Portfólio Coem sem sangria

24
PORTFOLIO CoemJr

Transcript of Portfólio Coem sem sangria

Page 1: Portfólio Coem sem sangria

PORTFOLIOCoemJr

Page 2: Portfólio Coem sem sangria

QUEM SOMOS?A CoemJr. – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná – trabalha com projetos que abrangem todo o espectro da Engenharia Mecânica, indo desde a confecção de layouts até a criação de novas máquinas e mecanismos.

1

Page 3: Portfólio Coem sem sangria

A Missão é o propósito de existência de uma instituição, não se trata apenas da finalização e entrega de um projeto, mas também – e principalmente – da incorporação de valor tecnológico ao cliente e à sociedade, desenvolvendo, consequentemente, profissionais diferenciados e capazes de causar um impacto social positivo.

2

Page 4: Portfólio Coem sem sangria

Valores É a união de postura, pensamento e modo de atuação da instituição. Os valores da CoemJr são:

Compromisso com o cliente: Comprometimento, dedicação e empenho na realização de um trabalho.

União: Compartilhamento mútuo de informações, conhecimento e experiência entre instituições.

Empreendedorismo: É o fomento ao espírito empreendedor que a CoemJr promove, seja nos seus consultores, seja nos seus clientes, estimulando o surgimento e o desenvolvimento de novas ideias que impactem positivamente a sociedade.

Horizontalidade: Não há diferenças entre os membros da empresa, independentemente dos cargos, todos sempre serão reconhecidos pelo bom trabalho.

Profissionalismo: Comportamento que proporciona a estabilidade e a confiabilidade de um acordo/contrato.

Ética: Atuar sob os princípios de honestidade, lealdade e dignidade.

3

Page 5: Portfólio Coem sem sangria

Compromisso como Atendimento

A CoemJr tem como compromisso a prestação de serviços a instituições e principalmente a pequenas e médias empresas, além de empreendedores e microempresários. Sendo assim, a empresa adere às seguintes ações:

Atender com cortesia, respeito e igualdade;

Facilitar o acesso aos serviços prestados pela empresa;

Promover sempre a otimização dos serviços e das entregas;

Manter contato constante com o cliente para que o projeto e o pós-projeto sejam plenamente satisfatórios para todos os envolvidos.

4

Page 6: Portfólio Coem sem sangria
Page 7: Portfólio Coem sem sangria

Análise de sistema

Análise PneumáticaÉ a análise do uso de gás ou ar pressurizado para, a partir de sua expansão e compressão, provocar, por exemplo, o movimento de uma peça.

Análise de Equipamentos e LayoutÉ a análise técnica e o (re)dimensionamento de projetos que fazem uso de equipamentos e máquinas, tais como food-trucks, máquinas para a confecção de doces (cocada, gelatina, etc), ou ainda ambientes inteiros, tais como laboratórios de pesquisas.

Análise Estrutural Mecânica É a determinação dos efeitos de cargas sobre estruturas físicas e seus componentes a fim de calcular a deformação da estrutura e as forças internas, tensão, reações de apoio, acelerações e estabilidade. Os resultados dessa análise são usados para a verificação da aptidão de uma estrutura para uso, dado que a análise estrutural é parte fundamental de um projeto. As seguintes análises têm destaque:

Análise HidráulicaÉ a análise de fluidos incompressíveis em repouso ou em movimento (em especial a água), visando particularmente a sua aplicação em sistemas complexos.

Análise e Seleção de MateriaisA partir de um projeto desejado, faz-se a análise crítica e escolha dos melhores materiais naquela situação particular, levando-se em conta fatores como as propriedades físicas e a sua viabilidade.

Análise TérmicaÉ a análise de uma substancia ou objeto em função do tempo e da temperatura, avaliando-se o comportamento dessa substância e obtendo um relatório técnico ao fim do processo.

