PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas...

32
PORTUGUÊS – 8 o ANO PROF – PADRÃO – VOL III

Transcript of PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas...

Page 1: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

PORTUGUÊS – 8o ANOPROF – PADRÃO – VOL III

Page 2: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

Direção Executiva:Fabio Benites

Gestão Editorial:Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração de capa e Projeto Gráfico:Alan Gilles MendesAlex FrançaDominique CoutinhoErlon Pedro PereiraEstevão CavalcantePaulo Henrique de Leão

Estagiários:Amanda SilvaFabio Rodrigues Gustavo MacedoLucas Araújo

Irium Editora LtdaRua Desembargador Izidro, no114 - Tijuca - RJCEP: 20521-160Fone: (21) 2560-1349www.irium.com.br

É proibida a reprodução total ou parcial, por qual-quer meio ou processo, inclusive quanto às caracte-rísticas gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e §§, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Ciências:D. Geométrico:Espanhol:Geografia:História:Inglês:Matemática:Português:Redação:

Autores:

Alba AlencarThiago SantosVerônica LouroJoão Paulo PradoMichelle Trugilho Maria Izadora ZarroLucy CunhaLuiza MarçalCláudia Pires

Page 3: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

Veja algumas páginas:

Page 4: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

2

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas:

Fundamento 01: Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

Page 5: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

3

Fundamento 03:Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

Page 6: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

4

Fundamento 04: Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

Page 7: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

5

Fundamento 05: Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de

sensibilizá-lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

Page 8: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

6

Fundamento 06: Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do

proveito desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07: Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão.

Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

Page 9: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

7

Fundamento 08: Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do

conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

Page 10: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

8

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO8º ANO – 2016 / 2017

PORTUGUÊS

1º bimestre

EF2POR801: O período e as conjunções• Coordenação e subordinação: conceitos e diferenciação• Conjunções coordenativas• Conjunções subordinativas

EF2POR802: Orações coordenadas• Orações coordenadas sindéticas e asindéticas: conceitos e diferenciações• Orações coordenadas aditivas, adversativas e alternativas• Orações coordenadas conclusivas e explicativas• Pontuações nas orações coordenadas

2º bimestre

EF2POR805: Introdução ao estudo das orações subordinadas substantivas • Orações subordinadas substantivas: morfosintaxe• Orações subordinadas substantivas subjetivas• Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas

EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações subordinadas substantivas completivas nominais, predicativas e apositivas• Orações subordinadas substantivas reducidas• Pontuações nas orações subordinadas substantivas

EF2POR807: Orações subordinadas adjetivas• Orações subordinadas adjetivas: classificação• Orações subordinadas adjetivas reduzidas• Pontuações nas orações subordinadas adjetivas

3º bimestre

Page 11: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

EF2POR803: Introdução ao estudo das orações subordinadas adverbiais • Orações subordinadas adverbiais: aspectos semânticos• Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas• Orações subordinadas adverbiais comparativas e conformativas

EF2POR804: Orações subordinadas adverbiais • Orações subordinadas adverbiais condicionais e concessivas• Orações subordinadas adverbiais temporais• Pontuações nas orações subordinadas adverbiais

EF2POR808: Sintaxe das orações• Orações coordenadas e subordinadas

EF2POR814: Sinais de Pontuação• Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, travessão, reticencias, parênteses

4º bimestre

EF2POR710: Concordância nominal• Regras básicas, adjuntos adnominais de um único substantivo, adjuntos adnominais de dois ou mais substantivos, um substantivo modificado por um ou mais adjetivos, numerais ordinais antepostos a um único substantivo• Casos especiais: próprio, mesmo, incluso, anexo, quite, obrigado, meio, bastante, é bom, é proibido, é necessário, alerta, menos

EF2POR711: Concordância verbal• Regra geral; sujeito composto; ideia de reciprocidade; casos de sujeito simples com as expressões: tudo, nada, ninguém; a maior parte de etc.; “OU” como exclusão ou adição; um e outro, não só…mas também etc.• O sujeito apresenta-se: como pronome de tratamento; indicando porcentagens; como substantivo coletivo; como pronome relativo “QUEM”; como pronome interrogativo e indefinido; como nome próprio; com a expressão “UM DOS QUE”; com seus núcleos ligados por “OU”; com expressões de quantidade aproximada: “CERCA DE”, PERTO DE, MAIS DE etc.• Concordância com o verbo SER, com a palavra SE, com os verbos HAVER e FAZER, concordância nas locuções verbais, concordância ideológica

