POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli...

14
www.folhadepiedade.com.br Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 27 de março de 2015 Ano IX - Edição nº 455- R$ 1,50 MORREU POLÍCIA - Pág. 7 Trocando tiros com a PM Uma tentativa de roubo a empresa de ônibus acabou com um assaltante morto e outros dois presos. A polícia apreendeu armas, coletes, ce- lulares e recuperou o dinheiro que seria levado. SEMANA SANTA • Procissão de Ramos abre celebrações no domingo • Desfile de cavaleiros resgata uma tradição secular COTIDIANO - Págs. 9 e 11 Dengue contamina 64 e já atinge zona rural Polícia Civil apreende cocaína, revólver e munição no Ayrton Senna GM detém filipina que pedia dinheiro nas ruas Bêbado causa tragédia na SP-79 Após ‘tomar umas pingas e cervejas’, o caseiro Ivan Batista Pereira Novais assumiu o volante de uma Ford Ranger e causou um grave acidente na estrada entre Piedade e Tapiraí. Uma criança de apenas um ano de idade ficou ferida. O motorista da picape foi preso em flagrante. Além de 44 casos importados, podem passar de 20 as ocorrências contraídas no município. Bom Pas- tor é a localidade mais atingida e cinco bairros ru- rais já registram contaminação pelo Aedes aegypt. CIDADE - Pág. 3 AGRICULTURA - Pág. 5 OPÇÃO DE RENDA Agricultora incentiva cultivo de Cogumelo Piedade TRANSPORTE Prefeitura erra contas e passagem de ônibus sobe uma semana antes SERVIÇOS - Pág. 6 Prefeitura pulveriza veneno contra o mosquito, mas não contém avanço da doença

Transcript of POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli...

Page 1: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

www.folhadepiedade.com.br

Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 27 de março de 2015 Ano IX - Edição nº 455- R$ 1,50

MORREU

POLÍCIA - Pág. 7

Trocando tiros com a PM

Uma tentativa de roubo a empresa de ônibus acabou com um assaltante morto e outros dois presos. A polícia apreendeu armas, coletes, ce-lulares e recuperou o dinheiro que seria levado.

SEMANA SANTA

• Procissão de Ramos abre celebrações no domingo• Desfile de cavaleiros resgata uma tradição secular

COTIDIANO - Págs. 9 e 11

Dengue contamina 64 e já atinge zona rural

Polícia Civilapreende cocaína,

revólver e munição no

Ayrton Senna

GM detém filipina que

pedia dinheiro nas ruas

Bêbado causa tragédia na SP-79Após ‘tomar umas pingas e cervejas’, o caseiro Ivan Batista Pereira Novais assumiu o volante de uma Ford Ranger e causou um grave acidente na estrada entre Piedade e Tapiraí. Uma criança de apenas um ano de idade ficou ferida. O motorista da picape foi preso em flagrante.

Além de 44 casos importados, podem passar de 20 as ocorrências contraídas no município. Bom Pas-tor é a localidade mais atingida e cinco bairros ru-rais já registram contaminação pelo Aedes aegypt.

CIDADE - Pág. 3

AGRICULTURA - Pág. 5

OPÇÃO DE RENDA

Agricultora incentiva cultivo de Cogumelo Piedade

TRANSPORTE

Prefeitura erra contas e passagem de ônibus sobe uma semana

antesSERVIÇOS - Pág. 6Prefeitura pulveriza veneno contra o mosquito, mas não contém avanço da doença

Page 2: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

2 OPINIÃO Piedade, 27 de março de 2015

PASSANDO A LIMPO

Redação e Administração:Rua Cônego José Rodrigues, 62Sala B, Centro, Piedade/SP - Fone: (15) 3344-1970e-mail: [email protected]: www.folhadepiedade.com.br

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. É proibida qualquer tipo de reprodução do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização dos seus diretores.

Circulação: Piedade, Ibiúna, Tapiraí e RegiãoPeriodicidade: Semanal (sextas-feiras)Tamanho da página: 53 cm altura x 29,7 cm largura (6 colunas x 4,6 cm)

Impressão: NG Editoria Jornalística Ltda Sorocaba/SP Fone: (15) 3212-4420

Jornalista e Editor ResponsávelZaqueu Rodrigues da Silva - MTB 32158

(15) 99788-1687

Assessoria JurídicaCristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742

Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SPFones: (15) 3244-3443 ou 98149-2579

MEMÓRIA

Prevenção falha obriga cidade a encarar a dengueEDITORIAL

No início da década de 1960, a ad-ministração piedadense precisava me-lhorar o atendimento à população, mas o prefeito Antônio Augusto da Silva Filho – Totó Gaiola – se recusava a investir em um novo Paço Municipal. A alternativa era reformar o acanhado prédio da Rua Comendador Parada, inaugurado em 1936 por Laureano da Silveira Baldy.

Na prática, essa opção também se mostrou complicada, pelo fato de a cidade não dispor de um local fechado suficientemente grande para acomodar os servidores públicos e receber a co-munidade durante as obras. A solução para o dilema nasceu de conversas en-tre o chefe do Executivo e a comunida-de, porém, era tão radical que surpre-endeu até os assessores mais próximos

Bastou uma fresta na barreira natural que protegeu Pie-dade contra a dengue durante décadas para colocar à mos-tra a deficiência das medidas preventivas do governo local contra o Aedes aegypti. Agora, a única maneira de evitar uma epidemia no Vale do Pirapora é concentrar todas as forças da sociedade na construção de um plano de emergên-cia que contemple quatro frentes de combate sincronizadas. População e governantes precisam dar as mãos para impe-dir o surgimento de novos criadouros do mosquito, ao mes-mo tempo em que exterminam os insetos adultos, tratam os pacientes que já apresentam os sintomas da enfermidade e, ainda, criam uma proteção eficiente para quem ainda está ileso. Em outras palavras, temos de eliminar lixo e entu-lhos, aplicar inseticidas, medicar doentes e usar repelentes.

Em 2015, graças a uma infeliz convergência de fatores, inclusive climáticos, a doença explodiu nos municípios vi-zinhos e agora marcha vigorosamente para o Vale do Pi-rapora no momento em que as estratégias de defesa estão apenas começando a ser montadas. Somente neste mês de março, com, pelo menos, 90 dias de atraso, a Prefeitura desencadeou a operação Cata-Treco, iniciou visitas do-miciliares para orientação, redigiu leis para facilitar vis-torias, reforçou o quadro de funcionários dos setores que trabalham diretamente com o problema e adquiriu equi-pamentos para efetuar nebulizações em áreas infectadas.

O resultado da falta de prevenção é a ocorrência, pela primeira vez na história, de casos autóctones de dengue em

Piedade. Outro dado que aponta para o perigo iminente é a aceleração dos números: na semana passada, três pa-cientes com diagnóstico confirmado tinham sido infecta-dos na própria cidade; nesta semana, em apenas três dias, o total subiu para 18. O salto de 500%, no entanto, pode ser apenas o início do drama, estando fadado a ser suplan-tado – e exponencialmente – até o início do mês de abril.

Nesta altura dos acontecimentos, está claro que a mul-tiplicação dos casos de dengue em Piedade é um desafio a cada cidadão e também aos mandatários, pois a doença tem como principal característica justamente o fato de es-tar ligada à falta de cuidado com o ambiente. O mosquito precisa de água para se reproduzir e só a encontra onde foi deixado material que sirva para acumular o líquido. A tarefa de impedir sua reprodução, portanto, não é des-mesurada, mas, sim, metódico, especialmente neste perío-do de chuva e temperaturas altas. Provavelmente, o ape-lo mais eficiente ao bom senso seja o fato de a doença ser, comprovadamente, mortal.

Essa demonstração trágica da força da dengue deve servir de alerta, fazendo com que pais olhem para seus fi-lhos, professores observem seus alunos e moradores vejam em seus vizinhos as pessoas próximas que podem ser atin-gidas pela omissão dos que não dedicam o máximo cuida-do à limpeza do quintal, da calha e outros locais que po-dem ser usados pelo mosquito como criadouro. É isso, ou torcer por um milagre.

Reprodução: Arquivo Pessoal do Professor Jorge Marum

ESTAMOS DE OLHO

INIMIGO OCULTO - A ameaça da dengue está presente em todos os lugares. Na Vila do Gracio, a apreensão é com o córrego que segue paralelamente à Rua Daniel Médice de Lima, passando pelos quintais de dezenas de residências. Conforme os moradores, o curso d’água transborda frequen-temente, criando poças e preenchendo vasilhas, garrafas e outros objetos abandonados em meio ao matagal que recobre o terreno. Além disso, a população também colabora com o perigo, jogando entulho e restos de poda em vários trechos.

LAMA E BURACOS - A combinação entre excesso de chuva e falta de planejamento da Prefeitura está transfor-mando o dia a dia na zona rural em um desafio constante. Por todos os lados, o que mais se vê são buracos e lama. A foto acima foi enviada por moradores das proximidades do campo de futebol do bairro Godinhos. Eles estão inconfor-mados com o trabalho da equipe de manutenção viária, que, ignorando toda a lógica, faz apenas terraplenagens, sem corrigir os problemas de drenagem e escoamento de água.

INCÔMODO PERIGOSO - Usuários do Amdulató-rio Médico Municipal estão preocupados com o acúmulo de água nas cadeiras da área de espera da Farmácia Populabr. Eles dizem que a situação se repete a cada chuva. Como tem chovido quase todos os dias, o temor é que o local possa se transformar em criadouro de mosquito. Juntando isso aos possíveis infectados que passam por lá, o resultado seria las-timável. Especulações à parte, resta à Prefeitura acabar com o desconforto do pacientes de pé em frente aos assentos vazios.

LIXÃO NO CENTRO - Apesar dos inúmeros alertas, ainda tem piedadense alheio à ameaça da dengue. Elas continuam jogando lixo em locais impróprios e oferecendo as condições ideais para o Aedes aegypti proliferar. O exemplo da foto acima foi constatado por um leitor do jornal na tarde de 19 de março, na Rua Benjamim Constant, no Centro. De acordo com o denunciante, os cães que vagueiam pela cidade se en-carregam de rasgar os invólucros e espalhar os dejetos pelas calçadas e terrenos baldios antes da coleta passar pelo local.

de Totó: a Prefeitura dividiria espaço com os boxes de verduras, frutas, le-gumes, carnes e outros alimentos no Mercado Municipal. Apesar de algu-mas críticas iniciais, foi assim mesmo que aconteceu.

Ao final de quase dois anos, quan-do a adequação do antigo prédio esta-va finalmente concluída e a Prefeitura pode retornar para a sua sede, a cidade

20 DE MARÇO – So-co-rro! Li no Jornalzão que temos mais de 40 casos de Dengue. Liguei para a mulher da Saúde e ela disse que o número já havia aumentado. Fiquei estarrecida. Tudo culpa de Sorocaba! Por que é que o povo faz questão de viver enfia-do naquela bendita cidade? Aí, traz a dengue para cá e fica para a ma-mãe aqui cuidar de tudo. #estressada #precisodeumagelada #bavaria.

21 DE MARÇO – Bem que minha avó já dizia: não presta cuspir para cima. O marido quis fazer compras adivinha onde? Sorocaba, é lógico! Tentei convencê-lo a mudar de ideia, mas ele insistiu que lá os preços são melhores. Aceitei quando me prome-teu um pau de selfie para tirar fotos com o Governador. Aproveitamos para encher o tanque em Votoran-tim. Por via das dúvidas, caprichei no repelente.

22 DE MARÇO – Minha empre-gada avisou que voltará ao batente! Aleluia!! Não aguentava mais ficar sem ela. A criatura é ótima e faz de tudo, apesar das implicâncias do meu marido. Mas isso a gente tira de letra.

23 DE MARÇO – O Jadeu passou por aqui, como quem não quer nada. Acho que entendeu meu recado no Jornalzão. E essa novela nova, hein? Fiquei horrorizada com a tal cena do beijo. Eu é que não perco mais tem-po vendo esse negócio! Estava quase dormindo quando ligaram dizendo que o Vereador Bodinho da Estrela voltou a questionar a empresa de ad-vogados. Gozado, o mesmo escritório foi contratado por um amigo dele, noutra cidade, e ninguém falou nada. Macaco não olha o rabo, mesmo!

24 DE MARÇO – Acordei virada num corisco! O que significa essa zona no centro comercial?? Cha-mei o rapaz do Trânsito e falei para canetar todo mundo que estivesse irregular. Acabou a palhaçada! À noite, o marido veio reclamar que foi multado. O jornalzinho com notícias de Pilar mudou de dia, que gozado! Gente, mas o que são esses erros?! O Japonês do Governo quer que eu peça para a loira da Educação revi-sar toda edição. Diz que é importante agradar os aliados. Eu, hein...

25 DE MARÇO – O Vice carcou a botina e já enviou as máquinas para o bairro que nossa equipe visitará no final de semana. Vamos deixar tudo bonitinho para minimizar o estrago quando encararmos a população. E avisei: se alguém reclamar, mando internar no Hospital Psiquiátrico! #tinamalvada #senhoradodestino

26 DE MARÇO – A Florentina, da Educação, só me arruma para a cabeça! Os universitários estão revol-tadíssimos com a nova lei de subsídio. Para que mexer nisso, gente?? Pior que não posso falar nada, já que a loirona garante o acesso ao palácio do Governador. Me fiz de morta e passei a manhã toda atendendo ao povão. Fui avisada de que este diário está dando o que falar e já tem gente incomodada. Tô nem aí. Me divirto horrores! #tinasincera

Se reclamar, interno no hospital psiquiátrico!

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas e episódios reais

é mera coincidência.

