Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais,...

24
Villela da Matta & Flora Victoria Por um mundo melhor e mais virtuoso

Transcript of Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais,...

Page 1: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Villela da Matta

& Flora Victoria

Por um mundo

melhor e mais virtuoso

Page 2: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Faça a sua parte e mais um pouco. Comece com você mesmo.

Se você é um coach, contribua com alguém ou

alguma empresa; faça o seu papel.

Se você é um líder, inspire pessoas, transforme-as,

seja a transformação que você deseja ver nos outros.

Se você não é um líder, torne-se um.

Se você é um empresário, dê oportunidades.

Vivemos em um sistema no qual afetamos e somos

afetados. Vamos gerar uma nova onda.

Vamos mudar

o mundo

Page 3: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

A SBCOACHING Social

O que é a SBCOACHING SocialA SBCOACHING Social faz parte do SBCOACHING Group™, cuja missão é promover a evolução e a maximização do potencial humano por meio de soluções exclusivas de coaching e treinamentos de alta performance, gerando aumento de resultados para pessoas, times e empresas.

A SBCOACHING Social é uma empresa com objetivo de contribuição social criada com o propósito de promover o florescimento humano nos principais “jardins” da vida: lares, escolas, empresas e sociedade, por meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia positiva e filantropia por meio do programa de desenvolvimento SEMEAR. Florescimento humano é um sinônimo de felicidade, significa o crescimento e desenvolvimento do ser hu-mano na sua potencialidade máxima.

Os principais pilares do Projeto SEMEAR focam os seguintes tópicos:

Supremacia, desenvolvimento e otimização

Engajamento e uso de forças e virtudes

Missão, propósito e significado

Energia, emoções positivas e vitalidade física

Alvos, metas e objetivos

Relacionamentos e interações

Page 4: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Todos esses temas são focados na descoberta, no desenvolvimento e no uso de forças, talentos e virtudes.

O Projeto SEMEAR é fundamentado cientificamente por meio da psicologia positiva, a ciência do bem-estar, do florescimento e da realização do potencial humano – ou seja, é a ciência da felicidade. É, também, fun-damentado pelo coaching, processo que visa aumentar o nível de resultados de indivíduos, times e empresas – ou seja, a ciência da alta performance. E é fundamentado, ainda, pela filantropia, cujas raízes etimológicas remetem ao amor à humanidade e que engloba trabalho voluntário e doações.

A SBCOACHING Social contribui para a potencialização dos agentes de evolução (pais, educadores, lí-deres e governantes) preparando-os para promover o florescimento em crianças, jovens e adultos, a fim de gerar indivíduos e cidadãos mais plenos e felizes, capazes de utilizar suas forças, virtudes e seus talentos na capacidade máxima.

“A SBCOACHING Social é uma empresa sem fins lucrativos que

tem como objetivo contribuir para que

as pessoas se tornem melhores e mais felizes

e também oferecer uma plataforma

em que coaches, empresários e pessoas

de todas as áreas possam contribuir reciprocamente.”

Page 5: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Os programas de florescimento humano estão sendo implementados com medições iniciais do aumento de satisfação, esperança, emoções positivas, fruição e com as Escalas SEMEAR.

As origens da SBCOACHING Social

Villela da Matta e Flora Victoria, fundadores do SBCOACHING Group™, decidiram doar seu tempo, sua expertise e seus recursos financeiros para contribuir para a construção de um mundo melhor. Dessa decisão, surgiu a SBCOACHING Social, uma empresa com objetivo de contribuição social cujo intuito é colaborar com o desenvolvimento e o florescimento do ser humano em sua total potencialidade.

A SBCOACHING Social foi criada com um sonho: tornar o Brasil um país melhor onde seja possível nos tornarmos melhores líderes, melhores governantes, melhores pais e melhores educadores. Em outras pala-vras, um país onde as pessoas possam florescer, integrando um mundo no qual todos queiram participar e a ele pertencer. O florescimento, conceito oriundo da psicologia positiva cuja origem está no termo inglês flourishing, ocorre quando:

• Nutrimos emoções positivas em relação à vida.

• Utilizamos forças e talentos de forma engajada na vida e no trabalho.

• Realizamos objetivos imbuídos de propósito.

• Vivemos relacionamentos positivos e construtivos.

• Temos autoestima, resiliência, esperança e deter-minação.

