POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE!...

8
NEW S. 1 3 O UTUBRO. 2016 POSCOM

Transcript of POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE!...

Page 1: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

N EW S. 1 3O U T U B R O . 2 0 1 6

POSCOM

Page 2: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

EDITO RIA L

Inspirados pelo seminário "Mediações Crít icas" realizado pelo grupo de pesquisa "Mídia e Narrat iva" no f im de setembro, a capa desse mês mostra a obra "Magnet TV" (1965) do art ista coreano Nam June Paik (1932 - 2006), que explorou as potências crít icas da TV como disposit ivo comunicacional.

Além de falarmos sobre o seminário, também contaremos como foi o encontro com Silvia Viana, autora do livro "Rituais de Sofrimento" (Boitempo, 2013), que esteve na PUC em um encontro descontraído com a comunidade acadêmica.

Vamos mostrar ainda alguns dos destaques da produção acadêmica do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e chamar atenção para lançamentos de livros, eventos e convocatórias para revistas acadêmicas.

Agradecemos o retorno pela edição passada, a primeira com cara nova e esperamos que cont inuem nos mandando sugestões de pauta, melhorias no formato e opiniões que enriquecem o PosCom.

Ót ima Leitura!

1

Equipe Edi t or i al PosCom 2016

EXPEDIEN TE

Coordenador do Program a: Mozahir Salomão Bruck

Mem bros do Colegiado: Eduardo de Jesus; Ivone Oliveira

Edit or : Eduardo de Jesus

Bolsist as: Ana Carolina Almeida Souza; Nathália Bettoni; Verônica Ferreira

Page 3: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

2

Aconteceu, entre os dias 27 e 29 de setembro o Sem in ár io M ediações Cr ít i cas, promovido pelo grupo de pesquisa Mídia e Narrat iva, coordenado pelo professor do programa Márcio Serelle.

Além do Mídia e Narrat iva, o grupo MidiAto da ECA-USP part icipou em parceria, com exposição de t rabalhos nas mesas, assim como pesquisadores da UFMG, UFOP, UFSCar, UFF e PUC Rio.

Um dos destaques da programação foi a par t i cipação de Vera Fran ça (UFM G) , que debateu "Representações e mediações no âmbito do telejornalismo popular", em parceria com Fabíola Souza (UFMG). A programação foi ampla e contou com temát icas que envolviam jornalismo, f icção, música, cinema, polít ica, gênero e alteridade.

A PUC Minas, campus Coração Eucaríst ico, recebeu a visita da Prof ª Dra. Si l v ia Vian a, docente de sociologia da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/ FGV). No encontro, Silvia esteve em palestra com alunos da graduação e posteriormente em bate-papo descontraído com alunos e professores do mestrado em Comunicação Social.

Autora de "Ri t uais de Sof r im en t o" (Boitempo, 2013), Silvia respondeu perguntas sobre o livro, debatendo temas relacionados aos reality shows, capitalismo contemporâneo e a busca pela fama, entre outros.

"Rituais de Sofrimento" é boa dica de leitura para aqueles que se interessam por temas relacionados à cultura dos reality shows, entre outros programas da TV Brasileira e f i lmes, com olhar crít ico e inst igante.

SEM IN Á RIO M EDIAÇÕ ES CRÍTICA S EN CO N TRO CO M SILV IA V IA N A

DESTAQ UES DO M ÊS

Page 4: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

3

A professora Terezinha Pires publicou "Manifestações pró- impeachment Dilma Rousseff e comunicação política no Twitter" no livro " M ídia e Sociedade em Tran sf orm ação" . O livro está disponível para download gratuito aqui.

Além disso, a professora part icipará do 40º en con t ro an ual da ANPOCS, com o art igo "Polarização política no twitter: as manifestações do dia 13 de março de 2016". O art igo foi escrito em parceria com o professor Caio Giannini.

A ANPOCS acontecerá em Caxambu (MG), entre os dias 24 e 28 de outubro. Para informações sobre o evento, clique aqui.