No tempo em que todas as decisões eram tomadas no Mercadão

De acordo com pesquisa do professor Jorge Marum, os funcionários públicos que cercam o prefeito Totó Gaiola (sentado) no gabinete improvisado no Mercado Municipal, em foto provavelmente de 1960, são, da esquerda para a direita, Sérvulo Godinho, José Bueno de Camargo, Anizio Pires de Oliveira, José Rosa (Quieto), Nilceu Rosa Baldy, José Anchieta, José Escanhoela Sobrinho, Davino Tardelli e Agenor Flora. A pessoa que aparece em segundo plano não foi identificada

já se acostumara tão bem às acomo-dações provisórias que houve quem sugerisse a permanência dos gabinetes ao lado dos comes e bebes.

Essa rápida “visita” ao passado pode servir de inspiração aos políticos contemporâneos, no momento em que a cidade volta a debater a conveniência de investir na construção de um novo prédio para a Câmara.

MOSQUITOS DA DENGUE INVADEM PIEDADELetras miúdasDe volta à Câmara, o vere-ador Alê Gomes (PSDB) foi acometido pelo mal que afli-giu o colega Nelson ‘Cama-rão’ durante sua ausência. Na sessão de segunda-feira (23), o líder da base aliada também passou apuros e tropeçou na leitura dos do-cumentos legislativos.

Cego em tiroteioGafes à parte, apuro mesmo quem passou foi o presidente Norton Nakayama (PSDB). O tucano se atrapalhou do iní-cio ao fim da sessão. Ele es-queceu, por exemplo, de con-vidar a colega Nilza ‘Chuca’ Godinho (PSDB) para fazer a leitura da Bíblia – o que é praxe em todas as sessões.

Bala em boca de véioNorton também não deu a palavra a Tirso Castanho (PV), após o pevista se mani-festar contrário à aprovação de requerimento apresenta-do por Geraldinho Pinto (PT). Ao ser informado de que pas-sara por cima do protocolo, o presidente tumultuou ainda mais a sessão ao comunicar que convocaria nova vota-ção. Geraldinho protestou e teve início uma acalorada discussão entre os vereado-res.

Pente finoGeraldinho, aliás, tem se mostrado mais do que dis-posto a pegar no pé de Vi-centina e seus assessores. Na última sessão, o petista apresentou requerimento pedindo informações sobre os funcionários da proble-mática pasta da Educação.

Cata TrecoAlém disso, o líder oculto da oposição solicitou cópia dos contratos com todas as em-presas que locam veículos, máquinas, ônibus e cami-nhões para o município.

Reforço à vistaNos bastidores da Câmara, o comentário é um só: Norton Nakayama e Guinho Mo-moshima (PMDB) estão mais próximos do que nunca. Nos intervalos das sessões, são frequentes as conferências íntimas entre os dois orien-tais. Há rumores de que o próximo passo será levar o pemedebista para o ninho tucano.

Na moitaA Prefeitura tem divulgado de forma incisiva a operação Cata Treco e seus resultados. Todas as semanas, são tone-ladas e toneladas de lixo e entulho recolhidos em dife-rentes bairros. Causa estra-nheza, no entanto, a recusa por parte do Executivo em informar onde todo esse de-trito está sendo descartado.

Ninguém se entendePor falar em falta de infor-mação, um ‘equívoco’ na comunicação oficial irritou os usuários do transporte pú-blico. Inicialmente, o Executi-vo divulgou que o aumento das passagens aconteceria a partir do dia 30 deste mês. A empresa responsável pelo transporte coletivo, todavia, já tem praticado os novos preços desde segunda-feira (23). Após muita confusão, a Prefeitura abraçou a respon-sabilidade e alegou que se perdeu com o cálculo da data.

AliadosHá quem desconfie de que o governo Maria Vicentina (PSDB) preferiu assumir a culpa a enfrentar a podero-sa Vila Elvio. Para observa-dores políticos, é inegável o

alinhamento do Executivo com o empresariado. Exem-plo disso seria a polêmica lei de combate à poluição so-nora no comércio, proposta pelo vereador Nelson Prestes ‘Camarão’ de Oliveira (PP). Com potencial para irritar alguns lojistas, a Legislação foi engavetada pelo jurídico municipal.

Servem para que?Sobre a polêmica do pre-ço da passagem de ônibus, chama atenção o fato de nenhum vereador ter se ma-nifestado sobre o episódio. Como ocorre com quase to-das as questões referentes a políticas públicas, os nobres edis preferem se esquivar do debate e usar a Câmara para defender posicionamentos partidários e pontos de vista particulares. Só dá novidadeAinda no que diz respeito ao transporte, a batata da diretoria de Educação deve-rá assar, mais uma vez, nos próximos dias. Isso por con-ta da recente alteração nas regras para concessão do subsídio universitário. Pela nova lei municipal, o benefí-cio será destinado, apenas, a estudantes de cursos não oferecidos no município. O assunto já rende polêmica e discussões acaloradas nas ruas e redes sociais.

Falha delaComenta-se que a polêmica Albertina Passos cometeu um erro crucial em relação a essa medida. Alguns cur-sos, de fato, são oferecidos por instituições lotadas em Piedade. Todavia, nem todos os semestres são contempla-dos. “E eu que estou no sexto semestre do curso, o que vou fazer?”, revoltou-se uma es-tudante.

Ninguém aguentaPor essas e outras, a paci-ência da cúpula do governo com Albertina dá mostras de estar acabando. Nesta semana, em conversa parti-cular, alguns diretores classi-ficaram a polêmica diretora como ‘insensata’.

TípicoPara observadores políti-cos, a questão do transporte universitário terá o mesmo desdobramento visto em ou-tros episódios polêmicos. Ou seja, o governo Vicentina re-cuará e afrouxará as regras. “Eu nunca vi. Eles tomam a atitude e esperam dar pro-blema para, depois, discutir uma solução improvisada com a sociedade”, apontou um afamado advogado.

Sentindo o climaApós soltar os cachorros em Maria Vicentina e ser devidamente colocado em seu lugar, o ex-prefeito José Tadeu de Resende (PSDB) es-teve na Prefeitura na última segunda-feira. Estratégico, ele passou para dar um ‘alô’ aos velhos amigos e mandar o recado: apesar do mal es-tar, sua volta à Administra-ção está próxima.

Frase da semana“Não é por um erro da mesa que vou arriscar ver meu re-querimento rejeitado”, vere-ador Geraldinho, em discus-são com Norton Nakayama.

Frase da semana II“Tá bom assim, vereador?”, Norton Nakayama, sem es-conder o amargor, após a Câmara se recusar a fazer nova votação de requeri-mento apresentado por Ge-raldinho.

Page 3: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

3CIDADEPiedade, 27 de março de 2015

Após denúncias feitas pelo jor-nal Folha de Piedade e ampliada na Câmara dos Vereadores, a Prefei-tura tem tomado medidas diante do risco de proliferação do mosquito da dengue na região central. Des-de a semana passada, as equipes da Vigilância Sanitária fizeram duas incursões no problemático terre-no abandonado localizado entre a Rua Abdalla Marum e a Avenida Raimundo Nonato Leite. No local, as recentes chuvas formaram uma ‘lagoa’ de água parada – ideal para a proliferação do aedes aegypt.

“Fizemos a aplicação do larvi-cida, há alguns dias, e hoje estamos fumegando o veneno contra o mos-quito”, explicou o responsável pelo setor, Alvair Ferreira, em conversa

Com um aumento assustador de 567% em menos de cinco dias, as ocorrências de dengue autóctone – contraídas no município – saltaram de três para 20 casos. Os dados foram di-vulgados nesta semana pela Vigilân-cia Epidemiológica do Município. A tendência, segundo a responsável pelo setor, é de que esse número venha a aumentar ainda mais nas próximas se-manas. O bairro Bom Pastor lidera as localidades autóctones, com 15 casos registrados. Em seguida vêm Cotianos (3), Paulas e Mendes (1) e Vila Amân-cio (1). Segundo a Prefeitura há outros dois casos em investigação.

Ainda segundo o relatório da Saúde, além das 20 incidências lo-cais, até a quinta-feira (26), o muni-cípio contava com 200 notificações da doença (o que inclui suspeitas e casos atestados) e 44 casos impor-tados de outros municípios. Esses últimos, de acordo com a Prefeitura, já chegaram à zona rural. Os bairros que registram infecções pela doença são: Vila Moraes (1), Piratuba (1), Sarapuí dos Luzes (1), Miguel Russo (1) e Boa Vista (2).

DEMANDA - Com a escalada da dengue, a procura pelas unidades de saúde do município aumentou. Em resposta à Folha de Piedade, a diretoria diz que cerca de 15 pesso-as procuram o ambulatório e Santa Casa, todos os dias, com suspeitas de contaminação. Quando chegam, os pacientes são atendidos o mais rápi-do possível e encaminhados para a consulta médica.

Sobe para 20 o número de casos de dengue autóctone no município

Para se atender à demanda, as equipes municipais participaram de treinamento oferecido pelo Ministé-rio da Saúde, via videoconferência. Além disso, continua a Prefeitura, são realizadas reuniões quinzenais com a diretoria Regional de Saúde. Também foram intensificadas as compras de soro e repelentes. No que diz respeito a investimento adicional em recursos materiais e humanos, o Executivo elenca a contratação de dez servidores para trabalhar na operação Cata Treco. Está sendo providenciada, ainda, a compra de mais um aparelho nebulizador para a pulverização de inseticida nos bairros em que forem confirmados casos autóctones.

ATENDIMENTO - Ao procu-rar as unidades de saúde com sinto-mas de dengue, o munícipe passa por consulta médica. Detectada a suspeita, a equipe de enfermagem prossegue o atendimento com a no-tificação e exames do laço, pressão, hemograma, plaquetas e leucócitos.

Em seguida, a equipe da saúde dá mais orientações ao paciente e o encaminha para o soro de hidratação, quando se faz necessário. O muníci-pe recebe uma carteirinha específica da dengue com uma notificação e orientação para se dirigir à Vigilân-cia Epidemiológica Municipal. Feito isso, no sétimo dia após a apresen-tação dos primeiros sintomas (mo-mento em que o vírus está no auge, em estado latente no organismo), é colhido o exame de sorologia para a dengue e enviado imediatamente ao

Instituto Adolfo Lutz em Sorocaba.O resultado chega em dois dias

e o paciente é contatado, sendo rea-gente ou não. Com a confirmação de dengue, a pessoa é orientada a man-ter hidratação constante (beber mui-ta água e outros líquidos), continuar com o uso do repelente (no paciente e em toda a família e pessoas próxi-mas), evitar sair em locais em que haja grande aglomeração de pessoas e repouso absoluto. Em caso de febre alta são receitadas medicações espe-cíficas para reverter o quadro. Todo o atendimento é feito em Piedade, uma vez que só há necessidade de interna-ção nos casos de dengue hemorrági-ca. Segundo a diretoria, o município não registrou nenhum caso dessa modalidade, até o momento.

Ainda de acordo com a Prefei-tura, uma equipe da Vigilância Sa-nitária visita o local de convívio do paciente em um raio de 200 metros a fim de eliminar possíveis focos do mosquito.

Prefeitura toma providências em relação ao ‘Terrenão da

Dengue’

com nossa reportagem. “No primeiro dia de trabalho, encontramos muitas larvas de mosquito por aqui”, admi-tiu Alvair. Ele, contudo, disse não ser possível determinar se eram, ou não, do aedes aegypt.

Segundo Alvair, o proprietário do terreno já foi multado por conta das condições em que se encontra a pro-priedade. Recentemente, a Câmara dos

Vereadores aprovou lei que torna mais rígidas as sanções adotadas no combate à dengue. A multa aplicada às localida-des onde forem encontrados focos do mosquito é de R$ 100,00 – montante que vem a ser dobrado em caso de reincidência. O valor da é ainda maior para propriedades em que se localize ou sedie estabelecimento empresarial, industrial ou prédio público. Nesses

casos, após a advertência, é aplicada sanção de R$ 300,00. Reincidências são punidas com multa de R$ 500,00 e cassação do alvará de funcionamen-to e licenciamento sanitário.

No caso do terreno menciona-do, a Vigilância Sanitária admite estudar medidas mais drásticas para que o proprietário tome as devidas providências em relação ao local.

Pacientes com suspeita da doença são atendidos por equipe da Vigilância Epidemiológica

Consuelo diz acreditar que número de casos aumentará nas próximas semanas

Funcionário da Prefeitura pulveriza veneno contra o mosquito em terreno apontado como criadouro de dengue

Page 4: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

4 CIDADE Piedade, 27 de março de 2015

A prefeita de Piedade Ma-ria Vicentina (PSDB) esteve no Miguel Russo na noite de 19 de março, para apresentar a doutora Flávia Caldine Pissini. Ela traba-lhará no posto de saúde do bairro por meio do programa Mais Mé-dicos. Inicialmente, a profissional responsável pela localidade seria a cubana Núbia Ramirez Romero. A doutora, porém, entrou de férias por determinação do Ministério da Saúde e, assim que voltar, assu-mirá o posto do bairro Godinhos.

A apresentação aconteceu na

Vicentina apresenta médica que ficará no Miguel Russo

escola Miguel Mincovschi, com a presença de moradores do en-torno.

Flavia Caldine Pissini aten-derá no Posto do Miguel Russo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (exceto quarta-feira). Ela estará disponível para atendi-mento de hiperdia (pressão alta e diabetes), pré natal e ginecologia (saúde da mulher), e, ainda, visita aos acamados nas residências. A especialista pediatra continuará indo ao bairro normalmente, uma vez por semana.

Médica Flávia (destaque) foi apresentada à comunidade pela prefeita Vicentina

Assessoria Imprensa PMP

O projeto da sede própria da Etec (Escola Técnica Estadual) de Piedade está pronto para entrar na fase de licitação, após quase seis anos de espera. A informação foi confirmada na última terça-feira (24), pela diretora da unidade, Ney-de Gutiyama, logo após comunicado da supervisora educacional do Cen-tro Estadual Paula Souza em Soro-caba, Silvia Maria Coelho Mota. Conforme a gestora regional da rede paulista de escolas técnicas, todo o processo burocrático envolvendo a proposta de construção de um prédio para a instituição no município foi concluído.

