Por que Deus revelou a 'verdade' da Trindade 1700...

15
Como se Processaram estas Mudanças? No dia 24 de maio de 1979 o Pastor Neal Wilson (Presidente da Conferência Geral na época) publicou na Revista Adventista Americana (Adventist Review) uma Carta Aberta para a Igreja:

Transcript of Por que Deus revelou a 'verdade' da Trindade 1700...

Como se Processaram estas Mudanças?

No dia 24 de maio de 1979 o Pastor Neal Wilson (Presidente da Conferência Geral na época) publicou na Revista Adventista Americana (Adventist Review) uma Carta Aberta para a Igreja:

 

Do Deus Único para o Deus Trino

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

2

Do Deus Único para o Deus Trino

 Nesta carta o presidente Neal Wilson convoca membros e líderes da igreja para resolver algo que chamou de “dificuldade em questão teológica” (ver última linha da 1ª página e início da 2ª página). Neal Wilson definiu as “dificuldades teológicas” com o rótulo genérico de “righteousness by faith” (justificação pela fé). Refere-se a uma agitação que deseja acabar, dizendo ser “uma inundação de cassetes, brochuras, livros e documentos, distribuídos através do correio, pelos quais os membros se comunicam, e nunca chegam ao conhecimento da verdade.” Pelo conteúdo da convocação, a comissão que teria apenas dois dias para estudar os chamados “pontos difíceis da doutrina Adventista”, sabia apenas que o assunto genérico seria “justificação pela fé” (righteousness by faith).

Procurando justificar a mudança ocorrida em 1931 onde apenas quatro administradores deciiram mudar as doutrinas da igreja, contra os 1521 que assinaram o livro de Battle Creek em 15 de abril de 1894, veja o que escreveu Neal Wilson:

"Isso findou a discussão, porque a voz da maior autoridade falou. (referindo-se ao Espírito Santo, no tempo dos apóstolos)    A questão não foi submetida ao inteiro corpo dos cristãos para ser votada. Os apóstolos e os anciãos, homens de influência e de julgamento juntaram-se e fizeram uma declaração que foi inteiramente aceita pelas igrejas cristãs.”

 Neal Wilson termina sua carta de duas páginas dizendo: 

“Nós hoje apelamos para a igreja, que aceite a nossa proposta, abstendo-se de futuras agitações sobre o assunto da justificação pela fé, enquanto direção e ajuda está sendo preparada pelos líderes espirituais. Nós apelamos para que toda a discussão contensiosa sobre esse assunto seja suspensa até que o comitê representativo da igreja, sob a direção do Espírito Santo, possa oferecer ajuda e direção. Então, como na igreja primitiva, em espírito de unidade e amor possamos seguir para a frente.”

 Nenhuma menção é feita a mudança para a crença da trindade incluída de forma oficiosa nas Crenças Fundamentais dos Adventistas desde 1931. Perguntamos: Foi este comitê formado por apenas quatro administradores, tão representativo quanto o de 1894, onde participaram 1521 membros? Mais tarde foi publicado: In "An Open Letter to the Church" (Adventist Review, May 24, 1979), the president of the General Conference, Neal C. Wilson, announced the intention of the denomination to convene a representative group "to survey and study difficult theological issues" and share the results with the church. This group, the Righteousness by Faith Consultation, consisting of 145 members, was appointed and met in Washington, D.C., October 3-4, 1979. Tradução:

Em "Uma Carta aberta para a Igreja" (adventista Review, 24 de maio de 1979), o presidente da Conferência Geral, Neal C. Wilson, anunciou a intenção da denominação de indicar um grupo

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

3

Do Deus Único para o Deus Trino

representativo para “inspecionar e estudar assuntos teológicos difíceis” e compartilhar os resultados com a igreja. Este grupo de consulta sobre a Justificação pela Fé, consistindo de 145 membros, foi designado e se encontrou em Washington, D.C., em 3-4 de outubro de 1979.

Veja que os membros teriam apenas dois dias para concluir seus estudos sobre o assunto. Qualquer um sabe que, mesmo um pequeno estudo necessita de mais de dois dias para ser concluído. Imagine agora, estudar em dois dias, o conteúdo do que ao ser impresso formaria um livro com mais de 450 páginas?