As mestrandas Eliane Estevão e Graziela Moreira Vaz irão part icipar do I I I Sem in ár io M ídia, Pol ít i ca e Elei ções, na PUC-SP. Os t rabalhos, int itulados "Crise Política e eleições municipais 2016: análise da cobertura jornalística no portal Estado de Minas" , de Eliane e "As mediações éticas segundo Silverstone e o cenário político- social brasileiro pré- eleições municipais: as representações intolerantes" , de Graziela serão apresentados entre os dias 17 e 18 de novembro.

Já a mestranda Ana Carolina Almeida Souza publicou o art igo "Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade" na revista Vozes & Diálogos da Un ival i - SC, V. 15. O art igo pode ser acessado aqui.

Er rat a: No mês passado erramos ao não mencionar a part icipação das discentes Carolina da Silva Fernandes e Nívia Rodrigues Pereira no In t ercom Nacion al , pedimos desculpas pelo equívoco

"M ÍD IA E SO CIEDA DE EM TRA N SFO RM AÇÃO"

PA RTICIPAÇÕ ES EM EV EN TO S E PUBLICAÇÕ ES D ISCEN TES

N O SSA PRO DUÇÃO

TRA DUÇÃO DO LIV RO "TELEV ISÃO"

Os professores Márcio Serelle e Mário Viggiano lançaram a t radução do livro "Televisão: Tecnologia e forma cultural" de Raymond Williams. Considerado essencial para os estudos de televisão, sua t radução chega ao Brasil com mais de 40 anos de atraso.

Trata-se de um livro fundamental para compreendermos a televisão e suas questões, na ót ica dos estudos culturais.

A obra é uma coedição entre Editora PUC Minas e a Boitempo, com prefácio de Grame Turner, professor da University of Queensland (Austrália) e um dos mais destacados pensadores dos Estudos Culturais.

Page 5: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

4

FIQ UE PO R DEN TRO

ECO M IG 2016 - PA RTICIPE!

A IX edição do En con t ro dos Program as de Pós- Graduação em Com un icação de M in as Gerai s (ECOMIG) será realizada na UFOP entre 17 a 19 de novembro, com o tema é "Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais". Para debater essas questões, o IX ECOMIG convoca pesquisadores da Comunicação a part i lhar inquietações e contribuições de suas pesquisas.

Pela primeira vez sendo organizado em Ouro Preto, o evento que já conta com a part icipação dos mestrandos dos quatro programas de Pós Graduação em Comunicação do estado de Minas Gerais, (UFMG, PUC Minas, UFJF e UFOP) pretende integrar ainda mais os PPG's, incent ivar a t roca de informações e parceria entre discentes. Desde sua criação, o evento já envolveu as mais diversas temát icas e em sua nona edição segue f irme para a sua consolidação no calendário acadêmico dos pesquisadores de comunicação.

Todas as informações podem ser acessadas aqui.

A LÉM DA TELA

O en con t ro Juven t ude e Vi r t ual i dade, preparatório para o I Con gresso In t ern acion al Subjet i v idade e Cul t ura Digi t al : Diálogos in t erdi scipl i n ares acontecerá dia 20 de out ubro, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucaríst ico.

Promovido pelos Programas de Pós-graduação de Psicologia da PUC Minas e da UFMG, o encontro contará com a part icipação de pesquisadores de áreas diversas como Psicologia Social, Psicanálise, Direito, História, Belas Artes e Comunicação Social.

O objet ivo é impulsonar o debate entre pesquisadores sobre a cultura digital e a subjet ividade.

A palestra de abertura será m inist rada por Fabio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), em São Paulo, que apresentará um panorama dos usos que os jovens fazem das redes sociais no Brasil. Diferentes temas relacionados à juventude na cultura digital serão debat idos em mesas interdisciplinares.

Para inscrição e demais informações, clique aqui.

