Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper /...

7
Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 - 14 de setembro 2015 Por dentro do Novo edital da Fapes sobre taxa de pesquisa A Fundação de Amparo à Pes- quisa do Espírito Santo (Fapes) lançou um novo edital, a Chama- da Pública para seleção de pro- postas para concessão de auxílio financeiro na forma de Taxa de Pesquisa a bolsistas de Produti- vidade em Pesquisa (PQ) ou Pro- dutividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados à instituição de Ensino ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo. Os recursos da taxa poderão ser utilizados para despesas de capital e custeio, estritamente relacionadas às atividades de pesquisa do bolsista do CNPq, respeitando-se as orientações de utilização de recursos da FAPES. Serão concedidas até 50 auxí- lios referente à Taxa de Pesqui- sa, por chamada, com duração de 36 meses. O valor da Taxa de Pesquisa está disponível na Tabela de Valores e Bolsas e Auxílios da FAPES. Por meio da Chamada Pública 1, os pesqui- sadores selecionados passam a receber em março de 2016. A concessão da taxa de pes- quisa prevê as seguintes re- percussões futuras: valorizar e reconhecer pesquisadores capi- xabas com destacada produção científica e tecnológica; estimu- lar o aumento da produção téc- nico-científica de pesquisadores capixabas; induzir o aumento do número de pesquisadores capi- xabas com bolsas de produtivi- dade em pesquisa ou desenvol- vimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq; facilitar o aumento da representatividade da comunidade científica capi- xaba nas instâncias decisórias federais; e facilitar o aumento da visibilidade da comunidade científica capixaba no país e no exterior. Cronograma. A data para submissão das propostas da Chamada 1 é de 1 a 30 de setem- bro deste ano. Já a da Chama 2 é de 1 a 30 de setembro de 2016. Para saber mais informações sobre esse edital, acesse a pági- na da Fapes: http://www.fapes. es.gov.br/download/Edital_FA- PES_02_2015_Taxa_Pesquisa_ 26ago2015.pdf

Transcript of Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper /...

Page 1: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 - 14 de setembro 2015

Por dentro doNovo edital da Fapes sobre taxa de pesquisa

A Fundação de Amparo à Pes-quisa do Espírito Santo (Fapes) lançou um novo edital, a Chama-da Pública para seleção de pro-postas para concessão de auxílio financeiro na forma de Taxa de Pesquisa a bolsistas de Produti-vidade em Pesquisa (PQ) ou Pro-dutividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados à instituição de Ensino ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

Os recursos da taxa poderão ser utilizados para despesas de capital e custeio, estritamente relacionadas às atividades de pesquisa do bolsista do CNPq, respeitando-se as orientações de

utilização de recursos da FAPES.Serão concedidas até 50 auxí-

lios referente à Taxa de Pesqui-sa, por chamada, com duração de 36 meses. O valor da Taxa de Pesquisa está disponível na Tabela de Valores e Bolsas e Auxílios da FAPES. Por meio da Chamada Pública 1, os pesqui-sadores selecionados passam a receber em março de 2016.

A concessão da taxa de pes-quisa prevê as seguintes re-percussões futuras: valorizar e reconhecer pesquisadores capi-xabas com destacada produção científica e tecnológica; estimu-lar o aumento da produção téc-nico-científica de pesquisadores capixabas; induzir o aumento do número de pesquisadores capi-xabas com bolsas de produtivi-

dade em pesquisa ou desenvol-vimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq; facilitar o aumento da representatividade da comunidade científica capi-xaba nas instâncias decisórias federais; e facilitar o aumento da visibilidade da comunidade científica capixaba no país e no exterior.

Cronograma. A data para submissão das propostas da Chamada 1 é de 1 a 30 de setem-bro deste ano. Já a da Chama 2 é de 1 a 30 de setembro de 2016.

Para saber mais informações sobre esse edital, acesse a pági-na da Fapes: http://www.fapes.es.gov.br/download/Edital_FA-PES_02_2015_Taxa_Pesquisa_26ago2015.pdf

Page 2: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 -14 de setembro 2015

PERFIL

Maria Marta Toledo Salgado

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em Planejamento Agrícola e Enge-nheira Agrônoma formada pela UFV, Maria Marta Toledo Salgado atualmente é a chefe do Departa-mento Financeiro (DEF).

