POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A...

36
POLÍCIA MILITAR POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de mudança na como ferramenta estratégica para o processo de mudança na PMERJ PMERJ CORONEL PAULO FREDERICO BORGES CALDAS Coordenador de Comunicação Social

Transcript of POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A...

Page 1: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

POLÍCIA MILITARPOLÍCIA MILITARDO ESTADO DO RIO DE JANEIRODO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Política Setorial de Comunicação SocialPolítica Setorial de Comunicação Social

A COMUNICAÇÃO SOCIALA COMUNICAÇÃO SOCIALcomo ferramenta estratégica para o processo de mudança na PMERJcomo ferramenta estratégica para o processo de mudança na PMERJ

CORONEL PAULO FREDERICO BORGES CALDASCoordenador de Comunicação Social

Page 2: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

A Comunicação Social como ferramenta

estratégica

A Imagem da PMERJ

Ações de Comunicação Estratégica

Conclusões

PProgramarograma

Page 3: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA

Page 4: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

A comunicação estratégica

“O papel estratégico da comunicação é auxiliar internamente, motivando os empregados a uma ação produtiva e, externamente, ajudando a posicionar a empresa junto aos públicos externos.”

(Frank M. Corrado, A Força da Comunicação,

1994.)

Page 5: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Identificação dos públicos prioritários da Identificação dos públicos prioritários da

organizaçãoorganização

Criação de canais de comunicação com os

stakeholders

Máxima integração com a comunidadeMáxima integração com a comunidade

Relacionamento transparente com a mídia

Cuidado permanente com a imagem Cuidado permanente com a imagem

organizacionalorganizacional

Investimentos em Endomarketing

Comunicação eficaz em situações de crisesComunicação eficaz em situações de crises

Campanhas de responsabilidade socialCampanhas de responsabilidade social

A Comunicação Estratégica envolve

Page 6: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

O PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA REQUER

COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO TOTALTOTAL

PÚBLICO

INTERNO

PÚBLICO

EXTERNO

ENDOMARKETING COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Page 7: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

PRINCÍPIOS ESTRATÉGICOSPRINCÍPIOS ESTRATÉGICOS

A imagem da PMERJA imagem da PMERJ

Page 8: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

“As empresas modernas são veículos de comunicação (mídias) em si mesmas. Seus prédios, o comportamento e o estilo de seus executivos e colaboradores, suas políticas, tudo se transformou em poderosos emissores de sinais positivos ou negativos.”

(Paulo Nassar - Jornalista, escritor, professor e diretor-executivo da ABERJE)

A Força da Comunicação na Empresa

Page 9: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

comunidade

mídia

poderes públicos

ONGsempresas

público interno

meio acadêmic

o

entidades de

classe

A PMERJ e os stakeholders

Page 10: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

A formação da imagem“Sem uma imagem bem refletida de nada lhe adiantará ter ou ser um bom produto, prestar um bom serviço ou ser um excelente profissional”.

(Roberto de Castro Neves, Imagem

Empresarial, 1998)

Page 11: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Ações de Ações de ComunicaçãComunicaçã

o o EstratégicaEstratégica

Page 12: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Relacionamento com a Relacionamento com a ImprensaImprensa

Produtos e serviços

Page 13: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Mailing Imprensa – Mais de 400 e-mails de jornalistas em todas as mídias, para envio de notas e avisos de pautas.

Gestão de Produto – Serviço realizado pela Assessoria de Imprensa: o projeto recebe cobertura de produtoras que atendem ao Governo do Estado e mais a difusão do Núcleo Digital do Palácio Guanabara. A melhor forma de publicação na mídia é analisada pela equipe.

Gabinete de Crise – Questões que podem trazer instabilidade institucional são rapidamente conduzidas pela CCOMSOC ao Comando da Corporação e a outras áreas interessadas (Governo, Prefeituras, Secretarias).

Manual de Relacionamento com a Imprensa – Em produção. Será distribuído a todas as Unidades.

Page 14: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Encontro com Jovens Jornalistas

Realização de cursos de capacitação para jornalistas recém-formados em assuntos relacionados à PMERJ

Page 15: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

MEDIA TRAINING

Page 16: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Programa de Treinamento em Comunicação Estratégica (PROTECT)

Já ministrado para os Comandantes Intermediários, Oficiais-Alunos do CSPI e Curso de Policiamento em Praças Desportivas.

Prepara os gestores para o relacionamento com a mídia, para crises e posicionamentos, ajudando na tomada de decisões.

Será ministrado para todos os Comandantes da área operacional por CPA, Comandantes de UPP e Oficiais P/5.

Page 17: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

SÉRIES E PROGRAMAS ESPECIAIS COM A

PARTICIPAÇÃO DA PMERJ

Page 18: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.
Page 22: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Comunicação CorporativaComunicação Corporativa

Produtos e serviços

Page 23: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Projeto Comunicando

Ciclo de palestras para capacitação dos Oficiais P/5.

Incluem treinamento de Organização de Eventos e Cerimonial, Relacionamento com a Imprensa e Qualidade nos serviços.

Ciclo da palestras nas Escolas para o Corpo Discente com o tema “Imagem da PMERJ e qualidade na prestação de serviços”.

Page 24: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Relançamentodo

PM Noticiário

Page 25: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Coberturas e Produções Audiovisuais

Serviço realizado pela equipe de criação Seção de Publicidade e Propaganda para registro de eventos internos, com filmagem e registro fotográfico. Necessário agendar com antecedência

Page 26: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Newsletter do Líder

Um email que será enviado todas as sextas-feiras para os Comandantes, Chefes, Diretores, Coordenadores e Assessores.

Informes como o telefone do plantão CCOMSOC, as notícias mais importantes e análises da mídia serão levados diretamente ao email pessoal de cada Oficial.

Page 27: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

BlogBlog&&

Redes SociaisRedes Sociais

Page 28: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.
Page 29: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Organização de EventosOrganização de Eventos &&

CerimonialCerimonial

Page 30: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

Organização de eventos voltados para o público interno

Fortalecimento da Identidade Corporativa

Fortalecimento da Hierarquia e Disciplina

Valorização do Público Interno

Reforço dos ritos, sem culto ao personalismo

Valorização da História da Corporação

Preservação das boas tradições da PMERJ

Ação de marketing institucional

Normas do Cerimonial da PMERJ - Em produção. Serão Normas do Cerimonial da PMERJ - Em produção. Serão distribuídas para todas as Unidades.distribuídas para todas as Unidades.

OB

JETIV

OS

OB

JETIV

OS

Page 31: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

ENDOMARKETING

Page 32: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.
Page 33: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

CONCLUSÕES

Page 34: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

CAPACIT

AR

CAPACIT

AR

MOTIVARMOTIVAR

INFO

RM

AR

INFO

RM

AR

FUNÇÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA

PMERJ

Page 35: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

AÇÕES DE COMUNICAÇÃO FOCADAS NAS

PRIORIDADES DA CORPORAÇÃO

Preservação e valorização da vidaValorização do Policial MilitarDesenvolvimento da Política de

PacificaçãoRedução dos indicadores de

criminalidadeAtendimento ao público com qualidade

Page 36: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Política Setorial de Comunicação Social A COMUNICAÇÃO SOCIAL como ferramenta estratégica para o processo de.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

COORDENADORCORONEL PAULO FREDERICO BORGES CALDAS

Rua Evaristo da Veiga, nº 78, 3º andar – Centro/RJTelefones: (21) 2215-2932 / (21) 8596-8014

E-mail: [email protected]