Portfólio AVSI Brasil 2015

40
Contribuições para o Desenvolvimento 2014-2015 ASSOCIAÇÃO VOLUNTÁRIOS PARA O SERVIÇO INTERNACIONAL - BRASIL

description

Publicação que apresenta a AVSI Brasil em 2015. Sintetiza quem somos e o que fazemos, apresenta missão e princípios norteadores da instituição e detalha a atuação em projetos desenvolvidos em seis âmbitos: Desenvolvimento urbano, Direitos humanos, Eficiência energética, Formação profissional e atividades produtivas, Socioambiental e Socioeducativo, desportivo e cultural. Mais informações, acesse: www.avsibrasil.org.br

Transcript of Portfólio AVSI Brasil 2015

Page 1: Portfólio AVSI Brasil 2015

Contribuições para o Desenvolvimento 2014-2015

ASSOCIAÇÃO VOLUNTÁRIOS PARA O SERVIÇO INTERNACIONAL - BRASIL

Page 2: Portfólio AVSI Brasil 2015

Associação Voluntários para o Serviço Internacional - Brasil (AVSI Brasil) www.avsibrasil.org.br

CONSELHO DIRETIVOPresidente - Genuina DrumondVice-presidente - Fernanda CampolinaTesoureira - Gisela Solymos

EQUIPE EXECUTIVADiretor Geral - Fabrizio [email protected]

Diretor Administrativo - Cesare [email protected]

Gerente Geral Bahia - Lareyne [email protected]

Gerente Geral Minas Gerais - Jacopo [email protected]

Gerente Geral Pernambuco - Ana Maria [email protected]

Gerente Geral Rio de Janeiro - Paola [email protected]

Assessora de Comunicação - Silvana [email protected]

Assessora da Diretoria - Paula [email protected]

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃOHumponto Design e Comunicação

FOTOSAntonello Veneri - www.antonelloveneri.comAcervo AVSI Brasil

Page 3: Portfólio AVSI Brasil 2015
Page 4: Portfólio AVSI Brasil 2015

www.avsibrasil.org.br

2

Page 5: Portfólio AVSI Brasil 2015

Era 2007, quando a Fundação AVSI, instituição italiana presente em mais de 30 países, lançou-se no grande desafio de permanecer no Brasil, por meio de uma organização local capaz de acumular a experiência de 20 anos de atuação no país e avançar com a missão de promover o desenvolvimento da pessoa, em todas as suas dimensões.

Nesses últimos anos, encontramos pessoas em diferentes contextos – assentamentos precários, prisões, associações locais, empresas, governos e organismos internacionais – que aderiram a nossa proposta e forma de trabalhar, fazendo com que, em menos de uma década, de organização especialista em projetos de cooperação internacional nos transformássemos em uma organização local, fortemente radicada no território, através da presença em cinco estados da federação e beneficiando 350.000 pessoas em 2014.

Porém esse crescimento tem se deparado com o momento de crise do Brasil, fato que tem impactado fortemente a vida das pessoas, como demonstram os mais diversos indicadores econômicos: inversão da tendência da redução da pobreza extrema, crescimento do desemprego, perda de status social de parte da população e incerteza em relação ao futuro.

É um cenário desafiador, que nos motivou a criar no biênio 2014-2015, metodologias e iniciativas para responder de forma concreta a estas necessidades. Nesse sentido, destaco o Plano Básico Ambiental Indígena, onde se trabalhou com atividades socioambientais em comunidades indígenas e o Projeto de Segurança Alimentar, que reutiliza água para agricultura familiar através da construção de sistemas de bioágua no semiárido brasileiro.

Seguimos apostando na juventude brasileira com projetos de formação profissional e inserção no mercado de trabalho, além de aperfeiçoarmos nossa capacidade de apoiar os projetos das empresas no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, utilizando os mecanismos dos fundos incentivados.

A partir do encontro com as Associações para Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), a temática da recuperação e reintegração social dos condenados entrou de forma prioritária na agenda da AVSI. Descobrimos uma experiência excepcional, única no contexto local e internacional, sobre a qual estamos seguros que se

centralizará o debate acerca do sistema penitenciário nos próximos anos.

Também nesse período, consolidamos nossa expertise para a promoção do acesso à energia segura e eficiente de populações de baixa renda, ampliando nossa atuação com diversas concessionárias, em diferentes estados.

Defendemos uma visão de desenvolvimento atrelada ao protagonismo da pessoa, que, se por um lado implica em uma necessária intervenção das instituições estatais, por outro a limita, de forma a permitir aos indivíduos ampla margem de autonomia e liberdade para o exercício de seus direitos fundamentais. Neste sentido, apoiamos no Brasil centenas de associações locais que atuam em diferentes áreas, reconhecendo nelas este espaço de liberdade e de protagonismo para o desenvolvimento da pessoa.

Apesar das aparentes diferenças entre os projetos apresentados nesta publicação, algo os une: a tentativa de encontrar as pessoas mais necessitadas, despertando nelas o desejo de melhorar as momentâneas condições de vida: “O desejo é como a faísca com a qual se acende o motor. Todos os movimentos humanos nascem desse fenômeno, desse dinamismo constitutivo do homem. O desejo acende o motor do homem; e então ele se põe a buscar o pão e a água, o trabalho [...]; põe-se a buscar uma poltrona mais cômoda e uma morada mais decente, interessa-se por saber como é que alguns tem tanto e outros não tem nada, interessa-se por saber como é que algumas pessoas são tratadas de certo modo e ele não - tudo isso justamente por força do engrandecimento, da dilatação, do amadurecimento desse estímulo que ele possui dentro de si...” (Luigi Giussani, O eu, o poder e as obras).

Esta publicação pretende, portanto, divulgar a nossa contribuição de uma numerosa equipe que, com dedicação e forte motivação, empenha-se para o alcance do nosso objetivo: gerar desenvolvimento.

Fabrizio PellicelliDiretor Geral da AVSI Brasil

MENSAGEM DO DIRETOR GERAL

3

Page 6: Portfólio AVSI Brasil 2015

Quem somos........05Princípios norteadores........06Setores de atuação........08Parceria para o desenvolvimento: atuação com setores público e privado e cooperação internacional........10Atuação territorial........11 AVSI em números (2014)........12Projetos de referência em andamento........14Como você pode contribuir com a AVSI Brasil........32Parceiros Institucionais........33 Depoimentos de parceiros........34Balanço AVSI........35Sede e Filiais........37

SUMÁRIO

4

Page 7: Portfólio AVSI Brasil 2015

A AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional - Brasil) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP.

A instituição nasceu da experiência de profissionais vinculados à Fundação AVSI, ONG de origem italiana, fundada em 1972 e atuante no Brasil desde os anos 80, que tem como ponto central o desenvolvimento humano, com atenção especial à educação e à promoção da dignidade da pessoa humana em todas as suas expressões e em sintonia com os princípios da doutrina social da Igreja. Atualmente, a Fundação está presente em 38 países emergentes localizados na África, na América Latina e Caribe, no Leste Europeu, no Oriente Médio e na Ásia.