A Etec de Piedade funciona em instalações improvisadas em um galpão anexo à Ceabasp (Central de Abastecimento de Piedade), no bairro Paulas e Mendes, desde 2006. Durante dois anos a unidade teve apenas uma sala descentralizada da Escola Técnica Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, mas em 2009 foi transformada em estabelecimen-to de ensino independente, com foco na formação de profissionais espe-

Projeto de construção da sede própria da Etec entra na fase de licitação

cializados nos setores agrícola, tu-rístico e gastronômico, entre outros. Atualmente, atende 534 alunos em seis cursos técnicos – incluindo dois telecursos – e ensino médio.

O processo para a construção da sede própria teve início em 2010, quando a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei do prefeito Geremias Pinto (PT) propondo a desapropriação do imóvel que abri-gava a Escola Tessari, desativada alguns anos antes. O projeto tem investimentos estimado em R$ 7 milhões e será custeada com recur-sos do Ministério da Educação e do governo paulista.

Neyde explica que o cronogra-ma sofreu atrasos por conta de di-versos problemas na tramitação da documentação, mas acredita que, agora, todas as exigências tenham sido atendidas. Embora a data da licitação ainda não esteja definida, a expectativa da diretora da Etec é que as obras possam ser iniciadas até o ano que vem.

MERENDA – Outra boa no-

Paredes pichadas e destruídas retratam o abandono do prédio da antiga escola

Obras de construção do novo prédio da Etec devem ser iniciadas no próximo ano

tícia é sobre a melhoria da meren-da servida aos alunos da Etec. A diretora da unidade informou que, ao contrário do que vem ocorren-do em diversos municípios, onde o cancelamento dos convênios entre o Centro Paula Souza e as prefeitu-ras provocou suspensão do benefí-cio, em Piedade a alimentação foi

melhorada e ampliada. De acordo com Neyde Gutyiama, desde o início do ano letivo de 2015, os alunos que frequentam os cursos noturnos estão jantando na escola. “Aqui, felizmente, não temos esse problema; a comida é bem prepara-da e de boa qualidade”, comemora a gestora.

Imóveis que abrigavam as salas de aulas estão com toda estrutura comprometida

VOCÊ É O REPÓRTER

Agricultores passam apuro na estrada,enquanto Prefeitura “maquia” cidade

Moradores das Furnas e bair-ros vizinhos estão inconformados com o que consideram “falta de critério” da Prefeitura na hora de definir os serviços que devem ser atendidos com prioridade. Na semana passada, eles registraram as imagens de um exemplo dessa contradição e fizeram questão de compartilhar com o restante da população.

O primeiro fato ocorreu no

final da tarde de quinta-feira (19), quando uma grande árvore não re-sistiu à força dos ventos e acabou caindo atravessada sobre a estrada que liga o Bairro das Furnas à ci-dade. A administração municipal foi acionada, mas informou que não havia pessoal ou equipamen-tos disponíveis para enviar ao local imediatamente. Praticamente ilha-dos, agricultores e demais morado-res da região se viram obrigados a

abandonar seus afazeres para or-ganizar um mutirão e solucionar o problema pessoalmente. Utili-zando tratores e motosserras pró-prios, eles trabalharam até o início da noite para conseguir desobstruir o caminho.

Na manhã seguinte, no entanto, quem passou pela Via Antônio Lei-te de Oliveira se deparou com uma equipe da Prefeitura fazendo reparos em um trecho de calçada da Via An-

tônio Leite de Oliveira. “Alguém na Prefeitura está zombando dos produtores, não é possível que essa maquiagem na cidade seja mais importante do que o isola-mento da população de uma região inteira”, disparou um cidadão, ao observar que além de oito funcio-nários, a administração municipal deslocou dois caminhões e até um rolo-compressor para fazer os re-mendos.

Final da tarde de quinta-feira (19): agricultores das Furnas fazem mutirão...

... e levam seus próprios tratores e motosserras para desobstruir a estrada

Manhã de sexta-feira (20): Prefeitura manda equi-pe consertar calçada na cidade

Page 5: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

5AGRICULTURAPiedade, 27 de março de 2015

Colha & Pague do Kaki Fuyu oferece lazer para toda a família

COMEÇOU

O Sítio Família Sakaguti, no bairro Sarapuí de Cima, abre as porteiras ao público a partir do pró-ximo sábado (28), para a 9ª edição do Colha & Pague do Kaki Fuyu. O evento prossegue até 3 de maio, to-talizando seis sábados e domingos, além dos feriados de Sexta-Feira Santa (3 de abril) e Dia de Tira-dentes (21 de abril). A expectativa dos organizadores é receber cerca de 10 visitantes, o que marcará um novo recorde de público.

A proposta do casal Márcio e Fumiko Sakaguti, organizador e proprietário do sítio onde o even-to acontece anualmente, é ofere-cer mais atrações, diversidade de produtos e opções para o lazer de famílias inteiras. Durante o passeio, que pode se prolongar durante um dia inteiro, os turistas conhecem de perto uma plantação de caqui com 1.200 pés, colhem e consumem quantos frutos quiser, visitam um museu e um jardim oriental, ad-quirem peças do artesanato local, assistem shows musicais e se deli-ciam na praça de alimentação. Nes-te ano, além das inúmeras opções de pratos doces e salgados à base da fruta – incluindo bolos, tortas, pastéis, sucos, sorvetes –, haverá comidas típicas japonesas e da co-zinha caipira.

A programação cultural do 9º Colha & Pague prevê diversas atra-ções artísticas durante todo o even-to. Para o dia de abertura já estão confirmadas apresentações do Gru-po de Taikô do Kai-kan e do Clube da Terceira Idade de Piedade.

Grande parte do pomar dos Sakaguti é da variedade fuyu, for-

mada a partir de mudas trazidas do Japão há mais de meio século, mas o sítio também cultiva outras espé-cies. “Nossa maior produção é de fuyu, que é uma fruta normalmente doce e crocante, mas se a pessoa prefere caqui macio, como tauba-té e coração de boi, nós também temos muitos pés à disposição”, adianta Fumiko.

SERVIÇO – O 9º Colha e

Pague do Kaki Fuyu acontece de 28 de março a 3 de maio, todos os sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5,00. O mesmo valor será cobrado pelo quilo de fruta que o visitante levar para casa. O caqui consumido no local não será cobrado e crianças de até oito anos terão acesso gratuito. O Sítio Sakaguti está localizado no bairro Sarapuí de Cima, com acesso pela Estrada da Vila Elvio. Mais informações podem ser obti-das pelos telefones (15) 3244-2973, 3244-3012 ou 9726-1531.

Festa atrai público de várias idades

Arq

uivo

Com base na experiência que adquiriu ao longo dos anos, “aprendendo com os erros”, Lourdes Costa garante que o se-gredo do cultivo bem sucedido de Cogumelo do Sol é atenção permanente. “Como todo fungo, o Agaricus blazei se cresce com facilidade no ambiente ideal, mas é muito sensível, inclusive a ou-tros fungos”, ensina a agriculto-ra. Em sua opinião, no início, o negócio pode ser tocado em fa-mília, sem depender da mão-de--obra externa, mas lembra que, na fase da frutificação, é necessário acompanhar a produção durante 24 horas. Isso acontece porque o cogumelo precisa ser colhido em, no máximo, duas horas após a frutificação, do contrário o pro-duto oxida.

Um estudo recente da Unesp (Universidade Estadual Paulista) chegou à conclusão de que duas pessoas têm condições de cuidar de uma produção de até cinco to-neladas de composto. No entanto, Lourdes aconselha os interessa-dos a desenvolverem um projeto experimental antes de se arriscar o cultivo com objetivos comer-ciais. “Tem muita coisa que só se aprende fazendo, vivenciando o problema real”, justifica a produ-tora do Ribeirão Bonito de Cima. “SEMENTE” - Demonstrando sua disposição de ajudar o mu-nicípio a retornar ao ranking dos grandes produtores de Cogume-lo do Sul, Lourdes faz questão de compartilhar parte do que aprendeu. Segundo ela, o ide-al é o cultivador preparar o seu próprio composto. Para isso, o primeiro passo é adquirir spawn – a “semente” de cogumelo – de procedência garantida. Ela indi-ca a Faculdade de Agronomia da Unesp, em Botucatu, como forne-cedor confiável. O preço gira em torno de R$ 6,5º o quilo, mais as despesas com frete.COMPOSTO - A matéria orgâni-ca onde as sementes germinam é formada por uma mistura conten-do bagaço de cana, esterco animal (gado, aves, cavalos), capim, pa-lha de trigo entre outros subpro-dutos agrícolas. De acordo com Lourdes, esse material precisa ser constantemente homogeneizado para se controlar a fermentação e sua decomposição. Em média, esse processo dura um mês.

Estudos concluem que o Agaricus blazei possui propriedades medicinais

Produção é simples, mas exige atenção permanentePASTEURIZAÇÃO – Outra fase importante no processo de produção do composto para Co-gumelo do Sol é a eliminação de possíveis microrganismos inde-sejáveis. Para isso, a mistura é colocada em local com tempera-tura controlada de 50°C a 60°C durante 15 dias.COLONIZAÇÃO – Livre de microorganismos, o composto é colocado em sacos plásticos. A capacidade dos recipientes é variável, mas a agricultora do Ribeirão Bonito de Cima prefere os de 10, 15 ou 18 quilos. Em seguida, é adicionado o spawn, na proporção de 300g a 500g por saco. O saco menor produzido na propriedade de Lourdes custa R$ 8,00 e fornece, em média, 3 kg de cogumelos frescos.“PLANTIO” – O cultivo do Co-gumelo do Sol, que algumas pes-soas chamam de “plantio”, pode ser feito em campo aberto ou em ambiente protegido. Lourdes já experimentou as duas modali-dades, e ressalta que a produção em estufas apresenta melhores resultados em termos de produ-tividade. De acordo com o estudo da Unesp, o plantio direto no solo exige cuidados especiais. A ter-ra, por exemplo, deve estar livre de agrotóxicos e estar próxima a reserva de água, já que o co-gumelo precisa de irrigação em abundância. COLHEITA - Para assegurar um nível de produtividade comer-cialmente viável, os cogumelos precisam ser muito bem cuidados e protegidos. Para isso, quando o cultivo é feito no solo, os can-teiros recebem coberturas de ca-pim, como forma de conservar a umidade. Além disso, o local deve ser mantido livre de ervas daninhas. Assim como o cultivo, a colheita de cogumelos é total-mente manual. No último proces-so, é preciso cuidado para evitar perda de produção. A colheita se prolonga, geralmente, por 60 dias, mas Maria de Lourdes conta que os compostos de qualidade podem continuar produtivos por muito mais tempo, chegando até a um ano antes de serem descar-tados.LAVAGEM – Após a colheita, o Cogumelo do Sol precisa ser levado imediatamente ou man-

tido em câmara refrigerada. Um dessas providências é suficiente para evitar a oxidação e a rápi-da decomposição do produto. O processo de higienização começa com a retirada do excesso de ter-ra, separando os chapéus maio-res dos talos. Em seguida, talos e cogumelos menores devem ser minuciosamente escovados. Par-tes pouco sólidas, oxidadas e não aproveitáveis são descartadas.CORTE - No fim do processo, os cogumelos limpos e aprovei-táveis são cortados em pedaços mais ou menos padronizados.SECAGEM – A última etapa do beneficiamento do Cogumelo do Sol é a desidratação. Os pedaços cortados são colocados em estu-fa durante aproximadamente 10 horas. O principal cuidado que se deve ter nessa fase, segundo Lourdes, é para que a temperatura se mantenha estável, em torno de 60º C durante todo o processo. Após a secagem completa, o ren-dimento médio é de 10%, ou seja, cada saco de 10 quilos de com-posto produz em torno de 300 gramas de cogumelo desidratado. EMBALAGEM – Agora, falta apenas embalar o produto para colocar no mercado. A agriculto-ra piedadense diz que não se deve economizar nesta fase, preferindo sempre sacos plásticos transpa-rentes e de boa qualidade, para evitar que o cogumelo se estra-gue com o tempo. As embalagens são, em geral, de 200 gramas.COMERCIALIZAÇÃO – Ma-ria de Lourdes explica que sua produção atual, por ser ainda pe-quena, é vendida diretamente ao consumidor final. A maior parte

tem destino certo, principalmente no município de São Bernardo do Campo, onde já possui clientela antiga. A embalagem de 200 g está saindo por R$ 60,00. Na dé-cada de 1990, quando cultivava cinco vezes mais cogumelos do que hoje, o produto era exportado para o Japão e chegava a custar até R$ 1.000,00 o quilo.

Cada saco de 10 kg de composto produz cerca de 300 g de Cogumelo do Sol seco

Depois de revelar o Cogumelo Piedade – ou Cogumelo do Sol – para o mundo, por volta de 1960, e praticamente abandonar a sua produção cerca de 10 anos atrás, o município vai retomando, aos poucos, o cultivo do fungo medici-nal. Para Maria de Lourdes Passos Costa, proprietária de um sítio no bairro Ribeirão Bonito de Cima e uma das responsáveis por esse res-surgimento, a proposta tem duplo sentido: “Vamos ampliar as nossas opções de renda e fazer as pessoas se lembrarem de que esse cogume-lo nasceu aqui”. Para alcançar esses objetivos, a produtora rural está dis-posta a compartilhar as experiências

Aceitam-se parceiros para produzir Cogumelo Piedade

Lourdes retornou à atividade culti-vando 390 sacos de composto, mas já planeja ampliar a produção

adquiridas ao longo de décadas de atividade no setor e incentivar novos produtores por meio de parcerias.

