Por que fizeste isto?

1
A Arte no TJDFT: Gênese de um acervo Yara Tupynambá (1932) é uma artista multifacetada capaz de produzir imagens conceitualmente carregadas de simbolismos. A infância em Montes Claros - Minas Gerais marcou seu imaginário. Seja em gravuras, pinturas a óleo sobre tela, seja em grandes murais, a arte de Yara é povoada por violeiros, cavalhadas e congados bem como por personagens da Inconfidência Mineira e por cenas religiosas. Yara Tupynambá esteve presente em diversas mostras e bienais no Brasil e no mundo. Recebeu numerosos prêmios pelo seu trabalho e foi escolhida, diversas vezes, como destaque das artes pela crítica especializada. Possui cerca de 105 painéis murais espalhados por algumas cidades brasileiras, 7 deles localizados em Belo Horizonte, os quais foram tombados como patrimônio histórico e artístico daquela cidade. A xilogravura da série Gênesis, que integra o acervo do TJDFT, foi impressa em preto e branco sobre papel de arroz e retrata a figura bíblica Eva com os dizeres Porque fizeste isto? Multiplicarei grandemente tua dor, da série Gênesis, escritos a lápis, abaixo da imagem. A passagem da Bíblia a que se refere a obra de arte, Gênesis 3:16, narra o momento em que Eva recebe a punição por ter comido do fruto proibido. Yara Tupynambá explora o tema religioso de maneira bastante complexa, por meio dessa imagem, na qual a sensualidade do corpo feminino da Eva nua se contrapõe às expressões do rosto desta, que demonstram nítido sofrimento em virtude da punição recebida. O simbolismo presente na composição pode ser interpretado como o embate dual entre características opostas do feminino, no qual as diferentes facetas da mulher são representadas pela alternância das cores preto e branco. POR QUE FIZESTE ISTO? MULTIPLICAREI GRANDEMENTE TUA DOR - GÊNESIS Yara Tupynambá “Será inaugurado o mural ‘Inconfidência Mineira’, concebido e executado pela consagrada artista Yara Tupinambá, uma das mais autênticas expressões atuais da nossa arte contemporânea. A laureada artista mineira, que, aliás, é um dos mais altos valores de nossa gravura, haja vista à sua última fase, intitulada ‘Gênesis’, fez uma recriação da verdade histórica, transportando para um mural de cento e vinte e cinco metros quadrados uma história- estoria de a Inconfidência Mineira, por isso que transformou, através de um forte expressionismo, esse movimento de libertação em uma dramática interpretação da luta do homem na conquista da própria liberdade de expressão.” Hugo Auler Coluna Atelier. Correio Braziliense, Brasília, 29/11/69. Por que fizeste isto? Multiplicarei grandemente tua dor - da série gênesis Yara Tupynambá xilogravura 105 x 70 cm

Transcript of Por que fizeste isto?

Page 1: Por que fizeste isto?

A Arte no TJDFT: Gênese de um acervo

Yara Tupynambá (1932) é uma artista multifacetada capaz de produzir imagens conceitualmente carregadas de simbolismos.

A infância em Montes Claros - Minas Gerais marcou seu imaginário. Seja em gravuras, pinturas a óleo sobre tela, seja em grandes murais, a arte de Yara é povoada por violeiros, cavalhadas e congados bem como por personagens da Inconfidência Mineira e por cenas religiosas.

Yara Tupynambá esteve presente em diversas mostras e bienais no Brasil e no mundo. Recebeu numerosos prêmios pelo seu trabalho e foi escolhida, diversas vezes, como destaque das artes pela crítica especializada. Possui cerca de

105 painéis murais espalhados por algumas cidades brasileiras, 7 deles localizados em Belo Horizonte, os quais foram tombados como patrimônio histórico e artístico daquela cidade.

A xilogravura da série Gênesis, que integra o acervo do TJDFT, foi impressa em preto e branco sobre papel de arroz e retrata a figura bíblica Eva com os dizeres Porque fizeste isto? Multiplicarei grandemente tua dor, da série Gênesis, escritos a lápis, abaixo da imagem. A passagem da Bíblia a que se refere a obra de arte, Gênesis 3:16, narra o momento em que Eva recebe a punição por ter comido do fruto proibido.

Yara Tupynambá explora o tema religioso de maneira bastante complexa, por meio dessa imagem, na qual a sensualidade do corpo feminino da Eva nua se contrapõe às expressões do rosto desta, que demonstram nítido sofrimento em virtude da punição recebida.

O simbolismo presente na composição pode ser interpretado como o embate dual entre características opostas do feminino, no qual as diferentes facetas da mulher são representadas pela alternância das cores preto e branco.

POR QUE FIZESTE ISTO? MULTIPLICAREI GRANDEMENTE TUA DOR - GÊNESIS

Yara Tupynambá

“Será inaugurado o mural ‘Inconfidência Mineira’, concebido e executado pela consagrada artista Yara Tupinambá, uma das mais autênticas expressões atuais da nossa arte contemporânea. A laureada artista mineira, que, aliás, é um dos mais altos valores de nossa gravura, haja vista à sua última fase, intitulada ‘Gênesis’, fez uma recriação da verdade histórica, transportando para um mural de cento e vinte e cinco metros quadrados uma história-estoria de a Inconfidência Mineira, por isso que transformou, através de um forte expressionismo, esse movimento de libertação em uma dramática interpretação da luta do homem na conquista da própria liberdade de expressão.”

Hugo Auler

Coluna Atelier. Correio Braziliense, Brasília, 29/11/69.

Por que fizeste isto? Multiplicarei grandemente tua dor - da série gênesis

Yara Tupynambá xilogravura

105 x 70 cm