Polaco Lar Dos Vicentinos

3
Lar dos Vicentinos O Lar dos Vicentinos foi construído em 1955 [única casa de apóio ao idoso em Rio Branco] foi fundada na cidade pela Sociedade São Vicente de Paulo, ligada à Igreja Católica. Em visita a este lugar pude perceber as más condições em que os idosos se encontram. Onde os homens tomam banho exposto à rua, a caixa d’água sem tampa. Alimentos mal armazenados, (praticamente jogados no corredor). Quartos com muito odor e banheiros masculinos totalmente sujos. O prédio precisa urgente de manutenção, os materiais do banheiro precisam ser trocados, vidros estão quebrados e alguns quartos tem até 5 internos É realmente um absurdo, que o Lar dos Vicentinos tenha chegado a uma condição destas. O poder público é responsável pelo bem estar dos idosos, principalmente por serem pessoas incapazes de cuidar de si próprio. É inaceitável que o governo, ou instituições responsáveis, não possam reformar o asilo e fazer tudo que é necessário e exigido para se ter uma vida digna, sendo que os mesmo estão lá para serem bem cuidados, já que aqui fora eles não tenham quem cuide deles, alguns são até mesmo rejeitados pela própria família. Não há desculpas para os responsáveis, dizer que não tem condições de fazer reformas. Eles têm dinheiro e podem arcar com essas despesas com certeza. Mesmo usando uma certa quantia da aposentadoria dos idosos, não dão assistência necessária que os nossos idosos merecem. Entrevistas Sr.Valdemar – O mesmo construiu família, mas separou-se perdendo o contato com sua esposa e suas duas filha. Ele tem 74 anos. Ele mora a dois anos no lar dos vicentinos o mesmo afirma que gosta do lugar. Antes ele morava de aluguel e por motivo da solidão resolveu ir para o lar dos vicentinos, pois lá não iria sentir-se sozinho. Sra.Kleomar Foi traga para o lar dos vicentinos pela sobrinha, ela não gosta muito da casa, ela tem dois filhos mais eles não querem ela na casa deles. Ela tem 73 anos. Foi levada a força, a mesma não queria vir para o lar dos vicentinos. Ela afirma que queria voltar para a casa dela, mas os filhos não a querem.

Transcript of Polaco Lar Dos Vicentinos

Lar dos Vicentinos

O Lar dos Vicentinos foi construído em 1955 [única casa de apóio ao idoso em Rio Branco] foi fundada na cidade pela Sociedade São Vicente de Paulo, ligada à Igreja Católica.

Em visita a este lugar pude perceber as más condições em que os idosos se encontram. Onde os homens tomam banho exposto à rua, a caixa d’água sem tampa. Alimentos mal armazenados, (praticamente jogados no corredor). Quartos com muito odor e banheiros masculinos totalmente sujos. O prédio precisa urgente de manutenção, os materiais do banheiro precisam ser trocados, vidros estão quebrados e alguns quartos tem até 5 internos

É realmente um absurdo, que o Lar dos Vicentinos tenha chegado a uma condição destas. O poder público é responsável pelo bem estar dos idosos, principalmente por serem pessoas incapazes de cuidar de si próprio. É inaceitável que o governo, ou instituições responsáveis, não possam reformar o asilo e fazer tudo que é necessário e exigido para se ter uma vida digna, sendo que os mesmo estão lá para serem bem cuidados, já que aqui fora eles não tenham quem cuide deles, alguns são até mesmo rejeitados pela própria família. Não há desculpas para os responsáveis, dizer que não tem condições de fazer reformas. Eles têm dinheiro e podem arcar com essas despesas com certeza. Mesmo usando uma certa quantia da aposentadoria dos idosos, não dão assistência necessária que os nossos idosos merecem.

Entrevistas

Sr.Valdemar – O mesmo construiu família, mas separou-se perdendo o contato com sua esposa e suas duas filha. Ele tem 74 anos. Ele mora a dois anos no lar dos vicentinos o mesmo afirma que gosta do lugar. Antes ele morava de aluguel e por motivo da solidão resolveu ir para o lar dos vicentinos, pois lá não iria sentir-se sozinho.

Sra.Kleomar – Foi traga para o lar dos vicentinos pela sobrinha, ela não gosta muito da casa, ela tem dois filhos mais eles não querem ela na casa deles. Ela tem 73 anos. Foi levada a força, a mesma não queria vir para o lar dos vicentinos. Ela afirma que queria voltar para a casa dela, mas os filhos não a querem.

Geriatriae

Gerontologia

Escola: SENAC/ACCurso: Técnico de EnfermagemCarga Horária: 20 HorasInstrutora: Rossy da Silva RamosAluno: Weverton Carlos Lopes

Rio Branco – Acre, Fevereiro de 2009.