Integrante do network da Fundação AVSI, a AVSI Brasil tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas por meio de programas nos âmbitos social, econômico, ambiental, cultural, educativo e formativo.

Escritório Pernambuco (PE)

Gerente Geral

EscritórioBelo Horizonte (MG)

Gerente Geral

EscritórioRio de Janeiro (RJ)

Gerente Geral

Conselho Diretivo

Conselho Fiscal

Assessoria de Comunicação

Gerente Especial Eficiência Energética

Assessoria da Diretoria

Administração (Matriz em Salvador)

Escritório BahiaGerente Geral

Gerentesde Projetos

Gerentesde Projetos

Gerentesde Projetos

EquipesGerentesde Projetos

Equipes Equipes Equipes Gerentede Projetos

Equipe

Focal Point Temático

Focal Point Estratégico

Assembleia de Sócios

EscritórioNatal (RN)

COMITÊ MANAGEMENT BRASIL (CMB)Membros do Conselho DiretivoGerentes Gerais Gerente Eficiência Energética BrasilFocal Point Diretor AdministrativoAssessoria da Comunicação Assessoria da Diretoria

QUEM SOMOS

5

Page 8: Portfólio AVSI Brasil 2015

1. Centralidade da pessoa

PRINCÍPIOS NORTEADORES

Nos projetos que realizamos, a pessoa é o ponto central da iniciativa, pois compreendemos que o objeto do desenvolvimento é o ser humano, único, não reduzível a qualquer categoria sociológica ligada a uma necessidade momentânea. A confiança no homem, independentemente da sua condição econômica, social ou física, deve ser o princípio norteador não apenas das ações que os programas realizam, mas também da forma com que as iniciativas são desenvolvidas.

Nos projetos que implementamos, apostamos na pessoa como protagonista da própria vida, porque acreditamos que o desenvolvimento se caracteriza como um caminho que, em primeira instância, é pessoal e nasce do movimento livre de um sujeito que tende à realização pessoal, espiritual e social.

Assim, as iniciativas que realizamos buscam responder adequadamente ao desenvolvimento integrado e integral da pessoa, não limitado a soluções técnicas, mas baseado em uma visão subjacente do homem, da sua liberdade, do seu valor, da sua abertura ao transcendente.

2. Fazer comO “fazer com” define a modalidade com que se executa todo tipo de intervenção da AVSI.

Nossa metodologia tem como base a participação e o estímulo ao diálogo. Buscamos construir uma relação de confiança entre os envolvidos, permitindo que a comunidade se engaje em uma iniciativa de modo operativo e se empenhe para sua realização. Assim, o envolvimento das pessoas nas ações é uma condição sine qua non para a realização dos projetos.

Nessa perspectiva, para “fazer com”, é preciso contar com a participação das pessoas ou de suas formas associativas presentes no território, engajadas com os demais atores que compõem um projeto.

6

Page 9: Portfólio AVSI Brasil 2015

3. Partir do positivoCada pessoa ou comunidade, por mais vulnerável que seja, representa uma riqueza e apresenta um patrimônio. É preciso valorizar o que as pessoas construíram: suas histórias e relações, o tecido social e o conjunto de experiências que constituem a vida.

Partir do positivo como método para o desenvolvimento não significa ignorar os problemas existentes em uma comunidade, ou não estudar sua vulnerabilidade, mas analisar junto às pessoas as potencialidades e fragilidades do território para, posteriormente, valorizar e fortalecer o patrimônio existente.

4. ParceriaNos programas e projetos, é fundamental estabelecer uma real colaboração entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor. As parcerias entre sujeitos e instituições envolvidas favorecem sinergias e permitem o bom uso dos recursos disponíveis. A partir do envolvimento desses atores, é possível enfrentar múltiplos problemas sociais, realizar um elevado número de atividades, responder às necessidades encontradas e alcançar uma pluralidade de benefícios. Para a AVSI, a parceria representa uma ocasião de colaboração e crescimento não somente para a população envolvida nas intervenções, mas também para financiadores, governos e organizações da sociedade civil.

5. Desenvolvimento das organizações da sociedade civil e o princípio da subsidiariedadeA sociedade nasce da livre agregação de pessoas. Agir no desenvolvimento social significa também favorecer a capacidade associativa, ou seja, reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade. O direito de cada pessoa à liberdade de associação e de iniciativa se revela, na experiência, uma poderosa força de mudança.

As organizações da sociedade civil são propulsoras do crescimento de suas comunidades, pois estão engajadas em buscar respostas para as necessidades encontradas. Acreditamos que o poder público deve contribuir para o desenvolvimento das associações, respeitar sua liberdade de atuação e oferecer apoio a suas iniciativas.

7

Page 10: Portfólio AVSI Brasil 2015

8

SETORES DE ATUAÇÃOCom os parceiros, desenvolvemos projetos em seis âmbitos transversais:

1. Desenvolvimento Urbano

A AVSI Brasil entende que o tema do desenvolvimento urbano é central em um mundo que cresce aceleradamente, concentrando-se cada vez mais nas cidades. Desenvolvemos, nesse âmbito, estudos e projetos de recuperação urbana com uma visão integral, tanto em larga escala (parte de uma cidade) como em comunidade. A nossa metodologia nasce da capacidade de trabalhar em contato direto com a população, com as associações atuantes no território e em parceria com as instituições públicas responsáveis pelo desenvolvimento de uma região (governos estaduais e prefeituras). A AVSI Brasil também desenvolve iniciativas de maior abrangência territorial, através da discussão da temática da cidade sustentável.

2. Direitos Humanos

A missão da AVSI nos coloca cotidianamente em relação com pessoas privadas dos mais básicos direitos, como presidiários e moradores de comunidades de extrema pobreza. O Estado pode contribuir na defesa dos direitos humanos, mas o indivíduo demanda lugares que auxiliem no resgate da dignidade, através de encontros humanos que gerem um novo sujeito protagonista da própria vida. As metodologias para a real valorização da pessoa se baseiam em reconhecer o ser humano como ser integral, valorizando diversos aspectos da vida como a educação, o trabalho, a família, as relações comunitárias e as exigências espirituais e materiais do ser humano.

3. Eficiência Energética

O Brasil vive hoje, o que é considerada por muitos, a pior crise energética da sua história, levando a questão do consumo ao centro do debate nacional. Inserida nesse contexto, a AVSI Brasil desenvolve iniciativas que visam a promoção da eficiência energética e o incentivo à sustentabilidade. Em parceria com concessionárias de energia elétrica, atuamos em projetos diversos: orientação sobre o uso racional e seguro da energia elétrica e meio ambiente; troca por novos equipamentos eficientes; programas de coleta de resíduo que geram bônus de energia; inscrição na tarifa de baixa renda; aplicação de metodologias de medição e verificação da redução do consumo energético, além de iniciativas em comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas), através do fornecimento de energia por fontes alternativas. Essas intervenções promovem a melhoria nos serviços prestados pelas concessionárias, permitem gerar desenvolvimento para as pessoas, além de trazer relevantes ganhos para a sociedade com a redução do impacto ambiental.

