Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma...

49

Transcript of Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma...

Page 1: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 2: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Medicalização da Vida.

Uma breve reflexão...

A vida em Medidas Posológicas.

“Pensar mais ingerir menos.”

Page 3: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

DECLARAÇÃO

Declaro completa independência e total ausência de conflito de interesses em

relação ao que aqui vou expor.

Josélia Souza

Fortaleza , julho de 2017

Page 4: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 5: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 6: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 7: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Emoções e sentimentos estão aí para serem

“vividos”, e não para serem “tomados”. (Josélia Souza)

Page 8: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“A i n d ú s t r i a d e v e n d e r d o e n ç a s ” .

“Me r c a d o d e i n s a n i d a d e c o l e t i v a ” .

Page 9: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

A Indústria Farmacêutica: os vendedores de doenças.

Page 10: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 11: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino(Andropausa).....Testosterona.

Reposição Hormonal feminina. (TRH).

Viagra Feminino - Pílula Rosa(Flibanserina).

Capturados pelo Sexo!!!

(Rohden. F), 2011

Page 12: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 13: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 14: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 15: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 16: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

• 57% dos integrantes do Painel responsável pelo DSM-IV apresentavam enlaces, em 2007, com a indústria Farmacêutica.

• Atualmente, entre os envolvidos na preparação do

DSM-V 69% evidenciam essa condição.

(Augusto Barros, 2015)

Page 17: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 18: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Os supostos distúrbios e transtornos têm se proliferado, novas

patologias surgem, chegando ao ponto de que ações como as

apresentadas por adolescentes de caráter contestador, crítico são

consideradas como: TDO

Transtornos de Oposição Desafiadora (TOD).

Page 19: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 20: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja”.

Page 21: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“O mercado da insanidade coletiva”.

Page 22: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Q u a l q u e r c o i s a c a p a z d e a p l a c a r a s t r i s t e z a s e a n s i e d a d e s é b e m - v i n d a , e q u a n t o m e n o s t e m p o l e v a r p a r a f a z e r e f e i t o m e l h o r .

Page 23: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Clonazepam Fluoxetina

Metilfenidato Zolpidem(Stilnox)

Alprazolam(Frontal) Bromazepam (Lexotan)

”.

Page 24: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 25: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“Anormais ou desobedientes?

“Os sedativos Sociais”.

“A palmatória química”.

Page 26: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“Paulo Freire /Rubem Alves”.

“Sem a curiosidade que me move, que me

inquieta, que me insere na busca, não aprendo

nem ensino”.

Page 27: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Um cosmético para a mente...

Prozac

Rivotril

Page 28: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 29: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

A alegria fabricada.

O sorridente infeliz...

Page 30: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 31: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 32: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 33: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 34: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 35: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 36: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“O objetivo da ditadura da beleza é promover

inconscientemente a insatisfação, e não a satisfação. Pois

uma pessoa satisfeita não é consumista, consome de

maneira inteligente”.

• Eterno litígio: espelho da Branca de Neve.

• Cara de “esfinge, travesti....de nada”.

• Gosto pessoal ?

Page 37: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

“Somos vítimas de um encantamento por nós mesmos”. (Martha Medeiros)

Page 38: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

• Tá magra: precisa hipertrofiar,

aumentar a carga, toma mais

Whey...

• Tá gorda: tenta fit, dieta detox, chá da lua, Dukan...

se não vá pra faca mesmo...

Page 39: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 40: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Além de auxiliar na perda de peso, ela também é utilizada no tratamento da pressão alta, do colesterol, de doenças do fígado, diabetes, na prevenção do envelhecimento precoce e na prevenção de caspas e de cabelos brancos.

“Quiabo roxo , Vinagreira”.

Page 41: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 42: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 43: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Como “ousar” não se exercitar neste mundo?

Page 44: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Bauman, 2001

Assim, há sempre ...

“um pouco mais de beleza” a lapidar...

“um pouco mais de saúde” a se ingerir ...

“um fora de forma” por ajustar...

Isto é, há sempre novas

montagens corporais a

consumir. E pessoas a desnudar

nosso ridículo.

Page 45: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 46: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 47: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”
Page 48: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Quizá a medicalização invente a “normose” (doença de ser normal) antes que nos tornemos uma espécie de “homo automaticus”. Mas, enquanto isso ainda não acontece, almeja-se que estas drágeas de reflexão sejam saboreadas e digeridas lentamente”.

Page 49: Posológicas. Medicalização “Pensar mais ingerir menos.” · Medicalização da Vida. Uma breve reflexão... A vida em Medidas Posológicas. “Pensar mais ingerir menos.”

Para: Todos que aqui estão.

Sapientia.............01 Frasco (Uso Contínuo)

Indicações e Modo de uso:

A Sabedoria tem indicações irrestritas, deve permear não só suas atividades laborais, como também as atividades cotidianas. Use-a na educação dos seus filhos, na atenção aos seus familiares e amigos, no convívio com sua cara metade.

Fortaleza, 29 de junho de 2017

Josélia Souza

Deve ser saboreada e digerida

lentamente, seguindo a

orientação latina que nos

recomenda “apresa-te

devagar”.

.