Portfóliogruporeminiscencias.com.br/wp-content/uploads/2016/01/REMINISCENCI... Tentando explicar o...

16
www.gruporeminiscencias.com.br Portfólio

Transcript of Portfóliogruporeminiscencias.com.br/wp-content/uploads/2016/01/REMINISCENCI... Tentando explicar o...

www.gruporeminiscencias.com.br

Portfólio

www.gruporeminiscencias.com.br

www.gruporeminiscencias.com.br

O Grupo Teatral Reminiscências formou-se na cidade de Joaçaba no ano de 2011. Composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e do Paraná, que na procura de formação ingressaram no curso superior de artes cênicas e, desde então, dedica-se a montagens teatrais para todos os públicos

O Grupo já montou sete espetáculos, longo de sua trajetória, destes seis estão em cartaz, que desenvolve trabalhos como arte-educação.

Em suas experimentações cênicas a narrativa e o trabalho corpóreo do ator, permeia o processo de criação do grupo, que pesquisa também as linguagens do teatro de rua e da palhaçaria.

O Grupo

Confraria de Histórias (2012).

• 3° e 4 ° Festival Cênico de Guarapuava abre as cortinas, Guarapuava - PR (2013 e 2014) • Projeto Roda de Livros – Circulação de Espetáculos na Biblioteca Itinerante (2014)• Projeto Mais Cultura nas Escolas, Escola Sebastião Rodrigues de Souza, Irani - SC (2014)• Festival de Teatro de Chapecó – Mostra Regional, Chapecó - SC (2015)• X Festival de Teatro Interestadual Max em Cena, Maximiliano de Almeida - RS (2015)• 4° Ciclo de humor, Eldorado, Missiones, Argentina (2015)• 2° Festival Internacional de teatro infantil “ Gurises al Teatro”, Posadas, Missiones, Argentina (2015)• I Mostra Regional de Teatro de Joaçaba ( Joaçaba-SC 2015).

As Melhores Histórias do Mundo ( 2011).As Aventuras da Familia Aço (2012)A Roupa Nova do Rei ( 2013)Tempos de Poesia ( 2014)Flor e Ser ( 2015)Tentando explicar o mundo sobre o qual ela não podia fazer perguntas. (2015).

Em Cartaz

Anteriores

Por onde já passamos

www.gruporeminiscencias.com.br

Ator, diretor e produtor teatral. Graduado em Artes Cênicas pela UNOESC, iniciou na carreira teatral em 2002, fundador da Cia Teatral Imagem de Planalto – PR onde permaneceu de 2003 até 2009;Principais trabalhos: Amor aos Pedaços (2004, dir. Jair Weich) A Conquista do Jeca (2004, dir. Jair Weich), Inocencia (2005, dir. Jair Weich), Rosa Negra (2006, dir. Fabio Libardi), As Fridas (2007, direção Fabio Libardi, onde também atuou), O Mundo de Mel (2008-2009, dir. Fabio Libardi). Fez parte do grupo Toca de Teatro Universitário (Unoesc), atuando na peça O Contestado (2010- 2012 dir. Jorge Zammoner).Principais oficinas que participou: Direção Teatral Emerson Rechenberg 32 h (2004), Direção de produção 24 h. Cristo de Cof (2004), O universo do Clown Mauro Zanata 20 h (2010), Realização de Eventos Culturais 20 h(2011) Oficina de palhaçaria, onde botei o meu nariz? Módulo I e II 40 horas, Karla Concá (2015); Fundador do Grupo Teatral Reminiscências, onde atua como ator, produtor, cenógrafo e iluminador. Professor de artes cênicas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Herval do Oeste -SC .No Grupo Reminiscências atua nas peças: As Melhores Historias do Mundo (2011 dir. coletiva), Confraria de Historias (2012 dir. coletiva), Tempos de Poesias (2014), Flor e Ser (2015), Tentando Explicar o Mundo Sobre o Qual Ela Não Podia Fazer Perguntas (2015, direção Vanessa Giovanela, em processo).Integrante do Coletivo Artístico Engenho Cultural , onde atua na peça: Os Dragões que Sonhavam Sentimentos (2015, direção João Tomaz dos Santos Neto).

