Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

5
Colégio Estadual Aurelino Leal – CEAL Professora: Raquel Reis Língua Portuguesa COMO DEIXAR O TEXTO MAIS COESO?

description

para estudo

Transcript of Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

Page 1: Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

Colégio Estadual Aurelino Leal – CEALProfessora: Raquel Reis

Língua Portuguesa COMO DEIXAR O TEXTO MAIS COESO?

Page 2: Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

Textos bem escritos apresentam-se claros, coesos,trazem as ideias organizadas e, por isso, mais fáceis de entender. Coesão significa conexão. Conexão entre os enunciados, entre as partes que constituem um texto, permitindo a comunicação.

Basicamente, pode-se dizer que há dois tipos de coesão, a referencial e a sequencial. Quando um elemento do texto necessita de outro, mencionado antes ou depois, para ser interpretado, dizemos que estamos diante de uma coesão referencial. Já quando os elementos que ligam partes do texto estabelecem relações e permitem a progressão do texto, dizemos que se trata de uma coesão sequencial.

Observe:

1) COESÃO REFERENCIAL

Dona Maria é uma ótima cozinheira. Ontem, ela preparou uma deliciosa moqueca de camarão. O termo "ela" retoma "Dona Maria" mencionada na oração anterior.

Outras classes de palavras, além dos pronomes pessoais, também podem atuar como elementos coesivos em diferentes situações. Observe os exemplos a seguir:

A) A professora Mônica explica muito bem. Suas aulas são sempre um sucesso. O pronome possessivo "suas" age como elemento coesivo.

B) Este é o pai de cujo filho te falei. O pronome relativo "cujo" age como elemento coesivo.

C) Fala-se muito na possibilidade de demissão de todos os funcionários, mas essa ideia seria péssima. Por vezes, um grupo nominal, como "essa ideia", atua como elemento coesivo.

D) As baleias podem assustar pelo seu tamanho, mas, na verdade, os cetáceos costumam ser muito dóceis. "Cetáceo", sinônimo de baleia, foi o elemento coesivo nesta frase.

E) "Dizer para eu sair da sua vida? Você não precisa falar assim comigo." O advérbio "assim" é o elemento coesivo neste caso.

2) COESÃO SEQUENCIAL

João estudou para a prova, mas não conseguiu a aprovação. Neste período, temos duas orações que apresentam certa contradição. Afinal, se João se preparou para fazer a prova, o esperado é que tivesse um bom resultado.No entanto, não foi isso o que aconteceu. As duas informações foram colocadas numa mesma frase, ligadas pelo termo "mas" que atua como elemento coesivo, permitindo a progressão do texto e evidenciando essa relação de contradição. Observeque, se trocássemos a conjunção "mas" por outra, a frase poderia perder o sentido.

João estudou para a prova, isto é, não conseguiu a aprovação. Neste caso, a relação entre as orações ficou confusa. O conectivo "isto é" não expressa a relação lógica de oposição que existe entre as informações do texto e, por isso, não permite que a coesão se realize neste caso.

De modo geral, a coesão sequencial se estabelece por meio de conectivos, como vimos com o "mas" no primeiro exemplo.

Outros conectivos e as relações que podem estabelecer:

CONECTIVO - RELAÇÕES - EXEMPLOSE, bem como, também etc. - Soma, acréscimo de informações novas - Passeamos pelo calçadão e tomamos banho de mar.

Page 3: Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

Mas, porém, no entanto etc. - Oposição, contraste - Eles se gostavam muito. No entanto, o casamento se tornou inviável.

Pois, porque etc. - Explicação, apresentação de justificativa - Acompanhou a menina durante todo o processo porque tinha interesses escusos.

Isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras etc. - Correção, esclarecimento -Eles ficaram conversando por horas naquela sala, ou seja, devem ter se entendido.

Assim, desse modo etc. - Apresentação de exemplos e complementações -É importante que ele tente outras vezes. Assim, vai perder o medo de cair.

Usando os recursos coesivos da maneira adequada, os s textos terão as ideias bem encadeadas e ficarão mais fáceis de ler e entender.

