Por dentro da Cotação de Preços do Mercado Agrícola Página 6...

7
Por dentro Ano 1 - Número 36 - 9 de Dezembro de 2013 do Página 6 Página 2 Pág. 2 Página 4 Pág. 5 Pág. 7 Por dentro da Cotação de Preços do Mercado Agrícola Equipe do Incaper e Ceasa durante preparativos para Dia de Mercado da Tangerina Extensionistas e Pesquisadores participam de Simpósio de Café em Salvador Servidores do Incaper têm 18 trabalhos aprovados no Congresso Brasileiro de Agroecologia 10 dicas para não exagerar nas festas de fim de ano! Promoção por Seleção encerra inscrições dia 18 de dezembro Movimentação dos servidores

Transcript of Por dentro da Cotação de Preços do Mercado Agrícola Página 6...

Por dentro Ano 1 - Número 36 - 9 de Dezembro de 2013 do

Página 6

Página 2

Pág. 2

Página 4

Pág. 5 Pág. 7

Por dentro da Cotação de Preços do Mercado Agrícola

Equipe do Incaper e Ceasa durante preparativos para Dia de Mercado da Tangerina

Extensionistas e Pesquisadores participam de Simpósio de Café em Salvador

Servidores do Incaper têm 18 trabalhos aprovados no Congresso Brasileiro de Agroecologia

10 dicas para não exagerar nas festas de fim de ano!

Promoção por Seleção encerra inscrições dia 18 de dezembro

Movimentação dos servidores

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Servidores do Incaper têm 18 trabalhos aprovados no Congresso Brasileiro de Agroecologia

De 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi re-alizado o VIII Congresso Bra-sileiro de Agroecologia (CBA), cujo tema central foi “Cuidando da Saúde do Planeta”. O Institu-to Capixaba de Pesquisa, Assis-tência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da atividade e teve 18 trabalhos aprovados.

De acordo com o coordena-dor de agroecologia e agricultura orgânica do Incaper, Adolfo Bras Sunderhus, os projetos apresenta-dos enfatizaram as metodologias e as práticas sustentáveis de produ-ção. “O foco dos nossos trabalhos foi a relação técnica e científica, associada ao saber e ao conheci-mento dos agricultores familiares e camponeses, sua relação com a sustentabilidade da unidade de produção familiar, enfatizando as relações de gênero e de geração a partir de uma nova matriz de produção, preocupada com o ser humano e com a produção de ali-mentos sadios para o meio rural e urbano”, explicou Adolfo.

Ele disse que, como ponto im-portante deste VIII CBA, destaca-se a capacidade de proporcionar o compartilhamento e união de ex-periências inovadoras sobre pes-

quisa em agroecologia expressos pelos 1.050 trabalhos apresenta-dos durante o congresso. “O even-to trouxe em sua execução fortes elementos norteadores, capazes

de manter viva e atuante a partici-pação de extensionistas e pesqui-sadores para o fortalecimento da agroecologia e da produção orgâ-nica no Estado”, falou Adolfo.

Servidores apresentam trabalhos durante o Congresso

VIII CBA debate cuidados com a saúde do planeta

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 2013 3

O trabalho do Incaper por toda parte

Extensionistas e Pesquisadores participam de Simpósio de Café em Salvador

O Incaper participou ativa-mente da programação do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no período de 25 a 28 de novembro, em Salvador (BA). Uma equipe de 25 profis-sionais, entre extensionistas e pes-quisadores, estiveram no evento. O tema dessa edição foi ‘Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e In-clusão Social’. O evento foi uma realização do Consórcio Pesquisa Café, do qual o Incaper faz parte, juntamente com diversas institui-ções. Esse programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

Durante a programação do Simpósio, os pesquisadores do In-caper participaram em diversos espaços, como a apresentação de três trabalhos orais e 10 pôsteres. A mesa-redonda sobre Mecanização da Colheita contou com a partici-pação do pesquisador do Incaper José Antônio Lani. A palestra geral sobre Tecnologias Aplicadas à Sus-tentabilidade foi apresentada por Romário Gava Ferrão. Dois mini-cursos foram ministrados por pes-quisadores do Incaper: “Avanços na Nutrição para o Café Conilon”, pelo pesquisador André Guarçoni

Martins, e “Melhoria da Qualida-de e Agregação de Valor do Café Conilon”, pelo pesquisador da Em-brapa Café no Incaper Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca.