Natural de Guiricema, Minas Gerais, iniciou suas atividades na Secretaria de Agricultura de Mi-nas Gerais, em 1973, como Enge-nheira Agrônoma. Mudou-se para Vitória no ano seguinte.

Foi nomeada para o cargo de Assessor Técnico de Planejamen-to Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura. Atuou na Comissão de Coordenação Esta-dual do Programa Nacional para Aproveitamento de Várzeas Irri-gáveis do Estado do Espírito San-to (PROVÁRZEAS).

Em 1983, foi nomeada para exercer a função de Diretora Pre-sidente do Instituto de Coorde-nação Estadual de Planejamento Agrícola (ICEPA), órgão vinculado

à Secretaria de Estado da Agricul-tura do Espírito Santo. Foram 10 anos na SEAG.

Ocupou, entre outros, o cargo de pesquisadora do Incaper, des-de 1984 até hoje. Mudou-se em março de 1984, para Cachoeiro de Itapemirim, onde atuou como Coordenadora Regional e Coor-denadora Administrativa Finan-ceira da Emcapa. Foi responsável pela construção da Estação de Tratamento de Água da Fazenda Bananal do Norte, gestão junto à Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim para construção da ponte de Pacotuba que atravessa o Rio Itapemirim.

Atuou no projeto de pesquisa em socioeconomia referente à pecuária de leite, de 1984 a 1998; realizou análise econômica do sis-tema de pecuária de leite e de ca-prinos. Assumiu o Departamento de Administração e Recursos Hu-manos, na Sede.

Esteve como Chefe do DEF do Incaper, na Sede, 2001 a 2007 e

de 2008 até 20/09/2015, desen-volvendo a Gestão Financeira da Autarquia.

Vida Pessoal. Casada com José Sergio Salgado, colega de faculdade na UFV e do Incaper, com quem possui dois filhos Monique, formada em Engenha-ria Civil, Doutora em Hidráulica e Saneamento; Sérgio Ricardo, formado em Engenharia de Pro-dução Civil, Mestre em Hidráuli-ca e Saneamento.

“Já gostei muito de cinema, de ficar nos “botecos”, tomar chope e bater papo sem compromisso com os amigos e não ter hora para chegar em casa. Hoje pre-firo ficar em casa, curtindo um programa de TV e de vez en-quanto tomar cervejas e chopes com meu digníssimo marido e amigos”, relatou Marta.

Pingue PongueQualidade: Determinação.Defeito: Reclamar muito.Comida preferida: Churrasco

e lombo de porco assado.O que a tira do sério: Irres-

ponsabilidade e enrolação para executar o trabalho.

Gosta muito de: Ser paparicadaUm sonho: Estar de bem com

a vida.Lema de Vida: Simplicidade

de viver a vida e acreditar que dias melhores virão.

Lembrança marcante: Minha passagem por Viçosa.

Pessoas que admira: Meus fi-lhos, minha família.

José Sérgio e Marta Salgado, uma vida de dedicação ao trabalho

Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural

Page 3: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 - 14 de setembro 2015

FIQUE POR DENTRO

Comissão de localização analisa pedidos de transferência

A Comissão de localização está analisando os pedidos de transferência de servidores. Ao todo, foram recebidos 15 pedi-dos, sendo 12 habilitados (que preenchiam os pré-requisitos para participar do processo.

A previsão de divulgação do resultado preliminar é de até 30 dias a contar da data de encerra-mento das inscrições. Portanto, a Comissão tem até o dia 20 de setembro para publicar o resul-tado no site.

Goret (DRH), Agno (DOT) e Janaína (DRH) integram a Comissão de localização

PERFIL

Incaper: Onde passei a maior parte de minha vida, 31 anos. Não me arrependo da minha de-dicação, foi muito bom ter aque-la sensação de dever cumprido como profissional. O Incaper foi minha segunda casa, onde cada servidor tem o seu papel e a obrigação de criar um ambiente de trabalho com respeito, har-monia e reconhecimento dos direitos e deveres.

