Poster

1
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Projeto de Física Experimental 2 - Arduino CUBO LED http://www.ardeoino.blogspot.com.br Alunos: Alexandre Aratame, Carla Marye, Felipe Tomitar, Hatsumi Hashinaga, Matheus Santos Supervisão: Profª Dra.Marisa Cavalcante - [email protected] Objetivos: Criar um cubo de LEDs que possa reproduzir animações tridimensionais, e um software que facilite a criação destas, tornando a experiência do usuário mais interativa. O cubo de LEDs é uma implementação de um display que reproduz animações tridimensionais e pode ser controlado pelo Arduino (que é uma plataforma open-hardware). Mostraremos no trabalho, formas de montar seu circuito, utilizando materiais de baixo custo e faremos demonstrações de animações possíveis. Resumo: A montagem do cubo foi dividida em criação de camadas, onde foram soldados os ânodos em comum, e posteriormente as camadas foram empilhadas soldando-se os cátodos para formação de suas colunas. A ideia principal para conseguir acender cada LED individualmente é conectar todas as camadas (cátodos) e colunas (ânodos) ao Arduino, então é mandado um sinal endereçado por camada e coluna especificando qual LED deverá ser aceso. Hardware: A programação foi encarregada de produzir uma interface, possibilitando a criação de um protocolo de transmissão de informação, que fosse flexível para a comunicação com o hardware, e sua manipulação pudesse gerar padrões de imagens e a criação de animações. O programa converte a entrada do usuário para números binários, que serão guardados em estruturas de dados que podem ser compreendidas pelo Arduino, com a preocupação em poupar memória ao alocar recursos para estas. Software: Conclusão: O Arduino é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento e aprendizagem de montagem de circuitos, porém ainda é um pouco limitada para projetos mais complexos. Por mais que o cubo LED tenha um grande potencial para exibição de animações, sua manipulação se torna exponencialmente mais complicada com o aumento de seu tamanho, sendo limitado pelo hardware. Mesmo assim o projeto forneceu resultados satisfatórios, criando boas animações e propiciou novos conhecimentos diversos.

Transcript of Poster

Pontifícia Universidade Católica de São PauloProjeto de Física Experimental 2 - Arduino

CUBO LEDhttp://www.ardeoino.blogspot.com.br

Alunos: Alexandre Aratame, Carla Marye, Felipe Tomitar, Hatsumi Hashinaga, Matheus Santos

Supervisão: Profª Dra.Marisa Cavalcante - [email protected]

Objetivos:Criar um cubo de LEDs que possa reproduzir animações

tridimensionais, e um software que facilite a criação destas, tornando a experiência do usuário mais interativa.

O cubo de LEDs é uma implementação de um display que reproduz animações tridimensionais e pode ser controlado pelo Arduino (que é uma plataforma open-hardware). Mostraremos no trabalho, formas de montar seu circuito, utilizando materiais de baixo custo e faremos demonstrações de animações possíveis.

Resumo:

A montagem do cubo foi dividida em criação de camadas, onde foram soldados os ânodos em comum, e posteriormente as camadas foram empilhadas soldando-se os cátodos para formação de suas colunas. A ideia principal para conseguir acender cada LED individualmente é conectar todas as camadas (cátodos) e colunas (ânodos) ao Arduino, então é mandado um sinal endereçado por camada e coluna especificando qual LED deverá ser aceso.

Hardware:

A programação foi encarregada de produzir uma interface, possibilitando a criação de um protocolo de transmissão de informação, que fosse flexível para a comunicação com o hardware, e sua manipulação pudesse gerar padrões de imagens e a criação de animações. O programa converte a entrada do usuário para números binários, que serão guardados em estruturas de dados que podem ser compreendidas pelo Arduino, com a preocupação em poupar memória ao alocar recursos para estas.

Software:

Conclusão:O Arduino é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento e aprendizagem de montagem de circuitos, porém ainda é um pouco limitada para projetos mais complexos. Por mais que o cubo LED tenha um grande potencial para exibição de animações, sua manipulação se torna exponencialmente mais complicada com o aumento de seu tamanho, sendo limitado pelo hardware. Mesmo assim o projeto forneceu resultados satisfatórios, criando boas animações e propiciou novos conhecimentos diversos.