Avaliação do Simpósio

De acordo com a pesquisado-ra Maria Amélia Gava Ferrão, o Simpósio é um fórum muito ade-quado para discutir as pesquisas na área de cafeicultura. “Foi um excelente espaço para articulação com parceiros para novos traba-

lhos. Além disso, foi importante para verificarmos como avan-çar em projetos de pesquisa na área”, falou a pesquisadora. “O Incaper teve uma das maiores representações no Simpósio. Os profissionais retornaram para o Instituto com um conhecimento mais detalhado sobre o mercado do café e sobre técnicas de mane-jo, nutrição e adubação. Conhe-cemos inovações fundamentais para avançar com os trabalhos de pesquisa no Incaper, relatou o pesquisador André Guarçoni.

O Diretor-Técnico, Aureliano Nogueira da Costa, representou o Incaper na abertura do evento

Servidores participam de debates, minicursos e apresentação de trabalhos durante Simpósio

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 20134

Departamentos

Promoção por Seleção encerra inscrições dia 18 de dezembro

No dia 18 de dezembro, en-cerram-se as inscrições para o Processo de Promoção por Se-leção. “Não serão aceitos docu-mentos entregues após a referida data”, enfatizou a presidente da Comissão de Promoção por Se-leção, Marissol Passos Corrêa. Ela também apresentou alguns esclarecimentos referentes à do-cumentação. Confira:

- Certificados de cursos com carga horária a partir de 08 horas: Podem ser de ofici-nas, palestras e fóruns que te-nham certificado com a carga horária exigida, o nome do participante e o assunto ou o título abordado.

- Participação em comissões, conselhos ou comitês para os quais não houve publicação no Diário Oficial: Se houver ofício, portaria ou ata de posse com o nome do servidor, também será aceito, desde que tenha o nome da comissão (fi-nalidade) e a data de início e fim.

- Gestor ou fiscal de contrato: O contrato em análise deverá ser anexado, caso não haja publica-ção oficial que indique o nome do servidor. Caso não tenha o nome do gestor e do fiscal no contrato e nenhuma publicação oficial de sua designação, mas alguma página de despacho dentro do processo que remete ao contrato e indique o nome do servidor como gestor ou

fiscal, o servidor deverá tirar cópia dos seguintes documentos: capa do processo, página que indica qual é o contrato e página do despacho onde há a comprovação do nome do servidor como gestor ou fiscal.

- Participação do Inoves: Quem não tem o Certificado emi-tido pelo Inoves, deverá entrar em contato com o Senhor Manoel Carlos na Seger e pedir uma de-claração com o nome dos partici-pantes daquele ano em que o ser-vidor se inscreveu, o ciclo, o ano e nome do projeto. A declaração de-verá ser ratificada pelo Presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

- Títulos de Graduação só serão pontuados caso tenham sido concluídos no período de 01/07/2008 a 30/09/2013, pois a Lei 640/2012 só prevê pontuação em época anterior a esta para especia-lização, mestrado ou doutorado.

Meio Ambiente

agua

Dica de SustentabilidadeSua calçada pode ser limpa sem utilizar água corrente!O mau hábito de lavar calçadas é apontado como um dos campeões de desper-

dício, juntamente com os banhos demorados. Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa.

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuí-zos, pois em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Isso significa que, se 1 mi-lhão de moradores deixassem de lavar suas calçadas por apenas um dia, a economia seria suficiente para suprir as necessidades diárias de água da população da cidade de São Paulo.

“Para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la com vassoura”, destaca o ambientalista Leonardo Lopes de Sousa, do Projeto Cura - Consumo e Uso Racional de Água.

A lavagem com água só deveria ser feita para eliminação de algum material contagioso ou de produtos que trouxessem risco à saúde das pessoas. “Nesses casos, deve-se aproveitar a água da chuva ou da lavagem das roupas”, diz o ambientalista.

Saiba mais em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_266724.shtml

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 2013 5

Qualidade de vida

10 dicas para não exagerar nas festas de fim de ano!