Aos 68 anos de idade, a agricul-tora tem muita história para contar sobre a produção do Agaricus bla-zei, nome científico do Cogumelo do Sol. Para se ter uma medida do envolvimento de Lourdes com o setor, basta dizer que, no início dos anos 1990, ela trocou uma carreira promissora como estilista, em São Bernardo do Campo, pelo cultivo do medicamento na propriedade adquirida na zona rural piedadense. Ela se recorda, por exemplo, que a divulgação da suposta eficácia do cogumelo no tratamento de células cancerígenas fez o consumo explo-dir em pouquíssimo tempo.

Além do quilo do produto de-sidratado chegar a US$ 1 mil, tudo que se colhia era vendido para o Japão, onde estão concentradas, até os dias de hoje, as indústrias farma-cêuticas que transformam a matéria prima em pílulas e pós. “Até uma cooperativa foi montada em Soroca-ba, para facilitar as exportações dos produtores que se multiplicavam em toda a região”, relata Lourdes. O sucesso, no entanto, durou pouco, somente o tempo necessário para os japoneses começarem seus próprios

cultivos e limitarem as compras ex-ternas.

Lourdes explica que parou o cultivo por motivos pessoais, em 2004, antes da “quebradeira” que atingiu os colegas. O filho come-çou um curso em Piracicaba; ela não quis deixá-lo sozinho e acabou se mudando. Na época, sua produção estava no auge, com cerca de 3.600 sacos de composto espalhado por três galpões. O volume de cogumelo desidratado chegava a uma tonelada por safra e rendia um bom dinheiro.

Em 2013, a partir da comprova-ção das propriedades medicinais do

Cogumelo Piedade conta hepatite C e outras doenças, o consumo in-terno voltou a crescer e Lourdes se animou a retomar a atividade. Reco-meçou com uma proposta modesta. Neste ano, produziu apenas 390 sacos de composto, suficiente para atingir 100 quilos de material seco e faturar até R$ 30.000,00. No entan-to, o otimismo ressurgiu rápido e ela já pensa em deslanchar novamente. Quem gostar da ideia e resolver aderir pode entrar em contato pelo telefone (15) 99709-3942. Este é o mesmo meio para se fazer encomen-das do cogumelo ressecado.

Page 6: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

6 SERVIÇOS Piedade, 27 de março de 2015

Mesmo em meio à epidemia regional de Dengue, alguns mora-dores do CDHU Vila Quintino in-sistem em descartar entulho nas vias públicas. Foto enviada à reportagem da Folha de Piedade denuncia o des-pejo de materiais a poucos metros de um contêiner de coleta. “Essa ati-

Eliel Pereira da Silva foi vice-campeão da 12ª edição da tradicional Corrida do Rio Sorocaba. A prova foi realizada em 15 de março e reuniu atletas

Os finalistas do 4º Torneio de Futebol dos Ortizes serão definidos na rodada do próximo domingo (29), em duas partidas que estão sendo consideradas como prévias do Campeonato Varzeano. A jor-nada dupla começa às14h, com o confronto entre Marechal e Águia de Ouro, seguido de Real Madrid x Paruru, a partir das 15h30.

Entre os quatro times que pas-saram à semifinal, apenas o Pau-ru possui retrospecto positivo no campeonato. Embora a campanha deste ano não seja das melhores e a classificação tenha permanecido duvidosa até a última rodada da fase de grupos, os representantes de Ibiúna já levantaram o caneco duas vezes. O outro campeão do Torneio do Ortizes é o Morro, que ficou de fora da competição em 2015.

Os demais participantes do cer-tame deste ano foram Caveira dos Anjos, Atlético Deportivo, Kai--Kan e o dono da casa, o Ortizes Futebol Clube.

A prefeita Maria Vicentina (PSDB) e sua equipe estarão no bairro Vila Élvio no sábado (28), as 15h, em mais uma edição do programa Prefeitura vai ao Bairro. O encontro acontece no Salão do

VOCÊ É O REPÓRTER

Falta de colaboraçãotude demonstra o claro desrespeito para com os demais moradores do bairro”, desabafa uma moradora. “Vencer a dengue requer um tra-balho que envolve várias frentes, inclusive a população - que normal-mente espera que tudo se resolva a partir de outras pessoas”, conclui.

ESPORTE

Atleta de Piedade é vice em tradicional prova sorocabanade toda a região. No total, 800 corredores prestigiaram o evento, elevando o nível da competição.

O percurso de 5,5 km regis-trava aumento no grau de dificul-

dade nos últimos 3km, quando tinham de enfrentar subidas in-clinadas. Eliel conta que se pre-parou para a empreitada desde a metade do ano passado. “Meu

foco era o pódio e consegui!”, comemora o atleta, que prome-te voltar a Sorocaba no ano que vem para conquistar o primeiro lugar.

Depois de correr 5,5 quilômetros, Eliel chega em segundo na sua categoria Eliel levanta o troféu de vice-campeão da 12ª edição da Corrida do Rio Sorocaba

Finalistas dos Ortizes saem

neste domingo

Bertinho vence corrida do Dia Mundial da ÁguaO atleta piedadense Humberto

Jantim, o Bertinho Torneiro, foi o destaque da corrida do Dia Mun-dial da Água, disputada no últi-mo domingo (22), no município de Tietê. Apesar das dificuldades do trajeto de 10 quilômetros, ele venceu a competição na categoria veteranos e ainda cravou o recorde da sua faixa etária.

De acordo com a classificação final divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes de Tietê, organizadora do evento, Bertinho cruzou a linha de chegada com o tempo de 47 minutos e 58 segun-dos, quase 30 segundos à frente do segundo colocado.

Destinada a divulgar o tema “Pela consciência no uso da água”, a Corrida Pedestre de Tietê contou com a participação de centenas de competidores de todas as catego-rias, representando diversos muni-cípios da região. O evento teve o apoio do Semae (Serviço Autôno-mo Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto) e da ARES--PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Ba-cias do Rio Piracicaba e Jundiaí). Bertinho (centro, no alto) coloca Piedade, mais uma vez, no ponto mais alto do pódio

Prefeitura faz confusão e tarifa de ônibus surpreende

população uma semana antesAs novas tarifas dos ônibus mu-

nicipais entraram em vigor na última segunda-feira (23), uma semana an-tes da data anunciada pela Prefeitu-ra. A alta de até 10% pegou muita gente desprevenida e mais uma vez gerou protestos contra o transpor-te coletivo. “Na sexta-feira (20) a prefeita disse, no jornal, que tinha feito acordo com a empresa para o aumento começar só no dia 30, mas na segunda, dois dias depois, o preço já estava valendo”, dispara a comerciária Vanessa Aparecida de Carvalho, de 20 anos, residente na região do Cotianos, alegando que não entendeu nada “nessa bagunça que aprontaram para o povo”. De acordo com a Assessoria de Im-prensa do governo Maria Vicentina (PSDB), a confusão teria sido gera-da por uma falha de comunicação da data pela Ditracopi (Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo), que é o setor responsável pelo gerenciamento do sistema.

Inconformada com a falta de transparência, Vanessa criticou a administração municipal, por não brigar pelos interesses da população mais pobre. “A gente já não podia opinar sobre o valor da passagem, agora nem tem mais o direito de sa-ber dos aumentos com antecedên-cia”, queixa-se a jovem. Fazendo os cálculos mentalmente, ela disse que o aumento antecipado representa um gasto a mais na semana de R$ 3,00, somente para chegar à loja onde tra-balha no centro da cidade. O circular que ela utiliza foi a linha que teve o maior índice de reajuste, passando de R$ 2,50 para R$ 2,75. “Como o patrão não dá vale transporte e o meu dinheirinho estava contado para as despesas, a diferença vai sair do lanche”, previa a moça na manhã da última segunda-feira. “É isso, ou vou ter de ir à pé uma ou duas vezes”, acrescentou.

Outro piedadense insatisfeito com o sistema de transporte público em Piedade é o agricultor Antônio Silva, que reside próximo ao bairro Batata Doce. A exemplo de outros usuários do sistema, ele opina que a qualidade do serviço não justifica o preço cobrado. “Se a Prefeitura mantivesse as estradas menos es-buracadas já seria uma maneira de diminuir o sofrimento dos passagei-ros”, sugere.

Na última segunda-feira (23), cartazes colocados nos ônibus já anunciavam novos preços das passagens uma semana antes

Fonte: Ditracopi e Empresa de Ônibus VilaElvio

AUMENTO MENOR - A Em-presa de Ônibus Vila Elvio, atual responsável por todas as 11 linhas do sistema municipal de transpor-te coletivo, garante que cumpre à risca as determinações da Prefei-tura e ainda oferece benefícios aos usuários que não estão previstos na concessão dos serviços. Uma dessas vantagens é a não aplicação dos rea-justes integrais autorizados pelo po-der público. “Nós vamos segurando os aumentos, dando descontos aos passageiros, enquanto conseguimos segurar os repasses dos custos”, ex-plica Lúcio Hess, diretor da trans-portadora.

Maristela Hess Borzacchini, ou-tra integrante da diretoria da Vila El-vio, explica que outra praxe adotada pela empresa para não surpreender a população com os reajustes é dar um prazo de 10 dias para o início da cobrança dos novos valores. Segun-do ela, após a publicação do decreto da chefia do Executivo com a tabela atualizada das tarifas, cartazes são afixados nos ônibus, para que os usuários tomem conhecimento com antecedência. No dia 20 de março, no entanto, a Folha de Piedade fotogra-fou carros da empresa circulando sem o aviso da majoração que entraria em vigor na segunda-feira seguinte.

Conforme o Decreto 6.235, as-sinado pela prefeita Maria Vicenti-na, os novos valores poderiam ser cobrados a partir de 13 de março, data em que o documento foi publi-cado no jornal oficial da Prefeitura. As majorações máximas permitidas foram de 6,25%, 8,33% e 10%, va-riando de acordo com os percursos. A empresa está autorizada a aumen-tar as tarifas das linhas mais longas de R$ 3,00 para até R$ 3,40, mas, por enquanto, o passageiro está pa-gando R$ 3,25; no caso dos trajetos de média distância, o aumento per-mitido pela Prefeitura é de R$ 2,80 para até R$ 3,25, mas, com o des-conto, está em R$ 3,00. Conforme os diretores da Vila Elvio, a única tarifa que sofreu o reajuste integral autorizado é a dos circulares, cujas passagens passaram de R$ 2,50 para R$ 2,75 (confira como ficaram todas as tarifas na tabela ao lado).

CONFUSÃO - O desencontro de informações sobre o início da co-brança das novas tarifas fica eviden-

te nos dois comunicados enviados pela Prefeitura à Folha de Piedade em resposta a questionamentos so-bre o transporte coletivo. No dia 18 de março, um e-mail informava que administração municipal soli-citara à empresa Vila Elvio, no dia 13, que os novos valores começas-sem a vigorar somente após o dia 30. “Portanto, nesta semana ainda estão sendo comercializados os va-lores reajustados”, concluía a nota. Na última quarta-feira (25), no en-tanto, outro informe esclarecia que

as tarifas reajustadas estavam em vigor desde o dia 23. “A Prefeitura esclarece que a partir do momento em que é assinado o decreto pela Prefeita Municipal, os valores já podem começar a ser praticados pelas empresas. Contudo, houve um acordo entre as instituições para que o aumento fosse adotado somente após dez dias da publicação”, escla-recia o documento. Por telefone, a Ditracopi admitiu que houve erro no cálculo dos 10 dias para a vigência do aumento.

Prefeitura Vai ao Bairro será neste sábado, na Vila Élvio

Cinema. Na oportunidade, serão levantadas as necessidades do bairro e de localidades adjacentes, como: Fazendinha, Sarapuí dos Torres, Sarapuí de Cima, Soares e Santos e Paiol.

Page 7: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

7POLÍCIAPiedade, 27 de março de 2015

Uma sorocabana de 28 anos foi atropelada na madrugada de 20 de março, na rodovia SP-79. Ela fazia xixi na beira da pista quando a atingiu um automó-vel não identificado. Socorrida à Santa Casa, ela foi transferida ao Hospital Regional de Soro-caba com suspeita de perfura-ção do pulmão.

A Polícia Rodoviária atendeu à ocorrência, por

Quatro adolescentes com idades entre 16 e 17 anos foram flagrados com maconha, dentro de sala de aula, na escola Maria Paula Ramalho Paes. A ocorrência foi registrada por volta das 11h do dia 18 de março e atendi-da pela Guarda Municipal. Um dos alunos foi levado à delegacia e pos-teriormente liberado aos seus pais.

A GM foi acionada pela direção da escola. Segundo relato de uma professora, durante a aula de artes o grupo de adolescentes estava em atitude suspeita. Ao se aproximar da mesa, viu duas folhas brancas pre-enchidas com maconha. Ela ordenou aos alunos que entregassem a subs-tância, porém, os garotos atiraram a droga ao chão. Consta no boletim de ocorrência que uma estudante en-volvida chegou a esfregar os pés no assoalho, a fim de eliminar o maior volume de evidências possível.

Os quatro alunos foram levados à sala da direção, onde foi realizada

O trecho da rodovia SP-79 entre Piedade e Tapiraí registrou dois graves acidentes na segunda--feira (23). A primeira colisão envolveu uma Ford Ranger e um Fiat Uno com quatro ocupantes. O motorista da picape estaria em-briagado e foi preso em flagrante. Horas mais tarde, terminou mal uma tentativa de ultrapassagem

Lateral do Uno ficou totalmente destruída com a colisão Ranger era guiada por motorista que assumiu ter bebido Gol foi atingido durante tentativa de ultrapassagem Hilux chegou a capotar várias vezes na pista

Embriaguez e imprudência causam acidentes na SP-79envolvendo uma Toyota Hilux e um VW Gol.

BEBEU E DIRIGIU - Por volta das 15h25, a Polícia Rodo-viária foi chamada para atender ocorrência na altura do bairro dos Pintos. O motorista de um Fiat Uno relatou que dirigia sentido Tapiraí quando, em uma curva,

deparou-se com a Ford Ranger na contramão. Ele tentou desviar, po-rém, não conseguiu evitar a coli-são. Um dos passageiros do carro de passeio teve ferimentos graves e teve de ser removido ao Hospital Regional de Sorocaba. Os demais ocupantes – incluindo uma crian-ça de um ano de idade – apresen-taram lesões leves e passam bem.