Page 12: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

10

EF2POR712: Regência• Regência verbal: predicação verbal, verbos cuja regência implica mudança de significado• Crase: substantivos, adjetivos e advérbios acompanhados das preposições exigidas por eles• Regência nominal: complementos verbais, adjuntos adverbiais, complemento nominal, adjunto adnominal, predicativo do sujeito e do objeto, morfossintaxe

Page 13: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/20178º ano

LÍNGUA PORTUGUESA

3o bimestre:

Aula: 21Tópico: Orações subordinadas adverbiais IObjetivos: Orações subordinadas adverbiais: aspectos semánticos; Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas; Orações subordinadas adverbiais comparativas e conformativasSubtópicos: Introdução; Conjunções e locuções subordinativasExercícios: xPara casa: Praticando 1 ao 9

Aula: 22Tópico: Orações subordinadas adverbiais IObjetivos: Orações subordinadas adverbiais: aspectos semánticos; Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas; Orações subordinadas adverbiais comparativas e conformativasSubtópicos: Introdução; Conjunções e locuções subordinativasExercícios: xPara casa: Aprofundando e Desafiando

Aula: 23Tópico: Orações subordinadas adverbiais IIObjetivos: Orações subordinadas adverbiais condicionais e concessivas; Orações subordinadas adverbiais temporais; Pontuações nas orações subordinadas adverbiaisSubtópicos: Temporais; Condicionais; Concessivas; Finais; Proporcionais; A pontuação nas orações adverbiais; ReduzidasExercícios: xPara casa: Praticando 1 ao 14

Aula: 24Tópico: Orações subordinadas adverbiais IIObjetivos: RevisãoSubtópicos: xExercícios: xPara casa: Aprofundando e Desafiando

Page 14: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

10

Aula: 25Tópico: Sintaxe de oraçõesObjetivos: Orações coordenadas e subordinadasSubtópicos: Orações coordenadas e subordinadas; Subordinação; CoordenaçãoExercícios: xPara casa: Praticando 1 ao 10

Aula: 26Tópico: Sintaxe de oraçõesObjetivos: Orações coordenadas e subordinadasSubtópicos: Orações coordenadas e subordinadas; Subordinação; CoordenaçãoExercícios: xPara casa: Aprofundando e Desafiando

Aula: 27Tópico: Sinais de PontuaçãoObjetivos: Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, travessão, reticencias, parêntesesSubtópicos: Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, travessão, reticencias, parêntesesExercícios: Praticando 1 ao 11Para casa: Aprofundando e Desafiando

Aula: 28Tópico: RevisãoObjetivos:Subtópicos: RevisãoExercícios: Revisão bimestralPara casa: Revisão bimestral

Page 15: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Introdução ao estudo das orações subordinadas adverbiais

Descrição:• Aspectos Semânticos: As Circunstâncias, Morfossintaxe;• Causais, consecutivas, comparativas e conformativas.

Conteúdo:• Orações subordinadas adverbiais (noções);• Orações subordinadas adverbiais;• Comparativas; • Causais;• Consecutivas;• Conformativas.

Objetivos de aprendizagem:• Reconhecer as classes gramaticais que exercem a função de adjunto adverbial

(advérbios e locuções adverbiais);• Relacionar fatos com suas circunstâncias;• Identificar, diferenciar e usar orações subordinadas adverbiais causais, consecutivas,

comparativas e conformativas.

Sugestões Didáticas:• Leitura e interpretação de textos diversos. • Com base em textos variados, identificar as orações adverbiais comparativas e confor-

mativas. • Exercícios de diferenciação de explicação e causa a partir de períodos propostos.• Nos períodos propostos, ligar as orações empregando os conectivos adequados aos

sentidos de causa, consequência e explicação.• Formar períodos compostos, empregando os conectivos adequados aos sentidos de

causa, consequência e explicação.• Exercícios para identificação de advérbios, locuções adverbiais e orações adverbiais.• Partindo de períodos compostos, identificar a relação entre fato e circunstância.• Criação de períodos compostos apresentando oração adverbial.• Exercícios de substituição de adjunto adverbial por oração adverbial.