Final de ano chegando, época boa para rever amigos, fazer novos planos, comemorar e... sair da dieta! Para que ninguém fique no prejuízo, engordan-do uns quilinhos indesejáveis, seguem 10 dicas para aproveitar as festas de final de ano com muito sabor e sem sofrimento. Assim, você vai poder co-meçar o ano com o pé direito, sem di-reito à “ressaca” pós-festas!

1. Não fique o dia intei-ro sem se alimentar para “aproveitar” a noite e comer de tudo. A alimentação deve sempre ser equilibrada, inde-pendente das festas. Saiba fa-zer escolhas, se quiser comer a rabanada, deixe o panetone para o dia seguinte.

2. Oleaginosas como no-zes, amêndoas e avelãs pro-movem saciedade e bem-es-tar, além de fornecer vários nutrientes importantes para a saúde. Só não abuse, a quanti-dade é um punhado por dia.

3. Aproveite os benefícios do azeite de oliva extravir-gem. Rico em ômega 3, assim como as oleaginosas, faz um bem danado à saúde do cora-ção, além de ser delicioso!

4. Não exagere no vinho. Apesar de benéfico para a saú-de em pequenas quantidades, o excesso faz o efeito contrário.

5. Opte por sobremesas, como saladas de frutas e frutas secas, pois são mais saudáveis e repletas de nutrientes. Caso não consiga resistir, inicie por estes alimentos mais saudáveis, pois depois sentirá menos vontade de comer o doce mais calórico ou, pelo menos, não “atacará” grandes quantidades.

6.Prefira os sucos naturais aos refrigerantes. Neste ca-lor, dá para abusar das frutas. Além disso, elas podem ser um lindo elemento decorativo em sua mesa.

7. Não economize na hora de servir o prato com saladas. Ini-cie por elas e depois coloque os outros alimentos. Desta forma, você não corre o risco de exage-rar em alimentos gordurosos e muito calóricos.

8. Chester, peru, frango e bacalhau são ideais para o seu cardápio de festas.

9. Lentilha, grão-de-bico e feijão fradinho são ricos em proteínas e uma ótima pedida para completar o jantar. Sirva-os como salada ou quentinhos, regados ao azeite de oliva.

10. Última dica, não nu-tricional, mas que também é a base para uma vida saudável e feliz: aproveite cada momento, não só em tempo de festas, mas durante todos os dias do ano. Reveja seus amigos do coração, arrume tempo para visitar os avós, os pais, brincar com seus filhos, meditar, tirar umas férias e até mesmo saborear aquele doce predileto. O equilíbrio deve fazer parte da nossa vida, pois assim conseguiremos ad-ministrar o dia a dia com prazer e com “cuca fresca”!

Fonte:ahttp://renatafetter.blogspot.com.br

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 20136

Você sabia que o Incaper reali-za a cotação de preços do mercado agrícola diariamente, na Ceasa, em Vitória? Com o objetivo de apre-sentar a todos os servidores mais esse “pedacinho” do Instituto, o Por dentro do Incaper entrevistou o res-ponsável pelo Serviço de Informa-ções do Mercado Agrícola (SIMA) do Incaper, Hermeval Guerini.

Quais as atividades desenvolvi-das pelo Incaper na Ceasa?

Realizamos a visita diária ao mercado atacadista para identificar a tendência de comportamento dos preços durante aquele dia, o que é feito por meio do diálogo, visão de mercado e debates no local.

Além disso, fazemos pesquisa, análise, organização, avaliação e digitação dos preços dos horti-granjeiros praticados na Ceasa/ES diariamente. Também fazemos a divulgação dessas informações por meio das rádios da capital e dos principais municípios produ-tores. A divulgação também é feita pelos principais programas de TV voltados para o meio rural e pelo abastecimento diário dos preços no site do Incaper.

Elaboramos os documentos “Boletim Diário” e “Boletim Men-sal de Preços”, “Anuário Estatísti-co” e “Variação Sazonal de Preços dos produtos Hortigranjeiros no Estado do Espírito Santo”, com agrupamento dos preços de uma série histórica de seis anos. Os gráficos produzidos mostram tendências de melhores preços e melhor época de plantio, para servir de subsídios no processo de Produção Programada, ou seja,

informar o que, quando, como e para quem vender. Esses materiais encontram-se disponíveis no site do Incaper e contribuem para a formulação de projetos agropecu-ários feita por nossos técnicos.