O motorista da Ranger era o caseiro Ivan Batista Pereira No-vais. Além do aparente estado de embriaguez, ele confessou aos policiais rodoviários que havia tomado ‘umas pingas e cervejas’ antes de assumir o volante. Mo-mentos depois, o exame clínico comprovou o alto teor etílico no sangue do caseiro. Novais foi

preso em flagrante e enviado ao centro de detenção de Sorocaba.

APRESSADINHO - Por vol-ta das 21h30, na altura do bairro Miguel Russo, uma picape Toyota Hilux seguia para Tapiraí quando tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido. Ao se deparar com um caminhão à sua frente, o motorista tentou voltar para a

pista, porém, bateu na traseira de um VW Gol.

Com o impacto, a Hilux per-deu o controle e capotou na pista. O Gol também ficou desgoverna-do e veio a cair em um barranco. As vítimas tiveram ferimentos leves e foram socorridas à Santa Casa de Misericórdia. Os automó-veis envolvidos no acidente fica-ram completamente destruídos.

Porções de cocaína, flaco-netes vazios, armas e munições. Esse foi o arsenal encontrado por policiais civis de Piedade em um apartamento no CDHU Ayrton Senna na manhã de quarta-feira (25). O responsável pelo imóvel, o gesseiro W.D.A., 40 anos, foi preso em flagrante. Segundo informações, ele possui conde-

PC fecha biqueira das drogas no Ayrton Sennanações anteriores pelo crime de tráfico de drogas.

As apreensões foram feitas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. A equipe de investigação da Polícia Civil teria levantado informações de que um ponto de venda de entorpecentes funcionaria no local. Por volta das 6h30, com apoio da Guarda Mu-

nicipal, os policiais entraram no apartamento.

Durante as buscas, foi locali-zada uma porção bruta com 104 gramas e cocaína e outras duas porções embaladas do entorpe-cente. A droga estava escondida em um buraco na parede, atrás de um sofá. Além do entorpecente, a equipe encontrou 40 flaconetes

vazios, R$ 55,00 em dinheiro e 100 munições de calibre 22. W. confessou possuir uma arma com aquelas características e indicou aos policiais onde estava o re-vólver.

O gesseiro foi conduzido à delegacia e, posteriormente, ao CDP de Sorocaba, onde aguar-dará decisão da Justiça.

Alunos preparavam cigarros de maconha dentro de sala de aula

Assaltante morre em troca de tiros com a

PM, em IbiúnaUm criminoso foi baleado e fa-

leceu, durante troca de tiros com a Polícia Militar em Ibiúna, na noite de 24 de março. O episódio aconteceu durante atendimento de ocorrência de roubo em uma garagem de ônibus lo-calizada no bairro Curral. Outros dois indivíduos foram presos e, com eles, foram apreendidas armas, celulares e um colete à prova de balas.

A viatura fazia patrulhamento, quando foi avisada sobre um assal-to em andamento na garagem de

ônibus da empresa Viação Danúbio Azul. Ao chegarem no local, os poli-ciais foram recebidos a tiros. As au-toridades revidaram o fogo, atingin-do Nivaldo Moraes Batista, 42 anos. Ele foi socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e mor-reu. Outros dois indivíduos foram presos, Leonardo Luiz Martins, 28 anos, e Ralfred Queiroz de Moura, 27. Cerca de dez funcionários que eram mantidos como reféns foram liberados sem ferimentos.

Leonardo Luiz Martins Ralfred Queiroz de Moura

Nas últimas três semanas, as abordagens no centro comercial eram constantes: “O senhor pode ajudar nossas crianças?”, dizia, em português precário, uma simpáti-ca moça de feições asiáticas. Na segunda-feira (23), ela foi detida pela Guarda Municipal, levada à delegacia e acusada de crime con-tra a economia popular.

Por volta das 16h20, a GM re-cebeu chamada de populares a res-peito do comportamento da garo-ta, que interpelava os transeuntes das ruas centrais com pedidos de doação. Grace era vista agindo na companhia de outras pessoas, po-rém, no momento da abordagem estava sozinha. Ela foi levada à DP para prestar esclarecimentos.

HISTÓRIA ENROLADA - A acusada é Grace Suico, 28 anos, nascida em Davao City, Filipinas. Com ela, as autoridades encontra-ram diversos materiais gráficos em nome da ONG Children’s Joy Foundation, uma planilha com a relação de doadores e dois cartões bancários em nome de terceiros.

Na delegacia, a jovem que mostrava desenvoltura em pedir dinheiro nas ruas alegou não falar português. Em depoimento colhi-do em língua inglesa, fez um relato repleto de contradições e infor-mações truncadas. Ela dizia estar hospedada na residência de uma tia no bairro de Moema, em São Paulo. A funcionária da Polícia Civil precisou insistir muito para que Grace desse mais informações

Filipina que pedia doações é detida pela Guarda Municipal

sobre o endereço. Fazendo-se de desentendida, ela relutava em in-formar a rua e o número da pro-priedade, por exemplo.

Grace dizia, ainda, não saber que havia implicações em solicitar doações a uma ONG sem repre-sentação no Brasil. Alegou que representava a instituição em seu país, no sudeste asiático, e por isso imaginou que seria possível apro-veitar a viagem à América do Sul para pedir donativos. Questionada sobre os comprovantes de envio das doações, a ‘missionária’ disse que ainda não repassara nenhum valor pelo fato de ter começado a trabalhar naquele dia. A história não procede, uma vez que Suico e sua equipe estão em Piedade há semanas. A reportagem da Folha de Piedade, inclusive, foi abor-dada pela acusada em diversas ocasiões. No que diz respeito aos cartões bancários, a jovem filipina argumentou que os encontrara em uma estação de trem na cidade de Osasco e, por não saber a quem devolver, decidira ficar com eles.

CRIME - Por determinação do delegado Oscar Garcia Ma-chado Jr., foi elaborado termo cir-cunstanciado de ocorrência. Gra-ce Suico foi liberada, mas deverá comparecer em juízo para respon-der por crime contra a economia popular - obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos.

revista na mochila de cada um de-les. Nos pertences de um rapaz de 16 anos, os educadores encontraram uma pequena porção de maconha. A GM foi chamada, bem como os res-ponsáveis pelos estudantes. O rapaz em cuja mochila estava a droga foi levado à delegacia.

Mulher é atropelada enquanto faz xixi em rodoviavolta das 5h, na altura do bair-ro Jurupará. No local, as au-toridades foram informadas de que a vítima, um casal de ami-gos e uma criança trafegavam com destino a Sorocaba quan-do, por falta de combustível, precisaram parar o automóvel no acostamento.

Uma das ocupantes apro-veitou o momento para aliviar a bexiga. Ela se afastou do veícu-

lo, arriou as calças e começou a urinar, quando foi acertada. Os amigos da azarada ‘mijona’ não souberam precisar marca, cor ou modelo do carro, porém, relataram que o motorista fugiu sem prestar socorro.

De acordo com a Polícia Rodoviária, tanto a vítima quanto as testemunhas apre-sentavam sinais notórios de embriaguez.

Page 8: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

8 COTIDIANO Piedade, 27 de março de 2015

A comunidade do bairro Moreiras continua de-sassistida pelo poder público, no que diz respeito a serviços básicos. Na Rua 3, o lixo se acumula há dias devido a falhas na coleta. De acordo com moradores, seringas usadas e outros objetos perigosos se encon-tram entre os resíduos caídos ao chão. “As crianças brincam ali por perto e podem vir a se machucar”, aponta um munícipe. “Além disso, tem um senhor que acumula lixo na residência. A Vigilância Sanitária deveria dar uma olhadinha na casa dele”, completa. A falta de serviços de máquina também gera transtorno. Ruas esburacadas e em condições quase intransitáveis também figuram entre os diversos problemas daquela comunidade. Na Rua 6, moradores chegaram a fazer abaixo assinado para a Prefeitura. O esforço, contudo, jamais surtiu resultado. As péssimas condições pre-judicam cerca de 10 famílias que vivem naquela rua.

Imagem enviada por leitor flagra muita sujei-ra e lixo esparramado na Praça Coronel João Rosa. O registro foi feito na ma-nhã de quarta-feira (25). Segundo informações, co-merciantes das imediações produzem um grande vo-lume de resíduos e deixam os sacos de coleta à mercê dos cães que perambulam pela cidade. O resultado é o que se vê na foto...

VOCÊ É O REPÓRTER VOCÊ É O REPÓRTER

Lixo, buracos e abandono: o Moreiras pede socorro Quesujeira!

Page 9: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

9COTIDIANOPiedade, 27 de março de 2015

A Procissão e a Missa de Ra-mos abrem, na manhã do próximo domingo (29), as comemorações da Semana Santa em todo o mundo. Em Piedade, no entanto, a celebra-ção mais importante do calendário litúrgico começará um dia antes, com uma visita do arcebispo metro-politano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. O líder católico na região presidirá uma mis-sa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a partir das 8h, para marcar a inauguração e bênção do Centro Pastoral São João Paulo II, a nova denominação do salão pa-roquial. O espaço, anexo ao templo, passou por reformas e foi reestrutu-rado para abrigar reuniões e eventos comunitários.

Repetindo a tradição iniciada em 1890, a programação oficial será aberta no domingo, às 9h, na Capela do Jacueiro – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus –, com a Procissão de Ramos. Como nos últimos 125 anos, os fiéis percorrerão os dois quilômetros entre a igreja da Vila Olinda e a Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Centro, orando e can-tando hinos em louvor a Jesus, se-guindo a imagem do Filho de Deus. O cortejo reunirá homens e mulheres de todas as idades, à pé, de bicicleta e até de trator, além de muitos cava-leiros (leia mais sobre a participação dos cavaleiros na página 11). Em se-guida, todos participarão da Missa de Ramos da Paixão do Senhor. A programação prosseguirá até o Do-mingo de Páscoa, 5 de abril, quan-do todos os cristãos comemoram a ressurreição de Cristo e a esperança de salvação para toda a humanidade.

Ainda no Domingo de Ramos, outra cerimônia carregada de simbo-logia será a Bênção dos Ramos, às 16h, no Lar São Vicente de Paulo, no Parque da Torre. De lá sairá a se-gunda procissão do dia, em direção à nova Matriz do Sagrado Coração, que está sendo construída ao lado da Capela do Jacueiro. Uma missa solene também será celebrada neste local. Às 19h, na Matriz de Nossa Senhora, terá início a última ceri-mônia do dia, a Missa de Ramos da Paixão do Senhor.

A agenda oficial das comemora-ções da Semana Santa prossegue na segunda-feira (30), às 6h da manhã,

TRADIÇÃO DE 125 ANOSProcissão de Ramos abre celebrações da Semana Santa

com a Missa da Penitência na prin-cipal igreja da cidade. No mesmo local, às 19h30, haverá a celebração das Sete Dores de Maria. Às 20h, a Capela do Jacueiro realizará a sua Via Sacra.

A celebração do Ofício das Tre-vas, às 19h30, na Matriz de Nossa Senhora, e do Terço Doloroso Me-ditado, às 20h, na Matriz do Sagrado Coração, marcarão a terça-feira (31). A quarta-feira terá, na igreja do Cen-tro, a Oração da Via Sacra e a Missa de Consagração dos Santos Óleos, a partir das 19h30. No mesmo horário, a Capela do Jacueiro será reservada à adoração ao Santíssimo Sacramento.

LAVA-PÉS - A cerimônia do Lava-pés, prova de humildade e amor à humanidade por parte de Je-sus, será o ponto alto das comemora-ções da Quinta-feira Santa nas duas igrejas. Também conhecida como Missa da Santa Ceia, a celebração terá início às 19h30 na Matriz de Nossa Senhora da Piedade e às 20h no local da construção da nova Ma-triz do Sagrado Coração. Em ambas as comunidades haverá a Vigília Eu-carística até a manhã do dia seguinte.

A Via Sacra pelas ruas da cidade abre, às 6h, o feriado da Sexta-Feira Santa. A saída será da Capela do Ja-cueiro, onde também será celebrado o Sermão das Sete Palavras. O Ser-mão será repetido às 14h na igreja do centro. Às 15h haverá Celebração Adoração da Santa Cruz nas duas matrizes. Logo em seguida, procis-sões luminosas do Senhor Morto partirão de ambas as paróquias com destino ao Pátio do Divino.

O Sábado de Aleluia terá Missa da Vigília Pascal, com Bênção do Fogo Novo, às 19h30 na Matriz de Nossa Senhora da Piedade e às 20h na Matriz do Sagrado Coração.

RESSURREIÇÃO - O Do-mingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor (5 de abril) terá missas na Matriz de Nossa Senhora às 8h e 19h e às 10h no canteiro de obras da nova Matriz. Às 10h, a programação oficial da Semana Santa tem seu pe-núltimo ato, na igreja do Centro, com a Missa de Páscoa, Batismo, Crisma e Eucaristia. O encerramento das ce-lebrações será às 19h, com a Missa de Páscoa da família.

Homens e mulheres de todas as idades repetem no próximo domingo a tradição iniciada em 1890; programação conta com celebrações, procissão e missas

A coordenação regional da Apeoesp (Sindicato dos Profes-sores do Ensino do Estado de São Paulo) está convocando os profes-sores estaduais de Piedade a par-ticiparem da assembleia geral da categoria que será realizada nesta sexta-feira (27), na capital, para discutir a continuidade da greve iniciada no dia 13 de março. De acordo com a professora pieda-dense Rute Rodrigues Ayres de Araújo, enquanto maior a mobili-zação do setor, mais significativa será a pressão sobre o governo para resolver o grande número de questões pendentes na educação. “Não se trata apenas de remunera-ção, o que os professores querem é melhorar o ensino de uma maneira geral”, explica a professora, desta-cando que, da maneira como a es-cola vem sendo tratada, os maiores prejudicados são os alunos e suas famílias.