Atriz, diretora e produtora teatral, licenciada em Artes Cênicas pela Unoesc/2015.Atuou como atriz no Grupo Teatral Eu teatro, Tu Teatras?! (Uruguaiana) nos anos de 2006 a 2011. Principais trabalhos: Dias Iguais (2008 dir. Paulo Melo), As Comadres do Alegrete (2009 dir. Paulo Melo), Surrealice (2009 dir. Dionatan da Rosa). Atualmente é fundadora do grupo Reminiscências no qual dirige o espetáculo A Roupa Nova do Rei (2013), atua nos espetáculos As Melhores Histórias do Mundo (2011), Confraria de Histórias (2012 dir. o grupo), A Roupa Nova do Rei (2014), Tempos de Poesia (2014 dir. o grupo) .Flor e Ser (2014 dir. o grupo) e Tentando explicar o Mundo sobre o qual ela não podia fazer perguntas (em processo. dir. Vanessa Giovanella).Participou de oficinas e cursos teatrais como: Oficina de palhaçaria, com Karla Concá ( das Marias da Graça\RJ), 20h. Joinville\SC modulo I ( 2015), Oficina de palhaçaria, com Karla Concá ( das Marias da Graça\RJ), 20h. Joinville\SC modulo II (abril 2015),Técnicas Circenses, ministrado por Felipe Madureira, promovida pela área das ciências humanas e sociais da Unoesc; 30h/a. (2012).Organização de eventos culturais,ministrado por Fernanda Leticia Zamoner- docente curso de Licenciatura em Artes Cênicas Unoesc, 60h/a. (2011). Oficina de teatro Livre: Tribo de Atuadores Oi Nois Aqui Traveis, ministrado por Paulo Flores e Tania Farias, 20h/a. (2011). A Prática Expressionista no trabalho do ator, oficina, ministrado por Dionatan Daniel da Rosa. 30h/a. (2007). Treinamento corporal para a cena , oficina, ministrado por Andreia Juliá – Docênte do IUNA – Instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires; 20 h/a. (2006). Faz parte do Coletivo Engenho Cultural, no qual atua no espetáculo “Os Dragões que sonhavam sentimentos (2015 dir. João Thomaz dos Santos). E é docente de Artes Cênicas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Herval d’Oeste- SC.

Integrantes

Fabio Luiz Libardi

Ingrid Alfonso Lucas

www.gruporeminiscencias.com.br

Ator, dramaturgo e professor de teatro, é também acadêmico de psicologia.Acadêmico da 6º fase do curso de psicologia da UNOESC\-Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba\SC. Iniciou o seu trabalho como ator no Grupo Teatral Eu teatro Tu Teatras?! Na cidade de Uruguaiana\RS, onde participou de montagens de espetáculos infantis e adultos como As comadres do Alegrete de Paulo Melo (2009), Surrealice uma adaptação de Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll com direção de Dionatan Rosa(2009), Um Senhor Muito Velho com as Asas Enormes de Gabriel Garcia Márquez com direção de Dionantan Rosa (2010), entre outros trabalhos.Atualmente trabalha como ator, dramaturgo e cenógrafo do grupo teatral Reminiscências desde 2012, atuando em espetáculos como: As melhores Histórias do Mundo com direção coletiva (2012), Confraria de histórias onde atuou como diretor colaborativo, cenógrafo e ator (2012), As aventuras da família Aço com direção colaborativa (2013), atuou como ator do espetáculo A Roupa Nova do Rei com direção de Ingrid Lucas (2013), Tempos de poesia atuou em conjunto na adaptação dramatúrgica, na confecção dos figurinos e como ator (2014), Flor e Ser trabalhou como dramaturgo, cenógrafo e ator (2015) e atua no espetáculo “ Tentando explicar o mundo pelo qual ela não podia fazer perguntas” com direção de Vanessa Giovanella (2015). Trabalha também como professor do PROVIM-Projeto Vida Melhor da secretária de saúde de Herval D’oeste desde 2013, onde desenvolve atividades com crianças e adolescentes, atreladas ao fazer teatral e também ao desenvolvimento pessoal por meio de técnicas do Psicodrama.Participou de festivais de teatro do Rio Grande sul sendo premiado como melhor ator coadjuvante infantil do IV do festival de Arroio dos Ratos através do espetáculo infantil Surrealice (2009) e melhor ator adulto do 11º festival internacional de teatro Rosário em Cena através do espetáculo As Comadres do Alegrete(2010). Participou de oficinas teatrais como a de Treinamento corporal para a cena com a mestra e atriz Andréa Juliá de Buenos Aires (2009), Oficina de composição cênica a partir da técnica do Viewpoints com Vicente Concilio (2012), Oficina de ocupação espacial e consciência corporal com o grupo Pausa de Curitiba\PR(2013), Oficina Onde eu Botei o meu Nariz? Com a atriz e palhaça Karla Concá das Marias da Graça do RJ(2015). Participou como diretor e dramaturgo dos espetáculos As Aventuras no Reino (2014) e Onde eu Nasci Passa um Universo(2015) com o grupo de teatro do Projeto PROVIM, e também como diretor e dramaturgo colaborativo do espetáculo Os dragões que sonhavam sentimentos do Coletivo Artístico Engenho Cultural de Joaçaba\SC (2015).