A razão de existir da SBCOACHING Social está atrelada à visão compartilhada por Villela da Matta e Flora Victoria em relação aos impressionantes resul-tados do processo de coaching aliado à psicologia positiva em diversas esferas da sociedade. Assim, a visão da SBCOACHING Social projeta:

• Um país melhor, pessoas melhores, melhores pais, mães, educadores, líderes, governantes, melhores cidadãos do mundo.

• Um país onde as pessoas possam nutrir emoções positivas em relação à vida, usar o seu pleno potencial, realizar suas metas imbuídas de pro-pósito, ter relacionamentos positivos e uma vida agradável, boa e significativa.

• Um país onde as pessoas tenham a oportunidade e o direito à felicidade plena e verdadeira.

Page 6: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Concretizar essa visão exige uma estrutura bem definida e um meio de suporte estabelecido, fornecido por uma instituição dedicada a promover o florescimento da população brasileira. Esta é a SBCOACHING Social.

A visão e a situação ideal pretendidas pelo Projeto SEMEAR é ver o Brasil em desenvolvimento pleno, com cidadãos em florescimento. Por isso, a SBCOACHING Social tem como meta treinar 1.000.000 de coaches positivos, que afetarão direta ou indiretamente 50.000.000 pessoas até 2050, afetando positivamente 25% da população brasileira.

Page 7: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

A missão e os objetivos da SBCOACHING Social

A missão da SBCOACHING Social é contribuir para o florescimento da sociedade, com a aplicação de práticas de positive coaching em empresas, escolas e comunidades, formando um país melhor, mais feliz, mais ético e mais virtuoso. Os objetivos estabelecidos para a atuação da SBCOACHING Social são:

• Implementar projetos de flourishing em comunidades, escolas e empresas.

• Atrair coaches e voluntários para contribuir em projetos de flourishing.

• Treinar educadores, pais e líderes para serem agentes de mudança e contribuir para o florescimento de crianças e adolescentes.

• Divulgar resultados de projetos de flourishing que inspirem pessoas.

• Pesquisar, medir e divulgar resultados de flourishing e temas relacionados à felicidade e ao desenvolvi-mento humano.

• Conectar pessoas que queiram ajudar pessoas que precisem de ajuda.

• Captar e distribuir recursos que auxiliem no processo educacional e transformacional com foco no en-sino de virtudes.

• Estabelecer conexão com outras instituições de contribuição social para potencializar resultados.

• Promover a divulgação de conhecimento e melhores práticas para promover o florescimento da huma-nidade como um todo.

Page 8: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Para tanto, os valores e princípios da SBCOACHING Social fundamentam-se nas seguintes virtudes:

• Sabedoria • Amor

• Coragem • Justiça

• Temperança • Transcendência

Para alcançar seus objetivos, a SBCOACHING Social utiliza o positive coaching como base de suas ações e projetos voltados a agentes de mudança como pais, educadores e líderes. O positive coaching foca o au-mento de conquistas e realizações, emoções positivas, senso de missão e propósito, além de usar as forças e os talentos de cada indivíduo para promover um desenvolvimento pleno em diferentes contextos da vida. Por um lado, a psicologia positiva, com seu enfoque nos aspectos positivos do funcionamento humano, visa ao florescimento de indivíduos e comunidades. Este processo, segundo Martin Seligman, psicólogo, ex-pre-sidente da American Psychological Association (APA) e professor na University of Pennsylvania, proporciona às pessoas o acesso aos elementos fundamentais que fazem a vida florescer: emoções, engajamento, rela-cionamentos, significados e realizações positivos – elementos que, em conjunto, respondem pelo acrônimo PERMA, conceitualizado por Seligman e que serviu de inspiração para a SBCOACHING Social. Por outro lado, em associação ao processo de coaching, cujo objetivo central é a elevação de resultados positivos de indivíduos ou grupos em diferentes domínios da vida, a psicologia positiva fornece o arsenal teórico e as intervenções que embasam a transformação gerada por ações concretas com foco nas emoções positivas.

Os pilares da SBCOACHING Social

Os pilares para mudanças sociais sobre os quais se ergue a SBCOACHING Social são:

• Coaching • Psicologia positiva • Filantropia

O coaching e a psicologia positiva são uma combinação ideal para a promoção do bem-estar e do flores-cimento. Já a atividade filantrópica, sustentada pelos princípios de coaching e psicologia positiva, refere-se ao voluntariado e a doações de empresas interessadas em somar forças com a SBCOACHING Social para colocar em prática o projeto de fazer o Brasil florescer.