Infelizmente, esse foi o início da preparação das 27 doutrinas depois aprovadas em Dallas, Texas, na Assembléia de 1980, e que tornaram OFICIAL a doutrina da Trindade. Neal Wilson evitou tratar diretamente do assunto, apenas fazendo referência genérica sobre a “natureza de Cristo” como um dos assuntos a serem tratados.

O Presidente da Conferência Geral, Neal Wilson temendo uma discussão pública do assunto “Trindade”, fez os delegados presentes na Assembléia aprovarem a mudança na forma de um livro com 450 páginas. Não foi informado aos presentes naquela Assembléia que entre aquelas 27 doutrinas existiam algumas radicais mudanças nas crenças que um dia foram defendidas e pregadas por nossos pioneiros. Não lhes foi explicado que eles estavam por votar uma doutrina que havia sido criticada e combatida por muitos anos por homens com Thiago White, esposo de Ellen White, e que por três vezes foi o presidente da Conferência Geral. Não lhes foi dito que eles estavam por tornar oficial a doutrina Católica da trindade. Não se discutiu o mérito e num simples gesto de levantar as mãos, se tornou oficial na Igreja Adventista a doutrina Católica da Trindade, segundo o Credo de Constantinopla do Terceiro Século da Era Cristã. Esta “oficialização” da doutrina da Trindade é algo relativamente recente (25 anos atrás – base 2005), e com toda certeza existem por todo o mundo adventistas ainda vivos que participaram desta Assembléia como delegados que podem nos dizer como procederam a aprovação desta doutrina (algo muito fácil de se checar!). Toda a história que vimos até agora pode ser confirmada na introdução do livro “Crenças Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia” (pág. 4 da edição em castelhano):

 

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

4

Do Deus Único para o Deus Trino

É importante notar que nada é dito no texto acima que as declarações que foram publicadas em 1931 possuíam algumas significativas e importantes diferenças em comparação com as declarações impressas até o ano de 1914. Havia, desde os anos 1919 uma controvérsia entre os pastores sobre a questão da trindade (a técnica utilizada era de silenciar todos os que chamavam à atenção sobre o assunto). A administração sempre teve medo de discutir com os membros qualquer doutrina da igreja. Desta forma, o mínimo que os membros desta igreja poderiam esperar de seus administradores era que essa discussão fosse feita pela própria administração, mas de maneira honesta, específica e ampla. NADA DISSO ACONTECEU ! 

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

5

Do Deus Único para o Deus Trino

Pelo o que acabamos de constatar a mudança foi da forma mais dissimulada e discreta possível. Aprovar a doutrina trindade foi o “pivô” de toda encenação e a razão porque um novo livro das doutrinas estava sendo introduzido na igreja. Quando votaram na Assembléia de 1980 em Dallas, Texas, foi formalmente e EM CONJUNTO, sem qualquer oportunidade para discussão das doutrinas em separado, e muito menos uma clara exposição que estavam fazendo mudanças na doutrina da igreja.

Em Defesa da Doutrina da Trindade 

O esforço para defender a doutrina da trindade veio depois, quando começaram aparecer os primeiros focos de resistência conservadora. Mais tarde, embora muitos tenham percebido o erro, circunstancialmente foram obrigados a defendê-lo. A partir de 1980, por ordem da Divisão Sul Americana, começaram a disciplinar todos os membros que se declaravam contra a doutrina da Trindade, ou tão somente promoviam reuniões domiciliares para o estudo do assunto. Dezenas de Adventistas foram expulsos da igreja no sul da Bahia e em Fortaleza. Recentemente, dezenas de Adventistas tem sido expulsos em todas as partes do Brasil, inclusive em Santa Catarina. Em sua grande maioria, os membros da igreja são cortados sem direito de se defenderem, e os pastores violam o Direito Constitucional do cidadão de promover reuniões, sem sofrer qualquer tipo de coação. Nos Estados Unidos, a política em relação aos opositores da doutrina da Trindade é bastante discreta e tolerante, pois nenhum pastor ousaria enfrentar as leis dos "Civil Rights", freqüentemente desconsideradas no Brasil. E o mais desconcertante de toda esta história, é o fato de vermos que vários membros estão sendo removidos da comunhão das Igrejas Adventistas por crerem exatamente como criam aqueles que a fundaram e a estabeleceram. Por exemplo, Urias Smith afirmava: “Mas com respeito ao Espírito, a Bíblia usa expressões que não podem se harmonizar com a idéia que é uma pessoa igual ao Pai e ao Filho. Ao contrário mostra que é uma divina influência de ambos; o meio pelo qual se fazem representar e pelo qual se manifesta o poder através de todo o universo, quando não estão pessoalmente presentes.” - Urias Smith, “In the Question Chair”, Review and Herald, LXVII (28/10/1890), 664. Atualmente, se algum membro disser isto será perseguido, terá seus cargos retirados, seu nome será levado para a comissão da igreja, e caso não se retrate, será finalmente removido do rol de membros da igreja (geralmente sem qualquer direito de defesa perante a igreja).