João Tomaz dos Santos Neto

Fabio (Esquerda), João Tomas (Centro), Ingrid (Direita)

www.gruporeminiscencias.com.br

www.gruporeminiscencias.com.br

Elça, Graçez e DeixaVim, são um trio de palhaços que juram ser uma família... A Familia Aço.

Juntos eles vivem as situações mais inusitadas, se amam e se odeiam ao mesmo tempo, Elça e sua personalidade forte é justa, Garçez e sua alta classe é um cavalheiro, e DeixaVim o palhaço sedutor.

As Aventuras da Família Aço

Direção: ColetivaElenco: Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz SantosCenário e Maquiagem: Grupo ReminiscênciasFigurino: Wlad VieiraDuração: 40 minutos.Classificação: Livre.

Ficha técnica

www.gruporeminiscencias.com.br

www.gruporeminiscencias.com.br

A Roupa Nova do Rei narra a história de um rei tão apaixonado por suas roupas novas que nelas gastava todo seu

dinheiro, a população do reinado convivia com os mandos e desmandos do vaidoso rei. Certo dia chegaram à cidade hospedes trapaceiros disfarçados de tecelões, que prometeram ao rei um tecido com os mais altos patrões de cores e fazendas que tinham a especialidade de parecer invisível às pessoas destituídas de inteligência, ou àquelas que não estavam aptas para os cargos que ocupavam. È nesse contexto de conflito entre a população e o rei, que temas como consumo, ética e política começaram a ser debatidos, provendo mudanças importantes no reinado.

A Roupa Novado Rei

Texto/concepção: Hans Cristian AndersonAdaptação: O grupoDireção: Ingrid Alfonso LucasAssessória de direção: Vanessa GiovanellaPesquisa sonora: Fabio LibardiIluminação: Fabio LibardiElenco: Ingrid Alfonso Lucas e João Tomaz do Santos NetoFotos: Carlos Eduardo Carvalho

Duração do espetáculo: 30 minGênero: Comédia-infantilPúblico: Infanto- Juvenil.

Ficha técnica

www.gruporeminiscencias.com.br

Três amigos montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo. As flores do jardim servem de metáforas para a vida dos jovens aprendizes a jardinagem. E os seus sonhos demonstram suas diferentes personalidades, seus

projetos para o futuro e como cada um lida com as escolhas da adolescência. O espetáculo pretende provocar a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente devemos confiar. Em meio a tantas tecnologias como identificar pessoas mal intencionadas, como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.

Tempos de Poesia

Dramaturgia: poemas de Carlos Drummond Andrade, Mario Quintana e Manuel de barros.Direção: O grupo.Elenco: Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João TomazCenário: Fabio Libardi Trilha Sonora: Fabio LibardiFigurino e maquiagem: João TomazFotos: Carlos Eduardo CarvalhoDuração: 30 minutos.Classificação: Livre.

