Poster Ecossistema Fechado

1
Processo: Colocámos a geosfera (terra, pedras, areia grosseira…) dentro do frasco. Acrescentámos geosfera, preenchemos o fundo do frasco com terra. A seguir metemos a biosfera, plantas. Metemos também seres consumidores, usámos as minhocas. Para o nosso sistema ficar bonito, demos um último retoque, metemos bonecos de plástico e rochas bonitas dentro do frasco. Qualquer parte do Universo pode ser individualizada, constituindo um sistema. Estes podem ser abertos, fechados ou isolados. O que tentámos simular nesta experiência é um sistema fechado, ou seja, um sistema apenas com troca de energia e não de material. Para isso usámos: Frasco (sistema); Pedras e conchas (geosfera); Plantas (biosfera); Terra (geosfera); Minhocas (biosfera); Hipopótamo (enfeite); Água (hidrosfera). Uma semana depois: Observámos que o frasco ficou embaciado, devido à “respiração” (fotossíntese) das plantas. A água irá escorrer pelas paredes do frasco e regar as plantas, porém sentimos algum receio, porque não temos a certeza se as plantas que metemos dentro do frasco necessitam de tanta água.

Transcript of Poster Ecossistema Fechado

Page 1: Poster Ecossistema Fechado

 Processo:• Colocámos a geosfera (terra, pedras, areia grosseira…) dentro do frasco.• Acrescentámos geosfera, preenchemos o fundo do frasco com terra. • A seguir metemos a biosfera, plantas.• Metemos também seres consumidores, usámos as minhocas.• Para o nosso sistema ficar bonito, demos um último retoque, metemos bonecos de plástico e rochas

bonitas dentro do frasco.

Qualquer parte do Universo pode ser individualizada, constituindo um sistema. Estes podem ser abertos, fechados ou isolados.

O que tentámos simular nesta experiência é um sistema fechado, ou seja, um sistema apenas com troca de energia e não de material.

Para isso usámos: Frasco (sistema); Pedras e conchas (geosfera); Plantas (biosfera); Terra (geosfera); Minhocas (biosfera); Hipopótamo (enfeite); Água (hidrosfera).

 Uma semana depois:

Observámos que o frasco ficou embaciado, devido à “respiração” (fotossíntese) das plantas. A água irá escorrer pelas paredes do frasco e regar as plantas, porém sentimos algum receio, porque não temos a certeza se as plantas que metemos dentro do frasco necessitam de tanta água.