Portefólio digital - A Alimentação

17
PORTEFÓLIO DIGITAL A ALIMENTAÇÃO Formação Portefólios Digitais para fins educativos Formador José António Barata Formanda Nádia Fernandes

description

 

Transcript of Portefólio digital - A Alimentação

Page 1: Portefólio digital - A Alimentação

PORTEFÓLIO DIGITAL

A ALIMENTAÇÃO

Formação Portefólios Digitais para fins educativos

Formador José António Barata Formanda Nádia Fernandes

Page 2: Portefólio digital - A Alimentação

OBJETIVOS GERAIS:

Com este trabalho pretende-se a elaboração de um e-portefólio digital sobre o

tema: A alimentação.

Os alunos terão de na elaboração do seu e-portefólio digital fazer a sua reflexão

crítica sobre a temática em questão.

O e-portefólio digital será uma ferramenta essencial de ajuda aos alunos na

sistematização e concretização das aprendizagens.

Page 3: Portefólio digital - A Alimentação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os alunos deverão saber a importância de todos os alimentos e distinguir os

mais dos menos benéficos.

Os alunos deverão reconhecer a roda dos alimentos e explicar a sua divisão e

importância.

Page 4: Portefólio digital - A Alimentação

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS

Os alimentos constroem o teu

corpo, dão-te energia, ajudam o

teu corpo a funcionar bem e a ficar

de boa saúde.

A água também é indispensável

para a saúde.

Atenção! Conselho muitíssimo

importante: todos os alimentos

têm a sua especialidade, para

ficares em boa forma, tens de

comer de tudo.

Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves:

comer um pouco de tudo.

Page 5: Portefólio digital - A Alimentação

A RODA DOS ALIMENTOS

Uma alimentação saudável deve incluir diariamente as seguintes porções de alimentos: Cereais, seus derivados e tubérculos 4 a 11 Hortícolas 3 a 5 Fruta 3 a 5 Laticínios 2 a 3 Carnes, pescado e ovos 1,5 a 4,5 Leguminosas 1 a 2 Gorduras e óleos 1 a 3 Água 1,5 a 3 litros

Page 6: Portefólio digital - A Alimentação

A ÁGUA

Apesar de não constituir um grupo próprio na Roda dos Alimentos, a água está representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os

alimentos. A água é o nutrimento necessário em maior quantidade. Essencial para a vida, é a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de 60 a 65% do nosso peso corporal. Entre as múltiplas funções da água salientam-se as seguintes: transporta os nutrientes e outras substâncias no organismo, serve como meio onde ocorrem muitas reações do organismo e ajuda a manter a temperatura corporal.

Tal como as vitaminas, sais minerais e fibras alimentares, a água simples não fornece energia ao nosso organismo. As necessidades diárias de água variam entre 1,5 e 3 litros, dependendo de vários fatores, tais como, a idade, atividade física, clima e perdas aumentadas por vómitos, diarreia, febres e outras situações de doença.

Page 7: Portefólio digital - A Alimentação

CEREAIS, SEUS DERIVADOS E TUBÉRCULOS

Deste grupo fazem parte os cereais (arroz, trigo, milho, centeio, aveia e cevada), seus derivados (farinha, pão, massas, cereais de pequeno-almoço) batata, outros tubérculos e, também, a castanha. Os alimentos deste grupo caracterizam-se por serem a principal fonte de hidratos de carbono (glícidos) da nossa alimentação e, consequentemente, os mais importantes fornecedores de energia para as actividades diárias. São constituídos essencialmente por hidratos de carbono complexos (em especial o amido), para além de vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras alimentares.

Page 8: Portefólio digital - A Alimentação

HORTÍCOLAS Incluímos neste grupo as hortaliças (ramas, folhas e flores) e os alimentos a que chamamos “legumes”: raízes (cenouras, rabanetes, beterraba), bolbos (cebolas, alhos) e frutos (abóbora, pepino e tomate). São fornecedores apreciáveis de fibras alimentares, vitaminas (carotenos, vitaminas do complexo B e C) e minerais (cálcio e ferro). O cálcio dos alimentos pertencentes a este grupo tem uma menor absorção, devido às interações deste mineral com outros componentes presentes nos mesmos. São ricos em vitamina C os hortícolas de folha verde, como a couve-galega e portuguesa, brócolos, grelos de couve, nabiças, agriões, aipo, alface, espinafres e folhas de beterraba. Os hortícolas corados, como a cenoura, são bons fornecedores de carotenos, substância que dá origem à vitamina A.

