Política Externa Do Brasil

2
Política Externa do Brasil Todo país, seja por motivos diplomáticos, econômicos, culturais e sociais, necessita de se relacionar com outros países e com instituições estrangeiras. Para que determinada nação obtenha êxito em suas relações internacionais é necessário um conjunto de objetivos e posturas elaborado pelo Estado, esse conjunto refere-se à política externa. De modo geral, a política externa é planejada estudando todos os tópicos de uma relação bilateral ou multilateral entre nações, partindo de um determinado Estado, visa proteger os interesses da nação, a sua segurança e seus interesses comerciais e econômicos. A política externa está relacionada com a cooperação internacional, acordos políticos e comerciais em nível internacional e com casos de conflito. A agressão armada entre países é proibida pela Carta das Nações Unidas, documento que defende o equilíbrio do direito internacional. Somente permite tal agressão em casos de legítima defesa. A política externa é delineada pelo Chefe de Governo em conjunto com o ministro das relações exteriores. Algumas nações têm a sua política externa supervisionada pelo poder legislativo. Nos dias atuais, além de questões bélicas, a política externa se aprofunda nas questões da política econômica, principalmente na busca do equilíbrio comercial com as demais nações e no equilíbrio do balanço de pagamentos. A política externa, considerando a política econômica como tópico de seu planejamento, visa proteger setores estratégicos de sua economia perante a concorrência externa e estimular parcerias comerciais com as iniciativas estrangeiras. No Brasil, existe o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, criado a partir da necessidade do fortalecimento da participação do cidadão na gestão democrática da política externa relacionada aos direitos

description

Texto atual acerca da situacão da política externa brasileira

Transcript of Política Externa Do Brasil

Page 1: Política Externa Do Brasil

Política Externa do Brasil

Todo país, seja por motivos diplomáticos, econômicos, culturais e sociais, necessita de se relacionar com outros países e com instituições estrangeiras. Para que  determinada nação obtenha êxito em suas relações internacionais é necessário um conjunto de objetivos e posturas elaborado pelo Estado, esse conjunto refere-se à política externa.

De modo geral, a política externa é planejada estudando todos os tópicos de uma relação bilateral ou multilateral entre nações, partindo de um determinado Estado, visa proteger os interesses da nação, a sua segurança e seus interesses comerciais e econômicos. A política externa está relacionada com a cooperação internacional, acordos políticos e comerciais em nível internacional e com casos de conflito.A agressão armada entre países é proibida pela Carta das Nações Unidas, documento que defende o equilíbrio do direito internacional. Somente permite tal agressão em casos de legítima defesa.A política externa é delineada pelo Chefe de Governo em conjunto com o ministro das relações exteriores. Algumas nações têm a sua política externa supervisionada pelo poder legislativo.Nos dias atuais, além de questões bélicas, a política externa se aprofunda nas questões da política econômica, principalmente na busca do equilíbrio comercial com as demais nações e no equilíbrio do balanço de pagamentos. A política externa, considerando a política econômica como tópico de seu planejamento, visa proteger setores estratégicos de sua economia perante a concorrência externa e estimular parcerias comerciais com as iniciativas estrangeiras.No Brasil, existe o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, criado a partir da necessidade do fortalecimento da participação do cidadão na gestão democrática da política externa relacionada aos direitos humanos. Essa necessidade surgiu da opinião e observação de organizações da sociedade civil e de instituições estatais.A instituição é um grupo que, permanentemente, acompanha a execução da política externa brasileira. A ideia de sua criação surgiu durante a audiência pública “Política Externa e Direitos Humanos”, realizada em 28 de Setembro de 2005, na Câmara dos Deputados.A audiência pública contou com a presença de representantes dos três poderes, além de universidade e organizações da sociedade civil no intuito de debater a atuação do Brasil na antiga Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas.Os princípios da instituição foram definidos depois de findada a audiência pública. Foi iniciada uma pesquisa a respeito das iniciativas similares já realizadas em outras nações.A política externa brasileira segue o 4º artigo da Constituição Federal de 1988, na qual determina a posição do Brasil perante os demais países, defende a não intervenção brasileira e o respeito da autodeterminação dos povos, além da participação na cooperação internacional e postura de solução pacífica aos conflitos internacionais.