Ficha técnica

www.gruporeminiscencias.com.br

Três amigos montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo. As flores do jardim servem de metáforas para a vida dos jovens aprendizes a jardinagem. E os seus sonhos demonstram suas diferentes personalidades, seus

projetos para o futuro e como cada um lida com as escolhas da adolescência. O espetáculo pretende provocar a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente devemos confiar. Em meio a tantas tecnologias como identificar pessoas mal intencionadas, como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.

Flor e Ser

Dramaturgia: Joao Tomaz SantosDireção: O grupo

Elenco: Anghelo Rodrigues, Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz SantosComposição e operação musical: Anghelo Rodrigues

Cenário: Joao Tomaz SantosFigurino e maquiagem: O grupo

Duração: 40 minutos.Classificação: Livre.

Ficha técnica

www.gruporeminiscencias.com.br

E Espetáculo de Contação de histórias interativo, que reune cinco histórias

infantis sendo elas: O pequeno Papa Sonhos, Sobre Príncipes e Sapos, Pele de Asno,

Os três porquinhos e Tudo Pode Acontecer.Essas histórias são contadas e encenadas

conforme a ordem de um dado. As histórias são costuradas através de cantigas populares e poesias.

As melhores histórias do mundo

Pesquisa e adaptação das histórias: Ingrid Lucas e Fabio LibardiDireção: Coletiva

Elenco: Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz SantosCenário, Figurino e Maquiagem: Grupo Reminiscências.

Fotos: Marília Hermes.Duração: 40 minutos.Classificação: Livre.

Ficha técnica

www.gruporeminiscencias.com.br

A oficina de iniciação teatral oportuniza uma vivência teatral de forma lúdica, por meio de jogos teatrais, exercícios de desinibição e improvisação. Nas palavras de Viola Spolin “As oficinas de jogos teatrais são úteis ao desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se por meio do discurso e da escrita, e de formas não verbais”.

Of icinas de iniciação teatral

• Exercícios de desinibição, atenção e concentração• Exercícios de expressão corporal • Exercícios de expressão vocal • Jogos de improvisação (Viola Spolin) Quem? Onde? O que?• Montagens de cenasCarga horária 8h/12h

Sala ampla, um equipamento de som com entrada para pen-drive.

Objetivo: Oportunizar uma vivência teatral por meio de exercícios e jogos para que crianças e jovens possam experienciar a prática da cena.

Publico alvo: Crianças de 5 a 12 anos.

Conteúdos

Recursos Necessários

www.gruporeminiscencias.com.br

Esta oficina prioriza a investigação sobre o trabalho do ator narrador ou contador de história e por meio de exercícios e jogos despertar as narrativas do corpo para a construção cênica. Como vemos em (Grande,2013 p.45). “Assim como o ator, o contador de histórias precisa desenvolver algumas habilidades, precisa de um corpo

disponível, de sua voz, de sua sensibilidade e de reflexão , precisa estar presente naquele momento, se relacionando com o público , apresentando diversos personagens não com a mesma complexidade e profundidade que o ator , mas dando vida aos seres e às pessoas do conto”.

Of icina narrativas do corpo

• Expressão Corporal – Exercícios de conhecimento corporal e desinibição • Expressão vocal- Exercícios de vocalização, projeção e articulação. • Narrativa- Possibilidades de contar histórias.• Jogos de Improvisação (Viola Spolin) Quem? Onde? O que?• Montagens de cenas Carga horária 8h/20h

Sala ampla, um equipamento de som com entrada para pen-drive.

Objetivo: Despertar um corpo disponível por meio de exercícios para encontrar as narrativas advindas no corpo.

Publico alvo: Atores, contadores de histórias e professores de teatro.

Conteúdos

Recursos Necessários

www.gruporeminiscencias.com.br

www.gruporeminiscencias.com.br

049 9908.9799 | 9920.4458 | [email protected]

` grupoteatral.reminiscencias