Page 11: Portfólio AVSI Brasil 2015

9

4. Formação Profissional e Atividades Produtivas

Se comparada às outras faixas etárias, a taxa de desemprego do jovem brasileiro é ainda crítica. A AVSI Brasil se encontra fortemente envolvida na questão através dos diversos projetos voltados para educação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. Seu reconhecimento como entidade formadora pelo Ministério do Trabalho e Emprego a torna habilitada para trabalhar com a aplicação da Lei da Aprendizagem. Durante o percurso formativo, a AVSI Brasil valoriza todas as variáveis que se apresentam na vida de um jovem, por isso investe em uma metodologia direcionada à mudança comportamental frente ao trabalho através da formação humana e do acompanhamento individual dos jovens, além do envolvimento das famílias.

5. Socioambiental

Outro âmbito de atuação da AVSI Brasil se volta à execução de ações socioambientais, com enfoque na realização de atividades mitigatórias geradas por grandes obras de infraestrutura. Através de uma equipe multidisciplinar e especializada, capaz de agir em territórios muito específicos (comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos de agricultores), realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas direcionadas ao conhecimento socioambiental do território, além de executarmos os programas utilizando uma metodologia participativa que promove o forte envolvimento dos beneficiários.

6. Socioeducativo, Desportivo e Cultural

A educação é o motor do desenvolvimento. Há 20 anos, a AVSI desenvolve no Brasil projetos relacionados ao percurso educativo de crianças e adolescentes em centros de educação infantil, reforços escolares e centros de orientação nutricional. Atuamos também na educação de jovens e adultos, por meio do apoio a iniciativas que visam a contribuir para a correção do atraso escolar em diversos estados do Brasil. Entendemos o esporte e a cultura como instrumentos pedagógicos capazes de agregar valor ao desenvolvimento das individualidades, à formação pessoal para a cidadania e à orientação para a prática social. Enquanto organização do terceiro setor, a AVSI Brasil possui experiência em executar projetos através da utilização de Fundos Incentivados (Fundo da Infância e da Adolescência, Lei do Esporte e Lei Rouanet).

Page 12: Portfólio AVSI Brasil 2015

Para gerar desenvolvimento é imprescindível o envolvimento de atores públicos e privados, em parceria com o terceiro setor. A AVSI Brasil, como entidade sem fins lucrativos, se relaciona com diferentes parceiros com os quais constrói iniciativas para melhorar a condição de vida de milhares de pessoas

1. Setor Público

Algumas das iniciativas desenvolvidas pela AVSI Brasil estão fortemente ligadas às políticas públicas, o que facilitou o estreitamento da relação e a natural execução de projetos em diversos estados. O título como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fornecido pelo Ministério da Justiça, permite a ativação de Termos de Parceria em todas as esferas públicas (federal, estadual e municipal). Destacamos as experiências nos âmbitos da formação profissional, desenvolvimento urbano, educação, esporte e cultura, mediante acesso aos recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet.

2. Setor Privado

No Brasil, nota-se um crescimento das iniciativas que envolvem o setor privado e as organizações sem fins lucrativos. No âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, a AVSI Brasil atua em comunidades, realizando diagnósticos socioeconômicos, elaborando e implementando estratégias de intervenção. Também desenvolvemos programas de voluntariado corporativo e ações socioeducativas e de formação profissional, de maneira a criar um valor compartilhado

entre empresa e sociedade. Além dessas iniciativas, AVSI Brasil possui parcerias com diferentes concessionárias através da prestação de serviços especializados em eficiência energética. O reconhecimento como OSCIP também se mostra oportuno, podendo proporcionar benefícios fiscais às empresas, conforme previsto em lei.

3. Cooperação Internacional

Por estar vinculada a uma instituição fortemente atuante no cenário internacional - Fundação AVSI - a AVSI Brasil é capaz de interceptar oportunidades de desenvolvimento local, através de projetos com diferentes instituições de referência: agências das Nações Unidas, bancos de desenvolvimento, União Europeia, agências governamentais e instituições de cooperação. Essas parcerias, que demandam uma expertise específica, são responsáveis por importantes acordos de doação que garantem a execução de iniciativas no Brasil em temáticas prioritárias no debate mundial, com forte caráter inovador e com ampla abrangência.

10

PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO: ATUAÇÃO COM SETORES PÚBLICO E PRIVADO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Page 13: Portfólio AVSI Brasil 2015

A AVSI Brasil iniciou sua atuação em 2007 no território brasileiro através da sua matriz sediada em Salvador e de filiais em diferentes cidades. Além disso, apoia instituições locais com as quais possui estreita relação.

Betim

FILIAL

MATRIZ

Rio de Janeiro

Belo Horizonte

Salvador

Recife

Natal

ATUAÇÃO TERRITORIAL

Desde 2007

Bahia

Pernambuco

Desde 2009

Minas Gerais

Desde 2012

Rio de Janeiro

Desde 2013

Rio Grande do Norte

Desde 2014

Matriz: Salvador

Filial: Recife

Filiais: Belo Horizonte e Betim

Filial: Rio de Janeiro

Filial: Natal

11

Page 14: Portfólio AVSI Brasil 2015

Em 2014, a AVSI Brasil beneficiou diretamente um total de pessoas em todo o território brasileiro.

AVSI EM NÚMEROS (2014)

417Alcançou instituições

107Envolveu escolas públicas

Desenvolveu projetos em diferentes cidades do Brasil25

350.000

12

Page 15: Portfólio AVSI Brasil 2015

BALANÇO

Receita (em reais)

Despesa (em reais)

Superávit do exercício (em reais)

Através da diversificação de iniciativas e parceiros, a AVSI Brasil conseguiu, ao longo do tempo, manter equilibrado seu balanço anual.

Receita 2014: 22.455.867 reais

Previsão budget 2015: 28.048.249 reais

FINANCIADORES

Recurso Internacional

Setor Privado Local

Setor Público LocalO principal financiador das iniciativas da AVSI Brasil é o setor privado local, parceiro em diversas iniciativas.

14,5%

82%

3,5%

COLABORADORESAo longo do tempo, a AVSI Brasil cresceu consideravelmente, graças ao grande número de colaboradores qualificados e motivados a dar, com o trabalho que realizam, uma contribuição para o desenvolvimento das pessoas.

