Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

23
Portfólio de Alberto Vargas Índio Catequizado em Cultura Digital

description

Portfólio Alberto Vargas Planejamento Conteúdo e Relacionamento Monitoramento Dança da Chuva Contatos: [email protected] http://albertovargas.com.br http://br.linkedin.com/in/vargasalberto/

Transcript of Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Page 1: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Portfólio de Alberto Vargas Índio Catequizado em Cultura Digital

Page 2: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Alberto Vargas é descendente de

índio, carioca, publicitário, ~entusiasta~ das mídias sociais e aprendeu com alguns caciques as seguintes habilidades: • Planejamento • Conteúdo e Relacionamento • Monitoramento • Dança da Chuva [email protected] http://albertovargas.com.br http://br.linkedin.com/in/vargasalberto/

Alberto Vargas Índio Catequizado em Cultura Digital

Page 3: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Principais Cases: • Shopping Leblon (Planejamento)

• Agência Nacional do Petróleo - ANP (Planejamento e Monitoramento)

• Claro TV (Conteúdo e Planejamento)

• Paramount Pictures Brasil (Conteúdo e Relacionamento)

• Aspen Pharma (Conteúdo e Planejamento)

• Vizcaya Cosméticos (Conteúdo e Relacionamento)

• Rodrigo Maia – Eleições 2012 (Monitoramento)

Alberto Vargas Índio Catequizado em Cultura Digital

Page 4: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Shopping Leblon I Like Shopping Leblon (Carnaval de 2011)

Page 5: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

A marca “Shopping Leblon” vende por si só, mas a presença online da instituição andava muito fraca: sem periodicidade de posts nas redes sociais, os visitantes não eram ouvidos e, consequentemente, também não eram respondidos nos canais online, além da carência de apoio aos blogueiros que organizavam encontros nas lojas do Shopping Leblon, pois não havia relacionamento.

Inflar de fãs a fanpage do shopping investindo em mídia é uma estratégia tão óbvia, que foi definido como desafio formar uma comunidade nas redes sociais do Shopping Leblon de membros que REALMENTE são seus admiradores, consumidores e visitantes. E não de robôs comprados via FB Ads.

Resultado

Calhou desse job surgir perto do Carnaval, então a equipe de Planejamento apresentou a seguinte ação: “I Like Shopping Leblon”, que percorreu os blocos de carnaval da Zona Sul do Rio de Janeiro para fotografar foliões com fantasias originais. Nada daquela coisa de fantasia de diabinha ou de bebê. Tinha que ser original! As fotos foram postadas na fanpage do Shopping Leblon, perguntando se alguém viu as respectivas pessoas com as tais fantasias. Foram inúmeros comentários, curtidas e compartilhamentos! Gente marcando nas fotos os foliões fotografados! =)

Page 6: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

A Ação! \o/

Page 7: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Agência Nacional do Petróleo - ANP Adrenalina: Taí um Combustível que a ANP Não Regula

Page 8: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

A ANP tinha dificuldade de alcançar os jovens, já que esse público se lembra primeiro da Petrobras quando se trata do segmento de Petróleo e Gás. O desafio era criar uma campanha exclusivamente para homens e mulheres entre 18 e 25 anos, que estão no início de suas carreiras acadêmica e profissional.

Além de tornar a Agência Nacional do Petróleo reconhecida entre os jovens, a ANP precisava estar presente nas redes sociais, e também era importante lembrar a população sobre a ferramenta online “Levantamento de Preços dos Combustíveis”, oferecida pela respectiva agência reguladora.

Resultado

O monitoramento indicou que muitos usuários das redes sociais postavam frases como: “Bom dia! O café é o combustível pra eu tá de pé às 6 da manhã!”. Foi então que, em parceria como uma agência off de Salvador, lançamos a campanha “Adrenalina: Tá aí o Combustível que a ANP não regula”. Ficamos responsáveis por todas as ações online (posts nas redes sociais da ANP e desenvolvimento do hotsite), dando apoio à agência off que produziu os folders e o vídeo institucional.

Page 9: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Claro TV Linguagem Certa para o Público Certo

Page 10: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

A Claro TV é uma das principais TVs por Assinatura consumidas pela classe C por oferecer pacotes com preços mais em conta, comparados com os da concorrência. Foi identificado que o respectivo público não é muito antenado em séries ou programas cults. Alguns usuários possuem a Claro TV apenas para assistir aos canais abertos, alegando que a imagem é melhor do que numa antena comum. Também existem usuários que gostam de assistir a programas populares de variedades ou filmes blockbusters.

Definir a linguagem ideal para alcançar a atenção do público da Claro TV presente nas redes sociais, com postagens sobre programas, filmes e séries de grande interesse para a base de seus clientes.