Sindicalista convoca professores para assembleiaNa avaliação de Rute Araújo,

diretora do colegiado dos Aposen-tados, o número de profissionais pa-rados em Piedade ainda é pequeno, mas ela acredita que, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, a adesão irá aumentar gradativamen-te, na medida em que o movimento ganhar mais espaço na mídia. Se-gundo ela, a rede emprega cerca de 800 profissionais no município e já houve greves, como as de 2000 e 2009, em que a maioria aderiu e as escolas ficaram fechadas durante muitos dias.

De acordo com o balanço parcial do movimento, cinco professores que atuam no município estavam em greve na última terça-feira (24) e se dedicavam a divulgar a pauta de rei-vindicações nas demais unidades da rede estadual de ensino em Piedade, juntamente com oito representantes da Apeoesp. Segundo Rute, esses profissionais atuam nas escolas Car-

los Augusto de Camargo, no Centro, e Maria Teresa do Espírito Santo, no bairro Godinhos.

Ainda de acordo com a repre-sentante da Apeoesp, a expectativa é de que a paralisação aumente no início de abril, após o pagamento do salário de março. “Com dinhei-ro no bolso para as despesas do mês, provavelmente, as pessoas se sentirão mais seguras para deixar o local de trabalho e sair às ruas para lutar pelos seus direitos”, prevê. A professora piedadense ressalta que, da maneira como a educação é tra-tada pelo governo, “nem dinheiro para entrar em greve os professores têm”, justifica Rute, lembrando que São Paulo é o único estado que não garante o piso da categoria, que é de R$ 1.900,00.

Em todo o estado, conforme o sindicato, cerca de 20% dos profes-sores estão em greve.

Em nota à imprensa, a Secretaria

Estadual de Educação orienta to-dos os estudantes da rede a compa-recer normalmente às escolas. “O direito de paralisação é legítimo, mas não pode se sobrepor ao direto inalienável de aprender dos mais de 4 milhões de estudantes. Por isso, reforçamos a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos às escolas. As faltas pontu-ais, como de praxe, estão sendo repostas por meio de um banco de 35 mil professores substitutos, garantindo assim o funcionamento das unidades”, afirma a assessoria do secretário Herman Voorwald.

A assembleia geral marcada para esta sexta-feira será no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Pau-lista, a partir das 14h. A Apeoesp disponibilizará transporte para os professores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3202-5302 e 3202-5359.

Page 10: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

10 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 27 de março de 2015

Bateu a vontade de saborear uma carne macia, suculenta e muito sa-borosa? Então, a melhor pedida é a Casa de Carnes e Assados Moraes & Moraes. Sob o comando dos primos Vanderlei e Fernando, o estabeleci-mento já se tornou referência quan-do o assunto é cortes de qualidade e atendimento personalizado. “Aqui, procuramos oferecer ao cliente tudo o que ele vier a desejar”, explica Fer-nando. “Oferecemos um tratamento diferenciado, para que as pessoas realmente tenham suas necessidades atendidas”, completa Vanderlei.

Fraldinha, picanha, contra-filé, maminha e outras peças que não po-dem faltar num bom churrasco são encontradas sempre fresquinhas. Além, é claro, do trivial para aquele almoço do dia a dia – carne moída, bifes, cortes de frango, bisteca de porco e outras variedades. A exce-lência é garantida pela parceria com frigoríficos renomados e que, assim como o açougue Moraes & Moraes, fazem da qualidade sua principal bandeira.

No campo dos produtos de fa-bricação própria, o carro-chefe é a linguiça caseira oferecida nas opções

Tudo para seu almoço ou churrasco, na

Moraes & Moraescom ou sem pimenta. Segundo os sócios, a grande procura pelo pro-duto obriga a equipe ficar de pron-tidão para que o famoso embutido não venha a faltar. Também muito procurados, os espetinhos prepara-dos pela casa levam o inconfundível tempero só encontrado na Moraes & Moraes. As iguarias são vendidas à pronta entrega, para quantidades até 10kg. Acima disso é preciso fazer encomenda antecipada, avisam os proprietários.

FACILIDADES - O estabeleci-mento possui setor de conveniência onde o cliente encontra carvão, sal grosso, temperos, embalagens, bebi-das e outros produtos para os amantes da arte do churrasco. Já quando o as-sunto é aquele almoço de final de se-mana, aos sábados e domingos é pos-sível encomendar carnes assadas. As opções básicas são: costela, frango, cupim e pernil, além das variedades costela recheada e frango recheado.

E os primos Moraes afirmam: qualquer outra carne, que seja do gosto do cliente, pode vir a ser assa-da por encomenda. “Podem me pedir, por exemplo, um pernil de carneiro.

Não temos para pronta entrega, mas encomendamos, assamos e entrega-mos”, diz Vanderlei.

As encomendas funcionam aos sábados, até as 14h e das 10h30 às 13h30 aos domingos.

RESTAURANTE - Quem prestigia a Casa de Carnes e Assa-dos Moraes & Moraes tem, ainda, a opção de fazer uma refeição no local. Anexo ao açougue, os primos mon-taram um restaurante de sistema a la

carte. Preparados no capricho, esses pratos podem ser incrementados com um grelhado opcional. O cliente es-colhe a carne, que é cortada na hora, preparada e servida.

De terça a sábado é oferecida a opção de adicionar à refeição uma das opções de assados oferecidas pela casa.

Anote o endereço: Rua Capitão Moraes, 157 – Cotianos. Telefones: (15) 3344-3212; (15) 3344-3213 e (15) 99733-2318.

Casa de Carnes e Assados Moraes & Moraes, dos primos Vanderlei e Fer-nando, é referência na cidade

Page 11: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

11COTIDIANOPiedade, 27 de março de 2015

Em 2015, a Tropeada de Itararé a Sorocaba vai passar pelo município de Piedade pela primeira vez. O even-to que é realizado anualmente, desde 2006, em maio – mês do tropeirismo – refaz parte do caminho percorrido pelos picadores de tropas – tropeiros especializados na venda de animais de carga – que vinham do sul do país para abastecer a Feira de Muares de Soroca-ba, entre os séculos 18 e 19. Essa ativi-dade foi responsável pelo surgimento de diversas cidades, inclusive Piedade.

De acordo com Fernando da Silva Maciel, responsável pelo De-partamento de Cultura de Piedade, a

A procissão de cavaleiros no Domingo de Ramos foi restaurada há apenas dois anos, mas já se tornou um evento importante nas celebrações da Semana Santa em Piedade. De acordo com Felipe Godinho, um dos responsáveis pelo resgate da tradição, o desfile de fiéis com suas montarias nas festividades é uma herança dos tropeiros, fundadores do município, que vem desde meados do século 18, e precisa ser preservada para as futuras gerações. Ele lamenta o abandono do costume durante as últimas décadas, mas garante que a tendência, a partir de agora, é a adesão cada vez maior da população.

Um dos motivos para o otimismo do rapaz é a ampliação dos atrativos da festa, com a realização do Encon-tro de Cavaleiros no CTC (Centro de Tradições Campeiras) O Laçador. No espaço de eventos criado pelo próprio Felipe, ocorrem diversas outras ativi-dades ligadas à vida rural tradicional, como torneios equestres em suas vá-

Desfile de cavaleiros volta a fazerparte da tradição da Semana Santa

Em 2014, procissão contou com 300 cavaleiros; previsão é de 400 neste ano

rias modalidades, culinária e música. Satisfeito com a receptividade dos piedadenses à ideia, ele destaca o au-mento do número de integrantes da comitiva a cada edição da procissão. “De 200 participantes no primeiro ano, subiu para 300 em 2014”, co-memora o organizador, prevendo a adesão de, pelo menos, 400 fieis montados no próximo domingo (29).

Aos 28 anos de idade e carregan-do no DNA o amor pela lida e mon-taria de animais, Felipe entende que seu trabalho para resgatar a tradição é quase um destino. “Como descen-dente de tropeiros, eu sinto que tenho o compromisso de transmitir esse le-gado aos jovens, para que, no futuro, eles também possam repassar aos seus filhos e netos”, diz o rapaz, sem dis-farçar o orgulho.

Na organização dos cavaleiros para a procissão, Felipe tem a parce-ria do pai, Marcos Reginaldo Pereira Godinho, o Marquinho Segurança, também entusiasta das atividades

campestres, mas admite que a ins-piração vem de muito mais longe no tempo, especialmente do bisavô, Bar-tolomeu Godinho, e do avô, Arlindo Godinho, ambos criadores de muares e tropeiros de ofício.

Para o jovem, a maior recompensa é ver o “mar” de cavaleiros tomando conta do trajeto da procissão e louvan-do Jesus Cristo da melhor maneira que podem. “Podem vir de cavalo, mula ou jumento, de charrete ou carroça. O tipo de montaria não tem importância, o que vale mesmo é resgatar a nossa memória cultural”, confessa Felipe, dizendo que fica emocionado com o empenho de homens e mulheres de todas as profissões e faixas etárias, de idosos a crianças pequenas, para par-ticipar do evento.

DOIS DIAS DE FESTA - O En-contro de Cavaleiros terá atividades durante todo o Domingo de Ramos (29 de março). A concentração será às 7h30, na sede do CTC O Laçador,

que fica no bairro Boa Vista, altura do quilômetro 116,5 da SP-79. De lá, a comitiva seguirá para a Capela do Jacueiro, no alto da Avenida Coração de Jesus. A Procissão de Ramos sairá por volta das 9h, com destino à Matriz de Nossa Senhora da Piedade e, em seguida, para o Pátio do Divino, onde haverá missa e bênção aos cavaleiros.

Após a participação nas solenida-des religiosas, a comitiva retornará ao CTC, onde haverá almoço ao estilo tropeiro, animado por show sertanejo com Gabriel Marques e a dupla Jéssi-ca Santos e Jennifer.

Quem quiser passar uma tarde agradável com toda a família ainda poderá deixar a crianças se divertir à vontade no playground. Para os jovens e adultos, uma opção será aproveitar a liberação da arena para participar de provas de tambor, baliza, rédea e marcha. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 99792-6210 ou (15) 99781-0982.

Piedade entra na rota da 10ª Tropeadainclusão do município no roteiro da tropeada foi confirmada em reunião realizada na semana passada entre representantes da Prefeitura e da entidade organizadora do evento, a Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas. O que ainda falta definir é caminho que a tropa irá se-guir dentro do território piedadense, provavelmente no dia 30 de maio.

O coordenador da 10ª Tropeada no município, o vereador e cavaleiro Tirso Castanho (PV), explica que o percurso dos tropeiros em Piedade vai depender da sequência mais adequada para que grupo chegue a Sorocaba no

dia 31, a tempo de participar do desfi-le de encerramento da 48ª Semana do Tropeiro. Se a opção no trecho local for seguir de Pilar do Sul para Salto de Pirapora, Piedade e Votorantim, a tropeadas passará pelos bairros Leites, Piraporão e Jurupará. Caso o caminho seja invertido, ou seja, Pilar, Piedade, Salto de Pirapora e Votorantim, a pas-sagem pelo município será, possivel-mente, pelos bairros da região oeste, como Serra, Corrêas, Buenos e Leites.

A decisão será anunciada até o início de abril, mas, qualquer que seja o trajeto, haverá recepção aos viajan-tes e acompanhamento de cavaleiros

do município nas etapas seguintes. A 10ª Tropeada irá percorrer, no to-tal, cerca de 300 quilômetros em 11 dias, a partir de 20 de maio. O grupo composto por tropeiros, muladeiros, charreteiros e cavaleiros partirá de Itararé e passará por Bom Sucesso, Itapeva, Taguarivaí, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Piedade e Votorantim, até atingir Sorocaba.

Para Fernando da Silva Maciel, a in-clusão de Piedade no roteiro da Tropeada é um reconhecimento à importância do município para o ciclo do tropeirismo e um atrativo a mais para o turismo local.

Page 12: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

0578.-------------------------------------------R$ 12.500C14, ano 69, GNV, suspensão moderna, freios a disco. (15) 99771-0057.-------------------------------------------R$ 15 MILSaveiro, GNV, 2002, revisada. (15) 99771-0057.-------------------------------------------R$ 20 MILKombi furgão, flex, 2008, revisa-da. (15) 99771-0057.

R$ 2.700Moto XTZ Lander, 2009, azul. (15) 98109-0904.-------------------------------------------R$ 3.500Neo Yamaha, 2011, prata, com-pleta. (15) 99677-5668.-------------------------------------------R$ 2.800Factor ES, 2009, partida elétrica, doc. OK. (15) 99708-3834.

PEDREIROConstrução civil, do básico ao acabamento. (15) 99738-7568.-------------------------------------------FAÇOServiços de jardim e limpeza de terreno, máquina própria. (15) 99778-3216.-------------------------------------------SEGURANÇAProcuro trabalho na área de apoio em eventos, chácaras e bailes. (15) 98161-1999.-------------------------------------------CASEIRONecessito para sitio nos Ortizes. (15) 99854-3551.

-------------------------------------------DIVERSOSAparelhos de oxigênio e aceti-leno de 3 m³ e ferramentas de funilaria. (15) 99633-0395.-------------------------------------------BARRACADe feira completa, 1,5 metros, rápida montagem. R$ 500. (15) 99600-5073.-------------------------------------------DIVERSOSTV de 5” PB com entrada DVD, R$ 80; mini DVD, R$ 70. (15) 3344-2127.-------------------------------------------PREÇOS IMBATÍVEISMourões tratados e postes de eucalipto, dura 12 anos. (15) 99854-3551.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOMódulo Taramp’s, HD 3000; bateria Heliar 150a. (15) 99690-2926.

