imensidade resumida.Não há consolo: seu corpo é a celaque nubla de agostos a minha vida.Como poderei libertar-me dela?Uma luz de velas cinge adianteum ramo de trevas. Onde a saída?Onde o final que me alivie e encante?Agora rompe a aurora, dolorida.Jã não tem nenhum pudor, nesse instante,sua imagem, que a tudo me convida.

Iacyr Anderson Freitas é natural de Patrocínio de Muriaé-MG, mora em Juiz de Fora. É autor de “A soleira e o século”, de onde extraímos o poema acima. (Nankin/Funalfa, 2012) SAINDO DA CAVERNA (15)

Reynaldo Valinho Alvarez

Não te percas, amiga, na procurade quem segue, tão cego, pelas ruas,a olhar para as calçadas encardidas,como quem busca o niquel da misériae estemde sua mão pelas esquinas,todo atento à passagem da patrulha,meio dentro de si, meio por fora,indeciso entre a gruta e o campo largo,não, não te percas, a correr sozinhatão junto ao meio fio da avenida,pois, por mais que pesquises, sou o peixeque se esconde nas locas mais profundase até nem sei se um dia chego à tonado mar assassinado em que navego.

Reynaldo Valinho Alvarez é “O continente e a ilha”, de onde retiramos o poema acima

ATEONGeraldo Chacon

Tem Olorum lá no altodo céu.Tem Jeová, Tupã e Zeus,mas no capital estou sóao léu.

E Palas Atena não atentaaos tormentos meus.Iansã não me vêIemanjá não me quer...

Vou como o Guesa errantee seja como Deus quiser.

Geraldo Chacon é membro da Acade-mia Araruamense de Letras.

6 nº 236 - novembro de 2015

www.bahai.org.br

Ó Filho da Palavra!Tu és Minha fortaleza; nela entra, para que ali possas habitar em segurança. Meu amor está em ti; conhece-o, a fim de que Me possas encontrar próximo de ti.

Bahá’u’lláh (1817-1892)

com Regina MotaEm Foco

[email protected]

( (22) 98160-6267

Psicoterapia para Adultos e Adolescentes. Aplicação de testes psicológicos. Atendimento de quarta a domingo em Saquarema.

Psicóloga CRP 05/37510

Daumas AcademiaCurta uma vida, alegre e saudável!!!

Av. Vilamar, 276 B - Itaúna - Saquarema - ( (22) 2655-3654www.grupodaumas.wix.com/daed

A partir dos 2 anos e meio, até onde sua mente comandar seu corpo. Homens e mulheres, sintam-se vivos!

Baby-Class * Pré-Ballet * Ballet ClássicoJazz Dance * Dança Moderna* Sapateado * Alongamento

* Capoeira * Teatro

Escola de Dança

Julio César Cruz

Outubro Rosa em Araruama - A caminhada percorreu o centro da cidade e mobilizou inúmeras pessoas pela luta con-tra o câncer de mama. A deputada estadual Marcia Jeovani es-teve presente, ao lado do esposo Miguel, prefeito da cidade.

Outubro Rosa em Saquarema - A caminhada foi de Sa-quarema a Bacaxá, cerca de seis quilômetros de distância. À frente, a secretária de Saúde, Cristina Silva, sempre com mui-ta disposição nos trabalhos em prol da população.

Outubro Rosa na OAB/Araruama - Palestra de conscien-tização foi realizada na sede da OAB. As advogadas recepcio-naram os convidados com um excelente coquetel, tudo feito com muito primor. Parabéns a todas!

Outubro Rosa em São Pedro da Aldeia - O CRAS do Balneário também realizou palestras para lembrar as mulhe-res sobre a importância do auto-exame diário. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, esteve presente e falou da luta contínua contra a doença, que já é considerada o mal do século.

Outubro Rosa na Praça Antônio Raposo - A equipe da SETID posou ao lado de Gaby Rodin, Izabelita dos Patins, Nega Maluca e do Cigano. Em prol da luta contra o câncer de mama.

Atenção Básica de Saúde - Liderados por Elizabeth Soa-res, a equipe se reúne regularmente para buscar sempre me-lhorar os atendimentos à população araruemense. Parabéns à equipe!

Oficina da Memória - Ministrada pela psicóloga Alba Valéria, as oficinas acontecem semanalmente na SETID - Secretaria da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano de Araruama.

Aniversário de casamento - Os maestros Rafael e Denise Andrade comemoraram em Nova Friburgo mais um aniver-sário de casamento. Eles, que com muito profissionalismo re-gem o coral da Terceira Idade em Araruama.

Outubro Rosa no PAM/Araruama - Foi intenso o trabalho nesse mês, com vários atendimentos voltados à mulher. Na foto o administrador, Luiz Antonio da Silva, e suas auxiliares.

“Ó Companheiro de Meu Trono! Nenhum mal deves tu ouvir, nem ver; não te rebaixes, nem suspires, nem chores. Nenhum mal deves falar, para que

não o ouças falado a ti; nem aumentes as faltas alheias, a fim de que as tuas próprias não se afigurem grandes.” Bahá’U’lláh

Festa do Folclore - Aconteceu em São Pedro da Aldeia no mês de outubro, onde o Mato Grosso do Sul foi muito bem representado com barraca de chipa, saltenha, sarravulho, ar-roz carreteiro e sobremesas. Parabéns, gurias!!!

Fotos: Regina Mota

Divulgação