igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por...

28

Transcript of igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por...

Page 1: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça
Page 2: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça
Page 3: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça
Page 4: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

4 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. (Rm 5.17)

Esta é uma das promessas mais extraordinárias da Palavra de Deus: todo crente pode reinar em vida. Você foi criado para desfrutar da abundância, para experi-mentar o sucesso em tudo o que fizer. Você está desti-nado a uma vida vitoriosa.

Você pode reinar sobre a enfermidade, sobre a misé-ria, sobre a ação do diabo e sobre o pecado. Você pode reinar sobre as circunstâncias, porque esta é a promes-sa da Palavra de Deus.

Isso não depende de você. O poder para reinar em vida depende completamente do que Jesus realizou por nós na cruz. É a obra consumada do Senhor que o quali-fica para reinar em vida.

Um grande problema na vida dos crentes é acreditar que tudo o que acontece ao nosso redor é a vontade de Deus. Este é o entendimento comum, mas não está em harmonia com a Palavra de Deus.

O Senhor Jesus nos ensinou a orar pedindo para que a vontade de Deus seja feita e também para que seja-mos livrados do mal. Se Ele nos mandou orar para que seja feita a vontade de Deus, é porque nem tudo o que acontece é a vontade d'Ele.

Deus é bom e tem pensamentos bons a nosso respeito. Você foi chamado para a liberdade dos filhos de Deus. A liberdade é viver sem culpa e sem condenação. Não deixe que o diabo o convença de que Deus está irado com você.

Quando pensamos assim, cancelamos a mensagem do evangelho de que todo escrito de dívida que era contra nós já foi cancelado pelo sangue da cruz (Cl 2.14).

Todo filho de Deus pode experimentar uma vida triunfante reinando por meio de Cristo Jesus.

Eu não sou amado pelo que faço para Deus, mas pelo que Cristo já fez. Eu desfruto do favor divino não por cau-sa dos meus méritos ou do meu zelo, mas por causa da justiça de Cristo que me foi dada. Deus não me ama por-que eu sou bom, Ele me ama porque Ele é bom.

No texto de Romanos 5.17, encontramos três condi-ções para reinarmos em vida.

1. Somos desafiados a receber, e não a conquistar

As coisas de Deus não são conquistadas, mas são recebidas. E é de graça. Todo o que pede recebe.

Quem vive debaixo de culpa e condenação ainda não experimentou o real poder do evangelho. Ele pode ser sal-vo, mas ainda vive debaixo das opressões e mentiras do inferno. Quem vive assim não sente ousadia para pedir.

Como reinamos em vida? Primeiramente, o versículo diz que “se, pela ofensa de um e por meio de um só rei-nou a morte, muito mais os que recebem...” A primeira condição é receber.

O primeiro princípio é: receba! Você não vai conquis-tar a bênção, mas vai recebê-la de Deus.

As coisas de Deus são recebidas, e não conquista-das. Somente podemos reinar em vida se recebermos

Page 5: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

5Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Pr. Aluízio A. [email protected]

de Deus. Você não vai conquistar a vitória, mas vai rece-bê-la. O Senhor é quem lhe dará a vitória. A verdadeira vitória nos é dada.

A primeira condição é receber. Todo homem pensa que, para ser abençoado, ele precisa merecer. Mas a verdade é que só é bênção se você não merecer. Se me-recer é dívida, mas se não merecer será graça.

No mundo, somos instigados a fazer, mas no cristia-nismo, devemos entender que já está feito.

Nos evangelhos, descobrimos que aquele que se jul-ga merecedor nunca recebe nada de Deus. Quem mere-ce se vira sozinho, não precisa de Deus.

Ninguém pode vencer o pecado pelo esforço próprio, só vencemos se recebermos a vitória. Se fôssemos nós mesmos que conseguíssemos a vitória, isso significaria que teríamos alguma glória diante de Deus. Mas a Pala-vra ensina que toda glória é do Senhor Jesus, então todo trabalho é d'Ele também.

Você só pode vencer o pecado se receber a vitória do Senhor. A vitória é um presente! A vitória não é baseada na sua obra, é baseada na obra de Jesus, naquilo que o Senhor já realizou.

A primeira condição para reinarmos em vida é rece-bermos. O problema é que, em vez de dependerem da graça de Deus e seu favor para que as bênçãos fluam, os crentes dependem de seus próprios esforços para ten-tar merecer a bênção de Deus.