Page 6: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

5

FIQ UE PO R DEN TRO

PUBLICAÇÃO DO LA BCO M ACEITA CO LA BO RAÇÕ ES

A obra ?Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Liderança, inovação e Empreendedorismo do setor em Portugal e Brasil? é um projeto editorial LabCom Books da Universidade da Beira Interior (Covilhã/ Portugal) coordenado por Gisela Gonçalves, invest igadora do LabCom.Ifp e professora na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) e Andréia Silveira Athaydes, professora pesquisadora do Curso de Comunicação Social e assessora de Relações Internacionais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra, Canoas, Brasil) . O projeto pretende reunir pesquisas, de caráter acadêmico e/ ou prát ico, propondo a ref lexão sobre como prof issionais portugueses e brasileiros inovam em seus processos, linguagens e inst rumentos de comunicação, a capacidade para gerar ou facili tar novos negócios, e habilidades e competências para liderança na gestão de comunicação.

Os ar t i gos podem ser en viados at é 05 de dezem bro de 2016. A prev i são de lan çam en t o é m aio de 2017.

Mais informações sobre cronograma, orientações e contatos, acesse aqui.

I CO N EC - PUC PO ÇO S DE CA LDA S

O I CONEC, promovido pelo curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas, conf irmou a presença dos conferencistas convidados para o evento, que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro de 2016. São eles: Paulo Bern ardo Vaz (UFM G), Van der Casaqui (ESPM ), M ozah i r Salom ão Bruck (PUC - M in as) e Eduardo de Jesus (PUC - M in as) . As conferências abordarão "Questões Contemporâneas na Comunicação e da Publicidade", tema da edição do evento.

Além disso, o congresso contará com sete grupos temát icos, com propostas relacionadas à Comunicação Social e Publicidade. Para a programação completa, acesse aqui.

E-BO O K DE EPISTEM O LO GIA E M ETA PESQ UISA

O grupo de pesquisa ? Cam po Com un icacion al e suas In t er f aces? , do PPGCOM da PUC Minas, está produzindo o e-book "Metapesquisa em Comunicação: perspectivas e dimensões do Interacional nos textos da Compós 2001- 10".

Trata-se de um t rabalho construído de forma colet iva contendo ref lexões epistemológicas sobre o campo da Comunicação, bem como os resultados globais desta metapesquisa empreendida pelo grupo desde 2011.

Coordenado pela Profa. Maria Ângela Mattos, o grupo é integrado atualmente por mestres, mestrandos e graduandos em Comunicação: Ellen Joyce Marques Barros, Max Emiliano Oliveira, Lílian Bahia, Bárbara Heleno Lopes, respect ivamente. A previ são é que o l an çam en t o do e- book seja real i zado n a ocasião das com em orações dos 10 an os do PPGCom da Puc M in as, em m aio de 2017.

Page 7: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

FIQ UE PO R DEN TRO

6

III SICO ?3º SEM IN Á RIO IN TERN ACIO N A L DE CO M UN ICAÇÃO O RGA N IZACIO N A L

O Grupo de Pesquisa sobre Interações em Prát icas e Processos Inst itucionais (GRIPP- UFMG), em parceria com o Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (DIALORG - PUC-Minas), está organizando o III SICO ?3º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional: vertentes conceituais e metodológicas, que ocorrerá entre os dias 09 e 11 de novembro de 2016, na UFMG.

O Seminário contará com a presença e part icipação dos professores Gino Gramaccia, (Professor de Ciências da Informação e da Comunicação na Université Bordeaux), Nicole D?Almeida (Celsea, Université/ Paris IV Sorbonne), Jean-Luc Moriceau ( Inst itut Minas Télécom/ TEM) e Pablo Uribe ( Alcaldía de Medellín y Universidad Pont if icia Bolivariana).

Para mais detalhes conf ira o site aqui ou no email: sico2016@faf ich.ufmg.br.

O SUJEITO N A O RGA N IZAÇÃO

A professora Nicole D'Almeida do CELSA - Université Paris IV, Sorbonne, promove curso n o PPGCom PUC M in as, com part icipação da professora Ivone de Lourdes Oliveira. O tema é: "O Sujeito na Organização" e acontecerá entre 07 e 09 de novembro na Sala Mult imeios, prédio 42.

Serão t rês abordagens em torno do tema central, dividas em: "O papel das interações nas trocas comunicativas no contexto organizacional", "O sujeito como ator, produtor das organizações" e "As políticas de comunidação e a teatralidade".