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

6

Do Deus Único para o Deus Trino

Neal Wilson Neal Wilson, presidente da Conferência Geral por ocasião da Assembléia realizada em Dallas, como que querendo justificar a mudança que lá foi oficializada, escreveu no prefácio do livro “A Search for Identify” de George R. Knight:

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

7

Do Deus Único para o Deus Trino

Tradução: 

Uma Palavra ao Leitor

Tem sido meu privilégio observar e ter parte pessoalmente na procura da identidade teológica durante 55 dos 150 anos cobertos por esse livro. O escopo deste estudo e a cuidadosa e sumaria pesquisa do Dr. George Knight me intriga...

Esteja seguro em ler todo o livro e não só as seções que lhe chamem à atenção. Se você fizer assim, eu estou certo que você vai concordar que este livro é o produto de uma grande pesquisa. Ele é acadêmico, informativo, provocativo e instrutivo. O autor traça a jornada teológica que a Igreja Adventista tem... No começo o Dr. Knight tem um dilema hipotético. Ele aponta que a maioria dos fundadores e pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo-dia relutariam em pertencer à igreja hoje, se tivessem que aceitar as 27 Doutrinas Fundamentais. Nos primeiros dias do desenvolvimento da denominação "a verdade presente" tem envolvido os mandamentos de Deus, o Sábado, a mensagem do santuário, a mortalidade da alma, a mensagem dos 3 anjos de Apocalipse 14 e a segunda vinda de Jesus. Esse livro claramente revela que desde o começo dos Adventistas do Sétimo-dia, estavam preparados para modificar, mudar, ou revisar as suas crenças e práticas, se eles pudessem ver uma boa razão para fazer assim pelas escrituras. É por isso que na introdução do texto das Doutrinas Fundamentais, diz: “A revisão dessas declarações deve ser esperada na seção da Conferência Geral quando a igreja é guiada pelo Espírito Santo para o inteiro entendimento das verdades da Bíblia, para achar uma melhor linguagem para expressar os ensinamentos de Deus nas Sagradas Escrituras”. Um dos atuais escolásticos da igreja anotou que, a mais marcante característica acerca do Adventismo é o fato que “nós acreditamos que a verdade é progressiva e não estática.” Como resultado disso o Adventismo continua pesquisando, investigando, escutando, revendo, estudando e orando, na convicção que Deus vai iluminar, e aumentar o entendimento da história da salvação. Esse livro reforça o fato que a igreja Adventista do Sétimo-dia é um movimento profético, com uma mensagem e uma missão profética.

Embora eu pensei que estive razoavelmente bem informado, eu devo admitir que o Dr. Knight aguçou a minha convicção. Eu fiquei profundamente impressionado pela síntese das pessoas e assuntos e da forma habilidosa que ele relacionou a jornada desses 150 anos. Nas páginas finais, o Dr. Knight enfatiza o que significa ser um cristão Adventista do Sétimo-dia. Ele declara que o “o gênio do Adventismo do Sétimo-dia não se baseia tanto nas doutrinas que o distinguem do que outros cristãos acreditam, antes é uma combinação do entendimento da estrutura do tema da grande controvérsia no cerne da apocalíptica do livro da Revelação, discorrendo de Apocalipse 11:19 até o fim do capítulo 14. É um ponto de vista profético que distingue os Adventistas do Sétimo-dia de outros Adventistas, outros sabatistas, e todos os outros cristãos.”

Neal C. Wilson, ex-Presidente___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

8

Do Deus Único para o Deus Trino

da Conferência Geral dos Adventistasdo Sétimo-dia. (1979-1990)

Como aceitar esta mudança? 