Assim, com o suporte dessa tríade, podemos fazer nossa parte na construção de um mundo melhor para todos. A SBCOACHING Social pretende responder a esse chamado, convidando e preparando coaches brasileiros para assumir o desafio de promover o florescimento no país.

Comprometimento, competência e caráter

Para atingir seus objetivos, o projeto proposto pela SBCOACHING Social é representado pela fórmula C3³:

• Comprometimento • Competência • Caráter

Page 9: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Para que haja senso de propósito, relacionamentos solidários, motivação e desenvolvimento contínuo, é ne-cessário comprometimento e expansão do conhecimento para a promoção do bem-estar e do florescimento, competência (a capacidade de se tornar um ser humano plenamente funcional) e caráter (com base na com-preensão e no cultivo de valores, forças e virtudes). O desenvolvimento do comprometimento, da competên-cia e do caráter será abordado no trabalho da SBCOACHING Social com famílias, escolas e organizações.

O público-alvo da SBCOACHING Social

Pais, educadores e líderes foram escolhidos como o alvo primário das ações promovidas pela SBCOACHING Social. Entenda o porquê:

• Pais são a estrutura da família, que é não apenas o berço da cultura e a fundação da sociedade do futuro, mas também o centro da vida social. A educação bem-sucedida das crianças em uma família servirá de suporte para seu comportamento produtivo quando forem adultas. A partir da perspectiva da psicologia positiva, é possível trabalhar com crianças e famílias para desenvolver pontos fortes e capacidades den-tro de indivíduos e de sistemas.

• Educadores podem desenvolver a capacidade de criar um ambiente de aprendizado e ensino positivo, que é essencial para o bom desempenho de estudantes e seu bem-estar. Há uma ligação direta entre o sucesso dos estudantes e o ambiente escolar. “Estudantes ficam mais motivados a ter um bom desempe-nho e a realizar seu potencial completo em escolas com um clima escolar positivo, nas quais se sintam seguros, incluídos e apoiados” (Safe Schools Action Team, 2008).

• Líderes – compreendidos aqui no sentido mais amplo, de líderes de negócios a líderes comunitários, incluindo futuros líderes – podem ser encorajados pelo projeto a desenvolver uma liderança positiva: uma liderança que, de acordo com a definição dada por Peter Senge, envolve a capacidade de uma co-munidade humana – pessoas que vivem e trabalham juntas – de gerar novas realidades. Senge também defendeu que a noção de comunidades humanas que criam novas realidades unifica indivíduos extraor-dinariamente diversos que vemos como líderes exemplares.

O PROJETO SEMEAR

O que é o Projeto SEMEAR e quais são seus objetivos

O Projeto SEMEAR é o programa que contém os fundamentos teóricos e o conjunto de intervenções que guiam as atividades da SBCOACHING Social, criada para estimular e fomentar o florescimento em três áreas:

• Social • Educacional • Corporativa

Os valores fundamentais que guiam o Projeto SEMEAR são: excelência e competência, cidadania e coopera-ção, inovação e distinção, seriedade e ética, crescimento e sabedoria, contribuição e respeito.

Page 10: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

O framework SEMEAR

“SEMEAR” significa plantar ou cultivar, e é esta a base para o modelo metafórico e sistêmico sobre o qual o projeto foi estruturado. A representação iconográfica da estrutura consiste em um trevo de quatro folhas – uma metáfora para indicar que a felicidade pode ser cultivada –, no qual cada folha representa as áreas de bem-estar a serem abordadas por intervenções positivas: físico, social, comunitário e profissional. O Projeto SEMEAR pretende promover mudanças sustentáveis em direção ao florescimento nos quatro domínios de bem-estar expressos por seu framework. Em geral, esses domínios se encaixam no modelo de bem-estar proposto por Rath e Harter (2010) e são sustentados pela pesquisa do Instituto Gallup conduzida em mais de 150 países, cobrindo quase 98% da população do mundo, e que detectou as áreas que as pessoas mais valorizam para a promoção de seu bem-estar. Assim, o Projeto SEMEAR atuará nos seguintes domínios: físi-co, carreira, social e comunitário. O artista plástico Romero Britto criou a arte para o Framework SEMEAR, desenvolvido por Flora Victoria. Criou, também, o logotipo da SBCOACHING Social.