Praticando:1) a) Adjunto adverbial de tempo.b) Quando crescer.

Page 16: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

2

2) D

3) a) Duas.b) Vou trabalhar na bolsa.

4) a) 8 i) 9 q) 6b) 3 j) 5 r) 8c) 1 k) 9 s) 6d) 2 l) 6 t) 7e) 8 m) 8 f) 9 n) 3 g) 4 o) 2 h) 4 p) 3

5) a) 1b) 2c) 2d) 1e) 2f) 2g) 1h) 1i) 2j)1

6) a) “Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de [sempre chegar ] Olhou-a dum jeito muito mais quente do que sempre [costumava olhar] E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de [sempre falar”.

b) Você é muito mais do que eu sou Está bem mais rico do que eu estou Mas o que eu sei você não sabe E antes que o seu poder acabe Eu vou mostrar como e por quê Eu sei, eu sei mais que você.

Page 17: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

3

c) É melhor ser alegre que ser triste Alegria é a melhor coisa que existe É assim como a luz no coração. d) Minha alma é triste Como o chão deste cerrado Que se estende desolado Por mil léguas de silêncio e solidão.

e) A felicidade é como a gota De orvalho numa pétala de flor. Brilha tranquila Depois de leve oscila E cai como uma lágrima de amor. f) Quem já passou por essa vida não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deu Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu

7) a) 1 - como um ditador. b) 1 - Tão intenso quanto no início. c) 2 - conforme o juramento que fez. d) 2 - de acordo com seus sentimentos. e) 2 - segundo mandava sua consciência.

8) como a gente (está).

9) a) — b) 2 c) — d) 1 e) 1 f) 2 g) 2 h) —

i) —

Page 18: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

4

Aprofundando:1) No desconhecimento de uma evidência: ele está prestes a ser morto.

2) Consequência.

3) “Já que eu passei a noite na casa do Trent ontem, ele pode dormir aqui em casa no fim de semana?”

4) a) “Já que eu passei a noite na casa do Trent ontem...”b) “...ele pode dormir aqui em casa no fim de semana?”

5) O humor da tira está na negação de Zezé (como se não entendesse) da condição imposta pela mãe.

6) Certo.

7) a) Como todo mundo (tem).b) Do que os outros (são).

8) Em Suzanita assustar-se sempre que se descobre igual a toda a humanidade.

9) Explicação.

10) Deve ser um bebê de proveta pois (porque) ainda está com a rolha na boca.

Desafiando:1) “As lavouras de trigo da Região Sul foram danificadas, já que uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria, causando acentuada queda da temperatura que, associada ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura.”

A questão admite variação na estrutura da resposta. O importante é que sejam mantidas as relações de causa e efeito contidas nos períodos simples originais.

2) a) As coisas não andam porque ninguém confia no governo, e ninguém confia no governo porque as coisas não andam.

b) Ele compôs dois períodos com estrutura espelhada, invertendo a ordem das frases, mas mantendo a mesma relação de causa e efeito. Não criou, portanto, um círculo vicioso. Para que se crie um círculo vicioso, é necessário construir uma estrutura em que o que é causa se torne efeito e o que é efeito se torne causa.

Page 19: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

5

Pesquisando:- Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes (1913-80) foi um poeta e compositor brasileiro. “Garota de Ipanema”, feita em parceria com Antonio Carlos Jobim, é um hino da música popular brasileira. Foi tam-bém diplomata e dramaturgo. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Filho de funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz. Desde cedo, já mostrava interesse por poesia. Ingressou no colégio jesuíta, Santo Inácio, onde fez os estudos secundários. Entrou para o coral da igreja, onde desenvolveu suas habilidades musicais. Em 1929, iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro.

A produção poética de Vinícius passou por duas fases. A primeira é carregada de misticis-mo e profundamente cristã, como expressa em “O Caminho para a Distância” e em “Forma e Exegese”. A segunda fase vai ao encontro do cotidiano e nela se ressalta a figura feminina e o amor, como em “Ariana, A Mulher”.