Será que o argumento que nossos doutores e pastores estão usando para justificar a mudança de não-trinitarianos para trinitarianos é válido? Eles afirmam que nossa doutrina mudou porque os conceitos dos pioneiros estavam errados. Mas se isto é verdade por que Ellen White afirmou: “Os pontos principais da nossa fé, tal como temos hoje, foram firmemente estabelecidos. Ponto por ponto foi claramente definido e toda a irmandade veio em harmonia. A inteira congregação de crentes está estabelecida na verdade. Há aqueles que vieram com estranhas doutrinas, mas nós não tememos encontrá-los. Nossa experiência foi maravilhosa e estabelecida pela revelação do Espírito Santo.” Ellen White - MS. 1903 E mais: “Nós não podemos aceitar as palavras daqueles que trazem mensagens contradizendo os principais pontos da nossa fé. Eles juntam um mundo de textos e uma pilha de provas que sustentam as suas teorias. Isso tem acontecido sempre nos últimos 50 anos. Enquanto as Escrituras são a Palavra de Deus e devem ser respeitadas, se o que eles mostram altera um pilar do fundamento que Deus tem sustentado nesses passados 50 anos, é um grande engano. Os que recebem essas explicações sabem das maravilhosas demonstrações do Espírito Santo, que nos deu poder e força nas mensagens do passado, que vieram ao povo de Deus.” Ellen White, 1905, Manuscript Release No. 760: The Integrity of the Sanctuary Truth, pages 18-20 E ainda mais: “Nenhum alfinete deve ser removido no que o Senhor estabeleceu. Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos tem dado nesses últimos cinqüenta anos?” Review and Herald, 05/Maio/1905 Mas apesar de todas estas claras e específicas orientações para não mudarem aquilo que o Senhor havia estabelecido, Ellen G. White foi orientada pelo Senhor para revelar a seguinte advertência profética: “A mensagem do Senhor claramente nos adverte: O inimigo das almas nos trás a impressão que uma grande reforma está tendo lugar entre os Adventistas do Sétimo-dia, e essa reforma consistiria em abandonar as doutrinas que são as bases da nossa fé, num processo de reorganização. Em que essa reforma que teria lugar vai resultar? Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado a igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada. Os princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam às cidades e fariam um maravilhoso trabalho. O sábado de fato seria relaxado, na forma como ele foi criado. Nada resistiria ao novo movimento. Ele

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

9

Do Deus Único para o Deus Trino

criaria dependência na força de homens, que sem Deus não valem nada. A sua fundação seria feita na areia, e a tempestade e o vento banirão essa estrutura.” Ellen G. White, Selected Messages, Book 1, Páginas. 205 e 205 Quando os princípios fundamentais estabelecidos nos últimos 50 anos sob a orientação do Senhor estivessem sendo mudados, sua orientação específica é que os pioneiros falassem sobre os fundamentos de nossas crenças mediante a reimpressão de seus escritos: “Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência.” 24 de Maio de 1905 - Manuscript Release Vol.1, pág.55. E depois reforçou: “Permita os pioneiros identificarem a verdade. Quando o poder de Deus testifica o que é a verdade, essa verdade deve permanecer para sempre como verdade. Não depois de suposições, contrárias a luz que Deus tem dado para ser recebida. Surgirão homens com interpretações das Escrituras que para eles é a verdade, mas não é a verdade. A verdade para esse tempo Deus tem dado como um fundamento para a nossa fé. Ele Mesmo nos falou a verdade. Um após outro vai aparecer com uma nova luz que contradiz a luz que Deus tem dado pelo seu Santo Espírito.” Ellen White, 1905, Counsels to Writes and Edictores, págs. 31 e 32 Diante dos fatos apresentados, não fica muito difícil saber o que ela estava querendo dizer quando escreveu: “Haverá, mesmo entre nós, mercenários e lobos disfarçados em ovelhas que persuadirão [alguns do] rebanho de Deus a sacrificar a outros deuses diante do Senhor. ... Jovens que não se acham estabelecidos, arraigados e firmados na verdade serão corrompidos e desencaminhados pelos condutores cegos dos cegos; e os ímpios, os desdenhadores que duvidam e perecem, que desprezam a soberania do Ancião de Dias e colocam um falso deus sobre o trono, um ser de sua própria invenção, um ser completamente tal qual eles mesmos - estes instrumentos estarão nas mãos de Satanás para corromper a fé dos incautos.”Mensagens Escolhidas, Vol 3, pág.398. 

