Poluio no-5905

14

Transcript of Poluio no-5905

Viver no meio da poluição é o mesmo que cair de um precipício!!! O homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...

Para abastecer e abrigar todas as pessoas que vivem nas cidades, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

A acção do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções.

O fumo das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos.

Os esgotos não tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.

ENERGIA LIMPA

O homem é o único animal do planeta que causa poluição e danos ao meio ambiente. Isso acontece, em parte, porque a vida na sociedade de hoje utiliza em grandes quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis (petróleo, gasolina, diesel), ou que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as centrais hidroeléctricas. Nas centrais, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia eléctrica , que move praticamente tudo o que nós vemos à nossa volta. Essas centrais são a principal maneira de obter energia. O único problema é que para construir barragens e centrais é preciso alagar uma área enorme e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. Essa alteração do meio ambiente atrapalha a vida dos animais e das plantas da região, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais. Também saem prejudicadas as pessoas que moram por perto e têm que se mudar por causa da inundação.

Uma das maneiras de dar uma mãozinha à natureza é usar formas alternativas de energia, as chamadas energias limpas. A energia solar e a energia eólica (do vento) podem ser transformadas em energia eléctrica! Além de serem fontes praticamente inesgotáveis, elas não deixam resíduos no meio ambiente. As energias limpas estão a ser cada vez mais utilizadas para construir um futuro diferente para o nosso planeta. Sabia que em apenas uma hora o Sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia maior que o consumo do mundo em um ano inteiro?

O CICLO DA ÀGUA

O CICLO DA ÁGUA ESTÁ EM TODA PARTE! O orvalho das plantas, a evaporação do mar, as nuvens de chuva, neve, granizo... Você já reparou que a água vive "passeando" pela natureza?

PARA PENSAR... E SE MEXER! Pare um pouquinho para reflectir. Sabia que a acção nociva do homem está atrapalhar cada vez mais esse ciclo vital? A água é a maior riqueza do planeta, e está ficar mais escassa a cada dia, com a poluição e as alterações no meio ambiente.

O homem é capaz de desenvolver coisas incríveis, mas nunca vai inventar uma forma de produzir água. Se ninguém fizer alguma coisa AGORA, um dia pode ser tarde demais.

Uma estufa é um lugar abafado e húmido, parecido com uma sauna. Normalmente as estufas guardam plantas em fase de crescimento, que precisam de ser protegidas e estar sempre

aquecidas. A Terra já não está em fase de crescimento, mas está a sofrer com o efeito estufa: o sobre aquecimento do planeta.

Ufa, que calor!

O equilíbrio da vida na Terra depende muito do clima. Com algumas excepções, a maioria dos seres vivos não conseguem sobreviver com muito calor nem com muito frio. Não pode chover muito nem pouco. A natureza equilibra-se sozinha, mas a poluição está a transformar o clima do planeta e a deixar a Terra parecida com uma estufa.

Desflorestação Nas últimas décadas, a desflorestação, isto é, a destruição de

vastas áreas de florestas, tem constituído um problema grave que mostra o impacte descontrolado das actividades humanas nos ecossistemas.

A desflorestação é responsável por modificações climáticas e pelo desaparecimento de habitats, conduzindo à eliminação de muitas espécies de seres vivos.

A desflorestação é directamente causada pela acção do homem sobre a natureza, principalmente devido a abates realizados pela indústria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivos agrícolas.

As salas fechadas de ar condicionado e cheiro de

cigarro. A luz artificial de ligeiro

tremor. Ao choque que os olhos

levam na luz natural. Às bactérias da água

potável. A contaminação da água do

mar. A lenta morte dos rios.

Quando o homem tiver cortado a última árvore, poluído a

última gota de água, matado o último animal e pescado o último peixe, só então perceberá que o dinheiro não é comestível

Acostumamo-nos a andar na rua e a ver cartazes. A abrir as revistas e a ver anúncios. A ligar a televisão e a ver anúncios. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. Acostumamo-nos à poluição.

PROIBIDO

O Futuro está nas nossas mãos!!!!

A Natureza , ambiente , recursos , energia…são nossos irmãos

Já reparou no MUNDO??

Ainda não?? Então está na hora..

Quem será que o põe assim??

Não sabe?? Então pense…

Acha que vamos poder continuar a viver assim??

Pois não, já sei que é esta a resposta…

Então está na hora, de Pensar, Reflectir, e MUDAR!!!

Força, Insista, Persista…mas não Desista, porque sei que um dia Conquista!!!

Fique também já a saber ( o que já deveria saber) que :

O eco ponto AMARELO – é para as Embalagens

O eco ponto AZUL – é para o Papel / Cartão

O eco ponto VERDE – é para o Vidro

E também existe o VERMELHO, mas nem em todo o lado se encontra, mas digo-te que serve para as Pilhas.

O ÚLTIMO A SAIR APAGA A LUZ!Quantas vezes já adormeceu com a TV ligada? Ou esqueceu a porta do frigorífico aberta? Ou deixou as luzes da sala acesas durante a noite inteira? Várias, não é? E sabe o nome disso? Desperdício!

Na época do Natal dá para ver bem o tamanho dele: todas as casas se cobrem de pisca-piscas coloridos, que ficam acesos até de dia! E os shoppings ficam tão cheios de luzes que parecem uns pirilampos gigantes!

É super bonito, mas gasta uma energia...

O problema é que estamos tão acostumados a ter energia eléctrica que acabamos por abusar, e esquecemo-nos que gerar electricidade não só é difícil como muitas vezes agride a natureza.

Recolha de informação da Internet feita por: Mélanie 9º C

Escola Secundária de Amares