Page 20: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-03

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

6

Page 21: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-04

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

7

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Orações subordinadas adverbiais

Conteúdo:• Orações adverbiais:• Finais;• Proporcionais;• Temporais;• Condicionais;• Concessivas;• A pontuação nas orações adverbiais;• Orações subordinadas adverbiais reduzidas.

Objetivos de aprendizagem:• Identificar, diferenciar e usar orações subordinadas adverbiais temporais, condicionais,

concessivas, finais e proporcionais;• Pontuar corretamente as orações adverbiais;• Reconhecer as orações adverbiais reduzidas.

Sugestões Didáticas:• Leitura e interpretação de textos diversos. • Com base em textos variados, identificar as orações adverbiais condicionais, concessi-

vas, finais e proporcionais. • Combinar duas orações em um período, transformando a segunda oração em uma

oração adverbial concessiva, usando a conjunção EMBORA. Dessa forma, chamar a atenção do aluno quanto à mudança do verbo para o subjuntivo.

• A partir de frases propostas, diferenciar orações coordenadas adversativas das subor-dinadas concessivas.

• Apontar, no texto, os períodos simples, compostos por coordenação e compostos por subordinação.

• Dadas as orações adverbiais desenvolvidas, transformá-las em reduzidas de infinitivo, gerúndio e particípio.

Praticando:1) C

2) “Se eu fosse você, daria um soco na boca dele.”

Page 22: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-04

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

3) “Se eu fosse você.”

4) “daria um soco na boca dele.”

5) Subordinada: “Se eu fosse você...” Principal: “... daria um soco na boca dele.”

6) D

7) mesmo que.

8) “... mesmo que isso me custe o aumento ou o próprio emprego.”

9) a) 2 b) 2 c) 1 d) 1 e) 1 f) 2 g) 1 h) 1 i) 2 j) 1 k) 1 l) 2

10) D

11) E

12) a) Se fizeres caminhadas...b) Como não foi atendido...c) Se falar assim...d) Quando terminaram as aulas...e) Como sabia que a prova seria difícil...

13) a) “...a fim de que ela pudesse acreditar”. finalb) “Se você quiser encerrar o nosso casamento agora”. condicional

14) B

8

Page 23: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-04

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Aprofundando:

1) Para não esquecer tudo o que ela tem que fazer na vida.

2) “Como não quero esquecer todas as coisas...”

3) Principal: “Virarei um príncipe.” Subordinada: “se me beijar.” – adverbial condicional.

4) a) Já comecei a me preocupar com o déficit público. / Mal deixei de me preocupar com o Papai Noel.

b) malc) Adverbial temporal

5) C – (embora soubesse – apesar de saber) –Adverbial concessiva

6) “Quando conheci o Hagar” - Oração Subordinada Adverbial Temporal. A oração principal está no final do período, portanto há necessidade do uso da vírgula.

Desafiando:1) B

2) E

Pesquisando:Resposta pessoal.

9

Page 24: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-04

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

10

Page 25: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-08

SINTAXE DAS ORAÇÕES

11

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Sintaxe das orações

Conteúdo:• Orações subordinadas e coordenadas (revisão e exercícios).

Objetivos de aprendizagem:• Identificar, diferenciar e usar orações subordinadas adverbiais, adjetivas, substantivas

e as orações coordenadas;• Utilizar adequadamente a pontuação nas orações subordinadas substantivas, nas ora-

ções subordinadas adverbiais, nas orações subordinadas adjetivas e nas orações coordena-das;

• Compreender as orações subordinadas substantivas, adverbiais e adjetivas reduzidas;• Saber que um conectivo pode ser empregado com sentido diferente de sua classifica-

ção oficial.

Sugestões Didáticas:• Leitura e interpretação de textos diversos;• Elaboração de exercícios com orações subordinadas visando seu uso, através de trans-

formações de substantivos, adjetivos e advérbios em orações substantivas, adjetivas e ad-verbiais e vice-versa;

• Elaboração de exercícios visando à identificação de relações entre os fatos e expressão dessas relações em estruturas linguísticas de coordenação;

• Em textos propostos, reconhecer períodos simples e compostos, apontando orações coordenadas e subordinadas, compreendendo suas relações de sentido.