Interessados em part icipar devem entrar em contato com a secretaria do mestrado, pelo [email protected] e efetuar a sua inscrição.

PRO CESSO SELETIVO DE PRO FESSO R CO LA BO RA DO R

Em setembro o Programa de Pós Graduação em Comunicação Social - Interações Midiát icas (PPGCOM) da PUC Minas realizou seleção para Prof essor em Est ágio Probat ór io (PEP) , no qual o professor selecionado poderá colaborar com o programa, com dedicação de 10 horas-aula.

O Prof . Dr . Brun o Vascon celos Alm eida f oi selecion ado e o estágio tem validade para o período inicial de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado para mais um ano.

Page 8: POSCOM - Portal PUC Minas · O artigo foi escrito em ... FIQUE POR DENTRO ECOM IG 2016 - PARTICIPE! ... Campus Coração Eucarístico.

7

N ÃO PERCA O PRA ZO !

A Revista Vozes & Diálogo está com chamada de t rabalhos abertas para a últ ima edição do ano de 2016. O prazo para submissão é 20 de outubro e serão avaliados art igos e relatos de pesquisa, além de t rabalhos para integrar o Dossiê Temát ico Crít ica de Mídia. Todas as informações estão aqui.

____________________________

Mediapolis, a revista de comunicação, jornalismo e espaço público, abre chamada de t rabalhos para a sua segunda edição de 2016. O tema da edição é "Desaf ios dos media de serviço público" e as submissões podem ser feitas até 30 de novembro. Para mais, acesse.

____________________________

A Revista Comunicação & Inovação da USCS recebe art igos sob o tema Comunicação de interesse público, para integrar a sua edição de nº 37. Os art igos devem ser assinados por doutores, podendo mestres e mestrandos enviar em co-autoria e podem ser enviados através da plataforma da revista até o dia 31 de de janeiro. Clique aqui.

____________________________

Rumores - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias está recebendo submissões de art igo para suas edições de 2017. Os textos são recebidos em f luxo cont ínuo e

devem ser assinados por um doutor ou doutorando, mestres e mestrandos apenas em coautoria. Para maiores informações acesse aqui

____________________________

Até o dia 05 de novembro, a Revista Digital de Cinema Documentário aceita envios de t rabalhos sob o tema Documentário e Religião. Eles também aceitam art igos de tema livre, análise e crít ica de f i lmes, leituras, entrevistas e dissertações e teses. Todas as informações podem ser vistas aqui.

____________________________

A Matraga, revista de Estudos Linguíst icos e Literários da UERJ tem chamada de t rabalhos para as t rês edições do ano de 2017. Elas podem ser acessadas aqui e tem como primeira data f inal: 31 de janeiro de 2017.

____________________________

A Revista de Estudos da Comunicação, da PUC PR aceita art igos em f luxo cont ínuo com temas livres. Os art igos podem ser assinados por mestres e mestrandos, mas devem ser inéditos. Para saber como mandar o seu t rabalho, conf ira as diret rizes aqui.

____________________________

A revista Comunicação & Sociedade (C&S), da

Universidade Metodista de São Paulo, recebe, em f luxo cont ínuo, textos inéditos para as seções ensaio,art igos e resenha. Os (as) interessados(as) devem enviar os t rabalhos pelo sistema online.

____________________________

A Revista Contemporânea da UFBA está aceitando t rabalhos submet idos em f luxo cont ínuo para integrar a sua edição de Dezembro de 2016. Os art igos podem ser de tema livre. Informações aqui.

____________________________

Estão abertas as inscrições para o seminário ?Privacidade, Sigilo e Compart i lhamento: o impacto das novas tecnologias na comunicação?. O evento, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro no CPF (Centro de Pesquisa e Formação, SP) do CPF Sesc - SP, irá discut ir o exercício da liberdade de expressão em ambientes digitais e tem chamada aberta até o dia 13 de outubro para art igos. Saiba mais.

____________________________

A revista Extraprensa, publicação semestral do Centro de Estudos Lat ino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), recebe art igos para a edição do segundo semestre de 2016. A submissão dos t rabalhos deve ser feita por aqui

AGEN DAAGEN DA