Veja agora o que confessam os autores do livro “A Trindade” na página 221:

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

10

Do Deus Único para o Deus Trino

Nota: É importante destacarmos que os fatos que aqui foram mencionados parece que só são ignorados pela maioria dos Adventistas, pois até mesmos os Evangélicos conhecem bem esta história, como pode ser constatado neste texto retirado do site da Igreja Cristã de Deus (Christian Churches of God). É interessante também observar que neste texto não-adventista está relatado de forma bem fundamentada que o Unitarismo e a guarda do Sábado eram as características das igrejas cristãs primitivas. “A Igreja Cristã foi dividida em dois grupos, os Unitarianos e Trinitarianos, somente a partir do concílio do quarto século. Nos dois primeiros séculos, todos eram unitarianos e acreditavam que Cristo era o grande Anjo do Velho Testamento. Os Trinitarianos ainda não existiam no Cristianismo. Eles eram pagãos adorando em Roma, Júpiter, Juno, e Minerva, a Virgem Imaculada....Depois, a Trindade foi adotada de Constantinopla em 381, e a fé rachou novamente. Esta grande rachadura culminou com a introdução da Páscoa no Segundo Século. ...

Os Unitarianos mantiveram-se em guerra com os Trinitarianos por alguns séculos...

Os Unitarianos eram também guardadores do Sábado. Eles eram erroneamente  chamados de Arianos. A família do profeta Maomé era dessa linhagem Sabatista.

No quarto século, a Igreja Abissiniana enviou seu arcebispo Mueses para a China através da Índia. Ele estabeleceu o Cristianismo na China, que eram Unitarianos guardadores do Sábado...

Na Reforma, a Igreja Unitariana se dividiu em dois ramos. Um foi o elemento Unitariano radical, o qual veio de grupos Protestantes e guardam o Domingo e os feriados católicos. O outro elemento veio da Igreja Valdense pré-Reforma, eles eram Sabatistas. Seus descendentes estão na Europa atualmente...

Este sistema radical Unitariano nega a pré-existência de Cristo e, em termos históricos, é uma inovação relativamente recente...

Até a poucas décadas, bem recentes, todas as igrejas guardadoras do sábado eram não-trinitarianas. Os Adventistas do Sétimo Dia tornaram-se trinitarianos, formalmente, somente em 1978 [quando a Comissão Executiva da Associação Geral aprovou a relação de 27 doutrinas fundamentais, oficializada na Reunião da Associação Geral de 1980]...” - http://www.logon.org/english/s/p060.html

A Situação Atual da Igreja Adventista do Sétimo Dia

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

11

Do Deus Único para o Deus Trino

Durante muitos anos a liderança da IASD conseguiu ocultar dos membros, as mudanças ocorridas nos Princípios Fundamentais da Igreja.

Até hoje, poucos são os membros que sabem que um dia a igreja Adventista do Sétimo Dia foi uma igreja, não trinitáriana.

Ou seja, como preferem denominar os “doutores em divindade” da IASD, arianos ou semi-arianos.

Com a evolução dos meios de comunicação, principalmente a comunicação por meio de computadores, a Internet, as informações estão disponíveis a todos em todo o mundo, bastando para isso ter acesso a um computador. Nos Estados Unidos há um despertar muito lento. Mas, é no Brasil (pais com a maior população adventista) que se concentram os focos mais ativos de insurgência anti-trinitariana.

Com sucesso a administração vinha iludindo os adventistas com as histórias de que os pioneiros eram semi-arianos e que ainda não tinha definido sua doutrina, sendo que a Doutrina da Trindade foi uma revelação que Deus deu a igreja de forma progressiva.

Diante desta afirmação, surge a seguinte pergunta:

Porque Deus revelaria a Doutrina da Trindade primeiramente à Igreja Católica, a mãe das meretrizes, para somente depois de muitos anos revelar a Igreja Adventista?

Não nos parece que alguma coisa esta errada? Outro argumento usado é o de que os pioneiros tinham verdadeira aversão em publicar as doutrinas da igreja, por isso a Doutrina da Trindade só foi publicada de forma oficial no ano de 1980.

Apenas esquecem que os Princípios Fundamentais da IASD já haviam sido publicados em 1894 e republicados sucessivamente dos Year Books.

Outra estratégia era jogar a mudança da doutrina para um tempo remoto, num início ainda inseguro, em que os pioneiros procuravam firmar âncoras e estabelecer raízes.

Mas, como agora sabemos, a história era completamente diferente! 

___________________________________________________________________________________

[email protected] http://averdadeacimadetudo.tripod.com

12