Praticando:1) a) Preciso de tua ajuda

(substantivo/objeto indireto)Preciso / de que me ajudes.or. principal / or. sub. subst. obj. indireta

b) Meu desejo é a tua felicidade(substantivo/predicativo do sujeito)Meu desejo é / que sejas feliz.or. principal / or. sub. subst. predicativa

c) É indispensável a volta do coordenador(substantivo/sujeito)É indispensável / que o coordenador volte.or. principal / or. sub. subst. subjetiva

Page 26: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-08

SINTAXE DAS ORAÇÕES

12

d) Há necessidade da participação de todos.(substantivo/complemento nominal)Há necessidade / de que todos participem.or. principal / or. sub. subst. completiva nominal

e) Tenho um sonho: a conquista da paz.(substantivo/aposto)Tenho um sonho: / que conquistemos a paz.or. principal / or. sub. subst. apositiva

2) “... que você deve a seu pai?” restritiva

3) a) E sem soltar a criança... - condiçãob) Se o amor existe... - condiçãoc) ...para ser capaz de gostar do amor - finalidaded) ...que nos convenceram - consequênciae) ...conforme o professor orientou - conformidadef) Quanto mais lemos... - proporçãog) ...a fim de escrever melhor - finalidadeh) ...porque trabalhamos muito - causai) ...que fomos dormir mais cedo - consequênciaj) Embora tivesse estudado muito...- concessãok) À medida que os alunos participavam... – proporçãol) ...desde que chegou – tempom) ...que papagaio (fala) - comparação

4) a) Não desista, pois (porque, que) haverá novas oportunidades.b) Não consegui o financiamento, logo (portanto) não poderei comprar o carro.c) Caí da escada, (mas, porém, contudo etc.) mas não me machuquei.d) Não leia no ônibus porque (que, porque) faz mal à vista.e) De manhã, estudo e à tarde, trabalho na secretaria.

5) a) Explicativa.b) Conclusiva.c) Adversativa.d) Explicativa.e) Aditiva.

Page 27: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-08

SINTAXE DAS ORAÇÕES

13

6) a) (3) “No meio da conversa, eu ofereci a obra em condições especiais, / e ela se interes-sou.”

b) (2) “Você deve ser a única pessoa / que nunca discou errado.”c) (4) “Um calorzinho agradável inundou seu corpo, / e adivinhou / que a causa era a voz

do homem.”d) (2) “Se ele conseguiu se lembrar do meu número, / vai ligar.”e) (1) “Na noite do sexto dia, tentou novamente ajudar o destino com uns telefonemas,

sem sucesso de Helenas.”f) (2) “Débora achou mesmo / que era melhor, / embora ainda não tivesse forças para

resistir.”g) (4) “... Quando o telefone tocou, / ela disse alô, / perguntaram / quem fala, / ela disse

Débora / e ouviu aquela voz maravilhosa dizer: / oi Débora, dessa vez não é engano.”h) (4) “Débora resolveu descansar, / deixar / que ele fizesse isso.”

7) oração subordinada substantiva objetiva direta → que a vida é curta.oração subordinada adverbial temporal → quando um número não incomoda outro nú-

mero, / quando há vozes, / quando o 1003 se agita.uma oração coordenada sindética adversativa → mas o respeita.uma oração coordenada sindética aditiva → e prometo silêncio.uma oração coordenada sindética conclusiva → pois descobrimos / pois como não sei o

seu nome;

8) a) Oração coordenada aditivab) Oração subordinada adjetiva restritivac) Oração principald) Oração subordinada adverbial temporale) Oração subordinada substantiva objetiva direta

9) D

10) B

Aprofundando:1) a) como eu esperavab) Todo mundo amontoava.c) Quando nasci.d) Parecia que as pessoas.e) Só tenho um ano de idade

Page 28: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-08

SINTAXE DAS ORAÇÕES

14

2) a) Trêsb) “... todo mundo se amontoava em volta de mim.”c) Subordinada adverbial temporal

3) a) Duas oraçõesb) “só tenho um ano de idade (mas, porém, contudo, entretanto) já estou vivendo no pas-

sado”.