Analise Estrutural Estática: Usada para determinar deslocamentos, tensões, etc., sob condição de carga estática. Há dois tipos de análises estáticas: linear e não linear, sendo que as não lineares podem incluir plasticidade, tensão, rigidez, grandes deformações, grandes tensões, elasticidade, superfície de contato, e fissuração;

Análise Dinâmica Transiente: Usada para determinar a resposta de uma estrutura às cargas arbitrariamente variáveis no tempo. São permitidas todas as não-linearidades mencionadas na análiseestática. 6

Page 8: Portfólio Coem sem sangria

Desenvolvimento de Produto

Engenharia reversaÉ o processo de estudo de projetos já existentes, visando ao entendimento de todas as suas etapas. É utilizado para a verificação de possíveis melhorias e também é altamente indicado para o desenvolvimento de novos produtos.

Manual de utilizaçãoÉ o compêndio de etapas que, passo-a-passo, demonstram a utilização correta do projeto finalizado, garantindo que o produto tenha os resultados esperados.

Viabilidade de produçãoÉ o estudo feito para definir a viabilidade da produção do produto proposto pelo cliente, englobando fatores como lucratividade, tecnologia disponível, mercado consumidor, logística e, em alguns casos, distribuição.

Manual de fabricaçãoÉ o compêndio de etapas que, passo-a-passo, demonstram como fabricar corretamente um projeto, garantindo a sua funcionalidade plena.

7

Page 9: Portfólio Coem sem sangria

Viabilidade de projetosÉ o estudo da viabilidade do projeto proposto pelo cliente, sendo dividido em 3 etapas:

PrototipagemÉ a fabricação de réplicas em material de teste – via impressão 3D – do produto requerido pelo cliente. É um método utilizado para verificar a funcionalidade de propriedades mecânicas, medidas, proporções e características do projeto. A Coem faz todos os desenhos mecânicos necessários e pode indicar locais para a fabricação dos protótipos.

Viabilidade técnica: É a verificação da tecnologia necessária para viabilizar o projeto, bem como a adequação deste não apenas às leis e normas estaduais e federais, mas também às normas internas da organização contratante.

É a averiguação da existência de fontes de financiamento do projeto para assegurar as suas necessidades financeiras e verificação da diferença entre retorno esperado e investimento realizado.

Viabilidade estratégica: É a adequação aos objetivos estratégicos traçados no planejamento do cliente e às normas internas da organização contratante.

Viabilidade econômico-financeira: Obs: A CoemJr não faz Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

8

Page 10: Portfólio Coem sem sangria

OtimizaçãoDesenhostécnicos

Otimização de LayoutA Otimização de Layout trata da reorganização de objetos e maquinário no espaço, a fim de que a empresa contratante otimize sua produção, reduza gastos e evite problemas mecânicos e estruturais.

Desenho 2D

Otimização de ProjetosA Otimização de Projetos trata da revisão de um projeto mecânico já existente objetivando a evitar ou resolver problemas nos projetos 2D e 3D de peças, prevenindo problemas na fabricação.

Otimização de ProcessosA Otimização de Processos é a análise e melhoria dos procedimentos de desenvolvimento de um projeto, a fim de prevenir problemas ao longo do processo.

Consiste em fazer projeções 2D de projetos em softwares adequados, posicionando e dimensionando o projeto para a fabricação.

Modelagem 3DConsiste em modelar peças em 3D nos softwares adequados, dando perspectiva à peça e tornando-a mais clara para a visualização.

9

Page 11: Portfólio Coem sem sangria
Page 12: Portfólio Coem sem sangria

CLIPADORO Clipador é um instrumento cirúrgico, muito utilizado em vídeo-cirurgias. A ideia central do projeto é unificar – em uma única peça – algumas características importantes retiradas de outros modelos, envolvendo design das peças e materiais específicos, e objetivando não só praticidade para manuseio, mas também uma desmontagem simples e rápida, resultando em um equipamento capaz de aprimorar processos médico-cirúrgicos.