CAMINHÃOMotor MWM ¾, ano 94, carro-ceria e bom estado. (15) 99613-9770.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOParati 1.8m ano 90, azul. (15) 98132-1590.-------------------------------------------VENDO OU TROCOGol GLS, ano 88, álcool. R$ 9.200. Troco por carro menor valor. (15) 99794-3312.-------------------------------------------R$ 15 MILCaminhonete Dakota, cabine simples, 2001, vermelha. (15) 98154-5887.-------------------------------------------R$ 6 MILFusca, ano 85, branco. (15) 99803-4576.-------------------------------------------VENDO OU TROCOTipo, 4 portas, tudo OK, R$ 4 mil. Troco por Fusca. (15) 99838-8426.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOGol G3, 2004, álcool, prata. (15) 3244-2110.-------------------------------------------R$ 12.800Ford KA GL, image, cinza, 2003, direção, trava e vidro elétricos. Troco por moto. (15) 99684-6073.-------------------------------------------SANTANAAno 91, bordo, 4 portas, docu-mento e motor OK, 4 pneus no-vos. R$ 6.400. (15) 99685-2450.-------------------------------------------TROCOCarro em terreno de até R$ 20 mil. (15) 99702-5811 ou 99745-5557.-------------------------------------------R$ 24 MILStrada Fire 1.4, 2012, cabine simples, branca. (15) 99662-

12 CLASSIFICADOS Piedade, 27 de março de 2015

Chácara de 24000 m², chalé, churrasqueira, piscina, cacho-eira e casa, na cidade. (15) 99777-5580-------------------------------------------R$ 125 MILSitio de 28,857 alqueires, 2 ribei-rões, duas nascentes, 4 km do asfalto e 5 km de Tapiraí. (15) 99830-9481.-------------------------------------------R$ 200 MILChácara no Bairro Limal, com casa 6 cômodos e tanque. (15) 3244-2434.

MOREIRASSalão comercial. R$ 55 mil. Tro-co por carro. (15) 99624-8484.-------------------------------------------R$ 90 MILSorveteria completa. (15) 99669-2961.

COMERCIALBarracão de 310 m², em frente à Escola Theodora. (15) 7812-1663.

PUFFS40 unidades de 0,40 x 0,40. R$ 40 cada. (15) 98123-0691.-------------------------------------------R$ 500Máquina de costura industrial. (11) 99687-6341.-------------------------------------------DOA-SECachorra labradora, preta, 8 meses, carinhosa e dócil. (15) 99692-3852.-------------------------------------------COMPUTADORSemp Toshiba, 128 MB, 80 GB, caixas de som. R$ 100. (15) 99759-6701.-------------------------------------------DIVERSOSOfurô com aquecedor, motor com bomba, máquina de costu-rar sacos e outras. (15) 99702-9735.-------------------------------------------TV’SDe 29”, Aiwa, R$ 185; 21”, tela plana, Philips, R$ 150; 14”, R$ 120. (15) 99794-3312.-------------------------------------------ALUGOEspaço com quarto, camarim, piscina e churrasqueira por quantidade de pessoas. (15) 99665-6867.

-------------------------------------------COTIANOSAlugo chalé para duas pessoas. R$ 480. (15) 99777-5580.-------------------------------------------VILA OLINDAAlugo quarto e cozinha; wc e quintal separados. R$ 300. (15) 99849-5070.-------------------------------------------JARDIM SINIBALDYAlugo 2 cômodos, wc e área de serviço. R$ 350. (15) 3244-3825 ou 99706-4842.

BOM NEGÓCIOLote de 250 m², poço, luz. (11) 96476-7151.-------------------------------------------CIDADETerreno de 40000 m² com casa avarandada. R$ 580 mil. (15) 99777-5580.-------------------------------------------OPORTUNIDADEDois terrenos de 15000 m² cada, mata e água, ao lado Lar da Mô-nica. (15) 99662-5025.-------------------------------------------OPORTUNIDADETerreno de 1.350 m², 70% murada, plano, rede de esgo-to, próximo a Ci Mendes. (15) 98119-2732.-------------------------------------------R$ 20 MILLote plano no Ciriaco. (15) 99744-4089.-------------------------------------------PAULAS E MENDESLote, pronto para construir. R$ 60 mil. (15) 99763-8150.-------------------------------------------OPORTUNIDADELote de 350 m², com casa 5 cô-modos e mais área de 100 m² para comércio. (15) 3344-2309 ou 99706-7955.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOTerreno de 400 m² com água, luz, asfalto e esgoto, próximo à estrada Garcias. (15) 99607-6832.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOLote na estrada do Godinhos, com água e luz. (15) 98105-2273.-------------------------------------------COTIANOSTerreno de 3000 m², próximo à Igreja Católica. (15) 99777-5580.-------------------------------------------GUATAMBULote, ótima localização. (15) 99777-5580.

R$ 480 MIL

carros e edícula. R$ 75 mil. (15) 99849-0006.-------------------------------------------R$ 75 MILDuas casas com quatro cômo-dos cada, garagem, água de poço, churrasqueira e quintal. (15) 3344-2350 ou 99742-7124.-------------------------------------------BAIRRO MOREIRASCasa com 2 quartos, sala, cozi-nha, wc, garagem com laje. R$ 100 mil. (15) 99711-7506.-------------------------------------------CIRIACO DE CIMACasa de 468 m², com 5 cômo-dos, wc, pomar e água de poço. (15) 98107-8943.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOCasa com 4 cômodos, wc, por-tão eletrônico, circuito interno, garagem 3 carros. (15) 98105-2273.-------------------------------------------VILA MORAESCom 2 quartos, sala, cozinha, wc, lavanderia, garagem 2 car-ros e mais 2 cômodos de laje. R$ 90 mil. (15) 3244-4539.-------------------------------------------VILA MARIACasa com 2 quartos, sala e cozinha, documentada. (15) 99772-4920.-------------------------------------------R$ 45 MILCasa de 125 m², com 4 cômo-dos, garagem e murada. (15) 99683-4103.-------------------------------------------VILA MARIACasa com 2 quartos, sala, cozi-nha e wc. (15) 99722-4920.

ALUGA-SEDois cômodos, na Rau 21 de Abril, máximo 2 pessoas. (15) 99705-0011.-------------------------------------------PERUÍBECasa 2 quartos, sala, cozinha, 2 wc e garagem. (15) 98157-6445.-------------------------------------------ALUGOCasa com quarto, cozinha e wc, próximo Igreja Congregação. (15) 3244-2945.

Comprida, à beira mar. Troco por chácara em Piedade. (15) 99794-3312.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOSobrado com 2 quartos (uma suíte), 2 cozinhas, sala, lavan-deria, churrasqueira e garagem 2 carros. (15) 99784-7313.-------------------------------------------R$ 43 MILCasa com 4 cômodos, wc, mu-rada, em meio lote. (15) 99683-4103.-------------------------------------------BAIRRO GARCIASCasa com 2 quartos, sala, co-zinha, lavanderia, garagem 2

VENDO OU TROCOCasa com 6 cômodos em ter-reno de 2000 m², a 200m do asfalto. (15) 99743-5780.-------------------------------------------R$ 20 MILApartamento com 2 quartos, sala, cozinha e wc, no Airton Senna. R$ 20 mi. (15) 99694-1307.-------------------------------------------R$ 320 MILCasa com 3 dormitórios, gara-gem 6 vagas e escritura na Rua da feira. (15) 99784-1152.-------------------------------------------TROCOCasa para 23 pessoas na Ilha

TROCO OU VENDOCasa com 4 cômodos, vista lin-da, Bairro Caetezal, em terreno de 1000 m². R$ 60 mil. (15) 3344-4014 ou 99618-8563.-------------------------------------------BAIRRO CIRIACOCasa com 4 cômodos, R$ 70 mil. (15) 99696-2147.-------------------------------------------

TERRENOS e LOTES

vendem-se

CHÁCARASe SÍTIOS

vendem-se

VEÍCULOS

MOTOS

EMPREGOSoferta e procura

OPORTUNIDADESe NEGÓCIOS

COMERCIAISalugam-se

CUPOM VÁLIDO PARA ANÚNCIOS NOS MESES DE MARÇO E ABRIL DE 2015

CASAS eAPARTAMENTOS

alugam-se

CASAS e APARTAMENTOS

vendem-se

COMERCIAISvendem-se

VAGAS DE EMPREGO NO PAT DE PIEDADE

O PAT de Piedade atende na esquina das ruas Tenente Procópio Tenório e São Jorge, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

• Açougueiro (3 vagas)

• Auxiliar de Expedição

• Auxiliar de Soldador - (vaga temporária)

• Caseiro (2 vagas)

• Costureira

• Empregada Doméstica

• Estágio para área da Qualidade

• Fresador

• Mecânico de Autos

• Soldador (vaga temporária)

• Trabalhador Rural

Cartório de Registro Civil de Piedade/SP

Edital n° 12023 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: LEANDRO PURIFICAÇÃO TEICH, nascido em São Paulo-SP 32º Subdistrito – Capela do Socorro, solteiro, advogado, residente e domiciliado na Rua Sorocaba, nº 11, Vila Olinda, Piedade, SP, filho de Ar-mênio Teich e de Izilda Regina Purificação Teich e DANILA ROLIM SOARES, nasci-da em Sorocaba-SP 2º Subdistrito, solteira, secretária, residente e domiciliada na Rua Saterina, nº 09, Vila Maria, Piedade, SP, fi-lha de Braz Rolim Soares e de Maria Amelia Vieira Soares.Edital n° 12024- Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: EZEQUIEL BRUNO FERREIRA DE MEIRA, nascido em Votorantim-SP, solteiro, ajudante geral, residente e domiciliado na Rua Benedito Soares da Silva, nº 70, Pau-las e Mendes, Piedade, SP, filho de Adilson de Meira e de Maria Aparecida Ferreira de Meira e SUÉLEN APARECIDA DA SILVA, nascida em Piedade-SP, Solteira, do lar, residente e domiciliada na Rua Benedito Soares da Silva, nº 70, Paulas e Mendes, Piedade, SP, filha de Edvaldo da Silva e de Silvana Aparecida Pereira da Silva.Edital n° 12025 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: AMARILDO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, nascido em Piedade-SP, solteiro, operador de produção, residente e domiciliado na Rua Armando Sales de Oliveira, nº 642, Centro, Piedade, SP, filho de Amarildo Pereira da Silva e de Maria Aparecida Franco Oliveira da Silva e GE-NECÍ CÍCERA DE OLIVEIRA, nascida em Porteiras-CE, solteira, estagiária financeira, residente e domiciliada na Rua 21, nº 30, Ciriaco, Piedade-SP, filha de Gelmi Fran-cisco de Oliveira e de Maria Cícera Silvino dos Santos.

Edital n° 12026 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que preten-dem se casar: RODOLFO BUENO DE CAMARGO, nascido Piedade-SP, soltei-ro, agricultor, residente e domiciliado no Bairro dos Corrêas, Piedade, SP, filho de Ezequias Bueno de Camargo e de Elfrida Shineider de Camargo e ROSANGELA VIEIRA DE JEZUS, nascida em Piedade--SP, solteira, vendedora, residente e do-miciliada na Rua Capitão Moraes, nº 10, Cotianos, Piedade, SP, filha de Antenor Vieira de Jezus Filho e de Angela Maria Pereira de Jezus.Edital n° 12027 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: EDSON SIYOSO NISHIMUTA, nascido em Adamantina-SP, divorciado, lavrador, residente e domiciliado no Bairro da Liberdade, Piedade, SP, filho de Antonio Tekanori Nishimuta e de Kazuko Utimura Nishimuta e FERNANDA DANIELE SEVE-RINO, nascida em São Jorge do Ivaí-SP, solteira, do lar, residente e domiciliada no Bairro da Liberdade, Piedade, SP, filha de Manoel Severino e de Leonilda Francisco Severino.Edital n° 12028- Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: KURT STELZER, nascido em Piedade-SP, lavrador, residente e domici-liado na Rua Abilio Americo, nº 138, Vila Olinda, Piedade, SP, filho de Rodolfo Stel-zer e de Fátima Maria da Silva Stelzer e BRUNA MACIEL DE OLIVEIRA, nascida em Sorocaba-SP e registrada em Piedade--SP, Solteira, do lar, residente e domiciliada na Rua Abilio Americo, nº 138, Vila Olinda, Piedade, SP, filha de Renato Maciel de Oliveira e de Anesia dos Santos.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

Cartório de Registro Civil do Paruru

Ibiúna/SPELIANE BERTOCO DE LIMA, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem se casar: DANIEL SEBASTIÃO DE OLIVEIRA, divorciado, militar inativo, nascido em Colina, Estado de São Paulo, residente e domiciliado à Estrada Municipal, s/nº, Cocais, Ibiúna, Estado de São Paulo, filho de Euclides de Oliveira e Natalia da Cruz de Oliveira e GEUSANIA CADENAS DAS NEVES, divorciada, manicure, nascida em Três Fronteiras, Estado de São Paulo, residente à Es-trada Municipal, s/nº, Cocais, Ibiúna, Estado de São Paulo, filha de Lazaro Bueno das Neves e Carmen Cadenas das Neves.ELIANE BERTOCO DE LIMA, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem se casar: FABIO SEBASTIÃO PINTO DE CA-MARGO, casado, segurança, nascido em Piedade, Estado de São Paulo, residente e domiciliado à Rodovia Bunjiro Nakao km 8,6 - Distrito do Paruru, Ibiúna, Estado de São Paulo, filho de Irineu Pinto de Camargo e Sonia Soares de Camargo e CRISTIANE PEREIRA, casada, do lar, nasci-da em Ibiúna, Estado de São Paulo, residente à Rodovia Bunjiro Nakao km 8,6 - Distrito do Paruru, Ibiúna, Estado de São Paulo, filha de Sebastião José Pereira e Maria de Lourdes Pereira.ELIANE BERTOCO DE LIMA, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem se casar: GILBERTO JOSÉ PEREIRA, soltei-ro, agricultor, nascido em Piedade, Estado de São Paulo, residente e domiciliado à Rua Tiburcio José Pereira, nº 58 - Distrito do Paruru, Ibiúna, Estado de São Paulo, filho de Antonio Jose Pereira e Benedita Soares Pereira e ELIANA APARECIDA GODINHO DA SILVA, solteira, agricultora, nascida em Ibiúna, Estado de São Paulo, residente à Rua Tiburcio José Pereira, nº 58 - Distrito do Paruru, Ibiúna, Estado de São Paulo, filha de Antonio Godinho da Silva e Neusa Godinho da Silva.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

Page 13: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

13ENTRETENIMENTOPiedade, 27 de março de 2015

• BISCOITO GRUDADO - Quan-do os biscoitos ficarem grudados na assadeira, basta colocar a for-ma durante uns minutinhos em cima da chama do fogão.