4)

5) “Mas os vencedores no amor são os fortes.”

Desafiando:1) D

2) E

3) B

4) C

5) D

Page 29: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-14

SINAIS DE PONTUAÇÃO

15

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Sinais de pontuação

Descrição:• Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, travessão, reticências, parênteses, ponto,

ponto parágrafo, ponto de interrogação, ponto de exclamação, colchetes e chaves.

Conteúdo:• Os sinais de pontuação.

Objetivos de aprendizagem:• Compreender que uma pontuação mal empregada produz efeitos desastrosos à comu-

nicação; • Reconhecer o emprego dos sinais de pontuação;• Utilizar adequadamente os sinais de pontuação.

Sugestões Didáticas:• Leitura e interpretação de textos diversos;• Pontuar textos propostos;• Corrigir pontuações inadequadas;• Justificar pontuações em textos propostos.

Praticando:1) Para separar as orações coordenadas assindéticas.

2) Para separar o adjunto adverbial (de lugar) antecipado. 3) A

4) a) “Eu sempre pensei que os políticos iriam mudar o mundo. Hoje eu penso diferente. É a escola, a educação ambiental, que vão mudar o mundo.”

b) “Só jogue na água o que o peixe pode comer.” (Não há pontuação)c) “A vida é assim mesmo: umas coisas vão piorando, outras melhorando, o passado já foi,

o futuro não existe. Vamos viver o melhor do presente, e pronto.” d) “O sonho de mudar o mundo não acabou. Minha motivação continua a mesma. O que

eu quero, através da linguagem universal da música, é ajudar a humanidade a acabar com as desigualdades.”

e) “Se cada um cuidasse de si e exigisse respeito, justiça e beleza à sua volta, o mundo seria bem melhor.”

Page 30: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-14

SINAIS DE PONTUAÇÃO

f) “Apesar de ser um povo asseado individualmente, que gosta de água desde o tempo dos tamoios, o carioca é imundo coletivamente. Ou seja, é capaz de manter brilhando o seu espaço privado, mas joga fora a sujeira na rua.”

g) “Quero pedir aos baixinhos que, quando forem ao circo, não batam palmas para a exibição de animais. Mesmo que seja um cachorrinho ou macaquinho. Nesses circos, os animais são maltratados, levam até choques. Aplaudam apenas o palhaço, o malabarista, o trapezista. Vamos deixar os animais livres e bem tratados.”

h) “O que faz aprender a viver, a melhorar, é justamente a necessidade ou a possibilidade de entender o outro, aquele que é aparentemente diferente de você.”

5) E

6) B e D

7) D

8) B

9) Para separar o vocativo: “senhor”.

10) Fala da secretária: Para suspender o pensamento e introduzir a justificativa do que foi dito antes.

Fala do general: Para expressar insegurança e desapontamento.

11) A

Aprofundando:1) 1º quadrinho: Para separar oração adverbial (temporal) que aparece deslocada.

2º quadrinho: Para separar oração adverbial (final) que aparece deslocada.

2) Na contradição expressa no espanto do personagem diante do quadro e sua própria apa-rência que tem traços bem parecidos com os do próprio quadro.

3) “Toda manhã eu me digo: este definitivamente é o dia em que vou começar a dieta!” O emprego do sinal de dois-pontos teve a função de introduzir a explicação do que foi dito na primeira oração.

4) Separar a oração adverbial temporal que aparece deslocada (antes da principal). (Ou cir-cunstância antecipada).

16

Page 31: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-14

SINAIS DE PONTUAÇÃO

5) “Se essa cadeira ranger mais uma vez, eu vou enlouquecer!”Empregou-se a vírgula para separar a oração adverbial condicional que aparece desloca-

da (antes da principal “eu vou enlouquecer”), (ou circunstância antecipada).

6) a) Prometi a Helga que, enquanto ela estivesse fora, o chão seria lavado.b) Para separar o vocativo “Eddie”.

Desafiando:1) A

2) A

3) Resposta pessoal.

Pesquisando:1) Eça de QueirósJosé Maria Eça de Queirós (1845-1900) nasceu em Póvoa do Varzim. Passou a infância

e juventude longe dos pais, pois estes não eram casados. Estudou direito na Universidade de Coimbra. Ligou-se por essa ocasião ao grupo renovador chamado “Escola de Coimbra”, responsável pela introdução do Realismo em Portugal.