Como se imagina na apo-sentadoria: Pretendo dedicar mais tempo a minha família. Restabelecer meus contatos com antigos amigos, ir ao cine-ma, voltar a andar de bicicleta que foi meu “Hobby” nos anos 1960 e 1970. Participar com mais frequência dos encontros pro-movidos pelos meus amigos

das comunidade UFVLIVE, gru-po foi criado para ex-alunos da UFV, com o objetivo de permitir oportunidades de reencontros, lembranças da faculdade, “cau-sos” e fatos (reais ou fictícios). Dia 26/09, por exemplo, já estarei no Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do “Encontrão UFVLIVE em Brasília-DF”. A comunidade “Trabuco”, que representa a turma da UFV de 1969-1972, da qual sou parte, compartilha com colegas e fami-liares o dia a dia de cada um seus membros, seja por e-mail, what-sap corporativos. Há sempre um jantar, um churrasco para come-morar os reencontros.

Mensagem aos colegas: Agradeço muito o carinho e o respeito de todos servidores do

Incaper comigo, mesmo quando fazia as eternas cobranças de re-latórios, de notas técnicas, entre outras coisas. Agradeço de cora-ção ao tratamento e a colabora-ção que recebi em Cachoeiro de Itapemirim pelos profissionais da Fazenda Bananal do Norte/Pacotuba nos 14 anos que atuei na região Sul. Minha mensagem aos colegas que fizeram a opção por trabalhar no Incaper: reco-mendo que se sintam parte dele, reconheçam a importância de seu papel e de suas obrigações, valorizem o trabalho, busquem a produtividade, independente de cargo e função. Não esque-çam que cada um é responsável pelo seu próprio sucesso profis-sional e pelo desenvolvimento da Instituição.

Page 4: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 -14 de setembro 2015

POR DENTRO DAS UNIDADES

Por dentro da Fazenda Experimentalde Alfredo Chaves

A Fazenda Experimental de Alfredo Chaves (FEAC) está loca-lizada próximo ao Parque de Ex-posições do município, a 1 Km do Centro da cidade, a 12 Km da BR 101 e a 36 Km da BR 262. Possui uma área de 24,9 hectares, em comodato com a Prefeitura de Al-fredo Chaves, distribuídos com os principais experimentos:

- Banana; coleção de matrizes e cultivares implantadas em 2002.

- Palmáceas: Pupunha, juçara e açaí.

- Seringueira: competição de clones implantadas em 2003.

- Citros, em implantação;- Café arábica (matrizes);- Outros Experimentos de Aba-

cate, pinus e sanção do campo.A Fazenda já foi palco de vários

lançamentos, com destaque para as cultivares de Banana Japira e Vitória – 2005; Milho Capixaba Incaper 203’ – 2009; Banana Tropi-cal tipo Maçã – 2013, entre muitos outros eventos.

Além disso, a Fazenda produziu cerca de 12 mil mudas de banana

Tropical do tipo Maçã em 2014 e, em 2015, já foram produzidas 12 milmudas de Banana Japira e Vi-tória, atendendo aos programas do Incaper / SEAG.

Histórico. Os trabalhos na Fazen-da se iniciaram por volta da década de 1970, quando ainda era proprie-dade do Ministério da Agricultura e chamava-se Posto Agropecuário. Em 1984, passou para a Emcapa, e em seguida para o Incaper que deu continuidade aos trabalhos.

A FEAC está aberta à visitação. Na unidade, são recebidos muitos produtores da região, dos mu-nicípios vizinhos e até de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), e princi-palmente alunos da Escolas Famí-lia Agrícola (MEPES). Os visitantes, que em 2014 foram mais de 1.900 pessoas, buscam conhecer a co-leção de banana que contém 16 cultivares diferentes, o viveiro de mudas e o processo de repicagem das mudas e a Usina de Beneficia-mento de sementes (UBS), que é um atrativo na FEAC.

Muitos querem visitar a UBS e vê-la funcionando, por ser um equipa-mento desconhecido para muitas pessoas. Foi instalada pelo Minis-tério da Agricultura para beneficiar milho, feijão, arroz e café, e hoje só beneficia milho e feijão. É a única em funcionamento no Estado man-tida pelo Incaper/ Seag, sendo que em 2014 foram beneficiadas cerca de 11,8 toneladas de milho e feijão para todo o Estado e outras fazen-das do Incaper. Em anos anteriores essa demanda foi maior.

