polarização transistor por divisor de tensão

8
Curso: Tecnologia em Telemática Polarização do Transistor Por Divisor de Tensão. Acadêmicos: Antônio Danilo Lacerda da Silva Luiza Tamirys de Araújo

Transcript of polarização transistor por divisor de tensão

Page 1: polarização transistor por divisor de tensão

Curso: Tecnologia em Telemática

Polarização do Transistor Por Divisor de Tensão.

Acadêmicos: Antônio Danilo Lacerda da Silva

Luiza Tamirys de Araújo

Tauá – Ce. 2011

Page 2: polarização transistor por divisor de tensão

Polarização do Transistor Por Divisor de Tensão.

Acadêmicos: Antônio Danilo Lacerda da Silva

Luiza Tamirys de Araújo

Relatório apresentado à disciplina de Eletrônica Analógica do curso de Tecnologia em Telemática do IFCE – Tauá, como requisito parcial para avaliação do professor Neilton.

Tauá – Ce Julho de 2011.

1. Objetivo

Page 3: polarização transistor por divisor de tensão

Analisar o funcionamento do transistor quando é polarizado através do divisor de tensão;

2. Introdução

O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.

O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.

O termo polarização significa a aplicação de tensões dc em um circuito para estabelecer valores fixos de tensão e corrente. O circuito de polarização pode ser projetado para estabelecer a operação de um dispositivo em qualquer um dos seus pontos, ou outros, dentro da região ativa.

Polarizar um transistor consiste em ligá-los de forma a que uma correntecircule na direção da seta na junção Base Emissor e na direção da seta na junção Coletor Emissor. A análise de um circuito com transistor NPN ou PNP e exatamente a mesma, mas a polarização e diferente, um e o inverso do outro. Um circuito com transistor envolve três correntes:· Corrente de Base: Corrente que circula ente a base e o emissor.· Corrente de coletor: Corrente no terminal do coletor.· Corrente de emissor: Corrente no terminal do emissor.

A polarização do transistor serve para criar dois caminhos: Um caminho para a corrente de base circula entre a base e o emissor e um caminho para a corrente de coletor que circula entre o coletor e o emissor. O sentido exato destas correntes depende do tipo de transistor (PNP ou NPN).

Para a melhor compreensão basta visualizar a figura.

Page 4: polarização transistor por divisor de tensão

Polarização do transistor NPN e PNP mostrando as correntes.

Note que a corrente de emissor e a soma da corrente de base e da corrente de coletor.

Exemplos de circuitos que utilizam divisor de tensão para polarizá-lo.

Page 5: polarização transistor por divisor de tensão

3. Desenvolvimento

3.1 Materiais e Instrumentos

01 diodo led; 01resistor de 10K; 01 resistor de 2,2K; 01 resistor de 580Ω; 01 resistor de 1K; 01 resistor de 100K; 01 fonte regulável de 12V; 01 protoboard; 01 multímetro; 02 fios ponta de prova;

3.2 Experimento

Essa aula prática tinhamos por tarefa MEDIR A CORRENTE I, FAZER A MEDIÇÕES DE I1 E IE em função da TROCA DE RESISTORES.

Primeiramente, para realizamos essa aula, montamos o circuito abaixo sendo: R1=10K; R2=2,2K; Rs=580Ω e Rd=1K.

Com a utilização do multímetro, na escala de 20mA medimos a corrente total do circuito, corrente essa que entra no resistor de 10K. O multímetro no mostra um valor e 1mA. Agora medimos a corrente que cai no resistor de 2,2K

Page 6: polarização transistor por divisor de tensão

e obtemos com o multímetro o valor de 0,98 mA. Medimos ainda a corrente Ib que é de 0,01mA, corrente essa que passa na base. E por fim a corrente no coletor que é de 3,5mA.

Agora retiramos do circuito o resistor de 2,2K e colocamos um resistor de 100K. Medimos novamente todo o circuito e encontramos os seguintes valores: Corrente total de 0,72mA, corrente no resistor de 100K igual a 0,05mA, da base 0,69mA e a corrente no coletor de 6,8mA.

A tabela abaixo expõe os dados encontrados.

Com o resistor de 2,2K.

ITOTAL

1mA

I1 O,98mAIb 0,01mAIc 3,5mA

Com o resistor de 100K.

Page 7: polarização transistor por divisor de tensão

ITOTAL

0,72mA

I1 O,05mAIb 0,69mAIc 6,8mA

4. Conclusão

Portanto percebemos através dessa aula prática que em um circuito o resistor de emissor agirá da seguinte forma. Um aumento da temperatura de junção do transistor causará um aumento na corrente de coletor o que fará com que o transistor dissipe mais potência e aumentará a temperatura de junção o que, consequentemente, fará a corrente do coletor aumentar ainda mais. O resistor de emissor fará com que cada vez que a corrente de coletor aumente a corrente de base diminua. Assim aumentando a corrente da base, aumenta-se também a corrente do coletor. Vendo desse modo, a polarização por divisor de tensão será usada principalmente em circuitos amplificadores. Sendo ainda a principal evolução do circuito em relação a polarização por base é de fixar uma tensão na base.

5. Referências Bibliográficas

BOYLESTAD, Robert, e NASHELSKY, Louis. 6ª edição.Eng.: Roberto Bairros dos Santos.Transistor Básico. Apostila Eletrônica UNICAMP, baseada no Malvino. 2000.