Eça não participou diretamente da “Questão Coimbra” - 1865 -, a polêmica em que jovens defensores de novas idéias literárias, artísticas e filosóficas liderados por Antero de Quental, se defrontaram com os velhos românticos, ultrapassados e conservadores, liderados por Visconde de Castilho.

Dedicou-se ao jornalismo depois de formado, e viajou pelo Oriente. Em 1871, participou das “Conferências Democráticas do Cassino Lisbonense” – nova etapa da campanha que im-plantou em Portugal as novas perspectivas culturais do Realismo falando sobre o “Realismo como nova expressão da arte”.

Eça de Queirós é o representante maior da prosa realista em Portugal. Grande renovador do romance abandonou a linha romântica, e estabeleceu uma visão crítica da realidade. Afastou-se do estilo clássico, que pendurou por muito tempo na obra de diversos autores românticos, deu a frase uma maior simplicidade, mudando a sintaxe e inovando na combi-nação das palavras. Evitou a retórica tradicional e os lugares comuns, criou novas formas de dizer, introduziu neologismos e, principalmente utilizou o adjetivo de maneira inédita e expressiva. Este novo estilo só teve antecessor em Almeida Garrett e valeu a Eça a acusação de galicismo e estabeleceu os fundamentos da prosa moderna da Língua Portuguesa.

Enfim, no dia 16 de Agosto de 1900 Eça morre em Paris. Deixava um episódio literário que veio a ser publicado aos poucos.

(http://www.brasilescola.com/literatura/eca-queiros.htm)

Casimiro de Abreu

17

Page 32: PORTUGUÊS – 8o ANO PROF – PADRÃO – VOL III · • Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e indiretas EF2POR806: Orações subordinadas substantivas • Orações

EF2P

OR8

-14

SINAIS DE PONTUAÇÃO

Casimiro de Abreu (C. José Marques de A.), poeta, nasceu em Barra de São João, RJ, em 4 de janeiro de 1839, e faleceu em Nova Friburgo, RJ, em 18 de outubro de 1860. É o patro-no da Cadeira nº. 6 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Teixeira de Melo. Em “As primaveras” acham-se os temas prediletos do poeta e que o identificam como lírico-romântico: a nostalgia da infância, a saudade da terra natal, o gosto da natureza, a religiosidade ingênua, o pressentimento da morte, a exaltação da juventude, a devoção pela pátria e a idealização da mulher amada. A sua visão do mundo externo está condicionada estreitamente pelo universo do burguês brasileiro da época imperial, das chácaras e jardins. Trata de uma natureza onde se caça passarinho quando criança, onde se arma a rede para o devaneio ou se vai namorar quando rapaz. À simplicidade da matéria poética corresponde “amaneiramento” paralelo da forma. Casimiro de Abreu desdenha o verso branco e o sone-to, prefere a estrofe regular, que melhor transmite a cadência da inspiração “doce e meiga” e o ritmo mais cantante.

Colocado entre os poetas da segunda geração romântica, expressa, através de um estilo espontâneo, emoções simples e ingênuas. Estão ausentes na sua poesia a surda paixão car-nal de Junqueira Freire, ou os desejos irritados, macerados, do insone Álvares de Azevedo. Ele pôde sublimar em lânguida ternura a sensualidade robusta, embora quase sempre bem disfarçada, dos seus poemas essencialmente diurnos, nos quais não se sente a tensão das vigílias. No poema “Violeta” configura a teoria do amor romântico, segundo a qual devem ficar subentendidos os aspectos sensuais mais diretos, devendo, ao contrário, ser manifes-tado com o maior brilho e delicadeza possível o que for idealização de conduta. O meu livro negro, em toda a sua obra, é o único momento de amargura violenta e rebeldia mais acentu-ada; noutros o drama apenas se infiltra, menos compacto. Em sua poesia, talvez exagerada no sentimentalismo e repleta de amor pela natureza, pela mãe e pela irmã, as emoções se sucedem sem violência, envolvidas num misto de saudade e de tristeza.

(http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=117)

18