Equipe: A Fazenda possui 10 servidores do quadro efetivo. O chefe é o técnico em desenvol-vimento rural Ronaldo Paschoal. Confira os demais integrantes:

- Jomar Luiz Roversi: Técnico em desenvolvimento rural

- Adriano de Jesus Machado: Assistente de Suporte em Desen-volvimento Rural

- Sandro Aime: Auxiliar em de-senvolvimento rural – Operador de máquinas e veículos;

- Mario Barcelos Nascimento: Au-xiliar em desenvolvimento rural;

- Dorlei Gomes Barreto : Auxiliar em desenvolvimento rural;

- Paulo César Moraes: Auxiliar em desenvolvimento rural;

- José Fioreti : Auxiliar em de-senvolvimento rural;

- Joacir Manoel Coimbra : Auxi-liar em desenvolvimento rural;

- Antônio de Paula: Auxiliar em desenvolvimento rural.

Equipe de servidores da Fazenda de Alfredo Chaves

Page 5: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 - 14 de setembro 2015

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Do fundo do baú

Você sabe identificar quem são essas pessoas da foto? Caso saiba, envie um email para [email protected].

Edição 114: A servidora Apa-

recida Nascimento (Sede) iden-tificou o senhor que está à di-reita, na foto. Trata-se de Nider Barbosa, da Federação da Agri-cultura do Espírito Santo.

Anuário do ES 2015, de A GAZETA, está à disposição dos servidores

A Biblioteca Rui Tendinha dis-ponibiliza para os servidores do Incaper o Anuário do Espírito Santo 2015, do jornal A GAZETA.

Para acessar o material, cli-

do Espírito Santo reunidas com a orientação de especialistas. A plataforma digital contemplará os indicadores das cidades, com dados que mostram a evolução histórica e o estágio atual de de-senvolvimento social e econômi-co do Estado. Por lá, também será possível fazer buscas pelos temas e fazer comparações dos indica-dores dos municípios, além de contar com quadros estatísticos, gráficos, textos e vídeos.

que em: http://especiais.gaze-taonline.com.br/anuario/login/

LOGIN: [email protected]

SENHA: agazeta2015A publicação traz dados do Es-

pírito Santo e tem o objetivo de funcionar como uma ferramenta de pesquisa sobre o Estado para atender setores acadêmicos, empresariais, institucionais, po-líticos e outras áreas.

Através do site do Anuário, o leitor poderá pesquisar as prin-cipais estatísticas dos municípios

Page 6: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 -14 de setembro 2015

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Artigo sobre sustentabilidade no café arábica e anais de congresso sobre feijão

Os profissionais do Incaper Lúcio Herzog De Muner (Dire-tor-técnico), Maurício Fornazier (CRDR Centro Serrano) e Cás-sio Vinícius de Souza (ELDR de Guarapari) publicaram, em con-junto com outros autores, um artigo sobre a sustentabilidade do café arábica nas proprieda-des de base familiar no Espírito Santo. Confira as referências:

DE MUNER, L. H.; MASERA, O.; FORNAZIER, M. J.; SOUZA, C. V. de.; LORETO, M. das D. S. de. Energetic sustaintability of three arabica coffee growing systems used by family farming units in Espírito Santo state. In: Engenharia Agrícola, Jabo-

Livro sobre integração lavoura, pecuáriae floresta

plantação, seus benefícios, suas particularidades regionais e principais desafios para ampliar sua adoção em todo o território brasileiro.

Portanto, representa um rico acervo de informações práticas que se destinam aos empresá-rios rurais e formadores de opi-nião que desejam conhecer e adotar adequadamente os sis-temas de ILPF.

ticabal, v. 35, n. 3, p. 397-405, june 2015.

Link: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/998/1/energeticsustaina-bilityofthree.pdf

Tipo da produção científica: Artigo em Periódico Indexado

Circulação/Nível: B - 1Já a pesquisadora do CRDR

Centro Norte Sheila Cristina Prucoli Posse, em conjunto com outros autores, apresentou um trabalho sobre feijoeiro. Confi-ra:

FARIA, L. C. de; PEREIRA, H. S.; MELO, L. C.; SOUZA, T. L. P. O. de; WENDLAND, A.; MAGAL-DI, M. C. de S.; CABRERA DIAZ,

J. L.; AGUIAR, M. S. de; SOUZA FILHO, B. F. de; CARVALHO, H. W. L. de; MARANGON, M. A.; POSSE, S. C. P. Desempenho de linhagens elite de feijoeiro-comum com grãos pretos com ênfase na qualidade do grão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 8., 2015, Goiânia. O melhora-mento de plantas, o futuro da agricultura e a soberania nacional: anais. Goiânia: UFG: SBMP, 2015.

Link: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/995/1/desempenhodeli-nhagenselitedefeijoeiro-comu-mcomgraospretos.pdf

A Biblioteca Rui Tendinha re-cebeu a publicação da Embra-pa, da coleção 500 perguntas e 500 respostas, sobre Integra-ção, Lavoura, Pecuária e Flores-ta (ILPF).

Na forma de perguntas e respostas, a publicação aborda um conjunto de informações relacionadas aos sistemas de ILPF, que busca contribuir para o entendimento da importân-cia desses sistemas, sua im-

Page 7: Por dentro do · Rancho Canabrava Restaurante e Turismo Rural participando do ... do Incaper / SEAG. Histórico. Os trabalhos na Fazen - da se iniciaram por volta da década de 1970,

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 115 - 14 de setembro 2015

07/09: José Moreira Andre Neto (DEF).

08/09: Liliam Maria Ventorim Ferrão (DCM)/ Danilo Biancardi Ceccon (ELDR de Anchieta).

09/09: Mirian Piassi (CRDR Centro Serrano)/ Danilo Biancar-di Ceccon (ELDR de Conceição do Castelo).

11/09: Luciene Peixoto Assis e Silva (DPC)/ Marcos Moulin Tei-xeira (DOT)/ Inorbert de Melo Lima (CRDR Centro Norte)/ Luiz Carlos Pereira do Sacramento (ELDR de Aracruz).

12/09: Almir Bressan Junior (DOT)/ Sergio Henrique Ferreira (FEVNI).

13/09: Eric Borges Scardino (DAD)/ Sinara Martins de Olivei-ra (DRH)/ José Mauro de Sousa Balbino (CRDR Centro Serrano)

AniversariantesExpediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Wanderley StuhrDiretor-Técnico: Lúcio Herzog De MunerChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane SilveiraPeriodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Aliana Simões

Errata: O aniversário da servi-dora Andressa dos Santos (DAD) ocorreu dia 31/08, mas não publi-camos no informativo. Mas ainda está em tempo de dar os para-béns! Feliz aniversário, Andressa!

14/09: Rudney Koppe (CRDR Centro Norte)/ Paulo Cesar Mora-es (FEC)

15/09: Virgínia Helena de Campos Vasconcelos (EGPP)/ Ezio Martins Eler (CRDR Centro Serrano)

16/09: Makchasley Spavier Ferreira (DPC)/ Heber Cruz Lima (ELDR de Muqui)/ Renato Cypria-no Altoé (FES)

18/09: Jean Carlos Daré (ELDR de Itarana)

17/09: Erica Rodrigues Munaro Turbay (ELDR de Alegre)/Janaína Gomes dos Anjos (FEBN)

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES

Aposentadoria do técnico José Carlos Hemerly Sorte

O técnico em desenvolvimento rural José Carlos Hermerly Sorte aposentou-se. Ele in-

gressou na Emater em 1976 e atuou nos escritórios locais de Guaçuí, Presidente Kennedy e Bom Jesus do Norte. Suas principais áreas de atuação foram com cafeicultura e pecuária de leite.

Também atuou com o Banco da Terra, que posterior-mente transformou-se em programa de crédito fundiário.

Para desenvolver essa ação, ficou à disposição da Secretaria de Estado da Agricultura, na Gerência de Agricultura Familiar.

Mais recentemente, trabalhou com a Gerência de Acomp-nhamento de Programas e Projetos também na Seag.

Aposentado, Hemerly pretende descansar e atuar prestando consultorias.

José Hermely

19/09: Maria Aparecida Morei-ra Lopes (FEV)

20/09: Jacques Perim (ELDR de Vila Valério)