Você não pode receber a bênção de Deus com base em seu próprio desempenho. Ela é inteiramente basea-da na graça de Deus.

É extraordinário, mas só será bênção se você não a merecer. Desista de merecer a bênção. Não há nada que você possa fazer para merecer a bênção de Deus.

Pare de tentar adquirir e comece a receber o favor. Tudo o que precisamos para reinar em vida já foi con-quistado na cruz.

Você não tem que merecer a cura, receba-a pela graça! Você não tem que merecer um casamento bom, receba--o pela graça! Você não tem que merecer a vitória sobre o pecado, receba-a pela graça! Você não tem que merecer prosperidade, receba-a pela graça! É pela graça mediante a fé. A única condição que se requer de nós é crer.

Infelizmente, muitos ainda vivem debaixo da religião da troca com Deus, da barganha divina.

Entretanto, a Palavra de Deus diz que “ao que traba-lha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça" (Rm 4.4-5). Isso significa que, mesmo que não tenha-mos feito tudo o que deveríamos, podemos chegar dian-te de Deus para lhe pedir a bênção. Nós não fizemos o

trabalho, mas Cristo fez todo o trabalho por nós, por isso podemos receber de graça.

O esforço próprio vai roubar de você a bênção de rei-nar em vida por meio da graça de Deus.

O maior milagre que recebemos foi o perdão dos pe-cados. Se Ele nos deu esse milagre pela graça, então po-demos estar certos de que sua graça também nos dará todos os milagres menores, como cura, prosperidade e casamentos restaurados.

2. A abundância da graçaA segunda condição para reinarmos em vida é rece-

bermos a abundância da graça. “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça [...]” (Rm 5.17).

Receber é a primeira condição. Mas receber o quê? A abundância da graça. Se você crê no evangelho, você não recebeu pouca graça, mas recebeu a abundante graça.

A graça é baseada na bondade de Deus para com você, e não no seu próprio desempenho. A graça é o favor imere-cido de Deus. Ela não é um prêmio pelo quanto você é fiel. Se a graça fosse um prêmio, ela seria um favor merecido.

Esta é a diferença entre a Velha e a Nova Aliança. A Velha Aliança é baseada na lei. A lei é favor merecido – quando você obedece perfeitamente aos mandamen-tos, então é abençoado. Mas a graça é favor imerecido – o Senhor Jesus obedeceu perfeitamente, então você é abençoado quando crê n'Ele.

Você está debaixo de qual aliança? A Antiga Aliança do favor merecido ou a Nova Aliança do favor imerecido? Favor merecido ou imerecido?

Se você acredita que a sua bênção depende de cum-prir as condições da lei, então ainda está debaixo da Antiga Aliança e as boas novas do evangelho ainda não chegaram a você.

A Velha Aliança era baseada no favor merecido. Deu-teronômio 28 diz: “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno [...], então virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos".

Essas bênçãos não eram recebidas pela graça, mas pelo merecimento. Se o homem cumprisse as condições e obedecesse perfeitamente, ele seria abençoado.

A Nova Aliança, porém, está baseada na graça. A gra-ça é o favor de Deus, que nos enviou Jesus Cristo, que cumpriu a lei por nós. Hoje, basta que nos acheguemos diante de Deus por meio do sacrifício de Cristo para re-cebermos a sua graça.

Quer dizer que mesmo sem ter feito nada, sem me-recer coisa alguma, eu posso pedir e receber? Este é o

Page 6: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

6 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

evangelho. Enquanto você não entender isso, não experimentará a abundância da bênção.

O diabo sempre vai acusá-lo mostrando todas as suas falhas. Ele dirá: “Como você ousa orar a Deus? Você não é digno". Se você ceder à acusação e começar a se esforçar para merecer a bênção de Deus, está anu-lando a graça de Deus.

Na sua graça, Deus pegou você e o colocou dentro de Cristo. De tal maneira de que, quando Ele olha para você, vê Cristo.

Cristo já cumpriu toda a lei. E, se você está em Cris-to, você é declarado justo, porque a justiça de Cristo é transferida para você.

Somente assim você pode reinar em vida. Para reinar em vida, é preciso receber da graça superabundante, o favor imerecido, a bênção imerecida da Nova Aliança.