Resultado

A criação de editorias focadas no interesse da classe C, como apostar em bordões de novela, lembrar programas antigos que passavam na TV aberta (Ex.: Cybercop – série japonesa exibida na extinta TV Manchete), divulgar as estreias de filmes nos canais Telecine e as lutas do UFC transmitidas pelo canal Combate foram algumas das apostas que aumentaram o engajamento dos posts e o relacionamento com os assinantes da Claro TV.

Page 11: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

É disso que o povo gosta! =)

Foto do programa “The Voice” dos Estados Unidos exibido pelo canal Sony

Page 12: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Paramount Pictures Brasil Meu Malvado Favorito 2

Page 13: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

Divulgar a estreia do filme “Meu Malvado Favorito 2” nos cinemas brasileiros, utilizando os materiais disponíveis no banco de imagens da Paramount Pictures. Isto é: por determinação da empresa, não era possível criar artes ou conteúdo próprio, porque tínhamos que seguir uma padronização.

Adaptar o conteúdo e as imagens para que o público brasileiro se identifique, a fim de gerar engajamento nos posts publicados nas redes sociais do filme. Além disso, havia a oportunidade de estabelecer relacionamento com blogueiros de cinema e de cultura pop, oferecendo ingressos para ver “Meu Malvado Favorito 2”, os quais foram sorteados em seus respectivos blogs.

Resultado

A divulgação online foi ampla e eficiente ao ponto de gerar mais resultado com mídia orgânica e espontânea (graças aos blogueiros) do que com mídia paga.

Page 14: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Parceria com a blogosfera

http://bit.ly/1kt5a4K

Page 15: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Aspen Pharma Amiga, Tô Levinha!

Page 16: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

Aspen Pharma é um laboratório que produz um medicamento fitoterápico à base de alcachofra que ajuda na digestão, proporcionando sensação de leveza. Seu público-alvo é predominantemente formado por mulheres. Juntando essas informações foi criada a campanha “Amiga, Tô Levinha!”.

Por se tratar de um medicamento, as normas da ANVISA proíbem a veiculação de propagandas que divulguem os benefícios do fitoterápico de alcachofra. O desafio era utilizar temas como bem-estar, boa alimentação e atividades físicas associando-as à campanha “Amiga, Tô Levinha!”, sem mencionar o respectivo medicamento.

Resultado

Apostando no bom humor, a campanha “Amiga, Tô Levinha” conquistou as usuárias das redes sociais de tal maneira que elas próprias davam dicas para manter o peso e, além disso, blogueiras de receitas criaram um relacionamento em torno desta ação, indicando posts de seus blogs sobre receitas lights que foram compartilhadas na fanpage “Amiga, Tô Levinha!”.

Page 17: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Parceria com a blogosfera

Page 18: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Vizcaya Cosméticos Vamos conversar?

Page 19: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

A Vizcaya Cosméticos tinha um problema sério: a marca não conversava com os seus seguidores nas redes sociais. Por isso foram definidas editorias para estimular o diálogo e a troca de experiências.

Mulheres de classe C são as principais usuárias da Vizcaya Cosméticos e, a partir desse dado, foram estipuladas as seguintes estratégias para se aproximar desse público: evitar a utilização de fotos de mulheres com traços europeus e usar mais fotos de brasileiras, dar dicas de spa em casa com baixo custo e apostar numa linguagem mais coloquial, dispensando palavras que não são populares.

Resultado

Foi expressivo o aumento no volume de comentários dos posts. A marca “Vizcaya Cosméticos” tornou-se ainda mais conhecida pelo seu público e, por isso, houve crescimento no engajamento com as consumidoras e blogueiras.

Page 20: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Exemplo de conversação entre as clientes e a Vizcaya Cosméticos

Page 21: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Rodrigo Maia – Eleições Municipais de 2012 Monitoramento

Page 22: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

Metas de Branding

Desafio

Rodrigo Maia era o principal candidato da oposição nas eleições municipais do Rio de Janeiro, em 2012. O deputado do DEM também concentrava um grande número de menções negativas nas redes sociais. Estava claro que Rodrigo Maia não era o candidato favorito entre os eleitores cariocas.

O grande desafio era identificar eleitores que declararam voto em Rodrigo Maia, ou seja, era o mesmo que encontrar uma agulha no palheiro em meio a tantas menções negativas ao candidato. O monitoramento captou usuários que eram a favor das propostas de Rodrigo Maia e, formando um dossiê completo desses eleitores, foi possível criar uma comunidade de pessoas para trocar ideias com o deputado pelas redes sociais.

Resultado

A respectiva estratégia aumentou o engajamento dos posts publicados nas redes sociais de Rodrigo Maia, crescendo o alcance para tornar mais conhecido o plano de governo do deputado para a prefeitura, caso fosse eleito.

Page 23: Portfólio de Alberto Vargas - Índio Catequizado em Cultura Digital

“Todo dia era dia de índio Mas agora eles só têm

O dia 19 de Abril”