Supremacia, desenvolvimento e otimização

Engajamento e uso de forças e virtudes

Missão, propósito e significado

Energia, emoções positivas e vitalidade física

Alvos, metas e objetivos

Relacionamentos e interações

CO

MUNID

ADES

FAMÍLIA

ESCOLAS

EMPRES

AS

M

A

ERE

S

Page 11: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

As metáforas do Projeto SEMEAR se complementam por meio das seguintes expressões:

• As sementes: as intervenções positivas que formarão o projeto e que serão cientificamente desenvolvidas e aplicadas nas cartilhas.

• Os jardins: as áreas de aplicação, especificamente famílias, escolas, comunidades e empresas.

• Os jardineiros: os agentes de mudança e evolução, que podem ser desde os coaches que atuam no projeto até os pais, educadores e líderes que participarem das intervenções e, por sua vez, agirem como multiplicadores.

O acrônimo SEMEAR

Cada letra do acrônimo SEMEAR constitui uma etapa do processo, baseada nos seguintes fundamentos:

Supremacia, desenvolvimento e otimização

Um tópico-chave para o Projeto SEMEAR está relacionado a como as pessoas atingem seu potencial pleno ao atingir níveis elevados de desempenho e otimizar seus níveis de resiliência ao lidar com os desafios da vida. A superação de limitações e a otimização do potencial humano também estão associadas à ideia de desenvolvimento, um princípio fundamental do coaching. Nesta etapa, começaremos a trabalhar a autoges-tão por meio da supremacia: autogestão refere-se à capacidade de gerir a si mesmo, isto é, de administrar suas emoções e comportamentos. Supremacia (do latim supremus = superior ou o mais elevado) refere-se à capacidade de superação, de ir além dos limites autoimpostos e de buscar a melhoria contínua. Com isso, estaremos alavancando nosso processo de desenvolvimento e, também, aprendendo a otimizar nossos recur-sos de modo a tornar esse processo ainda mais eficaz.

Engajamento e uso de forças e virtudes

O engajamento é um estado caracterizado pela vitalidade e a absorção e também envolve o flow – estado mental de funcionamento em que, ao realizarmos determinada atividade, mergulhamos em uma sensação de foco energizado, envolvimento total e fluidez no processo de realização (daí o nome flow, palavra da língua inglesa que, em português, significa fluir). Em um dos principais estudos sobre o assunto, Csikszentmihalyi (1997), que desenvolveu o conceito, relaciona o estado de flow ao engajamento com as atividades do dia a dia. Isso significa que é possível criar engajamento nas atividades pessoais e profissionais que desenvolve-mos em nosso cotidiano e, desse modo, aumentar a nossa satisfação com a vida – já que assim nos sentimos bem ao realizar nossas atividades diárias. Tanto o engajamento quanto o flow estão ligados ao uso das forças, definidas como as melhores qualidades das pessoas, refletidas em seu potencial de atingir bem-estar pessoal e de fazer a diferença no ambiente de trabalho e no mundo ao seu redor (Peterson & Seligman, 2004).

Page 12: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Missão, propósito e significado

A capacidade de extrair sentido de nossas experiências permeia nossas vidas e é essencial para o avanço da humanidade (Steger, 2009). A chamada “vida com significado” relaciona o significado a outros elementos do bem-estar, como satisfação e autoestima. O significado na vida também pode ser definido como uma sensação de ter propósito ou gastar tempo e energia perseguindo objetivos que possuem valor para a pessoa (Ryff & Singer, 1998). O significado é um meio pelo qual interpretamos e organizamos as coisas, entendendo nosso próprio valor e lugar no mundo (Steger, 2009). O propósito motiva um indivíduo a dirigir recursos em direções específicas para realizar algumas metas e não outras (McKnight & Kashdan, 2009). McKnight e Kashdan (2009) explicam que o propósito fornece os alicerces que estimulam as pessoas a enfrentarem melhor o estresse e o desgaste. O desenvolvimento do propósito exige a busca de objetivos que concordem entre si, explicam os autores. A intensidade com a qual as pulsões de uma pessoa refletem seus valores e interesses mais internos é o elemento crucial que define esse tipo de objetivo (cf. Sheldon & Elliot, 1999; Sheldon & Kasser, 1998). Tudo isso refere-se à nossa missão pessoal, que deve expressar nossos propósitos e direcionar nossos objetivos.

