Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de...

28
Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam enodoando o ar, a terra e a água. Está na hora de outra REVOLUÇÃO.

Transcript of Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de...

Page 1: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Poluição do Ar

Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de

toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que

continuam enodoando o ar, a terra e a água.

Está na hora de outra REVOLUÇÃO.

Page 2: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. Ele é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.

O Ar...

Page 3: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Composição natural do Ar...

78% N

21% O

0,91% H

0,03% O.G

0,06% CO2

Page 4: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

A poluição atmosférica é qualquer alteração da A poluição atmosférica é qualquer alteração da composição química do ar, seja pela variação na proporção composição química do ar, seja pela variação na proporção de seus constituintes, ou pela presença de substâncias de seus constituintes, ou pela presença de substâncias estranhas que possam prejudicar os seres vivos e sua estranhas que possam prejudicar os seres vivos e sua interação com o meio onde vivem .interação com o meio onde vivem .

A poluição atmosférica...

Page 5: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

As grandes emissões de poluentes atmosféricos As grandes emissões de poluentes atmosféricos deram uma alavancada em meados do século XVIII, com o deram uma alavancada em meados do século XVIII, com o inicio da Primeira Revolução Industrial, onde ocorreram inicio da Primeira Revolução Industrial, onde ocorreram mudanças profundas no modo econômico, ou seja, o mudanças profundas no modo econômico, ou seja, o surgimento de grandes centros industriais e com isso o surgimento de grandes centros industriais e com isso o surgimentos dos primeiros focos de emissão de poluentes surgimentos dos primeiros focos de emissão de poluentes para atmosfera.para atmosfera.

A Gênese de tudo

Page 6: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Inglaterra início do século XVIII:Primeira Revolução Industrial (1760-1860).

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Page 7: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A partir do século XVIII, a ciência ingressou em A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, que desencadeou um constante processo de evolução, que desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram de uma série de novas tecnologias que transformaram de forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias. Nesse último caso, serviu de produzir mercadorias. Nesse último caso, serviu principalmente ao setor industrial, acelerando o principalmente ao setor industrial, acelerando o desenvolvimento do sistema capitalista.desenvolvimento do sistema capitalista.

Page 8: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Capitalismo e Poluição

O grau de poluição aumentou muito com a O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a também porque a Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial.mundial.

Page 9: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Segunda Revolução Industrial (1860-1900)

Quadro alemão retratando o processo de laminação do Ferro século XIX.

Page 10: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Segunda revolução industrial

Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. Dessa forma, percebemos que vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.

Page 11: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

A poluição do ar pode ser dividida em duas fontes:

Emissão de dióxido de carbono pelos automóveis.

Emissão de gases poluentes pelas indústrias.

ANTROPOGÊNICAS

Page 12: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Queima de combustíveis fosseis como o carvão e o petróleo indústrias de mineração.

Liberação de poeira pelas fábricas madeireiras.

Page 13: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

NATURAIS

Emissão das cinzas vulcânicas presença de dióxido de carbono e dióxido de enxofre.

A emissão de metano pela digestão dos animais.

Page 14: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Liberação de grande quantidade de dióxido de carbono pelos incêndios florestais.

A Fuligem resultada da combustão de metano e acetileno.

Page 15: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE TANTA POLUIÇÃO NO AR?

Page 16: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Chuva Ácida...

Page 17: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Morte e um cardume em lago acidificado pela chuva ácida.

Lavoura de milho destruída pela chuva

Destruição de monumentos históricos.

Page 18: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

Efeito Estufa...

Page 19: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida.

Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

O Efeito Estufa

Page 20: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

DIÓXIDO DE CARBONO

METANO

ÓXIDO NITROSO

Principais gases responsáveis pelo efeito estufa...

Page 21: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

O Efeito Estufa

Page 22: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

E como consequência do efeito estufa nós temos o chamado AQUECIMENTO GLOBAL que nada mais é que o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI.

Page 23: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.
Page 24: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

A Poluição do Ar tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos entre eles colocando em risco a saúde dos seres humanos,e dos animais.

A Poluição

Page 25: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

Poluição

- As partículas poluentes podem ter efeitos imediatos provocando a irritação das vias respiratórias podendo haver mesmo necessidade de hospitalização.

- Os efeitos dos poluentes podem ir desde desconforto até à morte.

- As crianças, idosos e grávidas têm uma maior probabilidade de serem afetadas pela poluição.

Page 26: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

O uso de tecnologias ...

A construção de Biodigestores para produção de energia....

O melhor manejo do gado principalmente em sua alimentação...

A introdução de aulas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL nas escolas para que as crianças se tornem adultos conscientes...

Soluções e Desafios

Page 27: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.

http://www.Youngreporters.org

http://brasilescola.com.br

http://www.mundoeducacao.uol.com.br

Referências Bibliográficas

Page 28: Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam.