Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

7
. Correção da ficha sobre o capitalismo comercial e financeiro Política e sociedade no Antigo Regime português

Transcript of Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

Page 1: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

.

Correção da ficha sobre o capitalismo comercial e financeiroPolítica e sociedade no Antigo Regime português

Page 2: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

Correção da ficha

3.1- As carateristicas da sociedade holandesa que levavam os estrangeiros a querer viver em Amsterdão eram a sua prosperidade “ Em que outro país do mundo será tão fácil como neste encontrar todas as comodidades da vida” a mentalidade capitalista de dedicação aos negócios, mas principalmente a sua liberdade e tolerância.” Em que outro país se poderá gozar de tão grande liberdade.”

Page 3: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

3.2 A mentalidade capitalista carateriza-se pela procura de lucro e o reinvestimento para obter mais lucro “Toda a gente anda tão absorvida nos seus negócios que poderia aqui viver toda a vida sem que ninguém desse por mim.”

3.3 pertenciam à Companhia das Índias , esta era uma companhia de comércio por ações. A companhia pertencia a vários acionistas que recebiam os lucros e reinvestiam-nos.

Page 4: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

Politica e sociedade em Portugal na primeira metade do século XVIII

D. João V: representante do Absolutismo régio

Concentra os poderes legislativo executivo , judicial.Governa através dos ministros, sem cortes.

É um reinado repleto de luxo e opulência permitidos pelas remessas de ouro vindo do Brasil.Fazem-se grandes obras públicas em estilo Barroco.

o rei só tem um ministro (…) embora todos os assuntos passem pela mãos desse ministro, ele nada pode resolver por decisão própria (…) Osassuntos são resolvidoscom a orientação de sua Majestade.Descrição da cidade de lisboa, 1730

Page 5: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

As remessas de ouro brasileiro permitiram a construção de vários monumentos no estilo barroco, o principal dos quais foi o palácio convento de Mafra. Este palácio - convento devia mostrar não só o poder do rei como a sua religiosidade.

Page 6: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

O Barroco na arquitetura procura a monumentalidade e por vezes o movimento carateriza-se pelas fachadas extremamente decoradas

O Barroco português carateriza-se pela riqueza decorativa interior baseada nos azulejos e na talha dourada. Os grandes monumentos barrocos portugueses são construídos no período de envio de grandes remessas de ouro brasileiro.

Page 7: Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

Sociedade portuguesa na primeira metade do século XVIII

sociedade de ordens

Privilegiados- clero - nobrezaNão pagavam mas recebiam impostos/rendas. tinham acesso a cargos superiores, na corte , clero e forças armadas.

Não privilegiados 3º Estado ( burguesia + povo)Povo: artesãos, criadosCamponeses.A burguesia em Portugal estava enfraquecida pela concorrência da nobreza nos negócios coloniais e pelas perseguições da inquisição.