Energia, emoções positivas e vitalidade física

Para aumentar o bem-estar físico e psicológico, o projeto SEMEAR agirá sobre os seguintes elementos mensu-ráveis: emoções positivas e vitalidade física/energia. Emoções positivas são fatores que tanto indicam quanto promovem o florescimento (Fredrickson, 2001). São também o primeiro pilar da teoria do bem-estar expressa no modelo PERMA (Seligman, 2011). Quanto à vitalidade, ela é associada à experiência subjetiva de energia e vivacidade (Mutrie & Faulkner, 2004; Peterson & Seligman, 2004). Por um lado, emoções positivas se rela-cionam ao bem-estar psicológico; por outro, a vitalidade física está ligada ao bem-estar físico. Tais domínios constituem dois lados da mesma moeda, no sentido de que ambas as esferas do bem-estar estão intimamente ligadas e ambas são igualmente cruciais para elevar os níveis de energias individuais.

Alvos, metas e objetivos

Definir metas e perseverar para atingi-las é uma parte poderosa do planejamento de um futuro ideal e da motivação para tornar esse futuro uma realidade. Esse é um dos motivos pelos quais alvos, metas e objetivos são elementos que compõem o acrônimo SEMEAR. Metas podem ser atingidas mais facilmente quando são bem definidas (Latham, 2003), quando estão conectadas a valores, propósitos e forças pessoais e quando são buscadas por motivos que concordam entre si (Kashdan & McKnight, 2009; Peterson & Seligman, 2004; Sheldon, Kashdan, & Steger, 2011; Steger, 2012). Ações orientadas por metas são essenciais para a psicologia positiva e o florescimento humano por conta da função crucial que exercem na conexão entre bem-estar e realizações em diferentes âmbitos da vida. Por meio de nossos objetivos, adotamos padrões pessoais que influenciam nosso comportamento e nossas crenças. Assim, objetivos podem ser definidos como meios para transformar valores e sonhos em realidade (Locke, 2002) e estados ideais pelos quais indivíduos trabalham (Messersmith & Schulenberg, 2010).

Page 13: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Relacionamentos e interações

Em grande medida, somos definidos pelos relacionamentos que estabelecemos em um dado ambiente. Relacionamentos positivos exercem um impacto relevante sobre a felicidade (Gable & Gosnell, 2011). Eles afetam a saúde psicológica e física (Bolger & Ecknrode, 1991; Haidt, 2006) e são um elemento essencial para o desenvolvimento do bem-estar (Peterson, 2006; Rath & Harter, 2010b) e o cultivo do florescimento (Seligman, 2011). Nossos relacionamentos com os outros são um dos fatores que determinam a qualidade das nossas vidas (Csikszentmihalyi, 1990). Interações sociais consistentes e construtivas fortalecem o sistema imunológico, aceleram a recuperação do organismo (após cirurgias, por exemplo), reduzem os riscos de de-pressão e transtornos de ansiedade (Haidt, 2006) e são diretamente relacionadas à felicidade e à satisfação (Diener & Seligman, 2002). Em contraposição a isso, uma deficiência na esfera dos relacionamentos entre indivíduos – ausência de fortes ligações emocionais ou mesmo isolamento social – está relacionada ao im-pacto sobre a saúde e ao aumento no risco de morte (House, Landis & Umberson, 1988). Isso destaca que consolidar e manter relacionamentos pessoais positivos constitui um componente essencial da saúde e do bem-estar (Gable & Gosnell, 2011).

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.”

Eleanor Roosevelt

Page 14: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

COMO PARTICIPAR

O Projeto SEMEAR será implementado gratuitamente em escolas, comunidades, pequenas empresas, ONGs e demais instituições que não possuem recursos para pagar por esse benefício. Por outro lado, empresas, escolas e instituições que possuem recursos também podem participar, recebendo o benefício em troca de uma remuneração que será revertida na implementação dos projetos gratuitos da SBCOACHING Social. Dessa forma, todos se beneficiam – e os que podem pagar ajudam a estender os benefícios aos que não podem pagar.

O Projeto SEMEAR será implementado por voluntários, e sua continuidade após o período de implemen-tação será garantida pelos agentes de mudanças – pessoas que passaram pelo projeto e estão dispostas a contribuir para que as melhorias obtidas sejam mantidas.