Atividade

Delícias e agruras do primeiro apê

Ter o primeiro canto para chamar de seu costuma ser um momento de realização, mas, junto com o primeiro apê, vêm as dificuldades com o orçamento.Além disso, tem a adaptação com a rotina de cuidar sozinho da casa, das compras, das roupas, da limpeza e os novos vizinhos, nem sempre bons companheiros. São tantas novidades ao mesmo tempo, que o morador de primeira locação, não raro, recorre aúnica pessoa capaz de salvar essas situações: a mãe! E foi por querer ajudar as filhas, de 23 e 19 anos, que a jornalista Daniela Pereira criou o projeto do "Apezinho", um site com dicas para quem está prestes a sair de casa, acabou de sair ou, como ela, já tem seu canto próprio há um tempão, mas não domina todas as artes de uma dona de casa. No caso de Daniela, a deficiência, ela confessa, está na cozinha. O fogão está longe de ser seu melhor companheiro e, vendo

se aproximar a hora das filhas partirem em voo solo, ela quis pensar numa maneira de ajudá-las a aprender o que ela não conseguiu ensinar. -- A gente sai de casa muito ingênuo, sem saber conduzir as coisas. O projeto nasceu muito desse desejo de ensinar para elas e outras pessoas que estivessem nessa fase, a se virar -- conta Daniela. (...) Em dois meses e meio no ar, o site já teve mais de 33 mil visitantes únicos, número considerável para um blog que vem ganhando adeptos só no boca a boca. Asdicas dadas pelo site e por colaboradores que eventualmente contam as histórias de seus apês, vão de decoração a como manter a casa em pé, e arrumada, sem quebrar completamente o orçamento doméstico. Em matéria um tanto polêmica, por exemplo, Daniela ensina a economizar cortando alguns chopes por mês. E, com isso, a comprar, em suaves prestações, itens como geladeira, fogão, cama. (...) -- Não consigo ver as meninas saindo de casa. Mas se elas saírem com mais habilidades do que eu (quando saí), já vou achar ótimo -- diz a mãezona.

(Fonte: TAVARES, Karine. Delícias e agruras do primeiro apê. Disponível em:http://oglobo.globo.com/imoveis/delicias-agruras-do-primeiro-ape-9120258#ixzz2Zpufp98V Fragmento adaptado. Acesso em: 22/07/2013.)

1. Leia a frase a seguir:

Daniela já tem seu canto próprio há um tempão, (mas) não domina todas as artes de uma dona de casa. Que termo poderia substituir a palavra destacada sem prejuízo de sentido?a) assimb) entãoc) porémd) pois 2. Observe as seguintes frases retiradas do segundo parágrafo do texto:

I - "No caso de Daniela, a (deficiência), ela confessa, está na cozinha".

Page 4: Português - Como Deixar o Texto Mais Coeso

II - "(...) (ela) quis pensar numa maneira de ajudá-las (...)"

a) Que termos os elementos destacados retomam?

b) Que tipo de coesão ocorre nos dois casos?

3) Leia as seguintes frases retiradas do texto e diga que relação cada conectivo destacado ajuda a estabelecer.

a) Ter o primeiro canto para chamar de seu costuma ser um momento de realização, (mas), junto com o primeiro apê, vêm as dificuldades com o orçamento.

b) (Além disso), tem a adaptação com a rotina de cuidar sozinho da casa, das compras, das roupas, da limpeza e os novos vizinhos.

4) Relacione as frases abaixo. Para isso, empregue os conectivos adequadamente, como no modelo:

Todos procuram a mãe quando vão montar seu primeiro apê. Ela tem mais experiência e pode ajudar.Todos procuram a mãe quando vão montar seu primeiro apê, porque ela tem mais experiência e pode ajudar.

a) Morar sozinho é muito bom. Há várias dificuldades a enfrentar.

b) Daniela Pereira criou o site "Apezinho". Ela queria ajudar as filhas.

c) Daniela sempre morou sozinha. Ela ainda tem dificuldades de cozinhar.

d) As dicas do "Apezinho" ajudam na decoração e na manutenção da casa. O blog é útil para ensinar o equilíbrio do orçamento doméstico.