13

Page 16: Portfólio AVSI Brasil 2015

PROJETOS DE REFERÊNCIA EM ANDAMENTO

LOCAL

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

OBJETIVO

PÚBLICO-ALVO

DEPOIMENTOS

Legenda dos íconesaplicados aos projetos de referência em andamento

PARCEIROS

FINANCIADOR

ALÉM DOS MUROSMinas Gerais

Fev/2013 a Mar/2015

Contribuir para a promoção dos direitos humanos dos condenados, para a diminuição dos atos de violência contra a população carcerária e ex-carcerária e para a oferta de melhores condições de ressocialização após o cumprimento da pena. Para tanto, reforça o papel da sociedade civil por meio do fortalecimento das Associações para Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). As ações beneficiam 36 APACs, que abrigam 2.200 condenados, do Estado de Minas Gerais e unidades no Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Direcionado aos gestores, funcionários da equipe técnica e recuperandos das 36 APACs envolvidas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Minas Pela Paz, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais

União Europeia e Fundação AVSI

Direitos Humanos

14

SETORES DE ATUAÇÃO

Page 17: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesCriação de um sistema de indicadores de avaliação da metodologia APAC;Qualificação para os administradores das APACs na área de gestão;Formação para gestores e equipe técnica das APACs acerca da metodologia e utilização de software de indicadores;Diagnóstico e diretrizes para a aplicação da metodologia para 5 APACs de recente constituição;Formação profissional e humana para recuperandos das APACs;Acompanhamento pós-contratação dos recuperandos;Estratégia de comunicação e marketing para unidades produtivas;Avaliação externa sobre o nível de alcance dos resultados e dos objetivos;Divulgação e mobilização da sociedade.

Resultados alcançadosSistema de indicadores desenvolvido e informatizado para APACs;28 APACs mais preparadas para a aplicação da metodologia;5 APACs recém criadas com diagnóstico e diretrizes para melhor aplicação da metodologia;379 recuperandos capacitados em cursos de formação humana e profissional (panificação, costura industrial e construção civil); 40 recuperandos mais preparados para desafios em seus empregos devido ao acompanhamento pós-contratação;2 padarias de APACs com aumento na produção e nas vendas devido ao desenvolvimento do Plano de Marketing; Mobilização e divulgação da metodologia em Seminário Internacional, além de realização de visitas às APACs com organismos internacionais, órgãos públicos e instituições privadas.

“Trabalho hoje na área de Construção Civil e a APAC mudou completamente a minha vida. As mãos que destruíam, agora constroem. Aquelas mãos que um dia roubaram, traficaram e mataram sonhos, hoje realizam sonhos. A APAC é tudo em meu processo de recuperação, pois me mostrou o caminho pra chegar a Deus, meu valor como ser humano, amizades verdadeiras, tenho muita gratidão. Só tenho a agradecer a APAC e a todos os que acreditaram nessa obra.”

Jelletly Simone, ex-recuperando.

Comparativo APACs x Sistema Prisional Convencional (Fonte: TJ MG)

ÍNDICE DE REINCIDÊNCIA

APAC

Sistema Prisional Convencional

APAC

Sistema Prisional Convencional

15%

70%

1,5

4

15

Page 18: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesPercurso socioeducativo para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos;Atividades formativas para as famílias dos adolescentes participantes;Atividades de fortalecimento das instituições locais através de fóruns comunitários;Ações educativas de geração de trabalho e renda.

Resultados alcançados em 2014184 jovens beneficiados por oficinas culturais;134 jovens participantes de atividades socioesportivas;134 jovens e adultos beneficiados por curso de informática básica;118 jovens formados em curso técnico na área industrial;162 encaminhamentos ao mercado de trabalho;40 lideranças comunitárias envolvidas em iniciativas de fortalecimento do diálogo (Rede de Desenvolvimento Social e Grupo de Referência); 37 empreendedores beneficiados por assessoria e criação da Associação Comercial do Jardim Teresópolis;17 mulheres trabalhando na Cooperativa Cooperárvore;1.005 beneficiados diretos.

ÁRVORE DA VIDAMinas Gerais

Desde 2004 Fiat Automóveis e FCA Fiat Chrysler Brasil, FCA Fiat Chrysler Participações Brasil

Fundação AVSI, ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Prefeitura Municipal de Betim, União Europeia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Betim (CDMCA)

Crianças e adolescentes, jovens, instituições públicas e privadas da comunidade do Jardim Teresópolis e empreendedores locais

“Participar do Árvore da Vida foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida, pois tive minha primeira oportunidade de emprego e, ao mesmo tempo, pude me qualificar para montar meu próprio negócio”.

Thiago Lopes Magalhães, ex-aluno e encaminhado ao mercado de trabalho

“O Árvore significa o meu desenvolvimento e da minha família. Não foi só o Árvore da Vida que cresceu nestes 10 anos, mas cresci junto e conheci muitas pessoas. Agradeço a Deus por este Programa”.

Vera Lúcia, cursou a 1ª formação em informática, hoje é integrante do Grupo de Referência Adulto e da Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis

Socioeducativo / Formação profissional e atividades produtivas

Promover o desenvolvimento territorial, a inclusão social de crianças e adolescentes e a capacitação profissional de jovens e adultos da comunidade do Jardim Teresópolis.

16

Page 19: Portfólio AVSI Brasil 2015

17

BAREFOOT COLLEGE

Principais atividadesConhecimento da realidade local e definição dos beneficiários do projeto;Fortalecimento do tecido social das comunidades; Assessoramento das organizações da sociedade civil; Assessoramento nos processos legais e ambientais necessários junto ao ICMBio.

Bahia

Jul/2014 a Abril/2015

Socioambiental / Eficiência Energética

Enel Green Power (EGP)

Contribuir para a qualidade de vida de famílias em comunidades quilombolas, por meio da instalação de painéis fotovoltaicos para o acesso à energia regular.

Comunidades tradicionais das comunidades de Fazenda Velha e Estrada Velha do Garapá, inseridas na poligonal do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) no município de Andaraí (BA)

Prefeitura Municipal de Andaraí e Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio)

Resultados alcançadosDiagnóstico socioeconômico das comunidades tradicionais elaborado;Estratégia de atuação do projeto elaborada junto às organizações locais;Formação em elaboração de projetos para as organizações da sociedade civil atuantes;Oficinas sobre legislação ambiental e comunidades tradicionais em unidades de conservação ambiental realizadas;Criação, organização e capacitação do sujeito jurídico comunitário responsável pela gestão do projeto (Comitê Solar);Anuência do ICMBio para a instalação das placas solares e construção das sedes das organizações envolvidas;

Page 20: Portfólio AVSI Brasil 2015

18

CAMARAGIBE MELHOR

Principais atividadesElaboração de estudo socioeconômico da área;Realização de pesquisas de mercado de trabalho;Elaboração de um Plano Integrado de Redução da Pobreza Urbana;Capacitação e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projeto, realização de encontros temáticos e financiamento de projetos para as organizações da sociedade civil (OSCs) identificadas;Formação básica de jovens, incluindo formação humana, acompanhamento e inserção no mercado de trabalho;Divulgação e sistematização da experiência.

Pernambuco

Fev/2013 a Fev/2016 Prefeitura Municipal de Camaragibe

Redução da pobreza urbana, integrando ações de urbanização e infraestrutura com as de desenvolvimento social numa macroárea definida ao Sul do município de Camaragibe, que engloba 27% da população da cidade.