Essa graça não é uma doutrina que você aprende, não é uma teologia que nos é ensinada, essa graça é uma pessoa, é Cristo Jesus. João 1.17 diz que “a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vie-ram por meio de Jesus Cristo”.

A lei foi dada por que é uma coisa, uma doutrina, mas a graça veio provando que ela é uma pessoa. A graça é o próprio Cristo.

Somente quando você entende a graça é que recebe fé para se apropriar das bênçãos de Deus.

Jesus nunca pregou sobre cura, mas sempre per-doou os pecados dos homens. Por quê? Porque a cura é simplesmente o resultado de se livrar de toda conde-nação. A culpa faz com que as pessoas pensem que me-recem a doença.

Uma vez que o seu pecado é perdoado, você não tem pecado, e uma vez que você não tenha pecado, você é aceito como justo diante de Deus.

Você não é justo por causa de sua própria obediên-cia, mas por que o sangue de Jesus lavou todos os seus pecados. Lavou os de hoje, lavou os de ontem e até mes-mo os de amanhã.

3. O dom da justiçaTrês coisas são necessárias para reinarmos em vida.

Primeiro, precisamos receber de Deus, ou seja, não con-quistamos pela força do nosso braço, mas recebemos das mãos de Deus.

O segundo princípio é que precisamos receber a gra-ça abundante. Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus. Isso significa que você era muito peca-dor, mas a graça foi ainda maior do que o seu pecado.

A terceira condição para reinarmos em vida é re-cebermos o dom da justiça. Nós fomos feitos tão jus-tos quanto Jesus.

Perguntas para compartilhar:

1. Como você tem reinado em vida?

2. Qual a sua compreensão a respeito da mensagem de reinar em vida?

Isso acontece porque a minha justiça não depende das minhas obras. A minha justiça é Cristo. Isso signifi-ca que nem no céu você será mais justo do que é hoje, porque a sua justiça é Cristo.

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21)

A sua justiça é um dom, um presente de Deus para aquele crê em Cristo. Seu direito de ser justo foi com-prado pelo sangue de Jesus. Mas muitos crentes ainda vivem debaixo de condenação e acusação. Nunca po-deremos reinar em vida debaixo de culpa. Não temos fé quando estamos debaixo de condenação.

Precisamos declarar que não depende do que fa-zemos, mas depende da justiça de Cristo. Eu tenho a justiça de Cristo.

Por causa da obra consumada de Jesus, a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Toda a ira de Deus por causa do pecado caiu sobre o Senhor Jesus na cruz.

Não estamos mais debaixo da Velha Aliança segundo a qual Deus às vezes estava feliz com você e às vezes estava zangado. Hoje, Ele tem total prazer em você por causa de Jesus.

Pare de olhar para si mesmo procurando alguma justi-ça. Lance fora toda introspecção. Não precisamos ficar nos analisando, porque esta é a função do Espírito. Se houver algo errado em você, Ele vai trazer luz e vai corrigi-lo.

A vontade de Deus é que você possa reinar em vida. Se você tiver revelação da abundante graça e do dom da justi-ça, você será conduzido a uma vida de vitória e abundância.

Há vida abundante disponível para você. Você pode desfrutar da sensação maravilhosa de estar em paz com Deus. O sucesso é parte da sua herança. O fracas-so, a miséria e a derrota não são mais para você.

Você pode reinar em vida e ter uma casa cheia de alegria e paz. Você pode dar comando ao diabo e ele terá de obedecer.

Você pode dar ordens às circunstâncias e elas terão de mudar. Mas, para ter essa ousadia, você precisa pri-meiro aprender a receber, depois se encher da abundan-te graça, e por fim crer que recebeu o dom da justiça.

Page 7: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

7Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 8: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

8 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 9: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

9Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 10: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

10 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 11: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

11Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 12: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

12 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 13: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

13Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 14: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

14 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 15: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

15Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 16: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

16 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 17: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

17Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 18: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

18 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 19: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

19Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 20: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

20 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 21: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

21Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 22: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

22 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 23: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

23Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 24: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

24 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 25: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

25Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 26: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

26 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 27: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

27Videira na CidadeGoiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017

Page 28: igrejavideira.com.brigrejavideira.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Revista-02-a-08-de... · por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21) A sua justiça

28 Videira na Cidade Goiânia, 10 a 16 de dezembro de 2017