Áreas envolvidas:Engenharia reversa

Manual de fabricação

Manual de utilização

Desenho 2D

Modelagem 3D

11

Page 13: Portfólio Coem sem sangria

CACAMBANesse projeto foram desenhadas caçambas para 3 volumes distintos desejados pelo cliente, apresentando desenhos 2D/3D e manual de fabricação.

O impacto positivo do projeto reside no incentivo ao recolhimento e tratamento de resíduos sólidos, contribuindo com a causa contemporânea da reciclagem.

Áreas envolvidas:Engenharia reversa

Manual de fabricação

Análise estrutural

Análise/Seleção de materiais

Desenho 2D

Modelagem 3D

12

Page 14: Portfólio Coem sem sangria

RampaO objetivo do projeto era desenvolver uma rampa que auxiliasse na condução e o posicionamento de uma moto em uma caçamba de caminhonete. A solução desenvolvida foi uma rampa composta de uma trava móvel acoplada a um trilho articulado, visando simplicidade de fabricação, praticidade na montagem e segurança do cliente e dos veículos.

A rampa desenvolvida garantiu um aumento na segurança, tanto do motorista e dos veículos enquanto a caminhonete está em movimento, quanto do cliente transportar a moto do chão até a caçamba.

Áreas envolvidas:Manual de utilização

Manual de fabricação

Viabilidade de produção

Análise estrutural

Análise/Seleção de materiais

Desenho 2D

Modelagem 3D13

Page 15: Portfólio Coem sem sangria

PERFURATRIZA Perfuratriz trata-se de um projeto de uma máquina com capacidade para perfuração de 120 metros. Envolveu desenhos 2D/3D, manuais de instalação e fabricação, relatório de simulação e FMEA.

Esse projeto permitiu o estudo de fundamentos e conhecimentos práticos de engenharia por parte dos consultores, atuando em diferentes áreas: estrutural, hidráulica, elétrica, além do desenvolvimento de uma coluna de perfuração e um guincho.

Áreas envolvidas:Engenharia reversa

Manual de fabricação

Análise estrutural

Desenho 2D

Modelagem 3D

14

Page 16: Portfólio Coem sem sangria

ResIduosEsse projeto consistiu no desenvolvimento de três produtos que serviriam como alternativas para a reciclagem de resíduos de EVA e Poliéster gerados a partir do corte de palmilhas de uma indústria de calçados, além do mapeamento de empresas que pudessem auxiliar na produção de tais soluções.

Além de apresentar um grande foco na sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, o projeto Resíduos promoveu o estudo de uma área ampla, inexplorada e promissora na engenharia.

Áreas envolvidas:Viabilidade de projetos

Manual de fabricação

15

Page 17: Portfólio Coem sem sangria

TORRESO projeto Torres consistiu na execução de análises estruturais estáticas e dinâmicas de torres de radio treliçadas, avaliando a resistência e confiabilidade do projeto já desenvolvido pelo cliente.

Uma vez que adquiriu maior confiabilidade, esse projeto aumentou a produção e venda do cliente. Por ser um projeto de simulação, proporcionou um grande aprendizado para os consultores.

Áreas envolvidas:Análise estrutural

Modelagem 3D

16

Page 18: Portfólio Coem sem sangria

TRAFFICA TRAFFIC é uma empresa que faz sinalizações em aeroportos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ela veio até a CoemJr objetivando a projetar melhorias necessárias para o sistema de ar comprimido que eles já possuíam e que se encontrava desorganizado. Foi feito, então, um redimensionamento do sistema de ar comprimido utilizado para a pintura de pistas de aeroportos.

O projeto TRAFFIC garantiu melhor qualidade no serviço oferecido pelo cliente e possibilitou o trabalho dos consultores na área de desenvolvimento de layout.

Áreas envolvidas:Otimização de layout

Otimização de processos

Análise de equipamentos e layout

Desenho 2D

Modelagem 3D

17

Page 19: Portfólio Coem sem sangria

VIBRATIONO projeto consistiu em analisar o novo maquinário adquirido pelo cliente e dimensionar as máquinas auxiliares. Dentre as máquinas dimensionadas estão: compressor de ar, torre de resfriamento, transformador de energia, bombas de alimentação hidráulica e mesa de vibrações. Além desses componentes, tubulações, mangueiras e cabos de transmissão de energia também tiveram que ser dimensionados, a fim de obter o financiamento dos custos da adequação do laboratório.