Page 9: Portefólio digital - A Alimentação

FRUTA Incluímos neste grupo todo o tipo de fruta fresca, tal como a maçã, pêra, morangos, ameixa, pêssego, citrinos (limão, laranja) e frutos tropicais (kiwi, manga, papaia) entre outros de consumo corrente. Fornecem vitaminas, minerais (cálcio, ferro, potássio), fibras alimentares e, ainda, quantidades variáveis de hidratos de carbono (glícidos). Alguns frutos destacam-se pela apreciável quantidade de água que fornecem, como o melão, melancia, morangos e citrinos. Os frutos secos (figos secos, passas de uvas) e os frutos gordos (pinhões, amendoins, azeitonas, côco, pêra-abacate), porque possuem diferente valor nutricional, não se incluem neste grupo por esse motivo. O seu elevado valor energético deve-se, no que respeita aos secos, à maior concentração em todos os nutrientes e, quanto aos gordos, à sua riqueza em lípidos/gordura e proteínas de baixo valor biológico. Clica na imagem para realizar um puzzle de frutas.

Page 10: Portefólio digital - A Alimentação

LATICÍNIOS (EXCLUINDO MANTEIGA E NATAS)

Este grupo é constituído pelo leite, iogurte e outros leites fermentados, queijos e requeijão. Excluem-se a manteiga e as natas por terem características nutricionais muito diferentes. Caracterizados pelo seu conteúdo em proteínas de elevado valor biológico, são também ricos em cálcio e fósforo, o que os torna importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Possuem vitamina A, B2 e D, em quantidades apreciáveis.

Page 11: Portefólio digital - A Alimentação

CARNES, PESCADO E OVOS

Pertencem a este grupo, tal como o indica a própria designação, as carnes, o pescado (incluindo o peixe e marisco) e os ovos. Caracterizam-se pela sua riqueza em proteínas de elevado valor biológico. Contêm uma quantidade de gordura variável, cuja qualidade é diferente entre os alimentos do grupo. Possuem vitaminas do complexo B e minerais, tais como ferro, fósforo e iodo.

Page 12: Portefólio digital - A Alimentação

LEGUMINOSAS Incluímos neste grupo as leguminosas frescas (ervilhas, favas) e as secas (grão de bico, feijão, lentilhas) uma vez que, depois de demolhadas estas últimas, o valor nutricional de ambas é muito semelhante. São ricas em hidratos de carbono (amido) sendo bons fornecedores de energia, tal como os cereais. Além disso, possuem um elevado teor proteico, embora de menor valor biológico que o das carnes. As leguminosas são também uma boa fonte de algumas vitaminas (B1, B2), minerais (ferro e cálcio) e fibras alimentares.

Page 13: Portefólio digital - A Alimentação

GORDURAS E ÓLEOS Grupo constituído pelo azeite, óleos comestíveis, banha de porco, natas e matérias gordas para barrar, tais como a manteiga e margarina/cremes para barrar. Caracterizam-se por fornecer essencialmente lípidos/gorduras e algumas vitaminas lipossolúveis (em especial a A e E). As gorduras de origem animal apresentam elevado teor em ácidos gordos saturados e níveis elevados de colesterol. Os de origem vegetal apresentam teores elevados de ácidos gordos insaturados (mono e poli).

Clica na imagem para realizares um puzzle sobre a roda dos alimentos.

Page 14: Portefólio digital - A Alimentação

O QUE ENSINA A RODA DOS ALIMENTOS? Ensina a fazer uma Alimentação Saudável, isto é:

> comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente (alimentação completa);

> comer em maior quantidade os alimentos que pertencem aos grupos maiores e em menor quantidade os que se encontram nos grupos de menor dimensão (alimentação equilibrada);

> comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano (alimentação variada).

Clica na imagem para realizares a atividade proposta.

Page 15: Portefólio digital - A Alimentação

APRENDER A COMER

Aprender a comer é saber gostar dos alimentos, apreciá-los e escolhê-los. Citam-se de seguida algumas recomendações:

a) Nunca esquecer o pequeno-almoço! b) Evitar estar mais de 3 horas e meia sem

comer. c) Comer fruta e hortícolas diariamente. d) Incluir o pão em todas as refeições ao

longo do dia. e) Cortar às gorduras e escolhê-las bem. f) Evitar alimentos com muito sal. g) Tentar seguir uma alimentação completa,

equilibrada e variada. h) Beber água várias vezes ao longo do dia. i) Mastigar devagar e realizar as refeições

em família.

Page 16: Portefólio digital - A Alimentação

CONCLUSÃO Inicialmente, realizei este e-portefólio com o intuito de os alunos ficarem a saber mais sobre o tema da alimentação, não só através da teoria apresentada, como também através dos links, vídeos e atividades propostas. Também elaborei este e-portefólio com o objetivo de incentivo e motivação no aluno para a construção do seu próprio e-portefólio. Mostrei aos alunos a importância do e-portefólio na sistematização das aprendizagens, como é uma ferramenta de participação e investigação ativa e ainda um meio privilegiado de reflexão crítica.

Page 17: Portefólio digital - A Alimentação

WEBGRAFIA

http://issuu.com/nadiamir1180/docs/guia-comerbem...crescersauda1vel/0 http://issuu.com/nadiamir1180/docs/guia-osalimentosnaroda/0 http://issuu.com/nadiamir1180/docs/hist__ria_../0