• QUIABO SEQUINHO -Dica da vovó: o quiabo fica sequinho e sem baba se você lavá-lo intei-ro, secar bem e deixar de molho (durante 15 minutos) no suco de limão. Depois é só lavar ligeira-mente, cortar a gosto e cozinhar.

• SALADA DELICIOSA - Quer fa-zer uma salada de quiabo deli-ciosa? Cozinhe inteiro, deixe es-friar e tempere a gosto.

• BOLO SAUDÁVEL - Para untar a forma de bolo, ao invés de fa-rinha de trigo, polvilhe aveia, fa-relo de trigo ou farinha de rosca.

• FORA DO PONTO - Às vezes o bolo assa demais e fica com aquela crosta marrom. Use um ralador de queijo e, delicada-mente, rale toda a parte queima-da. Depois use a massa assada a gosto. Se for empregar recheio, salpique rum, conhaque, guara-ná ou água fervida com canela e açúcar antes de rechear.

• CHOQUE TÉRMICO - Corte as batatas, mergulhe em água fer-vendo e deixe alguns minutos. Retire e mergulhe imediatamen-te em água gelada. Escorra bem, seque e frite em bastante óleo.

• BOA DICA - O cheiro de fritura impregna a casa toda. Para evi-tar isso, quando terminar a fritu-ra, jogue canela em pó num fri-gideira seca e aqueça durante al-guns minutos.

• PANQUECA CONGELADA - In-tercale os discos de panquecas com papel impermeável. Embru-lhe em papel alumínio na quan-tidade que costuma consumire coloque no freezer.

• BANANA SEQUINHA - Banana frita é uma delícia. Experimente passar na farinha de trigo antes de fritar. Assim, não encharca.

• SEM SUJEIRA - Para empanar frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plás-tico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

• POLENTA FÁCIL - O segredo da polenta deliciosa é fazê-la em água fria. Mexer com colher de pau até ferver e engrossar. O tempo de cozimento e de 40 mi-nutos. Menos que isso, o sabor fi-ca comprometido.

• CENOURA RENASCIDA - Aque-la cenoura que ficou murcha e esquecida no fundo da gaveta da geladeira pode renascer. Bas-ta deixá-la de molho em água gelada misturada com uma co-lher de chá de mel.

• PATÊ RÁPIDO - Rale uma ce-noura descascada. Tempere com sal a gosto. Junte creme de lei-te. Misture e use em sanduíches.

• COUVE BRANQUINHA - Na ho-ra de cozinhar, adicione um pou-co de leite na água e mais o sal ou os seus temperos preferidos.

O assunto “celulite” é inesgo-tável porque ela parece inevitável. Tanto que muitas mulheres, incluin-do algumas famosas, assumir am-que têm o “problema” e decidiram ser felizes assim mesmo. Esta pare-cer ser uma decisão inteligente e li-bertadora, porque assumir os limi-tes é mesmo o primeiro passo rumo à alegria plena de viver.

No entanto, mesmo a celuli-te assumida merece tratamento, já que perna lisinha continua sendo o sonho de todas as mulheres. Então se dá para melhorar, por que não?

Um dos tratamentos bem atu-ais e que tem sido bastante frequen-te nas clínicas de estática é o ultras-som. Não é aquele ultrassom usado para exames preventivos, através dos quais se visualizam os órgãos internos, mas o ultrassom com fins estéticos, que tratam celulite, flaci-dez e perda de firmeza da face e do pescoço. O tratamento de ultrassom contra a celulite pode ser aplicado por esteticistas, enquanto que o ul-trassom contra a flacidez deve ser aplicado por médico dermatologista.

O ultrassom é uma onda mecâ-nica que ultrapassa a pele e prome-te quebrar as células de gordura. É sempre combinado com outros pro-cedimentos, como a drenagem lin-fática, por exemplo.

Além de quebrar as células de gordura, o ultrassom estimula a mi-crocoagulação dos tecidos e a pro-dução de colágeno. Os especialistas explicam que o ideal é que após o tratamento com ultrassom, se prati-que uma atividade física, para poten-cializar a queima de gordura.

Quando o ultrassom é usado para tratar flacidez, ele provoca um efeito térmico e assim gera a forma-ção de colágeno, que é aquela mara-vilhosa substância responsável pela sustentação dos tecidos.

O mais comum são os tratamen-tos à base de dez a doze sessões, sen-do que as sessões de manutenção po-dem ser feitas a cada três meses.

Se a intenção é brigar contra a flacidez no rosto e pescoço, o tra-

INGREDIENTES • 2 xícaras (chá) de açúcar; • 4 colheres (sopa) de margarina sem sal; • 3 ovos; • 1 xícara (chá) de leite; • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; • 1 colher (sopa) de fermento em pó; • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó de boa qualidade.

PREPARO1. Não use batedeira, bata com co-lher de pau. Misture o açúcar com a margarina até ficar bem homogê-

BOM APETITEuuneo, adicione os ovos intei-ros, um a um, batendo sem-pre a cada adição. 2. Alternadamente, vá jun-tando a esta mistura, o leite e a farinha, aos poucos, ba-tendo sempre. 3. Por último, acrescente o fermento em pó. 4. Separe um pouco da mas-sa em uma tigela e acres-cente o chocolate em pó. 5. Unte uma forma (redon-

da de buraco no meio) com mar-garina e polvilhe com farinha de trigo, despeje metade da massa branca, por cima coloque a massa com chocolate e finalize com mas-sa branca. 6. Leve a assar em forno pré-aque-cido (180º) e asse até ficar dourado.

Dica: Use os ingredientes à tempe-ratura ambiente. Desenforme e pol-vilhe com açúcar de confeiteiro e coco. Para variar, não use o choco-late e experimente colocar fatias de banana ou de maçã sobre a massa. Polvilhe com canela em pó e leve ao forno. Asse como indica a receita.

CASA DE A a Zuu

GB Imagem

Fotos: GB Imagem

SÓ RIAuu

GB Im

agem

tamento com ultrassom é feito em apenas uma sessão e os resultados poderão ser notados após três me-ses. Neste tipo de tratamento, a ao-licação pode ser repetida apenas um ano depois.

CUIDADOS - Não dá para dei-xar de falar dos cuidados que se pre-cisa ter antes de “cair no ultrassom”. Primeiramente, escolha profissionais gabaritados no assunto. Se você já sabe que tem que ser com dermato-logista ou fisioterapeuta, não caia na tentação da picaretagem.

Não deixe de relatar ao médico os medicamentos de uso contínuo. A pele deve estar livre de ferimentos e mulheres grávidas não podem sub-meter-se a este tipo de tratamento. É também contraindicado para quem tem alterações severas de colesterol e triglicérides ou mal funcionamen-to do fígado, porque a gordura libe-rada com o tratamento será metabo-lizada nesse órgão.

É bom dizer que não existe mi-lagre quando o assunto é celulite. É

Na guerra conta a celulite, aplicações de ultrassom quebram as moléculas de gordura, melhorando o aspecto da pele

Ultrassom, o novo aliado da

BASTIDORES

Sorte grandeO ator João Cortes, conhecido por sua atuação em comerciais da operadora de telefonia Vivo, participará do episódio “O Assalto”, da série “Os Experientes”, que a Globo estreia no mês de abril. Depois, ele será aproveitado em uma das próximas novelas da emissora. Esse menino vai longe!

Namoro à distância

Sabrina Petraglia, a atriz que faz a Itália em “Alto Astral”, namora

Ramon Velasques, um engenheiro de motores de avião que trabalha

no Chile. Quem convive com a atriz conta que o namoro é à distância e o casal se encontra

apenas duas vezes por mês.

Bolo de Páscoa

DESENCANADO - João Baldasseri-ni conta que estranhou quando come-çaram os boatos de que ele seria o pivô da separação de Paolla Oliveira e Joa-quim Lopes. Agora, ele diverte-se com a situação; segundo o ator, “não tem nada a ver”. Os boatos ganharam for-ça principalmente porque na época em que aconteceu o fim do casamento, Pa-olla e João estavam trabalhando juntos na minissérie “Felizes Para Sempre”.

ASSISTA EM CASAuuInterestelar

A Terra está exaurida e um grupo de as-tronautas recebe a missão de encontrar um planeta para receber a população. Cooper (Matthew McConaughey) acei-ta liderar o grupo, mesmo sabendo que nunca mais verá os filhos. Com o pas-sar dos anos, sua filha Murph (Jessica Chastain) investirá numa própria jorna-da para também tentar salvar a popula-ção do planeta.• Ficção / 2014 / 169 min. / 12 anos / Warner Bros.

O Predestinado Um agente temporal (Ethan Hawke) en-cara sua última missão, após anos de viagens no tempo para caçar crimino-sos e executar a lei. O desafio será final-mente capturar seu inimigo mais desa-fiador, o homem que há muito o intriga e ludibria. A missão será dificultada por uma série de acontecimentos que o es-pecialista jamais havia enfrentado em toda a sua carreira, apesar de ter pas-sado muitos momentos inexplicáveis.• Suspense / 97 minutos /14 anos / Sony Pictures

Samurai X – O Fim da Lenda Kenshin Himura (Takeru Satoh) é um ex¬ assassino lendário que sobreviveu aos úl-timos dias do regime Tokugawa com ape-nas uma espada. Como Makoto Shishio (Tatsuya Fujiwara) tenta tomar o Japão, Kenshin parte para Kyoto para detê-lo. No entanto, em um confronto com as tropas de Shishio, Kenshin tem sua espada que-brada por Soujiro Seta, um dos homens de Makoto.• Ação /2014 / 95 min. / 14 anos / Focus Filmes

DINHEIRO NO CAIXÃOEm seu leito de morte, um avarento chama a mulher e diz:

— Quero levar todo o meu dinheiro comigo. Por isso, prometa que vai colocar tudo dentro do meu caixão.

Tudo bem. Vou fazer o possível!— Confio em você! — responde ele.

O marido, então, morre. No funeral, um segundo antes de o coveiro fechar o caixão, a mulher

coloca uma caixa de metal dentro dele. Uma amiga observa a cena e diz:

— Não vá me dizer que você colocou o dinheiro lá...

— Eu prometi e cumpri. Peguei todo o dinheiro,

depositei na minha conta e fiz um

cheque nominal. Se ele conseguir

sacá-lo, poderá gastar tudo.

GRAVIDEZ DIFÍCILMaria vai ao ginecologista reclamando que nao consegue engravidar.– Por favor, tire a roupa e deite-se namaca – diz o médico, preparando-se para examinar a paciente.E ela, indecisa:– Mas, doutor! Eu gostaria mesmo é que o filho fosse domeu marido!

Enquanto isso, naquele super- mercado:- Olha, filho! Uma latinha com o seu nome! - Eu te odeio, pai!- Não diga isso, Nescau.

difícil livrar-se totalmente dela, mas os tratamentos combinados com ul-trassom promovem boa melhora no aspecto da pele. Um belo bronzea-do completará o trabalho de camu-flagem.

CIRCULAÇÃO - Tem outro aspecto muito sério quando o as-sunto é celulite. Mais do que pre-juízos estéticos, ela é fruto da má circulação sanguínea e isto precisa de atenção. Daí e de novo, entra o

aspecto alimentação, que deve ser sempre balanceada. Não adiante in-vestir em tratamentos estéticos se a ingestão de alimentos é desregrada e fora das necessidades do organismo.

Atividade física é essencial tam-bém porque ativa a circulação e isso melhora e muito o aspecto da pele. Outra amiga da circulação sanguínea é a drenagem linfática que também acelera o processo de eliminação da gordura proveniente da quebra dos tecidos promovida pelo ultrassom.

Page 14: POLÍCIA - Dengue contamina 64 • Desfile de cavaleiros e ...§ão 455.pdf · Cristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742 Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SP ... peça

14 SOCIAL Piedade, 27 de março de 2015

O auditório Rubens Caetano da Silva (Cariocão) recebe, neste domingo, o espetáculo Danças Urbanas, interpretado pelo gru-po Chemical Funk. A atração é gratuita e promovida entre par-ceria da Prefeitura Municipal e o Circuito Cultural Paulista. O evento tem início às 20h. Dan-ças urbanas - O locking surgiu no final da década de 1960 e, desde então, influenciou outras vertentes das danças urbanas. Uma chance de conhecer essa dança única é assistir ao espe-táculo do grupo Chemical Funk que tem como característica a apresentação de uma drama-turgia clara e linear, repleta de tramas e surpresas, que muitas vezes utiliza-se do humor como ferramenta cênica. O Auditório Municipal fica na Rua Francisco Antônio Corrêa, 531, Parque da Torre. Outras informações pelo telefone: (15) 3244-8400.

Chemical Funk no Cariocão

Itiban: o melhor da culinária japonesaO Itiban oferece o melhor da comida japonesa com opções de rodízio e menu a la carte. Lá você encontra diversas opções em pratos quentes e frios, bem como serviço diferenciado. Nos itens bebidas, a casa tem diversidade e qualidade. Veja quem passou por lá no último dia 20 nas fotos de Tinho Som.