Jovens, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e moradores de Camaragibe na região metropolitana de Recife

União Europeia, Fundação AVSI e Secretaria das Cidades Desenvolvimento Urbano

Resultados alcançados em 2014Diagnóstico municipal e da macro área de intervenção produzido;Plano de Intervenção produzido;18 encontros de capacitação e assessoria especializada voltada ao desenvolvimento institucional das 58 OSCs identificadas;176 jovens formados (formação educacional básica e humana);74 jovens aprendizes qualificados e inseridos no mercado de trabalho;Realização de chamada pública e definição de 8 Projetos das OSCs locais a serem financiados com beneficiamento direto de 420 pessoas;Produção de blog do projeto e fanpage.

Page 21: Portfólio AVSI Brasil 2015

CIRANDA VIVA RECÔNCAVO

Moradores (crianças, jovens e adultos) das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho no Município de Catu (BA) e representantes de OSCs

Bahia

Abril/2013 a Dez/2016

Promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Flechas, Pedras e Veadinho através da oferta de atividades socioeducativas, da geração de trabalho e renda e do fortalecimento da sociedade civil e ambiental.

Principais atividadesArticulação de parcerias para o desenvolvimento das comunidades através do envolvimento dos diversos stakeholders;Fortalecimento da capacidade de gestão e elaboração de projetos das organizações comunitárias e dos grupos produtivos;Construção de uma quadra desportiva;Incremento de oportunidades de trabalho formal e de renda para moradores;Apoio à economia local através de investimentos nos setores de produção (agrícola e serviços).

Prefeitura Municipal de Catu, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Catu) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

PetroReconcavo e Ferbasa

Formação profissional e atividades produtivas /Socioambiental / Socioeducativo, desportivo e cultural

19

Resultados alcançados em 20143 projetos elaborados e aprovados pela Lei de Incentivo: Ciranda Esportiva (Ministério do Esporte), Ciranda Cultural Ministério da Cultura – Lei Rouanet) e Ciranda Educativa (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Catu);20 representantes de 11 Organizações da Sociedade Civil capacitados em desenvolvimento institucional, suporte administrativo financeiro e elaboração de projeto;3 organizações da Sociedade Civil contempladas com assessoria técnica na área de gestão administrativa;30 moradores formados em eletricista industrial;13 professores do ensino fundamental e lideranças capacitados na oficina com material reciclável;21 produtores em formação no âmbito da produção de mandioca;33 moradores participantes e 400 bolsas e capas para cadernos confeccionados na oficina de reciclagem.

“ O curso fortaleceu mais a associação, o grupo, os diretores e agora temos mais valor porque aprendemos muito. Aprendemos como editar um texto e redigir as reuniões. Nós fazíamos nossas reuniões de ‘boca’ e hoje não, já fazemos tudo escrito e por isso todo mundo agora vai para as reuniões. Antes da assessoria, nossa maior dificuldade é que o pessoal não ia. Agora, quando a gente manda o convite para as reuniões, o pessoal sente que é algo oficial, se sente valorizado.”

Daniela Gonçalves, ex-aluna do curso de Fortalecimento de Associação

Page 22: Portfólio AVSI Brasil 2015

20

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Principais atividadesOrientação aos consumidores quanto ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, contribuindo para a mudança de hábitos de consumo;Substituição de refrigeradores ineficientes e lâmpadas comuns por equipamentos com selo Procel de economia;Troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia;Troca de equipamentos ineficientes por novos com selo Procel de economia de energia, através da concessão de bônus;Medição e verificação de resultado dos programas de eficiência energética;Programas socioeconômicos direcionados a melhoria das condições de vida dos clientes das concessionárias para permitir a sustentabilidade do uso da energia residencial.

Resultados alcançados em 2014329.082 clientes beneficiados diretamente pelas ações;121.220 clientes participaram de ações educativas sobre eficiência energética e meio ambiente;218.564 clientes beneficiados pela doação de equipamentos.

Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte

Desde 2009

Oferecer serviços especializados em eficiência energética para garantir o acesso seguro e eficiente à energia elétrica para comunidades socioeconomicamente vulneráveis, permitindo gerar desenvolvimento, além de trazer relevantes ganhos para a sociedade com a redução do impacto no meio ambiente.

Clientes das concessionárias caracterizados pelo baixo poder aquisitivo

“Iniciei na AVSI em 2010, como atendente comercial. Quando surgiu uma vaga provisória para ser supervisora de doação por três meses, este cargo foi um desafio profissional e pessoal. Achando que seria demitida, consegui um posto muito além do que almejava e assumi a coordenação do projeto. Agradeço a AVSI por criar um ambiente favorável e acreditar nas pessoas, quando às vezes estamos cansados e deixamos de acreditar em nós mesmos. Hoje, tenho orgulho de fazer parte desta família linda e contribuir para melhorias nas comunidades e na vida das pessoas.”

Ana Paula Espíndola, coordenadora de projetos

COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), CELPE (Companhia Energética de Pernambuco), COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) e Ampla Energia e Serviços

Eficiência Energética

Page 23: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesRealização de processo seletivo;Oferta de curso de formação humana, com foco no mundo do trabalho;Apoio psicopedagógico;Acompanhamento do desenvolvimento pessoal e profissional do jovem ao longo do curso de aprendizagem profissional.

Resultados alcançados2012-2013: 20 jovens aprendizes de Pedreiro de Edificações;2013-2014: 51 jovens aprendizes de Pedreiro de Edificações;2014-2015: 24 jovens aprendizes de Pedreiro de Edificações e 5 jovens aprendizes de Auxiliar Administrativo;2015-2016: 26 jovens aprendizes em Pedreiro de Alvenaria.

JOVENS APRENDIZESPernambuco

Abril/2012 a Abril/2016

Impulsionar programas de aprendizagem, priorizando a entrada de jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho formal.

Jovens em situação de vulnerabilidade social de 16 a 23 anos

Odebrecht Realizações Mobiliárias

21

Formação profissional e atividades produtivas

Page 24: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesFortalecimento das obras por meio de apoio institucional, pedagógico e financeiro;Acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

Resultados alcançados em 20143.130 crianças e jovens beneficiados;26 instituições educativas favorecidas pela contribuição; econômica e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.

NOSSAS CRIANÇAS DE VALOR

Amapá (2 obras), Amazonas (1 obra), Bahia (6 obras), Distrito Federal (1 obra), Minas Gerais (6 obras), Rio de Janeiro (2 obras) e São Paulo (8 obras)

Desde 1993

Crianças em situação de vulnerabilidade social educativas

Contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através da melhoria da qualidade dos serviços oferecidos por instituições educativas.

Fundação AVSI

Socioeducativo, desportivo e cultural

22

Page 25: Portfólio AVSI Brasil 2015

23

PLANO BÁSICO AMBIENTAL INDÍGENA (PBAI)

Principais atividadesAtividades de conservação da vegetação;Monitoramento da fauna;Curso de formação para gestão de projetos e recursos; Criação do fundo rotativo de projetos.