Conheça agora as categorias de participação da SBCOACHING Social:

Categoria Papéis Tipo de contribuição Forma de contribuição

Voluntários

CoachesHoras de trabalho pro bono na SBCOACHING Social

4h por semana

Colaboradores 4h em um dia por mês

Gerentes de projetos 6h por semana

Desenvolvedores 4h por semana

Patrocinadores

Sponsor de escola/instituição Investimentos financeiros

e/ou de recursos na SBCOACHING Social

Opção 1: material didáticoOpção 2: material + horas especializadasOpção 3: material didático + horas especializadas + infraestrutura

FilantropoApoiador de eventosDoador de recursos

Beneficiários (sem fins lucrativos)

Escolas (cursos de alfabetização para adultos, pré-vestibulares e de idiomas etc.)

Recebem ajuda gratuita por meio da SBCOACHING Social

Projetos educacionais

Soluções corporativasOrganizações/Empresas (centros culturais, bibliotecas, ONGs etc.)

Projetos institucionaisInstituições (casas de recuperação, orfanatos, lares de idosos etc.)

Projetos comunitários

Comunidades (associações de moradores, grêmios estudantis, movimentos em defesa às sociedades indígenas etc.)

Page 15: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Beneficiários Patrocinadores (com ou sem fins lucrativos)

Escolas (creches, colégios, universidades etc.)

Recebem ajuda e também desejam investir na SBCOACHING Social

Projetos educacionais

Organizações/Empresas (consultorias, agências de RH, demais organi-zações que possuam fins lucrativos etc.)

Soluções corporativas

Projetos institucionais

Instituições (hospitais, clínicas, institutos de proteção ao meio ambi-ente etc.)

COMO FUNCIONA

Descrições dos papéis

Voluntários

Como você pode ser voluntário na SBCOACHING Social?

São bem-vindos aqueles dispostos a espontaneamente realizar atividades sociais e humanitárias embasadas pela prática de coaching.

Você pode ser

Coach

Se você tem formação em coaching e pode exercer, 4h por semana, as atividades usuais de coach em escolas, organizações, empresas, instituições e comunidades beneficiadas pela SBCOACHING Social.

Colaborador

Se você tem formação em qualquer área do conhecimento e pode exercer, durante 4h, uma vez por mês, atividades diversas nos projetos da SBCOACHING Social aplicados em escolas, organiza-ções, empresas, instituições e comunidades.

Gerente de projetos

Se você tem formação em coaching e pode administrar e aplicar projetos de coaching, 6h por se-mana, de acordo com as necessidades apresentadas pelas escolas, organizações, empresas, institui-ções e comunidades beneficiadas pela SBCOACHING Social.

Page 16: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Desenvolvedor

Se você tem formação em qualquer área do conhecimento e pode exercer, 4h por semana, ativida-des de escrita e desenvolvimento de materiais didáticos para projetos da SBCOACHING Social aplicados em escolas, organizações, empresas, instituições e comunidades.

¬¬¬¬

PatrocinadoresComo você pode investir na SBCOACHING Social?

Impulsione a evolução humana contribuindo financeiramente para motivar a transformação de indi-víduos e comunidades com projetos de coaching. Você pode contribuir com doações de material di-dático, com horas especializadas e com infraestrutura, de forma híbrida, unindo essas três vertentes.

Você pode ser

Sponsor de escola/instituição

Atue como financiador e encorajador de projeto educacional em uma organização indicada por você.

Filantropo

Seja um benfeitor que contribui financeiramente, de maneira desinteressada e contínua, com proje-tos educacionais, corporativos, institucionais e comunitários da SBCOACHING Social.

Apoiador de eventos

Opte por ser responsável pelo projeto e pela captação de recursos para um evento cultural, social ou artístico de um beneficiário da SBCOACHING Social.

Doador de recursos

Seja um benfeitor que contribui financeiramente, de maneira desinteressada e esporádica, com pro-jetos educacionais, corporativos, institucionais e comunitários da SBCOACHING Social.

Beneficiários

Como você pode ser favorecido pela SBCOACHING Social?

Caso você represente um estabelecimento ou grupo que tenha notório compromisso com o desen-volvimento humano e que não possua recursos próprios para investir na evolução de seus membros.