Também preparamos e pro-ferimos palestras sobre Comer-cialização de Hortigranjeiros, mostrando principalmente as melhores oportunidades de ne-gócios para os produtos e produ-tores de nosso Estado, bem como organizamos e participamos dos Dias de Mercado, quando amos-tras dos produtos são expostas para comercialização a distância, direto nas propriedades rurais.

Fazemos o atendimento aos produtores frequentadores da Ce-asa/ES, com assistência técnica, principalmente em padronização e classificação das olerícolas, dimen-são e discussão das embalagens, manejo dos produtos pós-colheita, segurança alimentar, valorização da qualidade do produto, agrega-ção de valores ao produto final e informações de comercialização de outras Ceasas, além de merca-

dos de outros estados e países.Participamos nas reuniões

técnicas, com informações de produção, produtividade e diag-nóstico promovendo intercâm-bio da Ceasa/ES com os prin-cipais escritórios de assistência técnica dos municípios produto-res de hortigranjeiros.

Qual a importância de o Inca-per assumir essa atividade?

Com o acesso às informações fornecidas pelo Incaper, o pro-dutor pode negociar sua produ-ção na roça. Ele passa a ter um parâmetro de preços, um “ter-mômetro” para realizar sua ven-da. Essa divulgação também é importante para o consumidor, que tem um parâmetro de pre-ços para comprar os produtos.

Quem é a equipe responsável pelo SIMA?

O engenheiro agrônomo Her-meval Guerini, que trabalha na Ceasa há mais de 20 anos, e a as-sistente de suporte em desenvolvi-mento rural Ana Vanessa Mello.

Por dentro dos setores

Por dentro da Cotação de Preços do Mercado Agrícola

Guerini apresenta atividades do SIMA aos técnicos do Incaper

Por dentro do Incaper

9 de dezembro de 2013 7

Agenda

Encontro dos Servidores 2013 - Assin e Incaper

13/12

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves/Luciana SilvestreRevisão: Marcos Roberto da Costa Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

Movimentação dos servidores

Comissão para realizar o inven-tário de almoxarifado, tendo como data base para efeito de apuração dos dados o dia 31 de dezembro de 2013:

Katarina Ratzke Oliveira (Presi-dente)Elisa Junko FujiiGuilherme de Oliveira CamposTárcio de Aquino Neves

Artigo discute qualidade de compostos orgânicos preparados com diferentes proporções de ramos de gliricídia

Espaço técnico-científico

Os servidores Alex Fabian Ra-belo Teixeira e Jacimar Luis de Souza, em conjunto com Victor Maurício da Silva e Paulo Henri-que Ribeiro publicaram o artigo “Qualidade de Compostos Orgâ-nicos Preparados com Diferentes Proporções de Ramos de Gliricí-

dia (Gliricidia sepium)”, na Re-vista Brasileira de Agroecologia. O objetivo do artigo foi avaliar a qualidade de compostos orgâni-cos produzidos com diferentes proporções de ramos triturados de gliricídia e capim elefante. O estudo indica que a gliricídia é

uma alternativa para substituir ou reduzir a utilização do esterco na compostagem orgânica.

Acesse o artigo na íntegra em http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/rbagroecologia/article/view/12891

Comissão para elaborar a Pres-tação de Contas do Ordenador de Despesas do Incaper, refe-rente ao exercício de 2013:

Ronaldo Gomes de Lima (Presi-dente)Clarissa Vassem CamposLuciene Peixoto Assis e SilvaKatarina Ratzke OliveiraFrancis Lima PereiraThalma Regina Santos AlencastreSilvia Aquino Barreiros

06 de dezembro

Dia do Extensionista Rural

O Incaper parabeniza todos os profissionais que têm como missão sociali-zar o conhecimento e atu-ar para a emancipação dos agricultores.

Comissão encarregada de elaborar o levantamento do Inventário Anual dos Bens Pa-trimoniais do Incaper, referente ao exercício de 2013:

Katarina Ratzke Oliveira (Presi-dente)Francis Lima PereiraElson Juarez da SilvaGladstonne de SouzaJosé Carlos AscacibasRoberto Pereira PintoJosé Gilberto VialRogéria Almança de Paula

Designação de servidores para compor comissões

Ubirajara dos Santos FontesClarissa Vassem Campos