Resultados alcançadosIdentificação das espécies locais e reprodução de 90 mil mudas em sementeira;104 espécies de fauna identificadas e monitoradas;Realização de um ciclo formativo junto às lideranças indígenas e a 09 associações identificadas na região;Implementação de um sistema de captação e abastecimento de água para 40 famílias; Implementação de um fundo rotativo de projetos.

Pernambuco

Jan/2014 a Set/2015

Desenvolver ações sociais e ambientais que apoiem o desenvolvimento da população indígena e que contribuam para o diálogo entre o empreendimento da Linha de Transmissão Luiz Gonzaga/Garanhuns e suas respectivas comunidades.

As aldeias indígenas Pankararu, Pankaiwká e Entre Serras

IE Garanhuns

Socioambiental

Page 26: Portfólio AVSI Brasil 2015

24

Principais atividades Serviços gratuitos de orientação familiar e de mediação de conflitos;Realização de campanhas de sensibilização e seminários;Assessoria comercial e de comunicação para a Cooperárvore;Assistência técnica para o apoio de qualidade na produção da Cooperárvore;Realização de curso de formação humana e educação ao trabalho.

Resultados alcançados em 2014Área de atendimento reformada;Planos comercial e de comunicação elaborados; Plano de assistência técnica para produção elaborado;Curso de formação humana realizado;63 mulheres atendidas e acompanhadas;3 eventos de sensibilização realizados;11 novas parcerias concretizadas.

PROTAGONISMO FEMININO EM JARDIM TERESÓPOLIS

Minas Gerais

Fev/2014 a Jul/2016

Contribuir para o desenvolvimento social, político e econômico de mulheres de baixo poder aquisitivo, por meio de ações de mediação familiar e de incremento de oportunidades de trabalho digno, reforçando o diálogo entre atores não estatais e instituições locais.

Mulheres de baixo poder aquisitivo moradoras do município de Betim e suas famílias, além de instituições públicas ou privadas

ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Cooperativa Social de Mulheres Cooperávore e Fiat Automóveis

União Europeia e Fundação AVSI

Formação profissional e atividades produtivas

Page 27: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividades Construção de sistema de bioágua familiar;Assistência técnica voltada à utilização do sistema de reutilização de água cinza e à produção agroecológica;Promoção do acesso ao conhecimento sobre educação nutricional.

Resultados alcançados131 sistemas de bioágua familiar construídos;131 famílias beneficiadas pela assistência técnica em agricultura e agroecologia;40 escolas atendidas por campanhas voltadas à educação alimentar;Diagnóstico do contexto local em segurança alimentar nutricional;200 famílias participantes de oficinas sobre segurança alimentar; Produção de mídias e redes sociais para divulgação da iniciativa.

SEGURANÇA ALIMENTAR PARA O SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO

Pernambuco

Out/2014 a Jul/2015

Contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) de municípios do semiárido de Pernambuco.

Famílias, pequenos agricultores e escolas

Prefeituras Municipais de Garanhuns, Calçado, Lajedo, Jupi e Caetés/PE, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, ProRural (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco) e Centro de Referência em Educação Nutricional (CREN)

IE Garanhuns, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ISA CTEEP e Companhia Hidreletrica do São Francisco (CHESF)

25

Socioambiental

Page 28: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesFormação profissional de jovens por meio de curso técnico profissionalizante (Helpdesk);Reforço de disciplinas elementares;Preparação para o mercado de trabalho através de oferta de disciplinas como Formação Humana-Cidadã, além de Matemática e Comunicação aplicadas ao mundo do trabalho;Realização de oficinas de Empreendedorismo e Orientação Vocacional.

Resultados alcançados em 2014158 jovens formados;4 Bases Comunitárias de Segurança contempladas;2 Centros Sociais Urbanos contemplados.

SEMEANDO CIÊNCIABahia

Mar/2013 a Jul/2016

Contribuir para a redução da pobreza urbana em áreas que possuem Base Comunitária de Segurança do Programa Pacto pela Vida, através da melhoria da qualificação profissional e da geração de renda, com atenção particular à questão de gênero.

Jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social

“No projeto, uma mudança pessoal que percebi é a capacidade de lidar melhor com as pessoas. Já profissionalmente, aprendi a ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho e como desempenhar minha função com qualidade e responsabilidade”.

Cássio Leal, professor de disciplina específica.

“Eu comecei o curso ano passado e a experiência foi ótima. Conheci várias pessoas e hoje estou inserida no mercado de trabalho como autônoma e tendo a chance de ganhar meu próprio dinheiro. Aqui aprendi a me comunicar melhor. Eu era muito tímida e nem seria capaz de estar relatando sobre minhas conquistas como estou fazendo agora. Gosto muito dos professores. Hoje eles são meus amigos e sempre que posso venho no projeto para visitá-los.”

Lorena Almeida, 17 anos, ex-aluna.

União Europeia e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)

Formação profissional e atividades produtivas

26

Page 29: Portfólio AVSI Brasil 2015

Principais atividadesFormação profissional de jovens por meio de três cursos técnicos profissionalizantes (Helpdesk, Desenvolvimento de Software e Edição de vídeos);Reforço de disciplinas elementares;Realização de atividades culturais extracurriculares;Preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho;Promoção da ciência, através do Centro de Difusão da Ciência e do trailer de experimentos científicos.

Resultados alcançados Centro de formação instalado;1.300 jovens formados em cursos técnicos profissionalizantes;400 jovens inseridos no mercado de trabalho formal;40 atividades culturais extracurriculares realizadas;44 escolas públicas envolvidas.

SEMENTE DE CIÊNCIABahia

Jun/2010 a Jun/2015

Garantir um processo de desenvolvimento educativo e social para jovens residentes em comunidades vulneráveis de Salvador, através da qualificação profissional e do acesso à ciência de forma didática, lúdica e interativa.

Jovens de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social

Ministério das Relações Internacionais da Itália (MAE), Organização de Auxílio Fraterno - Itália (OAF - I), Fundação AVSI e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)

“Eu não tinha plano nenhum para minha vida e futuro. Eu não sabia o que queria e achava que dependeria dos meus pais a vida inteira. Agora, depois do Semente, me sinto um cara bem mais sensato e profissional. O curso me fez ver que posso ser alguém na vida, ter planos e crescer”.

Guilherme Menezes, ex-aluno do curso de Helpdesk

“Por onde passamos ouvimos elogios, tanto dos alunos quanto dos professores. Inclusive, os professores falam que, quando eram estudantes, não tiveram oportunidade de ver algo assim. E é um fato como a parte prática das ciências chama a atenção da maioria dos alunos, talvez seja esse o estímulo que falta para eles se dedicarem mais às disciplinas de biologia, física, química e matemática”.

Kleber Viscard, monitor de química do Trailer Científico

Formação profissional e atividades produtivas/ Socioeducativo, desportivo e cultural

27

Page 30: Portfólio AVSI Brasil 2015

TRATAMENTO DE DESNUTRIÇÃO, SOBREPESO E OBESIDADE

Bahia

Desde 2004

Contribuir para a erradicação da desnutrição infantil, bem como favorecer a manutenção da recuperação nutricional e a diminuição da insegurança alimentar, por meios de ações educativas com crianças e seus familiares, na comunidade de Novos Alagados, em Salvador.