Nós ajudamos

Escolas

Podem requerer ajuda locais que promovam coletivamente o aprendizado e o saber de indivíduos de quaisquer faixas etárias. Exemplos: cursos de alfabetização para adultos, pré-vestibulares e de idiomas.

Page 17: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Organizações/Empresas

São elegíveis empreendimentos de bens ou serviços dispostos a priorizar o aspecto humano de seus funcionários. Exemplos: centros culturais, bibliotecas, ONGs.

Instituições

Beneficiárias também podem ser as organizações que prestam serviços necessários à sociedade ou à comunidade. Exemplos: casas de recuperação, orfanatos, lares de idosos.

Comunidades

Ajudamos pessoas que partilhem o mesmo habitat, a mesma religião, cultura, tradições ou interes-ses. Exemplos: associações de moradores, grêmios estudantis, movimentos em defesa às sociedades indígenas.

Beneficiários/Patrocinadores

Como você pode ser favorecido pela SBCOACHING Social e, ao mesmo tempo, contribuir apli-cando recursos para financiar projetos?

Contate-nos se você representa uma instituição ou grupo que deseja receber o auxílio da prática de coaching e que também tem o desejo de investir financeiramente na evolução de outras pessoas, organizações e comunidades.

Nós ajudamos

Escolas

Podem requerer e patrocinar projetos os locais que promovem coletivamente o aprendizado e o saber de faixas etárias diversas. Exemplos: creches, colégios, universidades.

Organizações/Empresas

São bem-vindos empreendimentos de bens ou serviços dispostos a priorizar o aspecto humano de seus funcionários e a investir em projetos da SBCOACHING Social. Exemplos: consultorias, agên-cias de RH e demais organizações que possuam fins lucrativos.

Instituições

Consideramos aptas as organizações que prestem serviços necessários à sociedade ou à comuni-dade e que também queiram patrocinar projetos da SBCOACHING Social. Exemplos: hospitais, clínicas, institutos de proteção ao meio ambiente.

Page 18: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Qual é o processo

Inscrição

O interessado preenche a ficha com seus dados e opta pela forma de contribuição que deseja ofer-tar (voluntário/patrocinador) ou o auxílio que pretende captar (beneficiário). É necessário atentar cuidadosamente para os requisitos mencionados em Tipo de participação e considerar os detalhes expressos nas Formas de participação.

Decisão do board

Após essa fase, o candidato deve aguardar a decisão do board da SBCOACHING Social. Serão escolhidas instituições que estejam alinhadas com o nosso propósito, e que, com a nossa ajuda, tenham potencial para promover alto impacto social e desenvolvimento humano.

Responsabilidade social

Os selecionados serão contatados pela SBCOACHING para que forneçam e recebam maiores detalhes sobre os projetos a serem desenvolvidos. A responsabilidade, o engajamento e o respeito à carga horária e às modalidades de projeto correspondentes a cada público são pré-requisitos de-terminantes para o sucesso das intervenções de coaching propostas pela SBCOACHING Social.

Page 19: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Entre em ação agora mesmo!

A SBCOACHING Social conta com você e a sua participação para concretizar o sonho de tornar o país um lugar melhor, mais justo e ético para todos, onde o bem-estar e o florescimento germinem desde a mais tenra idade na família, desenvolva-se nas escolas e cresça frondosamente entre líderes de diversas esferas. A satisfação e a realização pessoais não têm preço. Contribua!

Page 20: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

CONHEÇA OS FUNDADORES DA SBCOACHING

Villela da Matta Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate™. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta já participou da formação de mais de 25 mil coaches em mais de 15 anos de trabalho dedicado ao desen-

volvimento do potencial humano, tornando-se conhecido por seu estilo único de transformação de alto impacto. Villela é o primeiro master coach do Brasil com mais de 10 mil horas de prática e 20 anos de experiência em grandes corporações globais, contribuindo para aumentar resultados de altos executivos e membros de conselho.

Villela possui formação multiacadêmica em negócios, com diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. É master coach certificado por órgãos internacionais e fou-nding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching no mundo, promovendo a troca de informações, pesquisas e experiências relevantes nessa área.

Escritor de obras que são referência no coaching mundial, Villela é coautor dos livros Personal & Professional Coaching ®, Executive & Business Coaching ®, Positive Psychology Coaching ® e Career Coaching ®, entre outras. Em parceria com Brian Tracy e Flora Victoria, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total.