A finalização desse projeto fará com que a Universidade Federal do Paraná tenha o melhor laboratório de vibrações da sua história, além de estar entre os melhores do Sul do país. Com isso, os alunos, professores e pesquisadores com interesse na área de vibrações e ruídos terão todo o suporte necessário para seus estudos.

Áreas envolvidas:Manual de utilização

Otimização de layout

Análise estrutural

Análise pneumática

Análise hidráulica

Análise de equipamentos e layout

Modelagem 3D

18

Page 20: Portfólio Coem sem sangria

BIKOEMO Bikoem é um projeto que consiste na implementação de um sistema de bike-sharing nos campi da UFPR. Percebendo a falta de opções de locomoção para os estudantes dentro da UFPR e a tendência atual por modais alternativos de transporte, surgiu o Bikoem, como um projeto social da CoemJr. O Bikoem foi realizado integralmente por alunos da UFPR, envolvendo diversas áreas do conhecimento, com a ajuda de parceiros. Somando-se ao seu apelo social, o projeto tem um forte viés sustentável, pois utiliza energia solar, sendo autossuficiente, além de retirar carros das ruas e promover a saúde e o bem-estar dos alunos.

Áreas envolvidas:Engenharia reversa

Manual de utilização

Viabilidade de produção

Otimização de produtos

Análise estrutural

Análise/Seleção de materiais

Análise de equipamentos e layout

Desenho 2D

Modelagem 3D

19

Page 21: Portfólio Coem sem sangria

HortaO projeto consiste na viabilidade, otimização e desenvolvimento de produto de uma horta hidropônica, para venda em larga escala. A proposta do projeto é desenvolver um produto que seja versátil, de fácil utilização, que possa ser utilizado em vários ambientes diferentes e tenha uma fácil troca de componentes. Para isso, a equipe teve que pensar em vários aspectos, desde o desenvolvimento dos componentes, encaixes, materiais e métodos de fabricação, tudo para alcançar aquilo que foi requisitado pelo cliente.

O produto possui uma grande capacidade de levar para as pessoas a possibilidade de cultivo de frutas e verduras no seu ambiente familiar, não necessitando de solo e sendo de fácil utilização. Além disso, com o seu sistema de módulos, é possível fazer desde plantações pequenas até plantações maiores, se adaptando a várias realidades diferentes. Com isso, o produto pode ajudar muitos lugares onde o cultivo as vezes não é possível, seja devido ao ambiente ou ao clima.

Áreas envolvidas:Prototipagem

Viabilidade de produção

Viabilidade de projetos

Otimização de produtos

Desenho 2D

Modelagem 3D 20

Page 22: Portfólio Coem sem sangria

Parceiros

21

Dá suporte à empresa durante todo o processo seletivo.

Investe em recursos para auxiliar no bem estar dos nossos colaboradores.

Promove cursos no setor empreendedor, contribuindo com a capacitação dos membros.

Proporciona suporte para a empresa, disponibilizando benefícios e acesso a ferramentas de compartilhamento de dados.

Page 23: Portfólio Coem sem sangria

Responsáveis

22

Conteúdo

Rodrigo Vidotti de SouzaRicardo PiccolottoJoão P. Bittencourt ArrudaRodrigo Lunardon TokarsCaio Murilo LeiteAmanda Carolina Xavier de SouzaViviana de Araújo Livoratti

Design

Gianfranco Daroit Cavassin

Revisão

Lucas Domakoski CordeiroRicardo Piccolotto

Page 24: Portfólio Coem sem sangria

CONTATOCoemJr 2016

Telefone: (41) 3361-3428Endereço: Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 210Bloco IV, sala 7-28E-mail: [email protected]