Crianças de 0 a 10 anos e suas respectivas famílias

Principais atividadesAtendimentos ambulatoriais individuais com as crianças e seus familiares, pelos Serviços de Nutrição, Psicologia e Serviço Social;Organização de oficinas culinárias; Promoção de palestras sociais;Realização de visitas domiciliares.

Resultados alcançados em 20141004 atendimentos psicológicos realizados;79 atendimentos às famílias;170 crianças atendidas;Melhora do estado nutricional de 59% das crianças;05 oficinas de educação alimentar (materna, culinária, frutas, verduras e higiene e café da manhã).

Doadores privados

Socioeducativo, desportivo e cultural

28

Page 31: Portfólio AVSI Brasil 2015

29

Principais atividadesElaboração de estudos sobre a área dos pólos industriais;Realização de estudo sobre as OSCs presentes no território; Elaboração de estratégia de desenvolvimento sustentável do território do distrito industrial de Alagoinhas;Realização de curso de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho; Realização de formação técnica para elaboração de projetos para OSCs locais; Elaboração de projetos socioeducativos para execução em parceria com o setor privado.

Resultados esperadosEstudo de mercado de trabalho elaborado;300 jovens e adultos beneficiados por capacitação profissional;40% dos alunos formados inseridos no mercado de trabalho;20 OSCs da área urbana do município capacitadas em elaboração de projetos;02 projetos elaborados e financiados;Plano Estratégico do Desenvolvimento Local Sustentável elaborado.

ALAGOINHAS SUSTENTÁVEL: ARRANJO PARTICIPATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO

Bahia

Mar/2015 a Set/2017 União Europeia e Prefeitura Municipal de Alagoinhas

Promover a implementação de uma estratégia de desenvolvimento local sustentável, voltada para a área de influência do distrito industrial.

Moradores do município de Alagoinhas, jovens e adultos das comunidades do entorno da área industrial, além de empresas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

NOVAS INICIATIVAS

Desenvolvimento urbano/ Formação profissional e atividades produtivas

Page 32: Portfólio AVSI Brasil 2015

30

Principais atividades

Suporte à obra de urbanização por meio de ações de conhecimento para os moradores;Preparação de famílias para o processo de reassentamento;Criação de canais de comunicação entre o poder público, equipe técnica e a população;Assessoramento e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) locais;Resgate da história local;Estímulo para a contratação de moradores locais na execução das obras de recuperação urbana; Realização de curso de educação ambiental;Ações de qualificação profissional e geração de trabalho e renda;Realização de plantão social para atendimento e esclarecimento de questões individuais dos moradores e devidos encaminhamentos.

PLANO DE TRABALHO TÉCNICO E SOCIAL - ALAGOINHAS

Bahia

Jun/2015 a Mar/2016

Promover ações socioeducativas, ambientais e econômicas, visando o envolvimento dos moradores em todas as etapas da implantação da obra de urbanização, bem como o fortalecimento e consolidação das organizações comunitárias locais, com vista a propiciar a melhoria na qualidade de vida e o exercício da cidadania.

Moradores das poligonais do Loteamento Santa Terezinha e de Mãe Cirila beneficiados com programa de habitação de interesse social – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social

Resultados esperados

Criação e capacitação da Comissão de Representantes e a Comissão de Acompanhamento de Obras;100 famílias assessoradas para o processo de reassentamento e 300 famílias para as melhorias habitacionais;15 OSCs qualificadas em desenvolvimento institucional, suporte administrativo financeiro e elaboração de projetos;25 moradores capacitados no setor da construção civil;45 jovens beneficiados por curso de formação técnica (área de informática);200 moradores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego – SINEBahia; 20 oficinas para 50 mulheres com temas voltados para a promoção da saúde, direitos humanos, educação e cidadania realizadas;Oficina de memória e publicação sobre a história da comunidade; 60 moradores contemplados por curso de educação ambiental;2 projetos de intervenção elaborados pelos participantes do curso de educação ambiental;Feira de saúde e oficina de aproveitamento integral de alimentos;30 empreendimentos locais beneficiados por capacitação;4 palestras realizadas, voltadas para o processo de inserção no mercado de trabalho.

Prefeitura Municipal de Alagoinhas

Desenvolvimento Urbano/ Formação Profissional e atividades produtivas

Page 33: Portfólio AVSI Brasil 2015

31

Principais atividadesRealização de ações que estimulem a participação dos beneficiários nos processos de discussão e organização;Disseminação de noções de educação para a saúde, patrimonial, sanitária e ambiental, de relações de vizinhança e participação coletiva, por meio de atividades informativas e educativas;Articulação do trabalho social com os conselhos e demais instâncias de caráter participativo, na perspectiva da inserção dos beneficiários nestas políticas; Capacitação de síndicos, representantes de prédio e conselhos consultivos;Ações de qualificação profissional e geração de trabalho e renda;Realização de plantão social para atendimento e esclarecimento de questões individuais dos moradores e devidos encaminhamentos.

PLANO DE TRABALHO TÉCNICO E SOCIAL - BETIM

Minas Gerais

Jun/2015 a Dez/2015

Proporcionar a execução de ações de caráter informativo e educativo que promovam o exercício da participação cidadã e a gestão comunitária dos espaços comuns, na perspectiva de contribuir para fortalecer a melhoria da qualidade de vida das famílias e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Moradores dos empreendimentos habitacionais Vila Verde I, Vila Verde II – condomínio I, II e III, beneficiados com programa de habitação de interesse social – Programa Minha Casa Minha Vida

Resultados esperados

420 beneficiários informados sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida;Implantação do sistema de gestão condominial e todos os beneficiários informados acerca dos aspectos legais e organizacionais;100% dos beneficiários alcançados pelas informações e noções de educação patrimonial e ambiental, relações de vizinhança e participação coletiva;100% das famílias orientadas sobre condições de acesso a tarifas sociais;100% dos beneficiários adimplentes com o condomínio e a prestação habitacional;100% dos beneficiários alcançados pelas oficinas de geração de emprego e renda;Inserção de todos os beneficiários em políticas dos diversos setores competentes;100% dos beneficiários com condições de participação nos processos de discussão de implementação de bens e serviços;Implantação da coleta seletiva no empreendimento, garantindo a participação de 100% dos moradores.

Prefeitura Municipal de Betim

Desenvolvimento Urbano

Page 34: Portfólio AVSI Brasil 2015

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A AVSI BRASIL

Apoio a uma criançaO Apoio a Distância (ou Sostegno a Distanza – SAD) trata-se de uma iniciativa de captação de recursos direcionada à realização de um percurso educativo de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acolhidas nas diversas obras de educação infantil vinculadas à Rede da AVSI Brasil.Através de uma contribuição financeira estável e duradoura, você pode apadrinhar uma criança colaborando para complementar o custeio com alimentação, material didático, manutenção da infraestrutura e salário dos educadores.Periodicamente, você receberá informações sobre a criança apoiada e o destino da sua contribuição.A doação pode ser realizada por pessoa física, incluindo grupos de amigos ou família, ou ainda pessoa jurídica.