Como parte de sua contribuição para o coaching global, Villela foi convidado a integrar uma equi-pe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, vendas e liderança, escreve artigos para a Revista SBCOACHING e para diversos portais.

Antes de fundar a Sociedade Brasileira de Coaching, Villela teve uma carreira de sucesso no mer-cado corporativo, tendo atuado como especialista em projetos de fusão e aquisição de empreendi-mentos e, também, junto às empresas constantemente presentes na publicação Exame Melhores e Maiores (Serasa, Votorantim, Texaco, Claro, Petrobras, Coca-Cola, entre outras). Como alto execu-tivo, atuou em organizações como Daimler Chrysler & Mercedes-Benz e Deutsche Telekom, além de ter liderado times nas áreas de Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação, Vendas & Marketing e Gestão de Mudanças.

Único especialista a apresentar intervenções de coaching ao vivo na televisão, Villela é frequen-temente requisitado pela grande imprensa a participar de entrevistas em emissoras de TV e rádio, jornais e revistas. Considerado um dos maiores palestrantes motivacionais, suas palestras e treina-mentos foram assistidos por mais de 30 mil pessoas. Villela também é reconhecido por ser o coach das celebridades, bem como de jornalistas, atletas de alta performance e artistas.

SOCIAL

Page 21: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Flora Victoria

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presiden-te da SBCOACHING Training™ e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group™ e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro trei-namento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 25 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching ®, Executive & Business Coaching ®, Positive Psychology Coaching ® e Career Coaching ®, entre outras. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching glo-bal, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compre-ender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, e expert em ciên-cias comportamentais, Flora aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.

Page 22: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

CONHEÇA A SBCOACHING

A maior empresa de coaching do mundo nasceu em 1999, em plena crise de desvalorização do real. Em uma época de incertezas, Villela da Matta e Flora Victoria, dois bem-sucedidos altos executivos que haviam construído vitoriosas carreiras em empresas multinacionais, tinham uma firme certeza: a de que era hora de investir em um sonho compartilhado por ambos e transformá-lo em realidade. E este sonho era ambicioso: contribuir para a construção de um mundo que inspirasse as pessoas a dele participar e a ele pertencer. Um mundo no qual indivíduos, times e líderes tivessem os meios de desenvolver seu potencial e construir uma capacidade generativa que os levasse a contínuas mudanças positivas e a um expressivo aumento de resulta-dos, não só no que diz respeito aos lucros e à prosperidade, mas também em termos de satisfação e bem-estar.

Assim, o caminho encontrado por Villela e Flora foi o coaching, resultando na criação da Sociedade Brasileira de Coaching e sua metodologia única e transformadora. Com mais de 25 mil coaches formados, a SBCOACHING é reconhecida, nacional e internacionalmente, como líder e pioneira em coaching no Brasil, destacando-se por seu compromisso com a ética e a qualidade.

Nossa missão

• Promover a evolução e a maximização do potencial humano por meio de soluções exclusivas de coach-ing e treinamentos de alta performance gerando aumento de resultados de pessoas, times e empresas

Nossos valores

• Excelência e competência • Cidadania e cooperação • Inovação e diferenciação • Seriedade e ética • Crescimento e sabedoria • Contribuição e respeito

Nossa estrutura organizacional

Sob a marca SBCOACHING Group™, três empresas alinham-se com o objetivo de desenvolver e oferecer ao mercado nacional e internacional o que há de melhor em termos de treinamentos, serviços e soluções de coaching. São elas:

• SBCOACHING Corporate™: Foco em maximizar os resultados de empresas, potencializando em-presários, líderes e times, por meio da otimização do capital humano.

• SBCOACHING Training™: Foco na formação de coaches e no aumento de resultados de líderes e profissionais de alta performance.

• SBCOACHING International™: Foco no oferecimento de treinamentos e soluções em diferentes países e continentes, com chancela do Institute of Coaching Research (ICR).

Page 23: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

“É maravilhoso o fato de que ninguém precisa esperar nem um instante sequer antes de começar a melhorar o mundo.”

(Anne Frank)

Page 24: Por um mundo melhor e mais virtuoso · meio dos “jardineiros” ou agentes de evolução: pais, educadores, líderes e governantes, utilizando as “se-mentes” do coaching, psicologia

Faça sua parte!

Contribua como agente de mudança.

Torne-se um filantropo.

Adote uma comunidade.

Melhore a sua empresa.

Melhore o seu país.