Apoio a uma obraDesde 1993, instituições educativas do Brasil são parceiras da AVSI. Atualmente, apoiamos obras que promovem educação infantil, reforço escolar, atividades desportivas, formação de educadores e assessoria nutricional, em centros educacionais no Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Geral, além de Rio de Janeiro e São Paulo. Essas instituições se sustentam essencialmente por meio de doações.A doação dos apoiadores possui a finalidade de garantir elementos fundamentais para o desenvolvimento de jovens e crianças carentes, a partir de melhorias nos serviços oferecidos por essas instituições.

Doação não vinculadaA AVSI Brasil desenvolve iniciativas em diversos setores em prol do desenvolvimento humano e parte desse recurso é oriundo de doações de pessoas físicas e jurídicas. O seu apoio pode nos ajudar a fazer mais, em todas as muitas maneiras em que a AVSI atua.

VoluntariadoAo longo do ano, necessitamos do apoio de pessoas que livremente possam contribuir na realização das nossas iniciativas nos diferentes setores onde atuamos. Se você deseja dedicar uma parte do seu tempo para essas atividades, a AVSI Brasil ficará feliz em recebê-lo.

Para mais informações, entre em contato pelo email: [email protected]

32

Page 35: Portfólio AVSI Brasil 2015

União Europeia

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

33

Page 36: Portfólio AVSI Brasil 2015

DEPOIMENTOS DE PARCEIROS

“Por muito tempo, a FBAC caminhou só. E caminhando só ninguém chega a lugar nenhum. Hoje temos a alegria de poder contar com grandes parceiros, sendo a AVSI um dos mais importantes e efetivos. Por meio do projeto Além dos Muros, tem nos ajudado muito no processo de fortalecimento das APACs. O reflexo de todo esse envolvimento se traduz nos muitos homens e mulheres que têm tido suas vidas restauradas.”

Valdeci Antonio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC

“A parceria da AVSI com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) enriquece nosso know-how em políticas e ações de investimento social privado e aumenta a representatividade e eficácia dos programas Árvore da Vida e Minas Pela Paz. Ambos estão alinhados às estratégias das empresas parceiras e contribuem para transformar vidas e construir o futuro de centenas de pessoas beneficiadas.”

Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina

“Como Embaixador da Itália no Brasil, tenho o prazer de testemunhar o trabalho que a AVSI desenvolve nesse País. Graças a seriedade do próprio compromisso e à utilização atenta e eficaz dos recursos que o Governo italiano colocou à disposição no passado, a AVSI agora é parceira de diversas entidades brasileiras na atuação de políticas públicas nos setores fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios, como a formação profissional dos jovens e a educação para a sustentabilidade ambiental. São áreas de atividades nas quais até as empresas italianas presentes no Brasil estão investindo muito, mostrando mais uma vez o fato de que empresa e sociedade civil podem alcançar os mesmos objetivos colaborando entre eles.”

Raffaele Trombetta, Embaixador da Itália no Brasil

“A AVSI trabalha para a COELBA desde 1999 em projetos focados na eficiência energética para a população de baixa renda. Em 2012, começou a trabalhar para a CELPE e, em 2014, para a COSERN. Durante esse período, todos os projetos foram executados sempre dentro dos prazos e cumprindo as metas estipuladas, com um olhar no social que consegue unir as metas empresariais com as necessidades das populações mais carentes. Esse realmente é um diferencial que as outras empresas do setor não oferecem.”

Ana Christina Romano Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia

“A AVSI desempenha um papel estratégico para a agenda urbana do país, especialmente contribuindo para a efetivação dos princípios do Estatuto da Cidade e trabalhando ativamente para promover a inclusão social nas cidades brasileiras. Desde os anos 90 com trabalho visionário nas favelas de Belo Horizonte, até os dias de hoje com forte incidência na política urbana nacional e transferência de know-how para outros países e regiões do mundo.”

Anaclaudia Marinheiro Centeno Rossbach, Conselheira Regional para America Latina e Caribe da Cities Alliance

34

Page 37: Portfólio AVSI Brasil 2015

35

BALANÇO AVSIDEMONSTRAÇÃO DO SUPERÁVIT PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014

2014 2013 2012 2011 2010

RECEITAS DAS ATIVIDADES

Receita de contratos 17.921.167 12.481.769 11.819.385 8.570.543 1.826.422

Receita de convênios 1.481.030 2.993.743 1.779.791 1.217.711 205.198

Receita de doações 3.053.671 85.631 311.116 229.762 130.473

Total 22.455.867 15.561.143 13.910.293 10.018.016 2.162.093

DESPESAS DAS ATIVIDADES

Despesas com contratos, convênios e doações - 19.525.986 - 12.722.823 - 11.951.791 - 8.922.309 - 1.757.934

Despesas gerais e administrativas - 2.453.865 - 1.899.328 - 890.410 - 519.186 - 46.860

Depreciação - 58.413 - - - 46.628 - 5.847

Outras receitas não operacionais 30.800 21.100 - 7.000 -

Total - 22.007.465 - 14.601.051 - 12.842.201 - 9.481.123 - 1.810.641

RESULTADO FINANCEIRO

Receitas financeiras 88.565 74.485 63.717 22.710 809

Despesas financeiras - 200.006 - 108.345 - 53.251 - 64.533 - 20.560

Total - 111.441 - 33.860 10.466 - 41.823 - 19.751

SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO

Total 336.961 926.232 1.078.558 495.070 331.701

Page 38: Portfólio AVSI Brasil 2015

38

Page 39: Portfólio AVSI Brasil 2015

SEDE E FILIAISBAHIA

SALVADOR (matriz)[email protected]

Rua Frederico Simões, 98, Edf. Advanced Trade, 13º andar, Caminho das Árvores

CEP 41.820 – 774 Salvador BA55 71 3555 – 3355

PERNAMBUCORECIFE

[email protected] João Fernandes Vieira, 190, Soledade

CEP 50050 – 215 Recife PE55 81 3035 – 8989

MINAS GERAISBELO HORIZONTE

[email protected] Rua Joventina da Rocha, 289, Heliópolis

CEP 31741 – 450 Belo Horizonte MG55 31 2103 – 2700

BETIMAv. Duque de Caxias, 956, Jardim Teresópolis

CEP 32681 – 672 Betim MG55 31 3591-7627

RIO DE JANEIROSÃO GONÇALO

[email protected] Presidente Kennedy, 735/810

Estrela do Norte CEP 24445-795 RJ55 21 3857-7871

RIO GRANDE DO NORTENATAL

[email protected] Sub Oficial Farias, 267, Monte Castelo

CEP: 59146-200 Natal Rio Grande do Norte55 84 2010 - 8462

Page 40: Portfólio AVSI Brasil 2015